CENA. 1. MANGUEZAL. LAJE. EXTERIOR. DIA
ABRE EM HUGO JÁ EM DESESPERO E MUITO NERVOSO
HUGO por favor, cara, não me mata! Não me mata…
CÉSAR mete o pé daqui, vai! E sem olhar pra minha cara
HUGO quê? Você não vai me matar?
CÉSAR não! Agora, cai fora daqui, antes que eu mude de ideia. Vaza. Vai!
HUGO SAI DALI RAPIDINHO. CÉSAR RI. LÍDIA SE APROXIMA, JÁ FALANDO
LÍDIA que felicidade toda é essa, hein, Cesita?
CÉSAR César, meu nome é Cesar, vadia. Que cara de pau, hein, depois de ter feito o que fez, vem querer falar comigo. Mas ó, vai ter troco, viu?
LÍDIA ui, tô morrendo de medo! O que você tem contra mim, hum? Na-da! (RISO)
CÉSAR cê que pensa, querida. Já sei de um segredinho seu, posso usá-lo a qualquer momento!
LÍDIA César, César… eu já contei um de seus segredos pro Lobão, você já quer que eu conte outro, é isso mesmo?
CÉSAR eu não tenho mais nada a esconder!
LÍDIA ah, não? E a sua paixonite por ele, hum? Acha que eu não sei que cê é louco pra ficar com ele? Uma pena, né, ele ser hétero. Isso deve ser uma grande decepção pra ti
CÉSAR cala a sua boca! Vaza daqui! Tu não sabe de porra nenhuma!
LÍDIA vou. Vou mesmo! Até mais, Cesita! Beijo!
LÍDIA SAI RINDO. CÉSAR BASTANTE IRRITADO
CORTE PARA
CENA. 2. APART DE PEDRO. SALA. INTERIOR. DIA
NATHI ABRINDO A PORTA PARA SAMUEL
SAMUEL bom dia, amiga!
NATHI bom dia!
SAMUEL já tava de saída?
NATHI sim, eu já ia levar a Petra na creche! Pensei que não viesse hoje!
SAMUEL é que ontem não deu pra eu vir, daí eu vim hoje
NATHI faz seguinte: eu deixo a Petra na creche e você busca. Pode ser?
SAMUEL pode, pode sim!
NATHI ok. A gente vai indo. Beijos. Você não vai pra faculdade hoje, não?
SAMUEL não… hoje eu não tô muito a fim! Eu vou só dá uma geral no quarto da Petra e vou embora. Vai lá. Boa aula. Depois eu pego os conteúdos contigo
NATHI tá. beijo!
NATHI SAI COM PETRA NO COLO. SAMUEL VAI RUMO AO QUARTO DE PETRA
CORTE RÁPIDO
CENA. 3. APART DE PEDRO. CORREDOR. INTERIOR. DIA
SAMUEL VINDO DA SALA. PARA EM FRENTE A PORTA DO QUARTO DE ALICIA. CLIMA DE SUSPENSE. CERTIFICA-SE SE NINGUÉM O VÊ. SÓ ENTÃO TOCA A MAÇANETA E ENTRA NO QUARTO
CORTE RÁPIDO
CENA. 3. APART DE PEDRO. QUARTO ALICIA. INTERIOR. DIA
SAMUEL FECHANDO A PORTA APÓS SUA ENTRADA. ANALISA TODO O AMBIENTE. MEXE EM ALGUNS OBJETOS QUE ESTÃO EM CIMA DOS MÓVEIS. AVISTA UMA CAIXA PRETA EM CIMA DO GUARDA ROUPA. VAI ATÉ LÁ. PEGA-A. VOLTA E SENTA NA CAMA. COM A CAIXA JÁ EM SEU COLO. ABRE. DENTRO ENCONTRA UM DIÁRIO PESSOAL E ALGUNS ANÉIS DE OURO. PERCEBE NA CAIXA UM FUNDO FALSO. RETIRA-O. ENCONTRA UM ENVELOPE. ABRE E SE DEPARA COM FOTOS DE ALICIA AOS BEIJOS COM LOBÃO. REAÇÃO DE SAMUEL AO QUE DESCOBRE
SAMUEL puta merda! A Alicia e meu irmão tinha um caso!
SAMUEL RAPIDAMENTE GUARDA TUDO DE VOLTA DENTRO DA CAIXA E A PÕE DE VOLTA NO LUGAR. FICA COM UMA FOTO PRA SI. SAI DO QUARTO
CORTE PARA
CENA. 4. APART PEDRO. COZINHA. EXTERIOR. DIA
ABRE EM PEDRO À MESA, TOMANDO CAFÉ. SAMUEL ENTRA
PEDRO olha só quem apareceu! Está atrasado, Samuca!
SAMUEL VAI À GELADEIRA E SERVE UMA ÁGUA PRA SI
SAMUEL pra vocêé Samuel! Desconta do meu salário o meu atraso!
PEDRO é o que eu deveria fazer, mas não vou fazer, não. E vem cá, aquele esquentadinho de ontem, é teu namorado, Samuca?
SAMUEL (ENCARA) por que o interesse? Tá a fim dele?
PEDRO não respondeu minha pergunta?
SAMUEL nem você a minha! Mas eu vou te responder. Curto e direto: não te interessa!
PEDRO claro que me interessa, você me deve satisfações. Afinal, trabalha pra mim
SAMUEL é, eu trabalho, porém, minha vida pessoal não está vinculada ao meu trabalho, logo o que eu faço ou deixou de fazer daquela porta pra fora só diz respeito a mim, não a você, honey
PEDRO eita, que hoje cê está bem respondão, hein! Cuidado, você pode se arrepender amargamente por isso
SAMUEL tá me ameaçando, queridxs?
PEDRO não! Que isso. É apenas um alerta, cara!
SAMUEL tá bom, recebi o alerta! já acabou?
PEDRO por enquanto sim, veadinho!
SAMUEL antes veado que corn/
PEDRO como é que é? cê me chamou do quê?
SAMUEL nada, absolutamente nada. É que eu pensei alto aqui agora… ultimamente eu ando assim, sabe, pensando alto demais… bem louca!
PEDRO sei… (LEVANTA) vou pra delegacia
SAMUEL bom trabalho! Vai com Deus…
PEDRO SAI. SAMUEL PERCEBE SUA “QUASE” BURRADA
SAMUEL idiota! Puta que pariu! Que vacilo… argg, essa minha boca… (TAPEIA A BOCA) burro, burro!
CORTE PARA
CENA. 5. APTO DE ALAN. QUARTO. INTERIOR. DIA
ALAN A ESTUDAR EM SEU NOTEBOOK. CHEGAM VÁRIAS NOTIFICAÇÕES EM SEU CELULAR. ELE PEGA E SE DEPARA COM UM POST NO INSTAGRAM: SUAS FOTOS BEIJANDO OUTRO CARA. E COM A SEGUINTE LEGENDA: “PM É FLAGRADO AOS BEIJOS COM OUTRO HOMEM EM UMA BOATE.” ABAIXO DIVERSOS COMENTÁRIOS DE CUNHO HOMOFÓBICOS
COMENTÁRIOS ON:
“VOCÊ MERECE MORRER! NOJENTO, VEADO!”
“AQUI NÃO ACEITAMOS POLICIAL BEIJANDO OUTRO CARA NA BOCA. DESGRAÇADO! DESONRA PARA MINHA COORPORAÇÃO. ESSE TINHA QUE MORRER À PEDRADA! CANALHA SAFADO!”
“ESSA DONZELA NÃO ESTÁ APTA PARA NOS DEFENDER DOS BANDIDOS. VERGONHA”
“ESSE AÍ JÁ DEVIA ESTAR MORTO! ABOMINAÇÃO!
COMENTÁRIOS OFF
REAÇÃO DE ALAN AO QUE LER
ALAN meu Deus!
E JOGA O CELULAR NA MESA. FECHA NA PASMICIDADE DE ALAN
CORTE PARA
CENA. 6. UNIVERSIDADE. REFEITÓRIO. INTERIOR. DIA
NATHI E BRUNO
BRUNO e o Samu, Nathi? Ele não veio hoje por quê?
NATHI ah, ele disse que estava indisposto, e também ele está trabalhando lá em casa, como babá da Petra, minha sobrinha
BRUNO entendi
NATHI e você e o Caio, como estão?
BRUNO não estamos. Só trocamos algumas farpas, apenas. O moleque é difícil, viu? Mas aí, mudando de assunto, que tal irmos a uma balada hoje à noite, hein?
NATHI ah, seria uma ótima ideia. A gente pode chamar o Samu também
BRUNO pronto. Fechado então!
NATHI yes! Que horas?
BRUNO às 8h:00min
NATHI perfeito!
BRUNO deixa eu ir que já está na minha hora. Beijo. Vemo-nos à noite
NATHI tchau, boa aula!
BRUNO SAI. VAI INDO RUMO À SAIDA. ACABA ESBARRANDO EM CAIO QUE VINHA ENTRANDO NO LOCAL
CAIO seu…
BRUNO gostoso? Eu já sei que sou! Beijo! Tô atrasado!
E SAI O DEIXANDO SOZINHO
CAIO babaca, idiota!
VAI INDO RUMO À CANTINA
CORTE PARA
CENA. 7. APTO DE HUGO. SALA. INTERIOR. DIA
CELULAR DE HUGO TOCANDO NO SOFÁ. ELE VEM DO CORREDOR. PEGA O APARELHO E JÁ ATENDE
HUGO (AO CEL) alô? Quem tá falando?
CÉSAR (AO CEL, OFF) não importa! É o seguinte: se quiser descobrir se ela te trai, tem que continuar em silêncio, e esquecer o que vira ontem no morro!
HUGO (AO CEL, REAGE) quem é você? Fala, caralho! Qual teu nome?
CÉSAR DESLIGOU. REAÇÃO DE HUGO
HUGO desgraçado, desligou!
LÍDIA CHEGA DA RUA, JÁ FALANDO:
LÍDIA olá! Quem é o desgraçado?
HUGO oi, amor. (BEIJA-A) Não é ninguém
LÍDIA tudo bem. Vou tomar um banho, estou exausta
HUGO tá, vai lá!
LÍDIA SE ENCAMINHA PRO INTERIOR DO CENÁRIO. HUGO LIMPA SUA BOCA, ENOJADO. PEGA SUAS CHAVES, CARTEIRA E SAI
CORTE PARA
CENA. 8. AVENIDA. EXTERIOR. DIA
HUGO UM POUCO DESNORTEADO, SEGUE DIRIGINDO SEM RUMO
CORTE PARA
CENA. 7. SUPERMERCADO. FRENTE. EXTERIOR. DIA
HUGO SE APROXIMANDO EM SEU CARRO. ESTACIONA. DESCE E ENTRA NO ESTABELECIMENTO
CORTE RÁPIDO
CENA. 8. SUPERMERCADO. INTERIOR. DIA
HUGO ENTRANDO. VAI ATÉ A SESSÃO DOS BISCOITOS. PEGA UM PRA SI. AO SE VIRAR PRA IR EMBORA ACABA SE ESBARRANDO EM ALGUÉM. O ÂGULO É ABERTO, REVELANDO SER CÉSAR ALI EM SUA FRENTE. SEUS OLHOS SE ENCONTRAM. SILÊNCIO. HÁ UM CLIMA. ATÉ QUE ESTE É QUEBRADO POR HUGO QUE RESOLVE SE PRONUNCIAR:
HUGO perdão! Não te vi. Desculpa!
CÉSAR está de boa. Acontece
HUGO com licença. Tenho que ir!
CÉSAR ABRE ESPAÇO PARA ELE PASSAR
CÉSAR toda!
HUGO obrigado
HUGO SAI. CÉSAR O OBSERVA SAINDO. DÁ UM SORRISINHO
CORTE PARA
CENA. 9. APART DE PEDRO. SALA. INTERIOR. DIA
NATHI RECÉM CHEGADA. SAMUEL JÁ DE SAÍDA PRA RUA
NATHI amigo… cê já vai, é?
SAMUEL sim. Vou. Vem cá, será que você pode ir buscar a Petra hoje? É que tenho um problema de família pra resolver
NATHI claro, busco sim. Mas o que houve?
SAMUEL depois eu te explico, tá? E diz pro seu irmão que eu estou doente, inventa alguma coisa pra despistar ele
NATHI ei, calma. Ele parece que vai fazer uma operação aí… policial. Deixa te falar, o Bruno chamou a gente pra ir a uma baladinha hoje à noite, vamos?
SAMUEL vamos, vamos sim, me manda tudo direitinho por Zap, tá? beijo! Love you!
SAMUEL SAI PRA RUA
NATHI Love you to! Boa sorte com seu problema…
CORTE PARA
CENA. 10. DELEGACIA. SALÃO. INTERIOR. DIA
ABRE EM PEDRO ORIENTANDO SUA EQUIPE
PEDRO temos que entrar calmamente, na espreita, e não podemos esquecer que existem pessoas de bem ali, inocentes. Nosso foco maior é pegar o Lobão. Só atirem caso for preciso. E claro, pra se defender. Agora, vamos! Boa sorte a todos nessa operação!
E SAEM PARA MISSÃO
CORTE PARA
CENA. 11. MANGUEZAL. LAJE. EXTERIOR. DIA
ABRE EM SAMUEL SENDO TRAZIDO POR UM CAPATAZ DE LOBÃO
CAPATAZ aí, Lobão. Seu irmão…
LOBÃO fala aí, moleque. Como cê tá?
VAI ATÉ O IRMÃO E O ABRAÇA
LOBÃO vaza daqui peroba!
PEROBA SAI. SAMUEL E LOBÃO SAEM DO ABRAÇO
SAMUEL (SÉRIO) precisamos conversar, Lobo!
CLIMA TENSO
CORTE RÁPIDO
CENA. 12. MANGUEZAL. ENTRADA. EXTERIOR. DIA
CLIMA TENSO. OS POLICIAIS JÁ ADENTRANDO O MORRO. JÁ SÃO RECEBIDOS À BALAS PELOS CAPANGAS DE LOBÃO
CORTE RÁPIDO
CENA. 13. MANGUEZAL. LAJE. EXTERIOR. DIA
SONS DE TIROS. SAMUEL REAGE ASSUSTADO DIANTE DE LOBÃO
SAMUEL quê que é isso?!
PEROBA JÁ CHEGA AVISANDO:
PEROBA chefia, os “homi” tão invadindo o morro!
LOBÃO puta que pariu! (PEGA SEU RÁDIO-COMUNICADOR) Atenção: é pra meter bala nesses cuzões, é pra metralhar geral!
SONS DE TIROS PARA TODOS OS LADOS. CLIMA DE TENSÃO. LOBÃO VAI ATÉ A BEIRADA DA LAJA. OBSERVA ALGUNS POLICIAIS NUM BECO, PEGA SUA METRALHADORA, MIRA EM DIREÇÃO A PEDRO. SAMUEL SE APROXIMA, PARA AO SEU LADO
SAMUEL o que você vai fazer?
LOBÃO metralhar a cabeça daquele otário ali!
SAMUEL OLHA PRA ONDE LOBÃO ESTAR A MIRAR, RECONHECE PEDRO. LOBÃO DISPARA VÁRIOS TIROS
FADE OUT
CORTE PARA
FINAL DO CAPÍTULO