CENA 01. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

Continuação da última cena do capítulo anterior. Gioconda sentada no sofá, com Lena de pé perto dela.

LENA
Devia contar pro Bruno, pra pensarmos em…

GIOCONDA (corta)
Não! Não quero envolvê-lo. Tenho que encarar sozinha. São os fantasmas do passado me perseguindo de novo.

LENA
Por isso mesmo que é melhor você mesma contar pra ele.

GIOCONDA
Esqueceu que o Bruno não sabe de toda a história? Talvez tenha sido melhor mesmo que ele tenha sofrido o acidente e tenha ficado em coma.

LENA
Bate na boca, Gioconda! Isso lá é coisa que se diga?

GIOCONDA
Numa situação como a minha, até a morte teria sido bem vinda.

LENA
Às vezes parece que você não se importa nem um pouco com ele. Pra quem se dizem melhores amigos…

GIOCONDA
A vida não é tão simples assim, e você já deveria ter entendido.

LENA
Não! Não consigo entender tamanha crueldade. Você culpa o Bruno de alguma forma, não é?

GIOCONDA
Não é nada disso! Só acho que ele não pode se envolver de forma alguma no que fiz.

LENA
Você já o envolveu há muito tempo. (pausa) Sabe de uma coisa? Vou ver se a comida já ficou pronta. Aproveita pra pensar bem no que acabou de falar.

Lena sai. Gioconda pensativa.

CENA 02. AQUAPAPER. SALA REUNIÕES. INT. DIA.

Wilson e Jéssica sentados à mesa.

JÉSSICA
Se não fosse meu amor pelo Armando, já tinha denunciado esse traste.

WILSON
Desculpa, mas não posso chamar isso de amor. Você tem obsessão por ele. Acha que o Wilson vai largar os planos pra ficar com você?

JÉSSICA
Por que não? Ele já me fez tantas promessas, que…

WILSON
Ele te usou, Jéssica. Você é só mais um objeto sexual dele. Você sabe disso.

JÉSSICA
É isso o que me dá mais raiva. Mas eu ainda não desisti dele.

WILSON
Você ainda vai se arrepender de insistir com o Armando. Pra ele, você é só uma secretária bonita a quem pode recorrer quando quiser. É machista, mas é a verdade.

JÉSSICA
Mas agora ele tomou meu coração e vai ter que me assumir.

WILSON
E te exibir como troféu pra toda a sociedade? Vão rir da cara de vocês dois. Acredita mesmo que a burguesia capitalista vai encarar você como bom partido? Uma secretária que mal saiu da faculdade? Uma socialite rica e bem sucedida como Gioconda vale muito mais pra elite. Com ele, o Armando pode até se oficializar candidato a presidência. Isso, sem ter exercido nenhum cargo antes.

JÉSSICA
Pode se candidatar, aparecer na TV com a mulherzinha nova, mas eu dou um jeito de acabar com a reputação dele. Você não me conhece, Wilson.

WILSON
Tá bem. Já que se acha tão forte e poderosa, depois não reclama se ele te matar a qualquer momento.

CENA 03. CASA BRUNO. SALA. INT. DIA.

Jô leva Ana e Branca até a porta de saída. Após fechar, ela se aproxima de Bruno e se senta com ele no sofá.


Que bom que estamos sozinhos. Eu tinha…

BRUNO (corta)
Jô, não tô com cabeça pra declarações de amor…


O que quero te perguntar é sobre outra coisa. Sobre o nascimento do Sandro. Talvez você possa nos ajudar com uma coisa.

BRUNO
O que seria?


Você conhece a Gioconda e a Helena faz muito tempo, não?

BRUNO
Desde a época da escola. Estudamos na mesma turma, nos formamos juntos. Por quê?


Preciso saber do passado delas. As duas podem estar envolvidas com a história do Sandro. Direta ou indiretamente.

BRUNO
Você tá querendo insinuar que uma delas pode ser a mãe dele? De onde tira essas coisas?


Conversei com algumas pessoas relacionadas ao hospital e ao próprio parto, e elas citaram os nomes das duas. E também de outras mulheres. Por favor, Bruno. É muito importante. O Sandro precisa da sua ajuda.

CENA 04. GOIÂNIA. RODOVIÁRIA. FRENTE. EXT. DIA.

Música: Longer – Dan Fogelberg. Mercedes sai de um táxi com duas malas grandes e agradece ao motorista. O veículo parte. Ela olha para a fachada da rodoviária. Fica parada ali. Põe as malas no chão.

MERCEDES (VO)
Não suporto mais a saudade que tenho de você, Sandro. Até amanhã estou aí.

Olha para um lado e para outro. Pega as malas e entra na rodoviária. A música para.

CENA 05. CASA BRUNO. SALA. EXT. DIA.

Bruno e Jô continuam a conversa.

BRUNO
Nesse tempo em que estive em coma, a Gioconda se casou com o Fábio e foi pra Itália. Helena se casou com o Estêvão e logo teve seus filhos.


Elas nunca te falaram nada mais do que aconteceu?

BRUNO
Não. Simplesmente porque não aconteceu nada. Ou a Gioconda teria me contado. Ela é minha melhor amiga. Nunca me esconderia nada. Muito menos uma gravidez.

Toca a campainha. Bruno pede licença e abre a porta. Há dois membros das Testemunhas de Jeová, a quem Bruno dá atenção.

JÔ (VO)
Não sei, não. Essa história tá muito mal contada. Acho que vou ter que recorrer à mãe da Helena.

CENA 06. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

Música no rádio: On My Own – Montezuma. Lena dança lentamente com uma vassoura. A porta está entreaberta. Cinco segundos depois, Zilda bate à porta e entra.

ZILDA
Com licença. (Lena para de dançar) O interfone parece estar com problemas, e o porteiro pediu pra subir direto. Aqui é a casa da Gioconda Grimaldi, não é?

LENA
Sim, é aqui mesmo. Ela marcou com você?

ZILDA
Não. Ela não sabe que vim. Sou uma conhecida dela de muito tempo. Me chamo Zilda. Ela está?

LENA
Ela saiu pra comprar algo lá embaixo e já volta.

ZILDA
Posso esperar aqui?

LENA
Claro. Aceita um café, um chá?

ZILDA
Um chá, por favor. (senta-se no sofá)

LENA
Com licença.

ZILDA
Obrigada!

Lena sai para a cozinha. Zilda repara em cada canto do cômodo, em cada detalhe. A música para.

CENA 07. CASA HELENA. JARDIM. EXT. DIA.

Muito sol. Amanda conversa com Carlos Eduardo no banco do jardim.

AMANDA
Ainda bem que minha mãe saiu e não volta tão cedo, se não ela cortaria teu pescoço como uma galinha perto de ir pro forno.

CARLOS EDUARDO
Ela não perdoa a gente, né?

AMANDA
Ela não perdoa ninguém. Você conhece a Helena. (pausa) Tem visto teu pai?

CARLOS EDUARDO
Não. Ele me botou pra fora de casa, depois que…

AMANDA
Por pouco ela não me enxotou daqui também. A Leila acabou indo na frente.

CARLOS EDUARDO
A Leila? Por quê?

AMANDA
Mamãe não gosta do namorado dela. A Leila enfrentou, ficou do lado dele, e foi jogada na sarjeta como se fosse uma puta de programa. Agora ela e o Armando estão tramando pra ele se casar com a Gioconda, acredita?

CARLOS EDUARDO (surpreso)
Com a Gioconda?

AMANDA
Ela mesma. Seu pai acha que ela vai manter o status e a reputação dele, depois da morte da Soraya.

CARLOS EDUARDO (revoltado)
Não deixou nem minha mãe terminar de morrer, e ainda me toma a…

AMANDA
Te toma quem? (pausa) Você não tá amarrado na da Gioconda. Tá?

CARLOS EDUARDO
A mulher da minha vida. E o canalha faz de tudo pra me tirar tudo. Maldito!

JAIRO (se aproxima)
Desculpa atrapalhar vocês dois. Amanda, já estou pronto.

AMANDA
Que bom! Vou pegar minhas coisas. Vou voltar pra faculdade, Carlos.

CARLOS EDUARDO (triste)
Que bom!

AMANDA
Aceita uma carona?

CARLOS EDUARDO
Não. Vou a pé mesmo. Tô passando uns tempos com o Ricardo lá no apart dele. É perto daqui.

AMANDA
Te deixo lá. É no caminho.

CARLOS EDUARDO
Já que é assim, aceito.

AMANDA
Tá bom. Já volto.

Ela entra na casa.

CENA 08. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

Zilda espera no sofá. Gioconda entra em casa sem notar a presença da outra. Põe uma sacola no chão, perto da porta. Lena entra pelo corredor.

GIOCONDA
Alguém ligou?

LENA
Não, mas tem visita.

ZILDA (se levanta)
Como vai, Gioconda?

Sonoplastia: suspense. Gioconda toma um enorme susto.

GIOCONDA
O que faz na minha casa?

ZILDA
Vim ter uma conversa que esperou mais de trinta anos. (simpática, a Lena) Você se importaria de nos deixar a sós, por favor?

GIOCONDA
Pode ir, Lena.

LENA
Com licença. Se precisar, é só chamar. (sai desconfiada)

Gioconda se aproxima de Zilda. Elas se encaram.

GIOCONDA
Por que raios resolveu me procurar a essa altura da vida? Já sofri demais por conta dessa situação.

ZILDA
Todos nós sofremos. Você, Helena, Estêvão, Bruno, Noêmia e eu. Aliás, até meus netos vêm colhendo as consequências dos nossos atos.

GIOCONDA
E resolveu desenterrar os maiores pesadelos pra todo mundo saber a irresponsável que fui quando era nova?

ZILDA
Não. Estou aqui pra te pedir ajuda.

GIOCONDA
Ajuda? Não entendo.

ZILDA
Helena está perdendo o senso de realidade. Se deixarmos as coisas como estão, ela vai surtar e matar alguém em pouco tempo. Temos que ser rápidas, se não quisermos que mais uma tragédia invada nossas vidas.

GIOCONDA
E o que quer que eu faça?

CENA 09. CASA HELENA. SALA. INT. DIA.

Ângela varre o cômodo. O telefone toca, e ela o atende.

ÂNGELA
Alô?

JÔ (VO, telefone)
Alô! É da casa da dona Zilda?

ÂNGELA
Sim. Mas ela não está. Quem deseja?

JÔ (VO, telefone)
Aqui é Jô Mendes, jornalista. Estou preparando uma reportagem sobre bebês abandonados para o caderno feminino, e me indicaram a dona Zilda. Você sabe dizer que horas ela volta? Queria muito a participação dela.

ÂNGELA
Acredito que depois das seis ela já esteja de volta. Deixo recado?

JÔ (VO, telefone)
Não é necessário. Ligo depois. Obrigada.

ÂNGELA
De nada.

Ela desliga o telefone e volta a varrer o chão. Cantarola.

CENA 10. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

Zilda e Gioconda continuam a conversa.

ZILDA
Seu segredo está muito bem guardado comigo. Unidas, vamos conseguir vencer os comentários alheios e as maldades da minha filha e do Armando. Enquanto isso, continuamos agindo naturalmente. Você se casa com ele, vive a vida de mulher de empresário e político, e eu minha vida de avó. Mas…

GIOCONDA
Mas…?

ZILDA
Preciso que você conte pro Bruno a verdade. É um milagre ele não ter descoberto até agora, mas nunca se sabe quando vai descobrir. Do jeito que Helena é ardilosa…

GIOCONDA
Ele não representa uma ameaça pra Helena.

ZILDA
Você que pensa. Talvez você mesma não tenha descoberto o que ele pensa e sente por você.

GIOCONDA
Você está sugerindo o quê? Que ele me…

ZILDA
Você vai descobrir por si mesma. Já tem meu telefone. Agora eu vou, pois tenho que receber umas plantas em casa.

GIOCONDA
Você sempre cuidando das plantas.

ZILDA
É minha paixão desde que me conheço por gente. Fica bem, Gioconda!

GIOCONDA
Obrigada.

Gioconda abre a porta para Zilda sair. Assim que fecha, respira aliviada. Lena entra.

LENA
O que ela queria?

GIOCONDA
O pior é que nem eu sei.

Lena abraça Gioconda. CORTE RÁPIDO.

CENA 11. CASA HELENA. SALA. INT. DIA.

Zilda entra e se aproxima de Ângela, que arruma as almofadas no sofá.

ZILDA
Até que enfim! (pausa) Tem mais alguém em casa, Ângela?

ÂNGELA
Não, senhora. Dona Helena saiu pra resolver umas coisas. Dona Amanda saiu com o Jairo.

ZILDA
Ai, meu Deus!

ÂNGELA
Mas o Carlos Eduardo foi com eles. Ele esteve aqui mais cedo.

ZILDA
Menos mal. Alguém ligou?

ÂNGELA
Ligou sim. Uma tal de Jô Mendes. É jornalista. Quer falar com a senhora sobre uma reportagem. Acho que quer entrevistar a senhora. Ficou de retornar mais tarde.

ZILDA
Tá bem. Vou me deitar um pouco. Daqui a pouco o Milton chega com os vasos. (anda até as escadas) Ah, se essa moça, a jornalista, ligar, me chama. (sobe)

ÂNGELA
Sim, senhora.

Ângela volta a arrumar as almofadas.

CENA 12. PENSÃO ZORAIDE. FRENTE. EXT. NOITE.

Música: Lick It Up – Kiss. Letreiro: “Dias depois”. Sandro e Alice de mãos dadas na calçada. Vêm em direção ao portão da pensão, por onde passam. Sobem os degraus e entram na casa.

CENA 13. PENSÃO ZORAIDE. SALA. INT. NOITE.

Sandro e Alice se encostam à parede próxima a porta. Beijam-se romanticamente, sem se darem conta da presença de Carly, que dança sensualmente no meio da sala. Segundos depois, a piriguete vê o casal e desliga o som (a música para). Anda até o casal, que termina o beijo e olha pra ela.

ALICE
Não vimos você aqui, Carly.

CARLY
É, eu sou invisível. Mas toma cuidado. Se perder o bofe, ele é meu!

Ela dá um riso sapeca e sobe as escadas.

ALICE
Que descarada!

SANDRO
Deixa ela. Não faz o meu tipo.

ALICE (romântica)
E eu? Faço?

Sandro responde com mais um beijo. Em seguida, Zoraide os interrompe.

ZORAIDE
Desculpa interromper os dois pombinhos. Mas tenho um recado muito importante pra você, Sandro.

SANDRO
Recado?

ZORAIDE
Uma moradora nova. E ela disse que te conhece lá de Goiânia.

SANDRO
Quem é?

CENA 14. PENSÃO ZORAIDE. QUARTO MERCEDES. INT. NOITE.

Vicky ajuda Mercedes a arrumar as coisas que estão na mala. Sandro aparece na porta aberta.

SANDRO (contente)
Mercedes?

MERCEDES (abraça-o)
Sandro! Já estava morta de saudades! Não aguentava mais ficar sem você lá naquele fim de mundo.

SANDRO
Veio direto pra cá? Por que não avisou? Te buscava na rodoviária.

MERCEDES
Não queria dar trabalho. Cheguei tem quatro dias. Aproveitei pra rever uma amiga da juventude e ficar uns dias com ela, antes de aparecer aqui.

SANDRO
Você nunca me disse que tinha amiga aqui.

MERCEDES
Não? Disse sim. Não lembra da Gláucia? Aquela que namorou o Ivan por muitos anos. Aff, é tanta gente, que nem eu me lembro mais de todos. Fazia muito tempo que não vinha mais ao Rio. Acho que a última vez foi quando você nasceu. Como você está lindo, Sandro! O Rio te fez muito bem.

Ela abraça Sandro novamente.

CENA 15. CASA HELENA. SALA. INT. NOITE.

Sonoplastia: suspense. Zilda fala ao telefone com Jô. Está surpresa com o teor da conversa.

ZILDA
Quer dizer que o bebê…? (pausa) Não, foi só um impacto… Sim, é minha filha… Você tem certeza?… Sim, soube da chantagem do Armando pela própria Gioconda… Não, pelo contrário. Vou ajudar vocês no que for possível pra resolver… Sandro?… Não conto, deixa comigo. (Helena entra e desconfia da conversa) Posso te confirmar o lugar amanhã?… Obrigada. Boa noite! (desliga, se vira, vê Helena)

HELENA
Posso saber o que estava tramando, dona Zilda?

Efeito de fim de capítulo: imagem congela; FADE TO BLACK. Sonoplastia: vento.

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