Você está lendo:

Entrevista com Débora Costa

 

PROGRAMA CONTA +

EDIÇÃO 3 – 4X3

 

SAMUEL BRITO: Estamos aqui com a Janete Clair do Mundo virtual, a rainha do melodrama, a folhetinesca Débora Costa. Seja bem-vindo, minha querida.

DÉBORA COSTA: Obrigada, adorei a recepção.

SAMUEL BRITO: Não posso começar sem citar o caso em que você  criticou o prêmio gêneros e rendeu uma discussão calorosa com o autor Everton Brandão. Qual sua percepção sobre esse caso?

DÉBORA COSTA: Eu dei a minha opinião apenas, as pessoas que se doeram, é por isso que eu evito responder qualquer coisa nos grupos, porque a impressão que eu tenho é que estão esperando qualquer comentário meu para atacar, e foi justamente o que aconteceu ali, porém não mudou a minha opinião.

SAMUEL BRITO: Você estreou na Megapro elogiando a evolução da emissora e dizendo que apesar de ter tido problemas com a mesma no passado via o quanto eles se esforçavam para manter uma boa programação, porém pouco tempo depois você se desligou de lá, qual foi o real motivo da sua saída?

DÉBORA COSTA: Não vou me aprofundar muito, porque como falei prefiro evitar a fadiga (risos), o que posso dizer é: Me arrependi de ter entrado ali, os elogios foram pelo que foi me mostrado, e pela proposta, mas a realidade foi outra.

SAMUEL BRITO: Você é uma autora maravilhosa, admiro muito a simplicidade do seu texto que nos cativa, mas como todo autor há a importância de se respeitar o público, tirar a webnovela Coisas da Vida da Megapro não foi um ato de desrespeito com os leitores de sua obra?

DÉBORA COSTA: Não, porque ela terminou no Blog da Zih, não deixei os leitores sem a novela, se eu saísse e não concluísse a história, daí sim seria um desrespeito.

SAMUEL BRITO: Débora, você se considera uma autora top? (Não poderia faltar essa pergunta, sorry kk)

DÉBORA COSTA: (Risos) Não! Não me considero assim, nunca falei que sou, do nada surgiu isso, se meus leitores me consideram assim, sou muito grata afinal eu escrevo para eles, mas se isso vem de haters, lamento se meu trabalho ou até mesmo a minha pessoa incomoda, não posso fazer nada.

SAMUEL BRITO: E já que falamos em top, vamos para uma  brincadeirinha exclusiva pra você: É o seguinte, eu ponho o tema e você monta seu top 3. Preparada?

DÉBORA COSTA: Brincadeira cruel, hein? (Risos)Pra mim escolher é difícil, mesmo porque ultimamente eu não tenho lido muita coisa por aqui, mas vamos lá.

SAMUEL BRITO: Melhores autores do MV:

1ª Melqui Rodrigues

2ª Cristina Ravela

3ª Carlos Mota

SAMUEL BRITO: Melhores emissoras do MV:

1ª Widcyber

2ª WebTV

3ª (Vago)

SAMUEL BRITO: Piores personalidades do MV:

1ª Prefiro não comentar

2ª Prefiro evitar a fadiga

3ª A força bruta jamais derrotou a inteligência, porém quem me conhece sabe o top 3 aí. (risos)

SAMUEL BRITO: Melhores papéis de Aracy Balabanian:

1ª Filomena Ferreto (Que eu amo!)

2ª Dona Armênia

3ª Cassandra

 

SAMUEL BRITO: Essa última deve ter sido muito difícil pra você, porque nós sabemos que você é muito fã da Aracy. Como foi conhecê-la pessoalmente? Ela era como você a idealizava?

DÉBORA COSTA: Ela conseguiu ser melhor do que eu esperava! Conhecer a Aracy, foi a realização de um sonho que eu tinha desde os 10 anos, justamente por causa da personagem, Filomena Ferreto, que era da novela A Próxima Vítima, que sou fã até hoje. Fui conhecer a Aracy, em 2013, e Deus caprichou, porque nunca imaginei que o Sai de Baixo, fosse voltar e que eu iria assistir no teatro, foi um dia incrível, e todos ali sabiam que eu era fã da Aracy, e que estava ali pra conhecer ela, eu cheguei lá às 16:00hs e só iria começar às 22:00hs (risos), eu sabia, mas fui antes pra tentar ver a Aracy, que só fui ver pessoalmente às 01:00hs, eles colocaram tipo de uma barreira onde os atores iriam passar, e eu pensei: poxa não vou poder abraçar a Aracy, mas ok pelo menos vou tentar falar com ela. Mas na hora que ela veio, a produtora do Canal Viva, abriu a barreira para eu poder falar com a Aracy! Nossa literalmente corri para o abraço (risos), ela foi gentil, fofa, e me perguntou: É você que está aqui desde às 16:00hs? E eu: Ela sabe de mim! (Risos) Foi incrível, ela é uma pessoa admirável, e uma das melhores atrizes do Brasil, não nego que pra mim ela é a melhor. 

SAMUEL BRITO: Você é amiga da Natiare Azevedo, cover oficial da Sandy, como é ter uma amiga tão parecida fisicamente com uma cantora tão famosa? As pessoas já viram fotos suas com ela e a confundiram com a Sandy?

DÉBORA COSTA: Eu sou amiga e assessora dela, e fui produtora do programa dela. As pessoas a confundem com a Sandy, não só pelas fotos, mas na rua também, porque a voz da Natiare, é igual a da Sandy, então quando ela fala, já chama a atenção e as pessoas olham. Ser amiga e trabalhar com ela é incrível, porque eu conheço a Natiare, além da cover, ela é uma pessoa muito querida, um doce de pessoa. 

SAMUEL BRITO: Você já adaptou duas novelas para webs, como é o processo de adaptação? Até onde é possível ser fiel ao texto original sem perder a própria essência?

DÉBORA COSTA: As adaptações que eu fiz, foram motivadas por ser fã da Aracy Balabanian, pesquisando sobre ela eu conheci o maravilhoso autor Geraldo Vietri, que fez muito sucesso na TV Tupi, e a Aracy, foi a protagonista das novelas de maior sucesso do Vietri, que foram: Antônio Maria e Nino, o Italianinho. A Fábrica (que não foi sucesso como as outras), também protagonizada pela Aracy e Juca de Oliveira, me chamou muito atenção, eu amei aquela história e tive vontade de escrever, mas a insegurança foi grande, demorou anos para iniciar e fico feliz por ter agradado. Eu não gosto de fazer cópia, o que fiz foi ler o que encontrei na internet e me basear, criei uma nova história em cima da original, mudei o nome da protagonista de Isabel para Liz (que é uma variação do nome) e mantive o nome Fábio, aliás mantive alguns, e coloquei cenas que teve na novela, pelo menos o que foi possível achar. Foi uma homenagem.

SAMUEL BRITO: Minha primeira lembrança tua no MV era de uma autora que escrevia dramalhões mexicanos, o que era muito mal visto na época e rendia até algumas críticas às suas webnovelas. Como foi passar por isso? Você esperava essa reação?

DÉBORA COSTA: Era mal visto por quem estava dentro do MV, porque desde sempre as pessoas gostavam do que eu escrevia, e isso sempre me motivou. No começo eu não gostei das críticas pelo modo que eram feitas: ridicularizando, mas depois aprendi a não dar importância, me importo apenas com os leitores, é para eles que escrevo. 

SAMUEL BRITO: Suas webnovelas geralmente possuem tramas bem rocambolescas, de fácil assimilação, minha preferida é “E vamos à luta´´ que é um folhetim nato e muito cativante. Como você constrói essas histórias? Qual dica você dá aos autores?

DÉBORA COSTA: Eu me inspiro no que eu gosto, E Vamos À Luta! Como falei foi uma releitura da novela A Fábrica, que eu não assisti, mas eu li muito sobre ela, e tem 2 ou 3 capítulos no YouTube. Eu não sei ao certo de onde vem as idéias, mas sei onde buscar: Aracy Balabanian, Silvio de Abreu, novelas mexicanas, MPB, tango, e por aí vai, é só observar aquilo que ama, que te dá inspiração, aquilo que você é fã. Uma dica que eu acho muito importante é: Anote cada ideia que você tiver, é dela que nasce a história. 

SAMUEL BRITO: Antes de irmos para o vai e volta, Débora, há alguém do MV que você pegaria?

DÉBORA COSTA: Não. (Risos)

SAMUEL BRITO: E lá vamos nós para o vai e volta:

MELHOR WEB QUE VOCÊ JÁ LEU: Vale Dicere, Melqui arrasa.

PIOR WEB QUE VOCÊ JÁ LEU: Não vou especificar, mas na minha opinião acho ruim história com diálogo ruim, isso acaba com qualquer roteiro.

MELHOR WEB SUA: Insensatez, é o número 1 da minha lista.

PIOR WEB SUA: Uma minissérie que escrevi chamada: Fascínio, não saiu como eu queria, ficou bem ruim.

UM ARREPENDIMENTO: Confiar demais nas pessoas.

UM SONHO: Que a Pandemia acabe logo e assim continuar com a produção de Excelsior.

EMBUSTE DO MV: Não gosto de fake (Risos)

FUTURO NO MV: Em geral? Maravilhoso.

SAMUEL BRITO: Eu te admiro muito, você está no meu hall de autores prediletos, com certeza, muito obrigado por ter aceitado meu convite. Um beijão, minha linda.

DÉBORA COSTA: Obrigada! Fico muito feliz em saber que você gosta do meu trabalho. Adorei participar, beijinhos, Deus abençoe.

SAMUEL BRITO: E é isso, meus queridos leitores, até o próximo programa. Fui!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo