DESTINOS CRUZADOS.
NOVELA DE:
UELITON ABREU.
CAPÍTULO ESCRITO POR:
FELIPE ABREU.
REVISADO POR:
UELITON ABREU.
SUPERVISÃO DE TEXTO:
MARCELO DELPKIN.
DIREÇÃO DE NÚCLEO
ANDERSON SILVA.
CENA. 1. APART DE PEDRO. SALA. INT. NOITE.
ABRE EM NATHI REAGINDO DIANTE DE PEDRO E SAMUEL.
NATHI. — Rá! essa vadia era mesmo uma piranha!
SAMUEL. — (DEBOCHA) É, Pedro, parece que você e o Lobo pegaram a mina que ficou com o bonde inteiro, hein! (PERCEBE O OLHAR SÉRIO DE PEDRO) Tá, parei!
PEDRO. — Não é possível! Meu Deus, como ela pôde fazer isso comigo? Ordinária!
NATHI. — Agora a pergunta que fica é: quem é o verdadeiro pai da Petra?
SAMUEL. — Boa amiga. Quem?
PEDRO. — Independente desse resultado. Ela continuará sendo minha filha. Pai é quem cria, não quem joga no mundo!
NATHI. — Isso aí, mano. Tô contigo!
CORTA PARA:
CENA. 2. BARRACO DE LOBÃO. SALA. INT. NOITE.
LOBÃO FURIOSO COM O RESULTADO DO EXAME.
LOBÃO. — Aquela desgraçada me enganou! (SOCA A MESA) Filha de uma puta!
CÉSAR. — Pois é! Pelo visto, todos foram enganados por ela.
LOBÃO. — Sai, César. Quero ficar sozinho!
CÉSAR. — Tem certeza? Eu…
LOBÃO. — (CORTA) Sai. Agora!
CÉSAR. — Tá, tá eu vou… qualquer coisa, só chamar…
CÉSAR SAI. FURIOSO, LOBÃO QUEBRA ALGUNS OBJETOS. SOCA A PAREDE. ESBRAVEJANDO TODA SUA RAIVA.
CORTA PARA:
CENA. 3. MANSÃO. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.
SAFIRA E JOEL.
SAFIRA. — Vou ser direta. Quero que você dê uma surra nesse cara aqui!
MOSTRA UMA FOTO DE CÉSAR NA TELA DE SEU COMPUTADOR.
JOEL. — Ok, madame. Quanto eu ganho pelo serviço?
SAFIRA. — Vai depender da execução do serviço, se fizer tudo certinho: ganha recompensa, senão vai ficar liso.
JOEL. — Combinado. O serviço será feito, madame.
SAFIRA. — Assim espero. Me fizeram uma boa recomendação ao seu respeito. Por favor, não me decepcione.
JOEL. — Isso jamais irá ocorrer, madame.
SAFIRA. — Agora vai. Some daqui!
JOEL. — Com licença! (SAI)
SAFIRA. — (A SI, SÉRIA) Esse babaca vai se arrepender de ter me peitado naquele hospital.
NA RISADA DELA,
CORTA PARA:
CENA. 4. APART DE PEDRO. SALA. INT. NOITE.
NATHI E SAMUEL SENTADOS NO SOFÁ A VEREM TV.
NATHI. — Amigo. Vem cá, e você e o Pedro?
SAMUEL. — O que tem?
NATHI. — Não faça a egípcia, você sabe muito bem do que eu estou falando.
SAMUEL. — Ah, sei? E é sobre o quê, exatamente?
NATHI. — Do beijo que vocês deram aqui, nesta sala, uns dias atrás. Não negue, querido, pois eu vi com esses olhos aqui que a terra há de comer.
SAMUEL. — Pois se você viu, então você sabe que foi ele que me agarrou, não eu que agarrei ele.
NATHI. — Para. Tá bom? Você bem que correspondeu que eu vi. Não se faça de vítima. Quando um não quer dois não fazem, bebê. Mas e aí, me fala, você está gostando dele? Assim, é sério o negócio? Olha, eu shipo e muito vocês dois. E mais, eu adoraria de ter como cunhada. Seria top. Rá!
SAMUEL. — Eu… não sei… seu irmão é atraente? É, demais. Só que… sei lá, ainda não sei, sabe, o que eu estou sentindo aqui dentro. E tem mais, ele tem namorada, não se esqueça disso.
NATHI. —Afe. Nem lembra. Ninguém merece aquela vaca da Lídia! Eu prefiro você, sou mais: #Pemu #Sape ou #Pedroel Afe, qual o melhor shiper, hein?
SAMUEL. — Ah, sei lá…
NATHI. — Aí… eu acho que eu fico com, deixa eu ver… #Pedroel. Está aí. Bom.
SAMUEL. — Sua louca! Vamos continuar vendo o filme, vai.
NATHI. — Uhm. Ele está apaixonadinho não está? Sei que está! há-há. (FAZ CÓCEGAS NELE QUE SE ACABA DE RI)
CORTA PARA:
CENA. 5. STOCK-SHOTS. AMANHECER. EXT. DIA.
CENA. 6. MANGUEZAL. GERALZÃO. EXT. DIA.
TENSÃO.
CENA. 7. MANGUEZAL. BECOS. EXT. DIA.
ABRE EM JOEL SEGUINDO CÉSAR. SEMPRE À ESPREITA. SEM QUE ELE O NOTE. SEGUE CAMINHANDO SORRATEIRAMENTE. ACABA PERDENDO-O DE VISTA. SEGUE BUSCANDO. É SURPREENDIDO AO SER PUXADO E COLOCADO CONTRA A PAREDE, COM UMA ARMA POSTA EM SUA TESTA.
CÉSAR. — Fala, quem te mandou aqui? Anda, caralho!
JOEL. — (SÚPLICE) Não me mata, por favor! Eu… eu falo…
CÉSAR. — Tô esperando, safado!
JOEL. — Foi uma mulher: Safira, seu nome, ela me mandou te surrar.
CÉSAR. — Cachorra! Que bom, porque quem vai sair daqui surrado é tu.
CÉSAR O ESPANCA, O DÁ VÁRIOS SOCOS E PONTAPÉS, O DEIXANDO TODO CHEIO DE HEMATOMAS E SANGRANDO.
CÉSAR. — Agora, você vai lá e mostra pra ela a surra que eu te dei… (CHUTA) vai!
MANCANDO E COM MUITA DIFICULDADE, JOEL FOGE DALI.
CORTA PARA:
CENA. 8. MANSÃO. QUARTO DE CAIO. INT. DIA.
CAIO DEITADO NA CAMA A VER TV. ÁTILA ENTRA. JÁ FALANDO.
ÁTILA. — Acho que precisamos falar sobre você…
CAIO. — Uhum. Vem. (DESLIGA A TV) Senta aqui.
ÁTILA SE APROXIMA. SENTA-SE NA CAMA.
ÁTILA. — Você realmente não é filho da Safira. Eu tive um caso com a Rosa, empregada dessa casa, no passado. Eu e sua mãe, ainda éramos namorados. Eu me apaixonei por ela, a gente foi ficando, ficando, se encontrando às escondidas e tempos depois, ela me apareceu grávida e eu, claro, fiquei em choque.
CAIO. — E essa mulher, essa Rosa, ainda está viva?
ÁTILA. — Creio que sim. Continuando a história: sua mãe acabou descobrindo tudo, fez maior escândalo, e fez com que a Rosa fosse despedida. A incriminou, a acusando de ter roubado uma joia sua. Mas, claro que ela não roubou, sua mãe que colocou a joia para que ela fosse incriminada.
CAIO. — Que horror! (INDGNADO) Essa mulher é um monstro!
ÁTILA. — Dai, meses depois, a Rosa teve você e a Safira foi atrás e te roubou dela, lhe tirou dos braços de sua mãe de sangue a força.
CAIO. — Que loucura! Eu quero conhecê-la. Quero conhecer minha mãe de sangue.
ÁTILA. — Eu não sei mais nada dela, filho. Depois disso tudo, nunca mais tive notícias suas, até fui atrás, mas não encontrei nenhum vestígio dela.
CAIO. — Eu vou investigar e vou encontrá-la!
ÁTILA. — É um direito seu, filho. Fique à vontade! Eu não irei impedi-lo, de forma alguma, irei lhe apoiar.
CAIO. — Obrigado, pai. (O ABRAÇA) De verdade!
ÁTILA. — (ABRAÇADO A ELE) Eu te amo, filho, mais que tudo!
CORTA PARA:
CENA. 9. QUARTO DE HOTEL. INT. DIA.
LEONARDO REAGINDO AO QUE ACABARA DE OUVIR DA ESPOSA.
LEO. — (CHOQUE) Meu Deus, meu amor! Então, era por isso que você tinha aqueles enjoos frequentes?
LUIZA. — Era! (EMOCIONADA) Eu só te peço uma única coisa, fica comigo, me faz feliz, deixa eu aproveitar meus últimos dias de vida ao seu lado?
LEO. — Claro, meu amor. Sempre! (BEIJA-A) Te amo!
ELA SORRI, O OLHA APÓS O BEIJO. INDAGA:
LUIZA. — Depois que eu parti, eu…
LEO. — Shh! Não. Vamos aproveitar nosso momento.
LUIZA. — Tudo bem.
CHEGA UMA MENSAGEM NO CELULAR DE LEONARDO. ANÔNIMA.
MENSAGEM ON:
” NÃO FOI A LÍDIA QUE MATOU SEU IRMÃO, DESISTA DE SUA VINGANÇA. CUIDE DE SUA ESPOSA, ELA MAIS QUE TUDO PRECISA DE VOCÊ NESSE MOMENTO.”
MENSAGEM OFF:
LUIZA. — Que foi, amor?
LEO. — Nada. Esquece! É só a operadora chata! Uhm. Onde paramos?
LUIZA. — Nisso.
E OS DOIS SE BEIJAM… CLIMA ROMÂNTICO. INSTANTES.
CORTA PARA:
CENA. 10. BARRACO DE CÉSAR. SALA. INT. DIA.
ABRE EM FÁBIO SÓ DE CUECA ESPARRAMADO NO SOFÁ. TOMA UMA CERVEJA, ENQUANTO VER TV. LOBÃO ENTRA EM BUSCA DE CÉSAR.
LOBÃO. — (CHAMA) Aí?
FÁBIO. — Que susto, porra! Isso é jeito de entrar na casa dos outros?
LOBÃO. — Eu entro do jeito que eu quiser! essa porra toda aqui é minha!
FÁBIO. — Tá bom, rei. Você que manda. (IRÔNICO) Então, o que a vossa excelência deseja?
LOBÃO. — Pega essa tua ironia e enfia no cu! Cadê o César?
FÁBIO. — Prefiro enfiar outra coisa no cu de outra pessoa, enfim… o César, como cê pode ver não está. Algum recado vossa, digo, Lobão?
LOBÃO. — Eu não sou de recados. Quando ele voltar peça pra ele me procurar no galpão. E, ah! Veste uma roupa, que tu és horrível sem.
FÁBIO. — Tá, recado está dado. (PROVOCA) Ah! O César, ele não reclama!
LOBÃO. — Idiota! (SAI)
FÁBIO. — Hihi! Babaca!
FÁBIO SE JOGA NO SOFÁ E FICA LÁ VENDO TV.
CORTA PARA:
CENA. 11. CASA DE SAMUEL. SALA. INT. DIA.
ATENÇÃO EDIÇÃO: TOCAR CAMPAINHA. ROSA VEM DA COZINHA. VAI ATÉ A PORTA. ATENDE. BRUNO E CAIO DIANTE DELA.
ROSA. — Olá, quem são vocês?
CAIO. — Eu sou Caio, seu filho!
SAMUEL. — (O.S) Como é que é?
SAMUEL APARECE POR ALI.
SAMUEL. — Caio?
CAIO. — Samuel?
CLOSES ALTERNADOS NAS REAÇÕES DE SAMUEL E CAIO.
CORTA PARA:
CENA. 11. APTO DE HUGO. SALA. INT. DIA.
ABRE EM CÉSAR.
CÉSAR. — Acredita? Os exames foram feitos pra nada! Na-da! Que idiotice, cara!
LÍDIA. — Eu acredito! Apesar que já era de se esperar, não é?
CÉSAR. — Como assim? Espera! Por acaso cê está sabendo de algo?
LÍDIA. — Sim, sempre soube. Afinal, eu e a jumenta da Alicia éramos grandes amigas, confidentes!
CÉSAR. — Então, tu sabes quem é o pai da fedelha? Me conta, vadia!
LÍDIA. — Uhum. Sei sim.
CÉSAR. — Fala! Deixa de suspense, que isso é coisa de novela! Quem é o pai?
LÍDIA. — Você!
CÉSAR. — Hã? Eu… eu?
EM CÉSAR LÍVIDO E EM CHOQUE,
CORTA PARA:
FINAL DO CAPÍTULO. |