*

programa criado e dirigido por WELLYNGTON VIANNA
apresentação de MARCELO DELPKIN

*

Boa noite, leitor(a)! O Observatório da Escrita está no ar. Os destaques de hoje são dois livros novinhos em folha que agora fazem parte da minha mesa de cabeceira e as novidades do Direto do Wattpad. Vamos em frente!

*


*

Há poucos dias, a fila da leitura ganhou dois novos e importantes “filhotes”. O primeiro foi enviado pela querida e excelente escritora Sylvana Camello (Fome, Os Órfãos de Eldarion, O Portador da Luz). Kiss – A Maldição do Rei dos Vampiros é uma comédia vampiresca com todos os ingredientes obrigatórios de uma história escrita por Sylvana. Na mesma linha “morcega” está o livro A Dama Negra – A Saga da Noite Sombria, originado da série exibida em 2017 pela tão talentosa Isa Miranda (00:00, Saber Amar). Muito obrigado a vocês duas pelas obras. Estão aqui bem cuidados para a degustação em breve.

Leitor(a), veja as fotos que postei no Instagram e no Facebook ao receber os livros. Melhor sensação, impossível. Livro é vida!

*


*

Você certamente já ouviu falar em fanfic. Mesmo que não conheça por esse nome em inglês, já leu alguma história de alguém nesse estilo ou até já inventou alguma.

Fanfic é uma redução de fan-fiction, ou seja, ficção criada ou adaptada por fãs. Um filme, uma série, uma novela, um livro, um quadro ou qualquer outra forma de arte é publicada e ganha fãs. Algum deles decide criar um enredo para homenagear, mudar o final, fazer uma releitura ou qualquer outra coisa a partir da obra original. Um exemplo muito conhecido dos leitores da Cyber TV é a série Gêmeos – A Face Oculta, desenvolvida por Andréa Bertoldo (a rainha das fanfics no MV) em cima do anime Os Cavaleiros do Zodíaco e que reestreia amanhã às 14h, em Vale a Pena Ler de Novo. O webfilme O Primeiro Amor, de Débora Costa, também pode ser considerado uma fanfic adaptada da telenovela homônima de Walther Negrão.

O Wattpad, por sua vez, vive recheado de fanfics inspiradas em filmes como Cinquenta Tons de Cinza. Não sou poucos os Christian Greys da plataforma ‘laranjinha”, vários deles “personificados” por Henry Cavill ou por Jamie Dornan (intérprete de Grey na série de filmes). Isso quando os autores não reinventam a vida de artistas, como Ed Sheeran e Selena Gomez.

Comecei a ler o primeiro livro, uma fanfic protagonizada pela atriz e cantora mexicana Anahí, mas decidi mudá-lo. Ele tem quase duzentos capítulos, o que retardaria demais o andamento deste quadro e a análise da obra. Ela será substituída por Um Milagre, escrita por Raquely Caldeira a partir da novela mexicana A Que Não Podia Amar. O livro seguinte continuará sendo O General da Minha Vida, romance gay de Rip.P.

Segue a minissinopse de Um Milagre, cujo link está aqui:

“Após quatro semanas de um inexplicável distanciamento entre Ana e o esposo. Ela recorre à oração na capela para desanuviar a alma. O pedido da enfermeira é atendido, mas não como ela imaginava.”

*

Você é fã de fanfics? Deixe nos comentários sua experiência como leitor(a) e/ou escritor(a).

Vale lembrar que a produção de fanfics, como adaptação de obras artísticas alheias muitas vezes sem o devido pagamento dos direitos autorais, pode causar a exclusão da obra em plataformas digitais e até sérios problemas judiciais ao(à) autor(a). Então cuidado é sempre bom nessas horas.

*


Aqui termina o Observatório de hoje, mas daqui a pouco tem Backstage e Nostalgia. Fique ligado(a)!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

  • Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

    Leia mais Histórias

    >
    Rolar para o topo