Olá, leitor(a)! O Observatório da Escrita está no ar com uma nova resenha. Você tem a sabedoria de amar? Sim? Não? Não sabe? Seja qual for a sua resposta, hoje é dia de comentar sobre um dos contos de Saber Amar. Vamos lá!


Nesta última sexta-feira (28), foi exibido o antepenúltimo episódio da série, intitulado A Sabedoria de Amar. A autora é Lyvia Peroba, responsável por outros trabalhos como Recomeçar, Baila Amor, Belo Litoral e Senhora do Sertão. O conto narra uma conversa entre dois frades sobre o amor fraternal, à beira do rio. Vamos aos trechos de destaque:

 

O frade mais jovem começa indagando ao outro, bem mais idoso, sobre como conseguir a sabedoria. Assim, a autora já deixa perguntas para que os leitores possam ou tentem responder junto com os personagens.

 

E assim o outro protagonista respondeu, destacando a diferença entre sabedoria e prática.

 

Durante toda a narrativa, os frades comparam as situações da vida com as diversas maneiras com que as águas podem se apresentar, como as fortes correntezas dos rios que representam os momentos mais turbulentos e como as águas calmas do mar para simbolizarem as temporadas de tranquilidade.

 

O orgulho também é destaque entre os temas abordados. E mais lições são dadas para os leitores.

 

Mais uma pergunta para quem acompanhou a história: como é possível mudar aquilo que se tem de pior e transformá-lo em um aprendizado, em uma virtude, a fim de tornar-se uma pessoa melhor?

 

Chegou-se finalmente ao ensinamento mais importante: o do amor, na sua forma mais humana e singela.

E assim termina A Sabedoria de Amar. Com muitas lições de vida deixadas em um texto escrito de maneira simples e cativante, além de uma grande sensibilidade já conhecida desde Recomeçar. Lyvia acertou em cheio ao apostar num enfoque diferente dos demais autores da série antológica. A música de Marisa Monte, Vilarejo, casa perfeitamente com o conto. Parabéns para a autora pela ideia e pela participação em Saber Amar.

Leitor(a), ouça aqui a música que encantou na história dos dois frades.

 


O Observatório da Escrita fica por aqui, mas na semana que vem tem mais. Lembrando que, a partir do próximo domingo, o Cyber Backstage será exibido junto com o Observatório (horário a confirmar).

Em breve novos programas se juntarão a eles nas noites dominicais. Entre eles, a volta do Nostalgia com Débora Costa.

Fique com Deus e tenha uma excelente semana!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo