CENA 01. CEMITÉRIO. EXT. DIA.

Sonoplastia: dramática. Continuação da última cena do capítulo anterior. Todos começam a se distanciar lentamente. Ficam somente Bruno e Gioconda, abraçados. Ela chora a perda de Fábio nos braços do outro. Em seguida, ela se apoia na lápide e assim fica durante alguns segundos.

CENA 02. RIO DE JANEIRO. EXT. DIA.

Música: Alone – Heart. Letreiro: “Um mês depois”. Imagens de pessoas caminhando no Jardim Botânico; do bondinho descendo do Pão de Açúcar; do trânsito nas ruas da praia de Copacabana.

CENA 03. PENSÃO ZORAIDE. QUARTO SANDRO. INT. DIA.

A música para. Sandro está de pé, e Jô sentada na cama dele. Conversam.

SANDRO
Até agora, nada. Nenhuma pista, nenhum resultado.


A gente sabia que isso poderia acontecer.

SANDRO
É, eu sei. Mas me dá uma angústia quando penso que a busca por minhas origens é um fracasso. É como se Deus, ou seja lá quem for, protegesse minha verdadeira mãe de ser castigada por…

JÔ (corta)
Você continua querendo se vingar dela, né?

SANDRO
Se não fosse por ela, minha vida não tinha virado uma desgraça. Tudo que mais quero na vida é acertar minhas contas com ela, com meu passado e com o calhorda do Armando.


Nem me fala nele. Temos que ser mais discretos agora, porque a Carly trabalha pra ele.

SANDRO
Eu sei. Ela virou modelo da Aquapaper.


E a mais nova amante do Armando Alighieri. Não duvido que ela conte tudo pra ele.

SANDRO
Desgraçado! Maldito! Ele que me aguarde.

CENA 04. MANSÃO ARMANDO. ESCRITÓRIO. INT. DIA.

Armando e Helena conversam, sentados à mesa.

HELENA
Falta muito pouco para finalmente nossas famílias se unirem. Amanda e Carlos Eduardo nos trarão mais prestígio.

ARMANDO
Concordo plenamente. Eles estão convencidos da necessidade do casamento.

HELENA
Era só uma questão de tempo. Mas temos outro assunto urgente a tratar. Preciso de sua ajuda para destruir uma rival que insiste em atormentar a minha vida.

ARMANDO
Gioconda Grimaldi, não? Soraya já me falou dela.

HELENA
E o idiota do Estêvão não para de pensar nela, de jogar o nome dela na minha cara. Ontem mesmo ele ameaçou terminar nosso casamento.

ARMANDO
Você não pode permitir que ele continue com os caprichos. Ele tem que se portar como homem, pelo menos agora com o casamento de nossos filhos.

HELENA
Também acho, Armando. Mas você sabe que meu marido nunca teve muita maturidade pra essas coisas. Por isso, conto com você pra afastar essa mulher das nossas vidas.

ARMANDO
Tem meu apoio. Juntos podemos pensar em algo.

HELENA
Sabia que poderia contar com você.

CENA 05. CASA BRUNO. SALA. INT. DIA.

Bruno serve uma xícara de café para Gioconda, sentada no sofá e com roupas de luto.

BRUNO
Um cafezinho vai te fazer bem.

GIOCONDA
Obrigada, meu amigo. (ele senta à frente dela) Tem sido muito difícil e solitária a minha vida sem meu marido. Se não fosse por você, não sei o que já teria feito.

BRUNO
Não pensa nessas coisas, Gioconda. Pensa que o Fábio agora descansa num bom lugar.

GIOCONDA
Eu penso. Ele, com certeza, está melhor do que a gente. Eu só queria poder estar perto dele.

BRUNO
Mas pode estar. Ele vai morar pra sempre aí dentro de você, no coração.

GIOCONDA
Queria ter o mesmo otimismo que você.

BRUNO
No começo é assim mesmo, porque está muito abalada. Foi muito recente. Mas logo vai perceber a presença dele preenchendo novamente a sua vida.

CENA 06. CASA HELENA. SALA. INT. DIA.

Amanda fala ao celular sobre Carlos Eduardo.

AMANDA
Ele é um bom amigo, sim. Mas não amo… Minha mãe quer me casar, só pra entrar pra família Alighieri, uma das mais respeitadas do Brasil… Daqui a uma semana… Recebeu, né?… Claro que esse convite brega foi ideia da Soraya… Fazer o quê? Tô perdida, amiga…

Zilda entra pelo corredor e fica num canto. Amanda se despede e desliga o celular. Dá meia volta e se assusta.

ZILDA
Não se assuste, querida. Só vim ver se já tinha voltado da sessão de fotos.

AMANDA
Chatíssima por sinal. O fotógrafo é uma mula. Se ainda fosse o Vlad Bureyev, teria sido bem melhor. Ele está aqui no Rio com a noiva, para um desfile dela.

ZILDA
O pior é que não sei como resolver sua situação. Sua mãe está irredutível.

AMANDA
Quando ela não me pressiona a me casar logo, fica falando cobras e lagartos da Gioconda.

ZILDA
Nem me fale. Tenho medo de como pode terminar essa briga de anos.

CENA 07. BOATE NOÊMIA. SALÃO. INT. DIA.

Noêmia anda de um lado a outro do balcão. Conversa com Zoraide.

NOÊMIA
Tive o desprazer de cruzar com a nojenta da Soraya Regina dos Santos… Alighieri. Quando não é com ela, é com a Gioconda ou com a Helena. O que fiz pra trazer essas três pestes de volta à minha vida? Joguei paralelepípedo no altar na sexta-feira santa? Só pode.

ZORAIDE
Não adianta ficar nesse estado, amiga.

NOÊMIA
E quer que fique como? Com ar de nostalgia por ter conhecido as três santas do pau oco? Elas foderam a minha juventude. Alice não pode nem sonhar com essa história. Tudo que eu menos quero é perder o amor da minha filha. Ela não me perdoaria, se soubesse que participei do parto da…

ALICE (entra sorridente)
Oi, mãe! Bom dia, Zoraide!

ZORAIDE (ela e Noêmia disfarçam)
Oi, minha filha! Que carinha linda é essa tão cedo?

ALICE
Nada. Tive um sonho lindo, só isso. Só passei pra dar um beijo e vocês, que eu já vou pro trabalho. (beija Noêmia no rosto) Só volto de noite, mãe.

NOÊMIA
Vai com Deus, filha. E não deixa o gigolô dar em cima de você.

ALICE
O Bruno é um santo, dona Noêmia. Tchau! (sai)

ZORAIDE
Você não para de implicar com o Bruno. Não é, amiga?

NOÊMIA
Sou mãe. Eu sei o que estou fazendo. Por mim, minha filha já tinha largado aquele emprego e ficava me ajudando o dia todo.

ZORAIDE
Você não tem jeito. (pausa) Mudando de assunto, você vai mesmo fazer a festa do Raul aqui?

NOÊMIA
Por que não? É bom, que entra um dindin extra. E a Vicky insistiu, lembra?

ZORAIDE
Como não? Ela só fala nisso. No fundo, ela reclama, reclama, mas adora o patrãozinho querido. (ambas riem)

CENA 08. ESCOLA DE MÚSICA. SALA BRUNO. INT. DIA.

Bruno e Rubens conversam de pé.

RUBENS
Aposto que você está todo mordido por dentro, por consolar a mulher que ama e não poder se declarar a ela.

BRUNO
Poderia dizer que não é assim, mas o que você disse está certo. Sonho todos os dias com o dia em que vou conseguir conquistar a Gioconda. Mais uma vez, preciso dar tempo ao tempo e ter paciência.

RUBENS
E isso, óbvio, é torturante pra você. É, não queria estar na sua pele. Consegui uma namorada mais aberta, disponível.

BRUNO
Falando nisso, como vão as coisas com a Leila?

RUBENS
Melhores, impossível. A mãe é um entojo, mas o resto é muito bom. Já fomos pra cama, sabia?

BRUNO
Você não perde tempo mesmo.

ANA (bate à porta e entra)
Desculpa atrapalhar a conversa, mas seu aluno já chegou, Bruno.

BRUNO
Pede pra ele esperar na sala 7, que eu já vou.

ANA
Deixa comigo. (sai)

CENA 09. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

Lena abre a porta para Estêvão.

LENA
Como vai, doutor? Entra.

ESTÊVÃO
Com licença! (ele entra, e ela fecha a porta) Gioconda está?

LENA
Está, sim. Acabou de voltar e está no banho. Senta no sofá.

ESTÊVÃO (obedece)
Vim ver como ela está. Faz mais de quinze dias que não vejo a Gioconda.

LENA
Ainda muito abalada pela perda do Fábio.

ESTÊVÃO
Natural. Ela viveu um casamento feliz de muitos anos com ele. Teve mais sorte do que eu. Você sabe.

LENA
Helena não é mesmo uma pessoa fácil.

ESTÊVÃO
Helena não aceita que Gioconda seja mais amada e admirada do que ela. Todos os dias ela joga na minha cara o rancor e a inveja que sente de sua patroa, Lena.

LENA
E você também é caidinho pela Gioconda, não é mesmo? Sua mulher deve estar muito ferida por isso.

ESTÊVÃO
Ela sempre soube que eu não a amava. Deveria ter se acostumado com a realidade, ainda mais que me obrigou a casar logo depois que…

GIOCONDA (entra de roupão)
Estêvão? Você por aqui?

ESTÊVÃO (levanta-se e beija Gioconda no rosto)
Vim ver como você está.

GIOCONDA
Tentando conviver com a morte do meu marido.

CENA 10. AQUAPAPER. SALA ARMANDO. INT. DIA.

Armando entra apressado e vê Wilson e Jéssica de conversa.

WILSON
Já chegou, Armando? Você disse que viria mais tarde.

ARMANDO
Consegui resolver todos os problemas mais rápido do que eu pensava. Wilson, vá até o advogado e vê com ele se tem alguma pendência para a posse das terras de Teresópolis. Jéssica, peça a Carly para passar aqui o mais rápido que puder.

WILSON
Vou resolver agora mesmo. (sai)

ARMANDO
O que está esperando, Jéssica?

JÉSSICA (abraça Armando)
Você me prometer que vamos passar a noite juntos. Faz tempo que não transamos, sabia?

ARMANDO
Hoje, não, Jéssica! O casamento do meu filho está em cima, e tenho que cuidar para que tudo termine como nos conformes.

JÉSSICA
Será que é só isso mesmo? Você tem me evitado, desde que a Carly apareceu. Não vai me dizer que está de caso com ela?

ARMANDO
O que faço ou deixo de fazer com a Carly não é da sua conta. Continua com essa cobrança insuportável, e te mando pra bem longe.

JÉSSICA
Você vai se arrepender de me desprezar desse jeito.

ARMANDO
Para de fricote e vai caçar a Carly. Anda!

Jéssica sai irritada. Armando tira a gravata e a joga sobre a mesa. Senta no sofá.

CENA 11. ESCOLA DE MÚSICA. FRENTE. INT. DIA.

Alice anda e cantarola toda alegre, em direção à escola. Do lado oposto está Sandro. Ela o vê e se aproxima dele. Beijam-se.

ALICE
Sandro? Não esperava você por aqui. Pensei que fosse ficar na casa da Gioconda.

SANDRO
Estou indo pra lá, mas antes eu queria te ver sem que sua mãe nos visse.

ALICE
Minha mãe é chata com tudo, mas é uma boa pessoa. Logo ela deve te aceitar como meu namorado.

SANDRO
A gente começou a namorar faz só uma semana.

ALICE
Não interessa. O que importa é que eu estou completamente apaixonada por você.

SANDRO
É mesmo? Assim vou ficar convencido, porque estou curtindo a mulher mais linda do mundo.

ALICE
Quem?

SANDRO
Você, claro.

ALICE
Me beija de novo.

Música: Longer – Dan Fogelberg. Eles se beijam demorada e apaixonadamente.

ALICE (após o beijo)
Você beija muito bem, sabia? Eu ficaria assim o dia inteiro com você, mas tenho que trabalhar. A gente se encontra amanhã de noite?

SANDRO
Que tal no barzinho da esquina?

ALICE
Perfeito. Minha mãe vai ficar ocupada, então a gente marca lá no bar.

SANDRO
Te pego assim que sair lá da Gioconda?

ALICE
Combinado.

Eles trocam um selinho, e Alice entra feliz da vida na escola. Sandro sorri; segue pela calçada e também sai de cena. A música para.

CENA 12. AQUAPAPER. SALA ARMANDO. INT. DIA.

Carly entra na sala e se aproxima de Armando. Ele a puxa bruscamente e a beija ardentemente. A moça cede. Discretamente, do lado de fora, Jéssica abre um pouco a porta e vê os dois amantes aos beijos. Fica com raiva. Fecha a porta.

CENA 13. AQUAPAPER. RECEPÇÃO. INT. DIA.

Sonoplastia: suspense. Jéssica se senta no posto. Do telefone de mesa, ela faz uma ligação para Soraya.

SORAYA (VO, telefone)
Alô?

JÉSSICA
Alô, Soraya. Sou eu. Jéssica. Doutor Armando pediu para que a senhora passasse aqui na empresa agora mesmo.

SORAYA (VO, telefone)
Mas eu estou ocupada com os preparativos do casamento.

JÉSSICA
Ele me disse que é urgente e exige a presença da senhora.

SORAYA (VO, telefone)
Está bem. Já vou. Obrigada.

Soraya termina a ligação. Jéssica põe o fone no gancho.

JÉSSICA (a si mesma)
Você vai aprender a não brincar comigo, Armando.

WILSON (entra)
Armando continua na sala?

JÉSSICA (disfarça)
Está em reunião com a garota-propaganda e não quer ser interrompido.

WILSON
Já que é assim, volto daqui a pouco. O advogado deu o aval para as novas terras.

JÉSSICA (ironia)
Sério? Que bom!

CENA 14. APARTAMENTO GIOCONDA. SALA. INT. DIA.

A sonoplastia para. Estêvão se prepara para se despedir de Gioconda.

ESTÊVÃO
Queria ficar mais tempo, mas o trabalho me chama. Tenho uma paciente em meia hora.

GIOCONDA
Sua visita já foi um presente e tanto. Gosto muito da sua companhia, Estêvão. Volte sempre que quiser… e puder.

ESTÊVÃO
É o que farei.

Estêvão abraça Gioconda e a beija no rosto.

LENA
Vem qualquer dia pra jantar com a gente.

ESTÊVÃO
Venho, sim. Até mais ver.

Ele sai. Lena fecha a porta e se aproxima de Gioconda.

LENA
Esse homem te ama.

GIOCONDA
E eu não sei? Mas ele tem uma mulher insuportável presa nele como um carrapato ou algo assim.

CENA 15. AQUAPAPER. RECEPÇÃO. INT. DIA.

Jéssica separa alguns documentos em sua estação. Soraya entra. Faz sinal de silêncio com o dedo à frente dos lábios, para que Jéssica não fala nenhum barulho. Soraya se aproxima da outra.

SORAYA (cochicha)
Vou fazer uma surpresinha pro Armando.

Ela se posiciona à frente da porta da sala. Jéssica vira a cabeça pro lado oposto. CLOSE nela, que sorri de malícia.

CENA 16. HOSPITAL. CORREDOR. INT. DIA.

Estêvão entra e anda pelo corredor, até dar de cara com Carlos Eduardo, a quem cumprimenta.

ESTÊVÃO
O que faz aqui, Carlos Eduardo?

CARLOS EDUARDO
Amanda veio te dar um abraço. Está no banheiro e já volta.

ESTÊVÃO
Vocês podem me esperar alguns minutos? Tenho uma paciente agora, e já dou atenção. Vocês se importam?

CARLOS EDUARDO
Não, nem um pouco.

ESTÊVÃO (se dá conta)
Nossa! Vim apressado e esqueci minha mala na casa da… E agora?

CARLOS EDUARDO
Você diz, a sua mala de médico? É muito urgente?

ESTÊVÃO
Não, mas vou precisar dela mais tarde.

CARLOS EDUARDO
Se quiser, eu mesmo posso buscar pra você. Estou com o tempo livre hoje, então… Falo pra Amanda esperar aqui, vou lá e volto logo. É na casa de quem?

ESTÊVÃO
Da Gioconda. Mas, por favor, a Helena não pode nem sonhar com isso.

CARLOS EDUARDO
Fica só entre nós dois e a Amanda. Me passa o endereço dela.

CENA 17. AQUAPAPER. SALA ARMANDO. INT. DIA.

Sonoplastia: suspense. Armando e Carly aos beijos quentes. Ele a aperta no bumbum, e ela acaricia o ombro dele. Soraya abre a porta.

SORAYA
Oi, amor! Mandou me chamar?

Armando e Carly interrompem o beijo, com o susto. Soraya chocada com o que vê. Jéssica entra em seguida. CLOSES alternados entre Armando e Soraya.

Efeito de fim de capítulo: imagem congela em Soraya; FADE TO BLACK. Sonoplastia: vento.

A Widcyber está devidamente autorizada pelo autor(a) para publicar este conteúdo. Não copie ou distribua conteúdos originais sem obter os direitos, plágio é crime.

Pesquisa de satisfação: Nos ajude a entender como estamos nos saindo por aqui.

Leia mais Histórias

>
Rolar para o topo