Olá, leitor(a)! O Cyber Backstage chega hoje ao seu 30º programa, desde seu relançamento em outubro de 2018. Os destaques deste programa tão especial são as fofocas dos bastidores, uma entrevista muito boa com o escritor Alex Torres (de Assim Retorna o Amor) e a estreia de um novo quadro. Vamos em frente!

 


Que Assim Retorna o Amor faz um enorme sucesso nas noites da Cyber, ninguém duvida. Desde a sua estreia, em abril de 2019, a novela de Alex Torres vem abocanhando o primeiro lugar na audiência em quase todas as semanas de exibição. E não é para menos: em todo capítulo há uma miscelânea de emoções despertadas por León, Damián e sua turma. Aproveitei pra bater um papo com o autor e saber um pouco mais sobre sua vida de escritor e leitor. Seja bem-vindo ao Backstage, Alex!

1) Como você se descobriu escritor? Conta um pouco sobre suas primeiras histórias escritas ou mesmo as imaginárias.
Na verdade eu nunca imaginei que pudesse escrever algo, sempre fui de ler muito pouco então achava que seria péssimo na escrita. Embora tivesse essa dificuldade foi quando tive um trabalho no ensino médio em que tive que escrever um roteiro para a proposta de um documentário que tive uma sensação muito boa escrevendo aquilo, as ideias me vinham com uma facilidade que jamais esperei, e mesmo não tendo conhecimento específico nenhum sobre a estrutura de um roteiro, por fim obtive uma excelente nota com o trabalho. Depois desse trabalho participei de um projeto de literatura onde tínhamos que publicar em um blog toda semana historias contadas ou mesmo criadas, porém em gêneros textuais diferentes, ali tínhamos muita liberdade para escrever sobre o que quiséssemos. E foi então que passei a criar pequenas histórias, me inspirando sempre em séries e novelas que amo assistir, e pensando muito no público que estaria lendo, porém descompromissado, não levava as histórias muito a sério só queria ter algo meu ali toda semana. Tempos depois é que me veio a inspiração de criar algo que pudesse contar por mais tempo, não semanalmente e aí é que surgiu a que considero minha primeira grande obra, a webnovela assim retorna o amor, que antes pensava em ser uma série.

2) Você chegou a publicar outras histórias antes de Assim Retorna o Amor? Se sim, fale sobre sua trajetória até aqui.
Como falei, publicava pequenos contos num blog de um projeto de literatura que participei. Essa webnovela é minha primeira grande história.

3) Como você conheceu a Cyber TV?
Depois que exibi a novela num grupo de Facebook fiquei muito satisfeito com o resultado lá e com as críticas que recebi, logo fiquei procurando outros portais para que pudesse publicar e mais pessoas pudessem ler a história, foi então que descobri a Cyber!

4) Você costuma ler outros trabalhos no site? Se sim, quais você destacaria?
Quando conheci a Cyber estava no ar ‘Senhora do Sertão’, gente fiquei fascinado pela história, porém ja estava bem encaminhada, e depois puder ler alguns capítulos de ‘Coroa de Diamantes’. Hoje possa acompanhar melhor as obras.

5) Como surgiu a ideia de sua novela Assim Retorna o Amor?
Eu adoro novelas e séries estrangeiras, sobretudo latinas. Eu sempre gostei de ler webnovelas e séries e cerca de 2 anos atrás estava vendo uma novela chilena chamada ‘La colombiana’, a partir de então comecei a pensar e rever um pouco das novelas brasileiras que tinham temática latina, caribenha e notei que não haviam tantas, foi a partir disso que comecei a criar personagens que eu gostaria muito de ver em alguma novela e também de trazer histórias e dramas de países latinos vizinhos ao nosso que muitas vezes não conhecemos. Estudando um pouco mais sobre a cultura desses países imaginei uma novela brasileira ambientada na Colômbia e passei a juntar os personagens que havia criado e quando vi já tinha histórias e capítulos inteiros escritos, surge então minha primeira webnovela, uma junção de amor à teledramaturgia e à cultura latinoamericana.

6) Conta um pouco sobre sua rotina ao escrever a novela.
Aqui na cyber a novela está sendo exibida toda escrita já, é um trabalho relativamente fácil, só faço a revisão de cada capítulo antes de publicar. Mas na época em que escrevi era bem difícil, eu fazia o planejamento dos capítulos, sequenciava as histórias, e tentava escrever de 5 a 6 capítulos semanalmente, sempre aos fins de semana por conta do trabalho e da faculdade. Na semana tinha que publicar diariamente os capítulos já escritos, muitas vezes por conta da correria da faculdade não seguia esse planejamento, cheguei até publicar um capítulo escrito poucos minutos antes de ir ao ar.

7) Assim Retorna o Amor está em seus últimos capítulos. Você esperava um sucesso e uma audiência tão grandes?
Jamais! Fiquei muito, mas muito surpreso. Para mim sendo um novato no site, tendo pouco conhecimento sobre o funcionamento da Cyber e do público leitor, está sendo muito satisfatório o resultado. Quando vejo os números da audiência muitas vezes chego a não acreditar, a primeira semana em que obtive o primeiro lugar quase explodi de felicidade. São trabalhos muito bons sendo exibidos aqui, e acho que para o autor não existe coisa melhor em saber que seu trabalho está sendo aceito.

8) No chamado Mundo Virtual, muitos autores acreditam que os leitores não gostam de comentar as histórias por medo de se identificarem ou de comentarem algo negativo. O que você pensa disso?
Isso é algo que me intriga, eu realmente sinto muita falta dos comentários, acho que é mais prazeroso ainda saber o que as pessoas estão achando da história, aqui na Cyber tive pouquíssimos capítulos comentados. As vezes tive a impressão de que pela falta deles as pessoas não liam a novela. Comentem mais, pessoal!

9) Você já teve bloqueio criativo? Se sim, o que faz para vencê-lo?
Acredito que não, ainda não me deparei com o problema e acredito também não estou ileso a isso. Nessa primeira novela eu tive tudo muito pensado previamente, planejei bastante, então quando comecei a escrever já sabia exatamente o que iria acontecer do inicio ao fim. Mas acredito ser comum uma hora ou outra a nossa carga de criatividade dar uma falhada, então em meio a esse problema acredito que é bom dar uma parada no texto e ir buscar algo pra se distrair um pouco, refletir, ou mesmo voltar a fonte de inspiração.

10) Você costuma ler livros físicos ou digitais? Se sim, quais são as histórias que habitam atualmente sua mesa de cabeceira ou o aplicativo de leitura?
Eu sempre tive pouco hábito de leitura, estou tentando mudar isso, livros físicos quase não tenho a não ser os da vida acadêmica. Então tenho lido mais digitais, estou lendo há um tempo ‘Os Sertões’ de Euclides da Cunha, clássico, né? A Guerra de Canudos é um fato muito importante na história do Brasil. E também baixei recentemente ‘Furacão Anitta’, primeira biografia que irei ler.

11) Conte um pouco sobre seus próximos projetos de escrita.
Já estou escrevendo minha próxima novela, estou muito animado e completamente envolvido com a história. Acredito que em mais uns 2 meses termino, a ideia é poder exibi-la totalmente escrita também. Ainda sem título definido, a história se passa lá no caribe, em Cuba pra ser mais específico, então estou tendo uma dificuldade para ambientar a história às condições do país. Mas, adiantando vem aí muito romance, intriga, ambição e sal! Sim, vem muito sal! Espero poder publicar aqui na Cyber brevemente.

12) O que você recomenda àqueles que desejam ser escritores?
A dica que eu dou é simples, não fiquem se prendendo a certos modelos de escrita, sintam-se livres para escrever as ideias que tenham. É claro que é importante ter uma linguagem técnica mais pra roteiro ou mais literária, mas a princípio coloquem suas ideias no papel descompromissados a isso, logo poderá estruturar a linguagem e ao modelo que mais se identifique e interesse ao leitor. Mas o que vejo, assim como foi meu caso, é de não escrever pensando muito na técnica, acredito que o importante é atrair o leitor e fascina-lo da maneira que sinta mais a vontade, e também que busquem inspirar-se cada vez mais, ainda sou inexperiente mas tenho buscado melhorar e crescer como escritor.

13) Deixe seu recado para os leitores do Cyber Backstage.
Agradeço mais uma vez pela entrevista e gostaria de convidar a todos para acompanhar os ÚLTIMOS CAPÍTULOS de Assim Retorna o Amor, estão imperdíveis! Ainda tem muita história pra contar e acredito que quem vem acompanhado ainda vai se surpreender muito nessa reta final.
Segundas, quartas e sextas, as 20:00 aqui na Cyber TV. Um abraço a todos!

Você não vai querer perder o final da novela, não é, leitor(a)? Aproveite para ler este e outros títulos da casa. E a você, Alex, quero muito agradecer pela entrevista muito proveitosa. Espero você mais vezes aqui no programa. Sucesso pra reta final da sua novela!

 


  • O webcanal DNA está organizando uma série antológica para o fim do ano. O tema retratado serão as festas de Natal e Ano Novo.

  • Hugo Martins, Miguel Rodrigues, Marcelo Delpkin, Raquel Machado e Eduardo Moretti são alguns dos escritores envolvidos no projeto coordenado por Henzo Viturino.

  • O Jardim da Senhora Gi será a próxima antologia da Cyber TV. O edital, preparado por Isa Miranda, deverá ser lançado ainda neste mês de junho.

  • As segundas temporadas de 00:00 e Saber Amar deverão vir em seguida.

  • Débora Costa já trabalha no desenvolvimento de sua nova novela, chamada Excelsior. Um assassinato moverá toda a trama.

  • Falando nela, o programa Nostalgia está para voltar à telinha da Cyber, embora ainda sem data de reestreia.

  • Francisco Siqueira sorri de orelha a orelha. Eu, Kadu, série exibida na Cyber TV e depois postada no Wattpad, está concorrendo ao prêmio máximo desta plataforma – a Wattys.

  • A Descoberta, de Geraldo Medeiros Jr, abre o segundo semestre com a promessa de ser a série do ano. O enredo deixará muita gente de boca aberta, de tão polêmico que é.

  • As votações para as próximas histórias do Vale a Pena Ler de Novo serão abertas em alguns dias. As tramas eleitas deverão estrear em julho, assim que terminar a reprise de Vernissage.

  • Corazón de León, versão traduzida da novela O Leão, encerra sua exibição hoje (15) no Portal Glook.

 


E vamos ao mais novo quadro do Backstage. Aqui vou listar um ranking feito por mim ou por algum(a) convidado(a) sobre um tema explorado pelas novelas, séries e contos da emissora.

A lista de hoje traz dez vilões que deixaram os noveleiros horrorizados (ou apaixonados) por suas “boas” ações. As novelas atuais não serão citadas aqui.

1. FRANCO BITTENCOURT, Hierarquia.
O vilão dos vilões. Franco maltratava a mulher Laura, por saber que ela amava outro homem. Tinha um caso com uma moça mais jovem, Audrey, assassinada por ele no decorrer da trama. Humilhava constantemente o filho Otávio. Só tinha algum afeto pela neta Lígia, que logo se decepcionou com ele ao descobrir seu passado.

2. BEATRIZ BITTENCOURT, Garota de Ipanema.
Tinha tanta inveja da beleza e do carisma da irmã, Helô, que aprontou todas para separá-la do surfista Pedro. Depois, roubou-lhes a filha. Nem a passagem de vinte anos fez a megera amolecer o coração. Poderia ser filha ou mulher de Franco, mas com ele apenas compartilhava a vilania e o sobrenome.

3. MARION, Dois Destinos.
Ambiciosa ao extremo, maltratava a mãe da forma mais cruel. Depois deu o golpe do baú e da barriga num milionário. Mais tarde, abandonou um de seus filhos gêmeos e aproveitou uma vida de luxo. Até que, anos depois, o herdeiro preterido apareceu para vingar-se dela.

4. GIANE GOUVEIA, Insensatez.
Se Atração Fatal fosse uma novela, certamente seria protagonizada pela louca e passional Giane. A moça fez de tudo para separar Sérgio, por quem era obcecada, de sua própria irmã, Rayssa. Empurrou a caçula da escada, tentando matá-la, apenas por vingança. Giane também traía covardemente o marido Ricardo, com direito a abortos intencionais. Deitou-se com o próprio “pai” no fim da trama. Terminou grávida de Augusto e toda queimada, devido a um grave acidente automobilístico.

5. OSMAR, Entrelinhas.
Este pode ser considerado o pior pai que já teria surgido numa novela da Cyber. Nem Franco era tão ruim de paternidade. Motivos, havia de sobra. Ele deu chá de sumiço na própria filha, apenas para poder terminar o casamento fracassado e se acertar com a amante Bárbara. Depois internou a coitada, que estava disposta a recuperar a menina desaparecida, num sanatório. Mas não pôde evitar o reencontro entre mãe e filha, anos depois.

6. CARLA, Doces Mentiras.
Sobrinha ambiciosa e carreirista de Dulce. Passava por cima de tudo e de todos para conquistar seus objetivos. Entre eles, o rico Eduardo, apaixonado pela prima da vilã, a secretária e modelo Lígia. Terminou a sete palmos da terra.

7. SOPHIA, Triângulo Amoroso.
Mãe do mocinho Miguel, tinha horror à simples possibilidade de ele se aproximar de Isabella, a filha da empregada. Aprontou todas com ajuda da mimada Alice e até da peste Bruna, irmã traidora de Isa. Teve até perfume de outra novela envolvido numa das tramas sórdidas da ricaça.

8. SOLANGE, O Leão.
Mais uma personagem movida pela ambição. Roubava fortunas com ajuda de um hacker, enquanto manipulava a todos com sua carinha de anjo falsificada. Causou a morte do próprio noivo, acusado de um dos roubos, o que despertou a ira do sogro. Terminou vitimada por um felino de juba.

9. EUGÊNIA, Coroa de Diamantes.
Garota de programa tão ambiciosa quanto Marion e Solange, fazia de tudo para conseguir a guarda da menina Ariana. Até se passar por amiga de Raquel, que tinha a guarda da garota. O motivo: a protagonista mirim era herdeira de uma enorme mina de diamantes.

10. ULISSES, Recomeçar.
Herdeiro de uma grande empresa, ele não se conformava em ser preterido pelo próprio pai, Roberto, em favor de Leonardo. Armou um escândalo que levou o mocinho para a cadeia e que manchou a reputação deste por completo.

Menções honrosas para Daniel (Jardim do Éden), Carolina (Ser Feliz), Augusto e Celine (Insensatez), Maria Estela (Doces Mentiras), Liandra (Falsas Juras) e Lubyanka (Por Amor). Gostaria de destacar algum vilão ou vilã de novela que não esteja na lista? Deixe nos comentários.

 


Com altas doses de veneno destes personagens, o Backstage se encerra por hoje. Tem mais no sábado que vem. Boa semana pra você. Abração!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo