Olá, leitor! Olá, leitora!

O Observatório da Escrita vai revelar hoje o desejo mais secreto de todos os habitantes do Mundo Virtual — ou, pelo menos, o dos personagens do mais novo sucesso da Webtvplay. Como diz o Chapolin Colorado, sigam-me os bons!

 


 

~= RESENHA =~

 

Arte: Webtvplay.

Com um banner no melhor estilo cinematográfico dos anos 1940 e 50, Lucas Oliveira trouxe para o mundo a série Desejo Secreto, há algumas semanas na liderança de audiência da Webtvplay, desde que foi anunciada na Comic Con junto com o lançamento dos primeiros episódios. História baseada na obra de J. Gaspar.

Marlene é uma mulher que mexe com a libido dos homens de sua família e até da cidade de Gramado. Causa raiva e inveja nas mulheres. Seu principal alvo é Bentinho, primo e futuro padre. Por outro lado, esconde segredos ligados ao tempo em que viveu na Europa. Um deles atende pelo nome de Aurélio, cuja volta pode abalar suas estruturas. Vamos aos destaques do capítulo de estreia:

A série se inicia em 1945, na cidade de Gramado (RS). Rebeca comemora a volta da filha Marlene para casa, após uma temporada como atriz na Europa. Enquanto isso, na igreja, Bentinho se questiona sobre sua vocação e conta com o apoio do Padre Tide. À noite, Marlene volta e é recebida por toda a família num jantar especial. Bentinho, criado por Rebeca e Lauro, também cumprimenta a prima Marlene. Rute parece não gostar muito da presença da irmã famosa. Maneco, marido de Rute, troca olhares com Marlene. Esta, por sua vez, decide seduzir Bentinho à mesa. Um esfrega a perna na do outro, em uma sequência sensual — aquele clichê que sempre funciona. Rute se revolta com o marido.

Bentinho reza e pede proteção contra o pecado chamado Marlene. Porém, quando ele vai à cozinha, ela o segue e tenta seduzi-lo novamente. Ela o beija, e Bentinho sai correndo. Depois, já no quarto, ela se despe para ele. Embora fique excitado, ele ainda não cede e desfere um tapa na cara da voluptuosa mulher. Até que não consegue mais resistir e transa com ela ali mesmo. No dia seguinte, o velho Lauro estranha a ausência de Bentinho e o procura na igreja, mas não desconfia de que o rapaz está com Marlene. Lá, Rebeca bate à porta, e o casal fica apavorado com a possibilidade de um escândalo entre eles. Fim do episódio.

 

Sim, baixou o Nelson Rodrigues no Mundo Virtual! Embora sem as famosas “batatas!” disparadas pelos personagens do escritor mais erótico da nossa literatura — pelo menos entre os mais cultuados —, o clima de atração proibida em meio ao risco à moral e aos bons costumes da família de algumas décadas atrás se apresenta definitivamente na série de Lucas Oliveira. Marlene tem aquele jeito de mulher esfuziante que domina a todos com seu carisma europeu e com um toque de Luz Del Fuego, Marlene Dietrich ou mesmo as protagonistas picantes de A Vida Como Ela É… Bentinho representa o lado oposto: o angelical, aquele que luta contra o desejo, a tentação, mas que, no fundo, se agrada com a situação, apesar do medo de ferir sua reputação. Rute, a irmã invejosa e recalcada, tem ótimas cenas de ciúme com o cafajeste Maneco. Aliás, ela chega a suspeitar até da fidelidade do pai, Lauro. Sempre em tom cômico. São eles os melhores personagens desse início e cativam com certa simplicidade de construção. Não há malabarismos. Elementos do noir, estilo cinematográfico dominante nos anos 1940, também dão a “pimenta” necessária para o enredo — como no domínio sexual e quase trágico de Marlene sobre Bentinho.

Como dito antes, o banner e a logo também são marcantes e trazem curiosidade para o mundo projetado pelo autor. O desenvolvimento do capítulo é curto — cerca de quinze páginas apenas —, com cenas certeiras e sem atropelos nem enrolação. Todas as cenas estão lá por algum motivo, ou seja, na medida certa para contar a história. O único porém, a meu ver, foi o fato de Bentinho já ter se entregado à Marlene no início. Sugeriria ter ficado só no clima de sedução, com a situação se intensificando no capítulo seguinte até o esperado clímax. Isso deixaria os fãs mais doidos para ler a continuação. Evite entregar tudo logo de cara, ou os leitores pensarão que não há mais o que esperar dali pra frente na história e se afastam.

Uma notícia boa! Não achei inadequações gramaticais que considerasse relevantes para apontar aqui no programa. Aliás, parabéns pelo cuidado com o texto, com a construção das frases, com os diálogos e as descrições. Mais uma prova de que a simplicidade, quando bem trabalhada, pode render preciosos momentos de leitura. Gostei muito de Desejo Secreto.

Ficou curioso(a) pelos próximos episódios, leitor(a)? Corra lá pra Webtvplay e acompanhe a série.

 

próxima resenha

 


 

Que tal votar na resenha do dia 03 de outubro? Escolha sua trama preferida!

 

 


O Observatório da Escrita fica por aqui, mas tem mais na próxima semana. Um abraço!

de FRANCISCO SIQUEIRA

de RERYSON SILVA

em outubro

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo