Olá, querido(a) leitor(a)! Na semana passada tive um imprevisto e não pude exibir o Observatório da semana, mas hoje ele está de volta, firme e forte.

 


EPISÓDIO 5: CRIEI A HISTÓRIA ESTOU POSTANDO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS, MAS NÃO CONSEGUI PÚBLICO PARA LER. A DIFÍCIL ARTE DE GANHAR LEITORES.

Você escreve um texto, crônica, poema ou um grande romance e começa a postar em plataformas digitais, no entanto seus leitores são poucos e mesmo com o público alvo escolhido ainda assim não aumenta o número de leitores. Essa é a arte mais terrível que qualquer outra, atrair leitores. Ler no nosso país é bem complicado, maioria dos brasileiros são educados na frente da TV, smartphone e internet. Ler seria a última opção para muitas pessoas e para maioria então nem é opção.

Não gosto de ler.
Livro é muito caro.
Ler é chato.

São as palavras que sempre ouvimos quando convidamos pessoas a lerem. Chato, muito chato, mas não desista. Há leitores afim de conhecer novas histórias.

Onde acho esses leitores? A questão de achar leitores está ligada a sua imagem, como você se apresenta e as redes sociais são ainda o melhor lugar para atrair leitores. Vou dar umas dicas aqui, essas as quais também pratico e de certa forma vem fazendo aumentar meu público ou seja leitores.

  • Em suas redes sociais, fale de assuntos relevantes ao que você escreve, não foque somente em apresentar sua obra, mas aborde temas que tenha haver com o que escreve.

  • O público é muito disperso então, evite muito textão, chame atenção com mensagens e frases de impacto, seja sobre o que escreve ou até mesmo uma frase de seu livro.

  • Faça banners com imagens (use banco de imagens livres) que lembre seu livro ou tenha haver com ele.

  • Faça perfis dos personagens, faça ilustrações ou use imagens do banco de imagens grátis, diga coisas relevantes sobre seus personagens.

  • Imagens de lugares marcantes que usou em seu livro é uma forma de chamar atenção.

  • Fala stories falando do processo de escrever o livro.

  • Poste fotos suas com seus livros favoritos, comente o que achou e se for de algum autor marque em # e siga-os

  • Siga Instagrams literários, faça parceria com eles, comente e seja engajado nas redes sociais.

  • Siga Instagrams de leitores que comentam e leem seu livro.

  • Crie memes, gifs, figuras de seu livro para usar nas divulgações.

  • Participe de grupos literários, discussão literária e divulgação.

  • Faça lives no instagran e facebook, falando de temas relevantes a literatura e promova sorteios.

  • Faça parceria com booktuber, blogs e páginas literárias.

  • Compartilhe o processo de escrita de seu livro mostrando alguns trechos nas redes sociais.

  • Leia, leia, leia muito livros e principalmente de outros autores, comente e avalie de forma construtiva nas plataformas de publicação.

  • Escreva para blogs parceiros temas relevantes, contos, oneshot, resenhas e artigos literários.

  • Promova-se fazendo sorteios, indo em eventos, criando um circulo de leitores ou sarau em bibliotecas públicas, convide amigos para participar.

Nossa é tanta coisa para fazer, como se consegue escrever e fazer tudo ao mesmo tempo? Já que redes sociais requer tempo para ficar online. Vejamos bem, realmente é trabalhoso, mas fazer tudo ao mesmo tempo eu não indico, acho que cada deve encontrar seu ritmo e se adequar a ele.

Escrever é a prioridade, claro, afinal o que adianta está sempre online se você não tem material para apresentar? Enfim, é trabalho de formiguinha essa arte de contar histórias. Espero que com essas pequenas dicas tenham conseguido encontrar o meio termo e começar a ganhar leitores. Fiquem na paz!

Próximo episódio 6: Amo escrever, mas de repente não consigo mais sair da primeira página. O momento temido de alguns autores ou a maioria dos autores: Bloqueio do Escritor. Passei por isso uma vez e vou contar para vocês.

 

EU INDICO:

Inimigos Mortais
Autora: J. C. Gray
Editora: Independente
Livro físico: Em breve

Inimigos Mortais é uma trama policial que acontece em um universo em que humanos, sem saber, dividem as ruas com vampiros e lobisomens! O submundo de Los Angeles tem sofrido com uma guerra oculta e sangrenta que envolve humanos, vampiros e lobisomens. Enquanto a Lyx, uma nova e poderosa droga, começa a tomar contas das ruas, diversos corpos têm sido encontrados nos becos da cidade, deixando a população apavorada, com a suspeita de que haja um psicopata à solta.

Shay, uma loba de linhagem pura, entra em ação quando diversos lobisomens desaparecem sem deixar rastro. Junto com o policial Marco, encaram a missão de descobrir quem está por trás dos crimes e se há alguma ligação entre eles. No meio do caminho, ela conhece Mitch, um encantador humano viciado em adrenalina que aparece no lugar e na hora errada, e se torna uma peça chave no enorme quebra-cabeça que Shay tenta que montar. Além deles, Adrien, um vampiro cínico e cheio de tiradas sarcásticas, atravessa o Atlântico para investigar os vampiros americanos, nada discretos. Disposto como sempre, a ajudar apenas a si mesmo. Juntos, Shay, Marco, Adrien e Mitch farão o leitor vivenciar batalhas, traições e descobertas surpreendentes.

Por que eu indico?
A trama é frenética e cheia de reviravoltas, tem vampiros (que amo), lobisomens e mistério. J.C.Gray aborda tudo com maestria, dando momentos de total adrenalina com as corridas de rachas nas ruas de Los Angeles e a eterna rivalidade entre lobos e vamps deixando todos loucos para ler a próxima página. Gosta de mistério, lutas e boa trama policial? Vai curti esse livro que junta tudo com o sobrenatural.

Onde encontro?
Atualmente está em fase de produção, um livro que bateu a meta de arrecadação em campanha no Catarse e agora está pertinho de ir parar nas estantes de vários leitores. Você consegue ainda ler de forma gratuita no Wattpad a sua primeira versão, logo irá em formato de e-book para Amazon, o que levará a ser retirado da plataforma gratuita, então, corra no Wattpad e confira.
Link: https://www.wattpad.com/story/143876136-inimigos-mortais

 


Marcos Vinicius da Silva tem mostrado um excelente trabalho aqui na Cyber TV com O Assassino dos Meus Sonhos. A obra é exibida às segundas e quintas às 23h. Hoje a indicação literária é dele.

Livro: A primeira célula.
Autor: Vanderlei Francisco da Silva.

A primeira célula trata da busca de uma jovem, pelas suas próprias origens, e que tem seu caminho cruzado com o de um capitão do exército etíope caçado em três continentes, um religioso em temeroso conflito com Deus e uma cientista sem escrúpulos nenhum. Ao se cruzarem, eles se juntam no coração da Amazônia brasileira para encontrarem uma fórmula secreta capaz de constituir o que chamam de “primeira célula”.

A obra em questão, é uma publicação do meu irmão mais velho, e venceu o 46° Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, na categoria obra literária, no ano de 2012. Vanderlei Francisco da Silva enlaça com instigante sensibilidade os seus personagens, que parecem não se desgrudarem, fazendo da cumplicidade motivos para viver ou morrer. Esta “primeira célula” pode ser a célula que falta ao homem para garantir imunidade total, mas também pode ser a célula capaz de extingui-lo do seu habitat.
Esta obra traz à tona a questão: seria o homem tão cego à ponto de querer assumir o papel de Deus?
 


Hoje vou comentar sobre o primeiro capítulo da novela O Mundinho Shopping Shopping, de Luciane Leitão, exibida de segunda a sexta pela Web Mundi. Vamos lá!

 

Logo na primeira cena, a protagonista Carolina se diverte com Tiago numa boate, aos beijos e drinques. No mesmo instante, Luciana destila sua inveja sobre a rival, a quem assiste dançar. A vilã termina por discutir com o companheiro de cena Álvaro. O único porém foi a forma confusa e inadequada com que foi introduzido o comando POV (ponto de vista).

 

Carolina revela que fará estágio na empresa Ideas For Life, o que causa uma rivalidade ainda maior com Luciana. É à base de cutucadas que os personagens se despedem. Os diálogos são cotidianos, naturais, mas excessivamente longos. Cuidado, autora!

 

Vera, a mãe, bem que tenta alertar a filha para os perigos de um mundo de luxo e requinte. Mas quem disse que Carolina se importa com isso?

 

O clichê dos dois irmãos, um responsável e o outro que prefere aventuras juvenis. Geralmente eles rivalizam. Isto sempre dá boas cenas numa novela. Interessante.

 

Luciana bem que tentou, mas perdeu a vice-presidência para Everton. Claro que a jararaca da Web Mundi ficou destilando veneno pela boca, de raiva. Adorei!

O Mundinho Shopping Shopping tem um texto leve e fluido, o que dá vontade de acompanhar os capítulos seguintes. Alguns diálogos realmente estiveram muito longos, mas nada que comprometesse a qualidade da obra. Os personagens principais são carismáticos e interessantes de se torcer, em especial Carolina e Luciana. Não encontrei erros gramaticais ou ortográficos relevantes. Parabéns, Luciane!

 


Por hoje é só, mas no domingo que vem tem mais. Abração e uma ótima semana de muitas leituras!

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

  • Boa noite, somente agora tomei nota dessa resenha. Obrigada por salientar os pontos em que eu devo melhorar. De fato, eu tenho mania de colocar diálogos muito extensos algumas vezes, estou tentando ver como equilíbro informação e conteúdo nos meus textos, mas fica o reforço. Ah, agora com a obra finalizada eu não veria Luciana como vilã, mais como uma menina que não aprendeu a lidar com a frustração. Mais uma vez, obrigada pela ajuda.

    Abraços.

    • Olá, Luciane! Boa noite! Gostei bastante da história da sua novela e dos personagens principais. Espero ter ajudado você. Obrigado pelo feedback. Abraço!!! 😉

  • Boa noite, somente agora tomei nota dessa resenha. Obrigada por salientar os pontos em que eu devo melhorar. De fato, eu tenho mania de colocar diálogos muito extensos algumas vezes, estou tentando ver como equilíbro informação e conteúdo nos meus textos, mas fica o reforço. Ah, agora com a obra finalizada eu não veria Luciana como vilã, mais como uma menina que não aprendeu a lidar com a frustração. Mais uma vez, obrigada pela ajuda.

    Abraços.

    • Olá, Luciane! Boa noite! Gostei bastante da história da sua novela e dos personagens principais. Espero ter ajudado você. Obrigado pelo feedback. Abraço!!! 😉

  • Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

    Leia mais Histórias

    >
    Rolar para o topo