Olá, leitor(a)! Como vai seu domingão? Hoje o Observatório é dedicado a todas as mães do Brasil. Parabéns!

 


Era uma vez uma pessoa que descobria ser adotada por aquele a quem chamava de pai. Após perder tudo que tinha, jura vingança contra seus oponentes. Esta foi a trajetória de Sandro Novak, o protagonista da recém-finalizada Flashback (Cyber TV). Mas ele não está sozinho nessa. A jovem Luna, de Coisas da Vida (Megapro/BDZ), também passou por tudo isso. Mas as semelhanças entre Sandro e Luna param por aí. Vamos à história!

Luna (Anahí) foi enganada e roubada pelo galante e crápula Caetano (Sebastián Rulli). Em seguida, pouco antes de morrer, o pai lhe conta que a adotou após ser abandonada junto com um anel escrito com as iniciais A.A. Depois se apaixona por Gustavo (William Levy), que é obrigado pela mãe a abandonar Luna. Grávida, ela se muda para São Paulo e começa a trabalhar para o deprimido Abner (César Évora), que ficara paralítico após uma tentativa de suicídio. Nasce uma forte amizade entre eles. Aos poucos, Luna descobre ser filha de Abner e de Karen (Daniela Castro), que abandonou a menina por não querer criar um bebê do homem a quem mais odeia. Então Luna põe em prática seu plano de vingança contra Karen, Caetano e outros vilões, enquanto reconquista Gustavo.

Coisas da Vida estreou na Megapro em 28 de janeiro, com exibição às quartas e sextas-feiras. Motivos internos entre a autora Débora Costa e a direção fizeram com que ela se desligasse da emissora e continuasse a postagem dos capítulos no Blog da Zih, onde “reestreou” na última sexta-feira, 10 de maio, com o episódio número 30 – é sobre ele a resenha deste domingo. Destaque para o sequestro de Luna e para os embates de Karen com Caetano e Vivian.

 

Logo na primeira cena, ocorre tensão em doses cavalares. Karen ficou tão aflita com o rapto da filha Luna, que a autora ficou com muita fome e comeu diversas vírgulas (risos) e até o acento do verbo . Só se esqueceu de petiscar o i da palavra mais. O banquete gramatical continua até o fim do capítulo.

 

A falta das vírgulas dos vocativos (chamamentos) já se tornou a marca registrada de Débora Costa.

 

Na cena 04, Vivian faz uma convincente encenação para a amiga Giovanna, dizendo-se assaltada e violentada. Mas é só Giovanna sair de cena, para a megera mostrar sua verdadeira face. Que raiva dela! Na cena anterior, Isabela também comemora o sequestro de Luna.

 

Por cenas como esta acima, Débora é definitivamente a Gloria Magadan das webnovelas. Sabe como deixar os leitores tensos a cada cena e a cada reação dos personagens. Prova disso é que Franco Bittencourt e Giane Gouveia estão vivos até hoje na memória dos fãs dos dramalhões da internet.

 

Caramba! O que falta de pontuação nessa novela, sobra de vilões. Mas Luna tem uma torcida muito mais forte e vencerá todos os monstros até o final.

 

Usa-se o verbo destacado no singular, já que o núcleo do sujeito (nenhum) pede assim, mesmo que este esteja seguido por um substantivo no plural. Outro exemplo:

Nenhuma das novelas deixou de ser exibida hoje.
Nenhum dos prédios está em má conservação.

 

Mãe é mãe! Karen está desconfiada do Caetano e da Vivian. No fundo, ela sabe com quem ela e a filha estão lidando.

 

E lá foi ela jogar verde. Dessa vez não colheu maduro, mas a falsiane Vivian terá que se preparar pra ser desmascarada em breve.

 

Novelas em que faltam bofetadas jamais estarão entre as escritas por Débora Costa. Em todo capítulo há um ou mais tapas básicos trocados entre os personagens. E assim termina o primeiro dos episódios exibidos na casa nova.

 

Mais mexicana que as novelas anteriores, inclusive quanto ao elenco, Coisas da Vida mostra que Débora ainda tem muita vela pra queimar, levando diversão e emoção aos leitores e fãs. As inadequações gramaticais têm aparecido mais frequentemente que em Hierarquia e em Insensatez, mas a intensidade do enredo cresce na mesma proporção. Débora é assim: ame-a ou deixe-a. Num piscar de olhos, ela estará de volta com uma nova obra na Cyber TV.

Não perca as emoções dos próximos capítulos no Blog da Zih. Na próxima semana, um leão dará as caras no quadro Resenha.

 


E assim termina o Observatório da Escrita de hoje. Uma ótima semana pra você!

Amanhã estreiam duas novas obras na Cyber TV: Amores Imperfeitos (às 21h) e A Difícil Arte de Ser Eu, Lucas (às 23h). Espero você!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Publicidade

Inscreva-se no WIDCYBER+

O novo canal da Widcyber no Youtube traz conteúdos exclusivos da plataforma em vídeo!

Inscreva-se já, e garanta acesso a nossas promocionais, trailers, aberturas e contos narrados.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo