CENA 01. APARTAMENTO ESTÊVÃO. SALA. INT. DIA.

Zilda e Estêvão conversam na sala.

ZILDA
Estêvão, sei que não foi certo chamar alguém pra cá sem te pedir, mas eu precisava ter uma conversa com ela. Queria que você estivesse presente.

ESTÊVÃO
E quem é essa pessoa?

ZILDA
Jô Mendes. Chamei por uma mensagem no zap, enquanto estávamos no carro. É uma jornalista que está procurando a mãe de um jovem que deseja descobrir suas origens. E a Helena pode ser essa mãe.

ESTÊVÃO (surpreso)
Você quer dizer que…?

ZILDA
Isso mesmo que você ouviu. Tem uma chance de ter encontrado meu neto, Estêvão.

ESTÊVÃO
Mas isso acabaria numa tragédia. Se Helena descobrir que ele voltou a essa altura do campeonato…

ZILDA
Mas é direito nosso saber se o homem que nos procura é mesmo meu neto ou não. Helena não pode interferir mais do que já fez. (toca o interfone) É ela.

ESTÊVÃO (atende)
Sim?… Pode mandar subir. Obrigado.

Ele desliga o interfone. CLOSES alternados entre Estêvão e Zilda.

CENA 02. APARTAMENTO ESTÊVÃO. QUARTO LEILA. INT. DIA.

Amanda entra com um copo na mão e fecha a porta. Leila se junta à outra. Amanda põe o copo sobre a mesinha e coloca a fita de teste dentro dele.

LEILA
É a hora da verdade.

AMANDA
Tô nervosa!

LEILA
Não é pra menos.

Segundos de apreensão. A seguir, Leila pega a fita devagar e vê o resultado com Amanda. Ao colocar a fita no aparelho de teste, aparecem duas faixas paralelas. Amanda começa a chorar de desespero. Leila a consola.

AMANDA
E agora? A mãe vai me matar.

LEILA
Não vai, porque não vou deixar. Me ouviu?

AMANDA
Você sabe que ninguém controla a mãe.

LEILA
Esqueceu que a vó falou uma vez que a mãe também engravidou sem estar casada? Ela não tem moral pra julgar nenhuma de nós duas.

AMANDA
Nós duas? Você também tá…

LEILA
Não. Claro que não. Pelo menos ainda não.

AMANDA
A minha gravidez é o ponto fraco dela. Ela vai querer acabar comigo, me fazer abortar…

LEILA
Ela não pode fazer nada se você não quiser. Ou você quer…?

AMANDA
Não sei mais o que quero. (pausa) Um filho. Tem um filho na minha barriga. E agora?

LEILA
E agora tem que ficar calma. Assim que a visita da vó for embora, a gente conta pra ela e pro pai.

AMANDA
Ficou louca? Eles acabam com o Jairo.

LEILA
O que vão fazer com ele, não sei. Mas ele vai ter que saber desse filho e te ajudar a criar. Mana, fica tranquila. Agora tem que pensar só em você e no bebê. Só vocês dois importam. (abraça Amanda)

CENA 03. CASA NOÊMIA. SALA. INT. DIA.

Noêmia abre a porta para Raul. Ele segura um buquê de flores.

NOÊMIA (irritada)
Ah, é você? O que faz na minha casa a essa hora?

RAUL
Poxa! Isso é maneira de me receber? Ô, Noêmia, vim todo louco por você. Trouxe essas flores…

NOÊMIA
Por que não dá pra Zoraide? Ela gosta mais de flores de quinta do que eu.

RAUL
Não me maltrata dessa forma, meu amor.

NOÊMIA
Meu amor, o escambau! Não sou mulher pra você, não. Agora vaza, que eu tenho muito mais o que fazer. Xô!

Ela bate a porta na cara de Raul e dá as costas. Alice entra pelo corredor.

ALICE
Mãe, quem era?

NOÊMIA
Um desocupado. Não vi você voltar da pensão.

RAUL (OS)
Abre a porta, Noeminha!

ALICE (ao mesmo tempo)
É, o Germano me trouxe ainda há pouco. Você tava no banho, então não quis te incomodar.

RAUL (OS)
Te amo, meu amor!

ALICE
O que é isso? (pausa) Sendo grosseira com o Raul de novo, mãe? Que papelão!

NOÊMIA
Grosseira, eu? Ele não faz o meu tipo, tá legal?

ALICE
Pelo menos escuta o que ele tem pra falar.

NOÊMIA
Ele que tente cantar de galo pra Zoraide. Só quero ver ela botar o Raul pra correr, igual eu fiz. Aliás, devia fazer o mesmo com seu namoradinho.

ALICE
Não vou me separar do Sandro, nem que me force. Ele é o amor da minha vida.

NOÊMIA
Quanto mau gosto. Não é o rapaz que sempre sonhei pra você. Ele é tão… estranho. Não me inspira a menor confiança.

ALICE
Quem tem que confiar nele sou eu, né? Agora vou ter que sair.

NOÊMIA
De novo?

ALICE
Vou trabalhar, mãe. Vou render uma aula da Ana. Ela resolveu ficar lá com o Rubens.

NOÊMIA
Esse é outro!

ALICE
Nem vou te responder. Volto de noite.

NOÊMIA
Quando você voltar, vou deixar um escondidinho de carne moída no forno pra você.

ALICE
Tchau, mãe!

NOÊMIA
Deus te abençoe, filha!

Alice beija a filha no rosto e sai. Noêmia sai pelo corredor.

CENA 04. APARTAMENTO ESTÊVÃO. SALA. INT. DIA.

Zilda, Estêvão e Jô conversam sentados nos sofás.

ZILDA
Foi isso que aconteceu. Ela ficou em Teresópolis, e só veio de novo pro Rio pra fazer o parto. Escondida de todos, claro. No mesmo dia em que a Gioconda também deu à luz. As duas colocaram esse nome, Sandro, nos bebês.


Muita coincidência, não?

ZILDA
Não é coincidência. Helena sempre teve muita inveja da Gioconda, e queria imitar de alguma forma.


Então temos dois Sandros nessa história?

ESTÊVÃO
Não. Um dos bebês morreu. Só não sei qual deles.


E o que está vivo procura pela mãe. Ou Helena, ou Gioconda. E essa resposta só uma pessoa pode dar.

ZILDA
A Noêmia.

CENA 05. AQUAPAPER. SALA REUNIÕES. INT. DIA.

Wilson atende a uma ligação de Armando.

WILSON
Alô?

ARMANDO (VO, telefone)
Sou eu. Tenho instruções pra você. A Jéssica está…?

WILSON
Não, estou sozinho… Espera. (abre a porta e olha pra fora; depois fecha) Sim, pode falar.

ARMANDO (VO, telefone)
Comunica a Gioconda para que esteja no salão nobre amanhã às oito.

WILSON
Sim, Armando. Deixa comigo.

ARMANDO (VO, telefone)
Tem mais. A Carly também deve estar presente.

WILSON
Não seria se arriscar demais, Armando?

ARMANDO (VO, telefone)
Pelo contrário. Ela terá presença fundamental na solenidade especial de noivado. Volto amanhã.

WILSON
Quando chegar, me fala, que eu te busco. (desliga)

CENA 06. APARTAMENTO ESTÊVÃO. SALA. INT. DIA.

Zilda se despede de Jô à porta.


Juntas vamos completar o quebra-cabeças. Se tiver alguma novidade, não deixa de me ligar.

ZILDA
Obrigada por tudo, Jô. A gente se fala.


Com certeza que sim. Tchau!

ZILDA
Até breve.

Jô sai. Zilda fecha a porta e se aproxima de Estêvão.

ESTÊVÃO
Essa moça parece muito empolgada em resolver o caso.

ZILDA
Só espero que não sofra as mesmas consequências que nós, quando Helena e Gioconda forem desmascaradas para todos. Ainda mais diante do Sandro.

ESTÊVÃO
Imagina como esse rapaz vai reagir quando souber que sua mãe está bem próxima. É uma ótima pessoa. Parece forte, mas por dentro é mole como manteiga. Sofreu muito quando o pai morreu.

LEILA (entra com Amanda)
Pai?! Precisamos ter uma conversa muito séria.

ESTÊVÃO
Vocês duas estão com uma cara…

AMANDA (chora)
Pai, não tive culpa. Aconteceu.

ZILDA
O que aconteceu, minhas netas?

AMANDA
A mãe vai me matar.

LEILA
Pai… a Amanda tá grávida.

ESTÊVÃO
Grávida?

LEILA
Do Jairo.

ZILDA
Misericórdia! Eu sabia que não ia acabar bem.

AMANDA
Como assim sabia?

ESTÊVÃO
Sua avó viu vocês dois juntos algumas vezes. Tentou ter uma conversa com você, mas não podia ser com sua mãe perto.

AMANDA
Ela vai acabar comigo! Como pude ser tão burra?

ZILDA (abraça Amanda)
Nós vamos te ajudar, minha flor. Vai dar tudo certo.

ESTÊVÃO (VO)
A história da Gioconda se repete com minha filha. Só espero que a Helena não… Não gosto nem de imaginar.

ZILDA
E você, Leila? Não me diga que…

LEILA
Não, vó. Tô com as pílulas em dia, eu e o Rubens sempre usamos camisinha… Ai, desculpa, Amanda! Fui tão…

AMANDA
Tá tudo bem.

CENA 07. CASA HELENA. SALA. INT. DIA.

Helena lê revistas no sofá. Jairo entra pelo corredor.

JAIRO
A senhora mandou me chamar?

HELENA
Mandei sim.

Ela se aproxima do motorista e o beija com volúpia. Ele corresponde. Ambos se deitam no sofá, com ele por cima de Helena. Ângela surge pelo corredor e vê os dois juntos. Assusta-se e recua sem ser vista.

CENA 08. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

Gioconda e Bruno tomam café na sala. Lena observa de pé.

BRUNO
Fazia tempo que não vinha te ver. Mas não foi por querer. Você sabe que eu…

GIOCONDA
Não se desculpe. Estêvão me falou do que aconteceu com seu amigo.

BRUNO
Foi uma armação da Helena. Ele tá namorando com a filha dela, a Leila. E aí…

GIOCONDA
Ela não perde a oportunidade de ser arrogante. Aposto que está com medo de a filha repetir a nossa… (corrige) a história dela.

BRUNO
Que história? Do que tá falando, Gioconda? Tem alguma coisa que não sei?

GIOCONDA
Não. Falei sem pensar. (pausa) Mas vamos falar de outra coisa. Quero que saiba por mim.

BRUNO
E o que é? Estou curioso.

GIOCONDA
Decidi que vou me casar de novo.

BRUNO (choque)
Casar?

GIOCONDA
Por que tamanho espanto? Estou viúva há pouco tempo, mas descobri que não consigo viver sozinha. Fui pedida em casamento e decidi aceitar.

BRUNO
O Carlos Eduardo…

GIOCONDA
Não, ele não. (pausa) Além do mais, ele vai ser meu enteado. Vou me casar com o doutor Armando.

Bruno toma um choque ainda maior e fica sem palavras; a ponto de chorar.

CENA 09. JORNAL. REDAÇÃO. INT. DIA.

Jô entra apressada. Vicky a chama. Jô se aproxima da estação de Vicky.

VICKY
E aí, menina? Descobriu alguma coisa?

JÔ (tom baixo)
Nem te conto. Uma bomba atrás da outra. A resposta de uma testemunha, e o mistério cai por terra.

VICKY
Do que tá falando?


Já praticamente descobri a identidade da mãe do Sandro.

VICKY
E quem é?


São duas suspeitas. E a testemunha sabe qual delas é a culpada. Enquanto ela não responde, tenho outra bomba pra resolver: Armando Alighieri, o maior santo do pau oco do Brasil.

CENA 10. RIO DE JANEIRO. EXT. NOITE.

Música: Dr. Beat – Miami Sound Machine. Letreiro: “No dia seguinte…”. Imagens do trânsito engarrafado nas principais ruas da Zona Sul.

CENA 11. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. NOITE.

Pista lotada de pessoas dançando a música. CORTES DESCONTÍNUOS dão destaque a cada casal, dupla ou pessoa separadamente. Em seguida, CAM em Noêmia e Zoraide próximas do balcão.

ZORAIDE
Quem foi que te ligou ainda há pouco?

NOÊMIA
A Zilda. Quer uma reunião comigo e com a Jô amanhã. Já sei que lá vem chumbo grosso.

ZORAIDE
Aquela história do parto, né?

NOÊMIA
Só pode ser. (vê Raul entrar) Disfarça.

RAUL
Como vão meus dois amores?

ZORAIDE
Você é mesmo cara de pau, hein, Raul. Dá em cima de nós duas ao mesmo tempo.

NOÊMIA
Se isso não é safadeza, então não sei mais o que é.

RAUL
Vocês são osso duro de roer, mas ainda vou cair nas graças das duas. Aí são vocês que vão brigar pelo galão aqui.

NOÊMIA (gargalha)
Faz-me rir! Ouviu isso, Zô?

ZORAIDE
Quem te disse que mulher quer brigar por você? Somos amigas demais pra um trapo que mal acabou de pisar na nossa vida. E você não faz o meu tipo.

NOÊMIA
Nem o meu. Meu marido era mil vezes melhor, mais bonito, mais viril, mais macho na cama…

RAUL
Opa! Também não precisa humilhar! Trato vocês como duas rainhas, e é isso que recebo: ingratidão. Vão se arrepender de dispensar um homem como eu.

ZORAIDE
Vai se achando, vai! Nem a Carly, que é vidrada num velho, quer um caco como você.

NOÊMIA
Ela só tá com o Armandão lá, porque ele tem dinheiro.

ZORAIDE
E charme. Pode ser o pilantra que a Jô fala, mas ele é um macho de responsa. Até você curte ele, que eu sei.

RAUL
Tá me estranhando? Doutor Armando é um grande homem, sim, mas não desse jeito. Eu gosto de mulher, caramba! Sabem de uma coisa? Vou sacudir o esqueleto. Quando voltar, eu laço vocês duas.

NOÊMIA
Espera sentado.

Raul se afasta de Noêmia e Zoraide. Entra na pista e dança com uma figurante. A música para.

CENA 12. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. NOITE.

Gioconda sentada no sofá, ansiosa. Veste um longo vestido vermelho. Usa brincos de rubi e anéis de esmeralda. Lena entra pelo corredor.

LENA
Ele já chegou. Tem certeza que tá preparada?

GIOCONDA
Tenho que estar. Não tenho escolha. Daqui a alguns minutos, serei noiva de um homem que mal conheço, mas que já odeio com todas as minhas forças.

LENA
Bruno vai à solenidade?

GIOCONDA
Não. Ele não concorda com o noivado, e eu o entendo perfeitamente.

LENA
Não queria estar na sua pele.

Toca a campainha. Lena atende e encaminha Wilson para dentro.

WILSON
Boa noite, Gioconda! O carro já está aí.

GIOCONDA
Lena, cuida de tudo, por favor. Se alguém ligar, anota o recado.

LENA
Deixa comigo.

GIOCONDA (se levanta)
Já estou pronta, Wilson.

CENA 13. AQUAPAPER. SALÃO. INT. NOITE.

Música: jazz. Salão lotado de convidados, jornalistas e fotógrafos. Colunistas sociais entrevistam e tiram fotos das mulheres mais elegantes. Jéssica dá instruções aos garçons e aos seguranças. Carly aparece e deixa Jéssica irritada. Esta se aproxima e enfrenta Carly em tom discreto.

JÉSSICA
O que faz aqui, sua vadia?

CARLY
Vadia com muito glamour. Sou convidada especial do doutor Armando, ou melhor, do Armandão. Vou entrar e vou ficar.

JÉSSICA
Ah, mas não vai mesmo. Segurança!

CARLY
Pra uma secretária, você é bem chiliquenta, hein?! Ele te trocou por mim, não foi? Não se conforma em ser mais descartável que eu.

Jéssica levanta a mão pra bater em Carly, mas Armando surge de surpresa e agarra a mão da secretária.

ARMANDO
O que acha que está fazendo?

JÉSSICA
Dando um corretivo nessa prosti…

ARMANDO
A modelo principal da minha empresa fica, porque eu quero. Ou você se comporta, ou te ponho no olho da rua agora mesmo. (solta o braço dela) Vem, Carly.

CARLY
Toma, distraída!

Carly se distancia com Armando. Jéssica com raiva. Jô e Sandro entram. Jô vê a reação de Jéssica.


Tá vendo aquela moça? É a secretária do doutor Armando. Ex-amante. Não se conforma de ter sido trocada pela nossa amiga.

SANDRO
A Carly?


Ela mesma. Mais dia ou menos dia, a Jéssica vai ser muito útil pra gente. Aposto que vai confirmar tudinho que tá no dossiê. Aliás, eu tenho que te mostrar. Já chegou.

SANDRO
Amanhã a gente vê. Hoje tem programa melhor.


Ver um bandido obrigar uma mulher a se casar com ele e ser candidato à presidência só torna o dossiê mais interessante. Aliás, não vi meu patrão por aí ainda. Ele é fanático pelo vampirão.

CENA 14. BOATE NOÊMIA. FRENTE. EXT. NOITE.

Música: Human – The Human League. Raul sai da boate com o celular tocando. Ele atende.

RAUL
Vicky, já te falei pra não… O quê?… Não, ninguém me falou nada… Se eu soubesse, já estava lá… Vou correndo… Te devo essa. (desliga; fala sozinho) Não perco essa por nada.

Ele anda apressado até o carro, onde entra. A música para.

CENA 15. CASA BRUNO. SALA. INT. NOITE.

Bruno deitado no sofá e coberto com um edredom. Assiste a um filme de romance na TV. Chora por Gioconda.

GIOCONDA (VO)
Vou me casar com o doutor Armando. Não sei ficar sozinha, então aceitei o pedido dele. Quero que você seja o padrinho.

Segundos de silêncio, a não ser o som da TV.

CENA 16. AQUAPAPER. SALÃO. INT. NOITE.

Jô continua a conversa com Sandro.


O Bruno a essa hora deve estar chorando pela Gioconda. Isso me dá uma raiva. Se não fosse pelo Armando, eu já tava lá com ele.

SANDRO
Quem sabe você não consegue colocar na cabeça dele que a Gioconda não é quem ele tá pensando.


Pra ela, o Bruno não passa de uma orelha que ouve os ataques de vitimismo dela. Não gosto de mulher assim, que faz os outros de trapo. Pior que ela, só a Helena. Fiquei boba com as coisas que a mãe dela me falou ontem.

SANDRO
Falando nisso, como é que vão as investigações sobre minha mãe?


Tenho coisa pra caramba pra te falar. Amanhã te falo, junto com as coisas do dossiê. Se prepara.

RAUL (entra e se aproxima de Jô)
Posso saber por que não me avisou do evento do doutor Armando?


E ver meu patrão puxando saco dele? Meu trabalho rende muito mais, sozinha.

RAUL
Você não aceita o fato de ele ser um grande homem, não é?


Grande, só se for na arte de enganar, roubar e matar, isso sim. (alvoroço perto da entrada) Olha lá.

Gioconda entra toda deslumbrante, na frente de Wilson. Todas as atenções se voltam pra ela. Flashes, aplausos, assobios. Armando se aproxima e troca olhares com Gioconda. CLOSES alternados entre Armando, Gioconda, Jô, Sandro, Raul, Carly e Jéssica.

Efeito de fim de capítulo: imagem congela em Jéssica; FADE TO BLACK. Sonoplastia: vento.

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