CENA 1. CARTÓRIO MUNICIPAL. FACHADA. EXTERIOR. DIA.
INSTRUMENTAL – Tensão.
Rômulo e Rebeca se enfrentam. Assustada, Sueli acompanha.
REBECA – Eu não vou assinar esse documento, não quero me casar. Minha decisão em contrair esse matrimônio jamais foi bucólica.
GRAZI (levanta-se) – Será que alguém poderia explicar o que está acontecendo?
BENÍCIO – Rômulo estava ameaçando Rebeca, forçando-a a se casar com ele para manter Ariana a salvo, viva e sem nenhum perigo.
RÔMULO – Isso é um complô contra mim, é tudo mentira, ninguém pode acreditar…
REBECA (cortante) – É verdade, sim. Você me manteve em cárcere na sua própria casa e eu tenho provas disso, Rômulo. Todo o seu reinado de maldade acabou.
Rebeca vira-se e caminha em direção a Célio, o abraçando ao lado de Ariana. Rômulo range os dentes de ódio.
RÔMULO (odioso) – Se vocês pensam que me derrotaram, estão completamente enganados.
REBECA – Antes de ir, tem algo que eu queria muito te devolver, Rômulo.
Num súbito movimento, Rebeca acerta um forte tapa no rosto do vilão.
REBECA – Isso é por você ter encostado essas mãos sujas em cima de mim. (cospe nele) Eu tenho verdadeiro nojo de você, tenho vontade de me lavar inteira só de lembrar que você já ousou me tocar uma vez.
A mocinha rapidamente se recompõe, vira-se e vai embora acompanhada por Ariana, Benício e Célio. Sueli tenta aproximar-se de Rômulo, mas ele recua, afastando-se. Close nele com ódio.
RÔMULO (para si) – Se vocês pensam que vão se livrar de mim, estão muito equivocados. Vocês não vão esquecer de mim tão facilmente, ainda tenho uma carta na manga.
CORTA PARA:
CENA 2. DELEGACIA DE POLÍCIA. SALA DE INTERROGATÓRIO. INTERIOR.
FIDEL – Benício Sanches, esse é o nome do mandante do crime.
POLICIAL – Por que ele mandou que você executasse isso?
FIDEL – Ele e a ex-mulher queriam adotar Ariana, só que perderam a guarda para Eugênia e Ítalo. Foi por isso que ele me ordenou que os eliminasse, porque queria ter a guarda da menina de volta. Ele sabe que Ariana tem um terreno muito valioso e quer explorar, essa foi a verdadeira motivação do crime.
O escrivão anota tudo. Close em Fidel invulnerável.
CORTA PARA:
CENA 3. CLÍNICA PARTICULAR. SALA DE ESPERA. INTERIOR.
INSTRUMENTAL – Drama.
Pandora segura as mãos de Galeno e senta-se em uma poltrona, levando-o junto.
PANDORA – Joel sofreu uma pancada muito forte na cabeça, esse é o mais grave. Chances de morrer ele não tem mais, está salvo, mas ainda é cedo dizer se há algo de errado por conta da forte pancada.
JOEL – Isso significa que ele pode ter sofrido algo com o impacto do atropelamento?
PANDORA – Sim. Não posso te enganar, ele pode ter ficado com algo por conta da força da porrada que levou, não dá pra afirmar ainda, precisamos fazer mais exames e vê se ele ainda terá sequelas disso.
Galeno baixa a cabeça às mãos e Pandora lhe oferta um abraço lateral.
CORTA PARA:
CENA 4. CLÍNICA PARTICULAR. LEITO DE EUGÊNIA. INTERIOR.
SONOPLASTIA: Nicki Minaj – Chun-Li.
Eugênia aproxima-se de Ítalo e o sacode pelos braços.
EUGÊNIA – Você não pode recuar agora, Ítalo. Depois de tudo o que já passamos juntos, vai querer desistir, vai ficar com medinho?
ÍTALO – Tu não tá ligada no ninho de cobras que a gente se meteu. A gente enfrentou mafiosos, bandidos perigosos, mas nunca alguém tão influente e poderoso como Rômulo. Não é medo, é só precaução.
EUGÊNIA – A gente não pode desistir assim, depois de nadar tanto. Estamos muito perto de alcançar a praia, não vamos morrer aqui.
ÍTALO – Realmente, você parece estar tão obcecada por isso que não enxerga. Tô ligado que tu tem um objetivo mais forte que não quer me contar, só que eu não quero mais me arriscar nisso. Sinto muito.
Ítalo solta-se da parceira de crime e deixa o quarto. Transtornada, a vilã bagunça o cabelo e olha ao redor. Por fim, ela encosta-se na parede perto da janela e começa a deslizar até cair sentada no piso.
CORTA PARA:
CENA 5. FLAT DE RÔMULO. SALA DE ESTAR. INTERIOR. TARDE.
INSTRUMENTAL – Maldades.
Rômulo irrompe em sua residência e bate a porta estrepitosamente. O vilão arremessa seu blazer sobre o sofá e, numa onda de ódio e frustração, começa a pegar objetos decorativos e arremessá-los contra o piso ou paredes. Após descontar sua revolta, o vilão senta-se no chão, onde esfrega o rosto com a mão no exato local da bofetada levada.
RÔMULO – Não vou desistir de você, Rebeca. Você e sua filhinha maldita serão minhas de um jeito ou de outro.
Close nele furioso.
CORTA PARA:
CENA 6. POUSADA. QUARTO DE REBECA. INTERIOR.
SONOPLASTIA: Selena Gomez – Back to you.
Benício imerge do banheiro do quarto e vai até Ariana, que pula na cama.
BENÍCIO – Ari, eu enchi a banheira pra você poder brincar um pouco. Por que você não vai lá enquanto eu converso com Rebeca?
ARIANA – Tudo bem, mas eu vou deixar vocês sozinhos só pra conversarem e se darem bem, eu não quero mais ficar longe de vocês.
Ariana faz Benício rir segue rumo ao banheiro. O mocinho aproxima-se de Rebeca, que está parada diante da janela.
BENÍCIO (sútil) – Você gostaria que eu ficasse com você? Acho mais seguro, não quero que nada te aconteça.
REBECA – Não quero te atrapalhar. Sei que você tem suas coisas, seu livro, eu não quero estorvar sua rotina.
BENÍCIO – Pra mim não seria nenhum incômodo, pelo contrário, eu quero te proteger pra que nada de ruim volte a acontecer.
REBECA – Não posso esconder que receio o retorno de Rômulo, creio que ele não vai desistir tão facilmente dessa história, mas acho melhor você não ficar, Benício. Ninguém tem como saber onde eu tô, nós não informamos minha localização a ninguém.
BENÍCIO – Depois de tudo o que aconteceu você ainda não acredita em mim, né? Eu não te julgo nem me chateio, entendo seu lado, só que você precisa acreditar que tudo o que aconteceu foram armações para nos separar. Você ainda confia em mim?
ARIANA (off) – Mãe, meu prendedor de cabelo caiu na água, não consigo achar.
REBECA – A gente conversa melhor depois, deixa a poeira baixar um pouco.
Rebeca rapidamente afaga o rosto de Benício e retira-se, deixando-o confortável.
CORTA PARA:
CENA 7. DEFENSORIA PÚBLICA. SALA DE JOEL. INTERIOR.
O substituto de Joel atende Pandora e Célio, apertando as mãos deles.
FIGURANTE – Estou substituindo Joel, ele que é o encarregado desse departamento, só que ele se acidentou.
PANDORA – Fiquei sabendo, eu sou uma das enfermeiras que está cuidando do caso clínico dele.
CÉLIO – Bem, minha mulher e eu viemos para fazer o pedido de guarda de Ariana para o mais rápido possível. Os atuais pais dela estão impossibilitados de cuidar dela, chegaram até a sofrer um atentado homicida esses dias e estão internados.
FIGURANTE (assustado) – Meu Deus! Eles botaram a vida da menor em risco, eu preciso avisar isso ao juiz imediatamente.
O assistente social senta-se em sua poltrona e começa a digitar algo em seu computador.
CORTA PARA:
CENA 8. RESIDÊNCIA DE EUGÊNIA E ÍTALO. FACHADA. EXTERIOR. NOITE.
INSTRUMENTAL – Conflito.
Ítalo estaciona o carro diante da residência e desce ao lado de Eugênia.
EUGÊNIA – Você não pode desistir assim tão fácil, Ítalo. A gente lutou tanto pra chegar aqui, você não pode simplesmente jogar tudo pro alto…
A vilã continua a insistir, mas Ítalo ignora. Os dois entram em casa e, sem paciência, o vilão segura Eugênia pelos braços e a coloca sentada no sofá à força.
ÍTALO (empertigado) – Eugênia, você precisa entender que nós fomos longe demais. A gente nadou, nadou e paramos na parte mais funda do oceano, quase morremos afogados. Você não percebe o quanto isso é perigoso? A gente tem que vazar antes que terminemos afogados, a sete palmos do chão.
EUGÊNIA – Tá ligado que a menina tem um terreno onde já encontraram diamantes? (enfatiza) Diamantes! Preciso te lembrar disso? A gente não pode desistir depois de lutar tanto, a recompensa é suficiente para que a gente recupere tudo o que estamos investindo e já investimos nesse maldito negócio.
ÍTALO – Uma hora dessas Rômulo já deve saber que o planinho dele falhou e logo vai mandar aquele capanga pra vir nos apagar. Você acionou a polícia, ok, mas você acha mesmo que isso vai frear aquele cara? Ele agora quer nos eliminar pra vencer a disputa e ficar com Ariana de uma vez por todas.
EUGÊNIA – Não se a gente se adiantar e chegar até ele primeiro. Nós podemos ser mais rápido e atacá-lo antes, assim ele não vai conseguir nos alcançar. Nós ainda temos plenas chances de vencer essa guerra, Ítalo, mas nunca o faremos se você simplesmente desistir de tudo agora. Você não pode…
ÍTALO (interrompe) – Você deve ter ficado com alguma sequela por inalar o gás, tu tá maluca. Você tá tão alienada por essa grana que não enxerga, já tá cega. Se você não quer me ouvir, sinto muito, mas eu não vou mais atuar nisso. Vou pegar metade dos nossos dólares e vazar disso enquanto posso.
EUGÊNIA – O quê? (se levanta) Você não pode fazer isso, esse dinheiro é nosso.
ÍTALO – Eu cansei, não quero saber. Vou-me embora, não vou continuar nisso.
Ítalo segue para o hall. Insistente, Eugênia o segue.
CORTA PARA:
CENA 9. DELEGACIA DE POLÍCIA. SALA DO DELEGADO. INTERIOR.
O delegado lê o depoimento impresso de Fidel.
DELEGADO – Parece convincente. (larga o papel) Investigue o paradeiro desse rapaz, temos que prendê-lo o mais breve possível, ele pode tentar eliminar o casal novamente.
A policial assente e deixa a sala.
CORTA PARA:
CENA 10. DELEGACIA DE POLÍCIA. CELA DE FIDEL. INTERIOR.
SONOPLASTIA: Black Eyed Peas – Get it.
O carcereiro acompanha Rômulo até a cela e o deixa a sós com Fidel, que aproxima-se das grades.
FIDEL – Não imaginei que você viria tão rápido.
RÔMULO – Você sabe que eu detesto perder tempo, nem precisei de tanto dinheiro como imaginei.
FIDEL – Estou ansioso pra sair daqui, essa pocilga não foi feita pra mim.
RÔMULO – Quem disse que eu vim te tirar? Vim só ver como você estava, não vou te tirar daqui logo.
FIDEL (surpreso) – O quê? Como assim? Você vai me deixar mofar aqui?
RÔMULO – Isso é o que você merece por ser incompetente. Eugênia, Benício e Ítalo prosseguem vivos e Rebeca não está mais comigo e é tudo culpa sua. Você vai ficar aí, sim, até eu resolver que você já foi castigado. Faça bom proveito de sua estadia no hotel.
Rômulo abre um sarcástico sorriso e sai, deixando Fidel possesso ao sacudir as grades e gritar o nome do patrão.
CORTA PARA:
CENA 11. COBERTURA SOLTEIRO DE PAULA. SALA DE JANTAR. INTERIOR.
Yasmin recolhe a louça após o jantar.
SUELI – Rômulo não entrou em contato nem retornou minhas ligações… acho que irei visitá-lo amanhã — diz enquanto limpa os lábios com um guardanapo.
GRAZI – Tenho certeza que ele tá bem, senão já teria dado algum sinal. (T) Agora, preciso me arrumar, vou me encontrar com Vladimir.
NICOLE – Olha, parece que virou romance mesmo, hein? Estou indo pra casa ficar com minha avó, eu te dou uma carona.
GRAZI – Não, melhor você ir logo, eu ainda preciso me arrumar. Eu chamo um táxi quando eu for.
Nicole assente e levanta-se da mesa, cumprimentando as duas para ir embora.
CORTA PARA:
CENA 12. RUA DESERTA. TÁXI. EXTERIOR.
INSTRUMENTAL – Suspense.
De longe, vemos um táxi sinuar na rua e seguir em direção à câmera. No interior do veículo, Grazi mostra-se atenta ao caminho, mantendo o olhar fixo na paisagem exterior.
GRAZI – Moço, que rua é essa? Acho que tem ninguém aqui, não gosto dessas ruas pouco movimentadas. É melhor irmos por uma com mais pessoas.
O motorista nada responde. Percebemos que a rua é sem saída quando o taxista chega ao fim da via e para seu automóvel, o desligando. O suspense aumenta gradativamente.
GRAZI (atemorizada) – Que isso, moço? Por que parou? Eu tenho um compromisso agora, já tô ficando atrasada, não posso faltar a ele.
TAXISTA – Você é muito bonita, sabia? (aproxima-se) Será que você não pode se atrasar só mais um pouco para o seu evento?
Assustada, Grazi começa a recuar. O motorista toca uma de suas pernas e ela contrai o membro, evitando contato. O taxista começa a subir no banco para atravessar para o banco de trás. Close em Grazi apavorada.
CORTA PARA:
CENA 13. CLÍNICA PARTICULAR. SALA DE ESPERA. INTERIOR.
Pandora caminha até Galeno, que cochila sentado em uma poltrona.
PANDORA – Mana, (cutuca) Galeno. A médica liberou que Joel recebesse visitas. Você quer ir lá vê-lo?
GALENO – Posso vê-lo? (levanta-se) Eu quero, quero ir vê-lo.
A enfermeira o acompanha.
CORTE IMEDIATO PARA:
CENA 14. CLÍNICA PARTICULAR. LEITO DE JOEL. INTERIOR.
SONOPLASTIA: Sandy, Lucas Lima – Areia.
Emocionado, Galeno chega perto de Joel, que começa a acordar.
GALENO – Oi. Como você se sente?
JOEL (atônito) – Oi. Quem é você?
No susto, Galeno recua um pouco diante da reação do assistente social. Closes alternados.
CORTA PARA:
CENA 15. PENSÃO DE TAMIRES. SALA DE ESTAR. INTERIOR.
Tamires acomoda-se no sofá ao lado de Benício, que encara o horizonte.
TAMIRES – Imagino que você esteja pensando em Rebeca.
BENÍCIO – Sei que ela está segura com Célio e Ariana lhe fazendo companhia, mas eu gostaria de estar junto.
TAMIRES – Vi luzes acesas na casa de Eugênia. Ela não foi buscar Ariana?
BENÍCIO – Nós sabemos que ela e Ítalo são irresponsáveis, amorais. Eles nem sequer ligaram pra Ariana e eu…
O mocinho é interrompido pelo toque da campainha. Benício levanta-se e segue até a porta, deparando-se com uma policial que imediatamente revela seu distintivo.
POLICIAL – Boa noite. Nós viemos buscar o senhor Benício Sanches.
BENÍCIO – Sou eu mesmo, boa noite. O que vocês desejam comigo?
POLICIAL – O senhor tá sendo acusado da tentativa de homicídio do casal Eugênia e Ítalo, seus vizinhos. Peço que não reaja, o senhor está preso.
Tamires levanta-se do sofá ao ouvir e reage surpresa assim como Benício. Closes alternados.