CENA 01. PRÉDIO DE ISOLDA. CORREDOR. INT. NOITE.

Continuação imediata do capítulo anterior.

JAIRO
Não se mete no que não sabe, garota!

MÔNICA
Garota, não! Pera lá! A sua mulherzinha tá se metendo com meu homem, e eu quero me livrar dela. Pensa: se você pegar a Lilian de volta, ela sai da vida do César.

JAIRO
César? Que César? (lembra) Não vai me dizer que tá de caso com aquele playboy/

MÔNICA
Eu namoro ele. (aproxima o rosto) A sua noivinha aproveitou que você foi preso e pulou pra cima dele. Mas eu não tô a fim de perder ele, não.

JAIRO
E nem eu de perder a Lili.

ISOLDA
(sai do elevador) Desculpa, amiga. Me esperou muito tempo? (vê Jairo) O que você tá fazendo aí, seu mequetrefe? (aproxima-se)

MÔNICA
O mesmo que eu. A gente quer separar o casalzinho entojado.

ISOLDA (a Jairo)
É isso mesmo?

JAIRO
Claro que é.

Isolda põe a chave na fechadura e abre a porta. Pega a chave e entra seguida de Mônica e Jairo. Este fecha a porta.

CORTA PARA

CENA 02. CASA DE MIGUEL. FRENTE. EXT. NOITE.

Miguel leva Benjamin até o portão; ali conversam.

MIGUEL
Desculpa a minha mulher. Ela/

BENJAMIN
Tudo bem. A Lilian já tinha me prevenido. (pausa) Quando quiser, me liga pra gente marcar um tempo lá em casa. Você, Renato e eu podemos passar uma ótima tarde, tocar música. O que acha?

MIGUEL
Quando eu puder… Deixa eu entrar, se não a Norma começa a gritar lá de dentro.

BENJAMIN (abraça Miguel)
Qualquer coisa, não hesita em me chamar. Tenha uma boa noite.

MIGUEL
Você também. Boa noite.

Miguel abre o portão para Benjamin sair. Assim que este se afasta pela calçada, Miguel fecha o portão e entra em casa.

FADE OUT

CENA 03. APARTAMENTO DE ISOLDA. SALA. INT. NOITE.

FADE IN. Mônica e Jairo conversam no sofá.

MÔNICA
Te ajudo a recuperar a Lilizinha, mas você tem que me ajudar com o César.

JAIRO
E como é que a gente vai fazer isso?

ISOLDA (entra com bandeja com bebidas)
Vocês não vão fazer nada. Essa parte fica pra mim. Vamos, se sirvam.

Todos pegam suas taças e bebem.

MÔNICA
O que você tá pensando?

ISOLDA
Nada de concreto ainda. Vamos dar tempo ao tempo. Quando for a hora certa, ataco os pombinhos.

JAIRO
E até lá, fico na mão?

ISOLDA
Quem mandou bater na noivinha? Agora aguenta o tranco. E você, Moniquinha, agarra teu homem e vê se não fica dando ataque de mulher ciumenta. Ninguém atura, já te falei isso.

MÔNICA
Então ela que não chegue perto do que é meu.

JAIRO
Já vi que é bem brava.

MÔNICA
E é bom não se meter comigo.

JAIRO
Tá, não tá mais aqui quem falou.

ISOLDA
Esse fogo de palha entre os dois não dura muito tempo, vocês vão ver.

CAM alternada entre Mônica, Jairo e Isolda.

CORTA PARA

CENA 04. MANSÃO DE RUGGERO. FRENTE. EXT. DIA.

=== SONOPLASTIA: Assim Caminha a Humanidade – Lulu Santos ===

Amanhece. Imagem da fachada da mansão. Um carro entra pelo portão.

CORTA PARA

CENA 05. MANSÃO DE RUGGERO. ESCRITÓRIO. INT. DIA.

=== SONOPLASTIA OFF ===

Ruggero sentado à mesa. Lilian sentada de frente a ele, com o bloco e o gravador sobre a mesa.

RUGGERO
Não assisti ao nascimento do meu filho. Estava no grande teatro… Era a inauguração da emissora que um dia se transformaria na Sonho. Um evento grandioso, lotado de jornalistas, de políticos, colunistas sociais, os maiores atores do Brasil. Sérgio Cardoso, Cacilda Becker, Cleyde Yáconis, Walmor Chagas, Yara Lins, Rosamaria Murtinho… todos presentes. Norma Bengell… Até o Leonardo Villar, o ator brasileiro mais famoso do mundo por causa daquele filme que ganhou em Cannes. Jango, o presidente…

LILIAN
Deve ter sido uma festa e tanto. Queria que existisse uma máquina do tempo.

Levaria você com o maior gosto. (pausa) As irmãs levaram minha esposa pro hospital, e lá nasceu meu filho: Miguel. (Lilian surpresa) Por que essa cara, mocinha?

LILIAN (disfarça)
Por nada. É que tenho um amigo com esse nome e lembrei dele. Como seu filho era?

RUGGERO
Tudo o que menos esperei de um filho.

LILIAN
Como assim? Por quê?

RUGGERO
Todo pai sonha que o primeiro filho venha homem e que seja o sucessor nos negócios. Tudo que montei foi pra que ele e as futuras gerações mantivessem de pé pela eternidade. Coloquei nos melhores colégios, com os melhores professores. Eu tinha uma vida toda planejada pra ele como sombra de mim, mas só colhi a ingratidão. Não passava de um moleque cheio de si; rebelde e revoltado. Deu na telha de fazer faculdade de… de uma coisa que reprovo dentro da minha casa. Não admito fracassados, ainda mais sendo meu herdeiro.

LILIAN
E o que aconteceu?

RUGGERO
Pus pra fora daqui. Eu tinha um futuro pronto, uma noiva à altura, e ele jogou pro alto por conta de um capricho. Proibi tudo que se referisse a ele dali pra frente. (pausa) Até que, pouco tempo depois, recebi a notícia da morte dele. Apareci no enterro por aparecer, mas fui embora rápido. Não fazia questão nenhuma de participar daquele vexame. Não derramei uma lágrima sequer.

LILIAN
Nem depois?

RUGGERO
Não interessa o que veio depois. O traidor já estava morto mesmo.

CIRO (bate à porta e entra)
Desculpa incomodar, mas/

RUGGERO
Quantas vezes já falei que não quero ninguém quando estiver com a Lilian?

CIRO
Doutor Ruggero, é muito importante. Preciso que assine um documento com urgência.

Ciro entrega um papel para Ruggero, que assina sem ler e o devolve para Ciro. Lilian observa, mas finge anotar coisas no bloco.

RUGGERO
Vê se não aparece mais enquanto ela estiver aqui.

CIRO
De novo, peço desculpas. Com licença.

RUGGERO
Fora daqui! (Ciro sai) Essas coisas me desconcentram. Já não sei mais do que estava falando.

CORTA PARA

CENA 06. MANSÃO DE RUGGERO. SALA. INT. DIA.

Ciro se junta a Yoná.

CIRO
Foi mais fácil que pensei. O velho pegou o papel, assinou e tudo certo. Agora tudo que é dele vai ser meu. (sorri) Se alguém perguntar alguma coisa/

YONÁ
É só um documento de rotina da Sonho.

CIRO
Boa menina! Te espero à noite na minha casa?

YONÁ
Se a Melita liberar, sim.

CIRO
Ótimo. Vou deixar a porta aberta.

Ciro dá outro selinho em Yoná e sai. Ela sorri.

CORTA PARA

CENA 07. CASA DE HAILA. QUARTO DE HAILA. INT. DIA.

Haila entra com uma bandeja de café da manhã. Renato sentado na cama e mais disposto.

HAILA
Olha só o que trouxe pra gente.

RENATO
Não precisava.

HAILA
(coloca a bandeja na cama e se senta) Claro que precisava. Adoro tomar café da manhã com o amor da minha vida. (selinho) Fiz misto quente, salada de frutas, torta de coco, suco de morango, tudo como você gosta.

RENATO
Assim você me deixa mal acostumado.

HAILA
Que bom! Assim me preparo pra ser a melhor esposa do mundo.

RENATO
Falando nisso, temos que ver a data pro casamento.

HAILA (sorri)
O quanto antes. Já tô pensando até na música. Teu pai te falou do músico amigo da Lilian, não falou?

RENATO
A Raúla falou.

HAILA
Você vai cantar pra mim, não vai? É meu sonho.

RENATO
O que você acha? (selinho; sorri)

HAILA
Oba! Vou ficar ansiosa. Vamos comer?

Haila e Renato começam a refeição, sorridentes e apaixonados.

CORTA PARA

CENA 08. CASA DE ZU. SALA. INT. DIA.

Zu analisa um mapa astral no notebook, que está em cima da escrivaninha, enquanto fala ao celular.

ZU
Você falando, e não é que isso tá aqui no mapa do Ruggero?

LILIAN (V.O., telefone)
Vejo que ele esconde um monte de coisas.

ZU
Tô vendo uma quadratura de Mercúrio em Leão com Plutão em Escorpião que deixa tudo fumacento. Vou precisar de mais tempo pra ver o que consigo tirar daí.

LILIAN (V.O., telefone)
Tem pressa, não. A gente tem tempo. A biografia ainda tá bem longe da metade. De uma coisa tenho certeza: ele já fez mal pra muita gente em nome da sua reputação na sociedade.

ZU
Fez mesmo. O Touro na casa 8 diz tudo: ele causou a morte de muita gente.

LILIAN (V.O., telefone)
Não duvido nada, amiga.

ZU
Ah, o Pedro chamou a gente pra ir pra casa dele de noite. Você vai?

LILIAN (V.O., telefone)
Vou sim.

ZU
Então eu vou também. Você me pega aqui?

LILIAN (V.O., telefone)
Não. Fiquei de passar no Miguel antes. Te encontro lá no Pedro mesmo, tá bom?

ZU
Marcado, fófi. Beijinho pr’ocê!

LILIAN (V.O., telefone)
Beijo!

Zu desliga o celular e o coloca perto do mouse. Continua analisando o mapa de Ruggero e fala pra si mesma.

ZU
Mania de grandeza o vovô tem. Olha esse Júpiter em conjunção com o Sol.

CORTA PARA

CENA 09. SÃO PAULO. EXT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: A Noite – Fernanda Abreu ===

Anoitece. Imagens do trânsito na Avenida Paulista, na Estrada do Anhanguera, na Avenida Celso Garcia, na Marginal Pinheiros.

CORTA PARA

CENA 10. MANSÃO DE RUGGERO. FRENTE. EXT. NOITE.

=== SONOPLASTIA OFF ===

Yoná sai pelo portão. Pega o celular e manda uma mensagem de voz para Ciro.

YONÁ
Tô saindo agora. Vou chamar o Uber. Me espera, que já vou pra aí.

Yoná abre o aplicativo de Uber e chama um carro. CAM na imagem de veículo a caminho.

CORTA PARA

CENA 11. CASA DE CIRO. SALA DE JANTAR. INT. NOITE.

Ciro termina de arrumar a mesa para o jantar.

CIRO
Pronto. Algo bem afrodisíaco, que é pro prato principal ficar por último…

Ciro ri safado.

CORTA PARA

CENA 12. PRAÇA. EXT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: VIOLINO ===

Lilian anda pela praça, em direção à área central, atraída pela música. De repente, César surge à frente dela.

LILIAN
Ai, que susto! Não tava te esperando.

CÉSAR
Te vi de longe, então resolvi fazer uma surpresa. Gostou?

LILIAN
É, gostei.

CÉSAR
Dando uma volta pela praça? Posso te acompanhar?

LILIAN
Pode sim. Vim ouvir música ali na frente.

CÉSAR
O violino? (sorriem um para o outro) Vamos lá.

Lilian e César andam juntos enquanto continuam a conversa.

LILIAN
A música me faz conectar comigo mesma.

CÉSAR
Ela tem esse poder. Claro, uma música tranquila e relaxante.

LILIAN
Bem isso. (vê poucas pessoas em volta de Miguel) Se as pessoas se dessem a chance de ouvir, de vivenciar… É uma experiência única e emocionante.

CÉSAR
Elas preferem o barulho. Já notou que tudo que é barulhento, cheio de instrumento, bateria e outras traquitanas faz mais sucesso? Funk, rock, samba, eletrônico…

LILIAN
Talvez elas precisem disso pra colocar as emoções pra fora com fúria, com raiva. Às vezes tenho essa sensação. Mas tudo o que quero depois de um dia de trabalho é isso aqui: flutuar ao som de um único instrumento… ou de uma voz suave.

Lilian e César se põem de frente a Miguel, que continua tocando o instrumento e olha fixamente para ela.

CÉSAR
Ele tá olhando pra você.

LILIAN (corresponde aos olhares de Miguel)
Ele está mantendo contato comigo. É a vida passando dos olhos dele pros meus, das mãos dele pros meus ouvidos, em forma de notas musicais.

CÉSAR
Você fica linda assim, sabia?

Lilian sorri para Miguel, e César sorri pra ela.

=== SONOPLASTIA OFF ===

CORTA PARA

CENA 13. CASA DE CIRO. FRENTE. EXT. NOITE.

Zu chega ao portão enquanto fala ao celular.

ZU
Oi, Pedro, já cheguei. Cê tá aí dentro? (tempo) Tá chegando? (tempo; confere o portão) Acho que tá aberto sim. (tempo) Tem ninguém em casa não?… Ah, deixou aberto? (tempo) Não tem medo de assalto, não? Eu, hein!? Fico apavorada. (tempo; ri) Tá, já tô entrando. Beijo!

Zu desliga o celular e dá de ombros. Analisa novamente o trinco do portão. Entra no imóvel e vai devagar até a porta. Entra na casa.

CORTA PARA

CENA 14. CASA DE CIRO. SALA. INT. NOITE.

Zu anda pela sala e olha em volta. Vê um bilhete em cima da mesinha de TV e lê: “Estou te esperando… me encontra no banheiro. Seu amante insaciável”. Zu estranha.

=== SONOPLASTIA: CÔMICA ===

ZU
(V.O.) Cruzes! Será que o Pedro ficou com alguém e esqueceu de tirar o bilhete daí? (analisa cada detalhe do cômodo) Isso aqui me parece casa de… vamos ver… Câncer! A decoração é de alguém muito ligado à casa. Uma fuçadinha pela casa não tira pedaço, né?

Zu segue em direção ao corredor, por onde sai.

CORTA RÁPIDO PARA

CENA 15. CASA DE CIRO. CORREDOR. INT. NOITE.

Zu percorre o local lentamente. Vê os quadros, em especial um em que Pedro e Ciro estão abraçados.

ZU (V.O.; passada)
Tô cho-qui-ta! Pedro de intimidade com… um homem!

Zu avança e vê outros quadros dos dois abraçados. Ouve o barulho de chuveiro ligado e fica cismada. Segue o som até chegar à porta entreaberta do banheiro.

CORTA PARA

CENA 16. CASA DE CIRO. FRENTE. EXT. NOITE.

Yoná sai da Uber e agradece ao motorista. O carro parte. Yoná olha para os dois lados. Pega o batom e um espelhinho na bolsa e retoca a maquiagem. Fala sozinha enquanto guarda as coisas de volta na bolsa.

YONÁ
Pronto, meu amor. Já tô entrando.

Yoná entra pelo portão e depois na casa.

CORTA PARA

CENA 17. CASA DE CIRO. BANHEIRO. INT. NOITE.

CAM foca Ciro até a cintura. Zu entra sem que Ciro perceba. Ele toma banho de costas e cantarola. Zu fica passada e admirada com o corpo de Ciro.

CIRO (safado)
Não vejo a hora de te pegar, meu amor.

Zu fica com os olhos arregalados. Olha Ciro de cima a baixo. Yoná aparece na porta e se assusta com a presença de Zu. Volta sem que esta e Ciro percebam e sai de cena.

CORTA PARA

CENA 18. CASA DE CIRO. SALA. INT. NOITE.

Yoná volta pra sala sem fazer barulho e fica de pé perto do sofá.

YONÁ (V.O.)
Não acredito! De onde saiu essa coisa?

Yoná vai até a porta. Quando abre, dá de cara com Pedro, se assusta e dá um grito.

PEDRO
Yoná?!

CORTA RÁPIDO PARA

CENA 19. CASA DE CIRO. BANHEIRO. INT. NOITE.

Ciro se assusta e se vira de costas.

=== SONOPLASTIA OFF ===

CIRO
O que foi isso? (arregala os olhos ao ver Zu; susto) Quem é você?

ZU (gagueja)
Não sei… mas você… Que homem!

CIRO (se enrola rápido na toalha)
Você tá louca?

ZU
(sorri) O bastante pra ver todo o Colosso de Rodes. (suspira)

PEDRO
(entra) Ciro, a Yoná/ (vê Zu) O que cê tá fazendo aqui?

CLOSES alternados entre Pedro, Ciro e Zu.

CORTA PARA

CENA 20. PRAÇA. EXT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: VIOLINO ===

Continuação da cena 12.

Lilian e César olham um para o outro. Miguel, à frente deles, toca violino.

CÉSAR
Gosta dessa música?

LILIAN
Gosto… muito.

CÉSAR
Eu também.

César e Lilian se aproximam lentamente até que se beijam.

=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===

Mônica aparece ao fundo e fica com raiva ao ver César beijando Lilian. Aproxima-se deles.

MÔNICA (tom)
César!

César e Lilian olham para Mônica, assustados. Miguel para de tocar o instrumento.

=== SONOPLASTIA OFF ===

CORTA PARA

CENA 21. CASA DE CIRO. SALA. INT. NOITE.

Zu e Pedro conversam de pé, perto da saída para o corredor. Yoná sentada no sofá.

PEDRO
O Ciro esqueceu a porta do banheiro aberta, e eu não fechei a casa.

YONÁ (disfarça)
Podia ter entrado um bandido. Vocês não têm medo?

PEDRO
É, a gente deu mole mesmo.

ZU (olha-o de modo estranho)
Fica assim não. Eu te entendo.

PEDRO
Do que tá falando?

ZU
Do Ciro. (Yoná preocupada) Ele é um homão, né?

YONÁ
Nisso eu conc… (corrige) Gosto muito dele… como pessoa. Trabalho com ele há anos lá no doutor Ruggero.

ZU
Nunca desconfiou de nada?

YONA
Desconfiar? Do quê?

ZU
Que ele e o Pedro são… (a Pedro) Por que não me falou que vocês namoravam?

Pedro olha para Zu, chocado. Yoná também fica admirada e depois gargalha. Zu estranha a reação da outra. Ciro entra.

CIRO (a Yoná)
Não estou achando graça nenhuma. Ela entrou no banheiro e/

ZU
O que falei demais? Vocês são gays, não são?

YONÁ
Vivi pra ver isso. (gargalha)

CIRO (a Zu)
De onde tirou uma coisa dessa?

PEDRO
Ele é meu irmão, ô, tapada.

ZU (ri)
Aham, sei… Ele é bem mais velho que você.

PEDRO
E daí?

YONÁ
Eles são irmãos mesmo. O Ciro praticamente criou o Pedro como filho depois que os pais morreram.

ZU
É sério isso? (sem graça) Ai, que mico!

CORTA PARA

CENA 22. PRAÇA. EXT. NOITE.

Mônica enfrenta César e Lilian e discute com eles. Curiosos tiram fotos com os celulares durante toda a cena.

MÔNICA
É só eu virar as costas pra você dar em cima dessa aí.

LILIAN
Dessa aí, não, que eu tenho nome.

MÔNICA (tom)
Não tô falando com as galinhas.

CÉSAR
Não fala assim com ela. Fui eu que beijei.

MÔNICA
E ela bem que gostou.

CÉSAR
Vamos conversar em outro lugar. Estamos na/

MÔNICA
Você beijou na frente de todo mundo e é aqui que vamos conversar.

LILIAN
Então vocês ficam, que eu não suporto baixaria. (tenta sair)

MÔNICA (pega Lilian pelo braço)
Não foge, não, queridinha!

CÉSAR
Deixa de ser ridícula, Mônica.

MÔNICA
Ridículo é você, que não aguenta ver um rabo de saia. (solta Lilian)

LILIAN
Quem mandou você ser tão insegura e se comportar como uma qualquer?

MÔNICA (dá um tapa em Lilian)
Olha como fala comigo!

MIGUEL (se intromete)
Ei! Violência não!

MÔNICA
Cala a boca, mendigo, ou eu acerto você também.

CÉSAR (pega Mônica pelo braço)
Vambora daqui, que você já deu chilique demais por hoje.

MÔNICA (se solta)
Me solta, canalha! Eu acabo com você, ouviu bem? E você, vadia loira, fica longe do que é meu.

CÉSAR
Eu não sou seu. A gente acaba por aqui.

MÔNICA
Isso é o que veremos.

Mônica vai embora furiosa. César e Miguel consolam Lilian.

CÉSAR
Você tá bem?

LILIAN
Tirando o tapa, tô sim.

MIGUEL (a César)
Toma cuidado com essa moça, que ela não tá de brincadeira.

CÉSAR
Pode deixar, que com ela me entendo. (aos curiosos) Tão olhando o quê? Vão tirar fotos da puta que pariu! Droga!

MIGUEL (calmo)
Vai pra casa e esfria a cabeça, que eu levo a Lilian pra casa.

LILIAN
Não quero te atrapalhar/

CÉSAR
Melhor assim, Lili. (a Miguel) Obrigado por tudo. A Mônica me tira do sério.

LILIAN
Você escolheu ficar com ela, né?

CÉSAR
Mas não quero mais. Paciência tem limite. Não aturo piti de garota mimada.

LILIAN
Se acalma e deixa as coisas esfriarem.

CÉSAR
O problema vai ser com a novela, né?

LILIAN
Vocês têm que ser profissionais. Deixa a poeira abaixar, que logo vocês ficam de boa.

MIGUEL
Ela tá certa.

CÉSAR
Já que é assim, vou lá. (beija Lilian no rosto) Te ligo. (a Miguel) Cuida bem dela.

César vai embora. Lilian abraça Miguel, que a consola.

LILIAN
Você não sabe da maior. Meu ex-noivo saiu da cadeia e tá atrás de mim.

MIGUEL
Estou com você. Não se preocupa.

=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===

CAM em Jairo, que vê Lilian abraçada a Miguel e fica com raiva.

JAIRO
Isso já é demais. Esse velho também tá pegando a minha mulher.

=== SONOPLASTIA OFF ===

Efeito de fim de capítulo: imagem de Jairo congela; efeito de flash de fotografia; imagem fica em preto e branco.

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