Você está lendo:

Capítulo 11

CENA 01. APARTAMENTO IVAN. SALA. INT. NOITE.

Continuação da última cena do capítulo anterior. Ivan surpreso ao ver Solange em sua porta.

SOLANGE
Desculpa ter vindo sem avisar. Posso entrar?

IVAN (disfarça desconforto)
Claro, entra.

Solange vê a mesa pronta. Ivan fecha a porta e segue a moça. Eles sentam no sofá.

SOLANGE
Ai, meu Deus! Você está com visita?

IVAN
Não, ela ainda não chegou. Você parece aflita.

SOLANGE (fingida)
Fiquei muito mal pela discussão de vocês lá na mansão. Marcos foi muito estúpido. Estou envergonhada por ele. Devo um pedido de desculpas.

IVAN
De jeito nenhum, Solange. Você não me deve nada. Mas só de ter vindo aqui pra isso, vejo que você é uma boa moça. O Marcos está com ciúmes da mãe. Filhos homens agem assim mesmo. Quando ele perceber que não quero fazer nenhum mal a ela, baixa a guarda. Quanto ao Raul, ele ainda ama Helena e vai fazer de tudo pra reconquistá-la. Só não sabe como.

SOLANGE
Mas isso não dá a eles o direito de te ofender.

IVAN
Nem ligo pra isso. Se eu esquentar a cabeça pra qualquer coisa, eu enlouqueço. Tenho coisas mais importantes para me preocupar. Mas você pode me ajudar muito. Seja amorosa e converse muito com seu marido.

SOLANGE
Não sei se ele vai me ouvir. Acho que ele não me ama.

IVAN
Sei da sua situação, acompanhei de perto. Um dia ele vai perceber a moça especial que você é, e vai aprender a te amar. Agora dá um abraço!

Ivan dá um abraço na moça. Solange simula choro.

IVAN
Meu amor, por que você está chorando? (campainha toca) Vou ter que abrir. Vai ao banheiro e enxuga essas lágrimas.

Ela sai pelo corredor. Ivan abre a porta. Dá um beijo em Helena e a faz entrar.

HELENA
Eu ouvi vozes. Tem alguém aí?

IVAN
Você nem imagina quem. Solange veio pedir desculpas pelo Marcos e acabou chorando. Está no banheiro se recompondo.

HELENA
Coitadinha. Mas por que ela veio te procurar, e não a mim?

IVAN
Deve ter ficado com medo de você… você sabe. Ela não quer mais brigas na sua casa. Está sensível.

SOLANGE (volta recomposta)
Oi, Helena. Vim conversar um pouco com ele. Já estou de saída.

HELENA
Não tem problema, não. Quando for assim, me procure. Não precisa ter medo, está bem? Nos falamos em casa.

Solange concorda com a cabeça. Ivan abre a porta para ela sair. Depois, apaga a luz.

IVAN (aponta para a mesa)
Pronto! Agora a noite é só nossa.

Ivan e Helena se beijam.

CENA 02. APARTAMENTO NELSON. SALA. INT. NOITE.

Raul e Nelson sentados no sofá, olhando fotos de Ivan e Helena.

RAUL
Esse canalha tá iludindo a Helena na maior pouca vergonha. O detetive não teve o menor trabalho pra conseguir essas fotos. Olha só, Nelson.

NELSON
Raul, esquece a Helena. Ela está seguindo com a vida dela. Por que não segue com a sua? Tá cheio de mulher querendo te laçar. É só escolher uma.

RAUL
Esse tipo de mulher só serve pra transar e pra jogar fora no dia seguinte. Pra casar, tem que ser a Helena. Ela é o amor da minha vida. Agora, olha essa outra foto. Ele beijando minha Helena. Vigarista!

Letícia chega por trás e vê a foto.

LETÍCIA (debocha)
Helena tem bom gosto. Não acha, Raul? Se ela não quiser mais, fala pra ela mandar pra mim.

RAUL
Você deixa isso, Nelson? Sua filha elogiando o conquistador barato na minha frente?

LETÍCIA
Bonito, charmoso, rico, maduro, protetor, cavalheiro. Combina com a Helena. Por que você, em vez de ficar aí esperneando, não começa a fazer como ele? Portar-se como um lorde? Talvez assim a reconquiste. Dica de mulher. Agora, vocês dois me dão licença, que estou muito cansada e preciso dormir.

Letícia dá um beijo no rosto de Nelson e sai.

NELSON
Ela está certa. Você não pode tratar a Helena a maneira que você faz com as garotas. Ela quer um cara com postura mais séria. Se você agir assim com ela, só tem a ganhar.

RAUL
Você e sua filha estão por fora. Conheço muito bem meu alvo. Confio no meu taco.

CENA 03. MANSÃO HELENA. SALA JANTAR. INT. NOITE.

Marcos e Virgínia jantam, um de frente para o outro. Nágila observa ao fundo. Marcos de cara fechada. Solange chega e se senta ao lado do marido.

SOLANGE
Boa noite, gente! Estou morta de fome.

VIRGÍNIA
E então? Como foi lá no Ivan?

MARCOS
Como é que é, Solange? Você foi à casa daquele…

SOLANGE (corta, tom)
Fui sim, Marcos! Fui porque meu marido deu na telha de dar ataque de ciúmes e vomitar bobagens contra ele. Pedi desculpas em seu nome. Você deveria me agradecer.

MARCOS
Te agradecer? Você acabou com minha vida, desde a armação no banheiro. E agora se junta com esse canalha. Sabia que você era baixa, mas nem tanto. Não sei qual dos dois é pior: ele ou você.

Marcos se levanta da mesa, para sair.

SOLANGE
Grosso!

VIRGÍNIA
Marcos, aonde você vai?

MARCOS
Perdi o apetite! (sai)

VIRGÍNIA (a Solange)
Ele passou de todos os limites. Não o estou reconhecendo.

SOLANGE (finge choro)
O que eu fiz pra merecer isso? Será que não tenho direito de ser feliz e de ter um homem como sempre desejei?

Nágila se aproxima. Solange abraça a primeira e continua a encenação. Virgínia e Nágila com pena.

CENA 04. APARTAMENTO NELSON. QUARTO LETÍCIA. INT. NOITE.

Sonoplastia (até a cena 05): Charme do Mundo – Marina Lima. Letícia vê alguns desenhos que fez de modelitos. Depois, ela os guarda numa pasta. O celular vibra. Ela recebe uma mensagem de Vlad em russo: “Спокойной ночи, красивой женщине”.

LETÍCIA (curiosa)
O que será isso?

Copia o texto e cola num tradutor. Lê o que está na tela: Boa noite para bela mulher”. Letícia encantada. Digita no tradutor: “A beleza está nos olhos azuis de quem ama”. Copia a tradução em russo e envia para Vlad. Desliga e dá um beijo no celular. Apaga a luz e deita na cama, feliz da vida.

CENA 05. SÃO PAULO. EXT. DIA.

Amanhece. Imagens de pedestres nos seguintes pontos: Largo do Arouche, Avenida Paulista, Viaduto do Chá.

CENA 06. APARTAMENTO SOLANGE. QUARTO. INT. DIA.

Solange e Pedro conversam sentados na cama.

PEDRO
Convidei a gata pra sair. Mal nos conhecemos, e ela já pirou na minha.

SOLANGE
Gata? Que gata? Ah, a secretária. Depois me conta tudo. Agora adivinha onde fui ontem?

PEDRO
Não faço a menor ideia.

SOLANGE
Na toca do leão.

PEDRO
Hein? Fala direito! Onde você foi?

SOLANGE
Fui lá ver o pai do cadáver. Fiz o joguinho de coitada pra ele ficar com pena de mim. Ele caiu fácil, fácil, acredita? Ele me abraçou, cuidou de mim. Toupeira igual o Mário. Mas ao mesmo tempo…

PEDRO
Ao mesmo tempo o quê? Desembucha!

SOLANGE
Aquele homem tem alguma coisa que me prende. Não sei. Fiquei com… Sei lá como falar isso.

PEDRO (debocha)
Você não ficou com tesão naquele velho, né? Era só o que me faltava.

SOLANGE
Fiquei com ciúmes dele com a Helena.

PEDRO
Helena?

SOLANGE
Sim, eles jantaram lá ontem. (pausa) Merda, o que tô falando? Foca, Solange! Volta pra Terra. Esse cara é inimigo.

PEDRO
Não vá cair na lábia desse cara. Ele pode ser mais esperto do que parece. (pausa, ri) Gata, essa é a história mais tosca que já ouvi de você até hoje.

SOLANGE
E vê se não fica com ciúme. Sou toda sua.

Sonoplastia: sensual. Eles se beijam com ardor.

CENA 07. APARTAMENTO IVAN. SALA. INT. DIA.

Sala vazia. Campainha toca algumas vezes. Do corredor, surge Ivan de roupão.

IVAN
Mas quem será a essa hora?

Abre a porta. Sérgio entra com um envelope. Ivan constrangido com a presença do amigo.

IVAN (tom baixo)
Será que você não podia vir mais tarde? É que…

SÉRGIO
Tem alguém aí com você? (Ivan afirma com a cabeça) Fica com o envelope e dá uma olhada. O detetive já conseguiu alguma coisa. Depois a gente se fala.

IVAN
Valeu mesmo, amigão. Até mais.

Ivan fecha a porta e deixa o envelope numa gaveta da estante. Helena entra em cena, apressada e já vestida.

HELENA
E agora? Vou chegar atrasada!

IVAN
Helena, não se desespera. Você tem algum compromisso tão urgente agora?

HELENA
Não, acho que não. Mas a Bellatex me espera. Sem mim, ela não funciona. Depois a gente se vê. A noite foi ótima.

Ela o beija e sai do apartamento. Ivan sorri. Espera um instante. Sonoplastia: suspense. Pega o envelope na gaveta e começa a ver o que tem dentro.

CENA 08. BELLATEX. RECEPÇÃO. INT. DIA.

Nelson sai do elevador e vai até Magda.

NELSON
Magda, você sabe se Helena já chegou?

MAGDA
Ainda não, doutor Nelson.

NELSON
Estranho. Ela não é de se atrasar. Também não consigo falar com ela. Tenta contato pra mim, fazendo um favor.

Saindo do elevador, Helena entra em cena com um ar mais jovial.

MAGDA
Acho que não será necessário. Ela acaba de chegar.

HELENA
Bom dia, Nelson. Já falo com você sobre a reunião com os chineses. Bom dia, Magda. Venha comigo até a sala.

MAGDA
Sim, senhora.

Helena e Magda entram na sala da primeira; Nelson fica em pé ali mesmo.

NELSON (VO)
Já até imagino o que aconteceu. (ri) Se o Raul descobre…

CENA 09. APARTAMENTO IVAN. SALA. INT. DIA.

Ivan e Sérgio de pé. Ivan segura o envelope.

IVAN
É só um breve histórico da família. A árvore genealógica desde o avô da Helena, vulgo fundador da Bellatex. Mas olha que interessante! Está vendo esse aqui?

SÉRGIO
É o Raul.

IVAN
Isso mesmo. Foi obrigado a se casar com a Helena porque… Lê aqui.

SÉRGIO (olha)
Isso é muito sério! Esse cara pode…

IVAN
Um trunfo! Entra em contato com o detetive, e pede pra ele ir fundo nessa história. Se isto se confirmar, este aqui está vencido.

SÉRGIO
Ivan, o Terrível, ataca novamente.

IVAN (sorri)
Ivan, o Terrível. Gostei. Agora olha isso aqui.

Sérgio olha o papel; arregala os olhos, assustado. Conversa em FADE.

CENA 10. MANSÃO HELENA. GARAGEM. EXT. DIA.

Letreiro: “Dias depois”.

Sonoplastia: Do It – Lenine.

O motorista abre o carro para Solange entrar. O carro parte.

CENA 11. MANSÃO HELENA. SALA. INT. DIA.

Sonoplastia: Suite From Magdalena – Andre Kostelanetz. Ivan entra. Uma empregada o atende.

EMPREGADA
Boa tarde, seu Ivan. Dona Helena não se encontra.

IVAN
Sim, eu sei. Na verdade, marquei com a filha dela. Ela se encontra?

EMPREGADA
Sim, é verdade. Desculpa, tinha me esquecido. Ela pediu para o senhor ir direto para o ateliê. Sai pela porta, dá a volta e sobe a escadinha. Entra pela porta de vidro.

IVAN
Muito agradecido. Com licença. (sai)

CENA 12. MANSÃO HELENA. ATELIÊ. INT. DIA.

Ivan entra. Está sozinho no ateliê. Olha os quadros e fica impressionado eles. Sonoplastia: trágico. Vê um quadro de um homem ajoelhado no chão, segurando seu filho morto. Imagina seu rosto e o de Mário naquela obra (EFEITO). Closes alternados entre Ivan e o quadro “modificado”. Em Ivan, CLOSES cada vez mais aproximados, até focar somente nos olhos dele em desespero.

Ivan dá um grito amedrontado. Põe as mãos na cabeça e cai ajoelhado no chão. Horrorizado, tremendo e prestes a chorar. Virgínia entra correndo. Ela se abaixa e socorre Ivan. Um olha para o outro.

CORTA. Ivan sentado numa cadeira, ainda assustado. Bebe um copo de água. Virgínia de pé ao lado dele.

IVAN (aponta)
Aquela imagem?

VIRGÍNIA
Se eu pintei? Sim, eu mesma. É uma reprodução do quadro Ivan, o Terrível.

IVAN (perturba-se)
O quê? Não pode ser verdade.

VIRGÍNIA
É verdade, sim. Aquele do quadro tem seu nome. É Ivan, czar da Rússia. Ali chora a morte do próprio filho.

IVAN
Exatamente como aconteceu comigo.

Ivan olha novamente o quadro e fica transtornado, e chora compulsivamente. Virgínia sai correndo em busca de ajuda.

CENA 13. MANSÃO HELENA. SALA. INT. DIA.

Nelson e Helena entram. Esta dá a bolsa para a empregada.

HELENA
Hoje foi um dia superprodutivo. Os negócios estão de vento em popa. Podemos investir agora numa nova linha de roupas íntimas masculinas, como a Letícia sugeriu. Por que não?

VIRGÍNIA (entra correndo)
Mãe, pelo amor de Deus!

HELENA
Filha, que modos?! Boa tarde!

VIRGÍNIA
Vem comigo ao ateliê.

HELENA
Se for pra ver suas besteiras, nem tente.

VIRGÍNIA
É sério, mãe! Ivan está passando mal.

Helena e Nelson trocam olhares espantados.

CENA 14. BELLATEX. RECEPÇÃO. INT. DIA.

Pedro e Magda entram juntos.

PEDRO
Viu? Te busquei e agora está entregue de volta.

MAGDA
Você é um anjo, Pedro.

Ela acaricia o rosto dele. Pedro a beija delicadamente. Solange sai do elevador e finge não estar chocada com a cena. Magda vai para seu posto. Pedro se vira e vê Solange.

PEDRO
Você por aqui, piranha?

SOLANGE (fala baixo)
Linda e gostosa para falar com meu marido. Tenho que fazer o papel de esposa de executivo. Reparou no meu look empresária? Tô chique nos triques, meu bem. E você beijando essa crioula. Eca! Agora vou nessa, porque ninguém pode ficar me vendo com você. Fui, gato!

Solange anda em direção a Magda. Pedro olha o bumbum de Solange e faz gesto de OK (círculo com o polegar e o indicador; outros três dedos em pé), sem que elas vejam. Pedro sai pelo elevador.

SOLANGE
Oi, Magda. Boa tarde. Meu marido está?

MAGDA
Sim, no primeiro andar. Na linha de produção. Pega o elevador, e depois vira pra esquerda.

SOLANGE
Obrigada!

Solange sorri cinicamente e segue o caminho.

CENA 15. MANSÃO HELENA. SALA. INT. DIA.

Helena e Ivan sentados no sofá; Virgínia, Nelson e Nágila em pé, perto dos primeiros. Ivan toma uma xícara de chá, recuperando-se da crise.

IVAN
Já estou melhor. Aquele quadro mexeu muito comigo. Parecia minha própria história.

VIRGÍNIA
Com a diferença de que ele era um rei tirano, louco e assassino do próprio filho.

HELENA (censura)
Virgínia, o que é isso? Quer deixá-lo mais abalado?

VIRGÍNIA
Desculpa, não quis falar por mal.

IVAN
Tudo bem, Helena. (pausa, mais sereno) Sua filha é uma grande artista. O que você acha de investir nela?

HELENA
Nem pensar! Essa é uma carreira instável, sem objetividade. Um dia ganha um pouco, no outro perde tudo. Não quero isso pra minha filha.

IVAN
Helena, pensa comigo. Isso também acontece no mundo dos negócios. Quantas empresas abrem e fecham todos os dias? Vejo isso muito mais como algo de talento e foco, do que tipo de trabalho. Muito do que tenho hoje vem do meu trabalho. E não sou empresário. Mas procuro ter foco para retirar o melhor possível da minha arte. Enquanto isso, há empresários com muita sede de dinheiro e poder, e só. Esses acabam falindo. O contrário também acontece.

NELSON
Aonde você quer chegar com tudo isso?

IVAN
Helena, não despreza os dotes da Virgínia. Eles são a felicidade da sua filha. Portanto, incentiva. Depois, se não der certo, ela muda o foco da vida dela. Se não tentar, nunca vai saber. É nisso que quero chegar.

CENA 16. SÃO PAULO. PRAÇA. EXT. DIA.

Vlad estuda sentado no banco da praça, com fone de ouvido.

VLAD
Esses acentas eston me matando. Como vou decorar isso tuda? E esse til é uma desgraça. (lê) Panponpaupah… pão. Pão!

Letícia e Vânia andam por ali e veem Vlad.

VÂNIA
Olha ali, menina! Teu russo favorito! Vai lá falar com ele.

LETÍCIA
Vou mesmo! Me encontra no ateliê. Beijinho!

Elas trocam beijo de rosto. Vânia se afasta, e Letícia vai até Vlad.

LETÍCIA
Mas que estudante dedicado!

VLAD
Você non podia chegar em melhor hôra.

Vlad e Letícia se cumprimentam com um beijo de rosto e com sorrisos.

LETÍCIA
Já que eu te achei aqui, o que você acha de a gente almoçar juntos? Topa?

VLAD
Tôpo!

CENA 17. BELLATEX. LINHA DE PRODUÇÃO. INT. DIA.

Solange procura por Marcos no local. Passa entre dezenas de operários, até achá-lo. Ele bate papo com duas operárias, aos risos.

SOLANGE
Marcos?

MARCOS (se vira)
Você? O que está fazendo aqui? Fingindo ser uma boa esposa? Volta pra casa, que aqui não tem lugar pra você.

SOLANGE
(tom) Marcos, eu não vou admitir mais que você me trate como uma qualquer. Sou sua esposa e exijo respeito! Pra começar, manda essas duas voltarem pro lugar delas. (abaixa o tom) Caramba, temos que nos portar como um casal. Se não por nós, que seja por sua família.

Efeito de fim de capítulo: imagem congela em Solange. Sonoplastia: rugido de leão.

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo