DESTINOS CRUZADOS
NOVELA DE
UELITON ABREU
ESCRITA POR
UELITON ABREU
DIREÇÃO DE NÚCLEO
ANDERSON SILVA
CENA. 1. MANGUEZAL. LAJE. EXTERIOR. DIA
CONTINUAÇÃO DA ÚLTIMA CENA. LOBÃO DIANTE DE CÉSAR E LÍDIA
LOBÃO (SÉRIO) e então, Lídia. Cê não vai falar nada? Que segredinho é esse que cê sabe do César?
LÍDIA (DISFARÇANDO O NERVOSISMO) segredo? Que segredo? Tem segredo nenhum! A gente só tava falando/
LOBÃO (CORTA) para! Para. tá bom? Eu ouvi a conversa de vocês dois, você deve ao César, o que você fez pra ela?
CÉSAR eu… eu dei cabo do corpo de um carinha aí que ela matou…
LÍDIA tá certo. É verdade. Era um bandido, invadiu minha casa, eu apenas me defendi… era ele ou eu!
LOBÃO sei… e por que não paga o que deve?
LÍDIA o óbvio, né, Lobão. Eu não tenho dinheiro, simples
CÉSAR (FORTE) mentira! ela tem sim. ela só tá me enrolando, essa vadia
LOBÃO e o segredo que você sabe dele, Lídia. Qual é?
CÉSAR (NERVOSO, TENSO) segredo, Lobo? Não tem segredo nenhum não, mano. Isso é blefe dessa vadia
LOBÃO (ENCARA) tá nervoso, tá tenso, por quê? Hum?
CÉSAR NADA DIZ
LÍDIA eu vou te contar. O Cesar, Lobo, é gay! esse é o segredinho dele, ele gosta de homens
CÉSAR isso é mentira. Cala a boca! (DESESPERO) Não acredita nela, Lobo, por favor! Essa mina é louca! Ela… ela tá inventando isso só porque eu vivo a chamando de vadia, é isso. não dá trela pra ela…
LOBÃO vaza daqui, Lídia. Quero falar a sós com César
LÍDIA tá bom. Beijos. Boa sorte, Cesita!
LÍDIA SAI. CÉSAR JÁ TENTA SE EXPLICAR
CÉSAR vaca! Olha só, Lobo, essa/
LOBÃO (CORTA) para, César. Chega! Chega de negação, para com isso, porra. Eu já sabia… sempre soube desse seu gosto…
CÉSAR soube? Como?
LOBÃO eu desconfiava, mas daí, tive a certeza quando te vi aos beijos com um cara, em frente ao seu barraco
EDIÇÃO: FLASHBACK RÁPIDO DE CÉSAR BEIJANDO UM CARINHA SOB O OLHAR DE LOBÃO
VOLTA À CENA
CÉSAR e por que nunca me questionou a respeito?
LOBÃO isso é irrelevante pra mim. Sem importância. Ser gay não é uma coisa de outro mundo. Não os odeio. Inclusive, Samuel, meu irmão, é gay
CÉSAR pô, é difícil, viu, de acreditar. Quem te ver assim, traficante dono de morro, nem imagina que não seja preconceituoso. Garanto que as pessoas têm outra visão ao seu respeito
LOBÃO o fato é que as pessoas costumam julgar somente pelas aparências
CÉSAR verdade. Mas e aí, como fica minha situação? Vai me expulsar do morro?
LOBÃO não, fica “sussa.” É só continuar como tá, sendo leal a mim. Só isso que eu espero de você, César!
CÉSAR ok. Obrigado. Mesmo. De verdade!
LOBÃO não agradeça! Pode ir agora!
CÉSAR valeu!
CÉSAR SAI. LOBÃO O OBSERVA IR EMBORA
CORTE PARA
CENA. 2. APTO DE ERIC. SALA. INTERIOR. DIA
ABRE EM ERIC QUE ACABOU DE RECEBER UMA INTIMAÇÃO
ERIC droga! Esse jumento cumpriu mesmo com o que disse… abriu o processo, mas isso não acaba aqui… ah, mas não acaba mesmo, até porque o jogo só acaba quando termina
CORTE PARA
CENA. 3. UNIVERSIDADE. WC MASCULINO. INTERIOR. DIA
CAIO LAVA A MÃO NA PIA. BRUNO SAI DE UM DOS BOXES
CAIO (ENCARA PELO ESPELHO) Que foi? tá olhando o quê?
BRUNO nada! Só vim ao banheiro, princesa. Pode mais não?
CAIO VAI ATÉ ELE E O ENCARA, BEM SÉRIO
CAIO (BEM PRÓXIMO) cê chamou do quê?
BRUNO que foi? vai me beijar? Hum? Te chamei de princesa, e por acaso, acho que cê errou o banheiro, esse aqui é masculino!
CAIO não, não vou te beijar não, pode ficar tranquilo… e outra, estou no banheiro certo. E princesa é a senhora sua mãe
BRUNO obrigado, isso ela é de verdade, minha princesa. Mais que isso: ela é minha rainha!
CAIO babaca! Vai se foder!
BRUNO me foder, eu não vou não, mas gosto de foder… muito!
CAIO nojento!
CAIO SE VIRA E VAI EMBORA
BRUNO já saquei a tua, filhão… e confesso que já me amarrei na tua…
FECHA NO SORRISINHO DE BRUNO
CORTE PARA
CENA. 4. UNIVERSIDADE. REFEITÓRIO. INTERIOR. DIA
NATHI REAGINDO DIANTE DE SAMUEL
NATHI não acredito que ele fez isso com você!
SAMUEL fez, amiga. Queria que eu passasse do meu horário. Recusei e ele me trancou!
NATHI Juro. Esse não é meu irmão. Mas pode deixar, que eu vou ter uma conversinha com ele quando chegar em casa, e ele vai ter que me ouvir
SAMUEL amiga, não. por favor, eu não quero que você interceda por mim, tampouco quero criar atritos entre vocês dois. Está fora de cogitação essa hipótese
BRUNO SE APROXIMA DOS DOIS
BRUNO e aí? Será que posso me sentar aqui com vocês?
NATHI claro, Bruno. Senta. Fica à vontade. Tudo bom?
BRUNO (SENTA) obrigado. Tudo na paz!
SAMUEL quem é esse Nathi?
NATHI ah! Esse aqui é o Bruno, ele é novato aqui, e Bruno esse é o Samuel, meu melhor amigo e colega de curso
BRUNO (ESTENDE A MÃO) prazer, Samuel. Como ela mesma já disse, sou novo por aqui. Faço Ed. Física
SAMUEL (CUMPRIMENTA) seja bem-vindo, Bruno! Já eu faço o mesmo curso que a Nathi: Ciências Sociais
BRUNO bacana! É um excelente curso…
BRUNO VÊ CAIO PASSANDO E RESOLVE TIRAR UMA DÚVIDA COM NATHI…
BRUNO vem cá, aquele garoto ali…
SAMUEL o Caio?
NATHI ele que esbarrou em você e te tratou mal e tal… o que tem ele?
BRUNO ele é gay?
NATHI ele… ele diz que não, né, mas a gente meio que desconfia que seja
SAMUEL por que o interesse, Bruno? Você tá a fim dele? Vocêé gay?
BRUNO digamos… que sou uma pessoa que gosta de gozar à vida, fico com pessoas, não importa o gênero
SAMUEL gostei de ti. Taí, uma cara livre de rótulos!
NATHI arrasou, Bruno!
BRUNO e você, Samuel? É gay?
SAMUEL sim, Gaysérrimo, bichona, veado… do vale!
NATHI antes que me pergunte, não! Eu não sou gay. Sou hetero convicta. Odeio pepecas, gosto de pintinhos…
OS TRÊS CAEM NA RISADA
CORTE PARA
CENA. 5. APTO DE HUGO. SALA. INTERIOR. DIA
HUGO TRABALHA EM SEU NOTEBOOK. LÍDIA VEM DO CORREDOR
LÍDIA Hugo. Tô indo ao shopping, tá?
HUGO mas agora?
LÍDIA é, marquei de fazer compras com umas amigas
HUGO ah, tá certo, então… vai lá. Boas compras!
LÍDIA logo mais eu tô de volta. Beijo! Te amo!
LÍDIA SAI PRA RUA
HUGO eu também!
E VOLTA A TRABALHAR
CORTE RÁPIDO
CENA. 6. FRENTE CONDOMINIO. EXTERIOR. DIA
ABRE NO PV DE CÉSAR VENDO LÍDIA SAIR DO PRÉDIO E ENTRAR NUM UBER. SAI DO PV NELE JÁ REAGINDO
CÉSAR é hoje que eu descubro algum podre teu, sua vadia
UBER SAI. CÉSAR SEGUE O MESMO
CORTE PARA
CENA. 7. MOTEL. FRENTE. EXTERIOR. DIA
LÍDIA DESCE DO UBER. ADENTRA O LOCAL SOB O OLHAR DE CÉSAR
CORTE RÁPIDO
CENA. 8. MOTEL. RECEPÇÃO. HALL DE ELEV. INTERIOR. DIA
PASSA NA RECEPÇÃO. PEGA A CHAVE DO QUARTO. ENCAMINHA-SE PRO HALL DE ELEVADORES. ENTRA. AS PORTAS FECHAM. CÂM SEGUE PARA A ENTRADA DE CÉSAR, QUE VAI À RECEPÇÃO
CÉSAR bom dia! É… essa moça que acabou de entrar, ela costuma vir sempre aqui?
RECEP olha só, cara, nós recebemos ordens pra não fornecermos informações sobre os nossos clientes. Sinto muito, mas eu não vou poder te ajudar
CÉSAR Ah, quebra essa pra mim, vai…
ABRE SUA CARTEIRA E PÕE ALGUMAS NOTAS DE CEM REAIS SOBRE O BALCÃO
CÉSAR e agora? Você pode me passar essa informação?
RECEP Tá. De vez em quando… ela se encontra com um michê
CÉSAR muito bem… pode pegar. É sua a grana!
O RAPAZ ENTÃO RECOLHE AS NOTAS DE CIMA DO BALCÃO RAPIDAMENTE
CÉSAR falou aí, obrigadão!
CÉSAR VAI EMBORA
CORTE PARA
CENA. 9. APTO DE HUGO. SALA. INTERIOR. DIA
MENSAGEM CHEGA NO CELULAR DE HUGO. ELE ABRE E LER:
MENSAGEM ON:
” CUIDADO COM AS SAÍDAS DE SUA ESPOSA, ELA PODE ESTAR A ENGANA-LO.”
MENSAGEM OFF:
HUGO que porra é essa?!
FECHA EM HUGO INTRIGADO
CORTE PARA
CENA. 10. APART DE PEDRO. QUARTO. INTERIOR. DIA
PEDRO DEITADO NA CAMA. NATHI ENTRA. VAI CONFRONTÁ-LO
NATHI (CARA DE POUCOS AMIGOS) quero falar contigo. É um assunto sério
PEDRO fala, estou te ouvindo
NATHI que porra é essa que você fez com o Samu ontem? Hein? Deixa-lo preso aqui, pra cozinhar? Ué, até onde sei ele foi contratado pra cuidar da Petra, não?
PEDRO ele já foi reclamar pra ti, foi?Eu não deixei ele preso, só o dei duas opções: ou cozinhar ou…
NATHI ou mantê-lo em cárcere-privado? Você como policial já devia saber que manter uma pessoa presa em casa, sem contato algum com o exterior, é crime
PEDRO sei, sei sim. Mas ele já saiu, não saiu? Pronto. Passou. Vida que segue! Pra quê ficar remoendo esse assunto? Vamos abstrair…
NATHI eu ainda não sei qual é a sua, mas eu vou descobrir, tá. ah, vou! Com licença!
PEDRO toda. Fique à vontade!
NATHI SAI. PEDRO REVIRA OS OLHOS E CONTINUA ALI, DEITADO
CORTE PARA
CENA. 11. MANGUEZAL. LAJE. EXTERIOR. DIA
CÉSAR RECÉM CHEGADO. LOBÃO SE APROXIMA JÁ FALANDO
LOBÃO coé, neguinho, onde é que tu tava?
CÉSAR fui dar uma volta por aí… precisa de alguma coisa?
LOBÃO uma volta? Sei…
CÉSAR sabe o quê? Não entendi
LOBÃO está na cara que foi se encontrar com algum cara! Mas isso não me interessa. Estava precisando e ti pra resolver um bagulho, mas já tá tudo tranquilo, o nem resolveu… cê tá liberado!
CÉSAR falou, chefia. Qualquer coisa é só chamar que eu broto aí
VAI SAINDO SOB O OLHAR DE LOBÃO
CORTE PARA
CENA. 12. STOCK-SHOTS. ANOITECER. EXTERIOR. NOITE
CENA. 13. APTO DE HUGO. SALA. INT. NOITE
LÍDIA ENTRANDO NO APTO. HUGO SENTADO NO SOFÁ
LÍDIA oie! Estou de volta! E exausta!
LÍDIA VAI ATÉ O AMADO E O BEIJA
HUGO foi boa as compras?
LÍDIA que compras?
HUGO ué, você não foi ao shopping com suas amigas? Cadê as compras? Me lembro muito bem que você saiu daqui dizendo que ia ao shopping com suas amigas
LÍDIA ah, é. Foi, foi mesmo. É que nada lá me interessou
HUGO uhm! entendi…
LÌDIA eu vou tomar um banho, tá? Depois a gente se fala. Você pede uma pizza pra gente?
HUGO não vai dar!
LÍDIA por quê?
HUGO eu vou dar uma saída agora, marquei de sair com uns amigos de trabalho, é isso. Você pode pedir só pra você a pizza
LÍDIA tá. Bom encontro. Bate à porta quando sair!
HUGO bato sim!
LÍDIA SEGUE PRO INTERIOR DO CENÁRIO. HUGO PEGA SUA CHAVES, CARTEIRA E SAI PRA RUA
CORTE PARA
CENA 14. CASA DE SAMUEL. SALA. INTERIOR. NOITE
ABRE EM SAMUEL VENDO TV. CAMPAINHA TOCA. VAI ATENDER
SAMUEL Hugo?
HUGO olá! Será que você aceita um amigo pra conversar?
SAMUEL Claro. Entra aí!
HUGO não. Será que pode ser em outro lugar? Num lugar mais reservado…
SAMUEL tá, pode ser. Só um instante! Mãe!
ROSA VEM DA COZINHA
ROSA oi. Olá, rapaz. Boa noite! Que foi, filho?
HUGO boa noite…
SAMUEL eu e o Hugo, a gente vai sair, pra conversar. Logo, logo estou aí de volta, tá bom?
ROSA tá. divirtam-se!
SAMUEL (BEIJA SUA TESTA) beijo!
SAMUEL E HUGO SAEM. ROSA VOLTA PRA COZINHA
CORTE PARA
CENA. 15. BARZINHO. INTERIOR. DIA
SAMUEL E HUGO À MESA, TOMAM UM CHOPP
SAMUEL então, amigo, o que você quer falar? Hum?
HUGO é sobre algo que está martelando na minha cabeça, sabe. Hoje eu recebi uma mensagem anônima e fiquei bastante intrigado. Estaé a mensagem
MOSTRA A MENSAGEM JÁ ABERTA EM SEU CELULAR
SAMUEL (LENDO) “Cuidado com as saídas de sua esposa, ela pode estar a engana-lo.” E você o que acha disso?
HUGO não sei. Mil e uma coisas passam pela minha cabeça, mas não sei o que pensar, ou fazer… será que ela pode… você sabe
SAMUEL eu não sei de nada, amigo. Quem tem que responder isso, pra você, é você mesmo. Hum? O que você acha? O que o seu coração está sentindo?
HUGO eu não sei. O pior é que hoje ela saiu pra fazer compras no shopping, ela foi, mas voltou sem as compras. A questionei sobre isso, e ela nem lembrava do que havia feito
SAMUEL é, é bastante estranho…
HUGO cara, ela não pode está me traindo! Eu me recuso a acreditar nessa hipótese
SAMUEL calma, cara. Não sofra por antecipação. Você nem sabe se ela te trai mesmo. Isso pode ser apenas, alguém… alguém querendo destruir a felicidade vocês, um recalcado qualquer
HUGO você tem toda razão, alguém deve estar querendo nos desestabilizar. Mas quem? E por quê?
SAMUEL é difícil sabermos…
CORTE PARA: PEDRO E ALAN ENTRANDO NO BAR. O PRIMEIRO JÁ AVISTA SAMUEL
ALAN ei, irmão, por favor, não comece!
PEDRO quê? Só vou cumprimentá-lo. Posso?
ALAN tudo bem…
PEDRO SE APROXIMA DA MESA DE SAMUEL
PEDRO boa noite, Samuel! Então, quer dizer que não pôde ir trabalhar hoje, mas pôde vir a um bar, beber com um… amigo?
SAMUEL não sei se tu se lembra, mas eu estou com o nariz machucado. Que, por sinal, você que provocou a minha queda
HUGO quem é esse cara, Samuel?
PEDRO Pedro, sou o patrão dele
HUGO não lembro de ter me referido a sua pessoa. Eu falei com meu amigo
PEDRO mas eu tomei a iniciativa e me apresentei
HUGO porque tu é um folgado. Isso sim. Sai daqui mané. Vaza!
PEDRO não, até onde eu sei, esse local aqui é público. É pra todos
HUGO LEVANTA-SE, ENCARA PEDRO, O EMPURRA
HUGO qual a tua, mermão?
PEDRO vai se ferrar. Otário!
TENTA IR PRA CIMA, PORÉM É SEGURADO POR ALAN
SAMUEL chega! Dá pra parar, caralho! Porra, vocês parecem dois adolescentes…
HUGO desculpa, Samuel, mas acho melhor irmos embora
PEDRO já vai tarde!
ALAN (INTERVÉM) Pedro, por favor, chega!
HUGO vamos, Samuel, que aqui o ambiente tá tóxico!
HUGO E SAMUEL VÃO EMBORA. PEDRO E ALAN CONTINUAM NO BAR
CORTE PARA
CENA. 16. STOCK – SHOTS. AMANHECER. EXTERIOR. DIA
CENA. 17. APTO DE HUGO. SALA. INTERIOR. DIA
HUGO VINDO DO CORREDOR, APRESSADO. LÍDIA SE ARRUMA NO ESPELHO
LÍDIA (BEIJINHO) olá, bom dia, lindo!
HUGO bom dia, meu amor. Vai sair, é?
LÍDIA vou. Tenho um compromisso. Negócios!
HUGO negócios…
LÍDIA sim. Já vou indo. Bom trabalho. Beijos. Tranque a porta ao sair. Obrigada!
HUGO tá bom, tranco, sim…
LÍDIA SAI. DECIDIDO, HUGO RESOLVE SEGUI-LA
CORTE RÁPIDO
CENA. 18. AVENIDA. EXTERIOR. DIA
HUGO SEGUE DIRIGINDO ACOMPANHANDO OS PASSOS DE LÍDIA
CORTE PARA
CENA. 19. BARZINHO. FRENTE. EXTERIOR. DIA
ABRE NO PV DE HUGO QUE VÊ LÍDIA ENTRANDO NUM BARZINHO. TEMPO. LÍDIA SAI ALGUM TEMPO DEPOIS COM UMA MOCHILA NAS COSTAS. ENTRA NO CARRO E SEGUE VIAGEM. HUGO CONTINUA A SEGUIR
CORTE RÁPIDO
CENA. 20. MANGUEZAL. ENTRADA. EXTERIOR. DIA
LÍDIA PARA SEU CARRO POR ALI. DESCE. VAI SUBINDO A PÉ O MORRO. HUGO SAI DO VEÍCULO E VAI SEGUINDO-A, SORRATEIRAMENTE, NA ESPREITA. CLIMA DE SUSPENSE
CORTE PARA
CENA. 21. MANGUEZAL. LAJE. EXTERIOR. DIA
LOBÃO TRAGANDO UM CIGARRO. LÍDIA CHEGA POR ALI
LÍDIA aqui está, todo o material de primeira qualidade!
LOBÃO muito bem. Anda se saindo muito bem a senhora
LÍDIA senhorita, por favor! E o César onde está?
LOBÃO Se quer saber se eu o expulsei, não, eu não o expulsei. A sexualidade dele é só um pequeno pormenor
LÍDIA (DÁ DE OMBROS) se você diz… abre, confere
CORTE RÁPIDO PARA HUGO QUE OS OBSERVA ATRÁS DE UM MURO
HUGO o que será que tem naquela mochila?
ABRE NO PV DE HUGO QUE VÊ LOBÃO TIRAR ALGUNS PACOTES DE DROGA DE DENTRO DA MOCHILA. SAI DO PV. REAÇÃO DE HUGO AO QUE VÊ: SUPER EM CHOQUE. CÂM VAI PARA A APROXIMAÇÃO DE HUGO, QUE VEM POR TRÁS DE HUGO E COLOCA UMA ARMA EM SUA CABEÇA
CÉSAR um pio, e eu estouro seus miolos!
NISSO,
FADE OUT
CORTE PARA
FINAL DO CAPÍTULO