Olá, leitor! Olá, leitora! Hoje o Observatório vem firme e forte. Analiso um capítulo da novela das 18h e deixo a recomendação de um ótimo canal no Youtube que rendeu até curso na Udemy. Sem mais delongas, vamos ao programa.

 


Partes de Mim, de Ramon Silva (Família por Acaso), conta a história do casal apaixonado Sol e Alfredo. Eles são os patrões de Marta, uma mulher invejosa, ambiciosa e mal amada. Quando Sol fica grávida de gêmeos, a vilã planeja roubar os bebês e fugir para o Rio de Janeiro. Dito e feito. Após o sumiço de Marta, Sol fará de tudo para encontrar seus filhos e fazer justiça contra aquela em quem chegou a confiar um dia. Mesmo que isso tenha que levar 20 anos para se cumprir.

Vamos aos trechos de destaque do sexto capítulo, exibido em 7 de junho:

 

Na primeira cena, Sol está preocupada com o estado de saúde de sua mãe, Glória, e com o fato de não ter passado a noite com ela. O diálogo é bem construído, fluido e natural. Parabéns ao autor! O único porém está nos pontos de exclamação em excesso, já que aparecem em quase todas as falas. Se deixar para colocá-los apenas nas partes em que se expressa maior emoção ou em no máximo a metade do diálogo, a leitura se torna mais harmônica.

 

Os comandos de roteiro estão presentes na cena de forma sintética, econômica, o que deixa a aparência do texto bem limpa, como a cena pedia. Gostei. Talvez eu mexesse somente no cabeçalho, eliminando a partícula “rua”, e reforçaria na rubrica que a personagem Alvinha esperava na calçada. Mas isso fica a critério do autor.

 

O que será que Glória esconde algo de Sol e Alfredo? Suspense no ar… Vamos para as próximas cenas.

 

No excerto acima, dois pontos a considerar. Na parte destacada em azul, a forma apresentada é organizada e correta. Mas caso você não goste de separar as duas falas do mesmo personagem com uma rubrica pequena, existe uma alternativa também eficiente:

MARCÍLIO — Ah, sim. A moça da limpeza. Entre. (Marta entra, e ele fecha a porta) Confesso que fiquei surpreso. Uma moça tão linda quanto você trabalhar com esse tipo de coisa.

Já o trecho em vermelho apresenta problemas de pontuação e um plural “invasor”. Quando muda o sujeito (de ele para os cabelos dela), ocorre a vírgula. Segue a versão corrigida:

Ele vai atender a porta. Quando abre, ele olha Marta em SLOW, e os cabelos delas voam como nos comerciais.

 

Marta que se prepare, pois o delegado está a fim de desmascará-la rapidinho.

 

Mais tensão naquele hospital. O delegado faz a cúmplice entregar a mandante do roubo, e Sol não gosta nada da presença do desafeto Jorge, que teria causado a separação dos pais da moça. Tanto que, na cena seguinte, Sol discute com a mãe. E os pontos de exclamação continuam firmes e fortes nas falas!!!!! 😀

 

O ricaço Marcílio não só contrata a vilã, como já fica de intimidade com ela. Todo mundo sabe onde isso vai dar, não? Do jeito que ela é ambiciosa…

 

Sol descobre que Marta não passava de uma traidora e que roubou seus filhos gêmeos. Agora, sim, a protagonista deseja acabar com a vilã e recuperar seus filhos. A notícia é dada por um telejornal, e Maria desconfia de que os gêmeos levados pra casa por sua irmã tenham sido, na verdade, sequestrados. Gancho forte para o próximo capítulo.

 

Com uma premissa forte e que sempre funciona – o roubo de bebês em nome da ambição –, Partes de Mim mostra que terá emoção de sobra até o último capítulo. É impossível não torcer para Sol recuperar seus bebês e para Marta ter o devido castigo por suas maldades. A ação se concentra intencional e quase totalmente sobre as duas personagens. O texto se apresenta de maneira simples, palatável e eficiente pelo autor. Os ganchos são atrativos, o que é muito importante, para que o leitor queira ler os próximos capítulos. Autor, fica de olho somente no excesso de exclamações, ok? Meus parabéns por mais uma grande obra, Ramon!

 


Em uma das edições passadas do Cyber Backstage, fiz uma propaganda do site Udemy no quadro ClassifiCyber. Pra quem não conhece, é um portal que oferece videocursos relacionados aos mais diversos temas que se possam imaginar: escrita, astrologia, música, matemática, idiomas, saúde, culinária, aplicativos e programas, tarô, esportes…

Periodicamente, a Udemy costuma oferecer qualquer curso por um preço pequenininho. Só pra ter uma ideia, há uma promoção ativa até o dia 13/06 (quinta-feira agora): nada mais que R$ 19,99 por curso. Isso mesmo! Nesta semana comprei dois cursos novos – um de idiomas e um de escrita criativa. Eles estão lá na conta, só esperando eu iniciá-los quando eu quiser – não há prazo para começar ou terminar, e o acesso é vitalício. Como eu já havia comprado outro curso em março, decidi estudar este em primeiro lugar. E também adquiri outro gratuito. É deste que vou falar agora: Como publicar um livro no Wattpad?

Abri este curso e me surpreendi com alguns vídeos, todos muito didáticos e detalhados. Aliás, recomendo para quem escreve ou deseja escrever para qualquer plataforma – do Wattpad até os livros físicos. A instrutora, Wlange Keindé, explica nos vídeos o passo-a-passo para o autor mostrar seu trabalho na plataforma digital e gratuita, o que inclui a obra e a capa do livro; ela destaca também os cinco principais erros dos escritores e como evitá-los.

Passaram-se cinco ou seis vídeos, e tudo acabou? Nada disso! Na verdade, o curso é um pequeno pedaço de um trabalho maior chamado Ficçomos, o canal da escritora no Youtube. Ali, ela dá inúmeras dicas e ferramentas para o nosso aperfeiçoamento na arte. Deixo aqui uma amostra. Caso você goste, entre no canal, se inscreva e assista a muitos outros vídeos da Wlange. Gostei muito da abordagem dela e por isso deixo a recomendação aqui no Observatório da Escrita.

[yotuwp “videos” id=”4GElilWOIwk” ]

Ficçomos no link https://www.youtube.com/channel/UCKIcIvwOIbihmjT52LoXp_g.

 


Na próxima semana, o Observatório da Escrita vai ser todo dedicado a um tema que deixa muitos escritores de cabelos em pé: como pontuar diálogos (e o que os verbos têm a ver com isso). Está imperdível!

Tenha uma ótima semana de muita paz, saúde e prosperidade na sua vida!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo