CENA 01. CASA DE CIRO. QUARTO DE PEDRO. INT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===

Continuação imediata do capítulo anterior.

Ciro parece desconfiado de que Pedro esconde alguma coisa. Logo depois sorri.

=== SONOPLASTIA OFF ===

CIRO
Arrumou uma garota e não quer me mostrar, não foi?

PEDRO (mente)
É… foi. Se me dá licença…

CIRO
Vou deixar sozinho. Aproveita bem aí.

Ciro sai e fecha a porta por fora. Pedro levanta a tela do notebook, aliviado. Volta a ler a reportagem anônima sobre Ruggero.

CORTA PARA

CENA 02. PRAÇA. EXT. NOITE.

Miguel coloca o violino na caixa. Lilian se aproxima dele.

LILIAN
Parabéns!

MIGUEL
Parabéns por quê?

LILIAN
Pelo talento. Consegue tocar minha alma.

MIGUEL
Pena que pra muita gente sou só um desocupado querendo algum trocado.

Miguel e Lilian andam em direção ao banco mais próximo.

LILIAN
Não fala assim. Você é muito mais que um músico. Vejo de longe.

MIGUEL
Bem que eu queria acreditar.

LILIAN
É verdade. Essas pessoas que te cercam, que gostam de te ouvir. O pouco que a gente pode fazer já é uma diferença pra muita gente.

Miguel e Lilian se sentam. Ele coloca o material de música no chão, entre as pernas.

MIGUEL (enquanto isso)
Pra outras pessoas, o que faço é motivo de vergonha.

LILIAN
Elas são cheias de preconceitos, de futilidades; deixam de aproveitar o que a vida tem de melhor. (sorri) Você me ajuda a esquecer os problemas, sabia? (pausa) Estou em dívida com você.

MIGUEL
Não, não está/

LILIAN
Queria te ajudar. Posso falar de você na revista em que trabalho. O que acha?

MIGUEL
Aí é que as pessoas vão rir da minha cara.

LILIAN
Não, do jeito que eu escrever. Se depender de mim, te ponho na Orquestra Municipal/

MIGUEL
Se eu entrar pra lá, vai ser por meu próprio mérito, e não empurrado por alguém.

LILIAN
Não quis te ofender. Desculpa. É que estou apaixonada por tua música e posso te ajudar.

MIGUEL
Não quero, não. Me perdoa, mas é que/

LILIAN
Se prefere assim… Posso pelo menos continuar vindo te ver? (corrige) Te ver tocar?

MIGUEL
Se eu estiver aqui…

LILIAN

Que bom! (se levanta) Até qualquer dia! Boa noite!

Miguel vê Lilian se afastar; parece mais animado. Ele se levanta e fica pensativo.

CORTA PARA

CENA 03. APARTAMENTO DE LILIAN. SALA. INT. NOITE.

Laura assiste a uma novela na TV. Lilian entra e coloca a bolsa no chão, perto da porta.

LAURA
Demorou, filha.

LILIAN (se junta a Laura)
Tava na praça.

LAURA
Você tá com uma carinha ótima. Viu o César?

LILIAN
Não, só tava ouvindo música.

LAURA
O violinista misterioso?

LILIAN
Ele mesmo. Conversei um pouco com ele.

LAURA
Como ele se chama?

LILIAN (pensa)
Sabe que eu não perguntei? Só sei que é um homem triste, desanimado. Queria tanto ajudar, mas não sei como.

LAURA
Dê tempo ao tempo. É o melhor remédio.

LILIAN
Talvez. Vou tomar um banho e ir direto pra cama. Boa noite, mãe! (beija Laura no rosto)

LAURA
Boa noite, amorzinho. Sonha com os anjos.

Lilian se levanta e sai pelo corredor. Laura sorri e volta a assistir à novela.

CORTA PARA

CENA 04. PRÉDIO DE NARA. FRENTE. EXT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===

Nara e Nando vêm de mãos dadas pela calçada. Gargalham e trocam um selinho. Um paparazzo tira fotos de longe com o celular. Nando e Nara entram pelo portão. O fotógrafo envia as fotos para Isolda.

CORTA PARA

CENA 05. REVISTA DE FOFOCAS. REDAÇÃO. INT. NOITE.

Na tela do notebook de Isolda, a foto de Nara e Nando se beijando. Isolda digita o texto embaixo da imagem: “Sérgio Freitas, o autor da próxima novela da Rede Sonho, declara a um repórter que considera vulgar a atitude de sua ex, Nara Veloso e a compara a uma mulher de programa”. Isolda gargalha.

ISOLDA
Isso é pra você ver que ninguém brinca comigo. É briga que você quer? É briga que vai ter.

Isolda clica no botão postar.

CORTA PARA

CENA 06. PRÉDIO DE LILIAN. FRENTE. EXT. DIA.

=== SONOPLASTIA MUDA PARA Fracasso – Pitty ===

Amanhece. Imagem da fachada do prédio. Uma jovem sai com dois cães da raça husky siberiano na coleira.

CORTA PARA

CENA 07. REVISTA DE FOFOCAS. SALA DE NARA. INT. DIA.

Nara, Isolda, Lilian e Pedro em reunião.

=== SONOPLASTIA OFF ===

NARA (nervosa)
Dessa vez o Sérgio foi longe demais.

ISOLDA (mente)
O Cabeçote disse que ele falou coisas bem piores, mas tive coragem de postar.

NARA
Ele sai todo dia com as biscates do canal do velho podre e vem me comparar a elas? O que ele está pensando?

ISOLDA
Devia procurar o advogado e passar pra ele.

PEDRO
Não acredito, não. O Cabeçote pode ter inventado pra botar lenha na fogueira.

LILIAN (olha para Isolda)
Ele ou uma certa pessoa.

ISOLDA
Dispenso suas acusações, queridinha.

Sérgio entra furioso e vai até Isolda. Michele o segue.

SÉRGIO
Agora você vai me ouvir/

Nara se coloca na frente de Isolda e dá um tapa em Sérgio.

LILIAN (assustada)
Nara!

NARA
Isso é pra me respeitar. Não vou admitir que me humilhe na frente de todo mundo.

SÉRGIO
Como sempre acredita nessa mentirosa.

ISOLDA
Eu não sou mentirosa. Não tenho culpa de você se esfregar em tudo que é piranha.

LILIAN
Isolda, não é bem/

NARA (tom)
Cala a boca, Lilian!

ISOLDA
Sabe o que a Mônica me contou, Narinha? Que esse aí só faltou estuprar/

Sérgio tenta avançar em Isolda, mas leva outro tapa de Nara.

NARA
(descontrolada) Seu canalha! Como tem coragem! (chama) Segurança!!! Segurança!!!

SÉRGIO
Sabe de uma coisa, Nara? Eu quero que você vá pro inferno com essa puxa-saca!

Dois seguranças entram e pegam Sérgio à força.

NARA (berra)
Levem esse indivíduo pra fora!

Eles saem da sala com Sérgio. Pedro vai atrás. Lilian se coloca na frente de Nara.

LILIAN
Isso não se faz.

NARA (grita)
Nunca mais se meta na minha vida. Está despedida!

Nara sai. Isolda contente com o que aconteceu.

ISOLDA
Tentou proteger o bandido e se deu mal.

Lilian se aproxima de Isolda, dá um tapa nela e sai. Isolda com a mão no rosto e com raiva.

CORTA PARA

CENA 08. REVISTA DE FOFOCAS. REDAÇÃO. INT. DIA.

Os seguranças arrastam Sérgio pra fora. Nara segue furiosa e também sai pelo corredor. Pedro se junta a Zu, chocada. Lilian vai até a estação de trabalho e arruma as coisas.

ZU
O que cê tá fazendo, miga?

LILIAN
A Nara me despediu.

ZU
O quê? Não acredito!

ISOLDA (entra)
Se você tem um pouquinho que seja de amor à vida, dá o fora você também.

ZU
Foi você, né, jararaca?

ISOLDA (tom)
Olha como fala comigo, doida varrida!

ZU
Você ainda vai morrer do seu veneno. Avisa pra marionete que também tô dando o fora.

Zu e Lilian arrumam as coisas. Pedro se senta à estação, chateado. Nando entra e estranha o clima.

NANDO
O que aconteceu aqui?

Nando e Pedro trocam olhares de perplexidade.

DISSOLVE

CENA 09. RIO DE JANEIRO. PANORÂMICAS. EXT. DIA.

=== SONOPLASTIA: O Descobridor dos Sete Mares – Lulu Santos ===

Imagens aéreas dos cartões postais da cidade, nesta ordem: praias do Leblon, Ipanema, Arpoador e Copacabana, Cristo Redentor, morro do Pão de Açúcar, Estádio do Maracanã.

CORTA PARA

CENA 10. ESTÁDIO DO MARACANÃ. CAMPO DE FUTEBOL. PALCO. EXT. DIA.

Renato e Haila sobem de mãos dadas ao palco, onde uma equipe termina de montar o equipamento.

HAILA
Fazia tempo que não vinha pro Rio.

RENATO
Eu venho quase todo mês… a trabalho. Qualquer dia tiro uma folga e te levo pra passear.

HAILA
Tô doida pra ir no Cristo Redentor.

RENATO
A gente vai passar no Cristo Redentor, no Pão de Açúcar, no Jardim Zoológico, na praia, onde você quiser.

HAILA
O que me importa é ficar coladinha assim com você. (eles se abraçam) Pra sempre.

RENATO
Só que hoje não dá. (selinho) Daqui a pouco tem ensaio.

HAILA
Fico bem quietinha, só pra ver você arrasar no domingo.

RENATO
Já falei que te amo hoje?

HAILA
Hum, deixa eu pensar… (suspense) Já. (risos) Mas eu quero ouvir de novo.

RENATO
Eu te amo.

HAILA
Também te amo.

Mais um selinho, seguido de sorriso mútuo.

CORTA PARA

CENA 11. APARTAMENTO DE RAÚLA. SALA. INT. DIA.

=== SONOPLASTIA 0FF ===

Raúla coloca um vaso de flores sobre um hack próximo à janela, enquanto fala radiante ao celular.

RAÚLA
Ele me mandou flores de novo. (pausa) Não, pai. Foi a Haila que pegou. Lembra que ela veio arrumar aqui ontem? (pausa) Foi pro Rio com o Renato.(pausa) Não? Não lembra que ele falou que ia fazer um show no Maracanã? (pausa) Foi. (pausa) Ai, ele manda umas mensagens tão lindas! (pausa) Seu genro? Vai ficar querendo. Nem eu sei ainda. (pausa) Não, ele não assina as cartas. (pausa) Que horror, pai! Não fala assim. Ele deve estar com vergonha de vir falar comigo. Sabe como é. Sou famosa, tenho opiniões fortes. De repente, ele tá com medo. (pausa) Tá bom, pai. Quando eu puder, passo aí. Um beijão.

Ela desliga o celular e o coloca ao lado do vaso. Continua arrumando as flores, toda sorridente. Cantarola.

CORTA PARA

CENA 12. APARTAMENTO DE LILIAN. PORTARIA. INT. DIA.

Lilian e Zu entram pelo portão. Laura conversa com Fátima e vê as outras duas. Fica sem entender o que acontece. Lilian e Zu se aproximam.

LAURA
Minha filha, em casa a uma hora dessa?

ZU
Laura, você nem imagina o que aconteceu.

LILIAN
A Nara me despediu.

LAURA
Como assim?

ZU
Defendeu o Sérgio, e a Nara colocou ela na rua. Aí eu saí junto.

LAURA
Meu Deus! Mas o que deu nela dessa vez?

FÁTIMA
Aposto que tem dedo daquela Isolda.

LILIAN
E tem mesmo. Ela inventou que o Sérgio saiu por aí difamando a Nara, e deu no que deu.

LAURA
Essa mulher já está passando dos limites. O que me deixa mais boba é que a Nara acredita.

ZU
A Nara não é mais a mesma pessoa de antes.

LILIAN
O bom é que tenho o trabalho lá no Ruggero, e isso paga as minhas contas.

ZU
Daqui a pouco a gente tá com coisa melhor.

LILIAN
Deus te ouça.

CORTA PARA

CENA 13. APARTAMENTO DE BRENO. SALA. INT. DIA.

Sérgio conversa com César e Breno, furioso.

SÉRGIO
Não quero mais ver a desgraçada nem pintada de ouro.

BRENO
Brigou com ela de novo? Também, o que você foi fazer lá?

SÉRGIO
Tirar satisfação com a amiguinha dela. Ela inventou coisas/

CÉSAR
Isso eu vi. Tava na internet.

BRENO
A Isolda?

SÉRGIO
Quem mais?

CÉSAR
Pra mim, ela tem algum interesse na separação de vocês.

SÉRGIO
Só que dessa vez ela não jogou só contra mim. Jogou contra a Lilian também.

CÉSAR
Que Lilian? A loirinha da revista?

CORTA PARA

CENA 14. PRÉDIO DE BRENO. GARAGEM. INT. DIA.

Breno e César saem do elevador e conversam enquanto andam até o carro do primeiro.

CÉSAR
A Isolda tem um motivo muito forte pra prejudicar o Sérgio.

BRENO
Ela faz isso com todo mundo. É o trabalho dela.

CÉSAR
Jornalista que se preze não fica planejando a destruição dos outros sem motivo. O que ela está fazendo é calculista.

BRENO
Agora eu quero saber qual é a sua teoria pro assunto.

CÉSAR
Não tenho teoria nenhuma. Pensa: por que ela inventaria coisas sórdidas do Sérgio?

BRENO
A função dela é plantar notinhas de quem está na mídia. O alvo de agora é ele, o autor da novela.

CÉSAR
Notinhas ela planta da gente, da Mônica, da Alícia. O que ela faz com ele e com a Lilian é crueldade.

BRENO
Pode até ser, mas eu que não vou me meter com ela por causa do Sérgio.

Breno entra no carro. César faz o mesmo em seguida.

CORTA PARA

CENA 15. APARTAMENTO DE LILIAN. SALA. INT. DIA.

Laura, Lilian e Zu entram. Zu fecha a porta, enquanto o celular de Lilian dá um toque de notificação.

LAURA (enquanto isso)
Vou preparar um lanchinho.

Laura vai para a cozinha e sai de cena. Lilian vê o celular. Zu curiosa. Aparece a mensagem de voz de Pedro. Lilian ouve.

PEDRO (V.O.)
Oi, Lili! Fiquei de te contar uma coisa no trabalho, mas deu aquela confusão toda e me esqueci de te falar. Olha esse link aí embaixo. É sobre o Ruggero. Depois me liga.

Lilian e Zu veem o link abaixo da mensagem de voz.

ZU
O que é isso?

LILIAN
Bomba das grandes. (guarda o celular no bolso) Peraí, que eu vou pegar o computador.

CORTA. Lilian e Zu sentadas no chão com o notebook ligado na página enviada por Pedro.

=== SONOPLASTIA: TENSÃO ===

Lilian e Zu leem a reportagem e ficam chocadas.

ZU
Isso aí é invenção de quem não tem o que fazer, né?

LILIAN
Sei não. O Pedro me contou uma coisa que me deixou intrigada. E agora isso. (pega o bloco de notas na bolsa em cima do sofá)

ZU
O que você vai fazer?

LAURA (entra)
Meninas, o lanche está na mesa.

LILIAN
Já vamos. (a Zu) Depois eu copio.

Lilian abaixa a tela do notebook. Ela e Zu se levantam e acompanham Laura.

FADE OUT.

CENA 16. ESTÁDIO DO MARACANÃ. CAMPO DE FUTEBOL. SHOW. EXT. NOITE.

FADE IN. Show lotado de fãs. Renato surge no palco junto com a banda. Assobios e aplausos. Os músicos se colocam nos seus lugares, assim como Renato no centro do palco.

RENATO
Boa noite!

Gritos por toda a parte. A banda começa a tocar a música Pra Você Guardei o Amor.

CORTA PARA

CENA 17. CASA DE BENJAMIN. SALA. INT. NOITE.

Sentados no sofá, Raúla, Benjamin e Laura assistem ao show pela TV. Renato canta a música.

RAÚLA
Vai com tudo, mano!

BENJAMIN
Meu filho não é demais?

LAURA
Puxou ao pai. (pausa) Ainda quero ver vocês dois cantarem juntos.

RAÚLA

Eu também, Laurinha.

BENJAMIN
Vão ficar querendo. (pausa) A Lilian e a Zu não vêm?

LAURA
Não. Elas ficaram pra resolver alguma coisa do trabalho; alguma reportagem.

RAÚLA
A Lili mandou um zap e disse que tinha saído da revista. Não entendi nada.

LAURA
Uma longa história. Depois te conto.

BENJAMIN
Tá. Vamos ver o show.

Os três prestam atenção à música. Raúla assobia.

CORTA PARA

CENA 18. APARTAMENTO DE LILIAN. SALA DE JANTAR. INT. NOITE.

Lilian, Pedro e Zu sentados à mesa, com um notebook à frente de Lilian e outro com Pedro.

LILIAN
A acusação é muito séria.

PEDRO
A reportagem diz com todas as letras que doutor Ruggero foi o responsável por todas aquelas mortes.

LILIAN
A gente tem que investigar. Pode ser uma carta de acusação de algum inimigo, mas também pode ser verdade.

PEDRO
Como a gente vai fazer isso?

LILIAN
Estão passando umas coisas pela cabeça. A gente tem que agir com muito cuidado, pra ele não desconfiar. Ruggero Fontana é um homem muito poderoso e pode mandar nos matar.

ZU
É disso que tenho medo.

LILIAN
Eu também. Mas alguma coisa a gente precisa fazer.

PEDRO
Mas o quê?

LILIAN
O seu irmão costuma guardar documentos do Ruggero em casa… ou não?

PEDRO
Nunca reparei, mas posso dar uma olhada quando ele não estiver.

LILIAN
E eu dou um jeito de fuçar a mansão toda se precisar. Também vou ver com alguns contatos…

ZU
Não vai dar certo. Eles podem dar com a língua nos dentes e/

LILIAN
Duvido. Ele tem um monte de desafetos. Se o Ruggero acha que só vou colocar o que ele quer no livro, tá muito enganado.

CORTA PARA

CENA 19. APARTAMENTO DE BRENO. QUARTO DE CÉSAR. INT. NOITE.

=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===

César entra no quarto e tranca a porta. Pega uma caixa dentro do armário e leva pra cama. Abre a caixa e procura um envelope pardo. Ao achá-lo, separa dos outros. Pega uma foto em preto e branco de Ruggero ainda jovem. Encara a foto.

CÉSAR
Vai se arrepender do dia em que tentou acabar comigo, saco de bosta! Não vejo a hora de pisar em você e te humilhar em público.

CAM na foto de Ruggero.

CORTA PARA

CENA 20. MANSÃO DE RUGGERO. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.

Ciro olha cada detalhe do cômodo.

CIRO
Um dia isso ainda vai ser meu. O velho vai me pagar por tudo que fez e que deixou de fazer. Se acha que vou deixar enterrado o seu pior erro… Maldito seja.

Ciro golpeia um boneco de enfeite de mesa e o joga no chão.

CORTA PARA

CENA 21. CASA DE MIGUEL. QUARTO DE MIGUEL. INT. NOITE.

Miguel, sentado na cama, olha para outra foto de Ruggero. As lágrimas escorrem pelo rosto. Norma entra sem fazer barulho e vê Miguel com a foto.

=== SONOPLASTIA OFF ===

NORMA
Quem é?

MIGUEL (guarda a foto rapidamente na pasta)
Ninguém.

NORMA
É aquele cara da televisão, não é? Não sabia que tinha foto dele.

MIGUEL
Não me enche de perguntas. É só uma lembrança da minha mãe. (coloca a pasta no fundo de uma gaveta) Ela gostava dele.

NORMA
Sei como é. Também tenho meus ídolos, sabia? Queria ter ido lá no show do Renato Monte.

MIGUEL
Você sabe que a gente não tem dinheiro pra gastar com isso.

NORMA (desdém)
Nem queria. Vou colocar o jantar.

MIGUEL
Já vou.

NORMA
Não demora.

Norma sai. Miguel tranca a gaveta com chave e esconde a chave no bolso da calça; apaga a luz e sai em seguida.

CORTA PARA

CENA 22. SÃO PAULO. EXT. DIA.

=== SONOPLASTIA: Louca – Alice Caymmi ===

Letreiro: “Uma semana depois”.

Imagens do trânsito em três ruas aleatórias da cidade.

CORTA PARA

CENA 23. SÃO PAULO. RUA. EXT. DIA.

A música toca no toca-MP3 do veículo. Lilian dirige e procura uma vaga para estacionar. César faz caminhada pela calçada e vê a moça. Lilian põe o carro numa vaga e desliga o som.

=== SONOPLASTIA OFF ===

Ela sai do carro e tranca com o controle remoto. César faz caminhada pela calçada. Ele vê Lilian e se aproxima dela.

CÉSAR
Que surpresa boa a essa hora!

LILIAN (sorri)
Como vai?

CÉSAR
Melhor agora. Tava mesmo a fim de te ligar e convidar pra dar uma volta.

LILIAN
Não sei se pega bem. A sua namorada/

CÉSAR
Ela não liga. Além do mais ela acabou de ir pra Sonho. Podemos ficar à vontade e tomar qualquer coisa por aí.

César e Lilian sorriem um para o outro.

CORTA PARA

CENA 24. LANCHONETE. EXT. DIA.

=== SONOPLASTIA: Quero Mais – Patrícia Marx ===

César e Lilian sentados a uma mesa na parte externa da lanchonete. Eles tomam suco e comem sanduíche natural.

CÉSAR
O teu ex continua te perturbando?

LILIAN
Não. Ele tá preso.

CÉSAR
Bem a cara dele. Você merece um cara melhor, que te valoriza. Alguém como você, linda e inteligente, quase não tem por aí. Quem te conquistar, com certeza, é alguém de sorte. (pega nas mãos de Lilian) Você é uma mulher incrível.

LILIAN (sorri)
Você fala isso pra todas, que eu sei.

=== SONOPLASTIA: SUSPENSE ===

CAM no outro lado da rua. Mônica aparece e vê César com Lilian. Fica com raiva.

=== SONOPLASTIA OFF ===

Efeito de fim de capítulo: imagem de Mônica congela; efeito de flash de fotografia; imagem fica em preto e branco.

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo