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Capítulo 1

CENA 1/ STOCKSHOTS/ EXTERIOR/ DIA

LETREIRO: SETEMBRO DE 2001

Takes da cidade do Rio de Janeiro. Jovens andando com mp3 nos ouvidos, outros jogando vôlei na praia, crianças jogando mini game, famílias caminhando, nos calçadões de Copacabana.

Logo após, takes da Ilha do Governador. Ruas cheias de pessoas indo trabalhar, trânsito lotado e alunos indo pra escola. Foco no supermercado “Dois irmãos” e seu grande letreiro.

CORTA PARA/

CENA 2/INTERIOR/DIA/SUPERMERCADO DOIS IRMÃOS

Na televisão do supermercado, surge a vinheta do programa “POP +” e logo após, a apresentadora Marisa Moreira (35 anos, pele branca, cabelos curtos e ruivos), de visual exuberante e forte sotaque carioca.

MARISA – Pop Mais está de volta e temos agora um vídeo exclusivo da diva mundial, Mariah Carey falando sobre o lançamento de seu novo álbum que ocorreu na semana passada, exatamente no dia do terrível atentado terrorista às Torres Gêmeas. Já temos o vídeo produção?

A TV continua em segundo plano. Camila (21 anos, pele parda, cabelo preto e volumoso) está no caixa do supermercado, pensativa.

Estabelecimento não muito cheio, até que chega uma cliente.

CAMILA – (sorri) Bom dia! (ela passa as compras) CORTE RÁPIDO PARA/

CENA 3/ INTERIOR/NOITE/BANHEIRO DO SUPERMERCADO

Camila troca de roupa, coloca uma calça jeans, uma camisa que deixa sua barriga a mostra, uma sandália prateada alta, se olha no espelho, confiante, e sai com sua mochila.

CORTE RÁPIDO PARA/

CENA 4/EXTERIOR/ NOITE/FACHADA DO SUPERMERCADO

Kaio (23 anos, pele negra, cabelos pretos bem curtos), trajando uma roupa casual e com livros na mão, está na calçada a espera de Camila com o violão dela nas costas. A jovem sai do local de trabalho, se aproxima e pega o violão.

CAMILA – Você é um anjo, Kaio! (lhe dá um abraço) Agora eu preciso correr pra chegar a tempo pro show.

KAIO – Cê sabe que eu faço tudo por você (os dois caminham pela calçada). É muito longe esse bar?

CAMILA – Não muito, mas eu vou sozinha, sem problemas, pode ir pra sua aula.

KAIO – Faço questão de te acompanhar!

Bairro levemente movimentado em volta, enquanto os dois caminham.

CORTA PARA/

CENA 5/ INTERIOR/ NOITE/ SALA DE AULA

Sala cheia com os alunos quietos, prestando atenção no professor.

PROFESSOR – O novo código civil aprovado no mês passado pela câmara e pelo senado vem sofrendo duras críticas, principalmente por que/

Kaio entra, interrompendo o professor, que continua a aula em segundo plano. Ele se dirige ao fundo da sala e cumprimenta seu amigo Henrique (23 anos, pele branca e cabelos longos), que senta em sua frente.

HENRIQUE – Já até sei o que porquê do seu atraso.

KAIO – Pois saiba que vale a pena! (ele tira livros de sua mochila)

HENRIQUE – Fica ligado, Kaio! Vai bobear no último período cara, só por causa da Camila? Cê não vê que ela não quer nada com você?

KAIO – Vira pra frente, presta atenção na aula!

O professor olha, desaprovando a conversa dos dois. Instantes na expressão um tanto triste de Kaio.

CORTA PARA/

CENA 6/ INTERIOR/ NOITE/ BAR

Camila canta “Quem de nós dois”, de Ana Carolina e toca violão, tímida e desconfortável. Há alguns homens no balcão e poucos casais nas mesas. Um pouco mais distante, um grupo jogando sinuca. Dois garçons atendendo algumas mesas.

CAMILA – … mas toda vez que eu procuro uma saída, acabo entrando sem querer na sua vida...

Ela recebe poucos aplausos.

CORTA RÁPIDO PARA/

O bar já está vazio com as portas entre abertas e Camila vem do banheiro, já arrumada pra sair. Ernesto (46 anos, pele branca, careca), o dono do bar, se encontra no balcão.

ERNESTO – Olha só garota, eu nem tenho vontade de te pagar, mas como foi combinado, tá aqui sua grana. (ele a entrega um envelope)

CAMILA – Eu só fiz meu trabalho.

ERNESTO – Fez muito mal, nenhum cliente gostou. (ele sai de trás do balcão e se aproxima dela) Acho justo que a mocinha faça alguma coisa pra recuperar meu prejuízo, em? (ele pega na cintura de Camila)

CAMILA – (se afasta) Tá doido seu Ernesto?

ERNESTO – (se aproxima agarrando-a) Vem cá, não tem mais ninguém aqui, eu te pago mais…

Assustada, Camila o empurra e passa correndo pelas portas. Ernesto fica apoiado do balcão, após quase cair.

ERNESTO – (grita) Sua vadiazinha!

CORTA PARA/

CENA 7/ EXTERIOR/ NOITE

Camila caminha pela rua, decepcionada, chega no ponto de ônibus, com poucas pessoas e se senta. Mais distante está sentado Bruno (25 anos, pele parda, cabelos lisos e castanhos), também com seu violão e trajando roupas simples. Ele se aproxima um pouco.

BRUNO – Ganha a vida com música também?

CAMILA – Oi? (aérea) Sim, mas tenho outro trabalho…

BRUNO – E qual seu outro trabalho?

CAMILA – Sou operadora de caixa…

BRUNO – Eu posso saber o motivo do seu choro?

CAMILA – Nada não…

BRUNO – Alguma coisa é… (começa a cantarolar) Não chore assim, olha pra mim, que eu vou te mostrar, o quanto é lindo amar...

CAMILA – (curiosa) Que música é essa?

BRUNO – Não sei… (sorri) Veio na mente esse verso. Será que encontrei uma musa inspiradora?

CAMILA – (sorri) Menos, por que o verso não foi assim tão bom. Você costuma sair cantando pra qualquer uma na rua assim?

BRUNO – Não vou mentir, mas canto sim.

CAMILA – (vira pro outro lado) Cara de pau…

BRUNO – (ri) Toco e canto nas ruas, pra várias pessoas desse Rio de Janeiro.

CAMILA – Ah tá.

BRUNO – Mas você foi a primeira que me fez pensar num verso.

CAMILA – Você deve dizer isso pra todas, não?

BRUNO –  Não, por que você não é como as outras, você me parece uma menina especial.

CAMILA – (sem graça) Sei…

Os dois riem, um ônibus chega e Bruno se levanta.

BRUNO – Preciso ir! Até qualquer dia, cantora! Ah, e não chora assim...

CAMILA – (se levanta) Pera aí, qual seu nome? Onde eu posso te ver de novo?

BRUNO – (da janela do ônibus) Bruno, e eu tô sempre pelas ruas! A gente se esbarra.

O ônibus vai embora. Camila ri sem entender.

CORTA PARA/

CENA 8/STOCKSHOTS/EXTERIOR/DIA

Imagens do dia amanhecendo no Rio de Janeiro. Pessoas correm na praia. Em outras áreas, ambulantes vendem copias piratas de CD’S E DVD’S.

CORTA PARA/

CENA 9/ INTERIOR/ DIA/ ESTUDIO POP +

Marisa grava seu programa.

MARISA – No nosso programa hoje, vamos entrevistar a dupla mais bombada desse país, Sandy e Junior! Os irmãos vão contar sobre o lançamento do novo álbum, que chega em outubro e que promete abalar! (vira se pra outra câmera) E falando em novidade, amanhã acontece o retorno de Giselle Rios aos palcos, num show comemorativo aos seus 10 anos de carreira! E pelo que parece, seu pai, o grande empresário Laerte Rios está procurando uma nova artista para agenciar! E aí, quem pode se tornar essa nova estrela?

Roda a vinheta do programa.

CORTA PARA/

CENA 10/ MANSÃO RIOS/ EXTERIOR/ DIA

Plano geral da exuberante mansão onde mora Giselle e seus pais, Laerte e Ana Alice. Um jardineiro cuida das flores na fachada.

CORTE RÁPIDO PARA/

CENA 11/ MANSÃO RIOS/INTERIOR/ DIA/ SALA DE ESTAR

Ana Alice (46 anos, pele branca, cabelos loiros e curtos) toca no piano uma triste melodia. Á sua volta, móveis luxuosos, uma sala de jantar, sala de tv, um corredor e uma grande escada que dá acesso aos quartos.

Judite (59 anos, pele parda, cabelos brancos), a empregada, se aproxima. Ana Alice para de tocar.

JUDITE – Desculpa te interromper, dona Ana. O café já está na mesa. Deixei tudo prontinho e agora eu sou indo.

ANA ALICE – Não tem problema, Judite, obrigada tá bom? Já chamei a diarista pra ficar esses três dias no seu lugar. Boa Viagem!

JUDITE – Obrigada, não vejo a hora de ver minha netinha!

ANA ALICE – Ah, Judite, eu deixei um presentinho pra bebê lá no seu quarto.

JUDITE – Ah, não precisava. Muito obrigada viu, a senhora é 10!

Judite sai sorridente e Ana Alice se levanta. Giselle (28 anos, pele branca, cabelos longos e loiros) desce correndo as escadas, ainda de pijama.

ANA ALICE – Bom dia filha? Tá com pressa de que?

GISELE – (nervosa) Me deixa, mãe. Preciso ter uma conversa séria com meu pai.

Ela vai em direção ao corredor. Ana Alice sem entender.

CORTE RÁPIDO PARA/

CENA 12/ MANSÃO RIOS/ INTERIOR/ DIA/ ESTÚDIO

Laerte (52 anos, pele branca, cabelos curtos e meio grisalhos) e Rick (32 anos, pele negra e careca), produtor musical de Gisele, estão na mesa de som, ouvindo uma nova música demo. Laerte de terno e Rick com uma roupa descolada.

LAERTE – É boa sim… Acho que fica bom na voz da minha filha.

RICK – Sim, é tudo que os jovens de hoje em dia gostam de ouvir. Acho que essa pode bombar!

Gisela estra nervosa e grita com o pai.

GISELLE – Laerte Rios, que história é essa de que você tá procurando outra cantora pra agenciar?

LAERTE – Como você tá sabendo disso?

GISELLE – Acabei de ver no programa da Marisa! Quer dizer então que você ia me esconder isso tudo? Por que em pai?

LAERTE – Pra evitar justamente isso, essa sua ira sem sentido.

GISELLE – Sem sentido? Sem sentido é eu ainda não ter encontrado outro empresário pra mim! Você já sabia dessa trairagem, Rick?

RICK – (constrangido) Não tô sabendo de nada disso, vou até sair agora… (Rick se levanta e sai)

GISELLE – Olha pai, seja lá quem for essa outra cantorazinha que você vai agenciar, ela nunca chegará aos meus pés!

LAERTE – (irônico) Minha querida filhinha, deixa o papai te falar uma coisa… (se aproxima e pega nos ombros dela) Você não me rende mais dinheiro! E os meus mercados espalhados nessa cidade, não me dão tudo que eu preciso! Eu preciso de muito mais! Não fica nervosinha não, que o que eu tô fazendo é cuidar da nossa família!

GISELLE – (se distancia, rispidamente) Fico nervosa o quanto eu quiser! E já que você diz que eu não rendo mais, vou resolver nosso problema: logo depois desse show amanhã, eu vou procurar outro empresário pra mim! (Gisele sai, porém para na porta ao ouvir seu pai).

LAERTE – Pode procurar, nenhum empresário vai querer cuidar da carreira de uma artista decadente como você! Eu que sou louco de insistir nisso! Aliás, seu contrato com a “Rio Records” vai até o fim desse ano e eu duvido, que do jeito que você tá, eles renovem em 2002. Espero que seu novo empresário cuide disso. (pausa) Ah, e volta depois, por que tem música pra você gravar hoje.

Giselle ignora e bate a porta fortemente ao sair. Laerte acha graça.

CORTA PARA/

CENA 13/ INTERIOR/ DIA/ CASA DOS OLIVEIRA/ QUARTO DE CAMILA

Há duas camas no simples e pequeno quarto de Camila: uma pra ela e outra pra sua irmã, Brenda (15 anos, pele branca, cabelos pretos cacheados).

Enquanto Brenda dorme, Camila está com o violão, pensativa.

INSERT: CENA 7, CAP 1

BRUNO – Preciso ir! Até qualquer dia, cantora! Ah, e não chora assim…

CAMILA – (se levanta) Pera aí, qual seu nome? Onde eu posso te ver de novo?

BRUNO – (da janela do ônibus) Bruno, e eu tô sempre pelas ruas! A gente se esbarra.

O ônibus vai embora. Camila ri sem entender.

Fim do insert.

Camila toca o violão e faz anotações. Brenda acorda.

BRENDA – Música nova, irmã?

CAMILA – Só alguns versos…

BRENDA – Você parece apaixonada!

CAMILA – E desde quando você sabe quando alguém tá apaixonada?

BRENDA – Tá sorrindo atoa, suspirando…

CAMILA – Para de besteira e levanta que você tem aula.

BRENDA – (deita novamente e boceja) Mas hoje é sexta…

CAMILA – (solta o violão e vai levantar a irmã) Por isso mesmo, hoje e sexta e não sábado, malandrinha. Anda, anda, anda…

As duas saem juntas.

CORTE RÁPIDO PARA/

CENA 14/ INTERIOR/ DIA/ CASA DOS OLIVEIRA/ COZINHA

Camila e Brenda chegam pra tomar café, já arrumadas pra sair.

Olinda (46 anos, pele negra, cabelos médios e encrespados), mãe delas, põe uma cesta de pães e a garrafa de café na mesa.

OLINDA – Bom dia, minhas preciosas. (ela dá um beijo em cada uma)

BRENDA – (se senta) Bom dia mãe, sabia que a Camila tá apaixonada?

OLINDA – É mesmo?

CAMILA – (se senta também) Isso é coisa da cabeça dela mãe.

OLINDA – Será? (ela sorri) Aqui, me conta, como foi o show, você chegou tarde, acabei dormindo, estava muito cansada… Fiz diária dupla ontem, e hoje tem outra numa mansão lá na barra!

CAMILA – Mansão? Que chique.

OLINDA – Pois é, a empregada deles vai ficar fora três dias…

CAMILA – Sobre o show, mãe, não foi muito bom, aconteceu/

Jurandir (49 anos, pele branca, cabelos longos e grisalhos, usando muletas) chega da rua e interrompe Camila.

JURANDIR – Todo mundo do bairro já tá comentando sobre o seu show, tá bom Camila?

OLINDA – Nossa, fez tanto sucesso assim?

JURANDIR – Fez! De tão ruim que foi. Encontrei o seu Ernesto na padaria da Terezinha, ele me falou tudo!

CAMILA – (se levanta) É mesmo? Seu amiguinho falou também que tentou me agarrar a força?

OLINDA – Que isso, como assim?

JURANDIR – Isso deve ser mentira da sua filha! Ela tem é que parar com essa história de ser cantora. Onde já se viu, uma pirralha, suburbana, querer ser/

OLINDA – (corta) Lava a boca pra falar da minha filha!

CAMILA – Você não tem direito que reclamar nada aqui não, Jurandir, nunca levanta um dedo pra ajudar em alguma coisa, seu inútil!

OLINDA – Calma, filha. Não precisa falar assim também.

Brenda observa tudo, um pouco assustada.

JURANDIR – (faz drama) Vou fazer o que usando muleta, nem consigo andar direito.

CAMILA – Ah, mas dá pra fazer muita coisa! E outra, não vem querer me mandar nem dá pitaco na minha vida não, por que você não é meu pai!

JURANDIR – Tá certo… Não sou mesmo não. Aproveita e pergunta aí pra sua mamãe quem é seu pai então.

OLINDA – (grita, nervosa) Cala a boca, Jurandir!

Camila e Brenda estranham o nervosismo de Olinda.

BRENDA – (triste) Vocês podiam parar de brigar um pouco…

JURANDIR – Culpa da sua irmã aí ó… (ele sai novamente) O inútil aqui tá de saída de novo. Dá pra ficar nessa casa não.

BRENDA – (triste) Gente, vamos tomar café…

OLINDA – Vamos filha, desculpa…

Todas as três sentadas, fazem silêncio por alguns segundos, enquanto se alimentam.

CAMILA – Mãe porque a senhora ficou tão nervosa quando o Jurandir falou no meu pai.

OLINDA – Não gosto que falem daquele 171. Sumiu quando você era pequena…

CAMILA – Por que a gente não tenta encontrar ele, qual o nome

dele?

OLINDA – (decidida) De jeito nenhum! (falando baixo) Vê se pode… Encontrar seu pai…

Elas comem em silêncio.

CORTE RÁPIDO PARA/

CENA 15/ EXTERIOR/ DIA

Jurandir caminha pela calçada, começa a atravessar a rua, quase cai com sua muleta e por pouco não é atropelado.

MOTORISTA – (de dentro do carro) Quer ajuda aí senhor? Desculpa…

JURANDIR – Preciso de ajuda não! Merda!

Ele termina de atravessar e continua a caminhar, com raiva.

CORTA PARA/

CENA 16/ INTERIOR/ DIA/ SUPERMERCADO DOIS IRMÃOS

Camila senta em seu caixa pra começar a trabalhar. Sua colega de trabalho no caixa ao lado a chama.

COLEGA – Camila, você viu o programa da Marisa mais cedo?

CAMILA – Não, por que?

COLEGA – Menina, parece que o seu Laerte, pai daquela Gisele Rios, e dono de todos os supermercados Dois irmãos, quer outra cantora pra agenciar! Pode ser sua chance!

CAMILA – (animada) Gente, eu devia ter visto! (se concentra) Mas eu preciso de uma ideia pra mostrar meu talento pra ele.

COLEGA – Tu sabe que ele sempre visita os mercados né, algum dia ele aparece por ai…

CAMILA – Preciso ficar preparada!

Foco no olhar determinado de Camila

CORTA PARA/

CENA 17/ INTERIOR/ DIA/ MANSÃO RIOS/ SALA

Giselle desce as escadas, agora, já arrumada. Rick, seu produtor, está de saída.

GISELE – Onde pensa que vai, “Rickzinho”?

RICK – Embora, dona Giselle.

GISELLE – Ué, mas tem música pra eu gravar.

RICK – Achei que não ia gravar hoje, por causa da briga com seu/

Laerte vem da cozinha e interrompe.

LAERTE – Ela sabe que tem que trabalhar, Rick.

GISELLE – Sei sim pai. Aliás, por causa do meu trabalho que a gente tá rico né?

LAERTE – Acho que é mais por causa do meu trabalho. Enfim… Não tô com saco pra briga de novo. (ele caminha até a porta e para) Aliás, graças ao MEU trabalho, eu finalmente consegui a participação da Ivete Sangalo pro seu show amanhã, (Giselle debocha e Rick fica feliz) mas ela não vai poder vir ensaiar, vai ser tudo na hora. É bom você ir treinando. Agora eu preciso ir.

GISELE – Tenho horror dessa Ivete! Mas fazer o que né, ela tá fazendo sucesso e eu não, que injustiça! (caminha pro estúdio) Vamos Rick, não posso sair desse estúdio sem um sucesso hoje!

Rick a acompanha.

CORTE RÁPIDO PARA/

CENA 18/ EXTERIOR/ DIA/ FACHADA DA MANSÃO

Ana Alice está no jardim conversando com o jardineiro.

ANA ALICE – Acho que os arbustos lá perto do portão já podem ser podados de novo, em seu Gomes?

GOMES – Vou dar uma olha dona Ana, poda não pode ser em qualquer época.

ANA ALICE – (sorri). É verdade…

Laerte sai de casa, Ana Alice se aproxima e Gomes se distancia.

ANA ALICE – Vai aonde, amor?

LAERTE – (sem parar de andar) Negócios pra resolver, Ana Alice.

ANA ALICE – Pode pelo menos dar um beijo na sua esposa antes de sair?

LAERTE – (ele dá um selinho sem vontade e vai em direção ao carro) Devo voltar tarde em. Tchau!

ANA ALICE – Como sempre…

LAERTE – Muito trabalho dá nisso, minha querida.

ANA ALICE – Ta insinuando que eu não trabalho? É isso?

LAERTE – (já dentro do carro) E trabalha?

ANA ALICE – Mas eu parei de dar aula por que você pediu! Pra ficar mais tempo com você! E agora você sequer liga pra mim.

LAERTE – Então volta! Pelo menos assim você me deixa em paz! (irônico) Beijo! (da partida carro)

Ana Alice fica triste, com olhos marejados.

Ao passar com o carro, pelo enorme portão de entrada, Laerte vê Olinda tocando o interfone. Ele abaixa o vidro e grita.

LAERTE – Bom dia, quem é você, quer falar com quem?

OLINDA – (se aproxima) Oi, bom dia, eu vim fazer a diária, a senhora Ana Alice que ligou pedindo… (Olinda fixa o olhar no rosto de Laerte e fica atordoada) Você? Laerte?

LAERTE – Sim, meu nome é Laerte, minha senhora

OLINDA – (chega bem perto do carro) Não é possível… Você mora aqui, você é rico?

LAERTE – Sim, moro aqui e sou rico, não o tanto que eu gostaria, mas… De onde a senhora me conhece?

OLINDA – (assustada, quase chorando) Meu Deus, Laerte! Nunca imaginei te encontrar de novo, ordinário! Ainda mais assim! Rico! Como pode…

LAERTE – Olha, eu não te conheço e não tô entendendo onde quer chegar/

OLINDA – (corta, nervosa) Eu sou a Olinda, não lembra não? Seu pulha! Você é o homem que me abandonou com minha filha nos braços. Eu nunca esqueci seu rosto, pilantra!

Laerte assustado e Olinda nervosa.

FIM DO CAPÍTULO

No próximo capítulo…

Olinda e Laerte discutem sobre o passado e o empresário dá um susto na diarista. Giselle e Marisa discutem. Kaio revela todo seu amor por Camila e acaba sofrendo um acidente.

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    • Obrigado! Muito feliz pela sua opinião. Tô me esforçando pra deixar a história cada vez mais envolvente!

    • Obrigado! Muito feliz pela sua opinião. Tô me esforçando pra deixar a história cada vez mais envolvente!

  • Olá Tales,
    Demorei mas cheguei. Primeiro parabéns pela história. Confesso me lembrou um pouco malhação no início, no bom sentido. Já fiquei apaixonada pelo Bruno e tadinha da Camila só quer seguir seu sonho e precisa ficar aguentando homem sem vergonha, cruzes! Agora esse final menino!!!! Que foi isso? O babado vai correr é solto kkk…parabéns mais uma vez pelo texto.

    • Obrigado pelo seu comentário! Hoje que vi kkkk.
      O babado ta forte mesmo, e vai ficando mais animado nos próximos capítulos! Que bom que consegui te surpreender com o final, era o que eu esperava causar.
      Obrigado mais uma vez, e continue acompanhando a novela! Está imperdível! 😉

  • Olá Tales,
    Demorei mas cheguei. Primeiro parabéns pela história. Confesso me lembrou um pouco malhação no início, no bom sentido. Já fiquei apaixonada pelo Bruno e tadinha da Camila só quer seguir seu sonho e precisa ficar aguentando homem sem vergonha, cruzes! Agora esse final menino!!!! Que foi isso? O babado vai correr é solto kkk…parabéns mais uma vez pelo texto.

    • Obrigado pelo seu comentário! Hoje que vi kkkk.
      O babado ta forte mesmo, e vai ficando mais animado nos próximos capítulos! Que bom que consegui te surpreender com o final, era o que eu esperava causar.
      Obrigado mais uma vez, e continue acompanhando a novela! Está imperdível! 😉

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