Últimos capítulos
DESTINOS CRUZADOS
NOVELA DE
UELITON ABREU
ESCRITA POR
UELITON ABREU
DIREÇÃO DE NÚCLEO
ANDERSON SILVA
CENA 1. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. NOITE. DIA
AMANHECER
CENA 2. QUARTO DE MOTEL. INTERIOR. DIA
CÉSAR DESPERTA AO LADO DE UM JOVEM GAROTO DE PROGRAMA, QUE DORME PROFUNDAMENTE. COMPLETAMENTE DESPIDO, CÉSAR SALTA DA CAMA, CATA SUA CUECA NO CHÃO. VESTE E CHAMA PELO RAPAZ
CÉSAR ei. Acorda. (CHACOALHANDO-O) Vamos!
GP só mais uns minutos. (SONOLENTO) Está cedo ainda, cara. Relaxa!
CÉSAR (SÉRIO) eu não vou repetir! Levanta. Agora!
GP tá. Tá bom! (LEVANTOU) Levantei já. (CATA SUA ROUPA, VESTE-A) Adorei nossa noite! Quando iremos nos ver novamente?
CÉSAR aqui tua grana! Tem um bônus aí, pelo desempenho. Enquanto a voltar a nos ver. Isso está fora de cogitação, meu bem. Agora some daqui
GP tudo bem. eu pego um táxi. Até mais! (SAI)
CORTE PARA
CENA 3. QUARTO DE HOTEL. INTERIOR. DIA
ARRUMADEIRA ENTRANDO NO QUARTO COM O CARRINHO. DEPARA-SE COM O CORPO DE LÍDIA NO CHÃO ENVOLTO DE UMA POÇA DE SANGUE
ARRUMADEIRA ENTRA EM CHOQUE COM O QUE VER. CLIMA TENSO. ELA AVISTA O ELULAR DE LÍDIA SOBRE A MESA. VAI ATÉ LÁ. PEGA O APARELHO, QUE ESTÁ DESBLOQUEADO. VAI NO HISTÓRICO DE LIGAÇÕES. VÊ O NÚMERO DE CÉSAR E O CONTACTA
CORTE RÁPIDO
CENA 4. AVENIDA. INTERIOR. DIA
CÉSAR DIRIGINDO. CELULAR TOCA. NA TELA O NOME DE LÍDIA. ATENDE
CÉSAR (AO CEL) quem está falando?
EDIÇÃO: FAVOR, ALTERNAR DIÁLOGOS
ARRUMA (AO CEL, OFF) olá. Eu sou a arrumadeira aqui do condomínio. Liguei pra esse número, pois foi o primeiro que encontrei aqui no histórico de ligações. A Lídia, ela está morta. Está aqui agora, caída no chão…
CÉSAR (REAGE) como é? Morta? Como foi isso?
ARRUMA (AO CEL) não sei! Só que eu estou aqui apavorada. É horrível! O senhor vai vir aqui?
CÉSAR (AO CEL, OFF) não! É… acione a polícia e uma ambulância. Infelizmente não posso ir até aí. Faça o que eu lhe disse, por favor. Obrigado!
ARRUMA (AO CEL) ok. Farei isso sim. Vou desligar. Tchau (DESLIGA)
CÉSAR Hugo, seu desgraçado! Tu não devias ter feito isso, não devias! (EMOCIONADO) Pode crê parceira (LIMPA SUAS LÁGRIMAS, DETERMINADO) esse filho da puta vai pagar!
CORTE PARA
CENA 5. QUARTO DE HOTEL. INTERIOR. DIA
ARRUMADEIRA JÁ LIGANDO PRA POLÍCIA
CORTE DESCONTÍNUO: DAVID, ALAN, PEDRO E OS PERITOS JÁ TRABALHANDO NO LOCAL
PEDRO é, é ela mesma. É a Lídia. Desgraçada!
ALAN nenhum sinal de arrombamento ou roubo, delegado
MARIO VEM DE FORA SEGURANDO UM PANO
MARIO aqui achei isso aqui, cobrindo uma das câmeras que dá direto para a porta desse apartamento
PEDRO óbvio, né, gente. Isso aqui foi um assassinato. Quem entrou aqui, veio apenas por um objetivo: matá-la. Trata-se de uma queima de arquivo
DAVID decerto que sim. Ela sabia demais era laranja no tráfico de drogas. Óbvio que eles não queriam que ela abrisse o bico. Agora está aí, sem vida; morta! Teve o fim que mereceu
PEDRO é! Que descanse em paz e que Deus perdoe todos seus pecados. Embora ela não mereça, mas eu não gosto de guardar rancor. Que vá em paz! Enfim…
ALAN agora deixamos os peritos trabalharem, né. Talvez eles encontrem algo, sei lá, uma pista desse assassino; uma IPL
MARIO tu tens razão. Eles podem encontrar várias pistas aqui. O que nos resta é só esperar, eles fazerem seus trabalhos
DAVID vou até recepção, vou requeri as imagens das câmeras de segurança do condomínio. Qualquer novidade. Me liguem! (SAI)
PEDRO, MARIO E ALAN SAEM LOGO DEPOIS
CORTE PARA
CENA 6. DELEGACIA. SALA DO DELGADO. INTERIOR. DIA
DAVID TERMINANDO DE VER AS IMAGENS DAS CÂMERAS DE SEGURANÇA DO HOTEL ONDE LÍDIA FOI ASSASSINADA NA TELA DO COMPUTADOR. PEDRO ENTRA
PEDRO delegado…
DAVID pois não, agente?
PEDRO e aí, alguma pista do assassino nas câmeras do hotel?
DAVID nada! Já vi e revi milhares de vezes, nenhum vestígio do dito cujo. Estamos lhe dando com um assassino profissional e invisível
ALAN ENTRA TRAZENDO O LADO PERICIAL
ALAN delegado, aqui. (ENTREGA-LHE) acabaram de enviar do IML o lado pericial do assassinato de Lídia
DAVID (RECEBE, JÁ FOLHEIA) e então, quais foram os resultados?
ALAN nada de impressões digitais no local… nenhum vestígio de IPL foi deixado ali
DAVID é, de fato, o cara é profissional…
ALAN segundo os laudos, foi cortado o pescoço dela e logo em seguida foi esquartejada umas 7, 8 vezes. Havia requintes de crueldade ali. O objeto usado foi uma faca de cozinha
PEDRO agora a questão que fica é: quem a matou?
DAVID E ALAN ENCARAM PEDRO COM A MESMA DÚVIDA
CORTE PARA
CENA 7. MANGUEZAL. EXTERIOR. DIA
TAKE DE LOCALIZAÇÃO
CENA 8. BARRACO DE LOBÃO. INTERIOR. DIA
LOBÃO DANDO PAPINHA A GABRIEL. PEROBA ENTRA TRAZENDO UM ENVELOPE
PEROBA aí, Lobão? Mandaram te entregar essa parada aqui, hein! (ENTREGA-LHE O ENVELOPE)
LOBÃO (RECEBE) opa! Falou. Valeu, meu parceiro. É nois. Tá dispensado!
PEROBA já é! (SAI)
LOBÃO PÕE O ENVELOPE SOBRE A MESA E VOLTA A DAR PAPINHA PRO FILHO. CÉSAR ENTRA
CÉSAR que cena mais fofa!
LOBÃO olha só quem chegou, Biel, seu papai dois. Olha o papai. Olha!
CÉSAR obrigado por cuidar tão bem dele, lobo. (AVISTA O ENVELOPE) Ué, e esse envelope aqui?
LOBÃO não mexe! É… isso aí são exames meus. Exames de rotina, é!
CÉSAR (INTRIGADO) você está doente?
LOBÃO não. É como te falei são exames de rotina! Eles chegaram hoje e nem tempo de abrir tive ainda. Sem importância
CÉSAR tudo bem. Bom, eu vou indo. Posso levar o Biel?
LOBÃO claro! Já passei a noite com ele. É um direito seu levá-lo. Fica à vontade! (ENTREGA-LHE GABRIEL NOS BRAÇOS)
CÉSAR tá. Mais uma vez, obrigado por cuidar dele… Tchau
LOBÃO não precisas agradecer, faço por gosto…
CÉSAR O DÁ UM SELINHO SUPER RÁPIDO E SAI COM GABRIEL. LOBÃO CERTIFICA-SE SE ELE FORA EMBORA MESMO, TRANCA A PORTA DE SEU BARRACO. VAI ATÉ A MESA, PEGA O TAL ENVELOPE, O ABRE, TIRA UNS PAPÉIS DE DENTRO. PUXA UMA CADEIRA, SENTA-SE, LÊ COM ATENÇÃO TODO O CONTEÚDO QUE ALI ESTÁ. ELE NÃO EXPRESSA NENHUMA REAÇÃO… FICA ALI, APÁTICO, NUM SILÊNCIO ESTARRECEDOR. CLIMA DE SUSPENSE
CORTE PARA
CENA 9. BARRACO DE CÉSAR. INTERIOR. DIA
CÉSAR ENTRA. DEIXA GABRIEL NO CARRINHO. ANDA DE UM LADO PRO OUTRO INTRIGADO COM O QUE POSSA TER DENTRO DO ENVELOPE DA CENA ANTERIOR
CÉSAR o que será que tem ali dentro, daquele envelope? Eu vou descobrir!
CORTE PARA
CENA 10. CASEBRE. INTERIOR. DIA
ABRE EM HUGO OBSERVANDO NATHI QUE ESTÁ BEM MAL: SUJA, PÁLIDA, CANSADA, COM FOME, SEDE—
HUGO VAI ATÉ SUA BOLSA QUE ESTÁ SOBRE A MESA E PEGA UMA GARRAFA DE ÁGUA MINERAL. SE APROXIMA DE NATHI. TIRA A AMORDAÇA DELA
HUGO (DÁ NA BOCA DELA) toma aqui essa água, vai. Te quero viva!
NATHI BEBE A ÁGUA COM MUITO DESESPERO, AFINAL HÁ DIAS QUE ELA ESTÁ ALI, SEM ÁGUA, SEM COMIDA. SEU ESTADO É DECADENTE
HUGO devagar. Calma. Vais morrer desse jeito. Já te falei que eu não te quero morta! Tu precisas está viva, plena, que é pra mim te torturar. Ah. Chega! Bebeu demais. (PÕE DE VOLTA SUA AMORDAÇA E LEVA A GARRAFA A DEIXANDO SOBRE A MESA)
HUGO FICA ALI A OBSERVANDO, IDEIAS VÊM EM SUA MENTE, TORPES, ELE LOGO VEM ATÉ ELA, QUE VÊ NOS OLHOS DELE MALICIA, SEGUNDAS INTENÇÕES—
NATHI SE DEBATE NA CADEIRA. ENQUANTO LENTAMENTE HUGO VEM SE APROXIMANDO. PARA A FRENTE DELA. FICA A OBSERVANDO. ALISA O ROSTO DELA COM SUAS MÃOS GROSSAS E CALEJADAS. NATHI TENTA A TODO CUSTO SE DESVECILHAR DE SEUS TOQUES. HUGO LANÇA-LHE UM SORRISO CANALHA, CAFAJESTE
HUGO você sabe que eu sou bissexual, né? Estava aqui te observando e te achei muito interessante. Sabia? Até que a gente poderia se divertir aqui, não acha? Hum? Podemos brincar! (TOCA OS SEUS SEIOS DELA, NOTA ALGO DE ESTRANHO, PORÉM RESOLVE NÃO COMENTAR)
HUGO RI DA CARA DE APAVORO DE NATHI
HUGO eu estou a brincar contigo, garota. Calma. Tinhas que ver tua cara, estavas prestes a ter um troço aqui… juro. Relaxa, bebê. Eu não te quero, não. Quem eu quero é o Samuel. E tê-lo-ei
EM HUGO CONVICTO
CORTE PARA
CENA 11. HOSPITAL. QUARTO. INTERIOR. DIA
BRUNO E CAIO ENTRAM. O PRIMEIRO TRAZENDO UMA CADEIRA DE RODAS
SAFIRA o que fazem aqui? E o que é isto?
BRUNO seu mais novo meio de transporte, sogrinha!
CAIO viemos lhe buscar, mãe
SAFIRA não me chame de mãe. Sabe perfeitamente quem é a tua verdadeira mãe. E eu não vou sair daqui nisso, não mesmo. Nunca! Eu sou rica, conseguirei uma cadeira melhor que essa, profissional
BRUNO oi, rica? Desculpa, mas a senhora não é mais rica, como diz. É apenas uma réles empregada! Sogrinha, acorda pra vida, bebê. Sua vida de luxo acabou!
SAFIRA senhora é a bruxa da tua mãe! E para de me chamar de sogrinha, que eu não sou! Eu não compactuo com essa imoralidade de vocês. Ouviram?
BRUNO como é vida, não é? Uma hora você está por cima, outrora está por baixo… esse mundo de fato, ele não gira: ele capota! Olha só pra ti, está aí, sem andar, mas mesmo assim não perde a pose de dondoca. Acorda pra vida, minha filha! Acabou, acabou tudo, riqueza, mordomias… tudo aquilo que você vivia, já era!
CAIO é isso mesmo, safira. Acabaram essas mordomias. Você não tem escolhas. Vai conosco e ponto final! O médico já virá pra te dar alta. Vem, Bruno, vamos colocá-la nessa cadeira
BRUNO certo
SAFIRA não ousem tocar em mim! Eu só saio daqui com a ajuda dos enfermeiros.
CAIO tudo bem. Eles virão com o Dr. Raul!
BRUNO só o que me faltava…
CORTE PARA
CENA 12. DELEGACIA. INTERIOR. NOITE
PEDRO E ALAN TOMANDO CAFEZINHO
PEDRO eu flagrei os dois se beijando, mano
ALAN eu acho que tu se precipitaste aí, cara. Tudo bem, tu os viste se beijando, mas… ele pode ter simplesmente ter o agarrado… desculpa, mas eu conheço o Samuel, já o namorei, ele não é de trair. Se ele não está mais a fim da pessoa, ele termina. Foi o que ele fez comigo e foi assim que terminamos
PEDRO eu também acho que eu peguei pesado, mas eu não me arrependo de ter surrado aquele infeliz. Deixei-o todo quebrado. Quem mandou querer vir mexer no que é meu. Levaste!
ALAN é, mas com violência não resolvemos nada, meu caro. Faz o seguinte: conversa com o Samuel, se acertem. Vocês se amam. Não podem estar assim, brigados. É isso que o Hugo quer destruir o relacionamento de vocês. Não permita isso
PEDRO eu vou fazer isso. Vou conversar… cara, tu és o melhor amigo que uma pessoa pode ter… mais que isso, tu és um irmão (ABRAÇO FORTE)
NESSE MOMENTO, DAVID, PASSA E OS VER SE ABRAÇANDO. INCOMODA-SE COM O QUE VÊ E LOGO INTERVÉM…
DAVID o que isso?
PEDRO delega/
DAVID (CORTA) vocês deviam era estar trabalhando, não aqui, agarradinhos, conversando!
ALAN é que estávamos/
DAVID (CORTA/ ALTO) pouco me importa o que estavam fazendo. Quero que voltem ao trabalho imediatamente, que é pra isso que são pagos, não para estarem nos cantos: confabulando, se agarrando… vão!
PEDRO tudo bem. Com licença!
ALAN vamos
OS DOIS SAEM ANDANDO LADO A LADO. DAVID PARADO OS OBSERVANDO
PEDRO o que foi aquilo, colega? Ele está com ciúmes, é isso?
ALAN é melhor esquecermos isso, sabe, vamos trabalhar. Não quero outra advertência, não. Obrigado!
E VOLTAM PROS SEUS LUGARES. CÂM SEGUE PRA CHEGADA DE CARLOS QUE É LEVADO POR UM AGENTE ATÉ A SALA DO DELEGADO
CORTE DESCONTINUO PARA
CENA 13. DELEGACIA. SALÃO. INTERIOR. DIA
DAVID VEM DE SUA SALA ACOMPANHANDO CARLOS
DAVID atenção de todos aqui, por favor!
PEDRO sim, senhor delegado. Pode falar
DAVID obrigado, agente!
PEDRO nada!
DAVID enfim, deixem-me apresentar a vocês nosso mais novo colega de trabalho: Carlos Silveira! Ele acabou de sair do exército e irá atuar junto conosco. Ele tem um excelente currículo e pelo que já pesquisei é um excelente soldado. Seja bem-vindo, a gente Silveira
ALAN bom, em nome de todos aqui deste batalhão: seja bem-vindo, Carlos. E conte conosco pra o que precisar!
CARLOS obrigado, Alan!
ALAN como sabes meu nome? Não me lembro de ter me apresentado
CARLOS desculpa, é que meio que eu ouvi alguém aqui te chamar por este nome… daí… Juntei um ponto ao outro…
ALAN não, de boa. É que soou… esquece. Enfim
CARLOS já esqueci…
DAVID bom, é… o Carlos, ele é irmão de um agente que trabalhava conosco que veio a morrer… o Eric, não sei se alguém aqui lembra
EDIÇÃO: INSERIR FLASHBACK- RÁPIDO DA CENA EM QUE ERIC SE JOGA NA FRENTE DE ALAN, TOMANDO TIRO
ALAN eu lembro. Ele salvou minha vida, foi por isso que ele morreu. Ele deu a vida por mim…
DAVID é, um momento triste para todos nós, não é. Eu não estava aqui na época, mas posso imaginar que deva ter sido uma grande perda para a corporação. Bom. Quero que apresente o Carlos a todos daqui, Alan, você pode fazer isso?
ALAN claro! Será um prazer
DAVID ótimo. O acompanhe, por favor. Qualquer coisa estou na minha sala (SAI)
ALAN vamos? Vou começar a te apresentar no andar de cima
ALAN SEGUE INDO PRO ELEVADOR. CARLOS VAI LOGO ATRÁS, EM SILENCIO, O OBSERVA
CARLOS (OFF) “Eu vou te fazer pagar pela morte do meu irmão, seu desgraçado!”
AMBOS ENTRAM NO ELEVADOR QUE SE FECHA
CORTE PARA
CENA 14. BARZINHO. ÁREA EXTERNA. DIA
LOBÃO À MESA, ESPERA ALGUÉM. SAMUEL CHEGA
SAMUEL (AO GARÇOM) vê um suco pra mim, faz favor. Obrigado. Vim assim que recebi tua mensagem. O que queres Lobo?
LOBÃO ué, somos irmãos, cara. Quis te ver
SAMUEL aham. Sei disso…
GARÇOM seu suco. (PÕE SOBRE A MESA) licença! (SAI)
SAMUEL obrigado! (DÁ UM GOLE DO SUCO)
LOBÃO assim, eu posso te fazer uma pergunta?
SAMUEL faça!
LOBÃO tu confias em mim, não confias? Eu sou teu irmão. Quero que sejas sincero comigo!
SAMUEL ok. Eu confio, claro. Mas por que isso? O que você está querendo dizer-me, lobo? Fala. Está tudo bem consigo? Estás doente, é isso?
LOBÃO que bom saber isso, é importante para mim. Não te preocupes. Eu estou bem, não estou doente. Relaxa! Só quis saber, porque talvez eu possa precisar de ti mais à frente. Fica tranquilo, não é droga.
SAMUEL quanto mistério, irmão. Fala. O que está acontecendo, hein?
LOBÃO não posso falar, não agora mais à frente. Fique tranquilo, não vá se preocupar à toa. Tá bom. Promete?
SAMUEL vou tentar
LOBÃO consegue. Eu tenho que ir, pois tenho um monte de coisa pra ver, sabe. Qualquer coisa te contacto. Tchau, irmão. Ficas bem
E DEIXA O DINHEIRO DO SUCO SOBRE A MESA E SAI SOB O OLHAR PREOCUPADO DE SAMUEL
CORTE PARA
CENA 15. QUARTO DE HOTEL. INTERIOR. DIA
HUGO VINDO DO BANHEIRO APENAS DE TOALHA. CAMPAINHA TOCA. VAI ATENDER. CÉSAR INVADE
HUGO isso é jeito de entrar aqui? (FECHA A PORTA) O que queres? Diz logo, que eu estou com pressa!
CÉSAR seu desgraçado! Filho da puta!
ACERTA-LHE UM SOCO NA CARA. CÉSAR O ENCARA SÉRIO E COM MUITO ÓDIO. CÂM DETALHAR O SANGUE ESCORRENDO DO CANTO DA BOCA DE HUGO, QUE REAGE SURPRESO AO SOCO
CORTE PARA
CENA 16. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. DIA
CENA 17. CONDOMINIO. EXTERIOR. DIA
TAKE DE LOCALIZAÇÃO
CENA 18. CONDOMINIO. ENTRADA. INTERIOR. DIA
LOBÃO PAGANDO UMA QUANTIA AO PORTEIRO, QUE LHE ENTREGA A CHAVE DO APTO DE LÍDIA. E ENTRA NO LOCAL
CORTE RÁPIDO
CENA 19. HALL DE ELEVADORES. INTERIOR. DIA
PORTAS DO ELEVADOR ABREM. LOBÃO ENTRA. PORTAS FECHAM
FUSÃO COM
CENA 20. CORREDOR. INTERIOR. DIA
PORTAS DO ELEVADOR ABREM. DESTE SAI LOBÃO QUE VAI EM BUSCA DO APTO DE LÍDIA. ENCONTRA. USA O CARTÃO E ADENTRA O LOCAL
CORTE RÁPIDO
CENA 21. APTO DE LÍDIA. INTERIOR. DIA
LOBÃO ENTRANDO. PASSA PELA SALA E VAI DIRETO PRO QUARTO
CORTE RÁPIDO
CENA 22. APTO LÍDIA. QUARTO. INTERIOR. DIA
LOBÃO VEM ENTRANDO. OBSERVADOR. COMEÇA ENTÃO A VASCULHAR TUDO: GUARDA-ROUPAS, CRIADO MUDO, GAVETAS, TUDO. NUMA PARTE DE CIMA DO GUARDA-ROUPAS, BEM ESCONDIDO, ELE ENCONTRA UMA CAIXA. PUXA PRA SI. CAMINHA ATÉ A CAMA, ONDE COLOCA O OBEJETO E SENTA
ABRE A CAIXA E ENCONTRA UM CADERNINHO, UMA ESPÉCIE DE DIÁRIO. ESTÁ UM TANTO VELINHO, COM FOLHAS JÁ BEM MOFADAS E SUJAS
LOBÃO FOLHEIA O DIÁRIO. HÁ NELE ALGUMAS ANOTAÇÕES. TIPO: NAMORADOS QUE JÁ TEVE; SUA PAIXÃO POR PEDRO; DO ÓDIO QUE NUTRIA POR ALICIA… E POR FIM UMA CONFIÇÃO QUE ELE VAI LER EM VOZ ALTA:
LOBÃO (LENDO) “O que muitos não sabem, e apenas eu e aquela vadia sabíamos, é que Petra, não é filha do Pedro, nem muitos menos do Lobão…, mas sim do César… Os dois ficaram uma vez, após ingerirem bastante álcool, onde acabaram se envolvendo e desse envolvimento surgiu à menininha, Petra… como seria a reação do Lobo ao descobrir esse podre, hein?”
REAÇÃO DE LOBÃO AO QUE ACABARA DE LER
CORTE PARA
FINAL DO CAPÍTULO