Olá, leitor! Olá, leitora! O Cyber Backstage acaba de começar para animar o primeiro sabadão de dezembro. Hoje temos quatro presenças muito ilustres, uma enciclopédia muito doida no ClassifiCyber e as últimas fofocas do meio virtual. Aliás, este é o programa número 7, e este é o número da sorte. Ou seja, começa uma semana de muita prosperidade para todos nós. Por isso, vem comigo!

 


A convidada deste sábado é uma das participantes da série 00:00. Mais exatamente a autora de O Gazebo das Memórias, Fabiana Prieto. Confira nossa conversa:

1) Como surgiu seu interesse pela leitura e pela escrita?
Sempre gostei de ler desde pequena, comecei com os quadrinhos da Turma da Mônica que meu avô me dava quando eu era criancinha. Eu acho que comecei a escrever minha primeira história pelos 15 anos, com uma colega (que acabou não indo pra frente). Essa foi a mesma época que comecei a participar de seções de RPG em fórum e msn, minhas primeiras experiências de criação coletiva. Minha primeira história solo surgiu mesmo na Cyber Series, agora Cyber TV, no ano passado, que foi o “Florescer de Espinhos”. Desde então não parei mais.

2) Como você conheceu a Cyber TV?
Fui convidada por outra autora, a Isa, a participar do Cyber com minhas histórias. Na época, eu nem sabia que existiam sites de séries e novelas assim.

3) Que aprendizados você tira das participações em trabalhos coletivos como RPGs e antologias?
No caso do RPG, você aprende a criar focando em um personagem e tendo ciência de que você não controla a história, você a influencia e aprende a colaborar com os outros jogadores e seus respectivos personagens. É um ótimo jeito de se aprender a improvisar. Nas antologias, se aprende a ter um trabalho mais profissional. Desde que participei da primeira já aprendi muita técnica e a manter o texto em um padrão (como o tamanho dele, por exemplo). Além disso, aprendemos com o trabalho de outras pessoas, no meu caso a maioria bem mais experiente do que eu.

4) Como foi escrever a série Florescer de Espinhos?
Foi divertido e um tanto desesperador! Eu nunca tinha feito algo tão longo e também tinha a mania de deixar os textos inacabados. Quando comecei a publicar, eu tinha menos da metade do trabalho feito, então os prazos semanais me ajudaram a completar minha história. Fiquei muito orgulhosa de ter conseguido e gostei do resultado final. Com “A Maldição de Villeneuve” já foi diferente porque eu já tinha tudo escrito antes de publicar, foi bem mais tranquilo.

5) Como foi escrever o conto O Gazebo das Memórias e participar da série 00:00?
Participar foi bem bacana, foi interessante ver esse tipo de experiência no Cyber. Já quanto a escrever o conto, ele não foi minha primeira ideia. Eu comecei a escrever e, na metade do conto, achei uma grande porcaria. Então descartei a ideia inicial e resolvi começar do zero. Mas sobre o que eu poderia fazer? Foi então que eu lembrei da cantiga de ninar. Eu já tinha pensado em fazer una história baseada nessa música, mas seria um romance fantasioso. Acabou virando terror e eu gostei do resultado, que é o conto “O Gazebo das Memórias”. Aprendi que nem todas as histórias tem finais felizes e estou curtindo escrever nesse gênero. O bichinho do terror me mordeu e contaminou. (Rs)

6) Quais são seus projetos para 2019?
Eu pretendo continuar a participar de antologias e, se tudo der certo, publicar Florescer de Espinhos como livro. Também pretendo entrar na faculdade de letras para que possa me aprimorar e trabalhar oficialmente como revisora.

7) Vamos falar do conto Quem É Você?. Como veio a inspiração?
Esse conto foi escrito, na verdade, para uma antologia que não aconteceu por falta de contos suficientes. O tema era sobre universo geek, então a primeira coisa que meio à cabeça foram os eventos e convenções como a ComicCon. Achei que fazer a ideia girar em torno do cosplay seria divertido, apesar de ser algo que nunca fiz.

8) Se tivesse a oportunidade, você escreveria uma webnovela?
Eu creio que não. Não é um gênero que me atrai, então prefiro continuar com contos, series e romances.

9) Atualmente você participa da análise de textos que chegam à Cyber TV. Como é esse trabalho?
É interessante ver o trabalho e avaliar antes de ir ao ar. Infelizmente tenho tido pouco tempo para ajudar com as análises por causa de estudos para o vestibular, mas terei mais tempo após a prova.

10) Deixe seu recado para os leitores do Cyber Backstage.
Espero que tenham gostado das minhas histórias e obrigada por tudo!

Desejo muita prosperidade nos seus projetos e objetivos. Muito obrigado por sua presença aqui no programa, Fabi!

Agora é hora de contar as últimas fofocas do Mundo Virtual.

 


  • A autora e apresentadora Débora Costa, recém-saída da Cyber TV, agora é da Megapro! Ela pretende exibir sua nova novela Coisas da Vida no canal. Sucesso na nova fase, Débora!

  • Falando na Megapro, Weslley Vitoritti deixou o Mundo Virtual de cabeça pra baixo na última quinta (29). Tudo porque vai matar um dos protagonistas de sua novela Juízo Final. Quem será o mais novo defunto da webdramaturgia? Betina? Marcos? Outro? Faça suas apostas.

  • Francisco Siqueira acumula prêmios ligados à literatura LGBTQ+ no Wattpad, onde lança Eu, Kadu em forma de livro. Assim como os leitores da Cyber TV, os leitores da outra plataforma também estão se apaixonando pelo jovem personagem em meio à descoberta e às inseguranças da própria sexualidade. Parabéns, Francisco!

  • E começam a ser divulgadas as próximas datas das estreias na Cyber TV. Para dezembro, estão confimadas duas obras: a minissérie Belo Litoral (de Lyvia Peroba) e o webfilme Entropia (de Charlotte Marx). Pelo que pude conferir, vêm dois lindos trabalhos. Outras novidades ainda para dezembro estão para ser divulgadas.

  • Flashback, novela de minha autoria, estreia em 14 de janeiro.

  • A série 00:00 está dando tão certo, que a lista de escritores interessados em incluir seus contos de terror só aumenta. Estão aí autores de outras emissoras e outros que jamais participaram de um canal virtual. Até mesmo quem participa da primeira temporada pensa em exibir novos contos – casos de Isa Miranda e Melqui Rodrigues.

  • Cristina Ravela é a autora de A Cobrança, episódio da próxima quinta.

  • Marcelo Maia promete uma vilã de tirar o fôlego em Ninho de Cobras, sua próxima novela. Ele está no ar com Dois Destinos, em Vale a Pena Ler de Novo.

  • Lyvia Peroba planeja uma novela “mexicana” para exibição exclusiva no portal latino Glook. Vem coisa boa por aí!

  • Se você ainda não leu o episódio de ontem (30) de Vale Dicere, na WebTV, prepare-se para momentos de tensão extrema. Quem leu, ficou fortemente apavorado. Segundo o autor Melqui Rodrigues, houve quem precisasse ser consolado durante uma hora inteira após ler o episódio chamado Emily. Só pra dar uma palinha, uma das cenas macabras envolve um forno.

 


A partir de hoje temos quadro novo! A ideia é a seguinte: o convidado da semana diz 10 coisas que ama e 10 coisas que odeia. Vamos ver o que Kax Silva selecionou pro programa?

AMO
1- Doces
2- Organização
3- MV (Mundo Virtual)
4- Família
5- Deus
6- Criar
7- Trabalhar
8- Gente educada
9- Saber das coisas
10- Me reinventar
ODEIO
1- Pessoas impositivas e/ou agressivas
2- Desordem
3- Jiló
4- Injustiça
5- Pessoas não humildes
6- Fanatismo extremo
7- Tumulto/Multidão (gosto de poucas pessoas ao meu redor)
8- Fazer aquilo de que eu não gosto
9- Que mexam nas minhas coisas sem minha permissão
10- Quando as coisas não saem como eu planejo

 

Obrigadão, Kax! Volte sempre!

E então? Gostou das respostas dele? Pois tenho uma pequena surpresa: ainda no programa de hoje, outro convidado dará suas respostas. Ficou curioso(a) pra saber quem é? Continue acompanhando o Backstage. 😉

 


Hugo Martins está presente para falar das sete rapidinhas da semana e trazer mais sorte ainda à nossa semana. Sete respostas para sete perguntas no programa de número sete…Vai que é tua, Hugo!

1) Escrever histórias
Viajar em mundos maravilhosos, conhecer pessoas incríveis e viver experiências inesquecíveis.

2) CyberTV
Um cantinho agradável onde partilho histórias, conheço gente talentosa e leio textos diversos. Acho que diariamente dou uma voltinha no Cyber.

3) Incognoscível
Um projeto ambicioso, mas agradável. Em muitos momentos sofri pra escrever, pois na minha cabeça tudo era muito ruim. Mas, depois com o decorrer do tempo fui entrando mais nas angústias dos personagens, sendo inspirado a contar algo que fosse divertido e ao mesmo tempo tivesse uma mensagem. Foi muito bom criar Incog.

4) Mundo Virtual
Uma comunidade diversa de contadores de histórias, leitores, críticos, desenhistas, propagandistas, admiradores e barraqueiros. Mas, isso não é exclusivo do MV em todo canto tem o ônus e o bônus. No geral, digo que é um ambiente agradável de socializar dentro da temática da escrita e da leitura. Um ambiente propício pra desenvolver nosso lado artístico.

5) Leitura
Combustível pra alma. Amo ler. Amo porque dispenso tempo pra isso. Amo porque me faz bem. Amo porque me faz pensar melhor. Amo porque me leva à verdade. Amo porque me traz luz às questões que me inquietam. Amo porque ouço sábios e tolos e escolho entre um dos dois. Amo porque me faz uma pessoa melhor. A leitura cura. [O negrito foi pedido pelo entrevistado.]

6) As Melhores Escolhas
Série que estou produzindo com estréia para 2019, sem data fixa. Uma experiência sentimental pra mim. Posso dizer que até nostálgica, pois muitas situações foram vividas de verdade, é claro que tudo na série está sendo adaptado pra um contexto dramático. Mas, é uma delícia escrever essa história. São adolescente cheios de dúvidas, erros, acertos e uma vida pela frente. Tendo que lhe dar com traumas e inseguranças. Tô caprichando pra mostrar personagens cativantes e vivos. Espero conseguir.

7) Uma série da TV e uma do MV que gostaria de escrever.
Uma série da TV que eu gostaria de ter escrito é Breaking Bad. E uma do MV é O dia da Faxina, com certeza.

Gostei muito e agradeço sua participação, Hugo!

Agora é a vez dos anúncios do sabadão. Quer saber o que temos pra hoje? Vem aí o ClassifiCyber.

 


ENCICLOPÉDIA DO RISO

Você com certeza já consultou o Wikipédia para obter alguma informação. Talvez até já tenha editado e adicionado alguma informação por lá. Mas hoje vou anunciar uma versão cômica (e às vezes até vulgar) da enciclopédia mais famosa da internet: a Desciclopédia. Meme é o que não falta neste site. Assim como no site “mais sério”, os artigos também podem ser livremente editados pelo usuário. Se você está a fim de rir bastante com o besteirol nada politicamente correto que é escrito por lá, clique aqui. Os temas são os mais diversos: elementos químicos, atores, cantores, livros, novelas, emissoras de TV, comidas, animais, carros e muito mais. Dá uma olhada na página de exemplo:


ENCICLOPÉDIA DO DISCO

Se você gosta de caçar detalhes sobre os seus álbuns favoritos, sejam em vinil, compacto, CD ou qualquer coisa parecida, existe um lugar especial pra isso. Trata-se do site Discogs (clique aqui), um banco de dados com milhões de álbuns e de cantores cadastrados por boa parte do mundo. É possível ver os vários lançamentos de um disco específico pelo planeta, as fichas de cada artista ou grupo, e também muitas fotos. Fichas detalhadas sobre um álbum e suas músicas também são disponibilizadas. Pode-se aprimorar as pesquisas por gênero, país, formato e década. E se você se cadastrar no site, pode gerenciar os discos que você tem ou quer, e ainda fazer compras pelo próprio site. Não é bacana? Veja só uma amostra retirada do site, relacionada a um dos discos mais vendidos no Brasil:

 


Vamos à segunda edição do Amo & Odeio. O nosso convidado é o autor Anderson Silva, de No Rumo da Vida. Veja só as respostas dele:

AMO
1 – Caminhar
2 – Escrever
3 – Séries
4 – Animes
5 – Músicas
6 – Chuva
7 – Frio
8 – Viajar
9 – Abraços
10 – Nadar
ODEIO
1 – Mentiras
2 – Que interrompam meu sono
3 – Que me façam esperar
4 – Discussões (quaisquer que sejam)
5 – Física
6 – Locais barulhentos
7 – Enfrentar longas filas
8 – Tirar fotos
9 – Assistir alguma coisa com alguém do lado sempre fazendo perguntas
10 – Trabalhar à toa

Obrigado por sua participação, Anderson!

Lembrando que No Rumo da Vida vai ao ar às segundas, quartas e sextas às 19h. Dá uma espiada também no resumão que ele fez dos capítulos 26 e 50, clicando aqui.

 


E o Cyber Backstage de hoje fica por aqui. Amanhã estou de volta com o Observatório da Escrita. Lembrando que o Cyber Show agora é quinzenal, por isso volta no dia 9 de dezembro, com muitas atrações. Bom sábado pra você! Abração!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Publicidade

Inscreva-se no WIDCYBER+

O novo canal da Widcyber no Youtube traz conteúdos exclusivos da plataforma em vídeo!

Inscreva-se já, e garanta acesso a nossas promocionais, trailers, aberturas e contos narrados.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo