Olá, leitor(a) do meu agrado! Como foi a semana? Para comemorar o aniversário da Cyber TV, hoje tem um Cyber Retrô muito especial com algumas das atrações mais marcantes desde 2017. Vamos em frente!

 


Na última quinta-feira (6), a Cyber TV celebrou os 3 anos de existência. Tudo começou quando o escritor e webdesigner Wellyngton Vianna decidiu criar um site para a postagem de histórias nos moldes do antigo Séries de Web, hoje inativo e aberto apenas para leitura. Assim nasceu a Cyber Séries. Desde então, inúmeras produções dramatúrgicas e de entretenimento foram lançadas e até reprisadas com muito sucesso, propiciando um crescimento meteórico para o que é costumeiro no Mundo Virtual; tanto que foi eleita em dois anos seguidos o melhor site de web-histórias, segundo prêmios como o Infinity da OnTV.

 

SÉRIES E MINISSÉRIES

Desde o início, elas são o carro-chefe da casa e não à toa. Autores e fãs esperam ávidos por novas temporadas de suas tramas favoritas, que vão desde romances vampirescos até psicopatas à solta, desde diários de adolescentes em conflito com a sexualidade até altas aventuras de jovens em busca da paz universal, desde descobertas científicas pra lá de polêmicas até fanfics apaixonantes.

Entre as atrações mais lembradas pelos cyberleitores estão: A Cesareia, A Dama Negra, Anjos de Metal, Cumplicidade, Dark Hills, Eterno Canto, Eu, Kadu, Florescer de Espinhos, Gato Preto, Gêmeos – A Face Oculta, Incognoscível, Inimigos, Minha Doce Patroa – Negociando com Espíritos, Não Mais Amar, O Assassino dos Meus Sonhos, O Dia da Faxina, O Mundo que Habito, O Vazio que Habita em Mim, O Vilão Reabilitado É a Esposa, Sob o Domínio do Rei, The Last of Us, The Time, Um Filho para Sarah, Um Homem Singular e Vale Dicere, além de outras dezenas de títulos — muitos deles ainda disponíveis no catálogo.

No início, as séries e minisséries tinham exibição nos domingos à noite — os escritores se juntavam no grupo de WhatsApp do elenco para comentar os trabalhos uns dos outros e trocar incentivos. Em agosto de 2018, a faixa especial foi transferida para o decorrer da semana, antes ou depois do horário das novelas, o que uniu os artistas de gêneros literários tão diferentes e semelhantes ao mesmo tempo.

 

CONTOS PREMIUM E WEBFILMES

Exibidos em horários especiais, geralmente nos fins de semana, os contos especiais e os filmes também marcaram nos três anos de Cyber. Muitos deles foram escritos pelos próprios autores de séries e minisséries. Não à toa, a goiana Sylvana Camello é conhecida como a rainha dos Contos Premium, devido à grande quantidade de histórias criadas em seu maravilhoso mundo da criatividade. Alguns dos títulos dela são: Dermatobia Hominis, Fome, Miniaturas de Terror e O Voo 2109. Apollo Souza, Geraldo Medeiros Jr e Marcos Vinicius da Silva estão entre os contistas mais frequentes.

Além de outros contos, destacam-se A Linha, A Oeste do Paraíso, Bruxas Protetoras, Café, Bolo e Pimenta, Caminhando Pelo Vale das Sombras, Confins do Tempo, Em Busca da Perfeição, Fora da Matrix, Grampeado, Mundo em Coma, Quem É Você? E Um Fio de Esperança. Um dos contos de Francisco Siqueira, Lucas – Um Adolescente À Beira de um Ataque de Nervos, gerou posteriormente a minissérie A Difícil Arte de Ser Eu, Lucas.

Polêmica? Tem sim. Em 2018, o conto Carla Andrada teve que ser retirado do ar devido ao uso de palavras de baixo calão e xingamentos à emissora que obviamente não existiam na versão aprovada em análise.

Charlotte Marx se firmou como o grande nome dos webfilmes: Cicatrizes de um Sonho, Entropia e Momentos são dela.

 

ANTOLOGIAS

Em meados de 2018 e inspirada nas últimas tendências do mercado editorial, Isa Miranda teve uma ótima sacada: por que não trazer pra Cyber as antologias? A ideia não só foi bem aceita, como fez o maior sucesso com as séries 00:00 e Saber Amar.

00:00 contém quinze histórias de terror, suspense e drama psicológico, cada uma escrita por uma pessoa. Além de representantes daqui da plataforma, participaram também nomes como Erick Lins, Lia Cavaliera e Raul Dias. Na antologia seguinte, caras novas deram o ar da graça e criaram lindos enredos de amor em todas as suas formas: romance, amor-próprio, reencarnações, reconciliações… São elas: E. E. Soviersovski, Géssyca Freze, Julia C. Marques, L. M. Braz, Margareth Brusarosco, May Margret e Néka Martins. Mori Katsu se apaixonou pela Cyber TV e lançou O Vilão Reabilitado É a Esposa pouco depois da antologia.

Depois de dois contos hoje premiados, outra revelação de Saber Amar lançou mais uma novidade — a antologia interativa Histórias do Povo. Raquel Machado conta uma história por mês, sempre em duas partes separadas por uma enquete para os leitores decidirem os finais das apaixonadas protagonistas.

 

NOVELAS

Mesmo com algumas exceções, elas se mantiveram em exibição às segundas, quartas e sextas entre 18h e 21h. Histórias de amor se intercalaram com tramas de vingança nesses três anos. De enredos pra lá de mexicanos até altas aventuras idílicas no interior do Brasil, passando pelos musicais de Anderson Silva, os folhetins também têm lugar no coração dos leitores do Mundo Virtual.

Títulos de destaque: Além da Porteira, Amores Imperfeitos, Assim Retorna o Amor, Coração Sertanejo, Coroa de Diamantes, Dias de Dezembro, Divas, Doces Mentiras, Dois Destinos, Escândalo, Excelsior, Falsas Juras, Falso Amor, Garota de Ipanema, Hierarquia, Insensatez, Insensato Destino, Jardim do Éden, Minha Canção, No Rumo da Vida, O Leão, Partes de Mim, Por Amor, Recomeçar, Senhora do Sertão, Teu Amor, Triângulo Amoroso e Vernissage. A maioria se encontra disponível no catálogo.

 

CYBERAUTORES

Entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2020, a Cyber TV divulgou numerosas histórias de escritores reconhecidos no mercado editorial e também de amadores, num ambiente que preza a harmonia e a colaboração para o desenvolvimento artístico e pessoal de todos — característica com a qual a emissora é conhecida em todo o Mundo Virtual.

Alguns nomes do elenco: Anderson Silva, Andréa Bertoldo, Apollo Souza, Charlotte Marx, Cléber Medeiros, Cristina Ravela, Débora Costa, Eduardo Moretti, Fabiana Prieto, Felipe Veiga, Francisco Siqueira, Geraldo Medeiros Jr, Henzo Viturino, Hugo Martins, Isa Miranda, J.C. Gray, João Paulo Ritter, Luiz Lisboa, Lyvia Peroba, Marcelo Delpkin, Marcelo Maia, Marcos Vinicius da Silva, Melqui Rodrigues, Mori Katsu, Nathan Freitas, Patrick Paim, Ramon Silva, Raquel Machado, Reryson Silva, Rick Lobo, Samuel Brito, Sylvana Camello, Wagner Jales, Wagner Nascimento, Wellyngton Vianna e Yago Tadeu.

 

PROGRAMAS

Quem zapeava pela Cyber no início de 2018 dava de cara com um programa chamado Bom Dia, Vida. Eram esquetes periódicos com mensagens positivas e de auto-ajuda. Contos da Manhã e Contos da Tarde não tinham o status dos Contos Premium, mas também ofereciam belas narrativas de autores diversos.

Atrações como o Observatório da Escrita e o Cyber Backstage tiveram edições curtas e esporádicas em 2017, geralmente apresentadas por Charlotte Marx. Os programas caíram no hiatus, só retornando no fim de 2018 com novo comando: Marcelo Delpkin. Outros programas de destaque: Nostalgia, com Débora Costa; Cyber Trends, com Alessandro Fonseca; Na Sua Companhia, com Natiare Azevedo; Conta +, com Failon Teixeira — retorna em breve com Tales Dias; os extintos Talentos Brilhantes, com Henzo Viturino, e Top Music, com Lyvia Peroba; e o inesquecivel Cyber Show, projeto de Débora Costa apresentado por ela e outros escritores.

 

ARTES & ABERTURAS

Além de gerir todo o site, Wellyngton Vianna ainda produziu a quase totalidade das artes, em forma de logos, anúncios e aberturas super inspiradas e que combinam com os trabalhos dos escritores.

Se a Cyber teve a imensa prosperidade em apenas três anos, imagine o que virá daqui pra frente em sua vida longa. 2020 começou com uma imensa lista de estreias. Que as obras e o sucesso se multipliquem cada vez mais. Feliz aniversário, Cyber TV!

 

 


minissérie de SAMUEL BRITO
segundas e quintas às 23h
IMPERDÍVEL!!!

 


O Cyber Backstage fica por aqui. Às 21h tem o segundo programa Cyber Trends. Hoje o Alessandro Fonseca vai falar sobre carnaval.

Tenha uma excelente semana com muita leitura. Abração!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

  • Quantas produções nesses três anos de existência. É muito nostálgico relembrar tudo isso! Fico feliz em estar contribuindo para o crescimento desta emissora tão querida, mesmo sendo pouquinho… rs
    Que venha mais histórias, que venha mais sucesso!! Parabéns pelo programa, Marcelo!

    • Obrigado, Anderson! Você também é parte importante na construção da trajetória de sucesso da Cyber. Estou ansioso para A Nossa Canção!

  • A Cyber tem, literalmente, muita história pra contar! E se depender da atual qualidade, terá muito mais! Fui muito bem recebido aqui e amo fazer parte da emissora!

  • Quantas produções nesses três anos de existência. É muito nostálgico relembrar tudo isso! Fico feliz em estar contribuindo para o crescimento desta emissora tão querida, mesmo sendo pouquinho… rs
    Que venha mais histórias, que venha mais sucesso!! Parabéns pelo programa, Marcelo!

  • A Cyber tem, literalmente, muita história pra contar! E se depender da atual qualidade, terá muito mais! Fui muito bem recebido aqui e amo fazer parte da emissora!

  • Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

    Publicidade

    Inscreva-se no WIDCYBER+

    O novo canal da Widcyber no Youtube traz conteúdos exclusivos da plataforma em vídeo!

    Inscreva-se já, e garanta acesso a nossas promocionais, trailers, aberturas e contos narrados.

    Leia mais Histórias

    >
    Rolar para o topo