CENA 01. ESCOLA DE MÚSICA. SALA. INT. DIA.
Continuação da última cena do capítulo anterior. Kika beija Rubens e lhe apalpa o peito. Uma freira entra na sala por engano e vê a cena.
FREIRA
Virgem Maria! O que significa isso?
Kika solta Rubens, faz escândalo e se joga num canto, fingindo chorar.
KIKA
Ela tava tentando me estuprar! Socorro!
Ana entra correndo. Vê que Kika está fingindo e tenta falar, mas é interrompida pela freira.
FREIRA (a Ana)
Ele estava pecando contra aquela menina! Chama a polícia!
RUBENS
Foi ela que me agarrou.
KIKA (grita, finge choro)
O quê? Eu não fiz nada. Ele me agarrou e tentou me forçar a…
FREIRA
Vem comigo, menina. Sai de perto desse pecador. (a Rubens) Vai queimar no fogo do inferno por isso.
Ana lança um olhar discreto e censor em direção a Kika. Kika se junta à freira, com quem sai.
RUBENS
Ana, você não vai acreditar nela, né?
CENA 02. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.
Lena recebe Jô na porta. Gioconda espera a jornalista.
JÔ
Obrigada.
GIOCONDA
Acho que já te vi em algum lugar?
JÔ
Na festa da Ana na boate, deve ser. Sou Jô Mendes, jornalista.
GIOCONDA
Prazer! Senta. (ambas se sentam) Em que posso te ajudar?
JÔ
Estou investigando uma história bastante delicada, e indicaram seu nome como possível ajuda. Sobre um bebê abandonado nos anos 80.
Gioconda gela por dentro, mas tenta não aparentar para Jô.
GIOCONDA
O que quer dizer com… bebê abandonado?
JÔ
Esse bebê hoje é um homem e procura por suas origens. Estou ajudando a achar sua verdadeira mãe.
GIOCONDA
E você acha que eu posso ajudá-lo a achar a mãe? Querida, não me leve a mal. Já faz 30 anos ou mais. Provavelmente essa mãe já está morta.
JÔ
Pelas investigações, parece que não. A mãe ainda não foi identificada, mas já descobri o nome da enfermeira que participou da trama.
GIOCONDA (irritada)
Você vai me dar licença, mas não tenho tempo pra dramas sentimentaloides. Faça o favor de sair da minha casa.
JÔ
Sinto muito que não queira ajudar. Mas eu volto. Obrigada, mesmo assim.
Lena abre a porta para Jô sair. Fecha a porta e se aproxima de Gioconda, que murcha e chora.
GIOCONDA
Era só o que me faltava. Essa jornalistazinha descobrir tudo. Se a Noêmia abre aquela matraca, estou perdida.
CENA 03. CASA HELENA. CORREDOR. INT. DIA.
Jairo anda pelo corredor discretamente. Por dentro do quarto, Amanda abre a maçaneta lentamente. Sai e puxa Jairo pra dentro. Fecha a porta. Ângela aparece.
ÂNGELA
Jairo? Cadê você? (a si mesma) Que estranho! Não tá em lugar nenhum da casa, mas o carro tá lá embaixo. Vou ver se tá no porão.
Ângela sai em direção às escadas.
CENA 04. CASA HELENA. QUARTO AMANDA. INT. DIA.
Amanda e Jairo abraçados e atentos aos barulhos de fora.
AMANDA
Acho que ela já foi. Não percebeu nada.
JAIRO
Então me beija.
Amanda e Jairo se beijam com paixão. Ele solta os cabelos da loura, enquanto ela tira o paletó e a gravata do motorista. Deitam-se na cama dela, com ele por cima.
JAIRO
Não sei de devo.
AMANDA
Eu quero, e tem que ser agora. Ou minha mãe chega e pega a gente junto.
Beijos mais quentes ainda.
CENA 05. CASA BRUNO. SALA. INT. DIA.
Bruno, desanimado, está sentado no sofá. Come pipoca de micro-ondas. Toca-se a campainha duas vezes. Ele se levanta e abre a porta para Jô.
JÔ
Oi, Bruno! Posso entrar?
BRUNO
Sim, entra.
Ela anda até o sofá. Bruno fecha a porta e se aproxima dela.
JÔ
Não precisa nem me falar. Pra baixo por causa da Gioconda?
BRUNO
Até você?
JÔ
Bruno, você acha mesmo que ela vai te dar alguma chance? Há quantos anos você fica aí sofrendo por ela? Tem muita gente que gostaria de ter o lugar dela e ficar com você, sabia?
BRUNO
Fazer o quê se eu só tenho olhos pra ela?
JÔ
Esquecer. Tentar se relacionar com alguém que te dê valor de verdade, que te trate como merece e não como só um amigo pras piores horas.
BRUNO
Não sei se saberia viver com outra mulher. Não sei fingir que está tudo bem, quando não está.
JÔ
Por acaso você já tentou?
BRUNO (após segundos de silêncio)
Não.
JÔ
É por isso que fico puta pra caramba quando te vejo engatinhando igual cachorrinho atrás dela. Gioconda não é pra você. Você é muito bom pra ficar com ela.
BRUNO
Se for pra destratar a Gioconda, prefiro que vá embora.
JÔ
Vai me botar pra fora, igual ela me fez ainda há pouco?
BRUNO
Ela não faria isso.
JÔ
Fez! A empregada tá de prova. E quer saber mais? Acho que ela tá diretamente envolvida na história do Sandro.
BRUNO (tom)
Agora você passou dos limites. Não vou admitir que…
Música: Nothing’s Gonna Change My Love For You – Glenn Medeiros. Jô agarra e beija Bruno. Aos poucos ele cede, mas segundos depois ele se dá conta e interrompe o beijo.
BRUNO
Ficou louca?
JÔ
Fiquei. Sou doida em você desde a primeira vez em que te vi. Eu te amo, Bruno! Eu te amo!
BRUNO
Ilusão da sua cabeça.
JÔ
Pode ser. Mas eu não vou desistir de você. Eu, sim, posso te fazer muito mais feliz do que a Gioconda.
A música para. O celular de Bruno toca.
BRUNO
Só um minuto. (atende) Alô?… Ana?… O quê?… Sabia que não ia dar certo essa menina com ele. Tô correndo pra aí. (desliga)
JÔ
O que houve?
BRUNO
Um problema lá na escola. Tenho que ir.
JÔ
Vou com você.
Ambos saem pela porta.
CENA 06. CASA HELENA. CORREDOR. INT. DIA.
Amanda e Jairo saem do quarto dela. Ele termina de ajeitar a gravata, e ela o vestido.
JAIRO
Foi uma loucura.
AMANDA
A paixão é uma loucura.
JAIRO
Se tua mãe descobre…
AMANDA
Ela não vai descobrir. (pausa) Desce na frente, pra ninguém desconfiar. Depois eu vou.
Jairo desce pela escadaria dos fundos. Do outro lado vem Ângela.
ÂNGELA
Ué, você tá aí, Amanda? Viu o Jairo por aí?
AMANDA (mente)
Não, eu ia ver se ele estava lá embaixo. Vou dar uma passada na Desirée, e aí ele podia me levar.
ÂNGELA
Que esquisito! Tô procurando ele há um tempão.
AMANDA
Vamos procurar juntas.
Amanda e Ângela descem juntas.
CENA 07. ESCOLA DE MÚSICA. SALA BRUNO. INT. DIA.
Rubens sentado e muito tenso. Bruno e Ana de pé, ao lado dele.
ANA (a Bruno)
Tá na cara que foi ela que agarrou o Rubens e fez aquele circo todo depois.
BRUNO
Você viu?
ANA
Não, mas do que conheço dos dois, é óbvio que acredito nele. Depois vou ver na câmera. Não quero fazer isso na frente dos alunos. Podem desconfiar.
RUBENS
Já basta a freira, que ficou do lado da Kika.
BRUNO
Só espero que não dê em nada.
CENA 08. RUA. CARRO HELENA. EXT. DIA.
Helena fala ao celular, dentro do carro.
HELENA
Lembre-se: só pago o restante depois que ele for preso. Já foi na delegacia?
KIKA (VO, telefone)
Tô na porta.
HELENA
Ok. Assim que sair daí, me fala. Quero uma encenação perfeita. (desliga) Isso é pra você aprender a não mexer com quem não deve, cafajeste.
Helena joga o celular para dentro da bolsa. Liga o carro e parte com ele.
CENA 09. APARTAMENTO GIOCONDA. COZINHA. INT. DIA.
Sandro e Lena conversam, enquanto lancham mistos quentes.
LENA
Apareceu uma rapariga aqui que tirou a Gioconda do sério.
SANDRO
Rapariga? Alguma ex-amante do marido?
LENA (ri)
Amante? Antes fosse. Mas o Fábio era cem por cento fiel. Pior, bem pior. Uma jornalista que resolveu investigar um bebê que foi abandonado há alguns anos, e deram o nome dela como testemunha.
SANDRO
Deve ser minha amiga Jô. Ela está investigando algo assim mesmo. (joga) Mas por que a Gioconda estaria envolvida?
LENA
Uma longa história que ela não quer que passe adiante.
GIOCONDA (entra, disfarça o desconforto)
Lena, você sabe se… Ah, já chegou. Como está lá fora?
SANDRO
O trânsito? Não está ruim. Vamos chegar a tempo pro jantar.
GIOCONDA
Que bom! Daqui a pouco vai escurecer, e tenho que estar impecável pra encontrar o Armando. Ele detesta atrasos.
SANDRO (VO)
Ele detesta todos que se coloquem contra ele, isso sim. Vai ser uma boa oportunidade de me aproximar do salafrário.
CENA 09. CASA HELENA. FRENTE. EXT. ANOITECER.
Música: Nell’aria – Marcella Bella. O portão automático se abre. O carro de Estêvão entra e para mais à frente. O portão é fechado. Estêvão, Régis e Leila saem do carro e andam em direção à casa. A música para.
CENA 10. CASA HELENA. SALA. INT. ANOITECER.
Leila, Régis e Estêvão entram. Este acende a luz e fecha a porta. Ângela se aproxima deles vindo do corredor.
ÂNGELA
Boa noite, doutor. Como foi hoje?
ESTÊVÃO
Muito bem, obrigado. Hoje tive a oportunidade de fazer uma cirurgia na presença deles.
LEILA
Teve uma hora em que me assustei.
RÉGIS
O paciente teve uma parada cardíaca, mas o papai conseguiu salvar e ele passa bem agora.
ÂNGELA
Tenho horror dessas coisas. Deus me livre!
ESTÊVÃO
Tem alguém em casa?
ÂNGELA
Só vocês. Dona Helena saiu pra resolver umas coisas, dona Zilda foi à exposição de flores e depois ficou de passar na casa de uma amiga, e Amanda vai dormir na casa de uma amiga.
ESTÊVÃO
Sim, ela falou comigo. E Jairo?
ÂNGELA
Levou a Amanda pra lá e seguiu pra buscar dona Helena.
CENA 11. CASA NOÊMIA. SALA. INT. NOITE.
Noêmia e Zoraide estão sentadas no sofá, enquanto passa uma novela na TV.
ZORAIDE
Que susto você me meteu, amiga!
NOÊMIA
Já tô ótima. Alice é que insiste em achar que tô doente e à beira da morte.
ZORAIDE
Ela te ama e não quer te perder. Ela vai ficar cuidando de você, e eu cuido lá da boate. O Germano já terminou de arrumar tudo por lá.
NOÊMIA
Se não fosse você como amiga, eu tava perdida.
ZORAIDE
E eu não sei? Então obedece à sua filha e fica pianinha, que eu quero te ver forte amanhã.
ALICE (traz um prato de sopa da cozinha)
Olha a sopa!
ZORAIDE
Hum! Tá com um cheiro bom. Vai comer tudinho, amiga.
NOÊMIA
É, fazer o quê? (pega o prato) Ainda bem que a Alice faz uma sopa muito boa.
ALICE
Aprendi com você. (toca a campainha) Mas quem será?
Ela vai até a porta e a abre para Zilda.
ZILDA
Boa noite. Noêmia mora aqui?
ALICE
Mora, sim.
ZILDA
Não sei se me conhece. Meu nome é Zilda. Sou uma antiga conhecida dela.
ALICE
Sou Alice, filha dela. Por favor.
Sonoplastia: suspense. Noêmia toma um susto enorme ao ver Zilda e se engasga com a sopa. Zoraide e Alice socorrem Noêmia.
ZILDA
Não sei se vim em boa hora. Volto depois.
ALICE
Não, tudo bem. Vai passar. Ela se engasgou com a sopa.
Noêmia segue tossindo, deixando Zilda preocupada. A sonoplastia para.
CENA 12. PENSÃO ZORAIDE. SALA JANTAR. INT. NOITE.
Jô e Vicky jantam à mesa. A primeira fala ao celular.
JÔ
Bem que eu desconfiei, Sandro. Depois do que ela me fez, entra na lista de suspeitas. Vamos investigar a Gioconda, sim.
SANDRO (VO, telefone)
Estou perto dela, então se ver alguma coisa estranha com ela, te falo.
JÔ
Perfeito.
SANDRO (VO, telefone)
Tá bom. Preciso desligar, porque ela está me chamando.
JÔ
Depois a gente se fala. (desliga o celular) A batata dessa mulher tá assando, seja quem for ela.
VICKY
E como é que vocês vão chegar até ela? E se for alarme falso?
JÔ
Isso, quem vai responder é a Noêmia. Amanhã mesmo eu pressiono a fulana.
VICKY
Toma cuidado!
JÔ
Eu sei o que tô fazendo. (Carly entra) Disfarça.
CARLY
Só vocês duas? Cadê os outros?
VICKY
Cuidando das próprias vidas. Fazer o quê?
JÔ
A Zoraide e o Germano estão dando uma força lá na boate da Noêmia. O que acha de arrumar alguma coisa pra fazer lá?
CARLY
Não tô disposta. Tô muito cansada hoje. Sabem como é. O serão de uma modelo é pesado.
VICKY
Mais exatamente o book rosa, né?
CARLY
Entenda como quiser. Vou subir e tomar um bom banho do jeito que mereço. Fui!
VICKY
Demora bastante! (Carly sai)
JÔ
Aposto que ela passou a tarde toda na cama com o Armando. Como ela pode gostar de um velho tão caquético?
VICKY
Tem gosto pra tudo. Até pra bife de fígado.
JÔ
Não fala, que já me dá água na boca. Esse aí tá lindo. Vamos dividir?
Vicky e Jô dividem o alimento e se servem com as metades.
CENA 13. RUA. CARRO. EXT. NOITE.
CAM dentro do carro. Sandro dirige, e Gioconda está sentada no banco de trás.
GIOCONDA
O restaurante é logo ali na frente.
SANDRO
Aquele com a luz verde?
GIOCONDA
Esse mesmo. Para em alguma vaga.
SANDRO
Ali na frente tem uma.
CAM exterior enquadra o carro de lado. Sandro estaciona numa vaga bem em frente ao estabelecimento de destino. Retorna com CAM interna.
GIOCONDA
Fica aqui mesmo, pra qualquer coisa que eu precisar.
SANDRO
Sim, senhora.
GIOCONDA
Vou tentar não me demorar muito. Até já!
CAM exterior novamente. Gioconda sai do carro e caminha até a entrada do restaurante. Em seguida, CAM interna foca no rosto de Sandro.
SANDRO
Vamos ver o que o Armando vai aprontar.
CENA 14. RESTAURANTE. SALÃO. INT. NOITE.
Gioconda surge na entrada. Olha por todos os lados. Um garçom se aproxima dela.
GARÇOM
Boa noite, madame! A senhora tem reserva?
GIOCONDA
Sou convidada do doutor Armando Aligheri. Ele já chegou?
GARÇOM
Sim, senhora. Gioconda Grimaldi, não é? (ela afirma com a cabeça) Me acompanhe.
Ele a encaminha até a mesa de Armando. Este vê Gioconda, se levanta e a cumprimenta.
ARMANDO
Sabia que não iria recusar meu convite. Como vai, Gioconda? (beija-a no rosto)
GIOCONDA
Bem, obrigada.
ARMANDO
Por favor, sente-se.
O garçom puxa uma cadeira para Gioconda se sentar. Armando retorna ao seu lugar. O garçom se afasta. CLOSES alternados entre Gioconda e Armando, sentados um de frente para o outro.
CENA 15. ESCOLA DE MÚSICA. RECEPÇÃO. INT. NOITE.
Um casal de policiais à paisana entra no local e se aproxima de Rubens.
POLICIAL MULHER
Boa noite. O professor Rubens está?
RUBENS
Sim, sou eu mesmo.
POLICIAL MULHER
O senhor está preso por assédio e tentativa de estupro contra uma menor. (ao outro policial) Por favor.
RUBENS
Só pode ser um engano. Não me envolvo com menores.
O policial põe os braços de Rubens pra trás e o algema.
Efeito de fim de capítulo: imagem congela em Rubens desesperado; FADE TO BLACK. Sonoplastia: vento.