CENA 01. SALÃO DE FESTAS. INT. NOITE. (LEMBRANÇA)

Música: Whisky à Go-go – Roupa Nova. Cena em preto e branco. Salão lotado. Inúmeros casais dançam no meio do salão, enquanto outras pessoas lotam as mesas em volta. CAM se aproxima e só mostra o primeiro grupo. Todos os figurantes vestidos com roupas de baile. Em seguida cada casal é mostrado separadamente, em cortes descontínuos. Após 30 segundos, um casal em específico surge em destaque: um jovem de cabelos escuros e uma moça loura muito bonita dançam sorridentes. Música muda para: Blue Eyes – Elton John. Agora, o casal se junta para dançar lentamente. Eles aproximam seus rostos para um beijo, mas desistem. Close no rosto da moça. A música para de tocar. CORTE RÁPIDO.

CENA 02. AVIÃO. INT. DIA.

Close no rosto de Gioconda.

FÁBIO (OS)
Gioconda!? Gioconda?!

ZOOM OUT. Gioconda e Fábio estão sentados lado a lado. Ela desperta.

GIOCONDA
Nossa! Eu fiquei tão distraída!

FÁBIO (sorri)
Pensando no quê, posso saber?

GIOCONDA
Nos meus tempos de juventude. No tempo em que era apenas uma garota sonhadora e que ainda não conhecia a vida. Queria que o tempo tivesse parado ali.

FÁBIO
Arrependida de ter-me conhecido?

GIOCONDA
Não, de jeito nenhum. Acho que, se não fosse você, minha vida teria sido uma tragédia. Ela nunca mais foi a mesma depois da festa de 20 anos. Depois do que fiz e…

FÁBIO
Meu amor, isso já faz tanto tempo. Por que ainda ficar remoendo?

GIOCONDA
O que fiz não tem perdão. Foi grave demais para simplesmente esquecer e fingir que nada aconteceu. Muita gente foi atingida pela minha atitude.

FÁBIO
Atitude de uma jovem desesperada e amedrontada. Além do mais, você está voltando pro Brasil para resolver de uma vez por todas essa situação. Ou não?

GIOCONDA
Querer, eu quero. Mas o medo…

FÁBIO
Eu sei o quanto isso mexe com você. Mas eu estou aqui pra te ajudar no que for preciso.

GIOCONDA
Você sempre foi um homem maravilhoso, Fábio. Agradeço a Deus todos os dias, por ele ter-me enviado um presente como você.

FÁBIO
Se depender de mim, eu nunca vou te deixar. Eu te amo muito, Gioconda. Lembre-se sempre disso.

Fábio e Gioconda se beijam. FADE TO BLACK.

CENA 03. AEROPORTO. PISTA DE POUSO. EXT. DIA.

FADE IN. Música: Live To Tell – Madonna. Letreiro: “Rio de Janeiro, 2019”. Um avião branco com listras azuis e vermelhas é mostrado de frente. Ele se prepara para pousar. CAM mostra-o de lado quando o avião finalmente atinge o solo. Anda um pouco sobre as rodas e para.

CENA 04. AEROPORTO. SAGUÃO. INT. DIA.

Música continua. Gioconda e Fábio andam de braços dados, ao mesmo tempo em que ele carrega o carrinho cheio de malas. Ambos sorridentes.

FÁBIO
De volta ao Rio, meu amor!
GIOCONDA
Já estava com saudades, apesar de tudo. Nasci em Roma, mas vim ainda bebê pro Brasil. Aqui no Rio passei os melhores anos da minha vida. Por mim, nunca teria deixado a Cidade Maravilhosa. Mas a vida não quis assim.

FÁBIO
Tudo tem um motivo. De repente ela queria que você saísse, para voltar agora em grande estilo.

GIOCONDA (mais séria)
Ou para enfrentar os fantasmas do passado.

Eles param de andar e se viram um para o outro.

FÁBIO
Esquece isso, Gioconda. Você vai ter todo o tempo do mundo pra isso. Agora precisamos dar uma volta pela cidade e relembrar cada pedacinho que não vemos faz tempo. Passamos em casa pra deixarmos as malas, e depois só curtição!

GIOCONDA
É, você tem razão.

FÁBIO
Então abre o sorriso que te deixa tão linda. (ela obedece) É assim que eu gosto. Não poderia ter escolhido mulher mais bela.

GIOCONDA
Você sempre galanteador. É assim com todas?

FÁBIO
Todas? Que todas? Pra mim só existe você.

Fábio acaricia o rosto de Gioconda. Ela o envolve nos braços e o beija. FADE TO BLACK.

CENA 05. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. EXT. DIA.

FADE IN. Música: Longer – Dan Fogelberg. Letreiro: “Goiânia”. Imagens panorâmicas das terras. CAM aérea se aproxima e exibe dezenas de bovinos correndo pelo pasto. CAM térrea: três homens cavalgam em seus cavalos. Um deles desce do animal, enquanto Sandro surge ao fundo. ZOOM IN na direção deste, que caminha sorridente pela terra. CLOSE em seu rosto.

CENA 06. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. SEDE. SALA. INT. DIA.

Sandro entra radiante e agitado. Mercedes tira a poeira das almofadas do sofá e se vira para o outro.

MERCEDES
Acordado a essa hora, Sandro? Nossa, como você está contente! Me conta tudo.

SANDRO
A Mimosa está prenhe de novo.

MERCEDES
Mas que coisa boa, Sandro! Não é à toa que ela é a melhor vaca daqui.

SANDRO
Sim, e vou correndo contar pro pai.

MERCEDES (mais séria)
Quem sabe isso não anima ele um pouco.

SANDRO
Não vai me dizer que…

MERCEDES
E parece que dessa vez a coisa foi feia. Ele está enfiado naquele escritório desde ontem e não quer falar com ninguém. Pra mim, ele arrumou alguma.

SANDRO
Meu Deus! Da última vez, perdemos metade das aves na mesa de jogo. Vou lá dar uma olhada.

MERCEDES
Tenta fazer ele se abrir.

SANDRO
Reza por nós, Mercedes.

Sandro sai pelo corredor. Mercedes faz sinal da cruz e junta as mãos, como quem está para rezar.

CENA 07. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. SEDE. ESCRITÓRIO. INT. DIA.

Batidas à porta. Sandro entra. Chico está sentado à mesa, com a cabeça baixa e segurando um papel nas mãos.

SANDRO
Pai, a Mercedes disse que você estava aqui. Acabei de voltar lá do pasto. A Mimosa, pai, está prenhe de novo. Ela e também outras vacas. Até a Graciosa tá pra ter um potro. Estamos com sorte…

CHICO (corta)
Vamos ser despejados até o fim de semana, Sandro.

SANDRO
Do que está falando? Nossas terras nunca estiveram tão bem na produção…

CHICO
Nós perdemos as terras. (pausa) Eu perdi.

Sandro o encara, descrente no que ouve.

SANDRO
Perdeu as terras? Não pode ser…

CHICO
Eu joguei de novo e apostei nossas terras. Perdi. Estou acabado, Sandro. Acabado! (chora)

SANDRO (abraça Chico)
Não fala isso. A gente pode dar um jeito. Sei lá qual, mas não vamos sair daqui. Um empréstimo, talvez.

CHICO
Nenhum banco aceitou me emprestar o valor da fazenda. Olha isso. (dá o papel a Sandro)

SANDRO (lê o papel e comenta)
O que você foi arrumar, pai?

CHICO
Eu te envergonhei, meu filho.

Sandro volta a consolar Chico, que segue aos prantos.

CENA 08. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA

Gioconda abre a porta e entra. Passeia por todos os cantos do cômodo, ao mesmo tempo em que Fábio e o zelador transportam as malas para dentro. Quando os homens terminam, Fábio agradece ao outro e lhe dá uma gorjeta. Gioconda fica perto da janela, onde se distrai. O zelador sai e Fábio fecha a porta. Este se aproxima de Gioconda, abraçando-a por trás.

FÁBIO
Distraída de novo?

GIOCONDA
Pensando na vida, enquanto olho pra essa linda vista do Mar de Copacabana. É como se as ondas levassem as piores lembranças pra nunca mais voltarem. Acho que foi por isso que fiquei tão negativa nesses anos todos. Nenhuma água da face da Terra me deixa tão renovada, tão forte, como este mar.

FÁBIO
E o que acha de encontrá-lo pessoalmente. Se quiser, vou com você.

GIOCONDA
É isso mesmo que vou fazer. Só quero me trocar antes.

Fábio e Gioconda trocam um selinho. Ela sai pelo corredor. CLOSE em Fábio, que sorri.

CENA 09. PRAIA COPACABANA. EXT. DIA.

Gioconda e Fábio estão completamente vestidos, com roupas leves. Ambos caminham até a areia.

GIOCONDA (insegura)
Não posso resistir. O mar me chama.

FÁBIO (sorri)
O que você espera pra ir lá?

Eles trocam mais um selinho. Ela entrega suas sandálias a ele, que senta na areia para assistir à mulher. Música: Woman – John Lennon. Gioconda anda até o mar. Deixa a água molhar seus pés. Aos poucos, entra na água. Fábio pega o celular para filmá-la. CAM mostra imagem dela a partir da câmera do aparelho por alguns segundos. Gioconda volta à areia mais jovial e feliz.

GIOCONDA (de longe)
Você estava me filmando?

FÁBIO
Estava sim. Agora fica aí, que vou tirar fotos.

Efeitos sucessivos de flash mostra Gioconda em várias poses, representando as fotos que Fábio tira dela. CAM de volta ao modo normal. Gioconda abraça Fábio e o beija.

FÁBIO
Espera aí. Quero tirar uma foto nossa. Olha pra cá.

Efeitos sucessivos de flash mostra selfies dos dois felizes; eles se beijando; Gioconda fazendo novas poses; fotos de Fábio. CAM de volta ao modo normal, novamente. Gioconda puxa Fábio para o mar, enquanto ele tira os sapatos. Lá dentro, eles se beijam apaixonada e demoradamente.

A música para. CORTA para ambos sentados na areia, com as roupas totalmente molhadas.

FÁBIO
A nossa vida podia ser sempre assim. Sem preocupações, sem problemas. Vivendo de amor aqui em frente ao mar, todos os dias.

GIOCONDA
Era o que eu mais queria, também. Estou aqui lembrando de quando eu era menina. Brincava com as coleguinhas da escola, cada dia na casa de uma. Até que um dia comecei a fazer aulas de piano junto com o Bruno. Já te falei dele, não?

FÁBIO
Um milhão de vezes. O melhor amigo da juventude. Pelo que você sempre diz, me parece ser uma grande pessoa.

GIOCONDA
E é mesmo. Queria ser uma mosquinha pra saber como ele está agora.

CENA 10. CASA BRUNO. SALA. INT. DIA.

Música: Nothing’s Gonna Change My Love For You – Glenn Medeiros. Close numa foto de Gioconda quando jovem. Depois, CAM na expressão nostálgica de Bruno.

BRUNO
Gioconda Grimaldi! Hoje faz 35 anos que você sumiu da minha vida.

A música para. Rubens entra em casa e vê o outro. Aproxima-se.

RUBENS
Olhando essa foto de novo, Bruno? Você nunca vai esquecer essa mulher, não é?

BRUNO
A pessoa mais importante na minha vida. O que você quer que eu faça? Queria poder vê-la pelo menos mais uma vez. Saber como ela está. Só sei que ela se mudou pra Itália, se casou com um fotógrafo brasileiro; que ela trabalha como jornalista e não teve filhos.

RUBENS
Enquanto você sonha com essa italiana aí, tem um monte de mulher doida por aí, e você nem dá bola. Até a Ana tá caidinha.

BRUNO
A Ana é só uma amiga como tantas outras. Se for pra ficar, até pode ser. Mas pra coisa séria, tem que ser a Gioconda.

RUBENS
Fica aí sonhando com sua Gioconda, que eu vou tomar uma ducha e seguir pra aula do Germano.

BRUNO
Manda um abraço nele.

Rubens sai pelo corredor. Bruno volta a olhar a foto.

CENA 11. CASA HELENA. SALA. INT. DIA.

Música: Miss You Like Crazy – Natalie Cole. Zilda, toda alegre, arruma as flores nos jarros que estão sobre uma mesa no canto. Ângela entra e se aproxima.

ÂNGELA
Com licença, dona Zilda. A senhora me chamou?

ZILDA
Chamei, Ângela. Meu genro está para voltar nos próximos dias. Queria que você me ajudasse a preparar um jantar especial, mas minha filha não pode saber.

Helena desce as escadas de forma elegante. As outras duas disfarçam.

ZILDA
Ângela, muito obrigada. Pode servir o café.

ÂNGELA
Sim, senhora. Bom dia, dona Helena. (sai)

ZILDA
Bom dia, minha filha! Dormiu bem?

HELENA
Como um anjo. Olha só minha pele de pêssego. (passa a mão no rosto) Onde estão os meninos?

ZILDA
Régis e Leila levantaram bem cedo e já saíram. Amanda ligou pra dizer que a viagem está às mil maravilhas. E Estêvão…

HELENA (corta)
Desse, nem precisa me falar. Estou doida pra beliscar algo de bom.

ZILDA
Só estava te esperando, filha.

Helena e Zilda seguem em direção à sala de jantar.

CENA 12. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. SEDE. SALA JANTAR. INT. DIA.

Sentado à mesa, Sandro conversa com Mercedes, que está de pé.

MERCEDES (chocada)
A fazenda? E agora?

SANDRO
Vamos ter que sair até o fim de semana. O tal do Armando Alighieri quer as terras de qualquer maneira. E meu pai naquele estado. Não levanta mais a cabeça. Só sabe chorar, como quem foi condenado à forca.

MERCEDES
Mas não tem nada que possamos fazer?

SANDRO
Eu liguei pro banco, pra ver se conseguia algum empréstimo no meu nome, mas até agora o gerente não me deu resposta. Não acredito que consiga, pois o valor é muito alto. Vamos ter que arrumar outra casa pra morar, outro trabalho pra ganhar dinheiro.

MERCEDES
Tem uma coisa que pode nos ajudar, sim. Rezar.

Mercedes junta as mãos de Sandro com as dela.

SANDRO
Você acha que Deus pode resolver um problema tão sério quanto esse?

MERCEDES
Não só resolver problemas, como também fazer milagres. Vamos crer.

Ela abaixa a cabeça e começa a orar.

CENA 13. RIO DE JANEIRO. EXT. NOITE.

Música: You Belong To The City – Glenn Frey. Anoitece. Imagens da avenida Nossa Senhora de Copacabana. CAM mostra o trânsito engarrafado.

CENA 14. CASA HELENA. SALA JANTAR. INT. NOITE.

A música para. Zilda, Helena, Régis e Leila jantam.

HELENA
Meu filho, como foram as coisas hoje?

RÉGIS
Bem, dentro do possível. A não ser uma mulher que quase morreu asfixiada, depois de engolir um garfo.

HELENA
Credo! Você sabe que não gosto dessas histórias. Por mim, você nem sequer seguiria a carreira do seu pai.

RÉGIS
Mãe, eu amo salvar as vidas das pessoas. Nisso eu puxei ao papai.

ZILDA
Não dê importância ao que sua mãe fala, meu amor. Desde que acordou, ela está soltando o veneno pra cima do seu pai.

LEILA
Aposto que brigaram de novo pelo telefone.

HELENA
Só o fato de ele ligar já me deixa uma arara. Pronto! É só ficar irritada, que já fico morta de fome.

ZILDA
Aproveita pra comer essa lasanha de abobrinha com ricota que você adora.

HELENA (serve-se)
Desde que me dou por gente.

LEILA
Deixa um pouco pra mim, que eu também quero.

ZILDA
Sua comida favorita, Helena. Lembra quando você trazia as amiguinhas da escola? Eu fazia naquela forma enorme de barro. Você e a Gioconda se…

HELENA (corta, grita)
Não fala nessa mulher!

ZILDA
Filha!? Me desculpa. Pensei que você já tivesse superado…

HELENA (corta de novo)
Eu nunca vou superar o que ela me fez. Nunca! Perdi a fome. Com licença.

Helena sai irritada.

LEILA
Vovó, quem é essa Gioconda?

ZILDA
Uma longa história…

RÉGIS
Ela fez tão mal assim pra mamãe?

Zilda faz suspense. Closes alternados entre os três.

CENA 15. RESTAURANTE. INT. NOITE.

Restaurante cheio de fregueses. Fábio e Gioconda jantam numa das mesas.

GIOCONDA
Este espaguete me lembra muito a comida da mamãe. Ela, toda italianona, preparava quilos e mais quilos de massa pra família toda nos domingos. Isso quando não era aquela feijoada com tudo dentro. Pé, rabo, orelha, linguiça, salsicha, torresmo. Tudo que se pode imaginar. Colocava a farofa por cima, e enchia pela semana toda. Não sei como não engordei.

FÁBIO
Coisa com tudo dentro foi o que mais comi. (ri) Pizza por parte de mãe e paella por parte de pai.

GIOCONDA
Fico pensando: por que não nos conhecemos mais cedo? (pausa; mais séria) Se bem que, se isto tivesse acontecido, você não estaria comigo agora.

FÁBIO
Não me importa o que você fez ou deixou de fazer. Importa que nos conhecemos na hora que tinha que ser, nos casamos e estamos assim até hoje. Para comemorar nosso amor, que tal um vinho?

GIOCONDA (sorri)
Aceito.

FÁBIO (chama)
Garçom?

CENA 16. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. SEDE. SALA. INT. NOITE.

Sandro tenso ao celular. Mercedes entra.

SANDRO
Mesmo assim, obrigado pela atenção. (desliga)

MERCEDES
Nada, né?

SANDRO
Já tentei de tudo que é maneira, e nada.

MERCEDES
O jeito é só contar com Deus. Ele há de nos ajudar. (pausa) A cozinheira acabou de fazer o jantar. Mando servir?

SANDRO
Não, não estou com fome.

MERCEDES
Assim você vai ficar doente, Sandro. Tenta comer pelo menos alguma coisa. Seu pai precisa de você forte.

CENA 17. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. SEDE. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.

Cômodo escuro. Chico segue de cabeça baixa. Toca um som de notificação no celular. Ele lê a mensagem: “Boa noite, Chico. Tentei reverter com o tal do Armando, mas ele está irredutível. Quer a fazenda pra sábado. Sinto muito. Jardel”. Ele põe as mãos no rosto, como quem está para chorar. Sonoplastia: suspense. Em seguida, olha para a gaveta da mesa. Abre e tira uma caixa de lá. Põe esta sobre a mesa. Abre a caixa para pegar um revólver. Carrega-o com várias balas. Olha fixamente para a arma.

CENA 18. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. SEDE. FRENTE. EXT. NOITE.

Sonoplastia continua. Fachada mal iluminada pelas lâmpadas da frente. Tensão. Após cinco segundos, o som de um tiro interrompe a sonoplastia.

CENA 19. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. SEDE. SALA. INT. NOITE.

CLOSE no rosto assustado de Sandro. Depois CAM mostra-o com Mercedes em PLANO GERAL.

MERCEDES
O que foi isso?

Sem conseguir falar uma palavra, Sandro corre em direção ao escritório. Mercedes corre atrás dele. CORTE RÁPIDO.

CENA 20. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. SEDE. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.

Sandro abre a porta, entra e acende a luz. CAM se alterna entre a imagem de Chico morto e debruçado sobre a mesa, com um tiro na cabeça, e a de Sandro chocado e desesperado. CLOSE neste.

SANDRO (grita)
Pai!

Efeito de fim de capítulo: imagem congela; FADE TO BLACK. Sonoplastia: vento.

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

  • Parabéns pela estreia, Marcelo! Gostei da linguagem bem atual, eu tenho um sério problema com histórias que a gente tem que procurar um dicionário pra saber o que eles estão falando kkkkkk. Enfim, achei bem dinâmico e esse final aí vai dar o que falar.

    • Obrigado pelos comentários, Melqui! Espero que continue acompanhando Flashback. Também estou ansioso por The Time e NØ Magic. 😉

  • Parabéns pela estreia, Marcelo! Gostei da linguagem bem atual, eu tenho um sério problema com histórias que a gente tem que procurar um dicionário pra saber o que eles estão falando kkkkkk. Enfim, achei bem dinâmico e esse final aí vai dar o que falar.

  • Obrigado, Henzo! Continue acompanhando os próximos capítulos. Ainda vai ter muitas reviravoltas na vida do Sandro e na da Gioconda. Aguarde. 😉

  • Marcelo, eu amei essa novela! Vai ser um verdadeiro fen&#244meno! &#128525 Hist&#243ria bem elaborada, eu amei a forma que voc&#234 constru&#237 as cenas. Eu amei a Gioconda, ela at&#233 parece ser a protagonista da hist&#243ria, sinceramente Flashback vai estourar. Fiquei com muita pena do Sandro, coitado, mas como diz a Mercedes, Deus h&#225 de ajud&#225-lo. Fico no aguardo dos pr&#243ximos cap&#237tulos. Boa sorte! &#129303&#128074

    • Obrigado, Henzo! Continue acompanhando os pr&#243ximos cap&#237tulos. Ainda vai ter muitas reviravoltas na vida do Sandro e na da Gioconda. Aguarde. 😉

  • Parab&#233ns pela estreia, Marcelo! Gostei da linguagem bem atual, eu tenho um s&#233rio problema com hist&#243rias que a gente tem que procurar um dicion&#225rio pra saber o que eles est&#227o falando kkkkkk. Enfim, achei bem din&#226mico e esse final a&#237 vai dar o que falar.

    • Obrigado pelos coment&#225rios, Melqui! Espero que continue acompanhando Flashback. Tamb&#233m estou ansioso por The Time e N&#216 Magic. 😉

  • Marcelo, eu amei essa novela! Vai ser um verdadeiro fenômeno! 😍 História bem elaborada, eu amei a forma que você construí as cenas. Eu amei a Gioconda, ela até parece ser a protagonista da história, sinceramente Flashback vai estourar. Fiquei com muita pena do Sandro, coitado, mas como diz a Mercedes, Deus há de ajudá-lo. Fico no aguardo dos próximos capítulos. Boa sorte! 🤗👊

    • Obrigado, Henzo! Continue acompanhando os próximos capítulos. Ainda vai ter muitas reviravoltas na vida do Sandro e na da Gioconda. Aguarde. 😉

  • Parabéns pela estreia, Marcelo! Gostei da linguagem bem atual, eu tenho um sério problema com histórias que a gente tem que procurar um dicionário pra saber o que eles estão falando kkkkkk. Enfim, achei bem dinâmico e esse final aí vai dar o que falar.

    • Obrigado pelos comentários, Melqui! Espero que continue acompanhando Flashback. Também estou ansioso por The Time e NØ Magic. 😉

  • Desculpas comentar somente agora, Marcelo. Bom, o primeiro é simplesmente fantástico. Morto com a morte do Chico. Coitado do chico. Mercedes é uma verdadeira mãe pro Sandro. Gioconda é doce, eu gosto dela. Uma estreia marcante e profunda. eu fiquei maravilhado.

    • Sem problemas, Failon. O importante que você tenha gostado da novela, e isso me deixa muito feliz. Espero que acompanhe os próximos capítulos. 😉

  • Desculpas comentar somente agora, Marcelo. Bom, o primeiro é simplesmente fantástico. Morto com a morte do Chico. Coitado do chico. Mercedes é uma verdadeira mãe pro Sandro. Gioconda é doce, eu gosto dela. Uma estreia marcante e profunda. eu fiquei maravilhado.

    • Sem problemas, Failon. O importante que você tenha gostado da novela, e isso me deixa muito feliz. Espero que acompanhe os próximos capítulos. 😉

  • Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

    Leia mais Histórias

    >
    Rolar para o topo