Formato original:
Débora Costa
Apresentação:
Débora Costa
Lyvia Peroba
Melqui Rodrigues
Marcelo Delpkin
Participação especial:
Ozi Junior
Produção executiva:
Débora Costa
Cristina Ravela
Edição e Direção:
Wellyngton Vianna
Agradecimentos:
Canal Linkado no Vini
Canal David Herick
Canal Melqui Rodrigues
***
DEBORA: Ooooi gente! Estamos aqui mais uma vez com esse quadro que estou amando fazer! Bem vindos a mais um Bate Papo com Débora Costa! E hoje vou receber um autor que está conquistando seu espaço no Mundo Virtual, Henzo Viturino!
**
DÉBORA: Seja muito bem vindo.
HENZO: Boa noite pessoal… Boa noite Débora, é um prazer enorme está aqui no seu quadro.
DEBORA: Henzo você tem 13 anos e estreou no Cyber TV com Triângulo Amoroso que é um dos sucessos da emissora! Você esperava ter esse destaque na sua estréia como autor?
HENZO: Pra falar a verdade, não… Eu não esperava nem que a novela fosse aprovada, e quando vi o nome dela na fila de espera quase morri. Então assim, eu estou muito satisfeito e grato com a audiência da novela e feliz pelo fato de existir um público que gosta da novela e que a acompanha.
DEBORA : Como você se interessou pela escrita?
HENZO: Redação sempre foi uma das minhas matérias preferidas, e eu sempre amava escrever. Me lembro até de uma vez que eu estava fazendo uma redação e professora pediu pra parar, pois já estava muito grande. Então assim, eu acho que a minha paixão pela escrita veio já há alguns anos atrás na escola mesmo.
DEBORA: E como surgiu a ideia para escrever Triângulo Amoroso?
HENZO: Como eu já falei em alguns lugares, me inspirei em várias novelas que gostei. Entre essas novelas, podemos citar: A Lei do Amor Haja Coração. E sabe que eu não sei como a ideia surgiu? De repente apareceu e pronto, comecei a escrever. Depois fui adicionando as partes que no caso foram inspiradas nas novelas citadas acima.
DEBORA: Essa é sua primeira experiência com roteiros?
HENZO: Sim, como eu já disse antes escrevia obras, mas que eram bem menores e em outro formato, no caso o literário.
DEBORA: O que você ainda não disse em outro lugar? (risos) Fala para a Débby (risos).
HENZO: Sabe que é difícil? Tem algumas coisas sobre a novela que não disse… Mas vou falar: É que o primeiro título seria Confusão do Amor e teria duas protagonistas gêmeas que formariam o Triângulo com o Miguel. Acho que é só isso mesmo (risos).
DEBORA: Olha só! Gostei dessa curiosidade! Henzo vamos ao Bate bola?
Um Filme?
HENZO: Nada a Perder.
DÉBORA: Uma Cor?
HENZO: Vermelho.
DÉBORA: Um Lugar?
HENZO: Minha mesa.
DÉBORA: Uma Comida?
HENZO: Pizza.
DÉBORA: Um Cantor (a)?
HENZO: Anahí.
DÉBORA: Um Ator (Atriz)?
HENZO: Vitória Strada.
DÉBORA: Uma Inspiração?
HENZO: Glória Perez.
DÉBORA: Um Sonho?
HENZO: Atuar em um grande projeto
DÉBORA: Uma Frase?
HENZO: Posso não ter muitos amigos, mas os que tenho são os melhores que alguém poderia ter.
DÉBORA: Uma Palavra que te defina.
HENZO: Amizade.
DEBORA: Henzo muito obrigada por ter vindo! Eu adorei! Por último conta para nós se tem algum projeto depois de Triângulo Amoroso
HENZO: Eu que agradeço Débora. Já tenho minhas duas próximas novelas, Ser Feliz e Quem Vêm de Longe, a primeira já está em análise e com fé em Deus será minha próxima exibida, já a segunda ainda está em fase de pré-produção, então vai demorar um pouquinho para vocês ouvirem falar dela.
DEBORA: Já quero!!! Henzo desejo a você muito sucesso no MV! Gente Bate Papo com Débora Costa chegou ao fim! Até o próximo Domingo, Deus abençoe!Muitos beijinhos!!!!!
****
**
Boa noite, leitores e leitoras! Espero que estejam curtindo o nosso Cyber Show de hoje. Vamos ficar de olho no que tem rolado no “webcanal”? Só se for agora!
Hoje vou comentar duas atrações que marcaram território na CyberTV há poucos dias. Uma delas, só pelo título, já dá muita gula. A outra é uma série pra lá de badalada que acabou de terminar em grande estilo. Querem saber quais são? Sigam-me os bons!
Este saboroso conto foi escrito por Guido Scagliusi – lembrei-me agora mesmo do Felipe Scagliusi, famoso professor de piano no Youtube. Serão parentes? Não sei. Só sei que Café, Bolo e Pimenta fez bonito na audiência na noite do dia 22, ultrapassando até mesmo os geralmente campeões O Dia da Faxina e Insensatez.
Um pouco da história: Nicky é um advogado às voltas com sua rotina de revisor de romances jurídicos. Até que, ao terminar seu estafante trabalho depois de meses e meses, aceita o convite de sua melhor amiga Julie para dar uma volta. Vão à confeitaria chamada Huffney’s, onde comemoram o aniversário do rapaz. Ele pede apenas café, enquanto ela pede também um pedaço de bolo. De repente, ao tentar ler uma notícia sobre Donald Trump no jornal, a japinha percebe que se esqueceu de colocar as lentes de contato e segue para o banheiro. Nessa hora, surge uma loura sedutora e muito doida das ideias chamada Mileena. Nicky, preocupado com um possível flagrante de Julie, fazia de tudo para se ver livre da loira e de seus jogos picantes. O que vem depois é surpreendente, então vocês só saberão se lerem o conto. No more spoilers, sorry!
A sacada do título foi exatamente relacionar cada alimento ao comportamento dos personagens. Nicky é monótono e workaholic como um café. (hummmm! Café é vida!) Julie é a japonesa divertida e doce como um bolo de chocolate. E Mileena é ardida como pimenta, se é que vocês me entendem.
Vamos a alguns trechos interessantes:
Estes frames de mensagens de zapp trocadas entre os protagonistas dão uma ilustração muito fofa ao conto.
A temática geek está muito presente em boa parte da história. Personagens imaginários e reais como Thelxiepia (sereia do clássico A Odisseia), Garry Kasparov e Bobby Fischer (ambos campeões mundiais de xadrez), muito conhecidos nesse universo, também são citados.
Reparem, em negrito, o uso da expressão japonesa. O recurso do estrangeirismo também é bastante utilizado em todo o conto.
Notem a raiva com que fica Julie. Ela se prepara para uma ‘chocante” cena de violência. Sim, tudo isso por causa de um pedaço de bolo! Outra observação está no único “deslize” de linguagem que encontrei no texto. De acordo com a Nova Ortografia, não se acentuam mais as palavras terminadas em OIA, como em joia, boia, jiboia, lambisgoia.
Bem, é isso. Quem ainda não leu o conto, aproveite para lê-lo assim que terminar o Cyber Show, clicando aqui. Uma deliciosa trama com gosto de café, bolo e pimenta, tudo junto e misturado. Excelente trabalho, Guido. Parabéns!
Você sabia que a minissérie de Cristina Ravela – sim, ela mesma, a dona do famoso Blog da Zih – é na verdade uma reprise? A história já havia sido apresentada em 2016/17, na emissora UP. Porém, por incrível que pareça, muita gente leu Gato Preto como se fosse uma obra inédita, fato que deixou até mesmo a própria autora admirada. Ao contrário do conto analisado anteriormente, cujo estilo de escrita é o literário, Gato Preto utilizou o roteiro.
Alice e Noel são os protagonistas. Primos inseparáveis desde a infância, eles foram humilhados e deserdados pela própria família, chefiada pelo bandido casca grossa Avelino (pensem numa versão desbocada do Herson Capri), pai de Noel e Alessandro. Este último perde a mulher Catarina, assassinada logo após o matrimônio. Surpreendentemente, a morta havia nomeado Alice e Noel como herdeiros, mas eles precisam disputar a fortuna com os demais entes do clã Santos. A partir daí, sucedem-se mortes, revelações, tecos (tiros) e até uma paixão incestuosa entre Alice e seu tio consanguíneo Walter. Até que, no penúltimo episódio, descobre-se que o assassino de Catarina havia sido o mais inesperado: Noel – um psicopata cujos interesses eram apenas o amor de Alice e a fortuna herdada.
Segue uma análise do último episódio, de número 13. Se você associou este valor à sorte (ou à falta dela) que o gato preto traz, acertou! A autora teve mesmo essa intenção.
Os episódios são divididos em atos, como se fossem peças teatrais. O último capítulo teve quatro atos, contando o de abertura (vejam acima).
Vejam a maneira interessante como a autora destaca palavras-chave em maiúsculas, conduzindo os leitores ao “desenho” que ela fez de cada cena. O exemplo acima é do flashback na cena 3. Aliás, na última frase, há um pequeno deslize ortográfico. A palavra DALI não deveria ser acentuada, por ser uma oxítona terminada em I. Dalí com acento, só o sobrenome do pintor espanhol Salvador. 😉
O recurso dos flashbacks visto neste trecho e no anterior ajuda o leitor que pegou a história somente no fim a captar as motivações de Noel.
Notem as descrições detalhadas na medida certa, sem exageros. Os comandos de roteiro, como o FADE OUT e a câmera lenta, também enriquecem muito o texto. Temos em Gato Preto uma grande aula de roteiro. O exemplo acima está na cena 27.
Entre as cenas 32 e 34 acontece o clímax do capítulo final – as mortes de Noel e Avelino. A sequência é de tirar o fôlego.
A cena final deixa aquele gostinho de quero mais. Será que teremos uma segunda temporada da série felina? Será que Alessandro vai conseguir impedir o casamento de sua amada Alice com Walter? Isto, só Cristina Ravela poderá nos revelar futuramente. Agora, o que se pode dizer é que Gato Preto instigou os leitores do início ao fim, e deverá fazê-lo em diversas reprises sem enjoar, assim como os clássicos Chaves e Vale Tudo.
A trilha sonora recheada de músicas da Pitty dá todo o clima roqueiro moderno que a série de ação pede. Um grande acerto! Elenco bem escalado, com destaque ao já citado Herson Capri. A série terminou na última segunda-feira (dia 24) com chave de ouro. E agora o gato preto recebe muitas lambidas de parabéns de seu fã felino, o leão!
Para ler todos os episódios da série, cliquem aqui.
Gostaram das resenhas de hoje? Tomara que sim! No próximo domingo vou comentar sobre uma minissérie de Geraldo Medeiros Jr e uma novela de Débora Costa. Fiquem ligados. Tenham uma ótima semana de muita leitura. Até lá!
***
PAPO NA CYBER
com Failon Teixeira
FAILON: Booooa noiteeee, mundo virtual!!! Sou Failon Teixeira e vou estar à frente do papo na Cyber. E para começarmos, eu vou receber um autor do mundo virtual. Seja bem-vindo, Daniel Augusto!
DANIEL: Boa noite pessoal!
FAILON: Daniel Augusto como você conheceu o Mundo Virtual?
DANIEL: Me convidaram pra apresentar um programa de fofoca em 2016, foi quando eu conheci esse mundo virtual, onde estou até hoje
FAILON: Você estreou no MV (Mundo Virtual) com um programa de fofocas. Qual era o nome do programa? Quais fofocas eram apresentadas?
DANIEL: Era “Fofoca Dos Famosos” na extinta “Rede Única”, eu apresentava as principais fofocas do dia, quadros sobre famosos, biografias de famosos que já nos deixaram, tudo relacionado a eles
FAILON: Como surgiu a ideia de criar uma zap emissora?
DANIEL: Na verdade, é um grupo de leitura, como recentemente disse, foi pra mostrar meus trabalhos, do meu irmão e de um amigo, achei interessante outros grupos, e resolvi ter uma coisa minha.
FAILON: Sua primeira novela foi laços de sangue. Qual a trama central dela?
DANIEL: Laços de Sangue falava sobre pai que não sabia que tinha uma filha fora do casamento, a amante escondeu isso dele, e a partir disso a novela se desenvolveu, outro tema central que usei foi o neonazismo, pra servir um pouco de alerta pra pessoas, e pra fechar a história central, foi a corrupção, os núcleos eram bem interligados, então era bem fácil de contar a estória.
FAILON: Quando surgiu seu amor pela escrita?
DANIEL: Eu comecei a escrever com 12 anos, escrevia no caderno poesias, letras de músicas, foi nessa época que surgiu o meu amor pela escrita, algo que desde então faz parte da minha vida, hoje em dia não consigo ficar muito tempo sem escrever, sempre estou criando e inovando a minha escrita, os meus textos, o mais legal é isso, cada ano que passa, você percebe que está melhorando, isso me deixa feliz, contente.
FAILON: Você conta com uma equipe no seu blog Mundo Fictício?
DANIEL: Tenho ao todo uns 23 ou 24 autores, que sempre estão escrevendo para o blog, alguns até emendam as tramas, mas na direção dele, tem eu e mais três pessoas, uma delas é meu irmão, que é o vice-presidente do MF.
FAILON: Quais seus próximos projetos? Pode nos adiantar alguns?
DANIEL: Ainda esse ano tenho um, que é uma série, a segunda temporada de “Agentes do Espelho”, que tem estreia prevista para novembro, os demais projetos, estão para 2019, com várias séries e com um remake de uma web que eu já escrevi em 2017, porém perdi os capítulos.
FAILON: Vamos ao bate-bola. Preparado?
DANIEL: Sim, vamos que vamos.
MUNDO FICTÍCIO: Faz parte da minha vida.
MUNDO VIRTUAL: É importante, mas não é tão igual ao MF.
LAÇOS DE SANGUE: Primeira web.
FAILON: Foi um prazer tê-lo esta noite. Obrigação pela entrevista.
DANIEL: Eu que agradeço pelo convite.
***
O Mundo Latino hoje é especial, confira o vídeo:
[yotuwp “videos” id=”ZZddRNTlw9Y” pagination=”off” column=”1″ per_page=”1″]
****
Confira a mais uma entrevista especial:
[yotuwp “videos” id=”G2Cvt3HL-dY” pagination=”off” column=”1″ per_page=”1″]
****
Mais uma Creepypasta de arrepiar do canal David Herick:
[yotuwp “videos” id=”nhyfih97CTw” pagination=”off” column=”1″ per_page=”1″]
**
Bom, por hoje é só amigo, semana que vem tem muito mais atrações pra vocês!! Ate lá!