Olá, boa noite!!! Começa agora o show de todo fim de domingo, o Cyber Show! Nada melhor do que um momento de diversão antes da hora do sono e de mais uma semana de trabalho e de estudo, não é? Pois bem. Hoje vamos começar com as novidades da Lyvia.

 

 

[yotuwp “videos” id=”3XZtzhTNB5w” per_page=”1″]


DÉBORA: Oi gente! Sejam Bem Vindos á mais um Bate Papo com Débora Costa! O meu convidado de hoje amores não é do Brasil e sim do México! Ele é Cosplay de um dos super heróis mais amados do mundo! Estou falando do Iron Man, isso mesmo com vocês o Tony Stark Mexicano, Braúlio Ledzma.

A entrevista vai ser em espanhol com tradução em português, vamos lá!

DÉBORA: ¡Bráulio sea muy bien venido al programa! (Bráulio seja muito bem vindo ao programa!)

BRAULIO: Muchas gracias a ti Débora por invitarme y permitirme este espacio. (Muito obrigado Débora por me convidar e me permitir este espaço.) 

DÉBORA: Braúlio como tu descubrió su semejanza con Robert Downey Jr? (Braulio como você descobriu sua semelhança com Robert Downey Jr?) 

BRAULIO: En el año 2008 cuando salió la primer película de Iron Man, mis sobrinos me dijeron que me parecía al actor, en ese entonces yo usaba la barba un poco más cerrada y me peinaba hacia atrás. Yo no me había percatado pero poniendo más atención  me di cuenta que en algunos ángulos nos parecíamos mucho; entonces decidí recortarme la barba más abierta (yo ya usaba la barba de candado) y cambié el peinado para tener un look más parecido al actor. En el año 2014 una compañera dónde laboraba, también decía que yo me parecía al actor, logró tomarme una fotografía mientras yo buscaba el cargador del celular en mi mochila, nunca me di cuenta de éso. Después ella envió la foto a otra compañera y ella a su vez a otra compañera más de la cuál el novio realizó el meme que se hizo viral el cual decía: “Típico estás en PEMEX y Iron Man chingándote el lonche”. Eso fue lo que hizo que me diera a conocer y se hiciera virál.

(No ano de 2008, quando o primeiro filme do Homem de Ferro saiu, meus sobrinhos me disseram que eu parecia o ator, naquela época eu usava minha barba um pouco mais perto e penteava meu cabelo para trás. Eu não tinha notado, mas prestando mais atenção, percebi que em alguns ângulos nós olhamos muito; então decidi cortar minha barba mais aberta (já usei a barba com cadeado) e mudei o penteado para dar uma aparência mais parecida com o ator. Em 2014, um colega onde eu trabalhei, também disse que eu parecia o ator, consegui tirar uma foto enquanto eu estava procurando o carregador de celular na minha mochila, eu nunca percebi isso. Então ela mandou a foto para outra namorada e ela por sua vez para outra companheira da qual o namorado fez o meme que se tornou viral e dizia: “Você é típico da PEMEX e Iron Man f*** seu almoço.” Foi isso que me fez conhecer e se tornar viral).

DÉBORA: ¿Y cuándo usted resolvió presentarse como Tony Stark? ¿Cómo empezó a hacer Cosplay? (E quando você decidiu se apresentar como Tony Stark? Como você começou a fazer Cosplay?). 

 BRAULIO: Después del meme me mandé a realizar la armadura de Iron Man, ésto a manera de poder tener otros ingresos presentándome primero en reuniones de amigos y conocidos. Después empecé a recibir llamadas para presentarme en diferentes lugares en eventos como Convenciones de Comics y me di cuenta que con eso podía darme a conocer más ya que mi mayor anhelo es que me conozcan más como cantante. Yo me presento como Tony Stark; con la armadura de Iron Man y también canta diles con el traje típico Charro (Mexicano). (Depois do meme que enviei para fazer a armadura do Homem de Ferro, assim poder ter outra renda me apresentando primeiro em reuniões de amigos e conhecidos. Então eu comecei a receber chamadas para aparecer em diferentes lugares em eventos como Convenções Comics e percebi que com isso eu poderia me fazer mais conhecido, já que meu maior desejo é que eles me conheçam mais como cantor. Eu me apresento como Tony Stark; com a armadura do Homem de Ferro e também canto com o traje típico Charro mexicano). 

[yotuwp “videos” id=”aq85IzFXUCo” ]

DÉBORA: Antes de ser el Tony Stark Mexicano lo que tu hacía?(Antes de você ser o mexicano Tony Stark, o que você fazia?). 

BRAULIO: Trabajaba en una empresa llamada PEMEX (Petróleos Mexicanos); soy profesionista; cuento con una carrera en la Licenciatura en Administración. Tengo una trayectoria de 28 años presentándome en diferentes lugares y escenarios y era conocido como “la voz gemela de Alejandro Fernández”. (Eu trabalhei em uma empresa chamada PEMEX (Petróleos Mexicanos); Eu sou profissional; Eu tenho uma carreira no Bacharel em Administração. Eu tenho uma trajetória de 28 anos me apresentando em diferentes lugares e cenários e era conhecida como “a voz dupla de Alejandro Fernández”). 

DÉBORA: ¿Tu también es cantante, cómo hace para conciliar las dos carreras?. (Você também é cantor, como concilia as duas carreiras?). 

BRAULIO: Presentarme como Iron Man me ha abierto muchas puertas para darme a conocer como cantante, ese es mi mayor sueño, ser reconocido como cantante profesional y demostrarles mi talento. Así que cuando me contratan para algún evento pueden obtener las dos fascetas: Cosplayer y cantante. (Apresentar-me como Homem de Ferro abriu muitas portas para me conhecer como cantor, que é o meu maior sonho, ser reconhecido como cantor profissional e mostrar o meu talento. Então, quando eles me contratam para um evento, eles podem obter os dois facetas: Cosplayer e cantor). 

DÉBORA: Usted nunca se presentó en Brasil, pero mucha gente de aquí conoce su trabajo, yo misma soy fan. ¿Te gustaría hacer una presentación aquí en Brasil? (Você nunca se apresentou no Brasil, mas muitas pessoas aqui conhecem seu trabalho, eu mesma sou fã. Você gostaria de fazer uma apresentação aqui no Brasil?).

BRAULIO: Claro!…Me encantaría presentarme. Latinoamérica siempre me ha recibido con los brazos abiertos. Tengo muchas fans de aquí que me siguen en redes sociales y les agradezco mucho sus comentarios y apoyo.(Claro! … Eu adoraria me apresentar. A América Latina sempre me recebeu de braços abertos. Eu tenho muitos fãs daqui que me seguem nas redes sociais e agradeço muito por seus comentários e apoio). 

DÉBORA: Juego Rápido!¿Una pelicula?  (Um Filme?)

BRAULIO: “Corazón de León” -versión Argentina-

DÉBORA: ¿Un color? (Uma Cor?)

BRAULIO: Rojo. (Vermelho)

DÉBORA: ¿Un lugar?  (Um Lugar?)

BRAULIO: Costas.

DÉBORA: ¿Un Cantante / Una Cantante? (Um Cantor/Cantora)

BRAULIO: Luis Miguel.

DÉBORA: ¿Un Actor / Actriz? (Um Ator/Uma atriz)

BRAULIO: Guillermo Francella (Argentino).

DÉBORA: ¿Un Idolo?

BRAULIO: Jesus cristo

DÉBORA: Una inspiración? (Uma Inspiração)

BRAULIO: El amor.

DÉBORA: ¿Un sueño? (Um Sonho)

BRAULIO: Servir y transcender.

DÉBORA: ¿Una frase?

BRAULIO: “Sin humildad no puede haber humanidad”. (“Sem humildade não pode haver humanidade”).

DÉBORA:Una comida?

BRAULIO: Mariscos. (Frutos do Mar)

DÉBORA: Una palabra que lo defina

BRAULIO: Perseverante.

DÉBORA: ¡Fue un placer tenerte aquí Braulio! (Foi um prazer ter você aqui Braulio!). 

BRAULIO: Muchas gracias por la entrevista! (Muito obrigado pela entrevista!). 

DÉBORA: E agora confiram o clipe do Braulio Ledezma.

[yotuwp “videos” id=”Tihid19Lm48″ ]

DÉBORA: E o Bate Papo com Débora Costa vai ficando por aqui, obrigada por nos acompanhar, espero que tenham gostado como eu gostei! Até o próximo Domingo, Deus abençoe! Beijinhos!


 

Olá, amigos leitores e amigas leitoras! Gostaram da entrevista da Debby com o Braulio Ledezma? Então vamos continuar com o programa nesta bela noite de domingo. Hoje vou comentar sobre duas das novelas que vêm fazendo sucesso na CyberTV. Uma delas é a arretada Senhora do Sertão; a outra é a apaixonante Triângulo Amoroso. Let’s go, people!

 

No ar desde 30 de julho, a novela de Lyvia Peroba – nossa musa do quadro Mundo Latino – conta a saga de Ana Branca. Na primeira fase, ela é uma jovem em busca da liberdade. Divide-se entre o casamento com Casemiro – imposto pelo pai dela, o coronel Nonato – e a paixão por Dagoberto. Após idas e vindas dos dois pretendentes, a moça se decide pelo cavalheiro e amoroso Casemiro. Com ele, Ana tem quatro filhos: Bernardo, Lucas, Juca e Valentim. Muitos anos se passam, até que a protagonista se torna a senhora das terras de Sertão de Maria (cidade fictícia em Alagoas), nas quais se decida à agropecuária com muito sucesso.

A resenha da vez será sobre o capítulo 31, exibido na última segunda-feira (08/10). Vamos às partes interessantes:

 

O trecho acima faz parte da primeira cena. Notem como a autora constrói as falas do personagem Dagoberto, destacando em itálico as palavras que não estão na norma culta (trabaiou, trabaia). Neste caso, são variações linguísticas regionais. O mesmo recurso pode ser usado para gírias, sotaques, questões fonoaudiológicas (como o R/L do Cebolinha) e assim por diante. Na fala de Lia, ocorrem alguns problemas de pontuação, como no vocativo. Abaixo, um excerto da fala já com as alterações:

Você pode perceber, Dagoberto. Encontrei essa fazenda destruída e abandonada.

 

No final da cena 01, Dagoberto fica tenso ao conhecer um dos filhos de Ana Branca, seu amor do passado. Quem acompanha a novela desde o começo fica com o coração na boca só de pensar no iminente reencontro dos ex-pombinhos.

 

Acima ocorre uma bonita cena que deixa explícita o desejo de Valentim em chover no sertão alagoano, fazendo-o pedir com fé aos santos católicos. Representa muito a bem a realidade de muitos brasileiros da região, que sofrem por longos períodos com a seca e sonham com a vinda das chuvas; além da forte espiritualidade do nosso povo, através de diversas religiões e seitas.

 

Outro motivo das rezas de Valentim se relaciona com seu namoro com Carolina. Tudo estaria bem, se não fosse o patrulhamento da mãe da moça, a beata Cândida. O trio protagoniza cenas hilárias desde que se iniciou a segunda fase.

 

Outra característica muito forte no sertão é a presença de “coronéis” que mandam e desmandam em populações inteiras. O autoritário Nonato é o pai da empoderada Ana, a quem sempre tentou controlar com seu chicote à mão. E agora ele quer tornar os netos Lucas e Bernardo seus sucessores no poder da região.

Senhora do Sertão é um retrato muito bem feito da realidade sertaneja, do povo e de suas tradições. Há aqueles “exageros” dramatúrgicos comuns em novelas? Pode ser que sim. Mas a autora sabe dosar muito bem as coisas, deixando-as muito críveis. Seus personagens são pessoas do nosso cotidiano, gente como a gente. Para quem só conheceu a novela agora ou há pouco tempo, vale a pena seguir a bela história desde o primeiro capítulo. Lembrando que Senhora do Sertão já está em sua reta final. Então não percam a novela das 20h, com exibição às segundas, quartas e sextas-feiras.

 

A novela das 18h exibida às segundas, quartas e sextas-feiras é escrita por Henzo Viturino – o “mascote” do time de autores da CyberTV. Prestes a comemorar 14 anos no próximo mês, Henzo já pensa em novos trabalhos para quando terminar a exibição de Triângulo Amoroso.

A doce e sonhadora Isabella é uma estudante de direito que se apaixona à primeira vista por Miguel, um rico advogado. Logo eles começam a namorar. Mas Alice, a terceira ponta do triângulo do título, também deseja se casar com o rapaz. Para isso a vilã conta com a ajuda da megera Sophia, mãe do mocinho que não aceita seu envolvimento com a filha da empregada, e de Bruna, a irmã traidora de Isabella. Inúmeras intrigas causam os encontros e os desencontros entre os protagonistas. Até que Sophia é desmascarada após o sequestro da mãe e da tia de Isabella. Morre num acidente de carro durante uma perseguição policial. Alice, que estava com ela, consegue escapar ilesa e passa alguns anos desaparecida. Na nova fase da trama, Retorna disposta a separar de vez Miguel e Isabella, já casados.

Na última segunda-feira (08/10) foi exibido o capítulo 28.

 

Na cena acima e no decorrer do capítulo, notam-se pequenos problemas na pontuação. Por exemplo, nos chamamentos (vocativos). Na segunda fala de Isabella, há o uso indevido da palavra mais. O correto no caso é usar a forma MAS. Mais dá a ideia de somar, juntar; mas dá a ideia de contrariar, fazer um “porém”. Vejam como ficaria a fala com ajustes:

ISABELLA
Não sei
, mãe. Mas se foi isso que ela quis, já deve ter pensado em alguma forma de sobreviver.

Os cabeçalhos são geralmente escritos de forma eficiente. As descrições na cena acima também estão bem sucintas. O autor está se desenvolvendo bem para um estreante tão jovem. Continuando assim no caminho do aprendizado, ele promete ser um dos próximos grandes nomes da webdramaturgia. Muito bem, Henzo!

Na cena 06, a fala de Carol mostra palavras escritas numa ordem estranha. Ficaria mais harmônico se ela dissesse “(…) O que será que ela está fazendo agora?”. Nada que uma revisãozinha básica de todos os dias não resolva. Na fala de Edgar, ocorrem novamente a falta da vírgula antes do vocativo amor e a troca de MAS por mais. 😉

Segue uma dica de regência verbal em relação à cena acima. O verbo chegar, na norma culta, pede a preposição a. Ou seja, a personagem Bruna chega à casa de Rodrigo. Porém a forma “chegar na” é mais usada coloquialmente. Mesmo assim, usem-na de preferência apenas nas falas dos personagens. Nas descrições, a forma culta soa melhor.

A apaixonante história tem seus clichês, sim. Mas quem disse que os webnoveleiros não gostam disso? Triângulo Amoroso faz torcer pelos mocinhos e contra as vilãs. Destaque para a invejosa e dissimulada Bruna (Mel Maia e Marina Moschen), que chegou a roubar a cena em vários momentos. A supervisão de Débora Costa é outro ponto positivo. E não percam os últimos capítulos da novela, que estão de emocionar.

Por hoje é só. Na semana que vem trago resenhas sobre Uma Flecha Para as Bruxas e sobre No Rumo da Vida. E no sábado, não se esqueçam, conto com vocês para mais um Cyber Backstage.

Mas continuem ligados, que ainda tem bastante coisa no Cyber Show de hoje. Abração!

Fala galerinha! Aqui quem fala é o Melqui Rodrigues e está começando mais uma edição do “Séries e outros Vícios”. E hoje eu vim falar pra vocês sobre “Elite”, a nova série espanhola da Netflix que tem tudo pra ser o novo hit da galera.

Mas… Será que “Elite” é bom mesmo?

A série criada por Carlos Montero e DaríoMadrona pegou diversos elementos com a proposta de fisgar o público. Uma delas foi utilizar alguns atores de “La Casa de Papel”como Miguel Herrán (Cristhian) e Jaime Lorente (Nano) — para atrair a audiência dos fãs que acompanharam a série citada acima (que venhamos e convenhamos, La Casa de Papel nem foi lá aquelas coisas assim).

Outro fator utilizado foi aquele estilo teen, é impossível ver esta série e não se lembrar da novela “Rebelde”. Os uniformes são completamente idênticos e até outras questões abordadas na trama são similares à trama mexicana.

Eles também quiseram inovar ao colocar o mistério do assassinato de uma das alunas do colégio como plot principal da trama. Isso soaria muito interessante se tivesse levado no nível de “HowtogetawaywithMurder”, mas a realidade aqui é outra, e o plot principal que eu comentei acima foi praticamente ignorado durante todos os seus 8 episódios.

A realidade é que a série teen usa e abusa dos clichés mais absurdos que podem ser utilizados nesse tipo de série, o excesso de cenas de sexo (não importa se é homem com mulher, homem com homem, trio, quarteto, penta e Rumo ao Hexa) deixam a série cansativa e elas são sempre utilizadas pra justificar os dramas que personagens “X” acabaram de ter no meio de um conflito. É aquela famosa “briga de casal” que depois termina em sexo.

O trio protagônico até tentou trazer um apelo emocional para que a trama funcionasse, o Samuel um “boboca”, o Cristhian um bad boy arrojado, e o destaque vai pra Nadia, a muçulmana árabe que sofre preconceito no colégio por sua cultura. Ela sem dúvidas foi a única personagem que deu um equilíbrio na série.

Fora isso, temos um “show” a parte de personagens completamente rasos, uns bem estereotipados e outros que tinham tudo pra causar impacto, mas o roteiro não teve nem a decência de explorar essa questão.

Prova disso é o personagem Omar que é irmão de Nadia, é muçulmano, porémvende drogas e é homossexual: Algo totalmente proibido pela sua cultura. Mas a questão é que até o drama sexual desse personagem foi dando preguiça no decorrer da história e ora ele queria ficar com o Ander e ora não queria.

Elite tem inúmeras falhas de narrativa, a gente espera um crescente na trama que nunca acontece e até mesmo no final quando por fim descobrimos quem estava por trás do assassinato, não emplacou da maneira devida.

Por fim, Elite é uma série que tinha vários elementos ao seu favor e não soube utilizá-los com eficiência, tornando a história fraca e suas justificativas de combater o cliché acabaram falhando e o plot central da história foi quase abandonado.

NOTA: 4,0.

 E é isso aí galera! Estamos ficando por aqui e até a próxima edição!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Publicidade

Inscreva-se no WIDCYBER+

O novo canal da Widcyber no Youtube traz conteúdos exclusivos da plataforma em vídeo!

Inscreva-se já, e garanta acesso a nossas promocionais, trailers, aberturas e contos narrados.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo