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Capítulo 14

CENA 01. MANSÃO HELENA. CORREDOR. INT. DIA.

Continuação da última cena do capítulo anterior. Clima tenso. Ivan acaba de dar uma bofetada em Marcos. Este revida com um soco, derrubando Ivan no chão.

HELENA (grita)
Já chega, Marcos!

MARCOS (grita)
Quer levar mais? Levanta, que eu te dou!

Ivan se levanta lentamente. Helena corre e segura Marcos.

MARCOS (grita)
Fora dessa casa! Maldito!

IVAN
Agora você vai ver com quem está lidando, seu moleque!

Marcos empurra a mãe e tenta dar outro soco em Ivan. Este se desvencilha e agarra Marcos. Leva-o para o quarto de Helena. Marcos berra, enquanto tenta se soltar.

MARCOS
Me solta, desgraçado!

CENA 02. MANSÃO HELENA. QUARTO HELENA. INT. DIA.

Ivan arrasta Marcos à força. O primeiro senta na cama e põe o outro deitado no seu colo, com a bunda virada para cima. Helena e Solange entram em seguida.

HELENA (aflita)
O que você vai fazer, Ivan?

SOLANGE
Que vergonha!

Ivan dá várias palmadas em Marcos.

IVAN
Isso aqui é pra você aprender a respeitar os mais velhos.

MARCOS (berra)
Me solta, maldito! Você me paga!

IVAN
Continua berrando, que vai apanhar mais.

Mais palmadas se seguem.

CENA 03. MANSÃO HELENA. SALA. INT. DIA.

Nelson entra e vê Virgínia apreensiva na sala. Ardilosa, Nágila observa a conversa do canto.

NELSON
Como vai essa linda menina mulher?

VIRGÍNIA
Tirando essa gritaria aí em cima, vou bem. Tava no escritório tentando estudar. Mas com isso aí, sem chance.

NELSON
Posso saber o motivo de tanto barulho?

VIRGÍNIA
Pra variar, meu irmão não aceita que mamãe namore o Ivan.

Ivan e Marcos descem as escadas, discutindo. Helena os segue. Solange assiste do alto da escada.

IVAN
Se fosse meu filho, já tinha te enchido de palmadas ainda garoto. Aliás, olha pro teu tamanho! Homem casado ter que levar palmada porque está com ciuminho da mamãe! Toma vergonha! (pausa) Helena, depois conversamos. Estou sem cabeça pra nada, depois dessa. (sai)

MARCOS
Você não vai fazer nada, mãe?

HELENA (tom)
Nem um piu! Some da minha frente! Agora!

Marcos sobe as escadas. Esbarra violentamente em Solange e sai de cena.

SOLANGE (desce as escadas)
Grosso!

HELENA
Ele sempre foi um menino educado, obediente. Mas, de uns tempos pra cá, vem seguindo o péssimo comportamento do Raul. Primeiro com a Solange e com a Letícia, e agora com o Ivan. Me diz, Nelson: o que eu faço?

VIRGÍNIA
Por que não manda o Marcos pra uma lua de mel com a Solange, pra ele colocar a cabeça em ordem? Aí ele vê que as coisas não são como ele pensa.

NELSON
Não é uma má ideia.

HELENA
Depois do escândalo na exposição, sem cogitação! Ele ainda vai me matar de desgosto.

CENA 04. SÃO PAULO. MORUMBI. EXT. NOITE.

Sonoplastia: Um Leão – Pitty. Anoitece. Imagens do bairro paulistano.

CENA 05. APARTAMENTO IVAN. SALA. INT. NOITE.

Ivan entra agitado, junto com Sérgio. Este segura um pacote. Sentam-se no sofá.

SÉRGIO
Quer dizer que o filhinho da mamãe levou um corretivo? Queria ter visto a cena.

IVAN
Estou tremendo até agora. Doeu mais em mim, do que nele. O que tem nesse pacote?

SÉRGIO
Muitas novidades.

IVAN
Espero que pelo menos eles alegrem minha noite.

Ivan pega e abre o pacote. É uma pasta com dossiê sobre Solange e a família de Helena. Ivan começa a olhar os documentos.

CENA 06. APARTAMENTO VLAD. SALA. INT. NOITE.

Sala grande e confortável, com a decoração em estilo russo. Vlad e Letícia entram. Vlad acende a luz e abre as janelas.

LETÍCIA (encantada)
Se isso é a Rússia dentro do Brasil, não quero sair nunca mais.

VLAD
E isso é só um pedaça. Me espera, que vou preparar um legitima chá russa.

Vlad sai. Letícia anda pela sala, olhando os objetos. Pega uma matrioshka que está sobre uma cômoda. Desmonta parte a parte, até chegar à última bonequinha. Deixa tudo ali mesmo. Depois, olha os quadros. Depois, repara num quadro com a foto em preto e branco de um homem. Vlad volta com a bandeja de chá. Coloca-a sobre a mesinha de centro.

LETÍCIA
É seu pai? Parece um pouco com você.

VLAD
(ri) Non, non é meu pai. É um actiôr lá da Rússia. Ivan Mosjoukine, um dos mais famôsas da Eurôpa nos anos 20. Cinema muda. (aponta outro quadro) Aquele é Yul Brynner, também russa. Famôsa em Hollywood nos anos 50. (aponta mais um) E aquele é Eisenstein, cineasta.

LETÍCIA
Vejo que você gosta de cinema. A gente podia assistir a algum filme russo junto, qualquer dia.

VLAD
Por que non? A chá está pronta.

Eles sentam-se no sofá e apreciam a bebida.

LETÍCIA
Humm! Tá uma delícia.

VLAD
Nós russas bebemos muita chá, quase tôda hôra. Lá é mais comum beber chá que cafê. Uma pena, porque a cafê brasileira é maravilhôsa. Foi a primeira coisa que me fez querer vir pra Brasil.

LETÍCIA
Te confesso que me amarro num pretinho básico de manhã, quando acordo. Mas esse chá também é divino. Quero mais. (serve-se)

CENA 07. MANSÃO HELENA. ATELIÊ. INT. NOITE.

Sonoplastia: Serenade – Schubert. Virgínia pinta um quadro sombrio de uma casa mal assombrada à noite. FOCO no pincel dando cor a uma caveira de avental sujo de tinta. Em seguida, CAM volta ao foco anterior. Instantes depois, ela termina a pintura. Vai até um canto, para ver o quadro de longe. Sorri. Pega o celular e tira uma foto do quadro. Envia para Ivan, com a mensagem “O que você achou?”.

CENA 08. APARTAMENTO IVAN. SALA. INT. NOITE.

Ivan leva Sérgio até a porta de saída.

IVAN
Quando tiver mais novidades, me fala. E avisa pro detetive ficar na cola da Solange.

SÉRGIO
Deixa comigo. Agora volto para meus próprios dossiês. (ri)

Sérgio sai e Ivan fecha a porta. O celular vibra. Ivan vê a foto do quadro de Virgínia. Aumenta o zoom para ver mais detalhes. Ao ver que as paredes estão em cor de sangue, sente um calafrio. Senta no sofá. Responde à menina: “Impressionante. Gostei muito. Quando eu for aí, quero ver mais de perto. Continue assim!”. Guarda o celular no bolso. A campainha toca.

IVAN (fala sozinho)
Sérgio deve ter esquecido alguma coisa.

Ele vê pelo olho mágico e abre a porta. É Solange.

SOLANGE
Desculpa ter vindo sem avisar. Posso entrar?

IVAN

Sim, entra.

Solange entra e fica reparando em Ivan. Nada fala. Uns segundos se passam, até que ele retoma.

IVAN
Solange, você queria falar alguma coisa? (pausa) Solange?

Sonoplastia: sensual. Ela o beija com entrega. Ivan titubeia, mas logo se entrega também. Beijo fica mais intenso. Eles se deitam no chão, ela por cima de Ivan. Ela tira a parte de cima da roupa, ficando só de sutiã. Volta a beijar Ivan.

CENA 09. MANSÃO HELENA. SALA JANTAR. INT. NOITE.

Marcos, Helena e Virgínia jantam.

HELENA
Marcos, a Solange ainda não voltou. Ela te falou a que horas volta?

MARCOS
Não. Ela nunca me fala nada.

HELENA (após uma pausa)
A Solange tem reclamado muito do seu comportamento com ela. Acho bom que vocês se acertem ou…

MARCOS (ameaça)
Ou o quê? Vai me deserdar?

VIRGÍNIA (censura)
Isso lá é jeito de falar com a mãe, Marcos?

MARCOS
Cala a boca, pirralha! Não se mete em assunto de gente grande.

HELENA
Então aja como gente grande, Marcos. Já estou cansada das suas atitudes. Achei que já tivesse aprendido a lição…

MARCOS (corta, enfrenta)
O seu amante me agrediu, e falou desaforos pra Nágila. Você acha certo esse sujeito abusado dar ordens e cantar de galo na nossa casa? Se você se desse o respeito, nem colocava aquele calhorda aqui dentro.

HELENA (tom)
Se eu me desse ao respeito? Não acredito que tenho que escutar isso. Marcos, meu filho: sou livre e desimpedida. Portanto eu fico com quem eu quiser. E você vai ter que aceitar e respeitar, sim. Se não for por amor, que seja por obediência. Eu ainda sou sua mãe. Agora, coma. Em silêncio!

CENA 10. SÃO PAULO. EXT. DIA.

Sonoplastia: Charme do Mundo – Marina Lima. Amanhece. Imagens dos principais pontos turísticos da cidade.

CENA 11. APARTAMENTO IVAN. SALA. INT. DIA.

Ivan totalmente vestido, fechando o zíper da calça. Solange deitada no chão, apenas de lingerie. Ele senta no sofá.

IVAN
Helena não pode saber disso. Está entendido?

Solange se põe por trás dele, beijando-lhe o rosto e a nuca.

SOLANGE
Ela não vai saber. Não sou nem doida de falar isso pra ela. Estou tão encrencada quanto você. Mas a noite foi boa. (levanta-se)

IVAN
Solange, eu não quero alimentar nenhuma expectativa, nem magoar você.

SOLANGE
Você me atrai. Não sei dizer como nem por quê, mas você me deixa louca.

IVAN
Acho que tenho que dizer o mesmo de você. Não consigo resistir. (vergonha) O que estou dizendo, você é praticamente minha nora. Estou traindo…

SOLANGE
Mário está morto. A vida segue. Não fica alimentando luto pelo resto da vida. Você tem muito o que viver.

Sonoplastia: Ah! Como eu Amei – instrumental. Ela o beija novamente, com desejo. Instantes depois, ele interrompe.

IVAN
Vou passar na casa da Helena e te levo.

SOLANGE
Preferia passar lá no Pedro, primeiro.

Ivan concorda com a cabeça. Depois, segura a cabeça dela com as mãos e lhe dá um último beijo, mais curto.

CENA 12. PRÉDIO SOLANGE. GARAGEM. INT. DIA.

Ivan e Solange saem do carro e se despedem com um abraço. Ela anda e entra no elevador. O carro de Ivan parte. Sonoplastia: suspense. O detetive Gastão aparece em um canto.

GASTÃO
Vamos ver o que essa gata tanto esconde.

CENA 13. MANSÃO HELENA. GARAGEM. EXT. DIA.

O carro de Ivan chega e estaciona. Ele sai do carro. Virgínia vai à direção dele; abraça-o.

IVAN
Como você está, minha querida?

VIRGÍNIA
Tirando os problemas daqui de casa, vou bem. Quer falar com minha mãe antes de ir pro ateliê?

IVAN
Não, depois falo com ela. Primeiro, vamos ver o que tem de interessante hoje. Você me deixou curioso por aquele quadro.

Ivan e Virgínia andam rumo ao ateliê. Desconfiada, Nágila observa Ivan de longe.

CENA 14. APARTAMENTO SOLANGE. QUARTO SOLANGE. INT. DIA.

Solange e Pedro transam na cama, debaixo do edredom. Ele por cima dela, ambos nus. Ele interrompe a relação.

SOLANGE
Continua, Pedro!

PEDRO
Não dá. Eu…

SOLANGE
Você… é isso mesmo que tô pensando?

Pedro sai de cima dela e deita-se ao lado. Ela senta na cama, com os seios à mostra.

SOLANGE (gargalha)
Você brochou?

PEDRO (senta na cama)
Para de rir, caralho! Isso é sério. Isso nunca me aconteceu antes.

SOLANGE
E vai ficar chateadinho por causa disso? Eu é que devia ficar puta. Não esperava isso de você. Fala sério. Nem o Ivan…

PEDRO (corta, chocado)
Você transou com aquele velho?

SOLANGE
Transei, sim! E foi muito bom, se quer saber. Ele me fez go…

Pedro a esbofeteia, antes que termine a frase.

PEDRO
Isso aqui é pra você nunca mais me diminuir pra outro cara. Você também já foi melhor na cama.

SOLANGE
Nossa, falou o machão!

Solange sai da cama e começa a se vestir.

PEDRO
Desculpa, Solange. Não devia ter feito isso com você. Vem cá. Pra onde é que você vai?

SOLANGE
Pra merda! De preferência, pra bem longe de você.

Ela pega a bolsa e sai.

CENA 15. MANSÃO HELENA. ATELIÊ. INT. DIA.

Sonoplastia: Danúbio Azul – Strauss. Ivan e Virgínia conversam sobre os quadros dela.

IVAN
Estive pensando em conversar com o diretor da sua escola sobre uma possível exposição dos seus quadros. O valor arrecadado poderia ser doado a alguma instituição. O que você acha?

VIRGÍNIA
Acho que o diretor vai topar.

IVAN
Combino tudo com sua mãe, e juntos conversamos com ele. (aponta para um quadro) Foi aquele que você me mandou, não foi? Deixa eu ver de perto. (aproxima-se) Vejo sua família aqui. Essa caveira representa você, não?

VIRGÍNIA
Como você sabe?

IVAN
Farejo essas coisas de longe: cada cor, cada traço, cada forma. As emoções transbordam pelo pincel, quando pintamos.

RAUL
(entra sorridente) Minha filhinha! (vê Ivan; tom) Como se atreve a entrar na minha casa, depois do que fez com meu filho?

IVAN
Sua casa é uma ova! A dona desta mansão me convidou e eu fiz questão de entrar, sim. E fiz algo que você deveria ter feito desde que seu filho nasceu, que é dar educação e limites. Ah, esqueci. Você também não sabe o que é isso.

RAUL
Você não tem moral nenhuma pra me ensinar a ser pai.

IVAN
Não vou discutir com você. Não é agora que o que vem de baixo vai me atingir. Com licença! Virgínia, depois a gente continua.

Ivan sai da frente de Raul e anda rumo à porta. Raul vai atrás e o segura pelo braço.

RAUL
Volta aqui, que eu ainda não terminei!

IVAN (se solta)
Tira sua pata de mim.

RAUL
(enquanto Ivan sai) Isso não vai ficar assim, tá me ouvindo? Vou acabar com tua raça. (a Virgínia) Quem ele pensa que é? Se acha melhor do que os homens dessa família. Acha que pode fazer o que bem entender aqui dentro.

VIRGÍNIA
Que papelão, pai! Primeiro, arma aquele barraco com a garota no bar; segundo, arruma essa treta ridícula com o Ivan; e agora entra aqui em casa e arruma uma treta ridícula. Se mamãe te pega aqui…

HELENA (entra)
Minha filha, me deixe a sós com esse estrupício.

VIRGÍNIA
Sim, mamãe.

Virgínia sai. Closes alternados entre Raul e Helena.

CENA 16. SÃO PAULO. EXT. DIA.

Sonoplastia: Do It – Lenine. Imagens de pessoas andando nas ruas da capital; atravessando faixas de pedestres; entrando e saindo de shopping centers, escolas, restaurantes; andando em parques e pontes.

CENA 17. SÃO PAULO. PRAÇA. EXT. DIA.

Solange anda pela praça; senta num banco. Valdir a reconhece e senta a seu lado.

VALDIR
Você não é a Solange, mulher do Marcos?

SOLANGE
Sou eu mesma. Já te vi lá.

VALDIR
Sim. Sou o advogado deles, Valdir. Você não me parece muito animada. Posso te ajudar?

SOLANGE
Meu casamento não tá lá essas coisas. Marcos me trata como um cachorro pulguento.

VALDIR
Como um homem tem coragem de tratar uma mulher linda como você dessa forma?

SOLANGE
Minha vida sempre foi muito desgraçada.

VALDIR
Não fala isso. Se tiver alguma coisa que eu possa fazer por você, é só me falar.

SOLANGE
Me beija.

Ela o beija com volúpia; senta no colo e se esfrega nele. Sonoplastia: suspense. Por trás deles, mais longe, surge Ângela revoltada.

ÂNGELA
Não posso acreditar que essa vigarista voltou.

Efeito de fim de capítulo: imagem congela. Sonoplastia: rugido de leão.

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