CENA 1/ EXTERIOR/ DIA/ PADARIA DA TERÊ/ FACHADA
Sonoplastia: Independent Women – Destiny’s Child
Camila atravessa a rua chega até a fachada da padaria, muito feliz. Kaio a observa, na porta do estabelecimento.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 2/ INTERIOR/ DIA/ PADARIA DA TERÊ
Camila entra e Kaio a acompanha até uma mesa, onde se sentam. Logo após, vem Tarcísio.
KAIO – Você tá feliz de um jeito que eu nunca vi! Como está a sua mãe?
CAMILA – (suspira) Ah, Kaio… Esses dias estão parecendo uma montanha russa de emoções. Bem… Minha mãe vai começar o tratamento, o médico disse que o tumor é pequeno, que por sorte, descobrimos cedo. Então ela tem muitas chances de se recuperar rapidamente.
KAIO – Que coisa boa! Esse é o motivo da sua felicidade?
CAMILA – Também… Mas tem outra coisa. Eu recebi, agora a pouco, uma ligação de um produtor, que trabalha com Laerte Rios, me convidando pra gravar minha música!
TARCÍSIO – (surpreso) Mentira!
KAIO – O que? Sério?
CAMILA – Parece mentira né? Mas é sério. Eu consegui entregar minha música nas mãos dele, quando ele foi no supermercado. Ele, além de empresário da filha, é dono da rede Dois Irmãos… Enfim, eu vou lá, amanhã à tarde! Tô surtando!
KAIO – Que incrível! Você merece… Sempre buscou por isso.
TARCÍSIO – Mas aqui, você sabe que ele não é mais empresário da filha né?
CAMILA – Não sabia…
TARCÍSIO – Ele rompeu com a Giselle, por causa desses escândalos dela. Eu acompanho tudo do mundo dos famosos.
CAMILA – Essa polêmica dela com a Ivete Sangalo, eu vi no “POP+”.
TARCÍSIO – Tem muito mais escândalos na vida dela… (fala baixo, fofocando) Existem até boatos de que ela não é filha do Laerte…
CAMILA – Como assim, gente?
TARCÍSIO – Bom, é o que alguns dizem…
CAMILA – Bom, chega de falar de Giselle Rios. Vou em casa, tomar um banho, comer alguma coisa… Tô morta!
KAIO – Isso aí. Vai se cuidar…
CAMILA – (se levanta) Beijos…
TARCÍSIO – Tchau, futura diva do brasil!
CAMILA – (ri e faz pose) Eu serei!
Camila sai e os dois riem.
CORTA PARA/
CENA 3/ INTERIOR/ DIA/ CASA DOS OLIVEIRA/ BANHEIRO
Despida, Camila toma um banho e, de olhos fechados, cantarola sua música, “Não chore assim”.
FUNDE COM/
CENA 4/ EXTERIOR/ NOITE/ ARENA
Vemos uma arena enorme, com aproximadamente 30 mil pessoas na pista e arquibancadas. Camila num grande e iluminado palco, com uma banda a sua volta e trajando um maravilhoso vestido vermelho, muito bem maquiada e seu cabelo ondulado, com um rabo de cavalo alto.
Ela começa os primeiros versos de “Não chore assim” e o público canta mais alto que voz dela, fazendo-a se emocionar.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 5/ INTERIOR/ DIA/ CASA DOS OLIVEIRA/ BANHEIRO
Camila abre os olhos, sorri, e começa a se ensaboar. Instantes.
CORTA PARA/
CENA 6/ INTERIOR/ DIA/ MANSÃO RIOS/ ESTÚDIO
Rick entra, falando com Laerte no celular. Ele caminha até o computador e senta.
RICK – Olha, a Camila Oliveira já aceitou vir aqui amanhã a tarde.
LARTE – (em off) Ótimo! Espero que eu não perca meu tempo com essa garota.
RICK – (mexe no computador) Ela tem potencial, Laerte.
LAERTE – (em off) Tomara que você esteja certo.
RICK – (intrigado, fala baixo) Ué, cadê o arquivo…
LAERTE – (em off) Cadê o que?
RICK – Não tô achando o arquivo que transferi pro computador. A música da Camila.
LAERTE – (em off) Não é possível… Foi a Giselle, claro!
RICK – Será?
LAERTE – (em off) É obvio! (nervoso) Como que você deixa esse arquivo dando bobeira ai, desse jeito…
RICK – Eu não imaginava/
LAERTE – Tu é burro, Rick! Bom, eu estou com o gravador aqui ainda, mas se a Giselle pegou o arquivo, ela já deve tá dando um jeito de lançar como se fosse dela! Acha a minha filha e resolva isso! O Mais rápido possível! (desliga)
RICK – Tá… (olha pro telefone) Desligou… Como que a Giselle foi capaz disso…
Ele fica pensativo.
CORTA PARA/
CENA 7/ EXTERIOR/ DIA/ RIO RECORDS
Sonoplastia: Lady Marmalade – Chistina Aguilera, Lil’ Kim, Mya, Pink.
Vemos um prédio de 4 andares, com um letreiro no térreo: “Rio Records”. O carro de Aristóteles para no estacionamento ao lado, e ele desce, acompanhado de Giselle.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 8/ INTERIOR/ DIA/ RIO RECORDS/ SALA DE REUNIÃO
Na cadeira principal está ROMEU VASCONCELOS (55 anos, pele branca, cabelos grisalhos, grande porte), na outras cadeiras estão alguns executivos da gravadora. Giselle e Aristóteles entram.
Fim do áudio em fade out.
ROMEU – Estávamos ansiosos!
ARISTÓTELES – (cumprimenta) Desculpe o atraso!
GISELLE – (cumprimenta) Como vai, senhor Romeu!
ROMEU – Bem… Confesso que estava pronto para romper o contrato com você, Giselle Rios!
ARISTÓTELES – Aposto que mudará de ideia, assim que ouvir o que tenho aqui.
Aristóteles mostra o cd.
ROMEU – Vamos ouvir logo!
Aristóteles põe o cd num som, no canto da sala. Ele e Giselle se sentam em volta na mesa, ao lado dos executivos.
A música começa a tocar, num estilo mais dançante e animado, diferente da versão romântica de Camila. Giselle tensa, Aristóteles animado e Romeu sem muitas reações. A música termina.
GISELLE – E então?
ROMEU – Você quem compôs, Giselle?
GISELLE – Sim! Fui eu, por que?
ROMEU – Está de parabéns, linda letra!
EXECUTIVO 1 – Realmente, bela composição.
EXECUTIVO 2 – E a produção tá perfeita!
ARISTÓTELES – Não disse que tínhamos um sucesso em mãos?
ROMEU – É, vocês superaram minhas expectativas… Não estava esperando muita coisa de você!
GISELLE – (cínica) Eu gosto de surpreender mesmo!
ARISTÓTELES – Bom, vamos falar do lançamento, não é? Eu e Giselle queremos que seja o mais rápido possível!
ROMEU – Bom, eu acredito que pode ser nesse fim de semana. O que acham?
Os executivos conversam entre si. Cochicho.
EXECUTIVO 1 – Eu acho ótimo! O brasil merece ouvir esse hit.
GISELLE – Então podemos acertar tudo?
ROMEU – Podemos!
ARISTÓTELES – Yes!
GISELLE – Sr. Romeu, e o meu contrato? Vamos renovar pra 2002?
ROMEU – Isso vai depender do desempenho da música, querida!
GISELLE – Ok… Mas já estou feliz com o lançamento!
Sonoplastia: Oops…I did it again – Britney Spears
Continua a conversa entre todos presentes.
CORTA PARA/
CENA 9/ EXTERIOR/ DIA-NOITE/ STOCK SHOTS
Plano geral em áreas famosas da cidade do Rio de Janeiro, num dia ensolarado. Depois, o sol se põe. Takes da noite movimentada na cidade.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 10/ INTERIOR/ NOITE/ MANSÃO RIOS/ SALA
Giselle entra, muito feliz, cantarolando e não percebe que Rick a espera, na mesa de jantar.
RICK – Oi, Giselle.
GISELLE – (se assusta) Ah! Rick, tá fazendo o que ai? Tá morando aqui agora, é?
RICK – Não… (se levanta) Te esperei pra saber da música da Camila Oliveira, que você roubou!
GISELLE – (cínica) Eu? Roubar música dos outros? Imagina… Não sou de fazer isso. (ri, irônica)
RICK – Como você é baixa, Giselle…
GISELLE – (se aproxima) Ó, não vem com ofensa não, que você está na minha casa! Eu te boto pra fora!
RICK – Pode colocar. Mas antes me diz o que fez com a música.
GISELLE – A MINHA música, já está na gravadora e será lançada nesse fim de semana.
RICK – (chocado) O que? Você tá louca! Isso é roubo, Giselle! Ela pode te processar?
GISELLE – Ela quem?
RICK – A Camila!
GISELLE – (gargalha) Essa é boa… Eu ser processada por uma cantorazinha qualquer… Eu sou Giselle rios, querido. Acorda pra vida!
RICK – Você é uma ladra mal caráter, isso sim!
GISELLE – (grita) Sai da minha casa! Anda! Tá louco? Quer que eu te ponha pra fora, quer? (da bolsadas em Rick, que caminha até a porta) A música é minha, essa tal de Camila se quer registrou a gravação! Ela vai me processar como? Que provas ela tem contra mim? Vai ser a palavra dela contra a minha! Agora chispa daqui, vai!
RICK – (para na porta) Eu tô indo… Aproveite a música da Camila, por que depois dessa, você mesmo sabe, que não tem talento suficiente pra compor outra da mesma qualidade… Já Camila, essa tem talento de sobra!
Giselle bate a porta na cara do produtor e fica pensativa.
CORTA PARA/
CENA 11/ INTERIOR/ NOITE/ HOSPITAL/ QUARTO
Camila entra no quarto e sua mãe sorri.
CAMILA – Oi… Como a senhora tá?
OLINDA – Tô bem filha… Terezinha ficou aqui um tempão com o Jurandir e a Brenda, tão cuidando bem de mim…
CAMILA – (dá um beijo no rosto dela) Que bom… Tá se sentindo fraca ainda?
OLINDA – Não…
CAMILA – Amanhã de manhã a senhora vai ser transferida tá? E vai começar a quimioterapia.
OLINDA – O médico falou… Não vejo a hora de começar esse tratamento e me livrar disso!
CAMILA – Vai dar tudo certo.
OLINDA – Se deus quiser… (pausa) Aqui, que coisa boa você ia me contar, no dia que vim pra cá?
CAMILA – Você não vai acreditar, mãe. Eu fui convidada por um produtor, pra gravar minha música, que eu compus com o Bruno!
OLINDA – Que coisa boa, minha filha… Você merece tudo isso… Em meio a tanta notícia ruim, finalmente uma coisa boa!
CAMILA – Não fala assim, mãe… A senhora vai sair do hospital rapidinho… Vai dar tudo certo.
Elas se abraçam.
OLINDA – Preciso te falar sobre o Jurandir…
CAMILA – O que tem ele?
OLINDA – Parece que ele mudou de repente, por causa de mim.
CAMILA – Bem que a Terê disse que viu ele chorando…
OLINDA – Pois é… Ele é um homem bom, tem sentimentos… Queria que vocês não brigassem mais.
CAMILA – Se ele realmente mudou… Não tenho motivo pra brigar.
CORTA PARA/
CENA 12/ INTERIOR/ NOITE/ CASA DOS OLIVEIRA/ COZINHA
Jurandir tenta cozinhar, mesmo com as muletas. Ele mexe uma panela com dificuldade. Brenda chega.
BRENDA – Quer ajuda, pai?
JURANDIR – Precisa não, filha… Vai lá ver televisão que daqui a pouco eu termino a janta.
Jurandir pega uma água fervendo, quase a derrama, mas consegue coloca-la no arroz.
BRENDA – Cuidado…
JURANDIR – Deixa comigo…
Brenda sai, sorrindo.
CORTA PARA/
CENA 13/ EXTERIOR/ NOITE
Judite caminha pela rua do bairro onde mora. Um carro da polícia passa em alta velocidade. Ela aperta o passo.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 14/ INTERIOR/ NOITE/ CASA DE JUDITE/ SALA
Judite entra em casa. O lugar é simples e humilde. Sua filha JAMILY (25 anos, pele parda, cabelos alisados e longos) assiste a novela “O Clone” na tv. Podemos ver, na cozinha, seu filho Josias preparando algo. Judite vai até ele.
JUDITE – Esse bairro está cada vez mais violento…
JOSIAS – “Bença” mãe!
JUDITE – Deus te abençoe… (para a filha) Jamily? Viu que eu cheguei?
JAMILY – Oi mãe… Essa novela tá ótima! (os créditos sobem) Pena que acabou… (pega sua bolsa) Bom, vou sair!
JUDITE – Vai onde?
JAMILY – Encontrar umas amigas…
JUDITE – Quero saber quando é que você vai arrumar um emprego. (ela sai antes de Judite terminar) Falando nisso, Josias, tenho uma notícia das boas!
JOSIAS – Tô precisando de uma notícia boa, mãe… Passei o dia inteiro procurando emprego e nada…
JUDITE – Mas isso acabou! Consegui um trabalho de jardineiro com minha patroa.
JOSIAS – Sério, mãe?
JUDITE – Sério. O seu Gomes se aposentou e eu pedi ela a vaga pra você. Começa amanhã, mas é um teste.
JOSIAS – Vou fazer de tudo pra manter esse emprego!
JUDITE – Você vai conseguir!
Os dois sorriem.
CORTA PARA/
CENA 15/ EXTERIOR/ NOITE
Sonoplastia: Tensão/ Sensual
Jamily caminha com uma roupa provocante, por uma rua pouco movimentada, junto de outras garotas. Um carro passa e uma delas entra.
Laerte dirige lentamente por essa mesma rua e para, ao observar Jamily.
JAMILY – Viciou em mim, em?
LAERTE – Para de provocação e entra logo.
JAMILY – Adoro seu jeito mandão!
Rapidamente, ela entra no veículo. O carro da partida.
CENA 16/ INTERIOR/ NOITE/ QUARTO DE MOTEL
Áudio aumenta. Sem som ambiente.
Quarto de motel em tons escuros e iluminado apenas pela luz de um abajur.
Pela sombra dessa luz, vemos os movimentos sexuais de Laerte e Jamily, numa transa intensa e com pitadas de violência. Percebemos ele dando tapas e puxando o cabelo da garota de programa. Instantes.
CORTA PARA/
CENA 17/ EXTERIOR/ NOITE
Fim do áudio em fade out.
Takes da Ilha do governador e plano geral na casa de Terezinha.
CENA 18/ INTERIOR/ NOITE/ CASA DE TEREZINHA/ SALA
Terezinha entra, aparentemente cansada. Tarcísio assiste um filme, deitado no sofá.
TARCÍSIO – Boa noite!
TEREZINHA – Oi… Como foi na padaria?
TARCÍSIO – Tudo certo. Vendemos bem.
TEREZINHA – (senta no braço no sofá) Que bom..
TARCÍSIO – E a mãe da Camila?
TEREZINHA – No momento está bem… Vai começar o tratamento amanhã…
TARCISIO – Muito triste essa doença…
TEREZINHA – É… Kaio não chegou da faculdade?
TARCÍSIO – Ainda não…
TEREZINHA – Acho que não vou esperar ele… Tô morta de cansada. Vou tomar um banho e dormir. Boa noite… (se levanta e sai)
TARCÍSIO – Boa noite…
Tarcísio volta sua atenção ao filme.
CORTE RÁPIDO PARA/
Kaio chega e percebe Tarcísio, dormindo no sofá e com a tv ligada. Ele se aproxima.
KAIO – Tarcísio… Tarcísio…
TARCISIO – (acorda lentamente) Oi… Kaio!
KAIO – Vai dormir aqui?
TARCÍSIO – Tava vendo um filme… Peguei no sono…
Kaio ri. Tarcísio se levanta devagar e, sorrateiramente, dá um beijo no rosto de Kaio.
TARCÍSIO – Boa noite.
Ele segue pro seu quarto. Kaio fica sem graça e coloca a mão sobre o rosto, onde Tarcísio deu o beijo. Instantes.
Kaio sorri, desliga a tv e segue para seu quarto.
CORTA PARA/
CENA 19/ EXTERIOR/ DIA
Sonoplastia: Piano instrumental
Amanhece na cidade.
Plano geral de um grande hospital público, com muita movimentação ao redor
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 20/ INTERIOR/ DIA/ HOSPITAL
Camila segura nas mãos de Olinda, que está deitada na cama do quarto, recebendo o medicamento intravenoso. Uma enfermeira dá explicações a paciente, em off.
Fim do áudio em fade out.
CORTA PARA/
CENA 21/ INTERIOR/ DIA/ MANSÃO RIO/ SALA DE JANTAR
Giselle sentada na sala de jantar, onde a mesa do café da manhã está posta. Ela saboreia de tudo. Ana Alice desce as escadas.
ANA ALICE – Que milagre é esse? Você tomando café aqui…
GISELLE – Felicidade, mãe! Felicidade!
ANA ALICE – (senta ao lado dela) O que aconteceu?
GISELLE – Fim de semana tem música nova minha sendo lançada!
ANA ALICE – Assim, do nada?
GISELLE – Do nada não, querida. Isso se deve ao meu talento. Compus uma canção maravilhosa!
ANA ALICE – Por essa eu não esperava…
GISELLE – Pois é. Agora, todo o mal que meu pai causou a minha carreira vai ser recuperado.
ANA ALICE – Tudo bem que o Laerte não tem sido muito bom com você, mas você tem feito umas coisas erradas, né filha…
GISELLE – Eu só reivindico meus direitos, mãe. Meu pai é o causador de todo mal…
ANA ALICE – Sabe que eu acho curioso o fato de, mesmo assim, você chamar ele de pai. Você, no fundo, sente algo por ele…
GISELLE – É o costume, mãe… Agora vou chamar ele só de Laerte. Falando nisso, cadê ele em?
ANA ALICE – Dormiu fora…
GISELLE – Nossa, chegou a esse ponto?
ANA ALICE – Não quero falar sobre o Laerte… Sabe que as vezes sinto falta do seu pai… (pensativa) Foi uma tristeza ele ter morrido logo após seu nascimento…
Giselle fica intrigada, pensativa, como quem tivesse uma grande ideia. A campainha interrompe sua concentração.
ANA ALICE – Atende lá, filha.
GISELLE – Ué, tem empregada nessa casa mais não?
ANA ALICE – Judite tá lá dentro com o filho dela, esperando pra conversar comigo. Ele vai ser o novo jardineiro.
Giselle levanta e abre a porta.
GISELLE – Não acredito que você teve a cara de pau de vir até aqui.
Vemos sua amiga Marisa na porta.
CORTA PARA/
CENA 22/ INTERIOR/ DIA/ QUARTO DE MOTEL
Laerte dorme profundamente, ao lado de Jamily na cama do hotel. Ela acorda de repente e tentar acordar o amante.
JAMILY – Laerte, Laerte! Já amanheceu.
LAERTE – (assustado) Puta merda! Preciso ir embora.
JAMILY – Dar 4 numa noite só cansa né…
LAERTE – (se levanta e começa a se vestir) Se pudesse te pegava de novo, agora, safada…
JAMILY – Então fica, vai… (provocando)
LAERTE – Não posso, mas a noite te encontro de novo.
Ela se levanta e dá um beijo nele. Laerte sai em seguida.
CORTA PARA/
CENA 23/ INTERIOR/ DIA/ MANSÃO RIOS/ SALA DE ESTAR
Giselle entra e Marisa a acompanha. A cantora não dá a mínima pra amiga.
MARISA – Gi, me perdoa por favor… Eu já me expliquei sobre tudo…
GISELLE – O que tu fez não tem perdão, Marisa.
ANA ALICE – (se levanta e vai até elas) Olha, por que vocês não vão pro quarto e conversam lá… Preciso receber um novo funcionário da casa.
MARISA – Isso, vamos conversar, por favor, Giselle!
GISELLE – (pensa) Ahhh tá! Que coisa.
Elas sobem a escada.
CENA 24/ INTERIOR/ DIA/ MANSÃO RIOS/ QUARTO DE GISELLE
As duas amigas entram. Giselle se joga na cama e Giselle senta no sofá ao lado.
GISELLE – O que que tu quer, em?
MARISA – Seu perdão, ora.
GISELLE – Não sei se posso confiar em você novamente…
MARISA – Claro que pode, eu sou sua amiga e infância…
GISELLE – (senta na cama e olha pra amiga) Eu não consigo ficar de mal com você por muito tempo mesmo. Mas é que eu tive uma ideia e preciso da sua ajuda.
MARISA – (feliz) Ah, que bom. O que precisa de mim?
GISELLE – Eu vou lançar uma música nova nesse fim de semana.
MARISA – Sério? Quero ouvir antes.
GISELLE – Vou te mostrar depois. Mas eu preciso bombar esse lançamento, preciso dos holofotes em mim nesse período.
MARISA – Mas isso você já tem, né…
GISELLE – Mas eu quero de uma forma boa, uma coisa que faça o público esquecer das minhas polêmicas.
MARISA – Não tô entendendo… Que coisa seria essa?
GISELLE – Eu quero que você noticie no seu programa, que Giselle Rios não é filha de Laerte!
Marisa fica chocada. Instantes.
FIM DO CAPÍTULO