CENA 01. APARTAMENTO DE LILIAN. SALA. INT. NOITE.

Continuação imediata do capítulo anterior.

=== SONOPLASTIA: La Vita Mia – Amedeo Minghi ===

Lilian e Miguel continuam se beijando, até que ele interrompe e se afasta inquieto.

=== SONOPLASTIA OFF ===

MIGUEL
O que eu tô fazendo? Você nesse estado, e eu… Me perdoa. Não costumo ser/

LILIAN
Não fica assim. Simplesmente aconteceu e/

LAURA (entra; Miguel e Lilian disfarçam)
Pronto. Coloquei o frango no forno. Tem certeza que não quer jantar com a gente, Miguel?

MIGUEL
Não, obrigado. Fica pra outra hora. Ainda tenho que arrumar as coisas.

LAURA
Quando quiser, me fala, que vou preparar uma receita especial pra você.

LILIAN
Ela é cozinheira de mão cheia.

MIGUEL
Depois a gente combina… o encontro com o Ru… com meu pai.

LILIAN
A gente se fala.

LAURA
Eu abro a porta.

Laura abre a porta para Miguel sair e a fecha em seguida. Ela vê a expressão de Lilian brochar e se aproxima.

LILIAN
Mãe, a gente se beijou.

LAURA (chocada)
O quê? Filha, depois do que o Jairo te fez/

LILIAN
Não, o Miguel não me forçou. A gente tava conversando e, de repente… Já não sei mais o que estou sentindo. E ainda tem o César.

LAURA
…que está muito bem com a Mônica.

LILIAN
Ela chantageou ele.

LAURA
O que agora não faz mais sentido algum ele continuar com ela por causa do Miguel.

LILIAN
Mas tem o segredo dele também, esqueceu? E o Ruggero odeia o César. E eu aqui querendo ajudar os dois e agora tendo que ver pra que lado a balança vai pesar mais.

LAURA (se senta e coloca Lilian no colo)
Não queria estar no teu lugar, meu amor. O coração prega cada peça na gente, que só o tempo mesmo pra resolver. Pelo menos o pior já passou: o Jairo voltou pra cadeia.

LILIAN
Sei não. Se ele sai de lá de novo, é capaz de me matar.

CORTA PARA

CENA 02. APARTAMENTO DE RAÚLA. SALA. INT. NOITE.

Raúla abre a porta por fora, acende a luz e entra com dois amigos modelos.

RAÚLA
Estão na casa de vocês. Se quiserem beber, tem lá atrás. (aponta para a estante) Vou só fazer um xixi. (sai pelo corredor)

CAÍQUE (a Heleninha)
Tô morrendo de sede. Quer também?

HELENINHA
Quero sim.

Heleninha se senta no sofá. Caíque vai à estante e prepara dois copos de drinque. Leva até Heleninha e lhe entrega um dos copos. Ele se senta ao lado da moça e repara na sala.

CAÍQUE
Esse apê é um barato. A Rah tem bom gosto.

HELENINHA
Ela é top. (olha uma caixa de bombons sobre a mesa) Daria tudo pra comer um chocolatinho agora. Um santo remédio pra minha cólica, sabia?

RAÚLA (volta)
Pronto. Tô zerada.

HELENINHA
Tava falando com ele daquele chocolate.

RAÚLA
Menina, fiquei com a cabeça no meu irmão e esqueci de abrir. (vai até a mesa e pega o bilhete em cima da caixa; sorri e pressiona o bilhete contra o coração) É do meu admirador.

HELENINHA
Olha! Rah Negri arrasando corações.

CAÍQUE
Eu sou um deles. Pena que não sou muito dado a cartinhas de amor.

HELENINHA
Lê pra gente, miga.

RAÚLA
Tá curiosa, né? Tá bom. (lê) Não passou nem uma semana, e já estou morrendo de saudades de você, minha musa. Te quero só pra mim, que é pra eu te apreciar e guardar como uma Mona Lisa ou, quem sabe, uma Musidora. Já ouviu falar nessa atriz, não já? Se bem que uma Vênus de Milo é mais a sua cara. Sem braços, que é para não poder mais abraçar nenhum homem que não seja eu. (troca olhares de espanto com os dois amigos)

=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===

RAÚLA (cont.)
Nem mesmo seu irmão merece mais a sua atenção do que eu. Prefiro mesmo que ele morra. Assim não tem risco de eu ter que te matar por ciúmes.

HELENINHA
Que troço horrível!

RAÚLA
Ele nunca escreveu assim.

CAÍQUE
Esse cara é obcecado, vai por mim.

HELENINHA
Já vi muita história de admirador acabar em morte de verdade.

RAÚLA (tensa)
Para de falar isso, que eu tô tremendo toda.

CAÍQUE
Não é melhor chamar a polícia?

Raúla nervosa e pensativa.

CORTA PARA

CENA 03. RUA. EXT. NOITE.

CORTES descontínuos entre as ações com Pedro e Zu.

Pedro anda pela calçada atordoado e aos prantos. Zu procura por Pedro. Ele olha pra trás pra ver se Zu está atrás dele, mas não a vê. Zu aborda um casal de skatistas e lhes pergunta algo em OFF, mas eles negam com a cabeça e ela agradece. Pedro vê uma jovem parecida com Zu vindo na direção dele e se desvia para a faixa de pedestres sem ver que o sinal está aberto para os carros. Zu aborda uma mulher grávida.

CLOSE nos olhos de Pedro. Em seguida, em PLANO MÉDIO: Pedro atravessa a faixa. O motorista tenta frear o carro à frente, mas não consegue e atropela Pedro, que rola por cima do veículo e cai no chão. O motorista sai do carro e se aproxima de Pedro. Zu aparece na calçada e vê Pedro. Ela se desespera e corre atrás dele. Ela se abaixa sobre ele e chora compulsivamente. Poucos pedestres e motoristas se juntam a eles.

ZU (grita)
Pedro!

MOTORISTA (aflito)
Eu não tive culpa. O seu namorado se jogou na frente/

ZU
Chama a ambulância! Pedro! (chora)

O motorista pega o celular e disca um número.

=== SONOPLASTIA OFF ===

CORTA PARA

CENA 04. MANSÃO DE RUGGERO. QUARTO DE RUGGERO. INT. NOITE.

Ruggero deitado na cama, mais disposto. Melita sentada ao lado dele.

RUGGERO
O que Miguel fez, não vou perdoar.

MELITA (calma)
Pois devia. Como a Lilian disse, ele não aguentava mais viver com você, fazer tudo que você queria, como você queria/

RUGGERO
Era o que tinha que ser. A continuação da família, o responsável pela multiplicação dos bens.

MELITA
Mas nem tudo na vida é dinheiro. Ele é importante, sim, mas nem sempre o principal. Existem prioridades, e a do Miguel não é a mesma que a sua.

RUGGERO
Miguel sempre foi rebelde, caprichoso.

MELITA
E você acha que tem o mundo a seus pés. Nunca parou pra pensar por que ele fugiu de você? Por que se fez passar por morto e criou uma vida nova longe daqui? Agradece aos céus que essa foi a escolha dele. Teria sido muito pior se ele tivesse se matado de verdade. O filho do Benjamin/

RUGGERO (grita)
Não fala esse nome!

=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===

MELITA
Está vendo? O que você acumulou, além de dinheiro, foi isso: inimigos. Destruiu a vida de todo mundo que cruzou o seu caminho, a carreira, os sonhos. O que fez com o Benjamin não tem nome.

RUGGERO
Aquele conquistador barato mereceu. Você era minha! Aliás, é.

MELITA
Nunca fui e nunca vou ser. Não sou objeto, pra você me tratar desse jeito. Fui tua amante sim, por muitos anos, até que sua querida mulherzinha morreu e eu entrei no lugar. Como ninguém sabe? Porque nunca contei e porque pedi pro Benjamin também não contar. (pausa) Quer saber? Depois que você morrer, vou correr pros braços dele.

RUGGERO (dá um tapa em Melita)
Suja!

MELITA
Você nunca mais me bate, velho encardido! (revida o tapa em Ruggero; se levanta) Sabe de uma coisa? Se não fosse pelo Miguel, eu ia adorar ver o Ciro tomar tudo de você. O seu querido sucessor é um bandido, sabia? À sua imagem e semelhança. (sai)

CORTA PARA

CENA 05. MANSÃO DE RUGGERO. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.

Ciro fala ao celular. Está desesperado com o que ouve. Yoná perto dele.

CIRO
Estou indo pra aí. (desliga)

YONÁ
O que foi, Ciro?

CIRO (enquanto Melita entra)
Meu irmão foi atropelado. Vou pro hospital.

MELITA
O quê? Nossa Senhora! Vai pra lá, sim, e depois manda notícias.

YONÁ
Posso ir com ele, Melita?

MELITA
Não. Quero conversar com você.

CIRO
Então vou indo. (sai)

MELITA
Estou inconformada até agora com a notícia da Isolda sobre vocês/

YONÁ
Mentira dela.

MELITA
Mentira, uma ova. Eu tenho ficado bem caladinha, me fingido de morta, mas não sou burra. Depois que o Ciro contou, ainda há pouco, liguei os pontos. O que o Ciro está querendo do meu marido? E não quero que minta pra mim, se não vai sobrar pra você também. Você sabe que eu odeio traição.

YONÁ
O Ciro só faz as coisas que o doutor pede/

MELITA
Não vou mais admitir que me faça de burra. Responde à minha pergunta. O que o Ciro quer? Desembucha!

YONÁ
Tá bom, vou contar; mas me deixa de fora dessa, se não ele acaba comigo. (pausa) Ele me obrigou a fazer umas coisas.

MELITA
Que coisas?

YONÁ
Fazer você e o doutor assinarem uns documentos nos quais se dispõem a entregar todos os bens pra ele depois da morte do… O doutor também assinou um documento que desautoriza a entrada da Lilian no testamento, mas esse eu sei que não tem validade nenhuma. Aí, quando saiu a nota da Isolda, pensei num jeito de escapar e lembrei do tabelião que o doutor chamou.

MELITA
Se não fosse isso, você contaria pra ele, não é? (tom) Fala!

YONÁ (chora)
Ia, sim. O Ciro prometeu casar comigo e me fazer a mulher mais rica…

MELITA
E você caiu, né? Não sei o que você é mais: se é pilantra igual a ele, ou burra que nem eu.

YONÁ
Tá bom, errei por ambição, mas não sou tão ruim quanto você pensa.

MELITA
Não é tão ruim quanto o Ciro, mas é bem ordinária, sim. Agora eu entendo a reação do Pedro. Pobre rapaz! Descobriu o lobo em pele de cordeiro a quem chamava de segundo pai. Tô com nojo, com raiva, com ódio de vocês dois.

YONÁ
O que vai fazer comigo?

MELITA
Com você, nada. Mas reza pra Deus te livrar de todo o mal que descobrirem do teu amante e de acharem seu nome no meio. Fora isso, você está demitida.

YONÁ
Melita/

MELITA
Sai desta casa e nunca mais aparece na minha frente. Já falei que odeio traição.

Melita dá as costas e sai. Yoná chora.

CORTA PARA

CENA 06. APARTAMENTO DE LILIAN. SALA. INT. NOITE.

Lilian fala com Raúla em videochamada pelo tablet.

LILIAN
Tá brincando? Menina, isso é coisa séria. Leva pra polícia. Vai que é mais um Jairo.

RAÚLA
Preferia que você investigasse pra mim. Você descobre tanta coisa…

LILIAN
Eu até queria, mas já tô tão cheia de coisa… Já te falei do Miguel, né? Conversei com o pai dele e vou marcar o encontro entre eles.

RAÚLA
Aposto que o velho da Sonho ficou uma fera.

LILIAN
Ficou, sim, mas fazer o quê? Antes saber por mim do que pela vaca da Isolda. Aliás, ela apareceu lá bem na hora.

RAÚLA
Ela não perde tempo.

LILIAN
Aí depois fui na casa do Miguel, mas adivinha quem apareceu por lá? O Jairo. Tentou me agarrar, deu o maior rolo. Foi preso de novo. Se não fosse o Miguel aparecer… Ele me salvou de uma…

RAÚLA
Acredito.

LILIAN
E a gente se beijou.

RAÚLA
Como é que é? Para tudo! Você e o Miguel? A mulher dele viu?

LILIAN
Não, porque já foi aqui em casa. Minha mãe tava na cozinha, ainda bem. Teve a mesma reação quando contei pra ela. Ah, e ele largou a mulher.

RAÚLA
Aham, sei. Ele pode ter largado, mas ela vai ficar grudada nele que nem carrapato, só por causa do dinheiro do sogrão. Quem te viu, quem te vê: o pobretão da praça é mais rico que nós duas juntas.

LILIAN
Nem ligo. (pausa) E o teu irmão?

RAÚLA
Se recuperando. Tá mais animado agora que vai ser pai.

LILIAN
De repente, era isso que faltava na vida dele, sabia? Um bebê é algo duradouro, concreto. A fama é muito instável, né? Não é todo mundo que lida bem com o sucesso.

RAÚLA
Verdade. Mas e o César?

LILIAN
Tá lá com a Mônica. Vou ver se falo com ele amanhã, se a gente namora um pouquinho.

RAÚLA

Isso se ela deixar… ou o músico encantador. (ri)

LILIAN
Para, que eu já tô tonta! Meu coração tá uma bagunça só.

RAÚLA
Sortuda é a Zu, que tá flertando com um rapaz aí. Acho que é Guilherme o nome dele.

LILIAN
Guilherme? Se não for o filho do Miguel, que ela se atire à vontade. Esse aí, não indico nem pra Mônica. (as duas riem)

RAÚLA
No fim das contas, ela tá melhor que a gente.

Lilian e Raúla continuam a conversa em OFF.

CORTA PARA

CENA 07. CLÍNICA PSIQUIÁTRICA. QUARTO DE RENATO. INT. NOITE.

Benjamin, Renato e Haila conversam. Renato sentado na cama.

BENJAMIN
Tenho fé que esse filho era o que faltava pra vida de vocês dois.

HAILA
Um filho e o nosso casamento.

RENATO
Pelo menos o que fiz serviu pra alguma coisa.

HAILA
Pra nunca mais fazer.

BENJAMIN (a Haila)

É, eu falei com ele.

RENATO
Eu tava me sentindo vazio. Uma hora, dava tudo certo; na outra, achava que nada tinha sentido.

HAILA
A psicóloga me explicou que é assim mesmo, que os artistas sofrem muito porque querem fazer algo que dê segurança e que a carreira de cantor nem sempre preenche essa… como é que ela falou? Esqueci. Se lembrar, eu falo.

RENATO
Vocês me ajudam? A não ter mais essa vontade louca de acabar comigo?

BENJAMIN
Claro que sim, filho. Vou estar sempre do seu lado.

HAILA
Pro que der e vier. Não vamos te abandonar. Assim você também não abandona a gente. Fiquei traumatizada quando te vi no chão.

RENATO (chora)
Me perdoa, amor.

HAILA (abraça-o)
Não tem o que perdoar. Você que precisa se abrir pra vida.

ENFERMEIRA (entra)
Com licença. Já está tarde, e o Renato precisa dormir.

BENJAMIN
Eu já vou. O Miguel se mudou lá pra casa, e preciso ajudar ele. (beija Renato e Haila no rosto) Fiquem bem.

Benjamin sai com a enfermeira. Renato e Haila se abraçam.

CORTA PARA

CENA 08. CASA DE NORMA. SALA. INT. NOITE.

Norma anda de um lado a outro. A TV da sala está ligada, transmitindo uma novela. Guilherme entra e beija Norma no rosto.

GUILHERME
Oi, mãe! Que cara é essa?

NORMA
O seu pai, como sempre. A Lilian veio atrás dele, mas não tinha ninguém em casa. Adivinha o que aconteceu. O noivo dela também veio e quis transar com ela aí nos fundos.

GUILHERME
Como assim? Ela pode ser o que for, mas piranha ela não é.

NORMA
É piranha, sim, e das mais safadas. Aí veio teu pai e mandou prender o cara só porque… enfim, ele ficou do lado da vadia e foi embora de casa.

GUILHERME
Papai o quê?

NORMA
Foi embora por causa da Lilian. Tá vendo agora por que tô tão puta da vida? Aposto que agora tá lá de fofoca com o Benjamin. Aquele é outro. Logo agora que descobrimos que ele é herdeiro do ricaço da TV. Ah, mas amanhã piso naquela mansão de novo e me apresento como nora, e você vai comigo.

GUILHERME
Quem sabe assim o pai não toma juízo e volta pra casa.

NORMA
Acho bom mesmo. (pausa) E você? Como foi na faculdade?

GUILHERME
Mais do mesmo. Fui bem no trabalho de Cálculo valendo dois e meio. Quer ver? O professor já entregou.

NORMA
Depois me mostra. Só você mesmo pra me dar orgulho, sabia? (abraça Guilherme rapidamente) Vamos jantar? A comida tá pronta. Só vou esquentar. Coloca o material por aí e troca de roupa.

Guilherme vai pro quarto, enquanto Norma vai pra cozinha.

CORTA PARA

CENA 09. APARTAMENTO DE BRENO. SALA. INT. NOITE.

Mônica entra, acende a luz e fecha a porta. Vai até a estante de bebidas e pega uma garrafa. Romina vem do corredor.

ROMINA
Olá, Tchéssar! (vê Mônica) Ah, é você?

=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===

MÔNICA (se vira pra Romina)
Você de novo? Não cansa de pagar mico correndo atrás do meu homem?

ROMINA
Pagar o quê?

MÔNICA
Ahn, esqueci que era grega.

ROMINA
Romena! De Bucareste!

MÔNICA
Não quero saber se vem da China, da Bósnia, do Tietê ou desse lugar aí que você falou. Só quero que suma da vida do César.

ROMINA
Nunca! El este omul meu! (Ele é meu homem!) Você é a estranha aítchi e non sabe do que sou capaz.

MÔNICA
Não tenho medo de gringa louca. Vai ter que passar por cima do meu cadáver pra ter o teu Tchéssar! (fala o nome com ironia) Escuta bem, queridinha: eu sou Mônica Fischer, a estrela maior do Brasil.

ROMINA
Precisa crescer muito pra ser uma grande estrela. Faço sutchêsso em toda a Europa, sabia? Lá ninguém conhece você. Non passa de uma menina mimada que se acha grande. Já vi muitas assim. Por uma protagonista, trepam com qualquer unu. Cuidado! Você pode estar cheia de doença, e non quero que passa pro Tchéssar! (vai saindo) Fala com iele que estive aítchi, tá? (sai)

MÔNICA (grita)
Desgraçada!

Ela pega uma taça e quebra na parede.

CORTA PARA

CENA 10. PRÉDIO DE BRENO. GARAGEM. INT. NOITE.

César pega uma sacola de dentro do carro. Romina sai do elevador e vê César. Ele se aproxima da estrangeira e tenta falar algo, mas ela o beija. César se solta.

CÉSAR
O que acha que está fazendo?

ROMINA
Beijando meu amor, non posso?

CÉSAR
Não, não pode. Entende que a minha namorada agora é a Mônica.

ROMINA
A garota mimada que anda com você? Iela non te merece.

CÉSAR
E nem você. Some da minha vida.

ROMINA
Non! Estou in Brasil para ficar com você. Noi vamos nos cassar e ser felices para sempre. Nem que ieu tenha que matar.

CÉSAR
Meu Deus! Você tá completamente louca.

ROMINA
Louca por você.

Ela o agarra e beija novamente. Um paparazzo aparece de longe e tira fotos com o celular. César se solta.

CÉSAR
Me deixa em paz! Volta pra Romênia!

ROMINA
Non, sem viver a iubirea que tivemos no passado.

CÉSAR
Disse certo: no passado.

ROMINA
Já que é assim… fica com tua piranha. Non é assim que falam in Brasil de quem dorme com todos? Pergunta para Júlio Vega como é deitar com iela.

Romina se afasta em direção ao carro dela. César pensativo.

CORTA PARA

CENA 11. APARTAMENTO DE BRENO. SALA. INT. NOITE.

César entra furioso. Mônica se aproxima dele e tenta abraçá-lo, mas ele a empurra.

CÉSAR
Que história é essa de você ser amante do Júlio?

MÔNICA
Como é que é?

CÉSAR
Responda a minha pergunta.

MÔNICA
Eu não tenho nada com o Júlio. Foi a gringa que falou isso, não foi?

CÉSAR
Se eu souber que tá me traindo, você me paga.

MÔNICA
Quem costuma trair aqui não sou eu. Se lembra disso. (vai saindo)

CÉSAR
Aonde é que você vai?

MÔNICA
Pra puta que te pariu! (sai)

César furioso. Ele pega uma garrafa de vodca e bebe no gargalo.

=== SONOPLASTIA OFF ===

CORTA PARA

CENA 12. APARTAMENTO DE ISOLDA. SALA. INT. NOITE.

Isolda fala ao celular com um jornalista.

ISOLDA
O advogado do Ruggero já deve ter visto o que preparei pra ele. (tempo) Ninguém trata Isolda Calderón, made in México, como se fosse uma cachorra qualquer. A amantezinha dele praticamente me chutou da mansão. Quem ela pensa que é. (tempo) Yoná, isso mesmo. Que mau gosto! A atriz merecia homenagem melhor. (tempo) Quem? A Magalhães, né? (tempo; surpresa) Foi, é? (gargalha) Queria ter visto. O Pedroca virando presunto ali no chão. (tempo) Ah, não morreu? Que pena! (tempo) Sei quem é. É a astróloga debiloide. (tempo) Não me diga! (tempo) Você sabia que ela é porra-louca, né? Dava cada cenão na Itália. Digno de Romy Schneider e Alain Delon. (tempo) O César que se prepare com as três: a romena, a piriguete e a Lilizinha. (tempo; sobre Jairo) É, fiquei sabendo. Vacilão, é isso que ele é. Bem feito! Quis estuprar a tripa-seca… Agora tá na cela de novo.

CORTA PARA

CENA 13. HOSPITAL. CORREDOR. INT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===

Todos os personagens desta cena usam máscaras no rosto. Poucas pessoas no recinto. Ciro anda de um lado a outro, desesperado. Zu o vê e se aproxima dele.

ZU (chora)
Ai, que bom que veio!

CIRO
O que deu no Pedro pra…? (também chora)

ZU
A gente leu o blog da Isolda, aí ele leu sobre você e saiu. Fui atrás dele, mas ele foi correndo e sumiu. Só encontrei quando… (chora)

CIRO
Essa mulher me paga! Se meu irmão morrer/

ZU
Não fala isso, que fico com medo.

CIRO
Ela não me conhece.

MÉDICO (entra e se aproxima deles)
Vocês são da família?

CIRO
Sou irmão dele. Como ele está. Fala, doutor!

O médico está com cara de tragédia. Expectativa. Ciro e Zu apreensivos.

=== SONOPLASTIA OFF ===

CORTA PARA

CENA 14. APARTAMENTO DE LILIAN. SALA. INT. NOITE.

Laura conversa com Lilian, enquanto assistem à TV.

LILIAN
Tinha lá minhas suspeitas contra o Ciro, sim. Ao mesmo tempo, fiquei com pena dele por causa do Pedro.

LAURA
Uma coisa não impede a outra. O Ciro pode ter lá seus defeitos, mas ele nunca deixou o irmão de lado.

LILIAN
E agora o Pedro tá lá, lutando pela vida.

LAURA
Se Deus quiser, vai dar tudo certo.

LILIAN
O pior é pensar que ele vai ver o irmão ser preso, porque é o que deve acontecer. A Michele falou no grupo dos jornalistas que tem delegado abrindo investigação contra ele. Um monte de gente deve ter denunciado as falcatruas dele e do Ruggero, né?

LAURA
Uma revelação abre espaço pra outra e mais outra… E assim a verdade aparece.

LILIAN
Tudo porque aceitei escrever a biografia.

LAURA
Isso ia acontecer de qualquer maneira e não dependia de você.

LILIAN
Eu sei, mas é que dá uma sensação de culpa.

LAURA
Mas não foram só coisas ruins que aconteceram. Você pôde ajudar o César, o Miguel, a Melita, muita gente.

A conversa segue em FADE.

CORTA PARA

CENA 15. HOSPITAL. CTI. INT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===

O médico leva Ciro e Zu até o vidro que dá visão pro leito de Pedro. Ele está entubado e com a cabeça toda enfaixada. BIPES do monitor de pressão e batimentos cardíacos. CAM alternada entre o doente e os apreensivos visitantes. Zu chora ao ver o estado de Pedro.

=== SONOPLASTIA OFF ===

Efeito de fim de capítulo: imagem de Pedro congela; efeito de flash de fotografia; imagem fica em preto e branco.

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