DESTINOS CRUZADOS
NOVELA DE
UELITON ABBREU
ESCRITA POR
UELITON ABREU
CENA. 1. CASA DE SAMUEL. INT. NOITE
PERITOS JÁ TRABALHANDO NO LOCAL. SAMUEL AINDA MUITO ABALADO SENDO AMPARADO POR NATHI. PEDRO SE APROXIMA DOS DOIS. VAI COLHER OS DEPOIMENTOS DE AMBOS
PEDRO você não devia ter tocado no corpo, Samuel! sei que é sua mãe, mas foi um erro. Agora, eu vou precisar fazê-los algumas perguntas, ok?
NATHI responderemos todas, Pedro
PEDRO onde vocês estavam?
NATHI estávamos jantando com uns amigos. o irmão do Samuel, Caio e Bruno, seu namorado. Daí o Samuel sentiu-se mal e eu o trouxe de volta pra casa. Quando entramos nos deparamos com o corpo já no chão e envolta essa poça de sangue aí que vocês viram
PEDRO entendi…
UM PERITO SE APROXIMA DOS TRÊS
PERITO já fizemos nossos trabalhos por aqui. trata-se de um assassinato. alguém adentrou a casa, sem que ninguém o notasse, esfaqueou-a e foi embora, sem deixar nenhum vestígio de IPL. Esse assassino ou assassina é muito bom. Usamos todas as nossas técnicas para localização das IPLs e nada fora encontrado
PEDRO não encontraram nada, nada, mesmo? Nem um objeto, sei lá, botão, fio de cabelo, nada?
PERITO nada. Bom, nosso trabalho acabou por aqui. Até mais. E força, garoto. Meus sentimentos. Tchau!
PEDRO tchau
NATHI melhor irmos, que ainda tenho que preparar todo o funeral dela. Vamos, Samuel. Cuidarei de você meu amigo
NATHI SAI COM SAMUEL. PEDRO ENCERRA SEUS TRABALHOS
CORTE PARA
CENA. 2. BARRACO DE CÉSAR. INT. NOITE
CÉSAR VINDO DA RUA. LOBÃO ALI SENTADO NO SOFÁ
LOBÃO onde cê tava, mano? Faz mais de duas horas que estou aqui a tua espera
CÉSAR boa noite pra ti também, Lobo. Posso ao menos chegar? obrigado. Bom, respondendo sua questão, estava com uns amigos aí, por quê? O que houve?
LOBÃO temos problemas! O Parede, ele foi pego pelos policiais. E o pior que a qualquer momento, ele pode dá com a língua nos dentes
CÉSAR não se preocupe antes mesmo dele ousar dá com a língua nos dentes, ele não estará mais entre nós. Relaxa! Eu resolvo isso
LOBÃO tem certeza?
CÉSAR claro! Fica de boa. Aquele lá não dará mais problemas. Agora, se me der licença, eu quero dormir, tô exausto
LOBÃO VAI INDO RUMO À PORTA, PARA
LOBÃO mais uma coisa, sobre o beijo…
CÉSAR esquece! Assim como eu já fiz, foi um momento. Boa noite, Lobo
LOBÃO ok. Boa noite…
LOBÃO SAI. CÉSAR VAI PRO SEU QUARTO
CORTE PARA
CENA. 3. MANSÃO. SALA DE ESTAR. INT. NOITE
ABRE EM BRUNO E CAIO NAMORANDO NO SOFÁ
BRUNO (OLHA NOS OLHOS) já disse que te amo hoje?
CAIO acho que umas trezentas mil vezes, acho que se ouvir mais uma, nem sei do que sou capaz…
BRUNO (ESPANTO) quê?!
CAIO calma, lindo. É só uma brincadeira. Também te amo (BEIJA-O)
SAFIRA VEM DA RUA E JÁ OS FLAGRA
SAFIRA que porra é essa aqui? (INCRÉDULA) Que nojo! Saiam já da minha sala, seus pederastas, sodomitas, pecadores!
CAIO não, nós não vamos sair. Se o nosso amor te incomoda, sai você. Engula esse seu veneno e preconceito
SAFIRA só que me faltava, um aleijado me peitando. Essa casa é minha, seu pecador
CAIO também é do meu pai, que me respeita e me aceita do jeito que eu sou, diferente de ti, que se tornou esse monstro que és. Bruxa!
SAFIRA lindo elogio. Obrigada. Agora, cuidado, hein. Essa bruxa pode fazer um feitiço pra você sumir de vez das nossas vidas
CAIO não adianta me acuar, ou me ameaçar, eu não tenho medo de ti. Nada que venha de ti me atinge mais. Nada! Agora sai daqui. Quero ficar em paz com meu namorado. Vaza!
SAFIRA eu vou, mas não é porque cê tá mandando, não. Vou, porque quero. Fiquem aí, fornicando, seus… Depravados, sodomitas, aberrações!
BRUNO NOTA ALGO ESTRANHO NA BLUSA DE SAFIRA, UMA MANCHA DE SANGUE, JÁ A CHAMA ATENÇÃO
BRUNO vem cá, sogrinha…
SAFIRA SE VOLTA A ELE
SAFIRA nunca! Nunca que eu irei te aceitar como genro, nunca! Jamais compactuarei com essa vida promíscua de vocês… O que é?
BRUNO essa mancha de sangue aí, na sua blusa. Que foi? Você matou alguém?
SAFIRA isso é vinho, que eu acabei tornando em cima de mim, e se eu tivesse que matar alguém, esse alguém seria tu, por ter passado essa doença maldita pro meu filho! Passar bem, bichas!
SAFIRA SOBE PRO QUARTO. REAÇÃO DE BRUNO AO QUE OUVE
BRUNO credo! Que horror. Arrepiei-me agora aqui
CAIO cuidado, Bruno, não a confronte desse jeito, ou insinue algo ao seu respeito. Essa mulher é ardilosa, ela é capaz de tudo, tudo para destruir seus inimigos!
BRUNO tudo bem, mas vamos esquecer ela, vamos? E bora voltar de onde a gente parou. O que era mesmo que estávamos fazendo. Ah, lembrei!
O TOMA EM SEUS BRAÇOS E O BEIJA, APAIXONADO
CORTE PARA
CENA. 4. STOCK-SHOTS. AMANHECER. EXT. DIA
CENA. 5. CIMETÉRIO. EXT. DIA
CLIMA FÚNEBRE. EM UM CORTEJO O CORPO DE ROSA É LEVADO ATÉ SEU TÚMULO. AMIGOS E FAMILIARES ACOMPANHAM O MOMENTO SOLENE. CORTE DESCONTÍNUO. EM SAMUEL JÁ AGACHADO PRÓXIMO AO CAIXÃO DA MÃE. CHORA BASTANTE INCONFORMADO. NATHI AO SEU LADO PRESTANDO SEU APOIO. PEDRO TAMBÉM ESTÁ PRESENTE
SAMUEL minha mãezinha… por que Deus você a tirou de mim, por quê?
NATHI (TOCANDO O OMBRO DELE) força, amigo. Eu estou aqui com você!
PEDRO meus sentimentos, cara!
CORTA PARA: ATRÁS DE UMA ÁRVORE, HUGO OBSERVA TUDO, CHORANDO. FALA PRA SI MESMO:
HUGO descanse em paz, minha querida!
UM PADRE SE APROXIMA, REZA UM TERÇO, E TODOS QUE ALI ESTÃO O ACOMPANHAM NA REZA. JÁ CONCLUÍDO O TERÇO, OS CARAS DA FUNERÁRIA FECHAM O CAIXÃO O ERGUEM JÁ COLOCANDO NO TÚMULO. NATHÁLIA ABRAÇADA A SAMUEL QUE SE DESPEDE DE SUA MÃE
SAMUEL descanse em paz, minha mãe. Vá com Deus! Amo-te!
PEDRO cara, eu e a Nathi, nós estamos aqui contigo. Conte com a gente para o que precisar. Aqui, perante o túmulo de sua mãe, a prometemos cuidar de ti. Não é, Nathi?
NATHI sim, sim. Pode ficar lá em casa o tempo que cê quiser, viu? vamos. Temos que ir. Sua mãe agora está ao lado do nosso pai eterno
SAMUEL gente, obrigado pelo apoio de vocês!
NATHI não há o que agradecer…
PEDRO vamos então, gente?
NATHI vamos sim… vem, Samuel!
E VÃO EMBORA. FECHA NA LÁPIDE DE ROSA
CORTE PARA
CENA. 6. CREMATÓRIO. INT. DIA
LEONARDO RECEBENDO AS CINZAS DE LUIZA. ALAN PRESENTE
LEO seu desejo foi concebido, minha amada!
ALAN e agora?
LEO agora, vamos pra outra parte da promessa que a fiz, em vida. Ela me pediu para jogar suas cinzas ao mar e é isso que irei fazer
ALAN ok. Eu te acompanho. Vamos!
AMBOS SAEM PRA RUA
CORTE PARA
CENA. 7. PONTE. EXT. DIA
SOM DAS ONDAS DO MAR QUE ESTÁ DE RESSACA. LEO JOGA AS CINZAS DA ESPOSA AO MAR
LEO pronto, meu amor. Descanse em paz! e obrigado por me fazer o cara mais feliz desse mundo
ALAN onde ela estiver ela estará rezando, orando por você, amigo
LEONARDO O PUXA PARA UM ABRAÇO
CORTE PARA
CENA. 8. HOSPITAL. QUARTO. INT. DIA
ABRE NA CHEGADA DE CÉSAR
CÉSAR fala, vadia. Como que cê tá?
LÍDIA estou ótima, veado! Só no aguardo de receber minha alta médica. Não vejo a hora de ir embora desse cubículo
CÉSAR já vi que está ótima. E quanto ao bebê, como fica?
LÍDIA esse está aqui ó, no meu ventre, lindinho da mamãe, rendendo saúde. (TOCANDO SUA BARRIGA) Pra todos os efeitos, continuo grávida. Entendeu?
CÉSAR sagaz, a senhora, muito sagaz. Isso aí
O ENFERMEIRO QUE HAVIA VINDO ATRÁS DE LÍDIA NA NOITE ANTERIOR ADENTRA O QUARTO
ENFER olá. Bom dia. Com licença! Bom, vim avisá-los que logo, logo, o doutor estará aqui para examiná-la e assinar sua alta
LÍDIA bom dia! Que maravilha! Obrigada, querido
ENFER aproveitando o ensejo, ontem vim até aqui trazendo seu jantar, só que não a encontrei. Onde a senhorita estava?
LÍDIA eu? Eu fui ao banheiro, estava apertada, acabei indo
ENFER ok. Tudo bem. Irei deixá-los a sós. Licença
ENFERMEIRO SAI. CÉSAR NÃO MUITO CONVENCIDO COM A DESCULPA DADA POR LÍDIA AO ENFERMEIRO
CÉSAR vem cá, me conta, onde você estava, hein? Essa história de banheiro pra mim, não colou não…
LÍDIA problema é seu…
CÉSAR olha a mãe do Samuel, irmão do Lobão, foi morta ontem à noite…
LÍDIA não. Esperai! Você não tá achando… tá?
CÉSAR não sei. Me diz você. você a matou?
LÍDIA claro que não! Está louco? Jamais. Por que eu a mataria, hum? sequer tenho motivos pra isso
CÉSAR se você diz…
LÍDIA foi você, não foi César?
CÉSAR não!
LÍDIA nem vem. Eu sei que cê não gosta do garoto lá, Samuel, e mais, lembro-me muito bem que tu atiraste contra ele tempos atrás quando a polícia invadiu o morro
CÉSAR não fui eu, tá bom? eu… não tem como ter sido eu. Eu não uso facas, quando for pra matar eu mato a bala e você sabe muito bem disso
LÍDIA perigoso…
CÉSAR vadia
OS DOIS CAEM NA RISADA
CORTE PARA
CENA. 9. DELEGACIA. CELA. INT. DIA
PAREDE SENTADO EM UM BALDE, PENSATIVO. ATRÁS DELE UM HOMEM SEGURANDO UMA SERINGA. ESTE LEVANTA-SE. SORRATEIRAMENTE, ELE VEM ATÉ PAREDE E CRAVA A SERINGA EM SEU PESCOÇO. CLIMA DE TENSÃO. PAREDE CAI NO CHÃO. SOFRE UMA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E MORRE ALI MESMO
PRESO (RINDO) esse peixe já era!
ELE ENTÃO VAI ATÉ A PRIVADA JOGA A SERINGA DENTRO E DÁ DESCARGA. VOLTA E GRITA PELOS PMS
PRESO socorro! Ou! o cara aqui, pô. Tá morto!
ALGUNS PMS VÊM ATÉ A CELA, E CHECAM O OCORRIDO
PM o que houve aqui?
PRESO ele estava aqui passando mal, daí caiu aqui… Será que ele está morto?
UM DOS PMS ADENTRA A CELA E CHECA A RESPIRAÇÃO E PULSAÇÃO DE PAREDE
PM está morto!
CORTE PARA
CENA. 10. APART DE PEDRO. QUARTO. INT. DIA
ABRE EM PEDRO REAGINDO AO CELULAR
PEDRO como é?! Como aconteceu? (T) Estranho… ok. Obrigado. Até mais! (DESLIGA)
NATHI ENTRA, O NOTA PREOCUPADO
NATHI O que aconteceu? Que cara é essa, Pedro?
PEDRO algo muito misterioso, enfim, e o Samuel?
NATHI tá dormido
PEDRO que bom, é até bom pra ele. Bem, cê pode me dá licença, tenho que fazer uma ligação agora, é muito importante
NATHI claro. Fica à vontade. Vou fazer um lanche pra mim. Quer?
PEDRO vou querer sim, tá. Obrigado!
NATHI SAI. PEDRO LIGA PRA ALAN, QUE LOGO ATENDE
ALAN (OFF) Pedro? O que houve.?
EDIÇÃO: ALTERNAR DIÁLOGOS COM ALAN EM SEU QUARTO
PEDRO (AO CEL) cara, cê não vai acreditar! o Parede, ele está morto. Encontraram ele morto na cela hoje mais cedo, disseram que havia sido de enfarte, mas, sei não, estou intrigado com isso
ALAN (REAGE, AO CEL) droga! Agora ficou difícil de saber como funciona o esquema de tráfico no morro. Isso não foi uma morte comum, não. Foi queima de arquivo. Está na cara
PEDRO (AO CEL) essa também é minha suspeita!
ALAN (AO CEL) depois vemos isso, tenho que descansar, estou muito cansado. Até mais
PEDRO (AO CEL) até irmão…
FECHA EM PEDRO BASTANTE SÉRIO
CORTE PARA
CENA. 11. BARRACO DE LOBÃO. INT. DIA
CÉSAR E LOBÃO
CÉSAR passei aqui só pra te avisar que o Parede já era, tá. Já passei o pente fino nele. Fica de boa. E também, para prestar minhas condolências por sua perda. Sei que a tinha como mãe. Sinto muito
LOBÃO que bom. E obrigado. Fiquei triste, ela cuidou de mim, cara, quando mais novo…
CÉSAR devo imaginar…
LOBÃO O PUXA PARA UM ABRAÇO. AMBOS FICAM BEM PRÓXIMOS, LOBO, FAZ MENÇÃO EM BEIJÁ-LO, CÉSAR SE DESVENCILHA
CÉSAR por favor, não confunda as coisas…
LOBÃO você não quer…?
CÉSAR eu quero só que… eu sei que você está mal, tal, mas depois você pode se arrepender e eu…
É SURPREENDIDO COM UM BEIJO. CLIMA ROMÂNTICO. TEMPO NO BEIJO DOS DOIS
CORTE PARA
CENA. 12. STOCK-SHOTS. ANOITECER. EXT. NOITE
CENA. 13. MANSÃO. SALA DE JANTAR. INT. NOITE
BRUNO E CAIO À MESA. ÁTILA VEM DAS ESCADAS VESTIDO PRA SAIR
CAIO uau, pai! aonde você vai assim todo arrumado?
ÁTILA a um jantar com uns amigos da faculdade. Bom jantar pra vocês e boa noite
ÁTILA VAI INDO RUMO À SAÍDA
CAIO boa noite! Divirta-se!
BRUNO boa noite… todo chique ele, né?
SAFIRA ENTRA
SAFIRA o que estão fazendo aqui, na minha mesa?
BRUNO sogrinha, não sei se a senhora é cega, mas eu a respondo. Estamos jantando. Não percebeu?
SAFIRA é. tomara que engasgue com esse pedaço de carne! Rose, não janto, vou sair. Aproveitem o jantar cadelas, e tomara que vocês tenham uma indigestão daquelas… Adeus!
SAFIRA SAI OS DEIXANDO SOZINHOS
CORTE PARA
CENA. 14. MANSÃO. FRENTE. EXT. NOITE
SAFIRA ENTRANDO NUM TÁXI. QUE PARTE EM SEGUIDA
CORTE PARA
CENA. 15. APTO DE HUGO. SALA. INT. NOITE
LÍDIA DEIXANDO O APTO, NA PENUMBRA
CORTE RÁPIDO
CENA. 16. MANGUEZAL. ENTRADA. EXT. NOITE
CÉSAR SAINDO EM UMA MOTOCICLETA COM CAPACETE
CORTE PARA
CENA. 17.EDIFICIO GARAGEM. INT. NOITE
HUGO ENTRANDO EM SEU CARRO. SAI DALI CATANDO PNEU
CORTE PARA
CENA. 18. MANGUEZAL. EXT. NOITE
LOBÃO DEIXANDO O MORRO COM UM BLUSÃO COM CAPUZ
CORTE PARA
CENA. 19. BARZINHO. INT. NOITE
ÁTILA TOMANDO UNS DRINQUES. UMA BELA MOÇA SE APROXIMA
ÁTILA eu sou casado, vagaba. Sou fiel! Já bebi demais já. Tchau. eu… vou embora
ÁTILA VAI EMBORA
CORTE PARA
CENA. 20. MANSÃO. SALA DE ESTAR. INT. NOITE
ÁTILA ENTRANDO EM CASA, NA PENUMBRA. PASSA PELA SALA. VAI INDO RUMO À COZINHA
CORTE PARA
CENA. 21. MANSÃO. COZINHA. INT. NOITE
ÁTILA VINDO DA SALA. CLIMA DE SUSPENSE. ACENDE AS LUZES. VER SOBRE O BALCÃO UM COPO DE ÁGUA. SE APROXIMA. PEGA O COPO. BEBE A ÁGUA NUM GOLE SÓ. APÓS, PÕE O COPO DE VOLTA NO LUGAR. APÓS ALGUNS SEGUNDOS, ÁTILA COMEÇA A SE SENTIR ESTRANHO. CLIMA DE TENSÃO. ABRIR NO PV DELE: VISÃO TURVA. ALGUÉM SE APROXIMA E MESMO COM DIFICULDADE DE ENXERGAR, ELE CONSEGUE IDENTIFICAR DE QUEM SE TRATA.
ÁTILA você? o que cê fez comigo?
ÁTILA CAI NO CHÃO, SE DEBATENDO. ESTÁ TENDO UMA FORTE CONVULSÃO. SANGUE É EXPELIDO DE SUA BOCA. FECHA EM ÁTILA CAÍDO NO CHÃO, JÁ SEM VIDA. A TAL PESSOA VAI AO BALCÃO PEGA O COPO. UMA LUVA GROSSA E PRETA ESCONDE SUA MÃO. PÕE O COPO EM UM SACO. TIRA UM BILHETE DE SEU BOLSO, O DEIXA SOBRE O BALCÃO
BILHETE ON:
“SEGUE EM ANEXO NESTE PAPEL A CAUSA DA MORTE DESSE INFAME, ENVENENAMENTO POR ARSÊNICO. QUEREM SABER O QUE É. PESQUISEM. MAIS GENTE IRÁ MORRER. ISSO É SÓ O COMEÇO. ATT: LCLHS”
CORTE PARA
CENA. 22. STOCK-SHOTS. AMANHECER. EXT. DIA
CENA. 23. MANSÃO. FRENTE. EXT. DIA
TAKE DE LOCALIZAÇÃO. CLIMA DE TENSÃO
CORTE PARA
CENA. 24. MANSÃO. COZINHA. INT. DIA
EMPREGADA ENTRA. ASSUSTA-SE AO VER ÁTILA NO CHÃO MORTO
EMPREGADA (GRITA) AHHHH!
BRUNO VEM COM CAIO. SAFIRA LOGO ATRÁS
CAIO meu Deus, meu pai está morto!
SAFIRA Átila, meu amor. Não, não pode ser
BRUNO gente, aqui tem um bilhete vejam
CAIO o que diz aí?
BRUNO atenção irei ler: “segue em anexo neste papel a causa da morte desse infame, envenenamento por arsênico. Querem saber o que é. Pesquisem. Mais gente irá morrer. Isso é só o começo. ATT: LCLHS”
CAIO meu pai fora assassinado!
REAÇÕES
CORTE PARA
FINAL DO CAPÍTULO