Edital de inscrição
CASA DOS AUTORES – 1° TEMPORADA
Uma produção WidCyber
1 – INTRODUÇÃO
O reality virtual “Casa dos Autores” tem como objetivo reunir 10 autores do MV em um grupo (WhatsApp), onde lá eles poderão interagir durante todo o tempo e deverão realizar provar definitivas para a continuidade de cada um no jogo. Além de ser um jogo de convivência, o principal requisito para vencer a competição será o talento na escrita (roteiro e literário). Esse quesito será julgado por jurados convidados em cada prova, e claro, pelo público.
O programa tem a data de estreia marcada para 12 de julho, às 22h, sendo exibido todas as segundas e quintas, no mesmo horário.
2 – DINÂMICA E EXIBIÇÃO
Às segundas feiras é definido um Protagonista que ganha imunidade naquela semana e indica alguém pra ir direto pra Figuração. A casa também vota pra colocar um participante disponível pra eliminação. Após a votação do público, um autor é eliminado na quinta feira. E assim o jogo segue até a final onde sobrarão apenas dois autores.
2.1 – PROTAGONISTA E FIGURANTES
A definição do Protagonista é feita através de uma prova. As regras dessa prova são reveladas a eles na quinta feira a noite (dentro do grupo), após a eliminação, e os autores deverão realiza-la até sábado. No domingo um jurado convidado se junta ao grupo pra definição do vencedor e logo após acontece a indicação dos Figurantes. A exibição se dá na segunda.
Na segunda, após a exibição do programa, é liberada a votação para o público. Esse resultado é conferido na quinta-feira e o mais votado sai do grupo. Essa eliminação é exibida no programa de quinta feira, junto com os melhores momentos da convivência dos autores. A dinâmica se repete até que reste apenas dois autores.
Vale lembrar que essa dinâmica pode mudar a cada semana, existindo a possibilidade de o Protagonista indicar dois participantes, ou de haver um contra-ataque, onde um dos indicados indica alguém também.
A votação da casa não será exposta ao grupo. Cada autor revelará seu voto de forma privada ao apresentador. Porém, essa regra pode não ser seguida em algum programa, tornando a votação aberta.
Outra possibilidade é a de veto do Protagonista, quando o vencedor anterior impede um ou mais participantes de realizar a próxima prova.
3 – PROVAS
A provas vão definir o Protagonista da semana e testarão o talento dos autores para escreverem em formato de roteiro ou literário. Dentre elas, a criação de sinopses de novelas ou séries, de personagens, de cenas avulsas, contos, capítulos e etc. Além de realizarem também provas em duplas.
A escolha do vencedor ocorrerá, como dito anteriormente, aos domingos, dentro do grupo do WhatsApp e exibida na segunda. O Protagonista é definido por um convidado especial, que deverá ser um autor bem conhecido do MV. Após a entrega das provas, o convidado julgará o desempenho de cada um ás cegas, ou seja, ele não saberá a quem pertence aquele texto. Inicialmente ele escolhe os melhores da prova (máximo 5 autores em destaque), faz um comentário sobre o desempenho de cada um deles e finalmente, escolhe o vencedor.
4 – PARTICIPANTES
Depois do período de inscrições, a direção selecionará os 10 melhores autores que integrarão o grupo e participarão do programa. Eles serão notificados pelo WhatsApp.
4.1 – SOBRE A INSCRIÇÃO
Ocorrerão do dia 11 ao dia 30 de junho no site da WidCyber, por meio do preenchimento de um formulário.
Os interessados deverão responder perguntas básicas (nome, idade, origem, e-mail, contato WhatsApp), além de descreverem por que devem ser escolhidos. Será necessário também, enviar sua “biografia” no MV, listando os títulos de suas obras publicadas, o ano de exibição e a emissora em que foi exibida. Entende-se como obras publicadas; novelas, séries, minisséries, contos (tanto únicos, como de antologia), mini contos, web filmes, especiais, programas de entretenimento, e etc.
Autores que não possuem obras publicadas também podem participar. Caso o mesmo esteja desenvolvendo algum projeto, poderá lista-lo na “biografia” como obra não publicada.
4.2 – APÓS O PRAZO DE INSCRIÇÕES
Estando os 10 autores comunicados sobre a participação, os mesmos deverão enviar um pequeno texto, se apresentando e descrevendo o que esperam da competição, juntamente como uma foto de perfil como material de divulgação. Dessa forma, ao se inscrever, o participante permite o uso de sua imagem durante toda a exibição do programa.
Na quinta feira, dia 7 de julho, os autores serão adicionados ao grupo, onde receberão as instruções para a primeira prova.
5 – GRAVAÇÕES
É de extrema importância que o participante tenha compromisso com as dinâmicas do jogo dentro do grupo. Dessa forma, antes de se inscrever, é necessário que o autor ou autora tenha certeza de sua disponibilidade para estar online nas seguintes ocasiões.
Toda quinta-feira, às 22h, serão realizadas as orientações para a prova da semana. Essas orientações podem envolver sorteio, divisão de duplas, entre outras dinâmicas, que para realizá-las, todos devem estar presentes.
Todo sábado, às 19h, termina o prazo de entrega das provas. Os participantes devem enviar seus textos em formato de PDF ou apenas colando o texto no grupo. O formato de envio varia em cada prova, dependendo do seu tamanho.
Todo domingo, às 18h, é realizada a definição do protagonista, com a participação com convidado da semana. Em seguida, é definida a figuração, através do voto de todos.
Aquele não participar das dinâmicas, receberá como punição, indicação direta a figuração, podendo ser o eliminado da semana. A não entrega de provas também tem a mesma punição.
Entretanto, caso seja uma solicitação de grande parte do grupo, os horários podem se flexibilizar (1h mais cedo ou mais tarde), exceto o horário que marca o fim do prazo de entrega das provas.
Fora do horário de “gravações”, os autores e autoras poderão interagir da forma que quiserem, exceto com assuntos alheios à competição. Fica proibida também as reações através de figurinhas, fotos, áudios ou vídeos, sendo permitido apenas o uso de emoticons.
É terminantemente proibido agressões discriminatórias, como racismo, homofobia, sexismo, e agressões psicológicas. Aquele que praticar tais discriminações será imediatamente eliminado.
6 – PRÊMIO E PÓS-FINAL
O prêmio para o finalista será a visibilidade tanto na WidCyber, quanto no Mundo Virtual de forma geral, considerando que o mesmo terá sido escolhido pelo público para estar em primeiro lugar. O grande vencedor participará de entrevistas e quadros em diversos programas de entretenimento do MV. Além de liberdade criativa para publicação de sua obra na WidCyber.
O autor(a) que vencer a competição também estará com participação garantida na segunda temporada do reality, como um dos jurados.
Apresentação e direção geral: TALES DIAS
Direção artística: WELLYNGTON VIANNA
Colaboração: MARCELO DELPKIN, MARCOS VINICIUS SILVA
Direção de núcleo: TALES DIAS