CENA 1. CASA DE SAMUEL. QUARTO. INTERIOR. NOITE
SAMUEL REAGINDO AO BEIJO DE PEDRO
SAMUEL (EMPURRA-O) Tá maluco, cara?
PEDRO Desculpa. Eu… eu acho melhor eu ir embora
SAMUEL Também acho. É bom mesmo você ir embora!
PEDRO Tá certo. Eu vou…
PEDRO VAI SAINDO. SAMUEL CHAMA SUA ATENÇÃO
SAMUEL aí, quer saber mesmo se a Petra é tua filha? Faz um teste de DNA. Só assim cê vai descobrir
PEDRO é o que eu vou fazer, tchau
PEDRO SAI. SAMUEL RESPIRA ALIVIADO, JOGA-SE EM SUA CAMA, FICA A PENSAR NO BEIJO
CORTE PARA
CENA 2. STOCK-SHOTS. AMANHECER. EXTERIOR. DIA
CENA 3. MANGUEZAL. EXTERIOR. DIA
GERALZÃO DO MORRO
CORTE PARA
CENA 4. MANGUEZAL. LAJE. EXTERIOR. DIA
LOBÃO ALI, DISTANTE. CÉSAR SE APROXIMA DELE
CÉSAR pensando na vida, chefe?
LOBÃO um pouco
CÉSAR fala aí, o que te aflige?
LOBÃO é aquela dúvida, da Petra ser minha filha, que fica martelando aqui na minha cachola
CÉSAR mano, esquece isso, talvez essa menina deva ser mesmo filha do polícia lá
LOBÃO não sei. Algo me diz que não. Ó, só aqui entre nós, eu quero conhecê-la
CÉSAR tá falando sério?
LOBÃO claro, pô! Já viu alguma vez na vida eu não está falando sério? Não!
CÉSAR ok. Eu respeito seu desejo, mas só acho que será um pouco complicado, não?
LOBÃO pois é, também pensei nisso, não vai ser nada fácil se aproximar dessa garotinha. Tenho que pensar em algo o mais rápido possível.
SONOPLASTIA: TOCAR CELULAR DE CÉSAR. QUE LOGO ATENDE
CÉSAR (AO CEL) Oi. Sim, sim. Depois a gente se vê. Ok. Tchau (DESLIGA)
LOBÃO hum, é algum namorado?
CÉSAR que nada! Só um amigo. Só.
LOBÃO amigo de cu é rola, rapá!
CÉSAR ha-ha-ha. Besta. Mais, eu vou pensar em algo, tá, pra você poder conhecer essa fedelha.
LOBÃO valeu, irmão. Te agradeço!
CÉSAR que isso!
LOBÃO deixa eu fazer a contagem dos nossos lucros. Quando tiver com a ideia pronta, me avisa, beleza?
CÉSAR beleza!
LOBÃO SEGUE RUMO AO GALPÃO, CÉSAR O OBSERVA IR EMBORA
CORTE PARA
CENA 5. RUA DO RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. DIA
LÍDIA VEM CAMINHANDO DISTRAÍDA AO CELULAR POR UMA CALÇADA. LEONARDO VEM AVANÇANDO EM SUA FRENTE. ESBARRA-SE NELA DE PROPÓSITO. O CELULAR DELA CAI NO CHÃO
LEO perdão, moça, perdão!
JUNTOS E NO MESMO INSTANTE, ELES SE AGACHAM PARA PEGAR O CELULAR, SUAS MÃOS TOCAM UMA NA OUTRA. SEUS OLHOS SE ENCONTRAM, LÍDIA SE ENCANTA POR ELE
LÍDIA tá… tá tudo bem. (SORRI) Não foi nada!
ELES SE PÕEM DE PÉS JUNTOS
LEO que bom. E o celular? Está funcionando?
LÍDIA sim, apesar da queda, está funcionando bem
LEO é que ando muito distraído ultimamente
LÍDIA isso acontece com todos, relaxe. Me chamo Lídia, você é?
LEO Leonardo, mas cê pode me chamar de Leo
LÍDIA prazer, Leo. Bom. Tenho que ir. Bom dia
LEO bom dia
LÍDIA SEGUE ANDANDO… LEONARDO A OBSERVA, ATÉ PERDE-LA DE VISTA
CORTE PARA:
CENA 6 APTO DE ALAN. SALA. INTERIOR. DIA
ABRE EM ALAN SENTADO À MESA, DIANTE DE SEU NOTEBOOK ESTUDANDO O CASO DO DELEGADO PAREDE. ATENÇÃO SONOPLASTIA: CAMPAINHA TOCA. ALAN LEVANTA E VAI À PORTA. É LEONARDO E LUIZA.
ALAN olá, Leonardo!
LEO olá. Incomodo?
ALAN imagina. Entrem.
OS DOIS ADENTRAM. ALAN FECHA A PORTA
ALAN fiquem à vontade!
LEO obrigado. Essa é a Luiza, minha esposa!
LUIZA oi. Prazer
ALAN prazer, como ele já deve ter dito, sou o Alan. Sentem, por favor.
LUIZA com licença!
LEO e aí, como que você está? Depois daquele dia
ALAN eu tô indo, né, tô seguindo em frente. Recebo muita ajuda do meu psicólogo, e isso tá sendo muito bom.
LEO que bom. Você tem que fazer isso mesmo, seguir em frente. Você é jovem ainda, tem muito que aproveitar.
ALAN verdade.
LUIZA (REPARA) Estava estudando?
ALAN sim, um caso aí, em particular. Um delegado, o mesmo que me destitui do meu cargo, desconfio que ele seja corrupto
LUIZA que horror! Se isso for verdade mesmo, esse cara tem que ser preso o mais rápido possível
ALAN se depender de mim, vai, e logo, logo.
LEO se precisar de ajuda pode contar comigo, Alan!
ALAN obrigado, cara.
LEO que isso. Bom. A gente já vai indo. Passei aqui mesmo só pra te apresentar a Luiza.
ALAN ok. Que tal almoçarmos juntos um dia desses?
LEO seria uma boa! Quando?
ALAN qualquer dia. Só marcar!
LUIZA é, a gente vê o melhor lugar e depois te comunicamos
ALAN combinado
LEO nos acompanha até a porta?
ALAN claro. Afinal, quero que voltem mais vezes
ELE OS ACOMPANHA ATÉ A PORTA, ABRE-A E ELES VÃO EMBORA, ALAN VOLTA A SEUS ESTUDOS
CORTE PARA
CENA 7. HOTEL. INTERIOR. DIA
LUIZA ENTRANDO NO QUARTO. SENTE-SE MEIO TONTA. ENJOADA. ELA CORRE PRO BANHEIRO
CORTE RÁPIDO PARA
CENA 8. HOTEL. BANHEIRO. INTERIOR. DIA
ABRE EM LUIZA A VOMITAR NA PRIVADA. TEMPO
CORTA PARA
CENA 9. STOCK-SHOTS. RIO DE JANEIRO. EXT. DIA/ NOITE
LETREIRO: DIAS DEPOIS… CORTE PARA
CENA 10. DELEGACIA. SALA DE PEDRO. INTERIOR. DIA
PEDRO TRABALHANDO EM SUA MESA. ALGUÉM BATE À PORTA
PEDRO entra!
UM AGENTE JÁ ENTRA COM UM ENVELOPE EM MÃOS FALANDO:
AGENTE Pedro, chegou esse envelope aqui pra ti!
PEDRO valeu, obrigado. (PEGA O ENVELOPE) Já pode ir
AGENTE com licença! (SAI)
PEDRO ABRE O ENVELOPE, LÊ O CONTEÚDO, SE MOSTRA ESPANTADO COM O QUE DESCOBRE. NO SUSPENSE
CORTE PARA
CENA 11. APTO DE HUGO. SALA. INTERIOR. DIA
LÍDIA VEM DO CORREDOR. BUSCA POR SUA BOLSA. AVISTA O OBJETO ALI NO SOFÁ. PEGA-A. E ASSIM QUE VAI SAIR, SENTE UM FORTE MAL ESTAR. SUA VISTA ESCURECE E ELA CAI DESMAIADA. CLIMA TENSO. FECHA EM LÍDIA DESACORDADA NO CHÃO
CORTE PARA
CENA 12. HOSPITAL. RECEPÇÃO. INTERIOR. DIA
MOVIMENTAÇÃO. BIPE DO ELEVADOR QUE SE ABRE. PEDRO SAI DESTE. VAI À RECEPÇÃO. FALA COM A RECEPCIONISTA
PEDRO olá, gostaria de falar com o Felipe! Ele se encontra?
RECEP sim. É… o senhor tem hora marcada com ele?
PEDRO não, por um acaso, assim, não tem nenhuma brechinha na agenda dele, não?
RECEP infelizmente, não. Sua agenda está lotadíssima
PEDRO ok. Eu marco uma hora depois com ele. Obrigado
RECEP de nada. Que isso. tenha um excelente dia!
PEDRO VIRA-SE PARA SAIR, FELIPE SAI DO ELEVADOR, O NOTA, VAI CHAMA-LO
FELIPE Pedro?
PEDRO VOLTA-SE PRA ELE
PEDRO Felipe!
FELIPE tá fazendo o quê aqui?
PEDRO na verdade, eu vim falar contigo, só que sua agenda segue lotada e não tive uma brecha sequer para poder falar
FELIPE isso é verdade, mesmo. Minha agenda tá cheia, graças a Deus! Não tenho do que reclamar. Eu posso te ouvir agora, é o horário do meu rango, mas tá de boa. Vamos pro meu consultório
CORTA PARA
CENA 13. HOSPITAL. CONSULTÓRIO. INTERIOR. DIA
FELIPE ENTRA, SEGUIDO POR PEDRO. O SEGUNDO JÁ ENTRA FALANDO
PEDRO mano, não quero te incomodar, posso voltar aqui em outra hora. Vai pro seu almoço!
FELIPE relaxa, cara. Me fala, o que está acontecendo? Senta aí, vai. Fica à vontade!
PEDRO SENTA NO SOFÁ. FELIPE JÁ OCUPA SUA POLTRONA
PEDRO eu… não sei.
FELIPE e quem que sabe? Eu? (TOM) Olhe, eu só vou poder te ajudar, caso você se abre, me conte tudo que se passa com você. O que te aflige?
PEDRO é que eu não sei como falar sobre isso, sabe? É muito difícil. Mas… eu vou ser direto. Eu beijei um cara!
FELIPE e que mal há nisso?
PEDRO tudo de mal. Acontece que eu sou hétero, sempre fui!
FELIPE então, você está querendo dizer que você “virou” gay só porque beijou outro cara?
PEDRO não, claro que não! mas… isso é possível? até onde sei, homossexualidade não é nenhuma doença transmissível
FELIPE lógico que não, Pedro, ser gay não é doença, ninguém transmite um vírus para outra pessoa pegar ou adquirir homossexualidade. As pessoas nascem assim
PEDRO eu sei, meu melhor amigo é gay! Não tenho nada contra eles, só queria entender o porquê deu ter beijado outro homem
FELIPE essa resposta eu não posso te dá. Você mesmo que tem que se responder. Você que tem controle dos seus sentimentos, do que sente…
PEDRO eu não sei
FELIPE me diz uma coisa, esse rapaz que você beijou, o que você sente em relação a ele? Qual a relação de vocês?
PEDRO que eu sinto? Raiva, muita raiva, daquele veado, vive me afrontando, me… e o pior, é que eu sinto vontade de bater nele, socar a cara dele, mas não consigo, algo mais forte aqui dentro de mim não permite
FELIPE deve ser seu coração…
PEDRO quê?
FELIPE olhe, o que eu percebo, é que quando você, o jeito que você fala desse rapaz, os seus olhos brilham
PEDRO cara, eu não estou entendendo. O que você tá querendo dizer com isso?
FELIPE o óbvio, que você está apaixonado por esse cara!
PEDRO olha só, deu, tá. Obrigado por me ouvir, mas eu preciso ir agora. Tchau!
PEDRO VAI EMBORA. CLOSE EM FELIPE QUE DIZ:
FELIPE ele ainda vai voltar…
CORTE PARA
CENA 14. CEMITÉRIO. EXTERIOR. DIA.
ABRE EM LOBÃO QUE VEM EM BUSCA DO TÚMULO DE ALICIA. CÉSAR VEM LOGO ATRÁS, À ESPREITA, O SEGUINDO. CÉSAR NÃO GOSTA NADA DE SABER QUE LOBÃO ESTÁ ALI PELA ALICIA. LOBÃO CHEGA AO TÚMULO DE ALICIA. SURPREENDE-SE AO DÁ DE CARA COM ROSA ALI, PRÓXIMO AO TÚMULO.
LOBÃO Rosa, o que faz aqui?
ROSA (ASSUSTADA, SEM SABER O QUE DIZER) Lobo, eu, eu… vim…
LOBÃO você conhecia essa mulher? O que você é dela? Fala, Rosa!
ROSA eu, eu sou sua mãe…!
LOBÃO como assim? Mãe? Não é possível. Não!
ROSA (AFLITA) Calma. Eu vou te explicar tudo…
LOBÃO não pode ser, não. Eu e essa mulher, nós ficamos, transamos, sem sabermos que somos irmãos, Rosa. Que porra é essa? Fala!
ROSA (SEGURA O BRAÇO DELE) Eu te peço calma, fique calmo, vamos sair daqui. eu lhe explico tudo, mas em um outro lugar
LOBÃO (ALTERADO, A SEGURA FORTE, A SACUDINDO) Eu não quero me acalmar, quero explicações, caralho!
ROSA tá, tá, vocês são irmãos…
LOBÃO (DESCONTROLADO) Cala a boca!
LOBÃO A EMPURRA, COM FORÇA, ELA TROPEÇA, CAI BATENDO A CABEÇA NA QUINA DE UMA CATATUMBA, DESACORDADA. CLIMA TENSO
LOBÃO o que eu fiz?
CÉSAR (O. S) Você a matou!
CÉSAR APARECE POR ALI
CÉSAR (CONT) você matou sua mãe, Lobo!
REAÇÃO DE LOBÃO
CORTE PARA
FINAL DO CAPÍTULO