CENA 01. ESCOLA DE MÚSICA. SALA MÚSICA. INT. DIA.

Ana e Alice conversam sobre Sandro. Alice segura um violino.

ANA (fecha a porta)
Ele está a fim de você, Alice.

ALICE
Não inventa, Ana. É só um amigo.

ANA
Aham, sei. Vou fingir que não vi. Posso mandar chamar o aluno?

ALICE
Pode, sim. Obrigada.

ANA (sussurra)
Aproveita o gato!

Ana sai. Alice sorri e suspira por Sandro.

ALICE
Você não imagina o quanto faz meu coração bater, Sandro.

Ela volta a tirar algumas notas do violino.

CENA 02. PENSÃO ZORAIDE. SALA JANTAR. INT. DIA.

Zoraide, Germano, Bruno e Carly almoçam animados à mesa.

ZORAIDE
Carly, você viu a Jô e a Vicky?

CARLY
Não sei, nem quero saber por onde as duas pastam.

GERMANO
Isso é maneira de falar, Carly? Saíram pra trabalhar, Zoraide.

CARLY
Ao contrário de você, eu tenho mais o que fazer. Tenho uma beleza estonteante pra zelar. Falando nisso, hoje tenho um teste pra garota-propaganda. Vocês nem imaginam onde.

GERMANO
Melhor mesmo. Ninguém quer saber de suas vulgaridades.

CARLY
Não é nenhuma vulgaridade. O teste é para o comercial da Aquapaper. Se eu passar… Se, não. Eu vou passar!

BRUNO
Aquapaper não é aquela empresa do Armando Alighieri?

CARLY
Essa mesma. Não é demais?

ZORAIDE
Dizem que ele é um homem seriíssimo e que não tolera raparigas do seu nível, menina.

CARLY
Você está com inveja do meu corpinho. Baba, velha! Você nunca mais vai ter de novo. Se é que um dia teve. Sabem de uma coisa? Vou curtir minha exuberância na praia de Copacabana. Fui!

GERMANO
Já vai tarde. (Carly sai)

ZORAIDE
Não ligue pra ela, Bruno. Carly tem tudo, menos um cérebro. (pausa) Está gostando do almoço? É simples, mas de coração.

BRUNO
Melhor do que a que eu faço.

ZORAIDE
Ai, que bom!

GERMANO
Zoraide é uma cozinheira de mão cheia.

BRUNO
Nisso tenho que concordar.

Zoraide sorri com os elogios.

CENA 03. ESCOLA DE MÚSICA. SALA BRUNO. INT. DIA.

Música: Longer – Dan Fogelberg. Sandro sonha acordado com a imagem de Alice ao violino. Está sentado numa cadeira. CLOSE nele.

CENA 04. ESCOLA DE MÚSICA. SALA MÚSICA. INT. DIA. (FLASHBACK)

A música continua. Sandro de pé, próximo à porta da sala. Alice, afastada e de costas pra ele toca violino. CLOSES alternados entre Sandro e Alice, durante vinte segundos.

CENA 05. ESCOLA DE MÚSICA. SALA BRUNO. INT. DIA.

A música continua. Sandro sorri apaixonado. Cinco segundos depois, o telefone toca e a música para. Ele pega o celular. Visor mostra o nome de Gioconda. Sandro atende.

SANDRO
Alô?

FÁBIO (VO, telefone)
Alô, Sandro? Como vai? Aqui é o Fábio, marido da Gioconda. Aquela que você salvou do assalto na semana passada.

SANDRO
Como vai, Fábio?

FÁBIO (VO, telefone)
Bem, obrigado. Gioconda também está ótima. Pode conversar um pouco?

SANDRO
Sim, claro.

FÁBIO (VO, telefone)
Queria muito convidar você para um jantar simples aqui em casa, por volta das oito ou nove. Você poderia vir? Gioconda e eu queremos muito sua presença. É uma forma de agradecermos a tudo que nos fez.

SANDRO
Conta comigo.

FÁBIO (VO, telefone)
Você não imagina o quanto nos deixa felizes. Esperamos você. Até logo!

SANDRO
Até logo e obrigado pelo convite. (desliga)

CENA 06. PENSÃO ZORAIDE. SALA. INT. DIA.

Bruno de pé, ao celular. Zoraide está a seu lado.

BRUNO
Claro que sim, Gioconda. Não precisa pedir duas vezes. (pausa) Ah, por acaso posso levar um amigo, o Sandro?… Seu marido já convidou? Que ótimo. Estaremos aí sim… Até mais tarde, amiga querida… (desliga)

ZORAIDE
O que era?

