CENA 1/ INTERIOR/ NOITE/ APARTAMENTO DE MARISA/ SALA
Continuação da última cena do capítulo anterior.
Giselle surpresa ao ver Arthur assustado e Marisa só de sutiã.
GISELLE – A coisa foi boa aqui né? Vocês aproveitaram bem.
ARTHUR – Calma, Gi. Ela tá bêbada! (para Marisa) Veste a blusa, Marisa. Para de palhaçada.
GISELLE – Não, não precisa. Vou deixar vocês a vontade. Cheguei numa péssima hora.
ARTHUR – Não vai assim, Giselle. Eu vim pra te fazer uma surpresa.
GISELLE – E fez! Mas não esperara isso não. Você é uma canalha, Arthur, igual a todos os homens!
ARTHUR – Mas eu não fiz nada!
MARISA – (se aproxima, provocando) Não precisa mentir, amor…
ARTHUR – (grita) Para de cena, Marisa!
GISELLE – Eu entendi tudo! Essa daí está querendo se vingar roubando você de mim? É isso? (ri) Pensei que você fosse mais inteligente, Marisa. Acha mesmo que eu vou ligar se você e o Arthur estiverem juntos?
ARTHUR – Mas eu não tô com ela! Tô com você!
GISELLE – Comigo uma ova! Eu até acredito que ela tenha te atraído só pra vingar o fato de eu ter substituído ela no POP +/
MARISA – (corta) Você roubou meu programa, sua vaca!
GISELLE – Não vou voltar nesse assunto por que você sabe que não foi assim!
ARTHUR – Marisa, sai daqui, deixa eu conversar com ela a sós.
MARISA – Eu tô na minha casa, quem tem que sair é ela.
GISELLE – Eu já vou! Não quero incomodar os pombinhos. Vocês até formam um belo casal. Se merecem! Bye bye…
Giselle sai.
ARTHUR – Espera, deixa eu te explicar situação Giselle…
MARISA – Deixa ela, garoto.
ARTHUR – (se exalta) Você acabou com meu namoro, Marisa!
MARISA – Ai, adoro quando você fica bravo assim.
ARTHUR – Vou pegar minhas coisas e sair daqui.
Arthur entra e vai em direção as malas, perto do sofá. Marisa tranca a porta e mostra a chave.
ARTHUR – Me dá essa chave, Marisa.
MARISA – Vem pegar! (ri)
Marisa corre e Arthur vai atrás. Eles ficam rodando na sala.
ARTHUR – Para com isso, sua doida!
MARISA – Você vai ficar aqui comigo!
Marisa chega perto da varanda e joga a chave pela sacada.
MARISA – Pronto! Está preso comigo.
ARTHUR – Louca! Eu vou ligar pro porteiro!
MARISA – (indo pro quarto) E eu vou te esperar na nossa cama, amor.
Close em Arthur, decepcionado.
CORTA PARA/
CENA 2/ INTERIOR/ NOITE/ APARTAMENTO DE CAMILA/ SALA
Camila leva os dois policiais até a porta.
POLICIAL 1 – Obrigado pelo seu depoimento, dona Camila. Boa noite.
CAMILA – Boa noite…
Eles saem, Camila fecha a porta e respira fundo. Jurandir e Olinda ali.
CAMILA – Que noite… Meu Deus do céu. Preciso de um banho.
OLINDA – Toma sim, minha filha. Precisa relaxar.
CAMILA – Vai ser difícil…
OLINDA – Vou ver a Brenda dormiu.
JURANDIR – Acho que a gente devia mudar desse prédio, em Camila?
CAMILA – Outro dia penso nisso…
JURANDIR – Tá certo. Vou ver a Brenda também.
CAMILA – Vai… (o telefone toca e ela atende) Oi.
BRUNO – (off) Camila? Como você está? Vi tudo pela tv…
CAMILA – (revira os olhos) Ficou tudo bem, Bruno. Foi um baita susto.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 3/ INTERIOR/ NOITE/ PENSÃO DE YOLANDA/RECEPÇÃO
Continuação do telefonema.
BRUNO – Graças a deus… Fiquei muito preocupado.
CAMILA – (off) Mas já estou bem.
BRUNO – Se quiser posso passar aí… Hoje, ou amanhã…
CAMILA – (off) Já está tarde né, preciso descansar. E amanhã é o julgamento do Laerte… Vou estar muito ocupada e estressada. Melhor nos encontrarmos num dia mais calmo.
BRUNO – Tudo bem, eu entendo. Boa noite então.
CAMILA – (off) Boa noite. (desliga)
BRUNO – Beijo. (percebe que ela desligou)
YOLANDA – O que ela disse?
BRUNO – Não quer me ver agora…
YOLANDA – Com razão, né. Espera as coisas se acalmarem.
BRUNO – Definitivamente eu não faço mais parte da vida dela…
Close em Bruno.
CORTA PARA/
CENA 4/ EXTERIOR/ NOITE-DIA/ STOCKSHOTS
Takes da noite, seguidos pelo nascer do sol.
Plano geral num tribunal.
CORTA PARA/
CENA 5/ INTERIOR/ DIA/ FÓRUM/ CORREDOR
Camila caminha pelo corredor, acompanhada por Jurandir e Olinda. Mais perto da sala de julgamento eles encontram Ana Alice, Josias, Judite e Giselle. Todos se cumprimentam.
ANA ALICE – Chegou o dia!
OLINDA – Não vejo a hora do Laerte ser condenado.
GISELLE – Como passou a noite, Camila?
CAMILA – Bem, na medida do possível.
ANA ALICE – Que loucura esse caso com o Aristóteles, em?
CAMILA – Foi um susto horroroso.
ANA ALICE – Sempre soube que ele não valia nada.
Kaio chega.
KAIO – Bom dia gente. Estão todos bem? Já já vai começar o julgamento.
CAMILA – Eu sei que você vai conseguir.
Laerte chega, acompanhado de um policial e de Hortência Meireles. Ele troca olhares com todos. Hortência encara Kaio e depois entra com seu cliente.
KAIO – Vou entrar. Daqui a pouco vocês serão chamadas.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 6/ INTERIOR/ DIA/ FÓRUM/ SALA DE JULGAMENTO
Todos ali presente. Juiz e dois promotores ao lado dele. Laerte e Hortência de um lado. Camila, Olinda, Jurandir, Giselle, Ana Alice, Josias, Judite, Tarcísio, Rick, e Kaio, em pé, do outro lado.
JUIZ – Estamos aqui para julgar Laerte Rios como responsável ou não pela tentativa de homicídio que Olinda da Silva Oliveira alega ter sofrido. Vale lembrar que o réu já está condenado a 6 meses de reclusão por agredir sua então esposa, Ana Alice Macedo.
Close em Laerte, nervoso.
JUIZ – Laerte, o senhor afirma ser culpado ou inocente?
LAERTE – Inocente!
Instantes.
CORTE RÁPIDO PARA/
Olinda testemunhando. Kaio faz perguntas a ela.
KAIO – Dona Olinda, peço que nos conte exatamente tudo o que ocorreu na festa em que a senhora sofreu essa tentativa de homicídio.
OLINDA – Bom, eu não queria ir naquela festa. Eu sabia que o Laerte era o pai da minha filha e ele já tinha me ameaçado antes. Se eu revelasse toda a verdade e a Camila descobrisse tudo, ele iria se vingar.
KAIO – Quer dizer que houve uma ameaça antes dessa festa.
OLINDA – Sim, quando eu fui fazer um trabalho na casa dele, eu era diarista. Eu não sabia que ele era o dono da tal casa e nem que ele tinha ficado rico. Naquele mesmo dia ele me ameaçou e me ofereceu dinheiro em troca do meu silencio.
KAIO – Mas retornando à festa, como foi que ele tentou te matar?
OLINDA – Eu vi ele indo pra área externa da casa e o segui. Foi nessa hora que eu ouvi ele falando sobre a filha da Judite, a Jamily. Eles eram amantes e o Laerte obrigou ela a abortar. Quando ele percebeu que eu estava ali, nós começamos a discutir. Eu estava pronta pra pegar minha filha Camila e ir embora dali quando ele me jogou na piscina e me afogou.
KAIO – (para o Juiz) Sem mais perguntas.
Kaio volta ao seu lugar. Hortência fica em frente de Olinda.
HORTÊNCIA – Senhora Olinda Oliveira. A senhora afirma ter sofrido uma tentativa de homicídio há quase 2 anos atrás pelo meu cliente. Por que demorou tanto a denunciá-lo?
OLINDA – Eu fiquei um coma por causa do afogamento.
HORTÊNCIA – Sim… E um estado de coma afeta diretamente no cérebro de uma pessoa, disso todos nós sabemos. Como que a senhora pode provar que meu cliente te afogou? Isso não seria um delírio de sua mente pós coma?
KAIO – (se levanta) Protesto! Minha cliente passou por vários testes mentais.
JUIZ – (para Hortência) Prossiga.
HORTÊNCIA – O que tem a me dizer, dona Olinda.
OLINDA – Eu não posso provar, mas foi o que aconteceu. Ele é a única pessoa naquela festa que poderia fazer isso.
HORTÊNCIA – Esse julgamento é uma piada. Não há provas nenhuma contra meu cliente, é simplesmente a palavra dessa senhora contra a do Laerte. Sem mais perguntas.
JUIZ – Vamos a próxima testemunha, Camila Oliveira.
Sonoplastia: Suspense
Camila se senta. Em time-lapse, vemos Camila falar, fora de áudio. Logo após, Giselle, Jurandir e Ana Alice testemunham, todos fora de áudio.
CORTE RÁPIDO PARA/
Plano geral da sala.
Fim do áudio em fade out.
JUIZ – Vamos ouvir agora a testemunha Judite dos Santos.
Judite senta na cadeira de testemunha. Kaio se aproxima.
KAIO – Judite, qual era a sua relação com o réu Laerte Rios?
JUDITE – Eu fui empregada na casa dele por quase 10 anos.
KAIO – Ele era um bom patrão?
JUDITE – Não muito. Sempre muito mandão e grosso. A ex-esposa dele que sempre foi muito gentil. Me tratava como da família.
KAIO – Quando foi que a senhora descobriu que ele causou indiretamente a morte de sua filha, Jamily.
HORTÊNCIA – (se levanta) Protesto! Isso não vem ao caso. A filha da senhora Judite faleceu numa clínica clandestina que já foi interditada.
KAIO – O seu cliente que obrigou Jamily a abortar, o que prova a índole do mesmo.
HORTÊNCIA – Isso, mais uma vez, não prova nada. A ligação entre Laerte e Jamily nunca foi comprovada.
JUIZ – (se exalta) Ordem, por favor! Doutor Kaio, prossiga com sua pergunta.
KAIO – Como foi saber que o Laerte estava envolvido na morte de sua filha, dona Judite?
JUDITE – Foi um choque, mas de certa forma eu já desconfiava. Eu vi ele falando ao telefone com uma mulher de nome Jamily, no dia da festa mesmo.
KAIO – Falando sobre o dia da festa, a senhora viu Olinda seguindo Laerte pra área externa da casa?
JUDITE – Eu estava trabalhando pra servir todo mundo, mas percebi sim que Olinda foi atrás dele. Só não sei se eles estavam sozinhos.
KAIO – Sem mais perguntas.
Kaio volta ao seu lugar e vê um policial entrando na sala. Fica esperançoso. O policial entrega um envelope a ele.
JUIZ – Doutora Hortência, alguma pergunta a Judite?
HORTÊNCIA – Não, vossa excelência.
KAIO – Vossa excelência, gostaria de apresentar uma nova testemunha do caso.
HORTÊNCIA – Protesto! Não há mais ninguém nos autos, todos foram ouvidos.
KAIO – (se aproxima do juiz) Essa testemunha possui uma evidência que foi conseguida a pouco tempo.
HORTÊNCIA – Não posso permitir isso sem que haja um recesso no julgamento.
O juiz conversa com os promotores. Hortência e Kaio se olham.
JUIZ – Não vejo problema em apresentar essa nova testemunha, já que pode adiantar o caso.
KAIO – Por favor, o policial Ramon da Costa.
O policial senta na cadeira de testemunha.
KAIO – O senhor foi um dos policiais que estavam presentes depois do incidente na festa na mansão, não foi?
RAMON – Sim.
KAIO – E como foram os procedimentos de investigação?
RAMON – Nós colhemos depoimentos de todos, não houve nenhuma falha em nenhum. A senhora Olinda simplesmente foi encontra na piscina. Não haviam câmeras nem seguranças naquela área da casa.
KAIO – Depois da acusação feita pela Olinda e pela Ana Alice, a delegacia tomou posse de bens do réu Laerte Rios, certo?
RAMON – Sim, no momento em que ele acordou da cirurgia.
KAIO – (vai até sua mesa, pega o envelope e dele tira um celular velho. Laerte se assusta) Dentre esses bens pessoais estava esse celular. Com a permissão da polícia, nós investigamos as chamadas do aparelho, junto ao setor de inteligência da delegacia. Permita-me que eu mostre uma das chamadas para vocês.
Kaio dá o play na gravação.
LAERTE – (off)Que merda! Bom, pelo menos meu nome não tá envolvido nisso. (pausa) Você já saiu daí, né? Por que a polícia deve parar ai! (pausa) Acho bom. Depois te encontro pra te pagar pelo serviço! Fiquei com medo da Jamily não aparecer aí. (pausa) É uma pena ela ter morrido. Era gostosa pra caramba! (pausa) Mas eu não ia continuar a ficar com ela. Tô desconfiado de que ela é filha da minha empregada. (pausa) Pois é, dei esse mole. Agora chega de papo, preciso voltar pra festa se não vão vir atrás de mim. Valeu!
Todos surpresos.
LAERTE – Isso foi forjado!
HORTÊNCIA – Calma!
KAIO – Como puderam ouvir, o áudio dessa ligação prova o envolvimento de Laerte com a morte de Jamily. Ligação essa que foi ouvida por Olinda, causando a tentativa de homicídio que sofreu.
Camila e sua família ficam aliviados.
LAERTE – (se levanta) Não sou eu nessa gravação!
JUIZ – Sente-se, por favor, senhor Laerte.
LAERTE – Isso foi forjado por essa gentinha (olha pra todos). Isso é uma prova falsa. (para Kaio) Esse preto desgraçado está mentindo!
Todos ficam chocados.
HORTÊNCIA – (empurra Laerte de volta na cadeira) Senta e fica quieto Laerte.
KAIO – A reação do réu só prova o mau caratismo do mesmo. Sem mais perguntas, vossa excelência.
Kaio volta ao seu lugar, sorrindo pra Camila.
JUIZ – A testemunha é sua, doutora Hortência.
HORTÊNCIA – (pensa) Não tenho perguntas.
LAERTE – (revoltado) Como não, você precisa me defender?
JUIZ – Ordem, por favor! Como todas as testemunhas já foram ouvidas, vamos dar uma pausa para a deliberação.
Ele bate o martelo.
CORTA PARA/
Todos adentram a sala de julgamento novamente. O juiz chega.
JUIZ – Com base nas testemunhas ouvidas, que foram todas de acusação e na evidência que confirma o envolvimento do réu na morte de Jamily dos Santos, eu, representando este tribunal, declaro Laerte Rios como culpado!
Close no rosto de Laerte. Todos ali comemoram. Instantes. Hortência vai saindo ao lado de Laerte e para em frente a Kaio.
HORTÊNCIA – Fez um ótimo trabalho.
KAIO – Obrigado, doutora.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 7/ INTERIOR/ DIA/ FÓRUM/ CORREDOR
Laerte sai ao lado de dois policias e passa por todos ali no corredor.
LAERTE – Desgraçados… Não pensem que isso acabou não! Essa guerra só está começando.
GISELLE – Você perdeu, Laerte. Perdeu!
KAIO – Exatamente! E não pense que você me ofendeu me chamando de preto não, por que eu tenho muito orgulho da minha cor. Agradeça por eu não te acusado de injuria racial!
CAMILA – Não perde tempo falando com ele, Kaio.
OLINDA – Agora ele vai ter o que merece.
Laerte é levado. Instantes.
ANA ALICE – Acabou, gente! Agora podemos voltar a nossa vida normal!
CORTA PARA/
CENA 8/ EXTERIOR/ DIA-NOITE/ STOCKSHOTS
Sonoplastia – É assim que se faz: Luciana Melo
Takes de vários pontos da cidade, durante o dia e a noite.
LETREIRO: Dias depois…
Plano geral na casa de Ana Alice, com o jardim decorado para o casamento.
Fim do áudio em fade out.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 9/ EXTERIOR/ DIA/ CASA DE ANA ALICE/ JARDIM
Jardim decorado com flores brancas e amarelas. Josias em frente aos bancos dos convidados, com um terno nude, ansioso. Um juiz de paz atrás dele. Judite e Giselle de um lado, Abigail tocando piano do outro lado.
Camila, Olinda, Jurandir, Brenda, Kaio, Tarcísio, Rick, e outros amigos de Ana Alice e Josias ocupando os bancos.
Ana Alice caminha até Josias, emocionada. Ele, limpando as lagrimas. Ela chega até ele e os dois dão as mãos. O juiz começa a cerimônia, fora de áudio, apenas com o som do piano de Ana Alice.
CORTE RÁPIDO PARA/
JUIZ DE PAZ – E assim eu os declaro, marido e mulher. Pode beijar a noiva.
Sonoplastia: You rock my world – Michael Jackson
Josias beija Ana Alice. Instantes. Todos sorriem e aplaudem.
CORTE RÁPIDO PARA/
Começa a festa. Garçons servem os convidados que estão nas mesas. Alguns convidados dançam, em eles Kaio e Tarcísio.
TARCÍSIO – Um dia vai ser o nosso, não é?
KAIO – (surpreso) Que isso? Tá me pedindo em casamento?
TARCÍSIO – Só não ajoelho aqui agora por que sei que ia morrer de vergonha.
KAIO – (ri) Não faça isso! Mas se isso for um pedido mesmo, eu aceito.
Os dois sorriem e se beijam.
Camila ao lado de sua família na mesa. Brenda animada
BRENDA – Vamos dançar, Camila.
CAMILA – Depois, Brenda.
BRENDA – Aff.
OLINDA – Que foi, Camila? Achei que estava feliz pela dona Ana.
JURANDIR – Isso aí é saudade do Bruno!
CAMILA – Ih, vocês são chatos. Vamos dançar, Brenda.
Elas saem.
JURANDIR – Ela até saiu.
OLINDA – Acho que ela já superou o bruno…
JURANDIR – Será? Sei não em…
Camila começa a dançar com Brenda. Giselle se aproxima, dançando também. Chega no ouvido de Camila.
GISELLE – Topa fazer uma surpresa pros noivos?
CAMILA – O que?
GISELLE – (pega ela no braço) Vem comigo.
CORTE RÁPIDO PARA/
Josias e Ana Alice dançam no meio dos convidados. Giselle e Camila vão até um canto com dois microfones. Camila com o violão.
GISELLE – Gente! Só um minuto! Quero aproveitar esse momento pra parabenizar o casal novamente e desejar tudo de bom pra eles! Te amo mãe! (todos aplaudem) E agora, eu e minha antiga inimiga e nova best friend Camila, vamos cantar uma música em homenagem ao casal.
Todos gritam. As duas sentam uma em cada banco. Camila dá o primeiro acorde no violão e começam a cantar.
CAMILA – Você pensa em mim eu penso em você. Eu tento fugir você tenta esquecer. Longe do seu ninho, meu andar caminho. Deixou por onde passo meus pés no chão. Sou mais um na multidão…
GISELLE – A mesma carta o mesmo verbo. E sonho só viver pra ti. Quem tem a chave do mistério. Não teme tanto o medo de amar. Me cego. Te enxergo. Não, não vai passar. O amor não tarda estar…
Elas continuam a música. Os noivos e os outros casais dançam. Instantes.
CORTE RÁPIDO PARA/
Sonoplastia – Oops…I did it again: Britney Spears
Num canto da festa, Giselle bebe. Arthur chega por traz dela, a surpreendendo.
GISELLE – Tá fazendo o que aqui, cafajeste? Não lembro de ter sido convidado.
ARTHUR – Sua mãe me convidou…
GISELLE – Vou matar ela!
ARTHUR – Calma. Eu só vim me despedir.
GISELLE – Nem devia ter vindo. Não trouxe a Marisa com você não né?
ARTHUR – Não… Mas eu vim me despedir de vez. Tô voltando pra Buenos Aires.
GISELLE – Boa viagem, tudo de bom!
ARTHUR – Vou voltar pro meu trabalho e Marisa conseguiu um emprego no meu jornal.
GISELLE – (surpresa) Então vocês estão juntos?
ARTHUR – Sim…
GISELLE – Que maravilha. Foi um prazer te ver, faça uma boa viagem e seja muito feliz.
Arthur vai abraça-la e Giselle se esquiva, saindo rapidamente. Ele sem entender, e ao fundo, Giselle pega mais uma taca de champanhe servida pelo garçom e segue pra pista de dança.
CORTE RÁPIDO PARA/
Plano geral no jardim, como todos se divertindo. Instantes. A câmera se distancia lentamente.
Fim do áudio em fade out.
CORTA PARA/
CENA 10/ EXTERIOR/ NOITE – DIA/ STOCKSHOTS
Takes da cidade, anoitecendo e amanhecendo diversas vezes.
Plano geral numa penitenciaria, numa manhã de sol.
CORTA PARA/
CENA 11/ INTERIOR/ DIA/ PENITENCIÁRIA/ PÁTIO
Vários presos tomando sol. De dentro da cadeia, surge Laerte, careca, com algumas marcas de machucado no rosto. Ele observa o pátio por alguns segundos, fixa o olhar numa pessoa sentada de costas e vai até ela. Laerte toca no ombro da pessoa, que vira o rosto pra ele, revelando ser Aristóteles.
ARISTÓTELES – Ah, mas eu sabia que tu ia ter o mesmo fim que eu.
LAERTE – (senta ao lado dele) Ao contrário de você, eu sofri uma injustiça.
ARISTÓTELES – Sei… Igual todo mundo nesse lugar.
LAERTE – E essa história não terminou não, eu vou sair daqui.
ARISTÓTELES – Vai, direto pra cova.
Laerte não dá ouvidos, se levanta e se alonga.
ARISTÓTELES – Não teve nem como conseguir sela especial, em empresário de merda. Tão rico e não tem um curso superior…
LAERTE – (aponta o dedo no rosto dele) Eu se fosse você, calava essa sua boca.
ARISTÓTELES – Tu acha que pode falar assim comigo né. A gente tá igual aqui, seu bosta.
Laerte pega no pescoço dele.
LAERTE – Se tu continuar falando assim, eu te mato aqui, tá ouvindo?
ARISTÓTELES – (engasgando) Fala que me mata, mas vive com marca de porrada dos outros presos.
Laerte joga Aristóteles pra trás do banco. Rapidamente, outros presos se aproximam, esperando briga. A câmera se distancia lentamente. Aristóteles levanta e tenta partir pra cima de Laerte, mas os dois são segurados pelos guardas.
CORTA PARA/
CENA 12/ EXTERIOR/ DIA
Takes da praia de Copacabana. Plano geral no prédio de Camila.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 13/ INTERIOR/ DIA/ APARTAMENTO DE CAMILA/ SALA
Camila e Olinda conversando.
OLINDA – Filha, você nunca mais falou do Bruno…
CAMILA – A gente terminou, ué.
OLINDA – Está feliz com isso?
CAMILA – (pausa) Tô normal…
Brenda vem do corredor, animada.
BRENDA – Mãe, Camila, venham ler o último capitulo da web novela!
CAMILA – Vai lá, mãe… Depois eu vou, Brenda.
OLINDA – (se levanta, vai até a filha) Só quero ver se ficou boa essa história. Essa menina vai ser a Ivani Ribeiro da nova geração. (ri)
As duas saem. Camila sorri, depois fica pensativa. A campainha toca e ao atender, dá de cara com Bruno.
BRUNO – Oi. Eu vim sem avisar por que se não você ia acabar dando uma desculpa pra eu não vir. Eu quero te pedir perdão de novo por tudo que fiz e te pedir uma chance.
CAMILA – Bruno, a gente já conversou…
BRUNO – Eu preciso de você, Camila… Eu sei de todas as minhas falhas, mas eu quero mudar… (entrega um papel) Compus uma música, como pedido de perdão. Por favor, me dá uma chance…
Camila fica pensativa. Lê a letra da música por alguns segundos.
CAMILA – Parece uma letra linda… Como todas que você faz…
BRUNO – Que bom que gostou.
CAMILA – (quase chora) Me sinto culpada demais… Você me trouxe esse presente lindo, e…
BRUNO – E?
CAMILA – Entra, preciso conversar.
CORTE RÁPIDO PARA/
Camila e Bruno sentados no sofá, um de frente pro outro.
CAMILA – Bruno, eu sei que você está arrependido e eu te entendo e te perdoo. Não vou guardar magoa nenhuma. E pensando bem, de certa forma, eu errei um pouco também. Tava passando por tantos problemas e quis descontar em você… Mas…
BRUNO – Mas?
CAMILA – Mas… Eu não quero nenhum relacionamento agora. Quero ficar sozinha, descansar, limpar a mente, de todos esses acontecimentos… E eu preciso ficar sozinha, só com minha família pra fazer isso.
BRUNO – (chora, pausa) Eu vim pra cá prometendo pra mim mesmo que não ia chorar… Por que eu já imaginava que você ia falar isso…
CAMILA – (abraça ele) Desculpa, Bruno…
Instantes.
BRUNO – (se solta do abraço, limpa as lagrimas) Tá tudo bem, eu te entendo e eu não esperada coisa diferente. Vim só tentar uma última vez. Agora já me conformei.
CAMILA – Isso também não quer dizer que não vamos nos encontrar de novo. Nós vamos ser amigos… Aliás, eu quero ser sua amiga. Eu te acho uma pessoa incrível, quero muito seu bem…
BRUNO – (respira fundo) Vai ser difícil pra mim, mas podemos sim ser só amigos…
CAMILA – Eu quero continuar a cantar, compor com você… Nessa questão nós somos uma dupla imbatível.
BRUNO – (sorri) Tem razão… Bom, você pode ficar com a música, gravar ela, lançar num cd…
CAMILA – Não, essa música é sua… E eu nem penso em gravar nada agora.
BRUNO – Achei que assim que tudo passasse, você ia voltar a carreira.
CAMILA – Não… Quero viajar, conhecer novos lugares, tirar um tempo pra mim. Tem muitos sonhos que ainda não realizei.
BRUNO – Entendi…
CAMILA – Me dá mais um abraço.
Eles se abraçam.
CAMILA – Você é uma pessoa muito especial, Bruno. Merece alguém que esteja cem por cento com você…
BRUNO – Você também merece… Tudo de bom.
O abraço dura mais alguns segundos.
BRUNO – Acho que vou indo…
CAMILA – Não, fica pra almoçar com a gente.
BRUNO – Melhor não…
CAMILA – Vai recusar um pedido da sua melhor amiga?
Bruno sorri.
CORTA PARA/
CENA 14/ EXTERIOR/ DIA-NOITE/ STOCKSHOTS
Sonoplastia: Assim que se faz – Luciana Melo
Takes de diversos pontos da cidade. Anoitece e amanhece várias vezes.
Plano geral na escola de música de Ana Alice.
CORTA PARA/
CENA 15/ INTERIOR/ DIA/ ESCOLA DE MÚSICA
Ana Alice rege um coral de crianças e adolescentes. Abigail toca piano. Bruno surge ao fundo e fica observando.
Ao fim da música todos aplaudem.
ANA ALICE – Ficou maravilhoso, minha gente! Vai ser linda essa apresentação de páscoa. Parabéns!
Ela vê Bruno no fundo da sala e dá um aviso as crianças.
ANA ALICE – Ah, preciso falar com pessoal que faz a aula de violão. Quero apresentar o novo professor de vocês. Chega aqui Bruno.
Bruno caminha até Ana Alice, sorridente.
BRUNO – Fala galera.
ANA ALICE – O tio Carlos teve que sair da escola e quem vai ensinar violão pra vocês agora é o Bruno, tá bom?
BRUNO – Vou amar ensinar pra essa rapaziada.
CORTA PARA/
CENA 16/ INTERIOR/ DIA/ APARTAMENTO DE CAMILA/ SALA
Camila vem do corredor, arrumada pra sair. Olinda e Jurandir no sofá.
OLINDA – Vai onde, minha filha?
CAMILA – Na gravadora. Me chamaram pra uma reunião. (pausa) Ah, confirmei com a imobiliária uma visita numa casa nova.
OLINDA – Ah, quero ir.
JURANDIR – Eu também.
CAMILA – Assim que eu sair da gravadora, passo aqui de novo. Agora deixa eu ir. Beijos.
OLINDA – Tchau…
Camila sai.
CORTA PARA/
CENA 17 INTERIOR/ DIA/ RIO RECORDS/ SALA DE REUNIÃO
Romeu Vasconcelos e mais 3 executivos da gravadora presentes. Rick, ex-produtor de Camila ali também.
Camila entra e se senta.
CAMILA – Desculpem o atraso. Essa cidade tá um caos. Boa tarde a todos. (olha pra Rick) Rick, quanto tempo!
RICK – Como vai, minha diva? Desde o julgamento do capeta eu não te vejo…
CAMILA – Nem fala nele.
ROMEU – Podemos ir direto ao ponto?
CAMILA – Claro.
ROMEU – Camila, ainda restam dois anos pro seu contrato com a gente acabar e você já pensou sobre sua carreira?
CAMILA – Continuo não querendo lançar nada agora.
RICK – Mas eu vou fazer você mudar de ideia.
CAMILA – Você?
ROMEU – O Rick tem interesse em ser seu empresário, Camila.
CAMILA – Sério?
RICK – Seríssimo! Eu vi sua carreira nascer, Camila, sei que tem talento, sei que o público pede a sua volta, sei exatamente como você pode voltar, sei do seu estilo, de como gosta de trabalhar… Enfim, não tem como essa parceria não dar certo.
ROMEU – Ele nos apresentou propostas incríveis, Camila. Não tem por que você dizer não.
RICK – Você vai continuar tendo sua autonomia nas composições, todas as decisões passarão por você, eu só vou te ajudar com o marketing, com as burocracias, e se você quiser, continuar a produzir suas músicas.
CAMILA – Nossa! Já pensaram em tudo isso…
RICK – Sim, é só você dizer se aceita ou não, voltar a carreira, tendo euzinho aqui como empresário.
Camila fica pensativa.
CAMILA – Preciso lançar um álbum só durante esses dois anos de resto do contrato, né?
ROMEU – Sim.
CAMILA – Então eu vou esperar. Rick, suas propostas parecem maravilhosas e eu confio muito em você. Mas não quero voltar pra estrada, participar de programas, dar coletivas… Nada disso! Vou tirar umas férias de um pouco mais de um ano e quando meu contrato estiver quase acabando, eu volto com um álbum pronto, até porque, não vou parar de compor.
RICK – É uma pena, Camila…
ROMEU – Realmente… Nós não podemos te obrigar a trabalhar, né, ainda mais de tudo que você passou. Sua única obrigação é lançar mais um álbum, até 2005.
CAMILA – Farei isso. Não vou descumprir esse acordo.
ROMEU – Então tudo que eu posso te desejar é boas férias e muita inspiração, pra voltar com tudo depois.
CAMILA – Obrigada… E quando eu voltar, vou querer sim, se empresariada por você, Rick.
RICK – Vai ser incrível, minha diva.
Eles dão um aperto de mão.
CORTA PARA/
CENA 18/ INTERIOR/ DIA/ APARTAMENTO DE CAMILA/ SALA
Olinda, Jurandir e Brenda arrumados pra sair, no sofá, assistindo a tv. Camila chega, com a mão na barriga e fazendo careta.
JURANDIR – Já estamos prontos pra ver a casa.
OLINDA – Que cara é essa, filha?
CAMILA – Ai, tô com um enjoo horrível.
Camila segue pro corredor. Olinda vai atrás.
OLINDA – Ué, o que será?
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 19/ INTERIOR/ DIA/ APARTAMENTO DE CAMILA/ BANHEIRO
Camila dá a descarga depois de vomitar. Olinda chega na porta.
OLINDA – Que foi filha?
CAMILA – Não sei, acho que foi alguma coisa que eu comi…
OLINDA – Tá atrasada não né?
CAMILA – (pensa, se assusta) Ai meu Deus, nem me dei conta!
OLINDA – Camila, só pode ser isso então.
CAMILA – Não, talvez não seja. Vou fazer um teste.
OLINDA – Com certeza! (vai abraça-la) Tá esperando meu netinho. (desfaz o abraço, confusa) Mas Camila, se você não ficou com o Bruno durante esses tempos… De quem é esse filho?
CAMILA – Ai, meu Deus… Se es estiver grávida mesmo, esse filho é do Kaio!
OLINDA – (chocada) O que?!
CAMILA – A gente dormiu junto há umas semanas… Ah meu Deus! O que eu fiz!?
Close em Camila, preocupada.
CENA 20/ EXTERIOR/ DIA-NOITE
Time lapse de muito tempo se passando.
LETREIRO: Anos depois…
Plano geral na emissora Tv Rio.
CORTA PARA/
CENA 21/ INTERIOR/ NOITE/ EMISSORA/ ESTÚDIO POP+
Roda a nova vinheta do programa. Giselle (agora com o cabelo castanho escuro) entra no cenário.
GISELLE – Bem vindos ao primeiro POP + de 2005! Tô muito feliz de voltar ao comando do nosso programa depois das férias de fim de ano. E quem deu as caras nesse réveillon foi Camila Oliveira. A diva deu uma entrevista ao POP+, contando sobre esses anos que passou longe dos holofotes. Ela está morando num sitio no interior do estado, cuidando da família e do filho, Cássio, de um aninho. Essa foi a primeira vez que a cantora revelou o rosto do pequeno. Muita fofura não é, gente?
CORTA PARA/
CENA 22/ EXTERIOR/ DIA/ SITIO DE CAMILA
Takes de vários pontos do enorme sítio de Camila. Uma casa bem grande, piscina no imenso jardim e um pomar. Um carro entra na propriedade.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 23/ INTERIOR/ SÍTIO DE CAMILA/ COZINHA
Brenda arruma a mesa para o almoço. Olinda mexe nas panelas no fogão a lenha. Jurandir vem da área externa, carregando lenha e coloca ao lado do fogão.
JURANDIR – Kaio tá chegando aí.
BRENDA – Ah, vou lá ver ele!
Brenda sai correndo. Jurandir dá um beijo em Olinda.
OLINDA – Vai lá chamar a Camila pro almoço.
JURANDIR – Chamo sim. Vou tomar um banho também.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 24/ EXTERIOR/ DIA/ SITIO DE CAMILA/ ENTRADA
Kaio para o carro no gramado. Ele desce, acompanhado de Tarcísio, Terezinha e Bruno. Brenda chega abraçando Kaio.
BRENDA – Ah, que saudade!
KAIO – Garota, você não para de crescer não?
BRENDA – Faz tempo que você não vem, né.
KAIO – Vim aqui tem duas semanas, sua boba.
TARCISIO – Já deve estar louca pra faculdade voltar e ir com a gente lá pro Rio de novo, né?
BRENDA – Não vejo a hora! Oi tia Terê.
TEREZINHA – Tudo bem, minha filha? Cadê sua mãe.
BRENDA – Tá lá, preparando o almoço. (olha Bruno) Bruno! Que surpresa você aqui!
BRUNO – Oi… Tudo bem?
BRENDA – Tudo bem. Minha irmã vai ficar feliz em te ver. Vamos entrar, gente. Bora.
Todos acompanham Brenda. Bruno admirado com a paisagem.
CORTA PARA/
CENA 25/ INTERIOR/ DIA/ SITIO DE CAMILA/ QUARTO PRINCIPAL
Quarto enorme. Camila (agora de cabelos bem curtos) se aproxima do berço e pega Cássio (1 ano e pouco, pele parda, cabelos enrolados), que chora, no colo. Ela cantarola pro filho.
CAMILA – Não chora assim, olha pra mim, que eu vou te mostrar…
Kaio, Tarcísio e Bruno entram lentamente. Bruno por último, um pouco envergonhado.
KAIO – Cadê essa lindeza?
CAMILA – (sorri) Vi vocês chegando lá em baixo.
Kaio se aproxima pra pegar o filho.
KAIO – Deixa eu ver se esse lindão já está mais pesado. (pega Cássio) E não é que tá mesmo? (para Camila) Já marquei o pediatra dele pra próxima semana.
CAMILA – Ótimo! (olha Bruno)
KAIO – Você tem visita especial hoje.
Cássio para de chorar. Kaio vai pra varanda, Tarcísio acompanha o namorado e mexe com o bebê.
TARCÍSIO – Ele tá muito lindo, né.
KAIO – Coisa mais perfeita do pai…
Camila e Bruno conversam em outro canto do quarto.
CAMILA – Que surpresa você por aqui. Por que não trouxe a Letícia?
BRUNO – Ela tá com muitos compromissos hoje na escola da Ana. Mas eu não tinha aula pra dar, então o Kaio me convidou.
CAMILA – Ele fez muito bem. Saudades de você. Como tá sua mãe?
BRUNO – Vai casar. (ri)
CAMILA – (surpresa) Sério? Gente, a dona Yolanda é incrível!
BRUNO – Pelo menos ela não vai ficar pegando um a cada semana.
Os dois riem.
BRUNO – Trouxe umas letras que fiz. Se quiser, podemos compor depois.
CAMILA – Quero sim. Esse lugar aqui dá uma inspiração maravilhosa.
BRUNO – Imagino…
CORTA PARA/
CENA 26/ INTERIOR/ DIA/ SITIO DE CAMILA/ SALA
Todos na sala. Camila, Kaio, Bruno, Brenda e Jurandir sentados. Brenda com um notebook no colo. Tarcísio em pé, balançando Cássio. Olinda mais perto da porta da cozinha.
OLINDA – Daqui a pouco o almoço fica pronto.
KAIO – Saudades da sua comida, dona Olinda.
TARCÍSIO – Nem me fala.
TEREZINHA – Que graça vocês dois em? Quer dizer que eu não cozinho bem?
Todos riem.
KAIO – Que isso, mãe. A senhora cozinha maravilhosamente, assim como a dona Olinda.
TEREZINHA – Sei…
OLINDA – Ciúmes de mim, Terê?
BRENDA – Gente, vocês viram essa notícia sobre o Aristóteles?
CAMILA – O que?
KAIO – Ele morreu.
BRENDA – Já sabia?
KAIO – Soube ontem de manhã. E foi o Laerte que causou a morte dele.
CAMILA – (chocada) O que, como assim?
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 27/ INTERIOR/ DIA/ PENITENCIARIA/ PÁTIO
Continuação de Kaio contando. Ele narra exatamente tudo o que acontece na cena.
KAIO – (off) Eles se envolveram numa confusão dentro da prisão, brigaram e no meio da luta, Laerte empurrou Aristóteles, que bateu a cabeça no banco de cimento. Morreu na hora. Depois disso, o Laerte começou a ter comportamentos estranhos dentro da cadeia e foi transferido pra uma clínica psiquiátrica.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 28/ INTERIOR/ DIA/ QUARTO DE CLINICA PSIQUIÁTRICA
Kaio continua a narrar.
KAIO – (off) Ela passou a ter visões com Jamily e com o Aristóteles. Ficou completamente louco.
Laerte no canto do quarto, transtornado, com a mão nos olhos. Câmera subjetiva: Laerte destampa os olhos lentamente e vê Jamily e Aristóteles em sua frente, sujos de sangue. Ele fecha os olhos novamente, a tela escurece e ouvimos o grito desesperador dele.
CORTA PARA/
CENA 29/ INTERIOR/ DIA/ SITIO DE CAMILA/ SALA
CAMILA – Meu Deus, tô chocada com isso.
JURANDIR – Ele mereceu né, Camila.
CAMILA – Eu fico com pena. Deixei de sentir ódio por ele.
OLINDA – O que vocês acham de parar de ficar lembrando do passado em?
TEREZINHA – Tem razão. Passado passou!
CAMILA – É verdade.
OLINDA – Vamos todo mundo almoçar.
CORTE RÁPIDO PARA/
CENA 30/ INTERIOR/ SITIO DE CAMILA/ COZINHA
Sonoplastia: Assim que se faz – Luciana Melo
Todos sentados em volta da enorme mesa. Olinda termina de colocar algumas panelas e logo após se senta. Todos se servem, felizes, conversando e rindo.
A câmera se afasta lentamente, passa pela porta de saída até chegar num plano geral no sítio. Surge na tela a palavra:
FIM
Eu amei este último capítulo, Ta! Você arrasou! Finalmente Giselle conheceu quem era Arthur de verdade! Morta que Brenda está escrevendo a web-novela Divas! É uma alter-ego, sua? (risos). Este julgamento do Laerte foi muito bem escrito! Você conseguiu transmitir uma tensão sem excessos e ao mesmo tempo soube segurar o leitor para a sentença final. Por um momento, quando vi Hortência se destacando no tribunal, pensei não acreditooooooo esse merda do Laerte vai sair ileso dessa joça! Mas Ramon apareceu com um celular antigo e Kaio pode revelar a todos que Laerte estava envolvido na morte de Jamily. Judith vingada!
Tarcísio e Kaio são tão fofos! Giselle e Camila cantando no casamento de Ana Alice foi muito emocionante, lembrando os velhos tempos hahahah. O Embate de Laerte e Aristóteles foi curto, confesso que esperava algo mais sanguinário hahaha.
Ansiosa para ler sua história a partir do capítulo 23 e depois conversarmos sobre. Esses personagens fortes permaneceram em nossas memórias por muito tempo, não será nem um pouco fácil dizer adeus. Divas foi uma grande obra.
Que comentário maravilhoso! 😀
O fato da Brenda estar escrevendo a novela foi mencionado em alguns capítulos anteriores. Quis trazer essa metalinguagem hahaha
Feliz por ter gostado da cena do julgamento. Ela seria maior, com o depoimento de todos, mas decidi ir direto ao assunto!
A situação de Laerte na cadeia foi mais detalhada nos outros dois finais…
Espero seus comentários a respeito dos capítulos anteriores. Dizer a adeus a uma história é muito ruim, e ao mesmo tempo, vem um sentimento de dever cumprido! Agora é focar em novas histórias!
Muito obrigado por seu comentário!
Eu amei este último capítulo, Ta! Você arrasou! Finalmente Giselle conheceu quem era Arthur de verdade! Morta que Brenda está escrevendo a web-novela Divas! É uma alter-ego, sua? (risos). Este julgamento do Laerte foi muito bem escrito! Você conseguiu transmitir uma tensão sem excessos e ao mesmo tempo soube segurar o leitor para a sentença final. Por um momento, quando vi Hortência se destacando no tribunal, pensei não acreditooooooo esse merda do Laerte vai sair ileso dessa joça! Mas Ramon apareceu com um celular antigo e Kaio pode revelar a todos que Laerte estava envolvido na morte de Jamily. Judith vingada!
Tarcísio e Kaio são tão fofos! Giselle e Camila cantando no casamento de Ana Alice foi muito emocionante, lembrando os velhos tempos hahahah. O Embate de Laerte e Aristóteles foi curto, confesso que esperava algo mais sanguinário hahaha.
Ansiosa para ler sua história a partir do capítulo 23 e depois conversarmos sobre. Esses personagens fortes permaneceram em nossas memórias por muito tempo, não será nem um pouco fácil dizer adeus. Divas foi uma grande obra.
Que comentário maravilhoso! 😀
O fato da Brenda estar escrevendo a novela foi mencionado em alguns capítulos anteriores. Quis trazer essa metalinguagem hahaha
Feliz por ter gostado da cena do julgamento. Ela seria maior, com o depoimento de todos, mas decidi ir direto ao assunto!
A situação de Laerte na cadeia foi mais detalhada nos outros dois finais…
Espero seus comentários a respeito dos capítulos anteriores. Dizer a adeus a uma história é muito ruim, e ao mesmo tempo, vem um sentimento de dever cumprido! Agora é focar em novas histórias!
Muito obrigado por seu comentário!
Parabéns! Final emocionante!
Obrigado, amigo! Muito feliz por ter acompanhado, gostado e comentado!
Parabéns! Final emocionante!
Obrigado, amigo! Muito feliz por ter acompanhado, gostado e comentado!