CONTINUAÇÃO DO EPISÓDIO ANTERIOR

SEGUNDO ATO

NILO
(V.O)
Roger tinha razão: isso parece roteiro de filme, mas ao contrário
dos personagens que se arriscam em cenas perigosas,
eu não tinha um dublê.

FADE IN

CENA 13 INT. – REDAÇÃO NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA

Murilo se volta para a câmera, em posse de um celular, tentando abafar a voz.

MURILO
(ao tel.) Nem a pau, Roger! (dramático) Depois eu morro aí
e ninguém fará um filme pra contar a minha trajetória.
Vou estampar apenas colunas policiais.

INTERCALA COM

CENA 14 INT. – REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA

Roger em sua mesa, tentando ser o mais discreto possível. Espia Nilo, do outro lado, entretido em seu trabalho.

ROGER
(quase sussurrando)
Deixa de drama, brother!

MURILO
(O.S)
NÃO SOU TEU BROTHER!

Roger retira o fone e abafa. Fecha os olhos, percebendo que falou besteira. Torna a pôr o telefone ao ouvido.

ROGER
Murilo, o que vamos fazer em Valquíria vai beneficiar vocês dois.
O que aconteceu ontem foi uma retaliação. É uma afronta contra o jornalismo!

INTERCALA COM

CENA 15 INT. – REDAÇÃO NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA

Murilo se esgueira sobre a mesa, a fim de ficar bem atrás do computador e discreto para Thales ou qualquer outro colega.

MURILO
(irritado / irônico)
Uma afronta contra o jornalismo de vocês, né? Escuta, Roger,
Nilo tava investigando um crime, e matou um cara. E daí?
O que tem a casa de Vince Lemos com essa história toda? Nada.
Absolutamente nada! No que isso me beneficia?
Nada, mais uma vez, nada!

ROGER
(O.S)
E se eu te disser que Vinnie e Moni queriam dar um fim em Vince?
Agora junta a Emília e pronto! Eis que Nilo faz o serviço e
pode pôr a investigação sobre a DP a perder.

Murilo esfrega os dedos nos olhos, cansado. Demora a responder, até que /

MURILO
Eu não vou e pronto!

Murilo desliga o celular, chateado. Apoia os cotovelos sobre a mesa e esfrega as mãos no rosto.

AMORA
(O.S)
Você não vai pra onde, Murilo?

Murilo leva um baita susto, sob o olhar firme da chefe.

CORTE DESCONTÍNUO

Amora e Thales se aproximam da porta do ESCRITÓRIO, fazendo segredo.

AMORA
Fica de olho nesse Murilo, Thales. Ultimamente ele anda muito estranho.
A última vez que eu vi alguém da minha equipe assim, perdi pra concorrente.

Thales espia Murilo lá do outro lado, angustiado.

THALES
(sagaz) Deixa comigo.

Nele.

CENA 16 EXT. – RUAS DA CIDADE – DIA

Várias tomadas de alguns locais, como a Praça XV, o Campo de Santana e a Praça da República. Camelôs em diversos pontos no cair da tarde. Semáforo marcando o sinal verde. CAM dá uma rasante pela Presidente Vargas.

CENA 17 INT. – REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA

Um celular e canetas sendo guardadas em uma bolsa, até que aparece uma pistola no meio da bagunça. Nilo fecha o zíper rapidamente e dá uma sacada na direção de Lila, distraída do outro lado. Se aproxima de um colega.

NILO
Tu viu o Roger?

O colega faz que não. Nilo se preocupa, mas toma distância, enquanto verifica se Lila não está olhando. Nilo some pela porta.

Em Lila percebendo a situação.

CENA 18 EXT. – BAIRRO VALQUÍRIA – FIM DA TARDE

Na roda traseira de um carro preto, que dá uma parada brusca. CAM desliza até a porta abrindo, o par de tênis bege pisa no asfalto, e imediatamente corta para o rosto de Nilo, com a cara e a coragem. Bate a porta, o carro parte rapidamente.

Mal tem tempo de adentrar o local: uma BUZINA chama sua atenção. Trata-se de um furgão branco chegando logo atrás. Ele possui uma estampa da Novo Dia na lataria.

Da parte da frente, descem Murilo e Lila (sexy, de calça de couro preta, blusa branca sob a jaqueta de couro). Da parte de trás, Paulinha e Roger. Em Nilo, atônito e indignado.

NILO
Eu posso saber o que é isso, Roger?

MURILO
Olha, eu nem queria vir, pra início de conversa /

ROGER
Calma, Nilo, você mesmo disse que ele poderia ajudar.
Estamos aqui por vocês dois.

Nilo, sem reação. Lila se aproxima, encarando-o.

LILA
Nunca te deixei na mão. Não ia ser agora.

Lila toma a frente, deixando Nilo estacado.

LILA
Vão esperar anoitecer?

Todos passam a frente de Nilo, estacado, mas não tem jeito: ele segue.

CENA 19 EXT. – BAIRRO VALQUÍRIA / CASA DE VINCE – FIM DA TARDE

Um funk TOCA próximo dali. Enquanto isso, todos os jornalistas anteriores estão diante de alguma coisa para o qual olham, admirados, principalmente Nilo. CAM afasta e pega as costas deles, mostrando a CASA de Vince diante dos jornalistas.

A casa é exatamente como vista no sonho de Nilo (cena 2 – Episódio 4): rosa, dois andares, de janelas compridas, e cercada por árvores.

A TELA SE FECHA lentamente, como um prelúdio para algo ruim…

FADE IN

CENA 20 INT. – CASA DE VINCE – FIM DA TARDE

A cena ABRE em um CORREDOR, e uma fina poeira levanta no ambiente. Vários flashes revelam as paredes pichadas em preto. Destaque para a frase “Fez a minha ira, saia de Valquíria” cobrindo toda a parede.

Lila, Paulinha e Murilo vão em direção à sala, enquanto Nilo caminha por ali, tocado pelo cenário. ALTERNAR ENTRE O ROSTO DELE E AS CENAS DO SEU SONHO (incluindo a cena em que ele encontra Lila morta), tudo bem rápido. Roger saca, abraça o amigo quando eles chegam na

SALA

uma bagunça, poeira tomando conta de tudo. CAM VAI DANDO ZOOM: almofadas no chão, estantes com objetos caídos, porta-retratos revelam Vince ao lado de Bruna grávida.

Todos encaram Nilo, parado na porta, até que ergue a cabeça, decidido.

NILO
Ao trabalho.

Nele.

FADE OUT

FIM DO SEGUNDO ATO

ATO FINAL

FADE IN

CENA 21 EXT. – BAIRRO VALQUÍRIA / CASA DE VINCE – FIM DE TARDE

SONOPLASTIA: Nobody Move – Hanni El Khatib

VISTA AÉREA da casa e o seu redor. Alguns moleques rondando.

CENA 22 INT. – CASA DE VINCE – FIM DE TARDE

Na ação dos personagens, cada um fazendo alguma coisa. A tela se divide em 4 cenas, imitando o estilo quadrinho, e em cada cena:

  1. Murilo vasculha gavetas; levanta colchão e depara-se com sangue seco no chão; encontra uma janela quebrada, como se tivesse sofrido uma pedrada.

  2. Paulinha filma tudo, atenta;

  3. Lila toca as paredes, bate em azulejos, como a procurar área oca;

  4. Roger arruma os cabelos diante de um imenso espelho. Vê uma pichação refletida no espelho. Roger olha para trás. Uma outra mensagem está na parede: “vocês não pertencem à Valquíria”.

Entra uma 5ª tela com Nilo, chateado. A cena dele TOMA A TELA toda.

SONOPLASTIA CESSA

Murilo chega no QUARTO onde Nilo está segurando um porta-retratos.

MURILO
(provoca) E aí? Encontrou alguma prova de que o Vince
era bandido pra tu se sentir melhor?

Nilo lhe dá uma olhada mortal. Murilo ri, debochado.

NILO
Alguém te obrigou a vir, por acaso?

MURILO
(faz gracinha) Uhh, mas cê tá brava?

NILO
Foi a sua consciência, né? (Murilo ainda ri, mas desvia o olhar)
Você sabe que se eu não te entreguei pro Moreira antes,
não vou te entregar mais. Você não tá aqui por medo de ser preso /

MURILO
(corta)
Eu tenho medo sim!

NILO
(por cima) Medo você tinha antes. Eu já te perguntei isso e
vou perguntar de novo: o que te prende? O que te impediu de me
denunciar naquele dia seguinte ao crime?

No cara a cara. Murilo encurralado, Nilo só encarando, até que /

LILA
Gente, corre aqui!

Em Nilo e Murilo, curiosos.

CORTE DESCONTÍNUO

Lila força um azulejo da COZINHA usando uma espátula de pão. A peça solta inteira e revela um esconderijo, parecendo um cofre. Nele contêm: joias, embrulhos com papel pardo, agenda com cadeado e um cartão de memória. Nilo apanha um anel de ouro com pedra de esmeralda.

ROGER
Será que taí tudo que precisamos? Esse lugar é sinistro.

MURILO
Parece que estamos com sorte.

PAULINHA
(desconfiada) Que sorte, não? Ninguém nunca suspeitou que
numa casa grande dessa, no meio de um bairro sem lei,
um líder comunitário teria um esconderijo inusitado…

Lila observa e concorda imediatamente.

LILA
É verdade. Sem contar essa ideia de que ninguém havia entrado aqui
depois da morte da esposa dele, é bem estranha.
Nem Vince? Ele foi morar onde?

NILO
Isso explica.

Nilo segura o anel e, pelo seu PONTO DE VISTA, há um nome gravado na joia: Moni.

ROGER
Moni era amante do Vince? Que horror! E ele queria
justiça pela morte da esposa, hen.

PAULINHA
Uma coisa não anula outra. Esse tipo de cara quer manter esposa e amante.
Só faz questão de perder quando uma delas se torna…
(vacila a voz)…um problema.

Todos a entreolham, como a terem um insight.

PAULINHA
Cês não tão pensando em /

ROGER
Não pensei nada, Deus que me free.

NILO
Vince pode ter matado a própria esposa a pedido da Moni?

MURILO
Cara, não viaja…

NILO
(nem liga, continua) Sim! E acusou o irmão para que eu e a
Carioca News pudesse incriminar o Vinnie. Faz sentido!

MURILO
Não, não faz sentido! Acorda, Nilo! Não viemos aqui tentar encontrar
uma prova contra o Vince. Eu sei que é difícil, mas você matou um inocente,
cara, aceite. Viemos tentar achar alguma coisa que ligue a
pessoa que quer te ferrar ao Vince.

NILO
O líder comunitário traía a esposa com uma traficante. Inocente ele não era.

Murilo bufa.

CENA 23 EXT. – CASA DE VINCE – FIM DE TARDE

VISTA AÉREA. Alguns caras cercando os quatro pontos da casa, armados. CLIMA TENSO. Corta para um grupo de pés masculinos se aproximando (uns cinco). CAM vai subindo em pequenos flashes e revelando o jeans surrado, a arma em punho, os colares de ouro e os corpos tomados por tatuagens.

Entre eles, surge Butuca, armadão com duas pistolas. A cara, como sempre, de poucos amigos.

BUTUCA
Já tão ciente do bagulho, né? Num é pra sair ninguém vivo.
(engatilha a arma) Vamo botar pra ferver, rapaziada!

Fecha neles, prontos pro ataque.

CENA 24 INT. – CASA DE VINCE – FIM DE TARDE

Na briga iniciada entre Murilo e Nilo.

MURILO
Cara, aceita logo que dói menos. Alguém quis ferrar o cara porque
ele devia tá incomodando, aí viu que vocês tavam investigando a tal
droga e resolveu pegar os dois de uma vez. Pronto! Fim de história.
Roteiro desenvolvido e aplaudido.

NILO
(raiva) Já publicou esse roteiro ou é só pra vip?
Porque eu nunca vi. Vocês viram?

LILA
Cês querem parar com isso? Melhor a gente ir.
Não é bom abusar da boa vontade dessa tal de Moni.

ROGER
Melhor mesmo. Quem não pertence à Valquíria, não é bem-vindo aqui, não.

PAULINHA
(ri) Roger tá morrendo de medo.

ROGER
Não é bem medo, não, gente. Tá pichado lá no quarto.
Uma das pichações, né? Querem ver?

CORTE DESCONTÍNUO

Na pichação “vocês não pertencem à Valquíria” no QUARTO. Nilo e Murilo se aproximam, desconfiados. Murilo toca na pichação, esfrega os dedos manchados.

MURILO
A tinta tá fresca.

NILO
(para todos) Vamos sair daqui agora!

Um TIRO QUEBRA a janela, todos se abaixam, aflitos. Uma movimentação pode ser OUVIDA por eles.

LILA
(puxa a arma do tornozelo) A gente precisa se dispersar!

Cada um retira a arma do coldre, menos Paulinha, que não tem nenhuma. Mais TIROS assustam.

NILO
Paulinha vai com a Lila e o Roger. (para Murilo) Você vem comigo.

MURILO
Ah, não, de novo vai me meter em enrascada?

NILO
Você tá aqui, não?

O barulho da PORTA SENDO ESCANCARADA alerta a todos. Nilo e Murilo engatilham suas armas e se posicionam. Lila segue na frente.

LILA
(cochicha) Deixa comigo.

Nilo não quer, mas Lila já foi.

CENA 25 INT. – CASA DE VINCE / SALA – FIM DE TARDE

Em dois caras armados olhando para a CAM, de cima a baixo. Lambem os beiços, safados.

BANDIDO #1
A princesa tá perdida, é? (ri com o parceiro) Se tu quiser sair viva,
só fazer um agrado aqui pro papai.

RISOS. Lila caminha, toda provocativa, encarando-os com um falso olhar de desejo. Fica frente a frente a eles, todos bobos diante da linda mulher.

LILA
Quero ver quem é mais rápido.

SONOPLASTIA: Nobody Move – Hanni El Khatib

Eles não têm tempo nem pra pensar. Lila BATE as cabeças deles uma na outra, deixando-os atordoados. CHUTA suas partes íntimas e ouve seus gemidos de dor. Num passe rápido, Lila dá um soco de direita em um bandido, desarma ambos e segura um deles pela nuca. A jornalista arremessa o sujeito na direção da estante, fazendo o maior barulho.

Lila respira fundo. Nos bandidos nocauteados.

Para as cenas seguintes, ALTERNAR entre o grupo de jornalistas e bandidos.

MONTAGEM

  1. Na porta da COZINHA, Paulinha está escorada em Roger, que mesmo com a arma em punho, escora em Paulinha, morrendo de medo.

  2. Nilo e Murilo aparecem da SACADA da casa. Desviam de TIROS. Um bandido MIRA em Nilo, mas Murilo percebe e ACERTA um tiro em sua cabeça. Ambos se assustam com seus feitos. Eles descem as escadas rapidamente.

  3. Lila escora na parede da SALA e surpreende um bandido, ao meter uma coronhada em sua testa.

  4. Roger ATIRA aleatoriamente em direção aos bandidos, e consegue levar Paulinha até o furgão. No susto, um bandido surge a frente deles.

    Os dois jornalistas na tensão, quase entregando-se. Paulinha desvia o olhar para distrair o bandidão. Assim que ele olha para trás, Paulinha saca de seu DECOTE um dispositivo e o pressiona contra o pescoço dele. O bandido leva um CHOQUE e cai inconsciente no chão. Na expressão de pânico em Roger.

FIM DA MONTAGEM

Paulinha e Roger ENTRAM no carro. Lila vem correndo.

LILA
Cadê os outros?

Roger no volante, apavorado.

ROGER
Amiga, Nilo pediu que a gente seguisse. Melhor não
contrariar um cara como ele armado. Bora!

Lila dá a volta, abre a porta traseira e salta em seu interior. A porta se fechando, enquanto o pneu rasga o asfalto, levantando poeira. Os malucos tentam impedir a fuga, mas o carro dá uma forte guinada e sai cantando pneu.

CENA 26 EXT. – CASA DE VINCE – FIM DE TARDE

Murilo se esgueira contra uma parede, aparentemente sozinho. CLOSE em seu rosto, tensão pura, e eis que um sopapo leva Murilo ao chão. O bandido aponta um fuzil.

BANDIDO #3
Que que você tem aí nessa bolsa, rapá?

Murilo se arrasta, só no cara a cara.

BANDIDO #3
Vai responder, não? (engatilha) Já é!

Um TIRO causa um impacto abafado, acertou o bandido #3 pelas costas. Murilo se arrasta para trás para o cara não tombar sobre ele. O bandido #3 finalmente CAI de bruços, revelando Nilo logo atrás.

MURILO
Por que demorou?

NILO
E perder a chance de ver a sua cara de medo?

Murilo bufa, e Nilo leva a mão para ajudá-lo a se levantar.

CENA 27 EXT. – BAIRRO VALQUÍRIA – FIM DE TARDE

Está quase anoitecendo. Nilo e Murilo não encontram o carro, se mostram perdidos.

MURILO
Nilo, eu preciso te falar uma coisa/

NILO
A gente precisa é sair daqui, Murilo.

MURILO
Tá, mas antes me escuta /

CAM pega uns moleques vindo logo atrás, correndo. Lançam TIROS pra cima dos jornalistas.

NILO
CORRE, CORRE, CORRE!

Nilo e Murilo acabam se separando na SAÍDA de Valquíria. Os moleques atrás.

CENA 28 EXT. – RUAS DA CIDADE – NOITE

A hora do rush. Povo entrando no metrô da Carioca; ônibus saindo lotado; gente aguardando para entrar em transporte alternativo.

Até que um TIROTEIO assusta todo mundo. É mulher protegendo criança; homem caindo em cima de barraca do ambulante; vans cantando pneu; pessoas correndo à procura de abrigo.

SIRENES de polícia ecoam pelos quatro cantos da cidade. O tiroteio se estende para as principais ruas. No meio disso tudo, lá vem Thales munido de sua bolsa, percebendo a movimentação. Ele avista um carro preto e olha para a placa. Vai até ele e BATE contra o vidro da janela.

THALES
Amora! Amora! Deixa eu entrar!

O carro simplesmente acelera, fazendo com que Thales se afaste brutalmente.

THALES
Vadia!

Thales tenta correr, mas é alcançado por um moleque.

MOLEQUE
Perdeu, perdeu, otário!

Thales paralisado, totalmente sem ação. Eis que Nilo surge no meio da escuridão e SALTA no moleque, fazendo o garoto CAIR no asfalto. Sua arma voa por ali.

NILO
BORA, BORA, BORA!

Os dois correm pela calçada, mesmo com Thales sem entender bulhufas. Ambos derrubam barracas, latões de lixo, inclusive outras pessoas. Situação caótica. No meio da troca de tiros, um deles ATINGE as costas de Nilo, CESSANDO A SONOPLASTIA.

[Efeito câmera lenta] Seu GEMIDO de dor ECOA em um silêncio profundo. Thales, assustadíssimo, tenta apoiá-lo, mas Nilo bate de contra um painel PROMOVENDO A WEBNOVELA TALISMÃ, na WebTV, e CAI sentado. [FIM do efeito câmera lenta]

Nilo cobre o ferimento, se fazendo de forte. Ao olhar para frente, vê algo, receoso, e segura a pistola com firmeza. Thales fica na dele, diante de Butuca, que aponta as duas pistolas na direção do herói. Tensão aumenta.

BUTUCA
Eu não tinha nada contra ti, rapá. Mas se meter na minha
área
pra me sujar é pedir pra morrer.

NILO
(lutando contra a própria dor / ousado) Já pedi pra morrer
outras vezes, pras pessoas que diziam não ter nada contra mim.
(sarcástico)E adivinha onde elas estão?

BUTUCA
Onde tu vai tá, comédia. Agora sim tu vai morrer.

NILO
Você morre primeiro.

O BARULHO das armas engatilhadas, mas numa jogada rápida, Nilo ATIRA contra o peito de Butuca. Thales leva um SUSTO, permanece estacado, só assistindo. E no segundo TIRO, Nilo TOMBA o comparsa de Moni. Algumas pessoas assistem, eufóricas. Thales encarando um Nilo mais afrontoso que nunca, respiração ofegante.

FADE TO BLACK

CONTINUA NO PRÓXIMO E ÚLTIMO EPISÓDIO

FIM DO EPISÓDIO

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo