DESTINOS CRUZADOS
NOVELA DE
UELITON ABREU
ESCRITA POR
UELITON ABREU
DIREÇÃO DE NÚCLEO
ANDERSON SILVA
CENA 1. RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. DIA
NUM CLIP, OS GERAIS DA CIDADE CARIOCA. MÚSICA AGITADA AO FUNDO. CORTE PARA
LETREIRO: RIO DE JANEIRO, 2017
CORTE PARA
CENA 2. BARZINHO. EXTERIOR. DIA
ALICIA E LÍDIA À MESA, TOMAM UM SUCO. CONVERSA A MEIO
ALICIA aí, amiga, eu tô tão feliz, sabe! hoje o Pedro me convidou pra jantar. Estamos comemorando nossas bodas de algodão. Dois anos juntos…
LÍDIA sério, amiga? (SORRI FALSO) Que bom! parabéns! Fico muito feliz por vocês dois. De verdade. Vocês se merecem. Foram feitos um pro outro. E a Petra, vai ficar com quem?
ALICIA com a Nathi, ela se prontificou em cuidar dela, enquanto comemoramos o nosso dia hoje
LÍDIA depois você me conta, tá? tudo. (VÊ ALGO NO CELULAR) bem, vou ter que ir agora, surgiu algo importante pra eu resolver lá na universidade
ALICIA já? Achei que cê fosse ficar mais aqui comigo, que fossemos almoçar juntas…
LÍDIA pois é, tenho que ir, assuntos chatos da faculdade pra resolver. Depois a gente se vê, tá? beijos. E bom jantar!
SAI A DEIXANDO ALI, SOZINHA
ALICIA beijos…
CORTE PARA
CENA 3. STOCK-SHOTS. ANOITECER. EXTERIOR. NOITE
CENA 4. RESTAURANTE. INTERIOR. NOITE
ABRE EM PEDRO E ALICIA JÁ À MESA. RESTAURANTE CHEIO. CLIMA ROMÂNTICO ENTRE OS DOIS. PEDRO LEVANTA SUA TAÇA DE VINHO. PROPÕE UM BRINDE
PEDRO um brinde, ao nosso amor! E que venham muitas e muitas outras bodas…
ALICIA ao nosso amor!
BRINDAM SUAS TAÇAS
PEDRO gostou do restaurante, meu amor?
ALICIA muito! Adorei o ambiente, é bacana. Te amo!
PEDRO também te amo, minha gata!
PEDRO SENTA PRÓXIMO DELA E A BEIJA. ELE LEVANTA. SOBE NA CADEIRA, JÁ CHAMANDO A ATENÇÃO DE TODOS ALI PRESENTES NO RESTAURANTE
PEDRO olá! Peço a atenção de todos, por favor!
ALICIA (VERGONHA) Pedro, pelo amor de Deus, desce daí… tá todo mundo olhando pra cá
PEDRO essa daqui é a Alicia, minha esposa. Hoje faz dois anos que estamos juntos, dois anos de muito amor. Eu amo essa mulher, ela é tudo pra mim. Ela me deu de presente a pessoa que mais amo nessa vida, que é a nossa filha, a Petra. Obrigado por me fazer o cara mais feliz do mundo. Te amo: hoje, amanhã e para sempre!
ALICIA ah! Eu também te amo, seu doido!
LEVANTA-SE E O BEIJA. TODOS APLAUDEM
PEDRO valeu, galera. Vocês são foda demais!
ALICIA (AINDA UM POUCO SEM GRAÇA) obrigada! Vem, vamos sentar, seu louco
E VOLTAM PRO JANTAR
CORTE PARA
CENA 5. BR DO RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. NOITE
CORTE PRO INTERIOR DO VEÍCULO: PEDRO DIRIGE. ALICIA ALI DO LADO, DISTRAÍDA MEXENDO NO CELULAR. PEDRO SEGUE DIRIGINDO SEU CARRO TRANQUILAMENTE. UM CARRO PRETO INTERCEPTA PEDRO, QUE FREIA BRUSCAMENTE. O CELULAR VOA DAS MÃOS DE ALICIA, QUE JÁ ESTÁ ASSUSTADA. DO CARRO, SAEM QUATRO HOMENS ENCAPUZADOS E ARMADOS ATÉ OS DENTES, COM ARMAS PESADAS. VEMOS FUZIS E METRALHADORAS. CLIMA TENSO
CORTA PARA: PEDRO E ALICIA, NO INTERIOR DO VEÍCULO
ALICIA (ASSUSTADA) meu Deus! Que é isso?!
PEDRO calma! É um assalto! faz tudo que eles mandarem. Mantenha a calma. Sei que é difícil, mas… tenta, por favor!
ALICIA tá, tá tudo bem. (RESPIRA FUNDO) Manter a calma!
BANDIDO1 (GRITA) desçam do carro com a porra das mãos na cabeça, agora!
PEDRO vamos fazer o que eles querem. Confia em mim. Vem!
PEDRO E ALICIA DESCEM DO VEÍCULO COM AS MÃOS PRA CIMA E VÃO PARA A FRENTE DO MESMO QUE ESTÁ COM OS FARÓIS ACESOS
BANDIDO1 (AOS CAPANGAS) aí, vasculhem o carro! Peguem tudo de valor! Bora, porra!
OS TRÊS CAPANGAS VÃO ATÉ O CARRO DE PEDRO, VASCULHAM. PEGAM O CELULAR DE ALICIA QUE HAVIA CAÍDO, UM NOTEBOOK, UMA CARTEIRA E UM RELÓGIO DE MARCA. UM DELES SE APROXIMA DE PEDRO E ALICIA, QUE ESTÃO ESTÁTICOS E EM SILÊNCIO
BANDIDO3 (VIOLENTO) passa o celular, playboy! (GRITA) Bora, porra!
PEDRO PEGA O CELULAR NO BOLSO E O ENTREGA
BANDIDO3 bom garoto! (SE APROXIMA DE ALICIA) E a mocinha aqui, hum? Esse pingente aí? Deve valer uma grana preta, né não? Quero ele pra mim!
PUXA O PINGENTE DO PESCOÇO DELA
BANDIDO1 aí, pegaram tudo?
BANDIDO3 sim, chefia. Pegamos tudinho!
BANDIDO1 é hora de vazar, cambada! Bora, bora, bora!
VÃO INDO PRO CARRO. UM DELES, O PRIMEIRO, APONTA A ARMA PRA ALICIA E ATIRA DUAS VEZES CONTRA ELA, ACERTANDO SEU PEITO. ALICIA CAI SOBRE O CAPÔ DO CARRO. PEDRO SE DESESPERA AO VER A AMADA BALEADA. OS BANDIDOS FOGEM DALI CATANDO PENEU. PEDRO VAI ATÉ ALICIA. A PEGA EM SEUS BRAÇOS E A DEITA NO CHÃO. JÁ RASGA UM PEDAÇO DE SUA BLUSA E PÕE PRA ESTANCAR O SANGUE DELA
PEDRO meu amor, calma! Eu tô aqui. Vai ficar tudo bem!
PEGA UM CELULAR DE DENTRO DAS CALÇAS E ACIONA O SAMU
PEDRO por favor, minha esposa levou dois tiros. Venham, por favor. Estou na avenida… ok, estou no aguardo. Venham rápido! (DESLIGA) Já acionei socorro, eles estão vindo, meu amor
ALICIA não! eu… (TOSSE) não vai dar tempo. Eu…
PEDRO não se desgaste. Fique calma. Socorro já deve estar a caminho
ALICIA eu te amo! (EMOCIONADA) cuide da nossa Petra, faça dela uma boa moça. Nunca se esqueça de mim. Eu lhe amo e sempre irei lhe amar. Seja feliz. Encontre alguém que goste de você como eu. Estou indo, mas feliz. Adeus, meu amor…
ALICIA MORRE NOS BRAÇOS DE PEDRO, QUE SE DESESPERA
PEDRO não, não, não… acorda! Acorda! (BERRA AOS PRANTOS) Nãooooo!
NA TRISTEZA DELE
CORTE PARA
CENA 6. GERAIS. EXTERIOR. NOITE/ DIA
CENA 7. CASA DE SAMUEL. COZINHA. INTERIOR. DIA
SAMUEL E ROSA À MESA, TOMAM CAFÉ DA MANHÃ. O PRIMEIRO COME APRESSADAMENTE. ESTÁ ATRASADO PRA FACULDADE
ROSA que é isso? come direito, garoto! Desse jeito você vai se engasgar e ao invés de ir pra faculdade, você vai parar no hospital
SAMUEL não dá, mãe, eu tenho que correr! (DE BOCA CHEIA) Tô atrasadíssimo pra faculdade e hoje eu ainda tenho prova e seminário pra apresentar
ROSA (FAZ CARETA) que horror, não fala de boca cheia!
SAMUEL também acho, um horror! mas enfim. Vou indo, tá? tchau! (BEIJINHO) Te amo, sua linda!
LEVANTA E SAI
ROSA tchau, né?… boa aula! Esses jovens de hoje em dia!
CORTE PARA
CENA 8. CEMITÉRIO. EXTERIOR. DIA
ABRE EM PEDRO JÁ PRÓXIMO AO CAIXÃO DE ALICIA. CLIMA FÚNEBRE. NATHÁLIA E ALAN ALI, PRESTANDO APOIO AO MESMO
PEDRO descanse em paz, meu amor!
ALAN (TOCA O OMBRO DELE) a gente tá aqui com você. conta com a gente, tá, irmão?
PEDRO não vou sossegar enquanto não colocar na cadeia quem fez isso com ela. Vou fazer justiça! Isso não foi só um assalto, foi queima de arquivo. Eles vieram para mata-la
ALAN conta comigo, a gente vai descobrir quem é esse assino ou assassina, e todos os responsáveis serão punidos
PEDRO valeu, cara!
O CORPO DE ALICIA É ENTÃO ENTERRADO E TODOS QUE ALI ESTAVAM PRESENTES VÃO DEIXANDO O LOCAL
CORTE PARA
CENA 9. STOCK – SHOTS. EXTERIOR. DIA/ NOITE
LETREIRO: ANO ATUAL. RIO DE JANEIRO, 2020
CORTE PARA
CENA 10. UNIVERSIDADE. CORREDORES. INTERIOR. DIA
MOVIMENTAÇÃO. SAMUEL VEM AVANÇANDO. VAI AO ENCONTRO DE NATHÁLIA QUE O ESPERAVA E JÁ SE CUMPRIMENTAM
SAMUEL e aí, Nathi? Bom dia!
NATHI oie! Queria que fosse, mas não está não. tô morta de sono, passei a noite quase toda em claro, Petra teve uma crise de cólica, meu Deus, quase fico louca
SAMUEL eita! Tadinha… mas ela já tá bem, né?
NATHI tá, tá sim! Deixei-a na creche no caminho vindo pra cá, mais tarde meu irmão vai lá pegar ela
SAMUEL entendi…
CAIO CHEGA POR ALI
CAIO olha ele, o veadinho! Aí, Nathi, você sabe que ele não curte buceta, né? Ele gosta mesmo é de uma pirocona
NATHI ah, garoto! Cala a boca! Sai daqui, vai, que hoje eu não estou com paciência pra essas suas gracinhas de pré-adolescente de 5ª série
SAMUEL vem, amiga, Vambora. Deixe esse pré-adolescente aí, não vale a pena se trocar com pessoas imaturas
SAMUEL E NATHI SAEM. CAIO FICA COM CARA DE TACHO
CORTE PARA
CENA 11. UNIVERSIDADE. WC MASCULINO. INTERIOR. DIA
SAMUEL ENTRANDO NO BANHEIRO, É SURPREENDIDO POR CAIO QUE O PUXA E TENTA BEIJÁ-LO À FORÇA. CLIMA TENSO
SAMUEL (SE DEBATE) me solta! Socorro/
CAIO (TAPA A BOCA DELE) Shh! Calma. (AO PÉ DO OUVIDO) A gente só vai brincar. Relaxa gatinho!
SAMUEL DÁ UM PIZÃO NO PÉ DELE, QUE LOGO O SOLTA E EM SEGUIDA O ACERTA COM UM CHUTE ENTRE AS PERNAS
CAIO (GRITA) ahh! Golpe baixo, moleque!
SAMUEL fica aí, idiota repensando essa sua atitude escrota!
E SAI O DEIXANDO ALI, SE CONTORCENDO DE DOR
CORTE PARA
CENA 12. APART DE PEDRO. INTERIOR. DIA
ABRE EM PEDRO ABRINDO A PORTA PARA LÍDIA
PEDRO Lídia! Que surpresa boa, você aqui no Brasil!
LÍDIA (ABRAÇO) olá, meu amigo! quanto tempo?
PEDRO entre, fica à vontade. Cê é de casa!
LÍDIA claro. (VAI ENTRANDO) com licença!
PEDRO FECHA A PORTA. VÃO INDO PRA SALA. SENTAM NO SOFÁ
LÍDIA quero que saiba que eu fiz de tudo pra poder vir ao funeral da Ali, só que não deu, tive vários imprevistos lá em Londres, que me impediram de vir ao Brasil. Fiquei abalada emocionalmente quando soube do ocorrido
PEDRO não tem problema! E aí, você veio pra ficar? A passeio, como que é?
LÍDIA vim pra ficar. E a Petra? Como é que ela tá, hein? já deve tá uma bebê linda
PEDRO dormindo! Quer ir vê-la?
LÍDIA uhum! Podemos?
PEDRO claro. vamos lá!
E JUNTOS VÃO PARA O INTERIOR DO CENÁRIO
CORTE RÁPIDO
CENA 13. APART DE PEDRO. QUARTO PETRA. INTERIOR. DIA
LÍDIA E PEDRO A OBSERVAREM PETRA A DORMIR NO BERÇO
LÍDIA como ela cresceu, né? Incrível como ela é igualzi- nha à Ali, a cara dela… lindinha!
PEDRO já eu a acho mais parecida com o pai dela!
LÍDIA sei… convencido. bom, tenho de ir andando. Se precisar de ajuda, é só me ligar, meu número é o mesmo
PEDRO Ligo, ligo sim. Te acompanho até a porta. vamos!
LÍDIA vamos!
SAEM PRA SALA
CORTE RÁPIDO
CANA 14. APART PEDRO. SALA. INTERIOR. DIA
NA PORTA, PEDRO E LÍDIA JÁ SE DESPEDINDO
LÍDIA foi muito bom revê-los novamente, viu!
PEDRO igualmente! Apareça mais vezes!
LÍDIA pode deixar. Vou indo. (ABRAÇO E BEIJINHOS) tchau! Bom dia!
PEDRO tchau… bom dia…
ELA SE VAI. PEDRO FECHA A PORTA
CORTE PARA
CENA 15. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. DIA
CLIMA DE SUSPENSE
CENA 16. QUARTO DE MOTEL. INTERIOR. DIA
PORTA ABRE, CAIO ENTRA, SEGUE ADENTRANDO O LOCAL. O ÂNGU- LO É ABERTO E NA CAMA, ESTÁ UM RAPAZ APENAS DE CUECA BRAN- CA QUE O ESPERAVA
CAIO olá!
RAPAZ olá! Senti saudades!
CAIO (CACHORRO) de mim, ou do meu pau?
RAPAZ (SORRI SAFADO) dos dois, é claro!
LEVANTA DA CAMA. VAI ATÉ CAIO E O BEIJA VOLUPTUOSAMENTE. CAIO O EMPURRA, O FAZENDO CAIR DEBRUÇADO NA CAMA. VAI SE DESPINDO. FICA COMPLETAMENTE DESPIDO EM SUA FRENTE
CAIO vem, safado! Vem aqui, vem!
O RAPAZ VEM, SE AJOELHA, CHUPA CAIO, QUE VAI AO DELIRIO. CORTE PARA: OS DOIS JÁ SOBRE A CAMA. SEXO QUENTE. CAIO COME O RAPAZ NA POSIÇÃO FRANGO ASSADO. GEMIDOS. PEGADAS FORTES. E PELES SUADAS. INSTANTES. CORTE EM DESCONTÍNUIDADE PARA: OS DOIS JÁ DE BANHO TOMADO E VESTIDOS. CAIO COM SUA CARTEIRA EM MÃOS, JÁ PAGANDO O PROGRAMA
CAIO aqui, a tua grana pela deliciosa foda de hoje!
RAPAZ valeu, precisar é só chamar no app, safadinho!
CAIO não hesitarei em te procurar… bom, tenho que ir andando, pois ainda tenho que passar num lugar aí
RAPAZ tá, vai lá…
CAIO falou
E VAI EMBORA
CORTE PARA
CENA 17. GERALZÃO DO MORRO DO MANGUEZAL. EXTERIOR. DIA
CENA 18. MORRO DO MANGUEZAL. EXTERIOR. DIA
MOVIMENTAÇÃO. CAIO VEM AVANÇANDO EM BUSCA DO BARRACO DE LOBO JÁ SOB O OLHAR DE UM DOS CAPANGAS DELE QUE JÁ SE APROXIMA COM SEU FUZIL EM MÃOS. CAIO SE ASSUSTA AO VER A ARMA, MAS MANTÉM TRANQUILIDADE
CAPANGA coé? tá fazendo o quê por essas bandas, playba?
CAIO eu… eu-eu vim falar com o seu chefe
CAPANGA o Lobão?
CAIO é, esse é o nome dele? Vim falar com ele!
CAPANGA é! espera só um segundo. (PEGA O RÁDIO COMUNICADOR) Vou ver se ele pode te atender… (FALA NO RÁDIO) aí, chefia, tem aqui na entrada um moleque que deseja ter um papo com o senhor
LOBÃO (OFF) traz ele até aqui!
CAPANGA já é! tamo subindo! Bora, leque. Vem!
CAIO vamos!
E SEGUEM SUBINDO O MORRO
CORTE PARA
CENA 19. BARRACO DE LOBÃO. INTERIOR. DIA
LOBÃO JÁ À ESPERA. CAPANGA ENTRA TRAZENDO CAIO
CAPANGA aí, Lobão, aqui está o moleque que falar contigo!
LOBÃO tudo bem, pode ir!
CAPANGA já é!
CAPANGA SAI. LOBÃO ENCARA CAIO
LOBÃO e então, o que deseja tratar comigo?
CAIO quero que você me arranje algumas paradas sintéticas do tipo: LSD, ecstase… eu pago!
LOBÃO e pra quê exatamente você quer essas paradas? Você não tem o perfil de quem curte essas coisas
CAIO e não tenho mesmo! Quero me livrar de um desafeto aí. Vai me vender ou não a parada, mano?
LOBÃO vou! Vou sim! (PEGA UM PACOTE E PÕE SOBRE A MESA) Aqui, nesse pacotinho há de todos os tipos: LSD, ecstase, Lolo… trezentos contos pela parada toda
CAIO negócio fechado! Aqui, seus trezentos reais!
LOBÃO aqui sua parada! Faça bom proveito, moleque!
CAIO falou ai, cara! Vou indo nessa!
CAIO VAI EMBORA. CÉSAR VEM ENTRANDO
LOBÃO falou!
CÉSAR e aí, recebi sua mensagem! O que cê manda, chefe?
LOBÃO tenho um servicinho pra ti, siga esse rapazinho que acabou de sair daqui. Quero que descubra tudo sobre ele, onde vive, estuda, o que faz… essas coisas. Vai!
CÉSAR já é! é “nois,” mano!
CÉSAR SAI. FECHA EM LOBÃO INTRIGADO
CORTE PARA
CENA 20. MANGUEZAL. BECO. EXTERIOR. DIA
CAIO VINDO DO BARRACO DE LOBÃO. PARA UM POUCO. PEGA O PACOTE EM SEU BOLSO E FICA A OBSERVÁ-LO
CAIO com isso aqui eu vou destruir a vidinha daquele veado de merda! (RI)
CORTE PARA
CENA 21. UNIVERSIDADE. CORREDORES. INTERIOR. DIA
MOVIMENTAÇÃO. CAIO CHEGANDO POR ALI, CHAMA A ATENÇÃO DE TODOS E FAZ UM ANUNCIO
CAIO aí, galera. Vou dar uma festa amanhã. Sintam-se todos convidados. É naquela boate que costuma- mos ir! Quero ver todo mundo lá, hein!
E SEGUE INDO PRA SALA DE AULA
CORTE PARA
CENA 22. UNIVERSIDADE. SALA DE AULA. INTERIOR. DIA
NATHI E SAMUEL
NATHI já soube da festa que Caio vai dar amanhã? Nossa! Tô louca pra ir nessa festa. Vamos, amigo?
SAMUEL ah, Nathi. Você sabe que eu não gosto dessas coisas, não sabe? E mais, dona Rosa jamais me deixaria frequentar essas festinhas
NATHI ei. Mas o que custa? Só uma vez. E eu falo com sua mãe, certeza que ela vai me ouvir e vai deixar você ir comigo
SAMUEL ok. Se você conseguir convencê-la, eu vou. Combinado?
NATHI ótimo. Até mesmo porque depois de amanhã, o Pedro vai estar de folga, o que é ótimo. Pelo menos não terei que cuidar da Petra no dia seguinte
SAMU uhm!
O PROFESSOR ADENTRA A SALA E PASSA A DAR SUAS AULAS
CORTE PARA
CENA 23. CASA DE SAMUEL. SALA. INTERIOR. DIA
SAMUEL ENTRANDO EM CASA, SEGUIDO POR NATHALIA
SAMUEL mãe, cheguei!
ROSA VEM DA COZINHA COM A PANO DE PRATO NO OMBRO
ROSA olá, filhote. Oi. (NOTA) Olá, Nathi! Tudo bom?
NATHI olá, dona Rosa. Tudo bem!
ROSA só Rosa, por favor, não sou dona de ninguém
SAMUEL então, mãe, a Nathi, ela veio até aqui porque precisa falar com a senhora
ROSA fala. Tô ouvindo, amor!
NATHI é… Rosa, gostaria que você permitisse que seu filho fosse comigo a uma festa amanhã. E queria saber se você dá sua autorização?
ROSA festa? Onde? De quem? Que horas? Vai ter drogas?
SAMU mãe!!
ROSA sim, sou mãe, me preocupo. Preciso saber o tipo de evento que você vai participar… eu sou mãe, e quem é mãe entende essa preocupação
NATHI não, não vai ter drogas, pode ficar tranquila. É de um conhecido lá da faculdade, ele convidou todo mundo de lá. Será amanhã, às 20h, numa boate
ROSA ok. Você pode ir, mas é pra estar aqui antes da meia noite. Você tá me ouvindo? Antes da meia noite. Sem acréscimos. Esquece, não!
SAMUEL certo, pode deixar d. Rosa!
ROSA aproveita e ver se arranja logo um boy, mas que seja rico, porque de pobre já basta nós dois. Com licença. Vou voltar pra minha cozinha
ROSA SAI PRA COZINHA. NATHI RI DA SITUAÇÃO
SAMUEL liga não, ela é assim mesmo, meio maluquinha!
NATHI não, de boa. Sua mãe é ótima! Bom, vou indo, tchau
SAMUEL tchau, amiga!
NATHI VAI EMBORA. SAMUEL SOBE PRO QUARTO
CORTE PARA
CENA 24. DELEGACIA. SALÃO. INTERIOR. DIA
ABRE EM ALAN TECLANDO COM UM CARINHA NO CELULAR. TÁ BEM FELIZINHO, SORRIDENTE. PEDRO QUE VINHA SAINDO DE SUA SALA. O VÊ ALI, TODO ENTERTIDO NO CELULAR. VAI ATÉ ELE, SE APROXIMA SORRATEIRAMENTE
PEDRO que cara é essa, hein? Todo feliz. Aposto que é uma garota com quem você tá aí teclando
ALAN que susto, mano. Porra! Que garota o quê! tem garota nenhuma aqui, não!
PEDRO ah, não? É garoto então? Um rapaz?
ALAN quê!? Não! Nada a ver, é só uma amiga. Só isso!
PEDRO amiga? Sei… amiga… tá bom
ALAN ah, Pedro, vai trabalhar, vai. Me deixa, cara!
PEDRO vou, vou mesmo e o senhor deveria fazer o mesmo, né? Com licença! Fique aí, falando com sua “amiga”
SEGUE INDO PRA SUA SALA. ALAN VOLTA A TECLAR NO CELULAR
CORTE PARA
CENA 25. COLÉGIO. SALA DOS PROFESSORES. INTERIOR. DIA
SAMUEL À MESA. CORRIGE ALGUMAS PROVAS. HUGO ENTRA
HUGO (JÁ VAI INDO PRO SEU ARMÁRIO) boa tarde!
SAMUEL olá, Hugo. Boa tarde
HUGO (PEGA UNS DIÁRIOS E UNS LIVROS DE DENTRO DO ARMÁRIO) muitas provas pra corrigir, né? eu também tenho uma pilha de provas pra corrigir em casa…
SAMUEL pois é, muitas. Fiquei sabendo que a Lídia voltou de Londres
HUGO chegou hoje mais cedo! Nem sequer sabia que ela viria, ela pegou a todos de surpresa
SAMUEL uhm! soube a pouco tempo de sua volta para o Brasil
HUGO bom, vou lá, que já tô atrasadíssimo pra minha aula. Depois a gente se fala. Até mais, amigo. Abraço!
SAMUEL até. Boa aula!
HUGO valeu, obrigado!
HUGO SAI DA SALA O DEIXANDO ALI SOZINHO
CORTE PARA
CENA 26. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. DIA/ NOITE
CENA 27. APART DE PEDRO. COZINHA. INTERIOR. NOITE
NATHI E PEDRO À MESA, JANTAR A MEIO
NATHI mano, deixa eu te falar, amanhã à noite, irei a uma festa com um amigo
PEDRO amigos da faculdade?
NATHI sim. O Samuel, e outros… só tô te avisando que pra você poder ficar com a Petra, tá? E aproveitando que você já vai tá de folga
PEDRO sem problemas, minha irmã. De boa. Vai lá, você merece curtir sua vida, se divertir um pouco
NATHI obrigado, maninho, lindo! Te amo!
VAI ATÉ ELE E DÁ UM BEIJÃO EM SUA BOCHECHA
PEDRO tá, chega. Senta lá, termina de comer aí, vai
NATHI tá, tá bom. Sentei. Vem cá, irmão. Você não acha que está na hora de você arranjar uma namorada, não? Hein?
PEDRO eu jurei pra Alicia lá, no túmulo, que nunca mais iria amar alguém. Meu coração tá fechado para o amor. E mais, nem sei se isso existe aqui dentro de mim
NATHI ei, que isso, você não pode viver assim, desacreditado, o amor existe sim, e você sabe disso. Você amou a Alicia
PEDRO amei, mas ninguém pode substituir ou suprir esse amor que eu sentia por ela. Ninguém!
NATHI juro, que se não fosse pela Petra, eu te levava pra essa festa. Você tá precisando se divertir, ver gente, é!
PEDRO nem pensar. Nunca que eu iria pra o meio dessa bagunça toda
NATHI então, tá, né…
PEDRO tá. E a louça é toda sua, linda!
LEVANTA-SE E SEGUE RUMO À SALA
NATHI afe. Ô Pedro!…
CORTE PARA
CENA 28. BOATE. FRENTE. EXTERIOR. NOITE
ABRE NA CHEGADA DE SAMUEL E NATHALIA À BOATE NUM TÁXI. ELES SALTAM DO VEÍCULO QUE SAI EM SEGUIDA. VÃO SE ENCAMINHANDO PRA ENTRADA. ENTRAM NA BOATE
CORTE PARA
CENA 29. BOATE. INTERIOR. NOITE
SAMUEL E NATHALIA ADENTRANDO O LOCAL. SOM ALTO. MÚSICA ELETRÔNICA. MUITAS LUZES PISCANTES. PESSOAS DANÇANDO E SE PEGANDO NA PISTA DE DANÇA. CAIO VAI RECEBÊ-LOS
CAIO olha só quem veio, o Samuel, veadinho
SAMUEL ah, não. Nathi, se for pra ele ficar me insultando, eu prefiro ir embora!
CAIO não! Que isso! Desculpa. Foi mal aí, cara. Fiquem à vontade. Curtam a festa!
NATHI vem, amigo. Obrigada, Caio
E VÃO INDO PRA OUTRO LADO DA BOATE
CAIO (OBSERVANDO SAMUEL, COM UM SORRISINHO DIABÓLICO) é hoje que eu acabo contigo, seu veadinho de merda
CAIO SAI DE CENA. FICAMOS COM CÉSAR, QUE OUVIRA TUDO O QUE CAIO DISSE ANTERIORMENTE. CÂM VAI PARA A CHEGADA DE ALAN, QUE VEM ADENTRANDO, PASSANDO DENTRE AS PESSOAS, ACABA ESBARRANDO-SE EM SAMUEL
ALAN Perdão. Você tá bem? Te machuquei?
SAMUEL Alan?
ALAN Samuel? Cara, que bom te rever! Como você tá?
OS DOIS SE ABRAÇAM
SAMUEL bem, graças a Deus! Deixa te apresentar, essa aqui é a Nathi, uma amiga, e Nathi, esse é o Alan, um ex-colega meu de ensino médio
NATHI olá, prazer!
AMBOS SE CUMPRIMENTAM COM UM ABRAÇO E UM BEIJO NO ROSTO
ALAN bom, vou ali, no bar, que tem uma pessoa a minha espera
SAMUEL ok. Boa festa! Divirta-se!
ALAN igualmente. com licença!
SOB OS OLHARES DE NATHALIA E SAMUEL, ALAN VAI ATÉ O BAR E ENCONTRA-SE COM UM RAPAZ
NATHI é sério? Que esse homem, Deuso, maravilhoso, gostoso, é gay?
SAMUEL é. E eu ele… a gente… meio que já ficou no passado, durante o ensino médio
NATHI ah! Que safada, você, hein! Gente, eu tô chocada! E eu aqui já na expectativa pra dá em cima do boy e ele é gay. Que azar, meu Deus!
O TAL RAPAZ, NO QUAL CHAMAREI DE DIEGO, ROUBA UM BEIJO DE ALAN. E O MOMENTO É REGISTRADO EM UM CELULAR, NO QUAL NÃO SABEMOS QUEM É O DONO, POIS ESTÁ EM VISTA APENAS A MÃO DA PESSOA SEGURANDO O APARELHO E TIRANDO AS FOTOS
ALAN (REAGE) que foi isso? Seu louco!
DIEGO um beijo. Não gostou? Pra mim, foi bom!
ALAN gostei, mas é que não poderia ter sido aqui, em público. Acho melhor irmos pra outro lugar mais apropriado… mais reservado
DIEGO tá. Vamos brotar lá pro meu apê então
ALAN como você se chama mesmo?
DEIGO Diego. Eu já te falei nas nossas conversas pelo APP, esqueceu?
ALAN ah, é. Liga não, é que eu sou assim mesmo, bem esquecido. Sou péssimo em decorar nomes...
DIEGO (OUSADO) preocupa não que eu te faço lembrar, gatinho. Vamos?
ALAN só se for agora!
OS DOIS SAEM DALI E VÃO EMBORA. CÂM SEGUE PARA SAMUEL QUE DANÇA DISTRAIDO AO LADO DE NATHALIA NA PSITA DE DANÇA. CLIMA TENSO. CAIO SE APROXIMA SORRATEIRAMENTE, E SEM SER NOTADO CONSEGUE COLOCAR UM PACOTINHO DE DROGA NO BOLSO DE SAMUEL. SAI DALI EM SEGUIDA. VAI PRA UM CANTO DA BOATE. SACA UM CELULAR DO BOLSO E FAZ UMA DENÚNCIA ANÔNIMA À POLICIA
CAIO (AO CEL) alô. Tenho uma denúncia. Tem um cara vendendo drogas na boate... isso... venham logo!
CÉSAR QUE O OUVIA NA ESPREITA SAI ANDANDO. CORTA PARA: SAMUEL E NATHALIA NO BAR. CÉSAR VAI SE APROXIMAR DOS DOIS
CÉSAR olá
NATHI olá. Tá precisando de alguma ajuda, moço?
CÉSAR na verdade, eu gostaria de saber o nome de seu amigo, será que eu posso?
NATHI claro. Esse é o Samu, digo, Samuel. E eu sou a Nathi, amiga dele, somos quase que irmãos
CÉSAR prazer. Olá, Samuel! Aceita tomar um drinque comigo?
NATHI bom, vou deixá-los à vontade. Vou ali, já volto, amigo. Se cuida! (AO PÉ DO OUVIDO DE SAMUEL) Divirta-se
SAMUEL tá...
NATHALIA SAI
CÉSAR ih, nem me apresentei, né? Então, me chamo César. Vai querer tomar o quê, gatinho?
SAMUEL ainda tenho meu drinque, pode pedir o seu!
CESAR ok. (AO BARMEN) aí? uma cerveja, por favor!
O BARMEN VAI ATÉ O FREEZER E RETIRA UMA CERVEJA DE LATINHA, E PÕE SOBRE O BALCÃO. CESAR E SAMUEL CONVERSAM SOBRE VÁRIAS COISAS FORA DE ÁUDIO. CÉSAR PROPOSITALMENTE, DERRAMA BEBIDA EM SAMUEL
CÉSAR cara, perdão. Sou um desastre! Vem, vamos ali no banheiro tentar limpar esse estrago que eu fiz em sua blusa
SAMUEL tá. Calma, cara. Está tudo bem! Foi um incidente, acontece...
OS DOIS VÃO INDO RUMO AO BANHEIRO MASCULINO DA BOATE
CORTE PARA
CENA 30. BOATE. WC MASCULINO. INTERIOR. NOITE
ABRE EM CÉSAR JÁ TENTANDO LIMPAR A BLUSA DE SAMUEL
SAMUEL cara, isso não resolve nada. Deixa, que depois eu lavo em casa com água sanitária, é melhor que só passar água, pois acho que tá deixando mais manchada do que já estava
CÉSAR tem certeza?
SAMUEL absoluta. Vamos voltar?
CÉSAR claro. Só que antes...
VAI ATÉ ELE E O BEIJA. CÉSAR CONSEGUE RETIRAR A DROGA DO BOLSO DELE, SEM QUE ELE PERCEBA
SAMUEL vamos que minha amiga já deve estar preocupada com o meu sumiço
CÉSAR tá, deixa eu só dar uma mijada e a gente vai, tá bom?
SAMUEL tá, vai lá!
CÉSAR ENTRA EM UM DOS BOXES, PEGA A DROGA E JOGA NA PRIVADA, DAR DESCARGA E SAI EM SEGUIDA. VAI À PIA. LAVA SUAS MÃOS E SAI JUNTO COM SAMUEL PRO INTERIOR DA BOATE
CORTE PARA
CENA 31. BOATE. INTERIOR. NOITE
A POLÍCIA INVADE A BOATE E INTERROMPE A FESTANÇA
PEDRO acabou a festa, nós recebemos uma chamada, dizendo que essa festa está regrada a drogas. Todos serão revistados, um por um, entenderam? Ninguém sai, e ninguém entra!
OS POLICIAIS PASSAM A REVISTAR TODOS ALI DENTRO
NATHI Pedro? Você não tava de folga hoje?
PEDRO tava, mas recebi esse chamado e vim atender
NATHI e a Petra, com quem a deixou?
PEDRO ela tá bem, tá segura! Não se preocupe!
NATHI ok...
PEDRO então era aqui a sua festa, Nathi? Que parece que tem usuários de drogas
NATHI mas ninguém aqui usa, deve ter sido um engano
PEDRO desculpa, mas não foi isso que disseram quando fizeram a denúncia
NATHI ah, nada a ver! vai ver foi só um trote. Espera! Você não ver querer me revistar não, né?
PEDRO sim. Temos que seguir os protocolos. Nívea, por favor, reviste-a!
NÍVEA sim, senhor!
NATHI É REVISTADA E NADA ENCONTRAM. SAMUEL SE APROXIMA
SAMUEL o que tá acontecendo aqui? Por que você tá sendo revistada, Nathi?
NATHI acham que nós estamos usando drogas...
SAMUEL quê?! Que absurdo!!
PEDRO VAI PRA CIMA DE SAMUEL O REVISTANDO, SAMUEL O EMPURRA
SAMUEL sai! Tá maluco, meu irmão?!
PEDRO como é? sabe com quem está falando? você tá peitando um agente de polícia, rapazinho. Eu vou te revistar você querendo ou não!
SAMUEL não vai. Eu não uso drogas, tá bom? Nem eu, nem sua irmã, que, aliás, você devia conhecer melhor pra saber que ela não é disso!ao invés de você tá aqui, perdendo tempo com gente inocente, você devia estar na rua prendendo bandido, de verdade. Isso sim!
PEDRO vai querer me dizer o que eu tenho ou não de fazer no meu trabalho, moleque? Meça suas palavras, garotão, ou você sofrerá as consequências. Tá nervosinho, por quê? Hein? Quem não deve não teme!
SAMUEL eu não temo porra nenhuma! (JÁ LEVANTA AS MÃOS PRA CIMA) Quer me revistar? Então, me revista, caralho! Vai, ver se tem alguma coisa aqui em mim, revista!
PEDRO O PÕE CONTRA PAREDE E O REVISTA, NADA ENCONTRA. CAIO FICA PERPLEXO E FRUSTRADO POR NÃO TEREM ENCONTRADO A DROGA COM ELE
SAMUEL achou alguma coisa aqui, idiota?
NATHI amigo, calma!
SAMUEL calma, nada, Nathi! Esse seu irmão é um idiota. Sabe por que ele veio pra cima de mim, pra me revistar? Porque eu sou pobre e de família humilde, e ele acha que só por isso, eu tenho que ser usuário de drogas
PEDRO (POR CIMA) em nem um momento eu disse isso, não ponha palavras na minha boca, garoto. E baixe seu tom pra falar comigo!
SAMUEL rum! não disse... não disse, porque é um frouxo, todo mundo sabe que é assim a realidade. E eu falo do jeito que eu quiser, seu policialzinho de merda! Vai querer o quê? regular a maneira que eu falo agora? Ah, vai se foder!
PEDRO (DE SACO CHEIO) chega! você tá preso! Por desacato à autoridade. Algemem esse moleque e levem-no direto pra delegacia
NATHI quê!? (IMPLORA) Não, Pedro, não faz isso, por favor!
SAMUEL não me toquem! Eu sei ir só! Deixa, Nathi. Não precisa anteceder por mim, eu vou ficar bem, vou arcar com as consequências dos meus atos
PEDRO (SEM PACIÊNCIA) cala a boca!
SAMUEL SE IRRITA E TENTA IR PRA CIMA DE PEDRO, PORÉM É CONTIDO POR DOIS AGENTES
SAMUEL cala a boca, é o caralho! (SE DEBATE NOS BRAÇOS DOS AGENTES) Me solta! Desgraçado!
CORTE PARA
FINAL DO CAPÍTULO 1