“Terra à Vista”
CENA 01. ESPAÇO. NAVE LIRUS-45J. SALA DE REUNIÃO. INT.
BO-1325 está sozinho ao lado da janela, observando o espaço à sua frente.
BO-1325 (v.o.)
Hoje faz uma semana que deixamos o sistema Libirus. Mais alguns dias e sairemos de Andrômeda. O resto é navegar pelo vazio do espaço até chegarmos na Via Láctea. Até lá, precisamos resolver um outro probleminha. A quantidade de suprimentos!
CORTA PARA
CENA 02. ESPAÇO. NAVE LIRUS-45J. SALA DE REUNIÃO. INT.
Todos estão ao redor da mesa, um holograma com a quantidade de suprimentos disponíveis está sendo exibido.
ER-1241
Essa é a variável que precisamos resolver antes de sairmos de Andrômeda. Trouxemos o suficiente para quatro pessoas, para uma viagem de um período estimado de um ano. Infelizmente, se a Lirus tivesse conseguido se acoplar na NINE, não precisaríamos nos preocupar com isso.
HU-1193 baixa a cabeça, cabisbaixo.
BO-1325
Você pensou em algo?
ER-1241
Pensei. Mas somos uma equipe e agora em diante precisamos decidir tudo juntos.
LY-1108
Qual é o plano?
ER-1241
Vamos hibernar!
BO-1325
Hibernar?
ER-1241
HU me contou que a nave tem uma sala com cilindros que eram usados pela família HU para adormecer os tripulantes que precisavam realizar viagens longas.
BO-1325
Como a exploração pela galáxia do Olho Negro?!
ER-1241
Isso. Essa missão durou uma década e meia. Bem mais além do que os membros da exploração planejaram. O método que eles encontraram foram recorrer ao processo de hibernação.
LY-1108
E como esse processo funciona?
ER-1241
O tempo de viagem mais que dobrou, certo? Então precisamos fazer o mesmo com nossos suprimentos. Ou, reduzirmos o número de bocas pela metade.
LY-1108
Como não temos como duplicar, iremos reduzir.
ER-1241
Durante um determinado período, dois de nós irá hibernar dentro destes cilindros. Com duas pessoas a menos, conseguimos ampliar por um tempo nossas reservas. Vamos ficar revezando quem ficará nos cilindros e quem continuará tomando conta da viagem.
BO-1325
Eu acho que tem uma falha neste plano. O HU é o único entre nós que consegue e conhece todas as demandas da nave. Suponhamos que ele hiberne e um problema apareça? Nenhum de nós vai saber como agir diante da situação.
HU-1193
Calma, que o ER já pensou em tudo.
ER-1241
A etapa de hibernação começará assim que sairmos de Andrômeda. Até lá, vamos aproveitar este tempo para ensinar aos demais alguns conhecimentos específicos de cada família. HU nos ensinará a pilotar a espaçonave, assim como outros assuntos relacionados a manutenção, funções, essas coisas.
BO-1325
Quem serão os dois primeiros?
ER-1241
Pensei em você e a LY.
BO-1325 e LY-1108 se entreolham.
ER-1241
Eu e HU precisamos tratar de alguns pontos ainda. Vamos gravar alguns tutoriais e deixar armazenado como apoio. Eu preparei um esquema bacana, que vai nortear os nossos revezamentos.
Toca no display da mesa. O holograma de suprimentos desaparece, dando lugar para um quadro.
ER-1241
Eu bolei um fluxo em seis ciclos. Cada ciclo irá durar 03 meses, onde dois estarão dormindo e dois continuarão acordando, cuidando da viagem. BO e LY serão os primeiros que irão hibernar. Após três meses, BO será despertado e eu irei hibernar no lugar dele.
BO-1325
E este intervalo também serve para que os dois que ficaram acordados, troquem conhecimentos entre as famílias.
ER-1241
Exato. No terceiro ciclo, você e HU irão hibernar, enquanto eu e a LY ficaremos no comando. O fluxo está todo detalhado, ambos receberão tempos iguais. No quarto ciclo serei eu e BO. No quinto, HU e LY. E, no último ciclo, serei eu e HU.
LY-1108
Adorei a organização, ER. Bem claro esse quadro.
ER-1241
Valeu. HU me mostrou a sala, só que eu preciso verificar as condições de cada cilindro. Lirus não é uma nave muito nova e não sabemos como cada um dos cilindros ficaram após a última missão.
HU-1193
Eu levo você lá.
ER-1241
Ótimo. Logo mais a gente se reúne novamente e veremos o que cada um vai ensinar para o outro.
HU-1193 e ER-1241 se levantam e saem da sala. LY e BO continuam sentados.
CENA 03. CASA DA FAMÍLIA “BO”. SALA. TARDE. INT.
A mãe de BO entra na sala com uma expressão abatida no rosto. A tonalidade da casa está vermelha, significando que tudo está sendo gravado. AN-1385 está no sofá, se levanta ao ver a esposa.
AN-1385
Conseguiu dormir?
BO-1302
Nada. Tomei um suplemento que um membro da família FS recomendou, mas não teve efeito.
AN-1385
Será que houve alguma falha em seu rótulo? Acho que precisamos repará-lo!
BO-1302
Não é falha nenhuma. (senta-se, angustiada) Estou preocupada. BO roubou uma nave do governo, saiu do planeta e até agora estou sem notícia alguma dele. Você sabe o quão foi difícil pra mim noticiar hoje pro mundo que meu filho, meu único filho, estava envolvido nisso?!
AN-1385
Eu sei, amor. (senta-se ao lado dela) Eu também não entendo por que BO fez isso. Ele sempre teve tudo. Estava tirando boas notas na unidade, se interessando pelo jornal.
BO-1302
Estava a um passo para me substituir.
AN-1385
Sim, estava. O que será que estes garotos estão aprontando?
BO-1302 olha de relance para a casa, se aproxima do rosto do marido, abraçando-o.
BO-1302
É o que eu mais gostaria de saber também.
CENA 04. ESPAÇO. NAVE LIRUS-45J. SALA DE REUNIÃO. INT.
LY-1108 troca de cadeira e senta-se ao lado de BO. O percebe calado demais depois que HU e ER saíram.
LY-1108
Eu sei no que você está pensando!
BO-1325
Sabe?
LY-1108
Está pensando na sua família.
BO-1325
Estou preocupado. Tenho medo do que o governo pode fazer com eles.
LY-1108
O governo fará nada com a maior jornalista do planeta, relaxa.
BO-1325
Você não está preocupado com a sua família?
LY-1108
É claro que estou. E é por eles que eu estou aqui. Quero dizer, é pelo povo de Aquares que eu estou aqui.
BO-1325
Também. Desde o dia que eu descobri aquilo que os cientistas fizeram, minha mente não teve mais paz.
CORTA PARA
FLASHBACK
CENA 05. OBSERVATÓRIO CASULO. SALA DE REUNIÃO. TARDE. INT.
ER-1241 está em pé ao lado da mesa com um holograma da aparência de Aquares de dois mil anos atrás. BO, HU e LY estão atentos e surpresos com o que ouvem.
ER-1241
Quando os primeiros humanos da Terra vieram para Aquares, o planeta já tinha a sua própria população. Eles eram primitivos, não tinham armas tecnológicas e viviam em buracos escuros que os próprios escavavam na terra. O fato é que eles existiam aqui. O planeta era deles.
Algumas imagens de criaturas peludas e encurvadas, são exibidas. Elas sempre aparecem em grupos, como se fossem famílias.
ER-1241
Meu tataravô que encontrou estes arquivos. De lá pra cá, a minha família em segredo veio descobrindo muito mais sobre este passado obscuro da humanidade.
LY-1108
Não sobreviveu nenhum deles?
ER-1241
Nenhum. Os humanos que aqui chegaram trouxeram vírus e bactérias existentes da Terra. Logo doenças estranhas e pestes se instalaram entre as criaturas. Os que sobreviveram foram capturados e usados como cobaias.
LY-1108
Que horror.
ER-1241
Sem os nativos no planeta, o processo de colonização foi gradual. Os humanos finalmente conseguiram um novo lar.
BO-1325
Roubaram um novo lar, isso sim. (com raiva) O planeta já estava ocupado. Eles não tinham esse direito.
ER-1241
Os humanos estavam desesperados. Aquares era o único mais próximo, que tinha as condições perfeitas.
HU-1193
E mesmo assim, BO, o processo de colonização humana está enraizado. Desde os primórdios o homem existiu para colonizar e conquistar.
ER-1241
O que foi feito aqui, nada mais é que um reflexo do que os próprios humanos já faziam no passado. (toca no display da mesa) Os primeiros humanos da Terra, aprenderam inicialmente a dominar o solo. (imagens de agricultores, gados, plantações são mostradas) Aprendeu a cultivar a terra, a criar animais, tudo para garantir sua subsistência. (toca no display) Com o domínio da terra, os humanos partiram para a exploração dos mares. (imagens de grandes navios são exibidas) Construíram grandes embarcações, descobriram novos continentes, novas espécies marítimas e depois que já não tinha mais nada para explorar, decidiram dominar os céus. (toca no display e imagens de grandes aviões são mostradas) Do céu para o espaço, foi apenas questão de tempo. (toca no display) Estações espaciais, foguetes, espaçonaves, tudo com o intuito de explorar e conquistar.
LY-1108
Eu nunca acreditei nessa historinha de que Aquares foi descoberto praticamente vazio. Só acredita quem quer.
HU-1193
Também não.
ER-1241
E se vocês acham que este foi o primeiro planeta colonizado pelos humanos, é porque não viram seus predecessores.
Toca no display, todas as imagens anteriores desaparecem. Dois planetas com características bem semelhantes à Terra são exibidos no lugar.
ER-1241
De acordo com alguns registros, o ser humano tentou colonizar Kepler-438b. Por algum motivo até então desconhecido, a missão falhou e o grupo de humanos que foram enviados para lá, nunca mais deu notícia. O segundo planeta conhecido como Gliese 667 Cc, um exoplaneta pertencente a um sistema estelar triplo, também era um forte candidato a abrigar vida. Este também por algum motivo estranho foi descartado.
LY-1108
Será que os humanos encontraram uma raça mais superior que eles e desistiram? (ri)
ER-1241
Talvez. Seja o que for, ambos os planetas não receberam atenção da Terra.
BO-1235
Seria interessante se encontrássemos vida neles.
HU-1193
Eu acho difícil. Até porque se realmente existisse algum tipo de vida inteligente, logo saberíamos. Por que motivo isso seria escondido da população?
ER-1241
Talvez estes planetas guardem algo que não querem que seja revelado.
HU-1109
Tipo o que?
ER-1241 dá de ombros. BO-1325 observa o holograma dos dois planetas à sua frente. Seus olhos brilham fascinado pela possibilidade de existir algum tipo de vida neles.
FIM DO FLASHBACK
CENA 06. AGÊNCIA DE SEGURANÇA. SALA DE MONITORAMENTO. TARDE. INT.
GT-1121 caminha em direção a uma mesa repleta de monitores. Ao todo são 16, enfileirados em 03 colunas. Cada monitor está dividido em quatro pequenas telas, cada uma mostrando algo do planeta. O monitor maior, localizado ao centro, registra as casas das famílias BO, HU, ER e LY.
GT-1121
Então? (ao lado de MZ-1198) O que descobriu?
MZ-1198
Até o momento nenhuma família revelou nada. Pelo visto, eles não sabem mesmo onde os garotos estão ou porque pegaram a nave.
GT-1121
Sei não. Meu faro não se engana. Há séculos tenho a impressão de que uma família está nos traindo. E algo me diz que a família traidora está entre elas.
MZ-1198
Estamos monitorando 21 horas por dia, senhor. Assim que descobrirmos alguma coisa, o senhor será o primeiro a ser informado.
GT-1121
Ótimo.
MZ-1198
Mudando um pouco de assunto. (clica na tela, as imagens mudam) Os moradores do planeta “K” estão se multiplicando rapidamente. Se continuar desse jeito, eles irão devorar todos os recursos do planeta.
GT-1121
Essas criaturas são repugnantes. Se fosse por mim, já teria eliminado todas elas.
Imagens de criaturas estranhas, gosmentas e gigantes são exibidas. Um grupo, no total de 04 criaturas, estão em uma espécie de acasalamento. Em segundos, o número se duplica. As novas criaturas continuam os movimentos de acasalamento, replicando mais uma vez.
GT-1121
Se não fossem pela essa habilidade de multiplicação, esse planeta já teria sido colonizado. Muda logo de imagens, que isso tudo é nojento.
MZ-1198 troca para as famílias.
GT-1121
Ótimo. Nossa atenção é para eles. E sobre à tripulação da NINE, eles mandaram alguma notícia?
MZ-1198
Nada, senhor. Quer dizer, recebemos uma notificação de que eles saíram de Andrômeda tem alguns dias já.
GT-1121
E por que estou sabendo disso só agora?
MZ-1198 (tensa)
O senhor estava tão focado em querer descobrir quem foram os responsáveis por roubar a Lirus, que achamos melhor não avisarmos.
GT-1121
Qual parte… (se aproxima do rosto dela) …de que eu quero ficar informado sobre tudo, você não entendeu?
MZ-1198
Desculpa, senhor.
GT-1121
Qualquer notificação que vocês receberem desta missão, me notifique imediatamente. (volta ao normal)
MZ-1198
Sim, senhor.
GT-1121 observa mais uma vez as quatros famílias. Sai da sala na sequência. MZ-1198 respira mais aliviada.
CENA 07. ESPAÇO. NAVE LIRUS-45J. SALA DE MONITORAMENTO. INT.
ER-1241 e HU-1193 retornam para a sala, ambos estão em suas posições iniciais.
ER-1241
Os cilindros parecem estar em boas condições. Acredito que deverá suportar.
LY-1108
Você tem certeza, ER? E se em meio a este processo de hibernação, acontece alguma coisa, ele quebre sei lá e a gente nunca mais acorde?!
ER-1241
Fica tranquila, LY. Confiem em mim, vamos todos sair bem dessa.
Lança um sorriso tranquilizador, ambos se entreolham e apesar do nervosismo, acreditam cegamente em ER-1241.
CENA 08. SEQUÊNCIA DE CENAS.
Sonoplastia: Bitter Sweet Symphony/ The Verve
Cena 01.
BO-1325, ER-1241 e LY-1108 estão atentos a aula que HU-1193 está dando. Ele explica os principais comandos da espaçonave, todas suas salas, formas de abastecer. Tudo que sua família domina é repassado para seus amigos.
Cena 02.
Todos estão reunidos na sala de comando. HU-1193 se prepara para acelerar a espaçonave e sair da galáxia de Andrômeda. Do lado de fora, Lirus-45J ganha impulso desaparecendo da visão da CAM, que destaca uma zona escura com alguns pontos brilhantes ao redor.
Cena 03.
Vista panorâmica da galáxia de Andrômeda. Corta para a espaçonave Lirus, com ER e HU ajustando os cilindros. BO e LY entram dentro deles e iniciam o processo de hibernação.
Cena 04.
Em Aquares, a mãe de BO trabalha no jornal com uma expressão pálida e abatida. Não sente mais ânimo para trabalhar e seus superiores não gostam do jeito que ela está agindo.
Cena 05.
O governo continua monitorando as quatros famílias, assim como o planeta Kepler. A tripulação da NINE enviou uma mensagem por vídeo. GT-1121 assiste atentamente o vídeo recebido.
Cena 06.
BO é despertado. ER é preparado para trocar de lugar com ele. Cena cortada para HU ensinando mais algumas coisas sobre o painel de controle da nave. BO observa tudo atento. Em Aquares, a mãe de BO é dispensada e uma outra pessoa é colocada em seu lugar. BO-1302 observa uma foto do filho, aos prantos.
Cena 07.
ER e LY estão sendo responsáveis pela missão agora. LY está contabilizando os suprimentos, enquanto ER pilota a espaçonave.
Cena 08.
HU e LY estão no comando agora. Enquanto HU faz algumas manutenções internas na espaçonave, LY se preocupa com o estoque chegando ao seu fim. Vista panorâmica da Via Láctea.
Cena 09.
A Lirus-45J chega ao Sistema Solar e a espaçonave está na órbita de Netuno. O planeta é mostrado ao fundo, junto com a espaçonave. BO e ER foram despertados e estão no penúltimo ciclo. Mais de um ano se passou desde que iniciaram todo esse processo. O último ciclo é iniciado, com HU e ER no comando.
FIM DA SONOPLASTIA
CENA 09. ESPAÇO. NAVE LIRUS-45J. SALA DE REUNIÃO. INT.
Legenda: Dois anos depois.
BO-1345 observa a vastidão do universo à sua frente. Apesar de ter acordado recentemente, está com um semblante bem cansado.
BO-1325 (v.o.)
Já estou tanto tempo no espaço, que já perdi completamente a noção de dia e noite. Estou rodeado de repleta escuridão, com alguns pontos brilhantes e alguns detritos espaciais que sinto falta de pisar no solo, respirar ar puro, ver outras pessoas. A missão tem se tornado bem cansativa para todos. O que me anima é observar cada pontinho brilhante e imaginar que alguns deles é uma estrela que brilha incansavelmente transformando todo seu hidrogênio em hélio. Ao final do seu processo de combustão, ela resultará em uma majestosa supernova, espalhando matéria e gás para todos os cantos do universo. Essa matéria irá se acumular mais uma vez devido a força da gravidade, permitindo com que novos corpos celestes se formem. (sorri) Nada no universo morre permanentemente. A matéria apenas se transforma, permitindo com que novas coisas possam existir.
ER-1241 entra na sala, trazendo BO a realidade.
ER-1241
A vista tá boa?
BO-1325
Tava aqui, pensando um pouco sobre os mistérios do universo.
ER-1241
Ih meu amigo, melhor você pensar muito nisso não, se não você vai ficar louco. Agora deixa de conversa e vem me ajudar aqui. Preciso de sua ajuda para abastecer a nave.
ER-1241 sai da sala. BO observa um pouco mais a escuridão à sua frente, sai da sala na sequência.
CENA 10. ESPAÇO. NAVE LIRUS-45J. SALA DE CONTROLE. INT.
BO-1325 está pilotando a nave. ER-1241 está ao lado dele, observando alguns dados numéricos.
ER-1241
Pelas minhas contas, acho que vamos chegar antes do previsto na Terra.
BO-1325
Não vejo a hora! (sorri)
ER-1241
Possivelmente a tribulação da NINE já chegou lá. Devem estar se preparando para voltar pra Aquares.
BO-1325
Será que eles estão trazendo humanos?
ER-1241
O que você acha, BO?!
BO-1325 não responde, seu sorriso logo desaparece.
ER-1241
Quando o HU e a LY voltarem, vamos ver a possibilidade de acelerarmos um pouco.
CENA 11. AGÊNCIA DE SEGURANÇA. SALA DE MONITORAMENTO. TARDE. INT.
Um grupo de pessoas estão aglomerados em torno do monitor de MZ-1198. Ambos estão assustados vendo um vídeo que está sendo reproduzido. GT-1191 entra na sala e rapidamente o pessoal se dispersa.
GT-1121
Recebi sua notificação. O que é de tão grave assim, que me fizeram sair de uma reunião com os cientistas.
MZ-1198
O senhor precisa ver esse vídeo que acabamos de receber da NINE.
Dá replay no vídeo. GT-1191 se aproxima do monitor, atento.
HU-1179 (por vídeo)
Acho que devem estar se perguntando por que ficamos tanto tempo sem mandar notícias?! Pedimos desculpas, mas alguns imprevistos aconteceram. O ponto que encontramos na Via Láctea não foi o planejado. Tivemos que recalcular a rota demandando um tempinho extra. Mas, depois de muito trabalho, chegamos aqui.
Corta para a vista do planeta Terra, sendo registrado pela NINE.
HU-1179 (por vídeo)
O grande planeta azul! Em algumas horas entraremos em sua atmosfera. Então, aproveitamos este momento para gravar este vídeo a vocês. Possivelmente a próxima mensagem que enviarmos…/
De repente, HU-1179 olha para frente e fica boquiaberto com o que acaba de acontecer. Corta para o registro externo da espaçonave mostrando o planeta Terra explodindo. GT-1121 também fica surpreso com isso.
GT-1121
Mas o que aconteceu?
MZ-1198
Calma senhor, o vídeo ainda não acabou.
HU-1179 (por vídeo)
Mas o que? O que foi isso? (grita) Recuar! Recuar! Recuar!
O impacto da explosão chega até a NINE, que a empurra para trás fazendo piruetas no espaço. Tudo no vídeo fica girando por longos segundos. GT-1121 realmente parece surpreso com o que está vendo. As imagens continuam girando, com as vozes conturbadas da tribulação.
MZ-1109 (por áudio)
Se segurem!!!
HU-1166 (por áudio)
Cuidado! Os fragmentos estão vindo em nossa direção.
Os próximos segundos do vídeo continuam mostrando a nave girando, com as vozes misturadas da equipe que estava na NINE.
MZ-1198
Vou acelerar um pouco, porque isso dura pelos próximos 06 minutos.
Ela avança o vídeo, até a parte que tudo parece normal. HU-1179 continua no centro da imagem, gravando tudo.
HU-1179 (por vídeo)
Como isso aconteceu? (realmente assustado) O que aconteceu aqui, gente?
Imagens dos fragmentos do planeta são mostradas. No local onde estava a Terra, há apenas vários detritos de rochas. De repente, um som assustador é ouvido. É exibido HU-1179 na nave novamente, completamente apavorado.
HU-1179 (por vídeo)
Que som é esse? De onde ele está vindo?
MZ-1109 (por áudio)
Capitão! Está atrás de nós!
A NINE gira para trás, revelando a origem do som assustador. HU-1179 é exibido no vídeo, completamente apavorado.
HU-1179 (por vídeo)
Mas que porra é aquilo.
A imagem de uma gigantesca espaçonave, aproximadamente 20x maior que a NINE está a frente deles. Tudo é registrado pelas câmeras externas da NINE e que são exibidas junto com o vídeo.
GT-1121 (boquiaberto)
De onde veio isso?
MZ-1109 (por áudio)
Ela está se aproximando da gente, capitão! (grita) Ela vai nos pegar! Vamos fugir daqui!
As últimas imagens registradas da gigantesca espaçonave é dela se aproximando da NINE. As imagens são cortadas novamente para HU-1179, que está paralisado de medo.
MZ-1109 (por áudio)
Capitão! O que vamos fazer, capitão? Aquela coisa está vindo pegar a gente.
Imagens de HU-1179 continuam sendo exibidas. Ele parece petrificado. GT-1121 nunca o tinha visto daquele jeito. As vozes dos demais companheiros de equipe são ouvidas e todos estão apavorados e gritam esperando uma ordem do capitão. De repente, tudo fica escuro e só se ouve gritos de todos. O vídeo se encerra. GT-1121 recua do painel, em choque com o que acaba de ver.
GT-1121
O que aconteceu com eles?
MZ-1198
Não sabemos, senhor. O sinal com a NINE foi perdido depois disso.
GT-1121
Descobriram a origem da nave?
MZ-1198
Não, senhor. Mas pela magnitude da espaçonave e do que fizeram com o planeta, certamente foi construído por uma civilização anos-luz da nossa.
GT-1121 continua imóvel, incrédulo com tudo aquilo.
CENA 12. ESPAÇO. NAVE LIRUS-45J. SALA DE CONTROLE. INT.
Em uma visão externa da nave, é possível ver Júpiter ao fundo da cena. A espaçonave Lirus-45J é insignificantemente pequena, comparada com o gigante gasoso, sendo possível enxergar apenas um ponto verde cintilante passando em frente ao planeta.
Dentro da espaçonave, BO-1325 está ao lado da janela, admirando Júpiter.
BO-1325 (v.o.)
Júpiter é incrível! A viagem já valeu a pena, só por ter dito esta oportunidade. E pensar que no ano de 2186 d.c., os humanos conseguiram criar uma estação espacial ao redor de Europa, uma das luas de Júpiter. Fico imaginando como era acordar todos os dias e dar de cara com um espetáculo de imagens como esse.
ER-1241 se aproxima de BO, toca no ombro dele.
ER-1241
Chega de ficar aí babando o planeta e vamos logo. HU vai pisar fundo no acelerador e chegaremos na Terra ainda hoje.
BO-1325
Sério? (um grande sorriso cresce em seu rosto)
ER-1241
Sim, mas para isso precisamos nos sentar. Anda, vem logo.
ER-1241 vai em direção a sua poltrona. BO-1325 olha pela última vez para Júpiter e caminha feliz até sua poltrona. Aperta o cinto e olha para HU que está focado em seu painel de controle.
HU-1191
Todos prontos?
ER-1241
Sim. Só o BO que queria descer antes do ponto e ficar em Júpiter.
BO ri do outro lado.
HU-1191
Calma aí, amigo. Logo, logo você vai descer em terra firme.
ER-1241
Acredito que todos se lembram que no início da missão um pequeno imprevisto aconteceu. Não esperávamos que a NINE fosse tão potente e desaparecesse daquele jeito. Mas hoje a Lirus terá a oportunidade de nos provar que não erramos ao escolhê-la. (sorri, olha para HU-1191)
HU-1191
Muito bem, segurem-se que o grande momento da nossa jornada finalmente chegou. (feliz) Vamos para Terra, pessoal! Como havia prometido a vocês.
Em uma visão externa da nave, Lirus continua sendo um pontinho ao lado de Júpiter. A espaçonave ganha impulso e desaparece do local em questão de segundos. CAM destaca Júpiter ao fundo.
Como um flash de luz a espaçonave Lirus reaparece em meio a uma zona repleta de detritos espaciais. Dentro da espaçonave, ER-1241 estranha o local que a Lirus parou.
ER-1241
Acho que você parou a nave no lugar errado, HU.
HU-1191
Não, é aqui sim. Estamos na órbita da Terra. (olha para o mapa em seu painel) Sim, é aqui sim.
BO-1325
Aqui tem muitas rochas espaciais. Vocês não estão achando estranho isso?
ER-1241 se levanta e caminha até a janela. Só ver vários detritos em volta, nada de planeta Terra. HU-1191 tenta desviar de alguns detritos a sua frente.
ER-1241
Quem conseguir ver o planeta me diz, porque só consigo ver rochas.
BO-1325 também se levanta e caminha até a janela.
BO-1325
Acho que devíamos ter parado em Marte. Os humanos criaram uma base lá, talvez encontremos alguma coisa que possamos usar para abastecer a nave.
ER-1241
A espaçonave tem combustível para dar a volta, HU?
HU-1191
Não. Esse salto de dobra que eu fiz usando a velocidade máxima, esvaziou por completo o tanque. A espaçonave está funcionando apenas no modo emergência e vai parar em breve.
ER-1241
Pois então temos que encontrar a Terra e rápido. (se preocupa) Se a espaçonave parar de funcionar em pleno espaço, ficaremos vagando por aí, sem direção alguma igual a estes detritos de rochas.
ER e BO trocam olhares e a felicidade que estava estampada em cada um momentos atrás, desaparece dando lugar para uma pontada de preocupação. Os dois voltam a olhar pela janela, procuram algum sinal da Terra.
FIM DO EPISÓDIO.
CURIOSIDADE:
Aquares não foi o primeiro candidato a uma possível migração humana. No ano 2236 d.c., um grupo de humanos foi enviado para o planeta Kepler-438b. Não se sabe ao certo o que aconteceu com eles, mas o planeta perdeu o interesse um tempo depois. Gliese 667 foi o segundo candidato e, assim como o primeiro, também perdeu o interesse. Aquares acabou se tornando o terceiro e mais promissor candidato. Atualmente, a AENA monitora outros três planetas próximos a Andrômeda, com possíveis condições para uma futura migração.