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Capítulo 30 (Último)

CENA 01. TRIBUNAL. SALA DE AUDIÊNCIAS. INT. TARDE.

O juiz volta para a sala de audiências. Um assistente pega de um dos jurados o papel com o veredito, que é lido silenciosamente pelo juiz. Todos voltam a atenção para ele.

            

JUIZ – Já tenho o veredito.

 

INSTRUMENTAL: Suspense.

Todos estão ansiosos. Alberto não para de olhar para Cecília, com raiva.

 

JUIZ – O senhor Alberto Albuquerque foi considerado culpado por seus crimes, pelos quais cumprirá a pena de quinze anos de detenção em regime fechado.

 

Alberto arregala os olhos, ainda mais furioso. Cecília comemora e beija Bryan. Dois policiais pegam Alberto e o algemam. Quando está prestes a sair da sala de audiências, Alberto se vira para todos e causa suspense.

 

ALBERTO – Fiquem sabendo que eu não me arrependo de nada. E se pudesse mataria o Murilo novamente, e qualquer um que se metesse no meu caminho. E eu estava quase me tornando o presidente da empresa. Se não fosse aquele otário do Otávio, eu teria conseguido. Ah, Cecília, pode ficar tranquila. Você não vai ser acusada de mais nada. Fui eu que matei o Henrique Albuquerque, meu pai!

 

Todos ficam surpresos com o que acabam de ouvir. Cecília fica de boca aberta.

CONTINUAÇÃO DO CAPÍTULO ANTERIOR.

Cecília se aproxima de Alberto.

 

CECÍLIA – Que lindo, Alberto! É muito bonito olhar pra cara de um homem que teve coragem de matar o pai e o irmão por ganância, por dinheiro. O que você ganhou com isso?

 

Alberto encara Cecília, mas não responde.

 

CECÍLIA – Nada. Agora vai pra sua cela. É lá que você vai passar uma boa parte da sua vida.

 

Os policiais levam Alberto. Lorenzo se aproxima de Cecília e puxa a moça para o centro da sala de audiências.

 

LORENZO – Parabéns, Cecília. Você conseguiu provar a sua inocência.

CECÍLIA – Obrigada!

 

CAM alternam entra os olhares de Bryan e Priscila, curiosos com o que vai acontecer a seguir.

INSTRUMENTAL OFF.

 

LORENZO – Eu sei que você tá com o Bryan e que eu tô com a Priscila. E eu acho que isso é o melhor pra gente. Você tem mais a ver com ele, e eu com a Priscila. Mas eu acho que a gente ainda pode ser amigo, certo?

CECÍLIA – Pode sim, Lorenzo. Você me fez muita falta esse tempo todo, e ter como um amigo agora vai ser tudo de bom.

 

Cecília e Lorenzo se abraçam. Todos aplaudem. Bryan e Priscila ficam felizes com a decisão dos parceiros.

 

CENA 02. RIO DE JANEIRO. PLANOS GERAIS. EXT. TARDE.

SONOPLASTIA: Eu Esqueci Você – Clarice Falcão.

CAM AÉREA mostra os principais cenários que ilustraram a novela, como a Praia de Copacabana, Ipanema, Leblon, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a lagoa Rodrigo de Freitas. Em seguida corta para a fachada de uma mansão enorme.

 

CENA 03. MANSÃO SOARES MENDES. SALA DE ESTAR. INT. TARDE.

SONOPLASTIA OFF.

Cecília entra na nova casa com Cristina, Elias, Laila, Jussara e Bryan. Todos ficam perplexos com a beleza e o tamanho da mansão.

 

CECÍLIA – Gostaram?

CRISTINA – Eu adorei, filha. É enorme, muito linda.

BRYAN – Você fez uma boa escolha, amor.

CECÍLIA – É tão ter todo mundo junto, amigo. Agora a gente vai ter paz, eu acho. (ri) E eu decidi que vou fazer faculdade de moda.

ELIAS – Nem precisa. Você já é a modelo mais linda que eu conheço.

CECÍLIA – Obrigada, pai. Tem quarto pra todo mundo. Bora conhecer o resto da mansão?

LAILA – A gente já devia estar conhecendo, Cecília. Tô curiosíssima pelo meu quarto.

CECÍLIA – Então vamos lá, me sigam.

 

Cecília sai da sala e os demais a seguem.

 

CENA 04. SÍTIO. EXT. TARDE.

CAM AÉREA mostra um pequeno sítio. No centro da imagem vemos uma casa velha, caindo os pedaços. CAM mostra a casa de outro ângulo. Marina sai da casa. Ela está suja e mal vestida.

 

MARINA – Abandonada pelos filhos, morando no fim do mundo, pobre, sem comida que se preze… Que belo fim o meu, não?

 

A mulher encosta-se à parede, pensativa.

 

CENA 05. MANSÃO SOARES MENDES. SALA DE ESTAR. INT. TARDE.

Cecília, Cristina, Elias e Bryan voltam para a sala e se sentam no sofá.

 

CRISTINA – Filha, eu adorei tudo. Você não poderia ter feito escolha melhor.

CECÍLIA – Quando eu vi essa casa, achei que era a nossa cara. Cada um tem seu canto, mas todo mundo perto um do outro.

BRYAN – Eu queria aproveitar esse momento em família para falar uma coisa com vocês, posso?

CRISTINA – Pode falar o que quiser, Bryan.

 

SONOPLASTIA: De Janeiro a Janeiro – Roberta Campos, Nando Reis.

Bryan se levanta e se ajoelha na frente de Cecília. Ele retira uma aliança do bolso.

 

BRYAN – Você aceita se casar comigo, Cecília?

CECÍLIA – É claro que eu aceito, amor. Eu quero passar o resto da minha vida ao seu lado.

ELIAS – Agora não pede mais pro pai da noiva não?

BRYAN – O senhor permite que eu me case com a sua filha, seu Elias?

ELIAS – Não. (suspense) Brincadeira, é claro que eu permito.

 

Bryan e Cecília se levantam. Os dois trocam alianças e se beijam. Cristina e Elias também se levantam e aplaudem o casal.

 

CENA 06. RIO DE JANEIRO. PLANOS GERAIS. EXT. NOITE.

SONOPLASTIA OFF.

CAM AÉREA mostra o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Em seguida corta para a fachada do prédio em que Lorenzo e Priscila moram.

 

CENA 07. APARTAMENTO DE LORENZO. SALA. INT. NOITE.

Lorenzo, Priscila, Cecília e Bryan estão sentados no sofá, conversando.

 

LORENZO – Então quer dizer que os pombinhos vão se casar?

CECÍLIA – Sim. O Bryan fez o pedido hoje a tarde, e eu aceitei. Não tem por que ficar adiando, né?

PRISCILA – É claro. O que importa é o amor.

LORENZO – Você ainda não sabe, mas a Priscila e eu também vamos nos casar em breve.

CECÍLIA – Olha, eu não sabia. E acabou de surgir uma ideia na minha cabeça.

PRISCILA – Que ideia?

CECÍLIA – Nós quarto poderíamos os casar juntos, no mesmo dia, na mesma igreja e com uma só festa.

LORENZO – Eu adorei a ideia, Cecília. A sua amiga não vai se casar também?

CECÍLIA – Verdade, a Juliana. Um casamento de seis pessoas, pra quê melhor?

 

SONOPLASTIA: Respeita as Mina – Kell Smith.

Os quatro continuam conversando em FADE, animados.

 

CENA 08. APARTAMENTO DE VALENTINA. COZINHA. INT. NOITE.

SONOPLASTIA CONTÍNUA.

Valentina está preparando um bolo. Joyce próxima dela, animada.

 

JOYCE – E eu preciso te contar uma novidade que eu acho que tu vai amar.

VALENTINA – Conte, mulher.

JOYCE – Em breve eu vou abrir filial da Joyce’s Clothing em três estados.

VALENTINA – É sério isso?

JOYCE – É claro que é. A loja tá sendo um fenômeno. Graças a Deus tá dando tudo certo.

VALENTINA – E só tende a melhorar.

JOYCE – Amém, Valentina, amém.

 

Valentina continua fazendo o bolo. Enquanto isso, Joyce, animada, conta seus planos em FADE.

 

CENA 09. CASA DE EMANUEL. SALA. INT. NOITE.

SONOPLASTIA OFF.

Emanuel está sentado no sofá, assistindo à televisão. Juliana vem do quarto falando no telefone com Cecília, animada.

 

JULIANA – É claro que a gente aceita, amiga. (pausa) Tá bom, depois a gente conversa. Vai ser incrível. Beijos.

 

Juliana desliga o telefone, animada.

 

EMANUEL – Qual a novidade, amor?

JULIANA – A Cecília nos chamou para casar junto com ela, com o Bryan, com o Lorenzo e com a Priscila.

EMANUEL – E você aceitou, né?

JULIANA – É claro que eu aceitei.

 

Juliana se senta no sofá ao lado de Emanuel, e o beija.

 

CENA 10. RIO DE JANEIRO. PLANOS GERAIS. EXT. MANHÃ.

SONOPLASTIA: Amores Imperfeitos – Anavitória.

LETREIRO: Dias Depois.

CAM AÉREA sobrevoa a Praia de Copacabana, cenário que ilustrou boa parte da novela. Em seguida corta para a fachada da igreja onde acontece o casamento de Cecília e Bryan, Lorenzo e Priscila e Juliana e Emanuel.

 

CENA 11. IGREJA. INT. MANHÃ.

SONOPLASTIA OFF.

Cristina, Elias, Valentina, Pamela, Joyce, Laila, Jussara, Hanah, Pedrinho, Clarisse, Thamires, Rosa, Vicente, Manuela e Larissa estão entre os convidados.

INSTRUMENTAL: Casamento.

Os três casais de noivos aparecem na porta da igreja, prontos para entrarem. Todos os convidados ficam de pé. Os noivos entram.

INSTRUMENTAL OFF.

O pastor começa a cerimônia. O primeiro casamento realizado é o de Cecília e Bryan, em seguida o de Lorenzo e Priscila e por último o de Juliana e Emanuel. Tudo acontece em FADE. Ambos os casais estão felizes, emocionados.

 

CENA 12. SALÃO DE FESTAS. INT. MANHÃ.

SONOPLASTIA: Música de Balada.

Uma pequena balada acontece no salão de festas. É a comemoração dos casamentos que acabam de acontecer. Todos os convidados demonstram alegria, e a sensação que rola pelo ar é de paz. Cecília, Cristina e Bryan estão juntos, em um canto. Cecília prestes a dar uma notícia para a mãe e para o esposo.

 

CRISTINA – Filha, eu adorei tudo. Foi muito lindo.

CECÍLIA – Eu também amei, mãe. Eu nunca tinha me imaginado casando antes, foi mágico. Eu tenho uma notícia pra dar pra vocês.

BRYAN – A Cecília com essas notícias eu fico até com medo.

CECÍLIA (ri) – Larga de ser besta, Bryan. A notícia é maravilhosa e eu tenho certeza que vocês vão adorar.

CRISTINA – Pois fala logo, Cecília. Para de fazer suspense.

CECÍLIA – Eu tô grávida.

BRYAN – É sério isso?

CECÍLIA – Sim.

BRYAN – A gente vai ter um filho… Que notícia boa, Cecília!

CECÍLIA – Eu disse que vocês iam adorar a novidade.

 

Cecília e Bryan se beijam. Cristina aplaude os dois, feliz.

SONOPLASTIA OFF.

Em outro canto do salão de festas estão Hanah e Pedrinho. A mulher está de joelhos perante ele. Os dois conversam.

 

PEDRINHO – Eu sempre tive muita vontade de conhecer minha mãe. E agora eu conheço a senhora. A senhora é muito legal, mãe. Eu te amo.

HANAH (emocionada) – Eu também te amo, filho.

 

Hanah abraça Pedrinho, feliz.

SONOPLASTIA OFF.

 

CENA 13. ALBUQUERQUE DRINKS DISTRIBUTOR. FACHADA. EXT. MANHÃ.

LETREIRO: Meses Depois.

Alguns carros estão estacionados em frente e Albuquerque Drink’s Distributor.

 

CENA 14. ALBUQUERQUE DRINK’S DISTRIBUTOR. ESCRITÓRIO DE LORENZO. INT. MANHÃ.

Lorenzo e Cecília estão sentados, um diante do outro. A moça acaba de assinar um documento. Os dois se levantam. Lorenzo estende as mãos para Cecília, que retribui. Em Cecília já se nota a barriga da gravidez.

 

LORENZO – Juntos nós vamos reerguer a Albuquerque Drink’s Distributor.

CECÍLIA – Eu espero não lhe decepcionar com essa parceria, Lorenzo.

LORENZO – E não vai. Eu tenho certeza que a melhor fase da Albuquerque ainda está por vir.

 

Cecília e Lorenzo trocam sorrisos.

 

CENA 15. HOSPITAL. FACHADA. EXT. TARDE.

LETREIRO: Meses Depois.

Escuta-se um som de choro vindo da cena seguinte. Alguns carros estão estacionados em frente ao hospital.

 

CENA 16. HOSPITAL. SALA DE PARTOS. INT. TARDE.

O bebê de Cecília acaba de nascer, é uma menina. A moça segura a filha com todas as forças. Bryan também está presente no local, emocionado.

 

CECÍLIA – Elisa. A nossa filha, Bryan.

 

Uma enfermeira se aproxima de Cecília.

 

ENFERMEIRA – Agora a gente precisa levar ela, senhora.

CECÍLIA – Vocês prometem que vão cuidar bem da minha filha?

ENFERMEIRA – Prometemos sim.

 

Cecília entrega Elisa para a enfermeira, que sai da sala de partos. Ela e Bryan se beijam, emocionados.

 

CENA 17. HOSPITAL. RECEPÇÃO. INT. TARDE.

Cristina, Elias e Laila estão na recepção, ansiosos. Bryan aparece. Todos se aproximam dele.

 

CRISTINA – E aí, Bryan? Deu tudo certo?

BRYAN – Deu certo sim, dona Cristina. A nossa filha nasceu e se chama Elisa.

ELIAS – Elisa, minha primeira neta. Que orgulho!

 

Todos riem. Cristina e Elias se beijam, felizes.

 

CENA 18. APARTAMENTO DE LORENZO. SALA. INT. TARDE.

Lorenzo e Priscila estão em pé no meio da sala. Os dois estão felizes.

 

PRISCILA – Eu tenho uma notícia pra te dar.

LORENZO – Que notícia?

PRISCILA – Eu tô grávida, Lorenzo.

LORENZO – Sério?

 

PRISCILA – Sim. Você vai ser papai.

 

Lorenzo sorri, feliz. Ele põe a mão na barriga de Priscila e beija a moça.

 

CENA 19. PRESÍDIO. CELA. INT. TARDE.

A cela está lotada de homens. Alguns ocupam as camas. Alberto está sentado no chão, com cara feia. Alguns homens fazem graça com ele, tentando se aproximar. Alberto reage e os empurra, irritado.

 

CENA 20. HOSPITAL. QUARTO. INT. TARDE.

Cecília está deitada na cama, segurando Elisa no colo. Bryan, Cristina e Elias entram, felizes. Eles se aproximam da moça.

 

CRISTINA – Que menina linda, Cecília.

CECÍLIA – Puxou pra mãe, né?

ELIAS – Convencida nem um pouco.

BRYAN – Essa menina aí puxou foi pra mim.

CECÍLIA – Desde que ela não puxe pra sua orelha. Porque ô orelha feia!

 

Todos riem. Cecília entrega Elisa para Cristina, que segura a neta com muito carinho. Elias começa a brincar com Elisa. Bryan se aproxima de Cecília e a beija, feliz.

 

CENA 21. CASA DE THAMIRES. SALA. INT. TARDE.

Thamires está sentada no sofá, vendo uma revista. Clarisse vem do quarto, cantarolando.

 

THAMIRES – E essa alegria toda, filha?

CLARISSE – Finalmente eu descobri a minha vocação, mãe.

THAMIRES – Sério? Vai se envolver com qual bandidinho agora?

CLARISSE – Eu vou me envolver comigo, mãe. De homem eu quero é distância. Eu vou abrir um salão de beleza.

THAMIRES – Você tá falando sério?

CLARISSE – É claro, mãe. E eu tô sentindo que vai dar certo.

THAMIRES – Então ore e coloque Deus acima de tudo, filha.

CLARISSE – É isso mesmo que eu vou fazer.

 

Thamires se levanta e abraça Clarisse, feliz.

 

CENA 22. SÍTIO. CASA DE MARINA. SALA. INT. TARDE.

Na sala vemos apenas uma sofá todo rasgado e um raque com uma pequena televisão. Marina está assistindo à televisão, na qual passa uma matéria falando sobre Cecília. A mulher fica com raiva, pega sua sandália e joga na televisão, que desliga após chiar.

 

MARINA – Essa desgraçada não merece essa felicidade toda! Ela tá rica, casada, tem filha. Uma vida maravilhosa. E eu aqui. Nesse fim de mundo. Mas as coisas não vão ficar assim não. Eu vou me vingar de você e de toda a sua família, sua desgraçada. E você vai ver como é ruim mexer com Marina Albuquerque.

 

Marina começa a rir cinicamente.

 

CENA 23. RIO DE JANEIRO. PLANOS GERAIS. EXT. MANHÃ.

CAM AÉREA sobrevoa a Praia da Barra. Em seguida mostra o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

LETREIRO: 15 anos depois.

 

CENA 24. AVENIDA. CALÇADA. EXT. MANHÃ.

Marina está andando pela calçada. Agora ela é mendiga, está suja e fedida, além de velha e feia. A mulher anda com uma pequena sacola onde guarda as esmolas que ganha. Ao fundo vemos duas mulheres aparentemente ricas e que não revelam suas identidades. Marina se aproxima delas para pedir dinheiro.

 

MARINA – Com licença, senhoras.

 

As duas mulheres se viram para Marina. Revelam-se Joyce e Cecília. As duas começam a rir de Marina, que ao reconhecê-las fica irritada.

 

JOYCE – Quem diria, hein, Marina? De uma bela milionária a uma mendiga pobre e velha.

MARINA – Cala a boca, idiota!

CECÍLIA – Vamos, Joyce. Não vale a pena perder o nosso tempo com esse tipo de gente.

 

Joyce e Cecília saem, debochando de Marina. Marina fica com raiva, senta-se no chão, chorando.

 

MARINA – É, eu falhei. Não consegui me vingar dessa bruaca. E agora ele ainda me ver desse jeito, que ódio.

 

Marina se deita no chão, chorando de ódio.

 

CENA 25. CONSULTÓRIO VETERINÁRIO. INT. MANHÃ.

Jussara cresceu. Agora é formada e trabalha como veterinária, profissão que sempre sonhou em exercer. Alguns takes em que ela cuida dos animais como se fossem seus próprios amigos.

 

CENA 26. CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO. INT. MANHÃ.

Laila se formou em odontologia pouco tempo após o nascimento de Elisa e agora é uma das melhores dentistas da cidade. Alguns takes dela cuidando de seus pacientes.

 

CENA 27. CEMITÉRIO. EXT. MANHÃ.

Podemos ver o túmulo de Beatriz. Joyce está próxima dele. A mulher demonstra tristeza e gratidão ao mesmo tempo.

 

JOYCE – 15 anos que você se foi, Beatriz. Eu me lembro de vocês todos os dias, filha. E eu te amo muito, muito mesmo.

 

Joyce deita sobre o túmulo da filha, abraçando-o. A mulher derrama algumas lágrimas sobre a sepultura de Beatriz.

 

CENA 28. RIO DE JANEIRO. PLANOS GERAIS. EXT. NOITE.

SONOPLASTIA: Oração – A Banda Mais Bonita da Cidade.

Anoitece. CAM AÉREA sobrevoa a Praia de Ipanema e em seguida corta para uma rua escura.

 

CENA 29. RUA. EXT. NOITE.

É uma rua totalmente escura, sem nenhuma iluminação. Alberto está andando pelo meio da rua, rindo.

 

ALBERTO – Finalmente livre… Eu não aguentava mais aquele lugar horrível.

 

O homem continua andando, aliviado por ter deixado a prisão. Alguém com um capuz aparece por trás dele, em uma distância de mais ou menos cinco metros. Essa mesma pessoa tira um revólver do bolso do capuz e aponta para Alberto. A pessoa puxa o gatilho e logo em seguida atira nas costas de Alberto, que cai morto no chão. A pessoa tira o capuz e revela-se Bárbara, que ri cinicamente do tio morto.

 

CENA 30. PRAIA DE COPABANA. EXT. NOITE.

Está acontecendo a festa de 15 anos de Elisa. É uma festa simples, apenas para os familiares e amigos mais próximos de Cecília. Cristina, Cecília, Bryan, Elias, Laila, Larissa, Juliana, Emanuel, Jussara, Rosa, Thamires, Pedrinho, Hanah, Valentina, Pamela, Lorenzo, Priscila, Joyce, Clarisse, Elias e a aniversariante estão presentes. Todos em volta de uma pequena mesa, que contém apenas o bolo e alguns docinhos em cima. Todos começam a cantar os parabéns. Após o término, Elisa corta o bolo e entrega o primeiro pedaço para Cecília, que se emociona e abraça a filha. CAM corta para Priscila e Lorenzo, que estão abraçados próximos à mesa.

 

LORENZO – O Júnior ia gostar tanto de ter vindo pra essa festa.

PRISCILA – Mas ele estava de castigo, Lorenzo. A gente não pode ficar voltando atrás quando o assunto é castigo.

LORENZO – Eu sei, amor. Eu sei.

 

SONOPLASTIA: Amores Imperfeitos – Anavitória.

Lorenzo beija Priscila.

 

LORENZO – E agora finalmente a gente tá feliz. A nova família Albuquerque é do bem.

PRISCILA – Eu te amo.

 

Lorenzo e Priscila se beijam novamente. Os pedaços de bolo já foram distribuídos para todos os convidados. Cecília e Bryan se aproxima do mar, sozinhos. Os dois se beijam e trocam declarações de amor.

 

CECÍLIA – Eu te amo, Bryan. E, a cada dia que passa, esse amor só cresce.

BRYAN – Eu também te amo, Cecília. E esse amor vai durar pra sempre.

 

Cecília e Bryan se beijam novamente. CAM afasta-se deles aos poucos e mostra a praia de longe, até que a praia some de vista e podemos ver apenas o mar. Sobre o imenso mar do Rio de Janeiro surge a palavra FIM, escrita na cor vermelha, como se derramasse sangue sobre o mar.

 

FIM

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