NO CAPÍTULO ANTERIOR

Eugênia promete acabar com Rebeca após ser agredida fisicamente pela mocinha e omite o motivo de todo o seu ódio por ela;

Após passar mal no orfanato, Ariana é transferida para um hospital;

Grazi pede um medicamento abortivo para Nicole e ela vai até sua casa levar;

Benício recebe informação do médico que Ariana possui um delicado sopro no coração.

 

 

 CENA 1. CLÍNICA PÚBLICA. SALA DE ESPERA. INTERIOR. NOITE. 

INSTRUMENTAL – Drama.

Aflito, Benício chega mais perto do médico.

BENÍCIO – Pode falar, doutor, não tenha receio de ser sincero.

DOUTOR – Veja bem, ela não tem chance de morrer agora, foi apenas um dos sintomas do sopro. Ela deve ter tido esse desmaio por ter passado por alguma emoção forte ou excesso de esforço físico.

JOEL – Uma das crianças disse que ela estava brincando na hora.

DOUTOR – Então, provavelmente deve ter sido por esforço, ela deve ter corrido demais. É necessário ter cautela na hora de dar a ela notícias de grande peso emocional, o coração dela é mais frágil. No mais, ela poderá levar um vida saudável e comum como qualquer outra pessoa com batimento regular — diz diretamente a Benício, o tranquilizando.

BENÍCIO – Tudo bem, entendi. (respira fundo) Obrigado por explicar.

DOUTOR – Vou ver como ela está nesse momento e volto para informar se ela poderá receber visita no quarto. Já volto.

O doutor deixa o cômodo. Célio entra logo em seguida e Benício rapidamente o abraça.

CORTA PARA:

 

 CENA 2. RESTAURANTE LUXUOSO. SALÃO DE MESAS. INTERIOR. 

SONOPLASTIA: Anavitória – A gente junto.

Rebeca e Rômulo conversam enquanto consomem suas taças de vinho. O garçom aproxima-se trazendo seus pratos com comida. Nesse momento, ouve-se uma vibração e Rebeca pega sua bolsa sobre a mesa e tira o celular de dentro. Ao ver no visor a imagem de Benício enquanto recebe uma ligação dele, a mocinha silencia o aparelho e o devolve para o interior de sua bolsa.

RÔMULO – Pode atender, não precisa se reter por mim.

REBECA – É Benício, ele que tá ligando. Prefiro não ter contato com ele, acho melhor.

Rebeca põe sua bolsa numa cadeira vazia. O garçom termina de servir o jantar e eles começam a consumi-lo.

CORTA PARA:

 

 CENA 3. AVENIDA. CARRO DE RÔMULO. INTERIOR. 

Rebeca e Rômulo dividem o banco de trás do veículo enquanto o motorista dirige. Os dois conversam e riem até que o celular dela novamente toca. A mocinha vê, mais uma vez, a fotografia de Benício e silencia o celular pressionando o botão de volume.

RÔMULO – Beca, me diz uma coisa, sem pala. Você tá rejeitando as ligações de Benício só por minha causa?

REBECA – Só quero manter distância dele, somente. Benício foi a maior decepção de toda a minha vida e eu não confio mais nele, só quero me afastar. Mesmo tendo o pedido de guarda de Ariana em nome dele, eu quero vê-lo o mínimo possível.

RÔMULO – Entendo sua posição e acho que eu faria o mesmo. É horrível perder a confiança em alguém que gostamos.

O celular de Rebeca toca novamente, só que dessa vez é uma ligação de Célio. Intrigada, ela rapidamente atende.

REBECA – Oi, mano. (P) Benício? O que… (interrompe-se para ouvir e adota uma expressão séria após segundos) como assim? Em que hospital você tá agora?

Rômulo a observa seriamente, visivelmente desgostoso com o diálogo.

CORTA PARA:

 

 CENA 4. CLÍNICA PÚBLICA. SALA DE ESPERA. INTERIOR. 

Rômulo aguarda sentado enquanto Benício e Joel estão em outro canto. Rebeca surge acompanhada por Célio.

BENÍCIO – Conseguiu falar com ela?

REBECA – Sim, ela está acordada. Ela parece estar bem e o médico me disse que Ariana terá alta amanhã bem cedo.

BENÍCIO – Por que você não me atendeu logo? Fiquei desesperado e mais ainda quando não consegui falar com você.

REBECA – Você precisa me entender, eu preciso de espaço. Se eu soubesse que era algo grave assim, atenderia logo.

RÔMULO – Bem, (levanta-se) já que Ariana tá bem, acho que nós podemos ir pra casa, não é? Agora já é bem tarde.

REBECA – Eu prefiro ficar aqui, estar perto quando ela tiver alta. Você pode ir, se quiser, e amanhã a gente conversa.

RÔMULO – Acho melhor você vir comigo, estando aqui você não vai poder ajudar em nada e só vai se cansar. Vamos.

REBECA (firme) – Não, eu vou ficar.

O vilão assente e a abraça rapidamente. Ao virar-se de costas, vemos sua expressão furiosa ao sair do local.

CORTA PARA:

 

 CENA 5. COBERTURA SOLTEIRO DE PAULA. QUARTO DE GRAZI. INTERIOR. 

INSTRUMENTAL – Tensão.

Yasmin traz uma bandeja com um copo com água para Grazi, que destaca um dos remédios da cartela. A jovem para sob os olhares de Nicole e Yasmin.

NICOLE – A hora é agora, amiga. Já tem quase dois meses que você sofreu aquilo e logo será tarde demais para acabar com isso.

YASMIN – Pense que esse feto não sentirá dor, ele ainda não tem sistema nervoso nem cérebro. Se passar de três meses, aí vai ser mais difícil e doloroso para você e para o feto.

Trêmula, Grazi lentamente põe o remédio na boca e pega o copo com água. No entanto, ela não vai adiante e cospe a medicação e joga a cartela no chão.

GRAZI – Desse jeito não consigo, vou me sentir uma assassina. Eu sei que é só um feto, sei que ele não sentirá dor, mas eu já me sinto suja só por pensar em fazer isso. Não posso, eu preciso de ajuda profissional, não posso continuar com isso. Tem sido muito difícil, muito ruim. (começa a chorar) Vocês não têm noção do quão confusa e espurca eu me sinto por ter esse feto e por saber que ele é fruto de uma violência, de um estupro. Juro que eu não desejo isso nem para a pior mulher da face da Terra.

Nicole e Yasmin unem-se para abraçar Grazi, que chora bastante.

CORTA PARA:

 

ABERTURA

 

 CENA 6. IMAGENS GERAIS. 

SONOPLASTIA: Gilberto Gil – Ok ok ok.

CORTA PARA:

 

 CENA 7. CAFETERIA. SALÃO DE MESAS. INTERIOR. DIA. 

SONOPLASTIA CONTÍNUA. Galeno está sentado à uma mesa. Joel adentra o estabelecimento e segue diretamente até ele. Os dois cumprimentam-se rapidamente e sentam-se de frente um para o outro.

GALENO – Só vim porque você pediu, mas não posso demorar, preciso ir trabalhar.

JOEL – É um assunto importante, achei indelicado falar por mensagem. É sobre a gente, nós dois.

GALENO – Sobre nós? (sorri) Minha nossa senhora dos desencalhados, eu não tô preparado. Mentira, eu tô, fala.

JOEL – Algumas pessoas andaram nos vendo e isso afetou meu trabalho. Acho que a gente precisa se afastar um pouco, Galeno.

GALENO (arregala os olhos) – Se afastar? Pensei que você ia me pedir em namoro real oficial. Poxa, fiquei tão empolgado, eu criei expectativa.

JOEL – Você sabe que eu te adoro e queria ficar contigo real, mas não dá. As pessoas são preconceituosas e isso atrapalha meu trabalho, não posso perdê-lo.

GALENO (cabisbaixo) – Quer dizer que a gente vai ter que parar de se ver? Não podemos nos encontrar nem que seja em locais mais discretos e com menos visibilidade?

JOEL (segura a mão dele) – Não quero deixar de te ver, de ficar contigo. Se formos continuar, temos que ser bem mais discretos e ir em lugares menos visíveis.

GALENO – Tudo bem, entendo que é seu trabalho e você tem razão. Só não sei onde a gente pode ir, não sei onde podemos nos encontrar agora.

Joel olha para os lados e abre um sorriso faceiro.

CORTA PARA:

 

 CENA 8. APARTAMENTO DE JOEL. QUARTO DELE. INTERIOR. 

SONOPLASTIA: Gal Costa – Sublime.

Joel empurra Galeno em sua cama e sobe em cima, tirando sua camisa. Os dois beijam-se apaixonadamente enquanto removem as peças de roupa de ambos, as arremessando pelo quarto. O casal rola pela cama, trocando beijos e carícias. Já pelados, vemos Joel introduzindo dois dedos na entrada anal do parceiro e levando sua boca aos órgãos genitais dele, o fazendo gemer. Galeno olha ao redor e encontra um relógio na parede.

GALENO – Tenho que chegar ao trabalho em vinte minutos para não me atrasar. (geme novamente e sorri) Mas acho que não vou levar uma bronca muito pesada por me atrasar alguns minutos.

Joel sobe horizontalmente e atinge Galeno com um novo beijo na boca.

CORTA PARA:

 

 CENA 9. FLAT DE RÔMULO. SALA DE ESTAR. INTERIOR. 

Rômulo está vestindo seu paletó quando Rebeca entra em casa.

RÔMULO – Finalmente. Demorou, hein?

REBECA – Ariana teve alta há pouco e Benício e eu fomos levá-la de volta ao orfanato. Me parte o coração ter que levá-la pra lá, o que eu mais queria era ter Ariana aqui comigo.

RÔMULO – Não gostei da forma como você me tratou no hospital. Você foi totalmente indiferente, parece que eu não importava pra você. Foi repulsivo e espero que isso não se repita.

REBECA – Você sabe que Ariana é minha prioridade, eu a amo como se fosse minha filha de verdade. Ela é a coisa mais importante que eu tenho agora na minha vida, meu norte.

RÔMULO – Termine de arrumar as coisas por aqui, eu preciso ir trabalhar. Prometo que chegarei cedo hoje para preparar uma janta para a gente e para conversarmos também.

O vilão pega sua maleta sobre um móvel, dá um selinho em Rebeca e retira-se. Close nela apreensiva.

CORTA PARA:

 

 CENA 10. DEFENSORIA PÚBLICA. SALA DE JOEL. INTERIOR. TARDE. 

INSTRUMENTAL – Maldades.

Eugênia senta-se diante de Joel e imediatamente entrega dois papéis a ele, que os lê rapidamente.

EUGÊNIA – Aí estão o documento de compra da casa que eu fiz e o comprovante de emprego de Ítalo, que é meu companheiro. Trouxe para provar que nós temos residência fixa e uma maneira de sustentar Ariana.

JOEL – Isso que você me entregou é bom, muito bom. A casa parece grande e o emprego de seu parceiro é em uma empresa muito conhecida. Acho que o juiz pode até conceder guarda provisória quando vir isso.

A vilã abre um largo sorriso ao receber a notícia.

CORTA PARA:

 

 CENA 11. EMPRESA DE RÔMULO. SETOR DE DISTRIBUIÇÃO. INTERIOR. 

Vladimir entrega seu atestado médico para Fidel, que o encara seriamente.

FIDEL – Tu tem certeza que não olhou a mercadoria, né? Eu tô ligado que a caixa se rasgou durante seu acidente.

VLADIMIR – Fica de boa que eu não fui conferir. Não sei o que vocês tanto transportam, mas tô ligado que é coisa pesada.

FIDEL – Se eu descobrir que tu tá metido nos corre, comparsa, a coisa vai ficar braba pro teu lado. Tô te avisando isso na amizade.

Fidel recolhe o atestado e vai embora. Vladimir aproxima-se de sua moto, que está sendo carregada. Antes de embarcar no automóvel, ele nota a aproximação de Grazi, que vem em sua direção.

VLADIMIR (surpreso) – Você?

GRAZI – Oi. Eu queria te ver novamente.

Os dois sorriem um para o outro. Closes alternados.

CORTA PARA:

 

 CENA 12. FLAT DE RÔMULO. SALA DE JANTAR. INTERIOR. ANOITECER. 

Rebeca e Rômulo dividem a mesa enquanto jantam.

REBECA – Essa comida que você fez ficou ótima. Acho que nunca comi uma macarronada tão boa.

RÔMULO – Não costumo cozinhar muito, mas quando faço, capricho — diz ao dar uma garfada.

REBECA – Fico feliz que você não ficou bravo por aquilo que houve no hospital. Não quero te chatear.

RÔMULO – Se você quer se afastar daquele seu ex, é melhor desfazer o pedido de guarda de Ariana com ele e iniciar uma nova. Eu te ajudo.

REBECA – Acho que não é uma boa ideia, pois pode prejudicar minhas chances de ficar com ela. Joel me orientou a continuar como está por enquanto até chegar o dia do julgamento da guarda dela.

RÔMULO – Você não está entendendo, querida. O melhor pra você é desistir disso e deixar que eu peça a guarda da menina. Mesmo sozinho eu tenho mais chance que todos. Usando sua influência sobre ela e minha influência na sociedade a gente vence facilmente.

REBECA – O quê? Eu não posso aceitar essa proposta, além de ser indecente vai te dar poderes sobre ela. Não é nada pessoal, Rômulo, mas eu não quero colocar tanta responsabilidade sobre as suas costas. Você é tão jovem e ocupado, não precisa ter essa dor de cabeça para si.

RÔMULO – Você ainda não entendeu, vou ser mais didático.

O vilão limpa os lábios com um guardanapo e levanta-se da mesa, caminhando até a porta. Rebeca o acompanha com o olhar. Rômulo tranca a porta da frente e guarda a chave no bolso de sua calça.

REBECA – Realmente não estou entendendo o que você quer.

RÔMULO – Daqui você só sai quando tirar seu nome do pedido de guarda de Ariana. Eu quero adotá-la e você vai me ajudar, caso contrário, nunca mais verá a luz do sol.

Reação de Rebeca. Closes alternados.

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