CENA 01. MANSÃO DE LILIAN. SALA. INT. DIA.
Continuação imediata do capítulo anterior.
=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===
Ciro perplexo com a revelação de Lilian e Miguel. O advogado pega o documento de dentro da pasta e lê incrédulo.
LILIAN
Achou mesmo que ia conseguir passar a perna na gente?
CIRO
Ainda posso pedir a anulação do casamento. Pra todos os efeitos, Miguel tem união estável com a Norma.
MIGUEL
Tinha. (pega papéis do paletó e os desdobra) Aqui está uma cópia de um documento escrito e assinado por mim dizendo que não tenho mais nada com ela.
CIRO
Isso não vale nada. É só um papel.
MIGUEL
Registrado em cartório. Assim como, nesta outra cópia, anterior à morte do meu pai, Melita anula tudo que assinou com relação aos bens, induzida por você e Yoná. Também registrado em cartório. O que quer dizer que você não tem mais direito ao que ela herdou.
LILIAN
Se acha muito esperto e subestima quem está em volta.
CIRO
Vocês estão blefando.
MIGUEL
Você acha? Então passa no cartório e confere.
LILIAN
Melita pode ser ingênua, mas eu não sou. Acho que você perdeu.
CIRO
Isso não vai ficar assim.
LILIAN
Claro que não. A Melita está neste momento sabe onde? Na delegacia. Tinha que ver o pacotão de provas que juntei pra ela levar.
CIRO
Você é uma víbora.
LILIAN
O que acha de mim não me interessa. Agora dá o fora da minha casa. Não quero que a polícia te pegue aqui dentro.
Ciro se enfurece e tenta dar um soco em Lilian, mas Miguel segura o braço dele a tempo.
MIGUEL
Encosta a mão nela, e eu te parto em pedacinhos. (chama) Arnaldo!
CIRO
Tira essa pata suja de mim, cadáver!
ARNALDO (entra)
Pois não, doutor Miguel.
MIGUEL
Põe esse sujeito pra fora.
CIRO
Não precisa. (solta o braço) Não pensem que vou deixar barato.
Ciro sai com ódio. Arnaldo o acompanha. Miguel abraça Lilian.
=== SONOPLASTIA OFF ===
CORTA PARA
CENA 02. DELEGACIA. SALA DO DELEGADO. INT. DIA.
Melita presta depoimento ao delegado. Benjamin está junto com ela. Um escrivão digita no notebook. Há dois policiais de pé num canto.
MELITA
Ele usou a minha ex-secretária e me faz assinar alguns documentos passando os bens pro nome dele. Por sorte não tinha nada no meu nome, a não ser depois do testamento.
DELEGADO
A essa hora, eles já entraram com pedido pra passar os bens pro nome do doutor Ciro.
MELITA
Não, porque contei pro advogado do Ruggero, o doutor Jacques, assim que o Ciro foi demitido. Fui aconselhada a redigir um documento no qual anulava qualquer assinatura anterior referente aos meus bens de um ano pra cá. Ele registrou em cartório na minha presença e na do Miguel, meu enteado.
DELEGADO
Quando foi isso?
MELITA
Tem uma semana… dez dias no máximo. (pega um documento na bolsa) Aqui está uma cópia autenticada. (entrega)
DELEGADO
O doutor Ciro deve ter aplicado o golpe em outras pessoas, não?
MELITA
No meu marido, mas ele também se precaveu depois que descobriu o caráter do Ciro.
DELEGADO
No Miguel ou na Lilian?
MELITA
Neles, não. Lilian é muito esperta com essas coisas, e Miguel não tinha o que assinar. Na verdade, ele nem queria a herança. Só aceitou porque a Lilian convenceu.
BENJAMIN
E a ex-companheira, apesar de ser ambiciosa, não teria essa maldade.
DELEGADO
Ela poderia ter alguma relação com o doutor Ciro.
MELITA
O filho dela tinha, mas era estritamente profissional. Pelo que uma amiga falou pra Lilian, o Ciro só ficou sabendo que o Miguel era filho do Ruggero depois da morte do irmão dele.
DELEGADO
Que amiga é essa?
MELITA
Zuleide, uma astróloga.
A conversa segue em FADE.
CORTA PARA
CENA 03. MANSÃO DE LILIAN. SALA. INT. DIA.
Zu, Haila e Raúla entram juntas. Lilian levanta do sofá e sorri esperando as três se juntarem a ela.
RAÚLA
Então quer dizer que você é a nova dona do império? (abraça Lilian)
LILIAN
Do império, não; só da mansão.
ZU
Eu disse, mas ela preferiu acreditar na fofoqueira.
LILIAN (abraça Zu)
A Isolda já meteu o bedelho, é?
ZU
Ela não, a Lígia.
LILIAN (abraça Haila)
E o bebê?
HAILA
Ele me deu um susto dia desse, mas está tudo ótimo.
LILIAN
Vamos sentar. (todas vão para os dois sofás) A mansão ficou pra mim, e estou de mudança pra cá.
RAÚLA
Tua mãe vai vir também, não vai?
LILIAN
Ela não queria, mas insisti tanto, que ela vem.
HAILA
Duvido a Laura ficar longe de você. (todas riem) Vou ser assim com meu bebê também, já tô até vendo.
ZU
E o César?
LILIAN
Ficou pro ano que vem.
RAÚLA
Como assim? Que história é essa? Não me diga que a Mônica/
LILIAN
Dessa vez não foi ela, não. (pausa) O Miguel ficou como o principal herdeiro da fortuna do Ruggero, né? Só que, pra receber, tem que cumprir uma ordem pra lá de infame.
ZU
E o que isso tem a ver com o César?
LILIAN
Com o César, nada. Tem a ver comigo. A gente tem que ficar casado por um ano. (mostra a mão esquerda com o anel)
RAÚLA (chocada)
Você casou e não me disse nada?
ZU
Que amiga, hein!?
LILIAN
Teve que ser escondido. O Ciro tá planejando tomar os bens de qualquer maneira. Ele tá morrendo de ódio.
HAILA
Não é por nada, não, mas vocês vão precisar de um guarda-costas.
LILIAN
Por que tá falando isso?
HAILA
Porque ele pode tentar matar um de vocês antes que esse ano termine.
RAÚLA (tensa)
Credo, Haila! Vira essa boca pra lá!
LILIAN (a Raúla)
O pior é que a Haila tem razão.
CORTA PARA
CENA 04. APARTAMENTO DE BRENO. QUARTO DE BRENO. INT. DIA.
Breno deitado na cama, seminu e coberto da cintura pra baixo com um edredom. César de pé, em frente ao espelho no centro da parede.
CÉSAR
A Lilian falou que é só fachada, que é pra ajudar o Miguel contra aquele advogado de merda.
BRENO
Também acredito. Mas é bom que a Mônica e a Romina nem saibam por enquanto.
CÉSAR
A Mônica já sabe. Vive pra cima e pra baixo com a Isolda. Até insinuou que o Miguel tava de olho na Lilian, mas eu não acredito.
BRENO
Mônica tá com ciúme, pra variar. Só espero que ela e a Isolda não se metam com o tal do Ciro.
CÉSAR
Não corremos esse risco. O Ciro odeia a Isolda por causa do irmão dele.
BRENO (se senta)
Mas ele e a Mônica andaram flertando, pelo que o Júlio me contou.
CÉSAR
Se é que o Júlio também não fica em cima dela, né?
BRENO
Do jeito que ele é, não duvido. Ficou sabendo que ele tá com corona, não soube?
CÉSAR
Não.
BRENO
Foi internado no domingo. Dizem que não tá nada bem.
CÉSAR
Que consiga sair dessa.
BRENO
Também torço por ele.
CÉSAR
Bom, vou tomar uma ducha, que daqui a pouco a Mônica vem aí. (sai)
CORTA PARA
CENA 05. APARTAMENTO DE ISOLDA. SALA. INT. DIA.
Isolda e Mônica sentadas no chão, em volta da mesinha de centro. Elas comem sushis e sashimis que estão num prato quadrado.
MÔNICA
Só você pra comer isso de manhã.
ISOLDA
E você tá adorando.
MÔNICA
Tô mesmo. Como é que ficou aquela história do Ciro?
ISOLDA
Tá puto pra caramba. Tentou dar o golpe no ricaço e na madame, mas ficou sem um tostão. Bem feito pra aquele palhaço. Mexeu com Isolda Calderón e se ferrou.
MÔNICA
E a Lilizinha teve que casar com o filho do Ruggero, né? Droga! Ela vai ser a minha patroa.
ISOLDA
Meus pêsames!
MÔNICA
Ela já é insuportavel; como chefona, então, vai ser o fim.
=== SONOPLASTIA: Bad Guy – Billie Eilish ===
CORTA PARA
CENA 06. SÃO PAULO. AVENIDA PAULISTA. EXT. DIA.
Letreiro: “Um mês depois”.
Imagens de vários pontos da extensa avenida, destacando alternadamente a pouca movimentação de pedestres e de veículos, assim como fachadas de prédios e lojas fechadas. Ao mesmo tempo, narração de uma jornalista.
JORNALISTA (V.O.)
Bom dia! Hoje é sábado, dia 2 de maio de 2020. Ruas e avenidas vazias por todo o país. O coronavírus continua se alastrando por todo o Brasil, e o número de óbitos passa de mil, só no estado de São Paulo. Entre elas, o diretor de TV Júlio Vega, que faleceu no último dia 15, deixando uma legião de fãs. Hoje à noite, acontece a solenidade de posse do novo presidente da Rede Sonho, Miguel di Capri, e da vice-presidente, sua esposa Lilian Cordeiro. A transmissão será via internet.
CORTA RÁPIDO PARA
CENA 07. CASA DE SÉRGIO. SALA. INT. DIA.
Sérgio assiste ao telejornal sentado no sofá.
JORNALISTA (V.O., cont.)
Em entrevista, Miguel e Lilian falaram numa restruturação geral da programação, a fim de atender às necessidades e expectativas do telespectador atual, a começar pela grade de jornalismo, seguindo pelo entretenimento e pela dramaturgia.
SÉRGIO
Agora, sim, a Sonho está em boas mãos.
=== SONOPLASTIA OFF ===
Tocam a campainha. Sérgio desliga a TV pelo controle remoto e vai até a porta. Abre para Ciro.
CIRO
Sérgio?
SÉRGIO
O que você quer?
CIRO
Eu sou o doutor Ciro/
SÉRGIO
Eu sei quem você é. Se não se incomoda, estou trabalhando.
CIRO
Não vou tomar muito o seu tempo. É assunto do seu interesse.
SÉRGIO
Nada que vem de você me interessa.
=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===
CIRO
Por que essa resistência? Nós dois temos uma inimiga em comum… ou vai dizer que a Isolda não tirou a Nara de você?
SÉRGIO
O que ela fez ou deixou de fazer não é assunto seu. Vai embora. (tenta fechar a porta, mas Ciro trava)
CIRO
Eu posso provar que a jornalistinha furreca matou o teu irmão e te trazer a Nara de volta. Eu também quero me livrar da assassina. Ela matou o meu irmão.
SÉRGIO
Já disse que não quero nada de você. Vai embora.
CIRO
Não acredita em mim? Então procura a Veluma de Castro.
NARA (aparece por trás de Ciro)
Quem é Veluma de Castro?
CIRO
A mulher que vai provar que a Isolda se faz de amiga, mas te apunhala pelas costas. Passar bem.
Ciro vai embora. Nara e Sérgio se entreolham.
NARA
O que esse cara queria?
SÉRGIO
Me usar pra vingancinha barata dele contra a Isolda.
NARA
E o que tem essa Veluma com isso?
SÉRGIO
Sei lá. Nunca ouvi falar nessa mulher. Ele disse que pode ajudar a provar que a Isolda matou meu irmão, mas não sei se posso confiar.
NARA
Você tem um papel pra eu anotar uma coisa?
SÉRGIO
Claro. Pega lá na mesinha.
NARA
Com licença.
Nara entra. Vai até a escrivaninha e pega um papel de bloco e uma caneta. Escreve alguma coisa. Põe a caneta no lugar onde estava e dobra o papel.
SÉRGIO
O que está escrevendo?
NARA
O nome dessa mulher. Fiquei intrigada com essa história. Isso não me cheira a coisa boa. Obrigada, Sérgio. Te mantenho informado.
Nara sai. Sérgio fecha a porta e fica encafifado.
=== SONOPLASTIA OFF ===
CORTA PARA
CENA 08. MANSÃO DE LILIAN. ESCRITÓRIO. INT. DIA.
Miguel toca violino de pé. Renato e Haila lhe assistem sentados e sorridentes. Lilian faz o mesmo de pé. Zu e Haila cochicham em outro canto. O celular de Lilian toca. Ela pega o aparelho e vê que a ligação é de Nara. Sai do reconto.
CORTA PARA
CENA 09. MANSÃO DE LILIAN. SALA. INT. DIA.
Lilian vem pra sala e atende. SOM do violino de Miguel em tom baixo.
LILIAN
Alô, Nara?
NARA (V.O., telefone)
Oi, Lilian. Preciso muito de um favor, e só posso contar com você.
LILIAN
Mas… e a Isolda, a Lígia, a Michele…
NARA (V.O., telefone)
O assunto é muito sério, e não quero que elas saibam por enquanto. Eu sei que estou em dívida com você, mas não tenho mais a quem recorrer.
LILIAN
Tá, o que é?
NARA (V.O., telefone)
Você, por acaso, conhece alguma Veluma de Castro?
LILIAN (pensa)
Já ouvi falar nesse nome, sim. Foi uma modelo.
NARA (V.O., telefone)
Não me diga que ela morreu/
LILIAN
Não. Ela abandonou a carreira e foi morar no Rio, alguma coisa assim. Por quê?
NARA (V.O., telefone)
Ela é uma peça-chave pra uma investigação que estou fazendo por minha conta. Ela seria testemunha de um crime cometido por alguém ligado ao Ruggero Fontana.
=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===
RAÚLA (vem, curiosa)
O que foi, amiga?
LILIAN
Peraí um instantinho. (a Raúla) Que bom! Já ia te chamar. Você tem o contato da Veluma de Castro?
RAÚLA
Acho que tenho, sim. Vou ver no celular e já te falo.
LILIAN
Não. Se tiver, passa pra Nara.
RAÚLA
Tá bom, mas o que tá acontecendo?
LILIAN
Já te falo.
RAÚLA
Tá. (sai pelo corredor)
LILIAN (a Nara)
Pedi pra Rah ver se ele tem o contato. Se tiver, ela te passa.
NARA (V.O., telefone)
Obrigada, Lilian. Te devo mais essa.
LILIAN
Qualquer coisa, me liga.
Lilian desliga o celular e fica pensativa. Melita entra com Benjamin.
MELITA
Até que enfim… (se senta no sofá)
LILIAN
Como foi lá?
MELITA
Dependendo de o juiz liberar uma ordem de prisão contra o Ciro.
BENJAMIN
Se Deus quiser, sai ainda hoje.
LILIAN
Tomara.
Melita preocupada. Benjamin e Lilian se entreolham preocupados.
=== SONOPLASTIA OFF ===
CORTA PARA
CENA 10. REDE SONHO DE TELEVISÃO. FRENTE. EXT. NOITE.
=== SONOPLASTIA: Is This Love? – Terra Samba ===
Anoitece. Imagem da fachada da emissora de TV.
CORTA PARA
CENA 11. REDE SONHO DE TELEVISÃO. PRÉDIO ADMINISTRATIVO. SALA DA PRESIDÊNCIA. INT. NOITE.
=== SONOPLASTIA OFF ===
Um técnico posiciona uma câmera em frente à mesa de Miguel. Este e Lilian conversam perto da janela. Miguel está de terno e só com bigode (retirou a barba), e Lilian usa um elegante vestido azul e roxo.
MIGUEL
Estou tremendo de medo.
LILIAN
Fica calmo, que eu tô aqui pra apoiar.
MIGUEL
Se não fosse você do meu lado, talvez já tivesse fugido ou sei lá o quê.
CÉSAR (entra)
Oi, Lili!
LILIAN
Oi, César! (a Miguel) Vou falar com ele lá fora.
MIGUEL
Está bem. (a César) Como vai?
CÉSAR
Bem, dentro do possível.
Lilian sai com César. Miguel ajeita a gravata.
CORTA PARA
CENA 12. REDE SONHO DE TELEVISÃO. PRÉDIO ADMINISTRATIVO. CORREDOR. INT. NOITE.
Lilian e César se encostam a uma parede e se beijam. Ninguém no corredor.
CÉSAR
Já tava com saudade de ficar sozinho com você.
LILIAN
Cuidado, que aqui podem ver a gente.
CÉSAR
Não tem quase ninguém no prédio, e a Melita sabe da gente.
LILIAN
Mesmo assim. Ai, eu tô nervosa com a cerimônia.
CÉSAR
Eu também.
LILIAN
É, o Miguel disse que você vai falar em nome dos atores.
MIGUEL (sai da sala)
Desculpa interromper, mas… posso falar um minuto com você, César?
CÉSAR
Comigo?
MIGUEL
A sós… Preciso muito.
César dá um selinho em Lilian e entra na sala com Miguel.
CORTA PARA
CENA 13. REDE SONHO DE TELEVISÃO. PRÉDIO ADMINISTRATIVO. SALA DA PRESIDÊNCIA. INT. NOITE.
Miguel leva César até o sofá. O técnico sai.
MIGUEL
Te agradeço muito por vir. Os motivos pra sua presença são vários, mas um é muito especial.
CÉSAR
A Lilian?
MIGUEL
Meu pai.
CÉSAR
Olha, se veio pedir desculpas pelo que ele me fez/
MIGUEL
É isso mesmo que eu quero. Preciso apagar tudo de ruim que ele deixou por toda a vida. É uma forma de eu mesmo perdoar o que ele me fez.
CÉSAR
Não é uma coisa que dá pra esquecer de um dia pro outro. Ele causou a morte do meu pai, de muita gente.
MIGUEL
Não estou dizendo pra esquecer, e sim pra gente se libertar. Ele se foi, mas a gente está aqui. Acha que vale a pena ficar se martirizando, se enchendo de ódio, por alguém que, no final, foi só um velho doente e digno de pena? Eu sei mais do que ninguém que não é fácil, mas a gente precisa deixar a raiva, a dor, a mágoa irem embora.
CÉSAR (pensa)
Você tem razão.
MIGUEL
Por isso e por outros motivos, ninguém melhor do que você pra representar o elenco de atores da Sonho. O bem que faz pra Lilian, a mulher que você ama… Não sei mais o que fazer pra te recompensar por tanta coisa… Não vou mais te tomar o tempo. Fica um pouco lá com a Lilian, enquanto eu termino de arrumar as coisas por aqui. A Melita já deve estar vindo.
Os dois se levantam. Miguel se vira de costas, e César anda até a porta. Para e se vira novamente.
CÉSAR
Miguel?
MIGUEL
Sim?
CÉSAR (se aproxima)
Obrigado por tudo que está fazendo por mim e pela Lilian. Apesar do pai que teve, você foi a melhor pessoa que conheci na vida toda.
César dá a mão para Miguel, que corresponde com um aperto firme. CLOSES alternados entre eles, sorridentes.
CORTA PARA
CENA 14. REDE SONHO DE TELEVISÃO. PRÉDIO ADMINISTRATIVO. CORREDOR. INT. NOITE.
Melita vem pelo corredor e se aproxima de Lilian.
MELITA
O que está fazendo aí fora?
LILIAN
O Miguel quis conversar com o César… sobre aquele assunto.
MELITA
Ah, sim. Tomara que ele aceite o pedido de/ (César sai da sala)
CÉSAR
Como vai, Melita?
MELITA
Bem melhor. Obrigada. Vou deixar os pombinhos aí, enquanto falo com o Miguel. Com licença.
Melita entra na sala de Miguel.
=== SONOPLASTIA: Parce Que Je T’Aime Plus Que Moi – Mike Brant ===
César abraça Lilian, sorri e a beija durante alguns segundos.
MÔNICA (surge)
Atrapalho?
=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===
César e Lilian param de se beijar e se assustam com Mônica.
LILIAN
O que está fazendo aqui? Você não foi chamada.
MÔNICA
Meu namorado foi, então eu também fui.
CÉSAR
Mônica, vai embora.
MÔNICA
Não sem antes você me explicar essa pouca vergonha. Ela é casada, sabia?
LILIAN
O que eu faço ou deixo de fazer não te interessa. E nem perca seu tempo amolando o Miguel, que ele sabe que eu amo o César.
MÔNICA
Ah, então o casamento é de fachada… Sabia.
CÉSAR
Vai fazer o quê? Um escândalo? Isso a Isolda já fez no seu lugar. Sabe de uma coisa? Nosso namoro acaba por aqui. Se manda.
MÔNICA
Quer me trocar por essa aí? Problema seu. Não sabe o que tá perdendo.
ROMINA
(aparece) Tchéssar! (se junta a ele e o beija) Que bom que te achei.
LILIAN
Pronto! Agora o circo tá montado.
ROMINA
Sai de perto do meu noivo, que iele é meu.
MELITA (sai da sala de Miguel; tom)
O que está acontecendo aqui?
ROMINA
Vou aparecer na TV com meu noivo.
CÉSAR
Que noivo? Não tenho nada com você, não. Enfia na sua cabeça oca.
MELITA (a Romina e Mônica)
Acho bom vocês duas irem embora, antes que eu chame o segurança.
MÔNICA
Ah, é? Então chama.
MELITA (grita)
Segurança?
MÔNICA
Escuta aqui, Lilizinha: eu te depeno. Ouviu, sua galinha? E a você também, ô, tcheca.
ROMINA
Vem me depenar.
Mônica tá um tapa em Romina, e depois as duas se estapeiam e puxam o cabelo uma da outra no chão. Os seguranças entram e separam a briga.
MELITA
Tirem as duas daqui, fazendo um favor.
MÔNICA (grita)
Eu acabo com você, gringa de merda!
ROMINA (também grita)
Tchéssar é meu!
Os seguranças levam as duas mulheres pra fora e saem de cena. Melita aliviada.
=== SONOPLASTIA OFF ===
CÉSAR
Desculpa, Melita. Não pude adivinhar que elas viriam pra cá.
LILIAN
Elas que briguem lá fora.
MELITA
Que se matem de uma vez.
Melita vai pra sala de Miguel. César abraça Lilian.
CORTA PARA
CENA 15. REDE SONHO DE TELEVISÃO. PÁTIO. EXT. NOITE.
Área mal iluminada pelos postes. Os seguranças trazem Romina e Mônica do prédio e as jogam no chão. Eles se afastam.
MÔNICA
Tá vendo o que você fez, sua louca?
ROMINA
Impedi você de se esfregar em omul meu.
MÔNICA
Agora você me paga.
=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===
Mônica parte pra cima de Romina, que rapidamente pega um canivete do bolso do blazer. Mônica se assusta. CLOSES alternados entre as duas.
=== SONOPLASTIA OFF ===
Efeito de fim de capítulo: imagem de Mônica congela; efeito de flash de fotografia; imagem fica em preto e branco.