CENA 01. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. NOITE.

Continuação da última cena do capítulo anterior. Alice oferece algo para Gioconda e Fábio beberem. Noêmia surge por trás de Alice.

NOÊMIA (se aproxima)
Filha, você esqueceu o cardápio lá dentro. Como os convidados vão fazer os pedidos?

Sonoplastia: suspense. Noêmia vê e reconhece Gioconda. Assusta-se.

NOÊMIA
Você?

CLOSES alternados entre as duas. Fim da sonoplastia. Música: Hot Shot – Jimmy Cliff.

GIOCONDA
Não esperava te encontrar por aqui, Noêmia.

NOÊMIA
Muito menos eu, em relação a você. Pensei que nunca mais fosse aparecer à minha frente, depois que…

FÁBIO (a Gioconda)
Você a conhece, meu amor?

GIOCONDA
Desde garota. Ela…

NOÊMIA
(corta) Alice, serve o casal, que eu vou lá pra dentro. Aproveita bem a festa, Gioconda. Com licença. (sai)

ALICE
Não liguem pra isso. Minha mãe está muito ansiosa por causa da festa. Reabrimos o salão hoje. Estou na torcida pra tudo dar certo desta vez.

FÁBIO
Desejamos sorte.

ALICE
Obrigada.

FÁBIO
Meu amor, vamos escolher alguma coisa?

Fábio pega o cardápio e agradece a Alice. Dá para Gioconda escolher algo.

CAM filma a mesa de Helena. Ela olha atentamente para a mesa de Gioconda.

HELENA (preocupada)
Como se não bastasse a vadia da Gioconda, também me aparece a enfermeira maldita.

ZILDA
De quem você está falando, filha?

HELENA
Como de quem? Da Noêmia. Pensei que essa já tivesse morrido, mas pelo visto continua muito bem.

ZILDA
Cadê? Só estou vendo aquela jovem.

HELENA
Ela passou muito rápido e parece que não gostou nada de ver a Gioconda de volta.

SORAYA
Desde que elas não venham à nossa mesa, está ótimo.

ZILDA
Pois eu gostaria muito de conversar com essa senhora, a Noêmia, e colocar os pingos nos is de uma vez por todas.

HELENA
Nem se atreva, mamãe. Ou sou capaz de fazer uma loucura.

CENA 02. MANSÃO ARMANDO. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.

A música para. Carlos Eduardo analisa alguns papéis, um a um, que estão sobre a mesa. Pega um em especial e lê desconfiado.

CARLOS EDUARDO
Que coisa mais estranha! Papai não me falou dessa compra. E os valores não batem com os preços de mercado.

Ele verifica mais documentos em busca de mais problemas. Wilson entra sem bater à porta.

WILSON
Desculpa entrar assim sem bater. Achei que não estivesse ninguém em casa. Seu pai pediu pra separar uns documentos pra uma reunião amanhã.

CARLOS EDUARDO
São esses? (mostra)

WILSON
Deixe-me ver. (aproxima-se) São esses mesmos. (pega-os com Carlos Eduardo e guarda na pasta) Obrigado. Agora preciso ir.

CARLOS EDUARDO
Boa noite!

WILSON
Até amanhã!

Wilson sai. CLOSE em Carlos Eduardo desconfiado.

CENA 03. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. NOITE.

Música: Luka – Suzanne Vega. Fábio vê Bruno sentado à mesa no fundo e o mostra para Gioconda.

FÁBIO
Olha lá, Gioconda. O Bruno está na outra mesa.

GIOCONDA
É ele mesmo.

Fábio manda um aceno a Bruno, que lhe responde do outro lado. Gioconda faz o mesmo em seguida. Do fundo, Bruno pede licença e segue até a mesa do casal. Ele os cumprimenta.

BRUNO
Que bom que você veio, Gioconda! Que vocês vieram.

FÁBIO
Não perderíamos esta festa por nada. Senta com a gente.

BRUNO (senta)
A Ana já falou com vocês?

GIOCONDA
Sim, assim que chegamos. Muito simpática, por sinal.

FÁBIO
Já a tínhamos conhecido na escola. Lembra, amor?

GIOCONDA
Sim, foi mesmo.

BRUNO
Por pouco a festa não seria feita aqui. Tive que cortar um dobrado pra Noêmia abrir o espaço.

GIOCONDA (chocada)
Noêmia?

BRUNO
Sim, a dona do salão. Antes era um boate pra terceira idade caindo aos pedaços e quase fechando. E agora… (vê Gioconda agoniada) Está se sentindo bem?

GIOCONDA
Estou. Foi só um mal estar.

FÁBIO
Bebe conosco.

BRUNO
Não, obrigado. Já bebi demais na outra mesa com meus amigos.

Fábio acena para eles. Germano, de longe, responde com o mesmo gesto. CAM próxima à mesa de Helena.

HELENA
Agora o circo está completo. Dona Gioconda e seus dois maridos.

LEILA
Ai, mãe, quanto mau gosto! Para de implicar com ela e curte a festa. Por que não vai dançar um pouco?

HELENA
Me respeita, que eu sou mulher direita e casada. Mal casada, mas comprometida e cumpridora da moral e dos bons costumes.

SORAYA
Nossa, que conversa mais antiquada. Helena, já estamos no século XXI. Moderniza, menina!

ZILDA
Se não fossem minhas artrites, eu também estava lá. Não arrasaria como a Soraya, claro.

HELENA (CAM à mesa de Gioconda)
Prefiro ficar aqui mesmo e preparar um bote pra colocar a Gioconda no seu devido lugar. Com a cara de cafajeste que o marido tem, bastam uma garotinha na cama e um flagra na hora H. Ou, quem sabe, posso contar o passado dela pra ele.

ZILDA
E o tiro sai pela culatra. Ouvi dizer que o marido é fidelíssimo e que ama a esposa acima de tudo.

AMANDA
Mamãe, você não tem jeito.

HELENA
E você devia aprender comigo. Inclusive a segurar marido pra sempre.

AMANDA
Ih, pronto, já colocou meu casamento no meio.

HELENA
E que ele aconteça o quanto antes.

CENA 04. JORNAL. REDAÇÃO. INT. NOITE.

A música para. Uma dúzia de jornalistas (Vicky e figurantes) trabalham. Vicky conversa com a colega do lado.

VICKY
A festa da Ana bombando, e eu aqui enfornada. Isso não é justo.

MOÇA
Pelo menos a Jô conseguiu ir. Assim tivemos uma folga do assunto Armando Alighieri. Ela chega a ser insuportável quando fala sem parar sobre esse homem.

VICKY
Ela não fala nele, mas olha o que apareceu no meu zap. (mostra o celular à outra) Ritoca do colunismo social e seu textão sobre o casamento do filho dele com uma loura azeda.

MOÇA
Loura azeda, que é filha do doutor Estêvão Gastão, famoso no mundo todo.

VICKY
Dizem que a mulher dele é um nojo.

MOÇA
Nojo, não. Poluição completa. Já tentei entrevistar o doutor Estêvão, mas ela me botou pra correr com a maior arrogância.

VICKY
Ela pode-se achar a última bolacha do pacote, mas o final vai ser o mesmo de todo mundo: debaixo dos sete palmos. Isso se não virar pó.

RAUL (sai de sua sala)
Vou dar uma saída, mas volto ainda de madrugada. Hora de balançar o esqueleto.

VICKY
Não vai me dizer que você vai à boate da Noêmia.

RAUL
Já que perguntou… Sim, vou exercitar minha virilidade por lá mesmo. E vocês ficam aqui. (sai)

VICKY
Olha só, que cara de pau! Só pra me matar de inveja.

MOÇA
São ossos do ofício, amiga.

VICKY
Né? Fazer o quê? Vamos aproveitar que ele saiu, pra tricotar um pouco. Me conta: como vai ser sua viagem pra Porto Seguro, amiga?

Conversa segue em FADE.

CENA 05. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. NOITE.

Música: Conga – Gloria Estefan. Sandro, Rubens, Germano e Jô conversam e bebem cerveja. Sandro olha para Bruno e Gioconda, ambos ao fundo. Jô faz o mesmo, mas tenta disfarçar o ciúme.

SANDRO
Vocês conhecem aquela moça?

RUBENS
É a Gioconda. Melhor amiga do Bruno desde mil, novecentos e cinema mudo. Nascida na Itália, mas veio para o Brasil ainda pequena. Depois voltou pra lá, casou e agora veio de novo pra cá.

GERMANO
Uma gata!

SANDRO
Suponho que aquele que está do lado dela seja o marido.

RUBENS
Há muitos anos.


Fábio Velásquez. Fotógrafo premiado internacionalmente, mas pouquíssimo conhecido no Brasil. E ela é jornalista, como eu.

GERMANO
Vocês duas já tiveram contato alguma vez?


Nunca. Nossas especialidades são totalmente diferentes. Eu trabalho com os fatos, as notícias, e ela cobre moda, decoração. Ex-editora-chefe de uma revista chamada Prima Donna, que nem sequer vende no Brasil. E pra comprar pela internet, tem que pagar os olhos da cara por uma edição.

RUBENS
E assim se mete a mão no dinheiro do povo.

SANDRO
O mundo está totalmente corrompido pelo dinheiro, pela ganância, pelo poder. Vencem os mais inescrupulosos, e o povo honesto só se prejudica.

GERMANO
Que visão mais pessimista, Sandro.


Realista, isso sim. Naquela de que o mundo é dos espertos, é que a gente vê todo tipo de desgraça nas ruas, nos bancos, nos ônibus, na internet, na televisão, em todo canto. No país do jeitinho brasileiro, então…

Silêncio por alguns segundos, até Rubens retomar a fala.

RUBENS
Cansei de ficar parado. Quero gastar energia, que hoje eu tô no pique.

GERMANO
E eu vou dar uma volta e deixar vocês à vontade.

Os dois homens saem. CAM enquadra a mesa de Gioconda.

GIOCONDA
Vamos dançar um pouco, amor?

FÁBIO
Não estou muito a fim, não. Mas vai você. Se o Bruno também quiser…

BRUNO
Você se importa se dançarmos juntos?

FÁBIO
Nem um pouco.

GIOCONDA
Bem, já que é assim…

Bruno se levanta e dá a mão para Gioconda se levantar. Ambos seguem para a pista de dança. Música muda para Lick It Up – Kiss. CAM em Raul entrando. Ele dá um presente e um abraço a Ana, de longe. Ele vê Jô e acena para ela. Depois ela vira o olhar para a performance de Bruno e Gioconda na pista. Sandro faz o mesmo. CAM nos dançarinos. Em CORTES DESCONTÍNUOS exibem-se: Bruno com Gioconda; Rubens com Leila; Régis com Soraya; Amanda com Germano; Raul com Ana; Zoraide com um figurante. CAM em Helena.

HELENA
Onde já se viu o marido deixar a esposa ficar de libertinagem com outro homem? (CAM em Gioconda)

ZILDA (CAM nesta)
Este é um marido que confia plenamente na mulher que ama. O que acha de aprender um pouco com ele e usar na sua relação com o Estêvão?

HELENA
Nem te respondo.

CAM em Fábio. Alice se aproxima dele, simpática.

ALICE
Está sozinho. Aceita mais alguma coisa?

FÁBIO
Uma garrafa de água.

ALICE
Vou providenciar.

Ela sai. CAM em Sandro. CORTES DESCONTÍNUOS entre Gioconda na pista e CLOSES no rosto de Sandro.

CENA 06. BOATE NOÊMIA. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.

A música continua. Noêmia sentada à mesa, pensativa e preocupada. Monique bate à porta e entra.

MONIQUE
Com licença, dona Noêmia… Tudo bem com a senhora? Está pálida.

NOÊMIA (mente)
Está tudo bem, sim. Foi só uma preocupação que passou na cabeça, mas que vai passar.

MONIQUE
Sei o quanto está esperançosa de seu negócio voltar aos eixos. Estou torcendo por você. (pega-a nas duas mãos) Tem que pensar firme e positivo. Só assim as coisas vão andar pra frente. Não deixa os maus pensamentos desviarem a senhora dos seus objetivos.

NOÊMIA
É, você está certa. (pausa) Você viu Alice?

MONIQUE
Estava agora mesmo servindo os convidados. Quer que eu a chame?

NOÊMIA
Não. Só queria mesmo saber dela. Obrigada.

CENA 07. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. NOITE.

Música: Unchain My Heart – Joe Cocker. CLOSE em Sandro, admirado com as performances de Soraya e Gioconda na dança. Sandro se encaminha para a posta e pede a Bruno para dançar com Gioconda. Jô se aproxima e faz par com Bruno. Vários personagens continuam dançando. Troca de olhares curiosos (não amorosos) entre Sandro e Gioconda. Logo depois Sandro se junta a Soraya, Gioconda a Rubens, e Bruno a Leila. CORTES DESCONTÍNUOS entre os desempenhos de Sandro e Soraya e de Gioconda e Rubens. CLOSE no rosto de Sandro. A música para.

CENA 08. HOTEL. QUARTO. INT. NOITE.

Jéssica dorme na cama. Armando, de roupão, sentado na cama; fala com Wilson ao celular.

ARMANDO
Como é que é?

WILSON (VO, telefone)
Isso mesmo. Peguei seu filho mexendo nos papéis.

ARMANDO
E você deixou os documentos na minha mesa, Wilson?

WILSON (VO, telefone)
Não, foi a Jéssica. Foi ela que deixou os papéis mais cedo, antes de se encontrar com o senhor. Mas fica tranquilo, que seu filho não desconfiou de nada.

ARMANDO
Menos mal. De qualquer maneira, ninguém mais coloca esses documentos na minha casa. Não podemos deixar o Carlos Eduardo desconfiar. Às vezes ele é esperto demais pro meu gosto. Amanhã a gente se fala. Boa noite.

Armando desliga o celular e o põe sobre a mesa de cabeceira. Deita-se na cama.

CENA 09. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. NOITE.

Música: Breakdance – Irene Cara. Helena, Zilda, Régis, Amanda e Leila preparam-se para sair.

HELENA
Até que enfim, vamos pra casa. Que festinha mais maçante.

ZILDA
Ninguém te obrigou a vir.

HELENA
E ainda fui obrigada a olhar pra cara daquela… Vamos, que o Jairo já deve estar esperando.

LEILA
Eu já vou. Quero me despedir da Ana.

HELENA
Não demora.

Todos saem, exceto Leila. Esta se aproxima de Rubens, que segura um copo de cerveja na mão.

LEILA
Já vou. Foi muito bom te ver. Adorei dançar com você.

RUBENS
Faremos outras vezes.

LEILA
Se depender de mim, com certeza. Tchau!

RUBENS
Até mais!

Eles se abraçam e trocam beijos no rosto. Ana se aproxima e também beija Leila.

ANA
Obrigada por ter vindo. Tchau, querida!

Leila sai. CAM em Germano, Jô, Sandro e Bruno.

GERMANO
A gente já vai.

SANDRO
Encontro vocês na pensão. Quero falar com uma pessoa antes de sair.

JÔ (com olhar apaixonado)
Bruno, essa noite foi muito boa.

BRUNO
Graças à presença de vocês.

GERMANO
Boa noite, Bruno!


A gente se fala.

BRUNO
Isso mesmo. Boa noite pra vocês também.

Germano e Jô também partem da boate. Sandro vai ao banheiro, e Bruno se aproxima de Gioconda e Fábio.

FÁBIO
Daqui a uns dias vai ter festa lá em casa. Faço questão de que você vá, Bruno.

BRUNO
Conta comigo.

FÁBIO
Agora você me dá licença, que estou exausto. Sabe como é. Fica com Deus. (a Gioconda) Te espero no carro.

GIOCONDA
Tá bom, amor. (eles trocam um selinho, e ele sai)

BRUNO
Ele disse festa?

GIOCONDA
Aniversário de casamento. 30 anos, acredita?

BRUNO
Acredito. Só alguém muito especial como você pra ter um casamento dos sonhos por todo esse tempo. Fico muito contente por vocês.

CAM em Noêmia, que assiste revoltada à cena de um canto. Depois, CAM em Sandro saindo do banheiro. Ele anda um pouco e quase esbarra em Alice. Olhares apaixonados mútuos.

ALICE
Nossa, que susto! Desculpa minha distração.

SANDRO
Estamos quites, pois eu também me distraí. Como se chama?

ALICE
Alice.

SANDRO
Prazer, Sandro.

CLOSES alternados entre Sandro sedutor e Alice sorridente. Ao fundo, Noêmia vê o casal com desagrado. Sandro se distancia lentamente de Alice, até sair de cena. Alice vibra com a novidade. A música para.

CENA 10. BOATE NOÊMIA. FRENTE. EXT. NOITE.

As pessoas se dispersam pela rua. Germano e Jô saem e seguem no sentido oposto ao da câmera, conversando entre si. CAM em Helena e Zilda. Régis e Amanda conversam mais ao fundo. Helena guarda o celular na bolsa.

HELENA
Pronto, o Jairo já está chegando.

ZILDA
E eu vou com as meninas no carro do Régis.

HELENA
Melhor assim. Vai ser bom, porque o Jairo me ajuda a resolver uma coisinha na rua.

ZILDA
A essa hora?

HELENA
E lá tem hora pra resolver os problemas mais urgentes? Não se preocupa, mamãe. Eu não demoro. (vê Gioconda saindo da boate) Falando em problemas. Já volto. (vai em direção a Gioconda)

ZILDA
Helena, o que você vai fazer?

CAM em Gioconda, que é abordada por Helena. Sonoplastia: suspense.

HELENA
Olá, queridinha!

GIOCONDA (vira-se)
Helena? Há quanto tempo não nos víamos?

HELENA
Muito pouco para o que deveria ser. Vejo que a sua estadia na Itália fez muito bem a você.

GIOCONDA
Obrigada. Agora preciso ir… (vira-se)

HELENA (puxa Gioconda pelo braço)
Ainda não terminei a conversa.

GIOCONDA
Tira suas mãos de mim, ou…

HELENA
Ou o quê? Vai me bater? Todo mundo vai adorar saber tudo sobre a juventude da Gioconda, vulgo garota mais popular da escola em 1980. Aquela que sumiu do mapa após a festa de 20 anos, três anos depois, porque estava… (som de buzina) Oh, que peninha! Nossa conversa vai ter que ficar pra depois. Bye-bye, vadia!

Helena entra no carro dirigido por Jairo. CLOSE em Gioconda atordoada. Ela anda até o carro de Fábio, onde entra.

CENA 11. BOATE NOÊMIA. FRENTE. CARRO FÁBIO. EXT. NOITE.

A sonoplastia continua. CAM por trás de Fábio e Gioconda. Ela segue muito nervosa.

FÁBIO
O que aquela mulher queria com você?

GIOCONDA
Por favor, Fábio, me leva pra casa. Me tira daqui.

FÁBIO
Querida, se acalma, que logo estaremos em casa.

Ele rapidamente liga o carro e parte.

CENA 12. BOATE NOÊMIA. FRENTE. EXT. NOITE.

O carro de Fábio se afasta pela rua. Calçada mais vazia do que nas cenas anteriores. Fim da sonoplastia.

CENA 13. BOATE NOÊMIA. ESCRITÓRIO. INT. NOITE.

Noêmia se senta na cadeira. Zoraide junto com ela, porém de pé.

ZORAIDE
Mas por que raios essa aflição toda, mulher?

NOÊMIA
Meus pressentimentos não me enganaram. A pior fase da minha vida está de volta.

ZORAIDE
Do que está falando? Se abre comigo.

NOÊMIA
Senta aqui. (Zoraide obedece) Minha filha jamais pode saber de uma coisa dessa. (pausa) Participei de uma coisa muito grave no passado, de quando era enfermeira. E hoje dei de cara com a maior culpada da história. Quando vi aquela mulher conversando com minha Alice, meu coração quase saiu pela boca.

ZORAIDE
Que mulher? Fala coisa com coisa.

ALICE (entra, antes que Noêmia diga algo)
Mãe, já fechamos a casa. Todo mundo se… (desconfia) O que está acontecendo aqui?

CLOSES alternados entre Noêmia, Zoraide e Alice.

Efeito de fim de capítulo: imagem congela em Noêmia; FADE TO BLACK. Sonoplastia: vento.

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo