CENA 01. REVISTA DE FOFOCAS. SALA DE NARA. INT. DIA.
Continuação da última cena do capítulo anterior.
Nara e Lilian conversam sobre o convite de Ruggero a Lilian.
LILIAN
Ainda não dei resposta pra ele. Não sei o que vou fazer.
NARA
Ruggero e suas armadilhas. Não te incentivo a aceitar, mas a escolha é sua. (pausa) Vou te apoiar no que decidir, mesmo que não concorde.
LILIAN
É bom ouvir isso. Estou muito insegura. É tentador, mas… mas não sei o que dizer, o que pensar.
Lilian e Nara continuam papeando em OFF.
CORTA PARA
CENA 02. CASA DE BENJAMIN. SALA DE JANTAR. INT. DIA.
Continuação da cena 23 do capítulo anterior.
Raúla, Laura e Benjamin à mesa do café. Ele estava distraído, pensando em Melita.
RAÚLA
Quem é Melita? Posso saber?
BENJAMIN
Ninguém que/
LAURA
Ah, Benjamin… (a Raúla) Foi a primeira mulher da vida do seu pai.
BENJAMIN
Laura, não fala assim. Já faz tanto tempo.
LAURA
Mas você nunca a esqueceu. Nem mesmo depois que se casou com a Vitória.
BENJAMIN
Respeita a mãe da Raúla/
RAÚLA
Xi, pai! Mamãe morreu faz tempo. Se for o que tô pensando, ela seria a primeira, de onde quer que esteja, a torcer pra você voltar pra essa aí. Você encontrou com ela na rua, não foi?
BENJAMIN
Não consigo esconder nada de vocês. (pausa) Tá bom, eu vi a Melita ontem.
LAURA
E falou com ela?
BENJAMIN
Não deu tempo. Ela entrou no carro e… e aí, nada. Nem poderia. Pelo que sei, é casada com o dono da televisão.
LAURA
Dono da televisão?
RAÚLA
Tá brincando? Pai, você namorou a mulher do Ruggero Fontana? Tô pas-sa-da!
BENJAMIN
Terminou bem ao lado do ricaço, como ela… Vamos encerrar esse assunto, que não vai levar a nada.
LAURA
Será que não?
Benjamin e Laura se entreolham. Raúla surpresa com a novidade.
CORTA PARA
CENA 03. REVISTA DE FOFOCAS. SALA DE NARA. INT. DIA.
Nara analisa uns papéis. Batidas à porta. Nando entra.
NANDO
Licença, Nara.
NARA
Senta aí.
Nando obedece. Nara guarda os documentos numa pasta e dá atenção a Nando. Ela o observa de cima a baixo, atraída por ele.
NARA
Fui convidada para um evento beneficente para mulheres da sociedade e do entretenimento. Pensei em aproveitar a oportunidade de entrevistar algumas pessoas e queria levar você pra fotografar.
NANDO
Quando vai ser?
NARA
Hoje à noite. Tem algum compromisso?
NANDO
A Isolda marcou gravação pro Tube.
NARA
Ponho outro no teu lugar. Fico mais segura com você. O lugar não é muito seguro. Costuma ter assalto, arrastão no caminho.
NANDO
Se é assim, conta comigo.
NARA
Obrigada. É só isso mesmo. Chama a Zu pra mim, por favor.
Nando se levanta e anda até a porta. Nara o olha com desejo. Nando sai.
CORTA PARA
CENA 04. REDE SONHO DE TELEVISÃO. SALA DE REUNIÕES. INT. DIA.
Sérgio e Júlio entram na sala e se sentam à mesa.
SÉRGIO
Te mandei o 54 e o 55 por e-mail.
JÚLIO
Estamos adiantados pra caramba. Melhor assim. (nota o estado de Sérgio) Passando mal?
SÉRGIO
De ressaca. Bebi um monte.
JÚLIO
Você não esquece a Nara, né? Ela te chutou com a maior covardia. Essa vadia não merece que fique sofrendo/
SÉRGIO
Ô, não fala assim. Ela ainda vai voltar, você vai ver.
JÚLIO
Não é o que estão falando. A Isolda falou pra Lígia que sua ex quer acelerar a papelada e ficar sozinha.
SÉRGIO
A Isolda fala demais.
JÚLIO
Que seja. O Paschoal falou que a cidade cenográfica já tá quase pronta. Até semana que vem a gente grava lá. E o vovô Rudy quer uma reunião com a gente hoje à noite.
SÉRGIO
O que será que ele quer dessa vez?
JÚLIO
Um monte de exigências, como sempre.
CORTA PARA
CENA 05. MANSÃO DE RUGGERO. ESCRITÓRIO. INT. DIA.
Ciro fuma perto da janela. Yoná entra.
YONÁ
Ah, você está aí?
CIRO
Fecha a porta e vem cá.
YONÁ (obedece)
O que houve dessa vez?
CIRO
Melita já te contou que o velho está perto de bater as botas, não falou?
YONÁ
É, comentou alguma coisa. Por quê?
CIRO
Ele mandou chamar um escrivão pra montar o testamento.
YONÁ
Ué, mas ele não tinha um bem guardado no cofre?
CIRO
Ele vai mudar, tenho certeza.
YONÁ
Mudar por quê? A Melita é a única herdeira de todos os bens do doutor Ruggero.
CIRO
Era.
=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===
YONÁ (chocada)
Era?
CIRO
Ele vai dividir entre ela e outra pessoa.
YONÁ
Que outra pessoa? (pensa) A escritora?
CIRO
O advogado. (Yoná surpresa) Do jeito que ele falou de mim pelo telefone, tomo posse de metade de tudo assim que ele…
YONÁ
Mas isso é muito bom! Ciro!
Ciro joga o cigarro pela janela e beija Yoná com desejo.
CORTA PARA
CENA 06. LANCHONETE. INT. DIA.
=== SONOPLASTIA: Não Me Ame Tanto – Karina Buhr ===
Lilian e Zu à mesa. Lilian consome sanduíche natural com suco de graviola; Zu está com cheesebacon e refrigerante.
ZU
Menina, descobri um site do babado. Quem sabe agora eu não encontro meu príncipe?
LILIAN
Toma cuidado, Zu. Alguns caras criam fakes nesses lugares e enganam a gente.
ZU
Ah, mas não custa tentar. Encalhada é que não vou ficar. Vou fazer trinta em abril e ainda não tenho ninguém. O que vão falar de mim?
LILIAN
Desencana, Zu. Você está linda, jovem, com cara de menina. Ninguém dá a idade que tem. Relaxa. A Isolda também tá sozinha e não tá nem aí.
ZU
A Isolda tá sozinha porque ninguém atura aquilo lá. Imagina o pobre coitado na cama com ela. Foge na lua de mel.
LILIAN (ri)
Só você, Zu…
César entra e vai direto para o balcão. Lilian olha distraída para ele.
ZU
Um moreno alto, bonito, simpático, com tanquinho. Não precisa ser bombado, mas tem que ser carinhoso… Lili? Tô falando com você, Lili. (olha para trás) O gato da Rah… Tá gostando dele, né? Te entendo, miga.
LILIAN
Minha cabeça está mais embaralhada que jogo do mico.
César vira-se de lado e vê Lilian e Zu. Aproxima-se delas.
ZU
Manda a Rah pra bem longe e pega o gato pra você.
CÉSAR
Vocês por aqui?
LILIAN (constrangida)
É, estamos.
ZU
Que mundinho pequeno, não?
César olha para Lilian, que não sabe onde enfiar a cara.
CORTA PARA
CENA 07. PRÉDIO DA REVISTA. FRENTE. INT. DIA.
=== SONOPLASTIA OFF ===
Isolda sai do prédio. Jairo se aproxima e a aborda.
JAIRO
Isolda Calderón?
ISOLDA
Desculpa, mas não falo com estr… Você não é o noivo da Lilizinha?
JAIRO
E você a vagabunda que queimou a gente na internet.
ISOLDA
Nossa! Que maneira de falar com uma mulher!
JAIRO
Não me interessa o que cê pensa. Não gostei do que fez.
ISOLDA
Problema seu. Meu trabalho é esse, e o mundo que aceite.
Isolda tenta se afastar, mas Jairo a puxa pelo braço.
JAIRO
Minha Lilian por acaso tá aí? Me responde, ou eu/
ISOLDA
E ainda por cima é bruto! (ironia) Uau, que sexy! (Jairo solta o braço dela) Ela foi comer em qualquer lugar.
JAIRO
Onde?
ISOLDA
Ah, sei lá. Caça por aí. Vai que ela aparece com outro…
JAIRO
Você é muito podre, hein!?
ISOLDA
E você até que não é de se jogar fora. Agora vaza! Xô!
Ela passa a mão pelo braço, como se o limpasse, e vai embora. Jairo olha de um lado pra outro, furioso.
CORTA PARA
CENA 08. LANCHONETE. INT. DIA.
Continuação da cena 06.
=== SONOPLASTIA: Apenas Mais Uma de Amor – Lulu Santos ===
César conversa com Lilian e Zu, que estão sentadas à mesa. Lilian tenta disfarçar o constrangimento.
ZU
Senta com a gente.
CÉSAR (repara em Lilian)
Melhor não. Fica pra próxima. Só vim dar um oi e ver como estão.
ZU
Tô bem, sempre zen… Já minha amiga aqui…
LILIAN
Estou ótima, obrigada.
CÉSAR
Que bom! Se vocês virem a Raúla, digam a ela que a noite foi ótima e que eu ligo pra ela mais tarde. Até mais!
ZU
Tchau, César!
César lança um piscar de olho para Lilian, que retribui com um aceno. Zu sorri sapeca. Ele se vira de costas e volta para o balcão. Zu e Lilian cochicham.
LILIAN
Você viu a mesma coisa que eu?
ZU
Vi que você ficou toda envergonhada por causa dele.
LILIAN
Ele é um cafajeste. Viu como ele falou da Rah? “A noite foi ótima”! Parece o Jairo falando da amante.
ZU
Falando nele…
Jairo entra na lanchonete e se junta a elas. César observa do balcão.
=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===
LILIAN
O que você tá fazendo aqui?
JAIRO
Zu, me dá licença, mas eu quero levar um papo com/
LILIAN
Não tenho nada pra falar com você.
CÉSAR (se aproxima de Lilian)
Ele está te importunando?
JAIRO
Não se mete, que o assunto é com minha noiva.
LILIAN (a César)
Não, ele não é mais meu noivo.
CÉSAR
Some daqui se não quiser que eu te jogue pra fora.
LILIAN
Violência, não.
ZU (ao mesmo tempo)
Joga!
JAIRO
Não pensa que isso vai ficar assim. Você é só minha.
CÉSAR
Vai embora! Some!
Jairo olha com ódio para César e sai contra a vontade. Lilian preocupada.
LILIAN
Não precisava. Mesmo. Ainda assim, obrigada.
CÉSAR
Não tem de quê. Que sujeitinho!
=== SONOPLASTIA OFF ===
CORTA RÁPIDO PARA
CENA 09. REDE SONHO DE TELEVISÃO. SALA DE FIGURINOS (FEMININO). INT. DIA.
PLANO MÉDIO. Mônica de lingerie com duas figurinistas, cada uma com uma parte de um figurino. Mônica fala, enquanto veste as roupas.
MÔNICA
Agora que cheguei aqui, ninguém me derruba!
FIGURINISTA MAIS VELHA
É assim que se fala. A gente não pode deixar a sorte correr, não. A vida é muito curta. Se todas fossem como você, dona Mônica…
MÔNICA
Dona, não! Não me chama de velha.
FIGURINISTA MAIS VELHA
Desculpa. Não quis ofender. É respeito/
FIGURINISTA MAIS JOVEM
Até eu fico chateada quando me chamam de senhora. (analisa Mônica vestida) E aí? Ficou bom?
Mônica desfila pela sala e se olha no espelho fazendo algumas poses e com jeito narcisista. As figurinistas estão satisfeitas.
MÔNICA
Fiquei uma diva! (pausa) É, vocês são competentes.
Mônica desfaz um botão da camisa rosa e faz mais uma pose.
CORTA PARA
CENA 10. SHOPPING CENTER. INT. DIA.
=== SONOPLASTIA – Mutante – Daniela Mercury ===
Entre CORTES DESCONTÍNUOS:
– Raúla anda sorridente pelo shopping;
– Para em frente a vitrine de uma loja de roupas;
– Namora um vestido vermelho e roxo na vitrine;
– Vira-se para a CAM e sorri; efeito de FLASH; imagem CONGELA;
– Uma fã se aproxima e abraça Raúla;
– Outro fã a beija no rosto;
– Raúla anda sorridente por outro canto do shopping com duas bolsas de lojas nas mãos;
– Outra fã tira uma selfie com ela pelo celular; efeito de FLASH;
– Imagem CONGELADA da selfie, imitando uma foto.
CORTA PARA
CENA 11. REVISTA DE FOFOCAS. ESTÚDIO DE MÍDIA. INT. DIA.
=== MÚSICA MAIS BAIXA ===
Ao fundo, uma placa com desenhos de bananas de dinamite e a logo da revista “Bomba!” bem grande.
Isolda entra no estúdio e se coloca no centro. Estranha a presença de Olavo, o novo cinegrafista.
ISOLDA
Cadê o Nando? Combinei com ele/
OLAVO
Ele foi com o Pedro lá na Rede Sonho. (aproxima-se de Isolda) Sou Olavo. Prazer.
Olavo dá a mão para cumprimentar Isolda, mas ela desdenha.
ISOLDA
Tá, não precisa me dar a mão. Você sabe quem eu sou, então prepara a câmera aí, que o povo está esperando.
Contrariado, Olavo volta para seu posto.
CORTA.
CAM em Isolda, representando a imagem capturada por Olavo.
ISOLDA
Vocês não vão acreditar! César Rinaldi e Raúla Negri estão tendo um caso, amores. Os dois foram vistos na noitada paulistana bem juntinhos… aos beijos na boate Glamour. Quem também estava lá era a Mônica Fischer. Aliás, ela é a grande promessa de 2020. Mulher linda, carismática e, segundo as más línguas, uma super atriz.
=== SONOPLASTIA OFF ===
CORTE RÁPIDO PARA
CENA 12. CASA DE HAILA. SALA. INT. DIA.
Haila sentada no sofá com as pernas cruzadas e o notebook sobre a mesinha de centro. Ela assiste ao vídeo de Isolda.
ISOLDA (continua)
Estão sabendo que ela e César vão fazer o casal principal na próxima novela, né? Se depender do flagrante que nossos espiões deram nos dois na boate, tem química de sobra. Paparazzi é tudo. Cá entre nós, não estranhem se ela roubar o galã da modelete.
CAM em Haila. Renato entra, vai até Haila e lhe dá um selinho.
RENATO
Oi, meu amor! O que tá vendo?
HAILA
Nada demais, só a coluna da Isolda.
RENATO (senta-se ao lado de Haila)
Como é que você atura? É a mulher mais falsa que conheço. Se deixar, ela destrói a carreira de todo mundo.
ISOLDA (V.O., notebook)
Fontes seguras me contaram que Renato Monte, o cantor que é irmão da modelete, caiu de depressão de novo. Pois é, meninos e meninas!
RENATO (nervoso)
Tira daí, Haila!
HAILA
Tá bom, eu tiro. (fecha o site) Não fica assim, Rê. (abraça-o)
RENATO
É disso que tô falando. Ela se diverte às custas de quem se mata de trabalhar/
HAILA
Se acalma, meu amor. Esquece ela.
Haila olha para o notebook, com Renato encostado em seu ombro.
CORTA PARA
CENA 13. APARTAMENTO DE RAÚLA. QUARTO DE RAÚLA. INT. DIA.
Raúla entra com algumas bolsas de lojas, enquanto fala com César ao celular. Ela joga as bolsas sobre a cama.
RAÚLA
Lá mesmo? (tempo) Pode ser. (tempo) Não me pega, não. Te encontro lá. (tempo) Beijo.
Ela desliga o celular e senta na cama. Sorri. Põe o aparelho em cima da cama e se levanta para sair, mas o telefone toca. Ela senta de novo. Vê que é uma ligação de Haila e atende.
RAÚLA
Alô? (tempo) Oi, querida! Fala. (tempo; chocada) O quê? (preocupada) Ai, meu Deus! (tempo) Tinha que ser a Isolda mesmo. (tempo) É um embuste, uma recalcada que não se contenta com/ (tempo) Me liga sim. Beijo!
Raúla desliga o celular e fica pensativa.
CORTA PARA
CENA 14. MANSÃO DE RUGGERO. FRENTE. EXT. NOITE.
=== SONOPLASTIA: Só em Teus Braços – Nana Caymmi ===
Anoitece. Imagem da fachada da mansão. Um carro de cor prata entra pelo portão.
CORTA PARA
CENA 15. MANSÃO DE RUGGERO. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.
=== SONOPLASTIA EM FADE ===
Ruggero, Sérgio e Júlio sentados à mesa do escritório. Yoná de pé, entre Sérgio e Júlio. Melita também de pé, ao lado de Ruggero. Eles estão em reunião.
JÚLIO
Está praticamente tudo pronto pras filmagens da novela.
SÉRGIO
Trouxe os dez primeiros capítulos pro senhor analisar, doutor Ruggero. (mostra um pen drive)
RUGGERO
Deixa com Yoná, que ela manda imprimir pra mim.
SÉRGIO (entrega-o a Yoná)
Espero que esteja do seu agrado.
MELITA
Também quero ler. Estou curiosíssima.
JÚLIO
A senhora não vai se arrepender.
SÉRGIO
Modéstia à parte, está como você gosta.
RUGGERO
Elas são o termômetro de uma novela: assim dizia meu mentor, que a terra o tenha comido.
MELITA
Credo!
SÉRGIO (ao mesmo tempo)
Concordo plenamente. Se bem que, hoje em dia, não existe uma pessoa que não viva sem ver novela. Faz parte da rotina de todos nós. A gente chega em casa, janta, senta para assistir à novela. Seja mulher, homem, criança, adolescente, vovô…
RUGGERO
Sou das antigas, meu caro.
JÚLIO
Mas com uma visão do futuro que impressiona a todos nós. O que seria do Brasil sem a Rede Sonho, a Rádio Mundo…?
RUGGERO
E com mais um puxa-saco na minha frente.
Júlio desmancha a cara e fica sério. Melita constrangida e sem ação.
CORTA PARA
CENA 16. APARTAMENTO DE MÔNICA. SALA. INT. DIA.
CLOSE em Mônica ao celular.
MÔNICA
Cê tem certeza?
PLANO MÉDIO. Mônica sentada no chão com capítulos impressos da novela em volta dela.
ISOLDA (V.O., telefone)
Claro que tenho. Os agentes acabaram de me confirmar. O César vai pra mesma boate de ontem.
MÔNICA
Ah, mas a modelo vai com ele.
ISOLDA (V.O., telefone)
Só que não. Já dei um jeito nisso.
MÔNICA
Jeito?
ISOLDA (V.O., telefone)
Confia em mim, amore. Corre lá e faz tua parte.
MÔNICA (vibra)
Vou agora mesmo. Te devo mais uma.
Mônica desliga o celular e dá um beijo no aparelho. Sorri sarcástica. Mõnica pega a bolsa, apaga a luz e sai.
CORTA PARA
CENA 17. BOATE. FRENTE. EXT. NOITE.
=== SONOPLASTIA: Uma Noite e Meia – Marina Lima ===
César chega a pé e para em frente à boate. Olha para os dois lados. Observa a movimentação por uns cinco segundos. Então toca um sinal de notificação no celular. César pega o aparelho e lê a mensagem de Raúla: “Não me mata. Apareceu trabalho de última hora pra agência. Depois a gente marca de novo. Me desculpa. Da sua gata arisca.”. Ele guarda o aparelho no bolso da calça e se vira para ir embora, mas dá de cara com Mônica.
MÔNICA
Te assustei?
CÉSAR
Não… É que não esperava você.
MÔNICA
A sua namorada não vem, né?
CÉSAR
É… Como adivinhou?
MÔNICA
Posso te fazer companhia, se quiser.
CÉSAR
Não sei… Até que não é má ideia.
MÔNICA
Assim podemos nos conhecer melhor… fora do trabalho.
CAM no outro lado da rua enquadra César e Mônica entrando na boate.
=== SONOPLASTIA OFF ===
CORTA PARA
CENA 18. APARTAMENTO DE LILIAN. SALA. INT. NOITE.
Lilian e Zu conversam no sofá.
LILIAN
Não consigo esconder nada de você, né? Tô gostando dele, sim, mas não devia. Acabei de terminar com o/
ZU
Jairo já era, é coisa do passado. Bola pra frente, miga!
LILIAN
E você acha que tenho cara de trocar de namorado do dia pra noite? Não me chamo Raúla, tá?
ZU
Ela é que tá certa. Tá aí curtindo a vida, e você desperdiçando por causa do cafajeste que te meteu chifre no jantar romântico.
LILIAN
Era almoço. Muito pior. (pausa) Dizem que sou empoderada, mas eu me acho careta. Ainda sonho com um príncipe encantado. Ai, que burra! (Zu ri) Ai, me deu uma vontade de sair, de dar uma volta.
ZU
Vou com você. Tenho que ir pra casa e terminar o bendito mapa da Gorete.
LILIAN
Que Gorete?
ZU
A que ganhou na última Casa das Intrigas.
LILIAN (se levanta)
Não sei o que esse povo vê de tão bom em entrar em reality show e mostrar a vida toda. Eu, hein!?
ZU
O que não se faz por dinheiro?
Zu também se levanta. Ela e Lilian pegam suas bolsas e saem conversando em FADE.
CORTA PARA
CENA 19. REVISTA DE FOFOCAS. REDAÇÃO. INT. NOITE.
Redação com poucas pessoas trabalhando. Nara vem da sala dela e ajeita a bolsa sobre o ombro. Nando ao lado de Pedro na estação deste.
NARA
Nando, já estou pronta.
NANDO
Meu material já tá no carro.
NARA
Pedro, se alguém perguntar, diz que fui ao evento da Magda Scatelli.
PEDRO
Deixa comigo.
Nando e Pedro se despedem com um cumprimento de mãos. Nando se junta a Nara, com quem sai. Pedro passa a digitar uma reportagem no editor de texto do notebook.
CORTA PARA
CENA 20. CASA DE ZU. FRENTE. EXT. NOITE.
A casa tem um quintal na frente e degraus que levam para dentro.
Lilian e Zu se abraçam e trocam beijos de rosto em frente ao portão da casa.
LILIAN
A gente se fala.
ZU
Beijo, miga!
Zu entra pelo portão. Lilian observa até que Zu entra pela porta. Zu se despedem com acenos. Zu fecha a porta. Lilian anda poucos metros pela calçada. Jairo a surpreende.
=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===
LILIAN
Ficou me seguindo?
JAIRO
É o único jeito que tenho de falar com você sem aquele macho de merda atrapalhar.
LILIAN
Jairo, vê se me esquece. Acabou tudo entre a gente.
JAIRO
Fala da boca pra fora.
LILIAN
Falo muito sério. Se tem uma coisa que não perdoo, é traição. Comigo você não tem mais chance.
JAIRO
Você que pensa.
Jairo beija Lilian à força. Ela tenta se soltar, mas não consegue.
=== SONOPLASTIA OFF ===
Efeito de fim de capítulo: imagem de Jairo e Lilian congela; efeito de flash de fotografia; imagem fica em preto e branco.
Eu amei o capítulo. Isolda e Mônica cada vez mais maquiavélicas. Gostei do gancho final de Jairo com Lilian!
Eu amei o capítulo. Isolda e Mônica cada vez mais maquiavélicas. Gostei do gancho final de Jairo com Lilian!
Isolda de mostrando cada vez mais uma verdadeira cobra! César é um galinha, e eu não vejo a hora de ler o escândalo que vai ser quando ele for visto junto com Mônica!
O escândalo começa quando a Lilian se meter entre eles. Aí que a Mônica pira kkkkk Vai precisar da “madrinha” Isolda pra tentar separar os dois. Fica de olho, que nos próximos capítulos tem mais.
Isolda de mostrando cada vez mais uma verdadeira cobra! César é um galinha, e eu não vejo a hora de ler o escândalo que vai ser quando ele for visto junto com Mônica!
O escândalo começa quando a Lilian se meter entre eles. Aí que a Mônica pira kkkkk Vai precisar da “madrinha” Isolda pra tentar separar os dois. Fica de olho, que nos próximos capítulos tem mais.