Boa noite, querido(a) leitor(a)! Devido a problemas técnicos, o Backstage está sendo exibido hoje em substituição ao Observatório da Escrita. Este volta na próxima semana, com um convidado super especial. Ainda assim, peço desculpas pelo ocorrido.
Hoje é um dia especial por quatro motivos! Primeiro: hoje é o programa de número 13, e este é um número de muita sorte, que é o que desejo a todos nós neste domingão animado. Segundo: a Cyber TV vai completar 2 anos de estreia na próxima quarta-feira (6). Terceiro: também na quarta, Cristina Ravela apaga dez velinhas no aniversário do blog mais famoso do Mundo Virtual. Quarto: ontem (2) foi meu aniversário, portanto parabéns pra mim também por mais um ano de vida (risos). Sim, nasci no dia de Iemanjá. Por todos estes motivos, preparei um programa especial. Let’s go!
Para homenagear o aniversário da Cyber TV, nada melhor do que entrevistar o idealizador deste grande sonho: Wellyngton Vianna. Aqui ele escreve dramaturgia, organiza o design e as páginas do site e muito mais. Confira agora:
1) Como você descobriu que gostava de ler e de escrever histórias?
Desde muito jovem brincava de criar histórias , tinha pilhas de cadernos com as mais diversas histórias escritas à mão. Compartilhar minhas histórias e as histórias dos amigos em um ambiente como a plataforma Cyber TV era um sonho que hoje estou realizando.
2) Como você conheceu o Mundo Virtual?
Em 2016, procurava por um lugar na internet onde eu pudesse ler e publicar histórias. Na época achei que isso seria muito difícil, mas me enganei, pois depois de encontrar alguns sites do gênero, percebi que as web novelas, web séries etc… eram muito mais comuns do que eu imaginava. Quando eu não tinha acesso a internet, achava que web novela e web série era apenas uma prática minha. Não imginava eu, que muitas outras pessoas também criavam histórias desse tipo.
3) Você participou do site Séries de Web? Como foi essa fase?
Foi incrível, lá eu descobri o que gostava de fazer de verdade, me familiarizei com os membros, aprendi muita coisa sobre como organizar e conduzir um site desse segmento.
4) Fale um pouco dos seus trabalhos anteriores à Cyber TV.
Integrei a administração do site Séries de Web e lá fazia avaliação de textos, criava artes gráficas para divulgação das obras e editava aberturas fictícias. Grande parte do que sei fazer hoje, na administração da Cyber TV eu aprendi no Séries de Web. Na época eu tinha mais tempo livre e isso possibilitou uma grande participação.
5) Como surgiu a ideia de criar a Cyber TV?
No final de 2017, eu pensava muito em criar ema plataforma semelhante ao séries de web, porém com o diferencial de acolher todos os tipos histórias, contos, web filmes, minisséries, poemas, poesias… mais precisamente obras escritas em literário, pois essas eram obras que não tinham evidência nos sites que publicavam histórias, eu sentia que existia um público órfão dessas obras. Me juntei com o Luan Ribeiro, um amigo que conheci no Séries de Web e juntos trocarmos ideias sobre como seria essa nova plataforma. Na época demos o nome de Cyber Séries, Fiz uma grande divulgação no meses de dezembro e janeiro com lançamento marcado para 6 de fevereiro. Nosso público-alvo era os autores vindos do Wattpad. As pessoas ficaram bastante curiosas com o que poderíamos oferecer no site e assim surgiram os primeiros interessados.
6) Como você avalia os dois primeiros anos da Cyber TV?
Surpreendentes. A gente conquistou um público totalmente diferente do público de outras plataformas, nossos membros na maioria são escritores profissionais, com estrita literária e/ou roteiros bem elaborados a se medir em uma escala de qualidade.
7) Você esperava um crescimento tão grande na emissora?
Minha estimativa de sucesso previa 4 anos, mas em apenas 2, o site mostrou resultados surpreendentes. Atualmente estou investindo muito mais em qualidade que no ano passado e com isso, nossa expectativa só melhora.
8) Em 2018, o autor Cléber Medeiros questionou os resultados das votações do primeiro Cyber Awards. Como você lidou com isso?
Pra mim , Esse acontecimento foi totalmente irrelevante. O Cyber Awards é uma premiação simbólica, que apenas pretende reconhecer os melhores do ano no site, segundo o voto popular. Ele perdeu e isso com certeza foi o que culminou em sua indignação. Garanto que se tivesse ganhado, jamais questionaria a veracidade dos votos. Comentários assim não costumam me afetar, nunca dei audiência pra polêmicas adolescentes. A Cyber TV tem um propósito maior que tudo: levar a sério a produção de texto e a criação de histórias .
9) Você costuma dar bastante liberdade e estímulo para os autores se desenvolverem na escrita e mostrarem seu trabalho. Na sua visão, quais são as vantagens e as desvantagens nisso?
Com intuito de dar mais liberdade ao autor, o próprio é responsável pelas postagens e divulgação de suas obras e por depender da disponibilidade deles, muitas vezes a obra é prejudicada. As vezes ocorrem atrasos nas postagens de capítulos o que nos obriga a cancelar a exibição da obra. O suporte a gente oferece na criação de artes gráficas e o incentivo é oferecido com a ajuda dos demais membros, que comentam e trocam experiências em nossos grupos no Facebook e Whatsapp.
10) Em 2017, você escreveu e exibiu Dupla Face, recém-reprisada. Como foi fazer esse trabalho?
Foi originalmente escrita com o título de “A Rotina de Amar” e publicada pela primeriira vez em 2016 no Séries de Web e em seguida no Megapro, no mesmo ano. Quando lancei o Cyber Séries (Aatual Cyber TV), fiz algumas modificações na trama e relancei com o título DuplaFace. Foi uma ótima experiência escrever personagens que por anos só existiam em minha cabeça. Notar que as tramas se interligavam automaticamente ao conduzir da história, foi sensacional.
11) Além de trabalhar continuamente para o aprimoramento da Cyber TV, você também faz cursos de jornalismo e de design. Como é o Wellyngton Vianna nesses momentos?
Então, já estou terminando Jornalismo e o curso de Design gráfico comecei em 2018. São áreas diferentes, mas que me orientam ao mesmo caminho. Eu sempre amei criar coisas, as artes gráficas elevam minha autoestima e me impusionam a melhorar cada vez mais, é muito gratificante ver algo criado por você sendo espalhado por todas as partes e acredito que esse sentimento o Jornalismo também me trará.
12) Atualmente você trabalha também na elaboração de uma nova novela, Insídias. Como surgiu a ideia e, com poucas palavras, do que se trata a história?
Insídias falará um pouco sobre ciúme e o que esse sentimento pode provocar na vida de um casal. A história se desenvolverá com o questionamento da esposa sobre a relação de seu marido com a assistente dele. Toda inquietação da esposa com esse assunto acabará fazendo com que ela descubra coisas que jamais imaginou sobre a mulher que suspeita ser a amante.
13) Quais são suas expectativas para a Cyber TV em 2019?
As melhores. Pelo andar da carruagem, só teremos bons frutos a colher este ano. Muitas novidades queremos lançar para o site.
14) Em 2018, alguns autores deixaram a emissora devido à resolução de não se utilizarem mais fotos de artistas na dramaturgia, após um incidente com a escritora Cristina Ravela numa rede social. O que você pensa e como você lida com isso hoje, início de 2019?
Bom, acredito que o uso de imagens de pessoas famosas não influencia na maneira como o leitor vê a história, o que você escreveu estará lá para ser imaginado como o próprio leitor quiser. O autor é o único responsável por descrever os personagens, as obras que publicamos são para serem lidas e não assistidas. É mais do que necessário evitar o uso indevido dessas imagens, pois o risco que se corre de sofrer um processo judicial por direitos de imagem é muito grande, portanto, decidimos vetar qualquer referência a artistas em nossas obras.
15) Deixe seu recado para os leitores do Cyber Backstage.
Foi um prazer participar do programa de hoje. Agradeço muito a todos que vêm acompanhando o crescimento da Cyber TV e de nossos conteúdos. Obrigado, Marcelo, pelo convite.
E eu agradeço a você não só pela entrevista, mas também por ser o primeiro a abrir as portas para que eu pudesse mostrar meu trabalho. Desejo sucesso à Cyber em mais um ano de vida que vem pela frente.
BLOG DA ZIH
Você gosta de ficar bem informado sobre o que acontece no Mundo Virtual, com um toque de humor e até de ironia? Pois está no lugar certo: o Blog da Zih. Inaugurado em 6 de fevereiro de 2009, o site de Cristina Ravela completa uma década de muito sucesso e prestígio. Afinal, ela aborda temas relacionados a todas as emissoras virtuais pensadas e impensadas.
Resenhas, premiações, fofocas, barracos, estreias, cancelamentos e alguma tietagem em cima do ator Igor Rickli (risos) fazem parte da rotina de escrita da libriana mais amada do Brasil, ou pelo menos do MV.
Por isso, dá uma passadinha para conferir o que a Zih tem aprontado nestes últimos dez anos. Fiquei sabendo até que minha Flashback vai inaugurar uma pesquisa de opinião feita pelo blog. Estou na expectativa. É isso aí! Fique com uma imagem de lá e, em seguida, com a participação da Zih no Amo & Odeio.
Hoje é o Backstage de número 13, certo? Treze também é o número de capítulos da série Gato Preto. Simbólico? Pode ser. Mas o que interessa é que vamos saber do que a Zih mais gosta e o que ela mais odeia. Como diria o Avelino da minissérie, lá vem teco!
AMO 1) Escrever |
ODEIO 1) Café |
Zih é assim, minha gente! É por isso que gosto dela. Bem, acho que só trocaria com ela o ovo com gema mole pelo café (risos). Adoro café e não quero pegar salmonela, né? Adorei sua participação, Zih! Parabéns pelo aniversário do blog! E que venham mais décadas de MV pela frente.
-
Débora Costa já estreou Coisas da Vida na Megapro, dando o que falar. Logo no primeiro capítulo, já teve tentativa de suicídio, uma mocinha iludida e abandonada pelo cafajeste e até um vilão tentando matar o inimigo em plena UTI (Augusto de Insensatez, é você em versão mexicana?).
-
O Assassino dos Meus Sonhos e The Time explodiram na audiência logo na primeira semana. Parabéns aos autores!
-
Os vencedores do Cyber Awards serão revelados no próximo fim de semana. Cruze os dedos e continue na torcia por seus favoritos.
-
Já foram abertas as votações para as próximas reprises da Cyber TV: até hoje (30), produções como Gato Preto, Inimigos e Coração Sertanejo estão entre as mais pedidas. As obras escolhidas estrearão em 4 de março, na hora do almoço.
-
O Leão, de minha autoria, estreia hoje (2) no Recanto das Letras e no Portal Glook. Falando no mundo latino, Solange tem dado o que falar entre os hispanofalantes. Isso porque eles nem conhecem as maldades da vilã ainda.
-
No dia 11, será a vez de Simplemente Isa dar as caras no fórum estrangeiro. A novela de Henzo Viturino chama-se Triângulo Amoroso aqui no Brasil.
-
A série antológica de romance da Cyber já tem nome: Saber Amar. Será abordado todo tipo de amor: homoafetivo, heteroafetivo, por animais, entre irmãos, amor paterno e/ou materno, amor próprio…
O Cyber Backstage de hoje termina por aqui. Na próxima semana a programação volta ao normal. Boa semana pra você!
Amei o pograma e a entrevista com o Well. Amo e Odeio tambem foi maravilhoso… Saber Amar era o primeiro nome de Ser Feliz kkkkkkk agora estarei nesse projeto maravilhoso que é a antologia. Parabens, Marcelo!
Amei tuuuuudo!!!!! Sim, tietagem em cima do Igor Rickli e do Tom Hiddleston kkkkkkkkkk Parabéns por mais uma edição!
Amei o pograma e a entrevista com o Well. Amo e Odeio tambem foi maravilhoso… Saber Amar era o primeiro nome de Ser Feliz kkkkkkk agora estarei nesse projeto maravilhoso que é a antologia. Parabens, Marcelo!
Nossa, valeu a pena a espera de um dia pro outro. Amei o programa, sem dúvidas é um dos melhores da Cyber.
Amei tuuuuudo!!!!! Sim, tietagem em cima do Igor Rickli e do Tom Hiddleston kkkkkkkkkk Parabéns por mais uma edição!
Nossa, valeu a pena a espera de um dia pro outro. Amei o programa, sem dúvidas é um dos melhores da Cyber.