BRUNO
Minha amiga Gioconda vai dar um jantar pro marido e mandou me chamar.

ZORAIDE
E você deve estar mortinho de ciúmes por isso.

BRUNO
Queria que não fosse, mas essa é a verdade. Tem horas em que quero destroçar a cara daquele infeliz. Mas logo lembro que ele é um santo, e que seria covardia da minha parte fazer mal a ele e à Gioconda. Ela o ama demais.

ZORAIDE
É, meu amigo. Você entrou numa sinuca de bico.

BRUNO
Nem me fala, Zoraide.

CENA 07. GÁVEA. PRAÇA. EXT. DIA.

Rubens e Leila andam de mãos dadas e conversam sorridentes.

RUBENS
Você está muito ocupada hoje?

LEILA
Não. Hoje só tenho prova às seis e depois estou liberada. A fim de um rolê comigo?

RUBENS
Uma reuniãozinha de aniversário. Coisa simples. Mas te garanto que é gente divertida. Fui convidado e posso te levar, se quiser. Fábio Velázquez, marido da jornalista Gioconda Grimaldi. Conhece? Ele esteve na festa da Ana.

LEILA
Lembro deles. Só não sei se minha mãe vai gostar dessa história. Ela e Gioconda são desafetos de longa data, acredita?

RUBENS
Mas você não é. Não tem problema nenhum em aparecer por lá.

LEILA
Desde que dona Helena não descubra. Ontem meu irmão levou um tapão, só de tocar no nome da outra. E pra piorar a situação, meu pai foi apaixonado por ela antes de se casar com a mamãe.

RUBENS
Então a história é das antigas?

LEILA
E que agora está tornando minha casa um inferno. Se eu for, tem que ser na maior discrição.

CENA 08. CASA HELENA. ESCRITÓRIO. INT. DIA.

Helena ao celular, sentada no sofá.

HELENA
Estudar com a Malu? Tá bom, minha filha. Preferia que você estivesse no jantar da sua irmã. Mas é a sua carreira em jogo, fazer o quê?… Falo sim, filha… Tchau.

Helena desliga o celular, enquanto Zilda entra.

ZILDA
Quem era?

HELENA
Leila dizendo que remarcaram uma prova muito importante pra amanhã e que não vem pro jantar de hoje.

ZILDA
Você sabe que a faculdade dela é muito puxada. Ela precisa se dedicar ao máximo. E também vai ter todo o tempo do mundo pra participar dos momentos mais importantes da Amanda. Tenho certeza de que ela não vai se importar se a Leila faltar um dia.

HELENA
Mas eu me importo. Vou até mandar uma mensagem pra mãe da Malu…

ZILDA (corta)
Você só pode estar louca! Não confia na sua própria filha?

HELENA
Não confio nem na minha própria sombra.

Prepara o celular para discar, mas Zilda o tira da mão dela a tempo.

ZILDA
Me dá isso aqui. Pare de encher a cabeça dos outros com desconfianças sem nexo. Sua filha é uma aluna muito dedicada e ponto final.

CENA 09. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

Fábio entra em casa, que está aparentemente vazia. Abre as cortinas. Tira a gravata e abre um botão da camisa. Antes que se sente no sofá, Gioconda e Lena entram com uma caixa grande e embrulhada.

GIOCONDA e LENA
Surpresa!

FÁBIO
Assim vocês me matam de susto. Por que um embrulho tão grande?

GIOCONDA
É uma prova da força do nosso casamento. Vem, abre.

FÁBIO
Não, sem antes um beijo do jeito que gosto.

Gioconda e Lena põem o embrulho no chão. Fábio se aproxima de Gioconda e a puxa com força para um beijo demorado.

LENA (vibra)
Ai, o amor é lindo!

GIOCONDA
Feliz aniversário, meu amor.

FÁBIO
O primeiro dia da minha velhice.

GIOCONDA
Ai, que horror! Não fala assim, que me sinto acabada.

FÁBIO
Desculpa, não quis te ofender. Mas é que não é nada fácil chegar aos sessenta.

GIOCONDA
Sessenta tons de charme, de beleza, de virilidade… Você está muito bem pra idade, se quer saber.

FÁBIO
Fala isso só pra me animar, não é?

GIOCONDA
Vamos, abre o presente que comprei pra você.

FÁBIO
Só quero ver.

Fábio desembrulha a caixa e fica de olhos arregalados ao ver o conteúdo.

LENA
Tô curiosa pra caramba.

FÁBIO (surpreso)
Onde é que você conseguiu isso? É a miniatura da Torre de Pisa feita pelo Mario Ferretti. Artigo raríssimo. Assim eu vou chorar.

Gioconda o abraça por trás, enquanto ele tira o objeto da caixa e o observa detalhadamente.

GIOCONDA
Quando vi que estava à venda, não resisti e encomendei pra você.

FÁBIO
Nem sei o que dizer. (chora e abraça Gioconda de frente) Não sei o que seria de mim sem você.

LENA
Feliz aniversário e mais um ano de muitas realizações pra você, Fábio. Estou preparando um jantar maravilhoso, do jeito que você gosta.

GIOCONDA
E eu estou ajudando. Marquei uma hora no Luciano pra dar um trato em você. Quero você todo charmosão na hora do jantar. Afinal, é o astro principal do dia. Não é, Lena?

LENA
Isso mesmo.

CENA 10. CASA HELENA. SALA. INT. DIA.

Amanda sentada no sofá. Estêvão entra, e ela se aproxima para abraçá-lo.

AMANDA
Já voltou, pai?

ESTÊVÃO
Oi, filha. Hoje não tive muitos pacientes. Sua mãe está aí?

AMANDA
Está lá dentro. Você vai ficar pro meu jantar, não vai?

ESTÊVÃO
Gostaria muito, mas… Você sabe o que penso disso tudo, não é? Se dependesse de mim, você e Carlos Eduardo não cometeriam o mesmo erro que eu e sua mãe.

AMANDA
Não se preocupa, que eu não vou ficar triste se você não ficar. A Leila também não vai participar. Ela tem um compromisso. Não sei direito o que é. A vovó que comentou por alto.

ESTÊVÃO
Melhor assim. Quanto menos plateia, melhor. E seu irmão?

AMANDA
No hospital. Não viu o Régis?

ESTÊVÃO
Não. Hoje fiquei no consultório. Vou subir.

Ele beija Amanda na testa e sobe as escadas. Amanda pensativa.

CENA 11. MANSÃO ARMANDO. FRENTE. EXT. NOITE.

Música: You Belong To The City – Glenn Frey. Imagens da fachada da mansão. Um carro entra pelo portão.

CENA 12. MANSÃO ARMANDO. SALA. INT. NOITE.

A música para. Irritado, Armando termina de colocar a gravata e o paletó, enquanto desce as escadas. Soraya conversa com Carlos Eduardo, ambos de pé em volta da mesinha. Jéssica e Wilson de pé num canto.

SORAYA
Não admito que faça vergonha no jantar, está me ouvindo?

CARLOS EDUARDO
Sim, mãe.

SORAYA
Deste ano não passa.

ARMANDO
Não mesmo. Ou eu deserdo não só você, Carlos, como a todos que estão aqui. Enfia nessa sua cabeça oca que o casamento é essencial para a manutenção dos nossos negócios. (Carlos Eduardo abaixa a cabeça) Wilson, alguma novidade sobre as terras do Maranhão?

WILSON
Serão desocupadas até amanhã com força policial.

ARMANDO
Melhor assim. Ou corto sua cabeça em pedacinhos e dou pra Jéssica comer. Agora vamos, que Helena já deve estar nos esperando.

Armando sai, seguido pelos demais. Todos em silêncio. Wilson apaga a luz e fecha a porta por fora.

CENA 13. APARTAMENTO GIOCONDA. FRENTE. EXT. NOITE.

CAM filma calçada em frente ao portão. Sandro, Bruno, Régis e Leila aparecem e param ali mesmo.

BRUNO
É aqui.

LEILA
Nossa, ela mora bem!

RUBENS
Bem de frente pro mar. Se fosse comigo, eu não ia sair da praia.

BRUNO
Não mesmo. Do jeito que te conheço.

SANDRO
Vamos? Eles já devem estar nos esperando.

BRUNO
A Ana já está vindo. (tempo) Olha lá ela.

ANA (chega correndo)
Ufa! Foi por pouco. A piriguete da Carly ficou me segurando na outra rua.

SANDRO
Ela não sai do meu pé.

RUBENS
Não é todo dia que aparece um homem bonito por aqui, com todo respeito. Também fiquei com ela no pé por um mês e meio.

LEILA
Carly não é uma loura metida a modelo, que sai fazendo testes por aí?

ANA
Xi, até você conhece a bisca?

LEILA
Ex-colega de faculdade. Fez o primeiro período só pra namorar os gatos, dar em cima dos professores e ver se tinha algum corpo bonito de homem nos laboratórios de anatomia.

ANA (faz sinal da cruz)
Credo! Deus me livre!

CENA 14. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. NOITE.

Lena abre a porta para Rubens, Leila, Ana, Bruno e Sandro entrarem. Gioconda e Fábio cumprimentam-nos.

FÁBIO (abraça Sandro)
Que bom que veio. Não iria sossegar até que você chegasse.

GIOCONDA (beija Bruno no rosto)
Ficamos felizes com a sua presença e de todos.

FÁBIO
Meu amor, este foi o homem que te salvou naquele dia.

Gioconda e Sandro trocam olhares profundos. CLOSES alternados entre eles. Fábio aperta a mão de Rubens e troca beijos com Ana e Leila.

FÁBIO
Esperamos ter uma reunião muito agradável. Lena e Gioconda prepararam um jantar em minha homenagem. Espero que gostem.

LENA
É aniversário do Fábio.

BRUNO
Caramba! Por que não falou?

ANA
Podíamos ter trazido um presente e tanto.

BRUNO (abraça Fábio)
Meus parabéns, amigo!

FÁBIO
Não tem de quê. Vocês comigo já é um brinde e tanto.

GIOCONDA (preocupada)
Leila, por acaso a sua mãe…

LEILA
Não, ela não sabe de nada. Falei que estava estudando com uma amiga. Combinei tudo com a Malu já. Ela mora aqui na rua de trás. Se der algum problema de minha mãe me procurar, é só atravessar pela rua do lado.

GIOCONDA
Você sabe que ela não suporta nem ouvir meu nome.

FÁBIO
Gioconda, não assusta a moça. Leila, fica à vontade. Aliás, vocês todos.

CLOSE alternados entre Leila, Gioconda e o sorridente Fábio.

CENA 15. CASA HELENA. SALA. INT. NOITE.

Ângela recebe Soraya, Carlos Eduardo e Armando. Helena beija Soraya no rosto e aperta a mão dos dois homens. Amanda, Régis e Zilda fazem o mesmo.

ARMANDO
E Estêvão?

ZILDA
Não pôde vir. Teve um imprevisto no hospital…

HELENA (corta)
Não minta, mamãe! Ele simplesmente não quis participar desta cerimônia que está muito além de suas limitações de caráter. Até prefiro. Assim ele não influencia Amanda contra todos nós.

SORAYA
E Leila teve um compromisso com a faculdade, não foi isso?

HELENA
Sim, estudando para uma prova dificílima com uma amiga. Assim espero.

ARMANDO
Já que estamos todos aqui, podemos dar início à cerimônia entre as famílias. É uma lástima não poder contar com o Estêvão, mas…

HELENA
Peço mil desculpas, mas você sabe como é o meu marido.

CLOSES alternados entre Helena e Armando, ambos desconfortáveis. Jairo entra com um envelope pelo corredor.

JAIRO
Com licença, dona Helena. Desculpa incomodá-la. É para a senhora.

HELENA (pega o papel)
Obrigada!

Ela lê o conteúdo. Fica possessa, mas disfarça. Pega uma caneta e escreve algo no mesmo bilhete.

ZILDA
O que houve, filha?

HELENA
Nada. Pode sair, Jairo. Vou subir um minutinho. Mamãe, encaminha todos à sala de jantar, que já encontro vocês.

Helena sobe. Jairo e Zilda a obedecem.

CENA 16. CASA HELENA. QUARTO HELENA. INT. NOITE.

Sonoplastia: suspense. Helena entra furiosa no quarto e pega o celular.

HELENA
Atende, maldita! Anda logo! (falsa) Alô? Madame Glauce?… Sim, sou eu… Você tem um daquele que encomendei da outra vez, há muitos anos?… Isso, pra casal… Quero sim. Quanto mais molho, melhor… Sim, pra presente… Vou passar o endereço. Anota aí.

CENA 17. CASA HELENA. CORREDOR. INT. NOITE.

A sonoplastia continua. Zilda ouve a conversa atrás da porta e fica chocada. Dá uns passos pra trás, para que Helena não perceba. Para por uns segundos. E depois desce pela escada e sai de cena. Fim da sonoplastia.

CENA 18. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. NOITE.

Música: Eternal Flame – Bangles. Fábio e Gioconda abraçados no sofá. Bruno de frente a eles. Leila e Rubens conversam de pé num canto; Lena e Ana em outro. Sandro olha pela janela, distraído. CAM em Fábio.

FÁBIO
Vocês fiquem á vontade, que eu vou conversar com o Sandro. (levanta-se)

BRUNO
Como tem estado, minha amiga?

GIOCONDA
Bem, dentro do possível. Se não fossem a Helena e a Soraya. Isso sem falar na Noêmia. Não consigo fazer mais nada, a não ser em pensar em discutir com elas. Nunca pensei que resolver minha vida fosse tão difícil.

BRUNO
Deve estar sendo difícil pra elas também.

GIOCONDA
Pra Noêmia até pode ser. Mas você conhece bem as outras duas. Helena sempre foi invejosa e recalcada, e a Soraya nunca teve personalidade própria. Sabe que é detestada pela Helena, mas continua puxando o saco dela.

CAM em Fábio e Sandro.

FÁBIO
Sozinho aí?

SANDRO
Pensando na vida. As coisas ficaram de cabeça pra baixo desde que meu pai…

FÁBIO
Imagino. Também perdi o meu assim. Não é nada fácil, mas precisa superar. Ou pelo menos aprender a conviver com a perda.

SANDRO
Essa é que é a pior parte.

FÁBIO
Não é? (Fábio e Sandro olham pra fora) Estive pensando em uma coisa. Queria que você pensasse com carinho.

SANDRO
Diga.

FÁBIO
A cidade está muito violenta. Diante do que aconteceu com minha mulher naquele dia… Você já está empregado ou algo do tipo?

SANDRO
Se eu estou trabalhando? Não. Não consegui nada ainda desde que cheguei ao Rio. Por quê?

FÁBIO
O que acha de ser o segurança pessoal da Gioconda? (pausa) Claro, se não quiser, não ficarei ofendido…

SANDRO
De forma alguma. Estava mesmo procurando algo pra fazer. O dinheiro da reserva já está acabando e…

FÁBIO
Se você aceitar, ficarei mais tranquilo. Em você confio cegamente. E sei do que digo. Bruno já teve provas disso. Por favor, aceite.

Sandro pensativo. A música para.

CENA 19. CASA HELENA. SALA JANTAR. INT. NOITE.

Helena e Zilda já estão à mesa com Régis, Amanda, Carlos Eduardo, Soraya e Armando. Zilda tenta disfarçar o desconforto em relação a Helena.

ARMANDO
Vamos, filho! O que está esperando?

CARLOS EDUARDO (após titubear; nervoso)
Eu e Amanda decidimos marcar a data do casamento para primeiro de abril. Dia do aniversário do meu pai.

ARMANDO (finge surpresa)
Como assim, filho?

SORAYA
Mas é impossível! E a festa dele. Já estou pra organizar com centenas de convidados: empresários, políticos…

ARMANDO (corta)
Melhor, impossível! Decisão acertada. Só espero não ter nenhuma decepção.

HELENA
Tenho certeza de que não terá. Não é mesmo, filha?

AMANDA
Sim, mamãe.

CENA 20. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. NOITE.

Continuação da cena 18. Música: Glory Of Love – Peter Cetera. Fábio leva Sandro para perto de Bruno e Gioconda. Os dois últimos se levantam.

FÁBIO
Meu amor, deixa eu te apresentar seu mais novo segurança pessoal: Sandro.

GIOCONDA
Segurança, Fábio? Não é necessário.

BRUNO
Seu marido está coberto de razão. Aceita, Gioconda.

FÁBIO
Ele precisava de um trabalho, e nós precisamos de mais segurança.

GIOCONDA
Já que é assim…

FÁBIO
Assim me deixa mais tranquilo. E o Sandro é de confiança.

BRUNO
Nisso tenho de concordar.

Toca a campainha. Todos olham para Lena, que atende e pega uma caixa preta embrulhada com laços vermelhos. Ela fecha a porta e entrega o presente a Fábio, que fica feliz.

GIOCONDA
Que presente estranho! De quem será?

FÁBIO (pega o cartão e lê)

Para uma pessoa muito especial. Com carinho, Lena.

LENA
Lena? Como assim? Eu não mandei nenhum presente pra você, Fábio, mas enfim.

GIOCONDA
Também achei estranho. Abre a caixa. Estou curiosa.

Sonoplastia: suspense. Fábio tira o laço. Ele segura a caixa, para Gioconda puxar lentamente a tampa pra cima. Sonoplastia: macabra. Fábio dá um grito apavorado e solta a caixa no chão. Os demais olham para baixo e se assustam. CLOSE em Fábio.

Efeito de fim de capítulo: imagem congela; FADE TO BLACK. Sonoplastia: vento.

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