Olá, querido leitor! Olá, querida leitora! Olá, queride leitore!

Você manteria um relacionamento com alguém que cometeu uma traição contra você? Ou investiria em um novo amor? Esse é o tema da resenha do Observatório da Escrita de hoje.

 


 

 

No dia último 5, a novela Corações Partidos voltou à grade da Widcyber. Estreou no fim de 2017, depois saiu do catálogo a pedido do autor Eduardo Moretti e agora faz a alegria dos leitores que acompanham as idas e vindas de Érica, Rodrigo, Vinícius e Sheila. Vamos aos destaques do primeiro capítulo:

Já na primeira cena, Érica decide terminar o relacionamento com Vinícius após flagrá-lo com outra mulher na noite anterior, aliás como acontecia de costume. A mãe dele, Geórgia, fica preocupada com possíveis problemas com a sociedade entre as duas famílias após o ocorrido. A víbora dá um show de machismo ao defender que é “natural” os homens traírem suas companheiras e de falsidade ao dizer que sua amizade com Sílvia, mãe de Érica, é simplesmente marketing. Em seguida, Sheila desconfia de que seu namorado, Rodrigo, esteja abrindo muita intimidade com as clientes do restaurante dele e acabam discutindo. Ele vai para a rua e, numa distração enquanto dirige, colide com o carro de Érica. Em um primeiro encontro com trocas de olhares, um combina de pagar o conserto do veículo do outro, além de um jantar amigável à noite.

Érica passa em uma clínica e tem a testa suturada devido ao acidente. Já em casa, conta aos pais, Sílvia e Alberto, do acidente. Temendo uma represália de Geórgia nos negócios, Alberto enche a filha de perguntas e expectativas, pouco se importando com o estado da moça. Pegou mal.

Mais tarde, em pleno jantar, Rodrigo se diz apaixonado por Érica e a seduz de todos os jeitos, mas ela, num ato de lucidez, não quer apressar as coisas e prefere esperar cicatrizar um pouco o coração após mudanças tão recentes. Enquanto isso, Geórgia vai à casa da moça e faz questão de esperá-la para uma conversa séria. Assim que Érica retorna, a vilã a chantageia: ou volta para Vinícius, ou os negócios da família são prejudicados. E assim termina o episódio inicial.

 

Corações Partidos foi a primeira novela do autor após o fenômeno Garota de Ipanema — que, aliás, tem retorno previsto para junho aqui na Widcyber. Eduardo Moretti optou por apresentar a história de Érica e Rodrigo em formato roteiro-narrativo, que mescla a força dos diálogos com as intervenções mais literárias e descritivas sem uso de termos técnicos específicos do roteiro. Esse estilo é o mais utilizado nas webnovelas em geral. Legendas, indicações de sonoplastias e rubricas são destacadas em negrito e entre parênteses ou chaves. Tudo isso numa mancha no papel (disposição gráfica do texto) limpa e bem organizada.

Outra característica marcante nas novelas do autor são as falas gigantes que, por vezes, vêm de um ou outro personagem. Isso pode soar artificial e pouco sutil para alguns leitores, mas não vejo problemas na forma como esse recurso é aproveitado. Dá uma sofisticação quase mexicana, no bom sentido, à sequência. Por outro lado, os diálogos das brigas dos dois casais centrais, logo no início, perderam, sim, a naturalidade e parecem forçados, apenas para induzir as separações sem muito gasto de tempo. Especialmente a cena de Sheila e Rodrigo. No decorrer do capítulo, os diálogos estão bem melhores, e isso é perfeitamente normal num primeiro episódio. O autor está buscando a intimidade com a história e o tom que vai adotar.

Sobre as questões gramaticais, notam-se algumas inadequações ao longo do capítulo, como o não uso de vírgula em diversos vocativos (chamamentos) e a presença da crase em situações indevidas (exemplo: “Eu fui à culpada…”).

Vamos à trama e aos personagens. De cara, o conflito é apresentado: as questões amorosas do quarteto principal, que são a mocinha romântica, o namorado mulherengo, o galã sedutor e a garota ciumenta. O gancho conversa bem com esse conflito, além de apresentar uma tendência folhetinesca, que é a função de uma “novela raiz”. Se depender da vilã, a esnobe Geórgia, armações e reviravoltas não vão faltar em Corações Partidos. Ela se aproveita do interesse do filho Vinícius por Érica para forçá-los a um casamento sem amor, apenas para manter o poder e o dinheiro. É aí que entra a filha Samara, a catarse do capítulo. A única que enfrenta a megera de verdade nesse comecinho. Já gostei da moça. Por sua vez, Alberto me deu raiva por tamanha chatice. Como dito acima, com a filha ferida e esgotada, e ele ainda a enche de cobranças? O Troféu Pedante deste domingo vai pra ele. Também fico com a pulga atrás da orelha com a apresentação do Rodrigo. Diz que jamais trairia a namorada Sheila, que não aguenta as crises de ciúme dela. Até aí, tudo bem. Mas a maneira com que ele se portou com Érica, a quem acabou de conhecer, no restaurante como se já a amasse por toda a vida ficou pouco crível e deu mais impressão de que a estava seduzindo. Não deu tempo sequer para ele alimentar essa paixão. Além disso, motivo de sobra para a Sheila ficar desconfiada, sim. Desculpa, mas ele não agiu muito diferente de Vinícius. Teve até um buquê de flores coloridas com intenções de amizade e de amor. Isso mesmo: amor! Vindo de alguém que parece não estar com o coração tão partido assim. Ao contrário de Érica, que passou de fato por um rompimento sério, ele está apenas em crise no relacionamento com a namorada, desapontado de alguma forma, mas continua com ela.

Ficou curioso(a/e) para saber como continua a história? Então leia os capítulos de Corações Partidos, às segundas, quartas e sextas, aqui na Widcyber. Eduardo Moretti promete deixar seu coração quentinho e apaixonado com essa linda novela.

 


 

A próxima resenha do Observatório é Cruel Summer, de Maureen Prescott. Confira o resultado da votação:

Gostou? Eu também. Que tal escolher a atração do dia 30? São seis histórias bem fortes concorrendo à vaga.

 

 


O Observatório da Escrita fica por aqui. Não perca o Cyber Backstage 90, que hoje tem um convidado muito especial no quadro Entrevista.

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo