CENA 01. BAR. FRENTE. EXT. NOITE.

Continuação da última cena do capítulo anterior. Sandro e Fábio conversam no bar, sentados a uma mesa do lado de fora. Bebem cerveja.

SANDRO
E deixar na porta de um desconhecido qualquer? Ou no saco plástico dentro do rio, como tantas fazem?

FÁBIO
Ou quem sabe deixá-lo pro pai criar.

SANDRO
Até parece.

FÁBIO
Sandro, o Chico é teu pai!

SANDRO
Foi a Gioconda que mandou você inventar essa história ridícula?

FÁBIO
Ela não inventou nada. Quando o Bruno sofreu um acidente que o deixou em coma, sua mãe conheceu o Chico. Ele passou uma temporada aqui no Rio. Conheceu teu pai no hospital, se aproximou dele… Depois engravidou e teve que esconder de todos a situação. Nem ele soube que ela esperava um bebê. Gioconda nunca quis contar. Quando você nasceu, ela te deixou na porta dele, pois sabia que você ficaria melhor assim, mas nunca contou a ele a verdade. Por covardia, por medo, sei lá.

SANDRO
E você quer que eu acredite nisso?

FÁBIO
Se não quiser acreditar em mim, então faz um exame de DNA e vai ver que é mesmo filho dos dois. Quem sabe assim não tira da cabeça essa vingança sem cabimento. Sandro, tua mãe te ama mais do que a qualquer outra coisa na vida.

Alice aparece ao fundo, por trás de Fábio na calçada, e vê Sandro com ele. Ela se aproxima.

SANDRO
Alice, o que faz aqui?

ALICE
Tentar de novo impedir que você faça uma loucura.

FÁBIO
Senta aqui com a gente. (Alice obedece) Aceita uma cerveja?

ALICE
Não, obrigada. (a Sandro) A Jô me procurou. Até ela tá preocupada com o estado em que saiu da pensão.

SANDRO
A Jô? Duvido. Ela quer acabar com a Gioconda tanto quanto eu.

FÁBIO
Mas não vai. Sandro, me responde uma coisa: por acaso o teu pai te fez mal em algum momento na sua vida?

SANDRO (abaixa a cabeça)
Não.

FÁBIO
E a Gioconda? Ela te humilhou alguma vez desde que vocês se conheceram? (silêncio) É claro que não! Eu sei que eles dois te magoaram muito. Ela por ter te abandonado, e ele por ter escondido uma verdade que nem ele sabia. É por isso que peço, como segundo pai que sou pra você, que pense bastante e que perdoe os dois. De coração.

ALICE
Eles não sabiam o que estavam fazendo, Sandro.

FÁBIO
Dá um voto de confiança a eles. Eu sei que, no fundo do coração, você não quer se vingar. Você é um ótimo rapaz. Vejo assim desde que nos conhecemos depois daquele assalto.

SANDRO
Você acha que é fácil?

ALICE
Não, não é fácil. Eu também fiquei muito magoada com minha mãe por conta dessa história. Mas tenho tentado e conseguido perdoar, dia após dia. Você também consegue.

Sonoplastia: dramática. Sandro tem uma crise de choro.

FÁBIO
Isso! Bota pra fora tudo que está sentindo. Chora, até não sobrar mais nenhum ódio, nenhum rancor. (pausa; a Alice) Vai ficar tudo bem.

CENA 02. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. NOITE.

A sonoplastia para. Armando, vestido com um roupão azul, é algemado por Cláudia. Lena e Gioconda abraçadas num canto. Bruno e dois policiais próximos de Cláudia.

ARMANDO
Por acaso não posso consumar o noivado?

CLÁUDIA
Belo nome pra dar a uma tentativa de estupro. Vai preso de novo, canalha! E dessa vez não tem que te tire do xilindró. (a Gioconda, Bruno e Lena) Vocês me acompanham pra prestar depoimento.

LENA
Com o maior prazer.

Os policiais levam Armando. Eles são seguidos pelos demais personagens.

CENA 03. BAR. FRENTE. EXT. NOITE.

Alice abraça e consola Sandro, que está aos prantos. Fábio termina uma ligação no celular, desliga-o e guarda no bolso do paletó.

FÁBIO
O Armando foi preso. Acho que dessa vez ele não escapa.

ALICE
E a Gioconda?

FÁBIO
Foi prestar depoimento com o Bruno e a Lena. Melhor assim. Querida, leva o Sandro pra pensão e fica com ele. Ele precisa muito de você nesse momento.

SANDRO
A minha mãe…

FÁBIO
Amanhã você conversa com ela, coloca as cartas na mesa… (entrega um cartão a Alice) Aqui está meu número. Se precisar, me chama a qualquer hora.

ALICE
Obrigada.

FÁBIO
Vou pagar a conta e já levo vocês pra pensão. Garçom?

CENA 04. PENSÃO ZORAIDE. SALA. INT. NOITE.

Fábio, Alice e Sandro entram. Os dois últimos sobem as escadas. Mercedes se levanta do sofá e tenta ir até Sandro, mas Fábio a impede.

MERCEDES
Sandro?

FÁBIO
Fica tranquila, que não aconteceu nada.

MERCEDES
Como não aconteceu nada? Ele tá caído…

FÁBIO
Você é a Mercedes?

MERCEDES
Sou eu mesma.

FÁBIO
Sou o marido da Gioconda. Ex-marido, aliás. O marido morto. Ah, é difícil de explicar. (senta-se com Mercedes no sofá) Encontrei o Sandro na praia. Ele estava muito atordoado, revoltado. Pra impedir que ele fizesse uma loucura, levei pra conversar num barzinho ali perto e tive que ser franco com ele.

MERCEDES
Como assim? O que falou pra ele?

FÁBIO
Os motivos que fizeram a mãe abandoná-lo ainda bebê. Agora é sua vez de ouvir. Preciso muito da sua ajuda, Mercedes.

MERCEDES
Já estou ficando aflita.

CENA 05. DELEGACIA. CORREDOR. INT. NOITE.

Bruno conversa com Gioconda no banco do corredor.

GIOCONDA
O Sandro tem que saber que o Franco é o pai dele.

BRUNO
Acho que ele já sabe. O Fábio encontrou com ele na frente do prédio, o levou pro bar e contou tudo. Sandro ficou arrasado.

GIOCONDA
E como ele está agora? Preciso ver meu filho.

BRUNO
Você vai ver, mas não agora. Ele foi pra pensão com o Fábio e a Alice. Ela encontrou os dois pouco antes de eu ligar pro Fábio.

GIOCONDA
Sei que não tenho mais que ver o Armando e a Helena, mas o perdão do meu filho é mais importante que tudo.

BRUNO
Agora falta pouco. O Sandro vai colocar a cabeça no lugar e digerir a revelação. Amanhã ou outro dia vocês conversam e põem as coisas no lugar.

Jô entra na delegacia e se aproxima de Bruno e Gioconda.

JÔ (afoita)
Bruno, que bom que tá aí!

BRUNO
Se for sobre o Sandro, já foi resolvido.


Eu sei, a Alice me ligou. Eu tô falando do assassino da megera. Você vai cair pra trás quando souber quem foi.

CENA 06. APARTAMENTO RÉGIS. SALA. INT. NOITE.

Carlos Eduardo sentado no sofá, enquanto Estêvão e Rubens estão de pé.

CARLOS EDUARDO
Vi a Helena de longe. Ela soltava desaforos e mais desaforos contra a Gioconda. Dizia que ia matar. E eu não podia deixar. Mesmo sabendo que ela jamais seria minha, eu tinha que proteger a mulher que amo. (pausa) Então segui a Helena até a casa do Bruno. Esperei ela entrar pela porta da frente, e depois também entrei. Só que passei pelos fundos, pra ela não me ver.

ESTÊVÃO
Carlos, você está dizendo que matou a Helena?

CARLOS EDUARDO
Fui pra matar, sim. Mas quando cheguei na porta dos fundos, foi tarde demais. Alguém chegou na frente. Então tive que me esconder, até que o assassino saísse.

RUBENS
E você conseguiu ver quem estava lá?

CARLOS EDUARDO
Ele saiu pela porta dos fundos. Não me viu porque fiquei atrás da caixa d’água.

ESTÊVÃO
Então quem matou a Helena?

CENA 07. CASA BRUNO. SALA. INT. DIA. (FLASHBACK)

Helena entra lentamente pela porta.

HELENA
Cadê você, vagabunda! Acha que não sei que tá aí, Gioconda?

Helena pega a bolsa e abre o zíper. Quando tenta pegar um revólver de dentro dele e se vira para a porta, dá de cara com Régis, transtornado. Ele aponta uma arma pra ela.

RÉGIS
Não vou deixar você acabar com a vida de mais ninguém.

HELENA
Abaixa essa arma, Régis! Não estou brincando. Obedece à sua mãe.

RÉGIS
Mãe? Que mãe? Você nunca amou ninguém. Nem mesmo seus filhos. Fez tudo pra jogar a sua inveja, a sua raiva, a sua frustração na cara do papai. Estêvão, sim, é meu pai e minha mãe. Ele me criou sozinho.

HELENA
Isso não é verdade.

RÉGIS
Ah, não? Quantos você matou em nome do egoísmo? Vovô, vovó, Jairo, e sabem-se lá quantos mais. Tentou matar os dois maridos da Gioconda. O Fábio tá vivo, sabia? Usando nome falso por sua culpa.

HELENA
E por isso resolve imitar o Sandro e fazer justiça contra a própria mãe? Você já teve mais criatividade. (tom) Agora volta pra casa, antes que eu lhe dê umas boas palmadas.

Helena tenta arrancar a arma de Régis, mas este atira rapidamente e atinge o centro do pescoço de Helena. Em seguida, um tiro no coração. Helena cai morta. Régis abaixa a arma. Chora. Sai pela porta dos fundos.

CENA 08. APARTAMENTO RÉGIS. SALA. INT. NOITE.

Carlos Eduardo continua contando a história para Estêvão e Rubens.

CARLOS EDUARDO
Foi isso. O Régis não aguentava mais ser humilhado pela Helena e a matou.

ESTÊVÃO (chora)
Meu Deus!

RUBENS
Como ele soube que a Helena estava indo pra casa do Bruno?

CARLOS EDUARDO
O Ivan ligou pra Gioconda pra avisar que o Fábio estava de volta. Mas ele não imaginava que a Helena fosse ouvir. Só que ela pensou que o encontro seria na casa do Bruno. Saiu, mas acabou encontrando a Leila no caminho. As duas tiveram uma discussão, e a Leila ligou pro Régis.

RUBENS
Mas a Leila não me falou nada.

CARLOS EDUARDO
Ela não imaginava que o Régis fosse matar a própria mãe. Ela achou que ele chamasse a polícia, sei lá.

ESTÊVÃO
E onde ele está agora?

CARLOS EDUARDO
Na delegacia. Resolveu se entregar.

CENA 09. DELEGACIA. SALA CLÁUDIA. INT. NOITE.

Leila dá depoimento à delegada. Uma advogada, dois policiais e um escrivão também estão presentes.

CLÁUDIA
Não se culpe. Você teve a melhor das intenções quando ligou pro seu irmão.

LEILA
Eu sei, mas é que ele sempre foi uma pessoa tranquila, serena.

CLÁUDIA
Mas chegou a um ponto em que não suportou mais as atitudes, as agressões, as humilhações da mãe de vocês. Ele vai passar um tempo preso, mas poderá ter a pena diminuída conforme faz sessões de psicoterapia. Além disso, ele não representa risco à sociedade.

CENA 10. CASA NOÊMIA. SALA. INT. NOITE.

Zoraide entra e troca beijos de rosto com Noêmia. As duas sentam no sofá.

ZORAIDE
Menina, tá sabendo das bombas?

NOÊMIA
Não se fala em outra coisa. Teve o filho que matou a mãe por vingança. Quando li, já logo achei que era aquela vadia italiana, mas depois vi que foi a avestruz depenada. Achei até bom, sabia?

ZORAIDE
Credo! Tive pena do rapaz.

NOÊMIA
Ah, mas ela mereceu. Agora só falta a outra ser degolada pelo filho também.

ZORAIDE
Xi! Você tá por fora, amiga! A Alice conseguiu impedir o Sandro de matar a mãe, e acho que logo vai ter reencontro de mãe e filho. Acho bom já se acostumar em ter o Sandro e a Gioconda na nossa família. Pelo que tô sabendo, a Alice já tá se entendendo de novo com ele.

NOÊMIA
Né? Fazer o quê?

ZORAIDE
Brindar a despedida do Raul, queridinha. Ele foi preso. Vai ficar fazendo companhia pro Armando na cadeia.

NOÊMIA
(ri) Tô morta de curiosidade de ver essa cena. Vou pegar uma cervejinha. Me espera. (sai para a cozinha)

CENA 11. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. NOITE.

Lena entra e acende a luz. Gioconda, Fábio, Bruno e Ângela entram em seguida. Eles se espalham pela sala.

FÁBIO
A vingança acabou acontecendo, mas foi de outra forma.

ÂNGELA
Tô com muita pena do Régis. Mas ele, sim, teve motivos pra matar a própria mãe. Sou testemunha.

LENA
Não posso concordar com isso, Ângela. Nenhum motivo é o bastante alguém matar.

BRUNO
Penso com a Lena. Mas também não podemos julgar o que ele estava sentindo.

FÁBIO
Pelo menos o Sandro desistiu a tempo. Veio de Goiânia só pra isso.

BRUNO
Pois é. Lembro até hoje o dia em que ele me procurou lá em casa, desesperado por ajuda. Ele queria encontrar a mãe e destroçar o Armando.

FÁBIO
Mas agora ele está são e salvo, aos cuidados da Alice e da Mercedes.

CENA 12. PRAIA COPACABANA. EXT. DIA.

Música: So Emotional – Whitney Houston. CAM AÉREA enquadra a praia. CAM TÉRREA: imagens de banhistas no mar; de homens jogando vôlei de praia; de pessoas andando no calçadão; o monumento de Carlos Drummond de Andrade. A música para.

CENA 13. PENSÃO ZORAIDE. SALA. INT. DIA.

Zoraide passa um pano na estante. Gioconda entra lentamente. Zoraide a vê, deixa o pano sobre o móvel e se aproxima dela.

ZORAIDE (simpática)
Gioconda! Como vai?

GIOCONDA
Vou bem. Zoraide, não é mesmo? (a outra confirma com a cabeça) Confesso que estou com muito medo. Meu filho está?

ZORAIDE
Está sim. Dormindo com um anjo. Nem sei se acordou ainda. Te levo lá. Me acompanha.

Zoraide e Gioconda sobem as escadas.

CENA 14. PENSÃO ZORAIDE. CORREDOR. INT. DIA.

Zoraide e Gioconda andam pelo corredor, em direção ao quarto de Sandro, enquanto conversam.

ZORAIDE
Pelo que a Alice me falou, agora ele tá outro.

GIOCONDA
Outro a ponto de me perdoar?

ZORAIDE
Não fique assim. Vai dar tudo certo. (aponta) É aquela porta. Fica à vontade. Se precisar, é só chamar.

GIOCONDA
Obrigada.

Zoraide volta para descer a escada. CLOSE em Gioconda, aflita.

CENA 15. PENSÃO ZORAIDE. QUARTO SANDRO. INT. DIA.

Pensativo, Sandro observa algumas fotos dele com Chico. Batidas à porta.

SANDRO
Quem é?

GIOCONDA (abre a porta)
Sou eu, Sandro.

SANDRO
O que faz aqui?

GIOCONDA
Posso conversar um pouco com você?

SANDRO
Pode, sim. Entra e fecha a porta.

Gioconda lhe obedece e se senta à cama.

GIOCONDA
Belas fotos.

SANDRO
Minha vida era feliz. Até que… Até que ele se matou. Do nada. E aí, da noite pro dia, meu mundo virou de cabeça pra baixo. Descobri que não tinha pai, nem mãe, nem história, nem passado. Nada. Eu era só um vazio no meio do nada. Vim disposto a descobrir de onde eu vim, por que minha vida estava desse jeito… e acabar com um por um que me transformou em pó.

GIOCONDA
Eu sei como você se sentiu…

SANDRO (corta)
Não, não sabe. Nem você, nem meu pai, nem ninguém. Você acha que é bonito saber que a sua vida não tem sentido algum? Fiquei totalmente perdido. Não sabia mais quem eu era. Dá pra entender? Não, claro que não.

GIOCONDA
Também não foi nada fácil conviver com os frutos da minha irresponsabilidade, da minha fraqueza. Eu era tão menina, tão… O que fiz não se justifica. Destruí a vida de muita gente, sim. Dos meus pais, do Bruno, da Noêmia, das minhas amigas e até das inimigas. Mas nada me furava mais o coração do que saber que eu fizera mal a meu próprio filho. Achava que deixar você com o seu pai fosse aliviar a minha dor, mas a consciência latejava mais e mais.

SANDRO
Você nem sequer contou pra ele que era meu pai de verdade. Fez ele contar segredos sem necessidade pras pessoas mais distantes. Gente que só conheci, depois que ele morreu. Aquela senhora na igreja.

GIOCONDA
Não tenho mais como reparar o mal que te fiz até hoje. Mas prometo que posso me tornar uma mãe melhor e te dar o presente mais sonhado: sua identidade.

SANDRO
A essa altura da vida, acho meio difícil. Você não acha?

GIOCONDA
Você tem todos os motivos pra ficar magoado comigo, pra se vingar de mim. Só quero uma chance de reparar meu erro com a cabeça erguida. Vou entender e aceitar, se não quiser me perdoar.

SANDRO
Era o que eu ia fazer. Mas não quero mais. O seu marido me abriu os olhos pra uma coisa: não vale a pena ficar alimentando rancor até o fim.

GIOCONDA
Ele te disse isso?

SANDRO
Sim, enquanto vínhamos pra cá. A Alice está de prova.

GIOCONDA
Essa moça te ama muito.

SANDRO
É, eu sei. E pensar que quase perdi a Alice por conta da minha revolta, do meu desejo de vingança. Agora, sim, vejo que o amor dela é mais importante que tudo. Ela e o Fábio me fizeram ver que, apesar de tudo, você sempre me amou. Mesmo que de tão longe. Estou disposto a tentar.

GIOCONDA (chora)
Você está falando sério? Sandro…

SANDRO (também chora)
E eu sendo egoísta nesse tempo todo, sem pensar que…

GIOCONDA
Não, filho. Você não tem culpa de nada.

SANDRO
Me abraça, mãe!

Sandro e Gioconda trocam um abraço apertado. Ambos aos prantos. Gioconda enche Sandro de beijos.

GIOCONDA
Isso era o que eu mais queria em toda a minha vida. Não quero te largar nunca mais. Nunca mais!

Zoraide e Mercedes abrem a porta lentamente e assistem à cena. Zoraide sorri, enquanto a outra vê incrédula e com ciúmes.

CENA 16. PENSÃO ZORAIDE. SALA JANTAR. INT. DIA.

Vicky, Alice e Germano tomam café da manhã. Zoraide e Mercedes entram.

ZORAIDE
Gente! Aconteceu um milagre.

MERCEDES
Finalmente mãe e filho se entenderam.

GERMANO
Mas que coisa boa!

Mercedes se senta ao lado de Germano e lhe dá um selinho.

ALICE
Estou muito feliz pelo Sandro. Agora, sim, meu namorado voltou ao normal.

ZORAIDE
E você só esperando, né?

ALICE
O que você acha? Vou pedir o Sandro em namoro já, já.

VICKY
Isso aí, Alice! Agarra teu homem e não solta nunca mais.

ZORAIDE
Isso se as duas sogras deixarem, né?

MERCEDES
Se tá falando de mim, a nora tá aprovadíssima.

ZORAIDE
Espero que aprove também o almoço especial de comemoração que vou fazer. Vocês duas me ajudam.

Sandro e Gioconda entram abraçados.

SANDRO
Ainda tem café? Vamos tomar com vocês.

ZORAIDE
É simples, mas é de coração.

GIOCONDA
Pra mim está ótimo.

Sandro, Gioconda e Zoraide se sentam à mesa. Todos fazem a refeição.

CENA 17. PRÉDIO GIOCONDA. FRENTE. EXT. DIA.

Música: Addicted To Love – Robert Palmer. Letreiro: “Um mês depois”. Imagem da fachada do prédio. Um carro sai pelo portão da garagem. A música para.

CENA 18. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

Gioconda, Sandro, Alice, Noêmia e Bruno conversam. Sandro e Alice estão abraçados de pé. Os demais sentados no sofá.

NOÊMIA (a Gioconda)
Tenho que admitir que você mudou pra melhor.

GIOCONDA
Você também, Noêmia. E isto foi graças a nossos filhos.

NOÊMIA
Continuo com a pulga atrás da orelha com meu genro. Se tratar mal a minha filha de novo…

ALICE
Deixa de ser implicante, que ele nunca me fez mal do jeito que você fala.

BRUNO
Não adianta, Alice. Sua mãe sempre vai implicar com alguma coisa.

NOÊMIA
Vou mesmo. (pausa) E o seu marido, Gioconda, onde está?

GIOCONDA
Você fala do Fábio? Está resolvendo a papelada do divórcio.

NOÊMIA
Vocês vão se separar?

GIOCONDA
Achamos melhor assim. Ah, não brigamos. Muito pelo contrário. Cada um vai seguir com sua vida, e a amizade continua pra sempre. Quero seguir um pouco sozinha e curtir o meu filho.

BRUNO (incomodado)
Vocês me dão licença. É que preciso passar na escola.

ALICE
Vou com você.

SANDRO
E eu vou arrumar as malas. Viajo hoje ainda pra Goiânia. Consegui recuperar a fazenda e vou tomar posse.

GIOCONDA
O Carlos Eduardo foi muito honesto em devolver as terras.

SANDRO
Vou deixar as duas à vontade.

Sandro beija Alice. Noêmia fica enciumada. Sandro sai pelo corredor, e Alice e Bruno vão pela porta.

NOÊMIA
Ainda bem que a Alice não vai com ele.

GIOCONDA
Quem disse que não? Ela não vai agora, mas quando os dois se casarem…

NOÊMIA
Eu vou ficar sozinha?

GIOCONDA
Claro que não. Eles vão vir de vez em quando.

NOÊMIA
Ah, não gostei.

CENA 19. ESCOLA DE MÚSICA. PRÉDIO NOVO. SALA BRUNO. INT. DIA.

Bruno, Ana, Rubens e Alice brindam com taças de espumante.

BRUNO
À nova escola!

ANA
Ao amor!

RUBENS
Ao futuro!

ALICE
À paz!

TODOS
Tintim! (bebem)

BRUNO
Daqui pra frente, tudo de ruim vai ficar no passado. Um passado a ser esquecido. Vamos celebrar só as coisas boas.

ALICE
E tudo de bom que tiramos de tudo que aconteceu.

ANA
Como vão as coisas com o Sandro?

ALICE
Um conto de fadas. Ele tá muito fofo. Ele me deu uma égua, acredita? Me mandou a foto. É branca, igual àqueles cavalos das capas de livros açucarados.

ANA
Para, que tô com inveja.

RUBENS
Com a Leila também está tudo firme e forte, ainda mais depois que a Kika se mandou pros States.

BRUNO
Pelo visto, sou eu que tô mais enrolado. O Sandro ficou lá pra Goiânia, a Gioconda ainda tá se separando do Fábio, e eu aqui esperando há mais de trinta anos.

RUBENS
Agora falta pouco. Não vai morrer na praia, depois de tanto nadar.

CENA 20. JORNAL. REDAÇÃO. INT. DIA.

Vicky e Wilson entram aos beijos. Encostam-se à parede.

VICKY
Se eu pudesse, não me desgrudava mais de você.

WILSON
Por que a gente não se juntou antes? A gente já se conhecia faz tempo.

VICKY
O motivo começa com A de Armando. Nunca fui com a cara dele. Mas confesso que sempre tive uma quedinha por você, mas não sabia.

WILSON
Eu também nunca fui um santo. Eu era…

VICKY (corta)
Quer saber? Nem eu.

Beijam-se novamente. Jô entra e interrompe o romance.


Dona Victória Arruda, tem serviço te esperando. Larga o namoradinho e vem comigo pra reunião.

VICKY
Nossa! Tá falando igual ao Raul, hein?!


Quem mandou o chefe me colocar no lugar dele. Tô brincando. Wilson, a gente precisa ir mesmo.

VICKY
Tchau, amor. (selinho em Wilson)

WILSON
Te espero às sete. Cuida bem dela, Jô.

Wilson sai sorridente. Jô e Vicky seguem para a sala de reuniões.

CENA 21. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. EXT. DIA.

Música: Longer – Dan Fogelberg. Letreiro: “Dias depois”. CAM AÉREA enquadra as terras, o pasto, os bois correndo, os cavalos.

CENA 22. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. SEDE. FRENTE. EXT. DIA.

Sandro surge montado num cavalo. Desce do animal e o amarra próximo à coluna de madeira na varanda. Fábio sai da sede e se encontra com Sandro.

SANDRO
Pensei que nunca mais pudesse voltar pra cá, montar no cavalo, sentir o vento no rosto. Isso, sim, é vida. Aqui estão minhas raízes.

FÁBIO
Que bom poder vê-lo assim. Feliz de novo.

SANDRO
Agora vai ser pra sempre. Vou fazer tudo aquilo que meu pai me ensinou desde que me dou por gente. (pausa) E você?

FÁBIO
Seguindo a vida do meu jeito. Você, sua mãe, o Bruno… todos vão morar pra sempre na lembrança. Já não tenho mais tanto tempo pra viver; então o que tenho, quero aproveitar ao máximo. (olha para o relógio de pulso) Pelo visto, você vai ganhar mais um pai em alguns minutos.

CENA 23. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

A música para. Gioconda se surpreende quando Bruno lhe oferece um anel.

GIOCONDA
É muito lindo!

BRUNO
É pra você.

GIOCONDA
Mas, Bruno…

BRUNO (corta)
Hoje faz trinta e sete anos que comprei um anel idêntico a esse. E agora tenho a oportunidade de te pedir em casamento, com o mesmo amor de sempre. Talvez ainda maior. Gioconda Grimaldi, aceita ser a minha esposa?

GIOCONDA
Bruno, as coisas não são assim. Estou me separando do Fábio.

BRUNO
Ele já abençoou o nosso amor. Ali na mesa de jantar, há vários meses. Você não percebeu, mas eu sim. Além disso, não existe mais motivo nenhum pra você recusar ou esconder o que sente por mim.

GIOCONDA
É que sou uma boba mesmo.

Música: Nothing’s Gonna Change My Love For You – Glenn Medeiros. Bruno pega a mão direita de Gioconda.

BRUNO
Receba esta aliança em sinal do nosso amor.

Ele põe o anel no dedo anular de Gioconda. Em seguida, os dois se beijam apaixonadamente durante alguns segundos. A música para.

CENA 24. PENITENCIÁRIA. CORREDOR. INT. DIA.

Armando é levado por dois carcereiros em direção à cela.

JUIZ (VO)
O réu é considerado culpado. Cumprirá uma pena de 88 anos e 6 meses em regime fechado. Está fechada a sessão.

Um dos carcereiros abre a porta. O outro desalgema Armando e o coloca para dentro. O primeiro tranca a porta e se afasta com o colega.

CENA 25. PENITENCIÁRIA. CELA ARMANDO E RAUL. INT. DIA.

Armando se surpreende ao ver Raul, que está sentado na cama.

RAUL
Até aqui nós ficamos juntos.

ARMANDO
Coincidência, não?

RAUL
Acho que não. (se aproxima e seduz Armando) É o destino que nos une. Fomos feitos um para o outro.

ARMANDO
Do que está falando?

RAUL
Não se faz de desentendido. Pra mim você é uma divindade. É um exemplo de ser humano. Um modelo de homem. Sempre fui gamado em você, Armando. E agora somos só nós dois.

ARMANDO
Pra começo de conversa, não curto viado.

RAUL
Viado? Que viado? Aqui o assunto é de macho.

Raul agarra Armando e lhe tasca um beijo ardente na boca. Armando tenta se desvencilhar.

CENA 26. PENITENCIÁRIA. FRENTE. EXT. DIA.

Imagem da fachada da penitenciária. O silêncio é cortado por um grito estridente e horrorizado de Armando. Um bando de pombos voa do chão.

CENA 27. PENSÃO ZORAIDE. QUARTO IVAN. INT. DIA.

Antigo quarto de Sandro. Ivan termina de se arrumar. Jô entra sem bater.


Sandro, já vol…? Ah, desculpa.

IVAN
Você costuma entrar no quarto dos outros sem bater?


Não, mas com o Sandro…

IVAN
Tudo bem. Não precisa se justificar. O Sandro ainda está na fazenda de Goiânia, e eu me mudei pra cá. Aquele hotel já estava me matando. A comida é horrível. Já a da Zoraide…


Ela é uma cozinheira de mão cheia.

IVAN
Com certeza que sim. Você está muito ocupada? Se não, podemos conversar um pouco. Lá embaixo, é claro.


Estou livre. Vai ser bom conversar com você, Ivan.

Jô e Ivan saem do quarto. Ele deixa a porta aberta.

CENA 28. HOSPITAL. SALA DE PARTO. INT. DIA.

Letreiro: “Meses depois”. Flávia faz o parto do bebê de Amanda, que grita de dor. Leila acompanha a irmã.

LEILA
Força, mana! Já tá nascendo!

FLÁVIA
Só um pouco e ele já vem.

Expectativa. Gritos de dor. O bebê nasce e chora. Amanda e Leila se emocionam.

CENA 29. HOSPITAL. CORREDOR. INT. DIA.

Carlos Eduardo, Wilson, Estêvão e Vicky esperam ansiosos. Flávia e Leila se aproximam deles.

FLÁVIA
Parabéns! Nasceu uma linda menina.

LEILA
Vai se chamar Helena.

ESTÊVÃO
Helena?

CARLOS EDUARDO
Ela acha que vai trazer uma nova esperança pra nossa família. Pena que a avó não vai conhecer a netinha.

VICKY
Como diz o nome da minha novela favorita, são coisas da vida.

WILSON
Nem sabia que gostava de novela.

LEILA
A Amanda e a Heleninha estão muito bem, e agora descansam.

ESTÊVÃO
Sua irmã passou por tanta coisa, e está aí. Já o seu irmão…

CENA 30. PENITENCIÁRIA. SALA DE VISITAS. INT. DIA.

Rubens conversa com Régis, sentados à mesa.

RÉGIS
A vida na cadeia não é fácil, mas tá dando pra levar. E a Amanda?

RUBENS
Acabou de ter a Heleninha. As duas estão muito bem. A Leila assistiu ao parto. O Carlos tá todo coruja pela menininha.

RÉGIS
Vai ser um ótimo pai. Soube que ele e o Wilson botaram a Aquapaper de volta nos eixos.

RUBENS
Em tempo recorde. O Armando não gosta nada, mas teve o que mereceu. Bem, deixa eu ir, que a Ana tá me esperando.

RÉGIS
Manda abraço em todo mundo.

RUBENS
Deixa comigo, que eu mando sim.

RÉGIS
Fala pro papai vir quando puder.

CENA 31. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. DIA.

Decoradores e funcionários ajeitam o salão para uma festa. Noêmia e Zoraide conversam no balcão.

ZORAIDE
Não lembro de ter visto isso aqui tão movimentado.

NOÊMIA
Pois é. A boate nunca virou uma loucura tão grande.

ZORAIDE
Festança é assim mesmo. Amiga, tô pra lá de ansiosa.

NOÊMIA
Eu também. É o casamento da minha filha. E é amanhã. Ai, eu vou chorar.

ZORAIDE
Deixa pra chorar na hora da cerimônia.

NOÊMIA
Por que raios todo mundo resolveu se casar no mesmo lugar e na mesma hora?

ZORAIDE
E não é bom? Todo mundo se casa e já faz a festança aqui mesmo.

NOÊMIA
Foram embarcar na ideia da Ana, e deu nisso. Tô uma pilha de nervos. Se não fosse você, eu tava perdida. (a uma moça) Coloca essa cortina lá no canto. (a outra) A mesa do bolo fica naquele lado.

Um homem alto e charmoso, com cerca de 60 anos, entra no salão.

HOMEM
Com licença. Vocês são Noêmia e Zoraide?

NOÊMIA e ZORAIDE (derretidas)
Sim, somos nós.

CENA 32. CASA BRUNO. SALA. INT. NOITE.

Vicky, Jô, Alice, Leila e Ana experimentam seus vestidos de noiva. Sete costureiras fazem os últimos ajustes.


Nunca pensei que eu, Joc… Jô Mendes, fosse me enfiar dentro de um desse.

VICKY
O coroa te pegou de jeito mesmo.


O Ivan é tudo que eu sempre quis, mas tinha vergonha de admitir.

VICKY
Falo a mesma coisa do Wilson.

ALICE
E eu, do Sandro.

LEILA
Ana, cuida bem do meu pai, hein?!

ANA
Eu sou mais eu, filhinha. (todas riem) Pena que a Amanda não quis casar agora.

LEILA
Quem te disse que não? Ela vai casar lá do hospital mesmo. Vai passar no telão.

ALICE
Ai, que amor! Ser mãe num dia e casar no outro deve ser um sonho.

LEILA
O bom é que não vai precisar usar aquele vestido chinfrim que mamãe usou e que deixou pra ela. (todas riem)

CENA 33. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

Gioconda usa um vestido azul discreto. Se ajeita diante do espelho. Lena a ajuda. Fábio entra.

GIOCONDA
Lena, eu estou bem mesmo?

FÁBIO
Está um esplendor. A noiva mais linda da face da Terra.

LENA
Depois dessa, quem sou eu pra discordar?

GIOCONDA
Fábio sempre galante.

FÁBIO
Desta vez não sou o noivo, mas sou eu que vou te levar até ele. O carro já está lá embaixo.

Fábio dá o braço para a deslumbrante Gioconda. Lena sai na frente, seguida pelos outros dois. FADE TO BLACK.

CENA 34. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. NOITE.

FADE IN. Grande parte dos personagens da novela espalhada pelo salão lotado. Germano, Rubens, Bruno, Wilson, Ivan, Estêvão e Sandro ocupam o centro da pista, à espera de suas noivas.

ESTÊVÃO
Me sinto como se estivesse casando pela primeira vez.

WILSON
O que não deixa de ser verdade. Antes você vivia um inferno e não um casamento.

BRUNO
Eu e Ivan esperamos a vida toda pra esse dia.

IVAN
Só vim pra cá porque a Jô me laçou. Se não, continuaria sozinho pra sempre.

GERMANO
Depois de hoje, não quero largar a Mercedes nunca mais.

SANDRO
Se largar, eu te caço por onde for.

GERMANO
Não precisa falar de novo.

RUBENS
Eu tô uma pilha de nervos. Pensa em alguém que já fugiu quatro vezes do altar.

ESTÊVÃO
Desde que hoje não seja a quinta, está ótimo.

Música: Songbird – Kenny G. As noivas entram no salão uma atrás da outra, na ordem a seguir: Leila, Alice, Vicky, Jô, Ana e Mercedes. Todos, inclusive os noivos, ficam extasiados com a vinda delas. Por fim, Gioconda entra de braços dados com Fábio. Este diz algo no ouvido de Gioconda e lhe dá um beijo no rosto. As noivas se juntam a seus pares. Todos se viram diante do juiz. No telão surgem Amanda, deitada na cama do hospital, e Carlos Eduardo. FADE OUT.

FADE IN. Segue o casamento. Noêmia e Zoraide choram.

JUIZ
É de sua livre e espontânea vontade tê-la como sua legítima esposa?

Entre CORTES DESCONTÍNUOS, cada personagem diz sim ao juiz, na ordem a seguir: Wilson, Vicky, Germano, Mercedes, Rubens, Leila, Carlos (na tela), Amanda (na tela), Estêvão, Ana, Ivan, Jô, Bruno, Gioconda, Sandro e Alice.

CORTA. Todos os casais trocam as alianças ao mesmo tempo. Lena chora e é abraçada por Fábio. Ângela sorridente.

JUIZ
Eu vos declaro casados. Podem beijar suas noivas.

Aplausos. Entre CORTES DESCONTÍNUOS, cada casal se beija. Noêmia cai aos prantos. A música para.

CENA 35. PENITENCIÁRIA. SALA DE VISITAS. INT. NOITE.

Carly chocada ao ver Raul de peruca loura e maquiagem.

CARLY
O que fizeram com você?

RAUL
Nada. Apenas me transformei na nova esposa do Armandão.

CARLY
Você tá de brincadeira?

RAUL
Que nada. Arrematei meu homem de jeito. No início ele não gostou muito, mas depois ficou doidinho por mim e nos casamos aqui mesmo.

CARLY (gargalha)
Tô morta! Quando a Zoraide e a Noêmia souberem…

RAUL
Divido o Armandão com você, se não contar. Topa?

CARLY
Fechado!

CENA 36. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. NOITE.

Música: Whisky à Go-Go – Roupa Nova. Amanda e Carlos no telão. Ela segura Heleninha no colo. Bruno, Fábio, Ivan, Estêvão e Germano sentados numa mesa. Gioconda, Mercedes, Noêmia, Zoraide, Lena e Ângela em outra. Sandro e Alice namoram encostados num canto. Jô e Vicky fofocam em outro. Os demais personagens dançam na pista. Entre CORTES DESCONTÍNUOS, CLOSE em cada dançarino. Após o refrão da música, CAM na mesa de Bruno.

BRUNO
Amanhã cedo, rumo a Paris e depois a Roma com mia Gioconda.

FÁBIO
Vocês nunca mais vão querer sair da Itália. Já vou logo avisando.

GERMANO
A Mercedes quer passar a lua-de-mel na fazenda, com os bois e os cavalos em volta.

IVAN
Já imagino vocês dois rolando no chiqueiro. (todos riem)

ESTÊVÃO
Eu vou ficar por aqui mesmo, mas já prometi levar a Ana pra Capadócia quando sair de férias. Ela sonha em voar num balão.

IVAN
Também fico aqui com a Jô. E você, Fábio?

FÁBIO
Vou fazer o que mais amo nessa vida: viajar pelo mundo atrás das belas coisas espalhadas por aí. Tirar fotos.

CAM em Alice e Sandro. Ele a beija, mas Alice tenta puxá-lo para a pista.

ALICE
Quero dançar.

SANDRO
Só mais um beijo.

Eles trocam um selinho e seguem para o centro da pista. Música muda para Drive – The Cars. Os casais dançam lentamente. Bruno se levanta de sua mesa e pega Gioconda para dançar. Lena e Ângela dançam juntas. O homem da cena 31 pega a mão de Noêmia e a leva para a posta. Zoraide senta à mesa de Fábio. CLOSES alternados entre Alice/Sandro e Bruno/Gioconda. Alice e Sandro se beijam novamente. CORTA.

Fábio junta todos os personagens no centro da pista para uma foto.

NOÊMIA
Será que vai caber todo mundo aqui?

ANA
Claro que vai, meu amor. É só espremer juntinho.

GIOCONDA
Espera, que vou ajeitar meu cabelo.

FÁBIO

Você está linda assim. Abraça o Bruno. Sandro, vem pra frente. (espera todos se ajeitarem) Lá vai.

CAM no elenco todo sorridente.. Flash. Imagem congela. DISSOLVE.

CENA 37. GOIÂNIA. FAZENDA NOVAK. FRENTE. EXT. DIA.

Música no rádio: Believe In Me – Dan Fogelberg. Alice, com maquiagem de idosa, observa a foto tirada por Fábio. O rádio está a seu lado, no chão. Crianças correm à sua frente. Um casal de adolescentes namora debaixo da janela. Ambos sentados no chão. Sandro (também maquiado) vem a cavalo. Desce do animal com um buquê de flores e senta com Alice.

ALICE
São lindas.

SANDRO
Pra você. (entrega) Hoje faz 35 anos que estamos juntos pra nada mais nos separar.

ALICE
Como dizia minha mãe, hoje comemoramos as bodas de coral.

SANDRO
Olha só como tivemos netos lindos.

ALICE
E um bisnetinho já tá por vir pra deixar nossa história ainda mas feliz.

SANDRO
E pensar que poderia não ter sido assim.

ALICE
Mas as nossas mães se arrependeram do que fizeram, e você perdoou as duas. O melhor dia da minha vida foi quando você e a Gioconda se reconciliaram, sabia?

SANDRO
E depois ela ficou comigo até o último dia.

ALICE
E continua assim, de onde ela estiver. Ela e o Bruno também tiveram um final muito feliz. Morreram e foram enterrados juntos.

SANDRO
No final, foi o Fábio que enterrou os dois. Aquele já estava velhinho, mas firme e forte. Não demorou muito tempo, e também se foi. Régis saiu da cadeia e refez a vida. Leila e Amanda continuam muito bem. Rubens já está com quase noventa anos.

ALICE
E a Ana fazendo a alegria do Estêvão lá no céu. Heleninha se tornou uma grande empresária e segue o legado do Carlos lá na Aquapaper.

SANDRO
E ele, o melhor presidente que já tivemos no Brasil. (pausa) Quanta gente já se foi, e quanta ainda vai passar por nós! Mercedes, Germano, Zoraide, Carly, Vicky, Wilson, Ivan, Jô… No final, o que a gente leva dessa vida é um monte de lembranças. É como se vivêssemos num eterno flashback.

Sandro dá um selinho em Alice. CAM se afasta lentamente. O casal fica abraçado, enquanto as crianças continuam brincando em volta e o outro casal namora no canto.

FIM

 


Aqui se encerra mais uma novela. Agradeço a vocês, leitores, que acompanharam a trajetória de Sandro, Gioconda, Bruno, Jô e tantos outros que viveram nestes quatro meses de exibição. Desejo uma vida cheia de belos flashbacks a vocês. Volto em breve com uma nova história. Até mais!

Marcelo Delpkin

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