NOVELA DE:
UELITON ABREU.
CAPÍTULO ESCRITO POR:
FELIPE ABREU.
REVISADO POR:
UELITON ABREU.
SUPERVISÃO DE TEXTO:
MARCELO DELPKIN.
DIREÇÃO DE NÚCLEO
ANDERSON SILVA.
CENA 1. STOCK-SHOTS. EXTERIOR. DIA/ NOITE
LETREIRO DIAS DEPOIS…
CORTE PARA
CENA 2. HOSPITAL. QUARTO. INTERIOR. DIA
ÁTILA E CAIO. MÉDICO ENTRA
MÉDICO olá! Caio, como se sente?
CAIO bem, só minhas pernas… elas… mas acho que deva ser efeito da anestesia, não é?
MÉDICO é justamente sobre isso que eu vim falar…
CAIO o que ele está querendo dizer, pai?
ÁTILA ouve, mas você precisa ser forte, e saiba que eu estou aqui pra o que der e vier. (SEGURA A MÃO DELE, FORTE)
MÉDICO é o seguinte: Caio, você sofreu uma lesão muito forte em sua medula e por conta disso você… infelizmente, você está paraplégico.
LÁGRIMAS ESCORREM SOBRE O ROSTO DE CAIO
CAIO (REAGE) Quê? Não! Não pode ser, pai, eu estou aleijado? (DESESPERO) Não, não, não! Eu não quero!
ÁTILA (ANGUSTIADO) Sim, filho, mas se acalme, por favor!
CAIO sai. Quero ficar só. (GRITA) Saiiii!
ÁTILA filho…
MÉDICO melhor sairmos, é bom pra ele pensar e digerir o que acabou de ouvir. Demos esse espaço a ele. Venha.
ÁTILA tudo bem. Vamos!
ÁTILA SAI ACOMPANHADO PELO MÉDICO. CAIO AOS PRANTOS, CHORA, COM MUITA RAIVA SOCA SUAS COCHAS
CAIO por quê? Por que meu Deus?!
NA TRISTEZA DELE
CORTE PARA
CENA 3. BARRACO DE CÉSAR. QUARTO. INTERIOR. DIA
FÁBIO DESPERTANDO. OLHA PRO LADO E NÃO VER CÉSAR. BARULHO DE CHUVEIRO LIGADO. FÁBIO SALTA DA CAMA COMPLETAMENTE DESPIDO E SEGUE PARA O…
BANHEIRO, ONDE ENCONTRA CÉSAR TOMANDO BANHO. FÁBIO ENTRA NO BOX. AGARRA-O POR TRÁS. O SUPREENDENDO.
FÁBIO (AO PÉ DO OUVIDO) Gostoso!
CÉSAR (RINDO) Eu sei, eu se pudesse me pegava!
FÁBIO convencido, não?
FÁBIO O VIRA PRA SI E O BEIJA
CÉSAR nada como uma boa dose de amor próprio, meu caro! Isso é tudo! (AFASTA-SE) Bom-banho, (VAI SAINDO), tenho que ir agora!
FÁBIO não vai ficar comigo?
CÉSAR aproveita o banho e lava os ouvidos, está precisando. Quando sair bate a porta, tá? Tchau!
CÉSAR SAI. FÁBIO COM CARA DE TACHO
CORTE PARA
CENA 4. GALPÃO. INTERIOR. DIA
ABRE NA CHEGADA DE CÉSAR
LOBÃO até que enfim chegou!
CÉSAR isso tudo é saudade?
LOBÃO não! Mas tu trabalhas pra mim, não?
CÉSAR claro. E então, qual que é da vez?
LOBÃO tu vai me acompanhar até o hospital. Hoje é dia de tirar o sangue pro teste de DNA
CÉSAR é sério que tu vai se prestar a isso, Lobão?
LOBÃO vou, até porque essa garota é minha filha, e também eu quero esfregar o resultado na cara daquele babaca!
CÉSAR já que cê faz tanta questão… bora lá.
LOBÃO e aquele cara, que se diz ser seu irmão?
CÉSAR o que tem?
LOBÃO cadê ele?
CÉSAR ficou lá em casa! Por quê?
LOBÃO nada, só não fui com a cara dele!
CÉSAR sei…
LOBÃO (VAI SAINDO) Vamos logo.
CÉSAR claro, chefão!
CÉSAR RIR E VAI ATRÁS DELE
CORTE PARA
CENA 5. HOSPITAL. INTERIOR. DIA
SANGUE DE LOBÃO A SER COLETADO. TEMPO
CORTE PARA
CENA 6. HOSPITAL. SALA DE ESPERA. INTERIOR. DIA
CÉSAR A ESPERA DE LOBÃO. SAFIRA LOGO MAIS A SUA FRENTE. BRUNO ENTRA. SAFIRA O ENCARA SÉRIA. VAI ATÉ ELE
SAFIRA está fazendo o quê aqui, seu nojento?
BRUNO eu vim ver o Caio e a senhora não vai me impedir de vê-lo!
SAFIRA muita audácia a sua de vir até aqui me peitar, moleque! (ORDENA) Vai embora! Sai daqui!
BRUNO (ENFRENTA) Não saio!
SAFIRA ah, não sai? Veremos. Segurança?
CÉSAR SE LEVANTA E INTERVÉM NA DUSCUSSÃO
CÉSAR vem cá, esse hospital aqui por acaso é teu?
SAFIRA não!
CÉSAR logo vi, portanto, tu não tem o direito de expulsar esse rapaz. Isso aqui é do povo, não é teu não!
SAFIRA (SÉRIA) Quem tu pensa que é pra falar assim comigo? Tu sabe quem eu sou?
CÉSAR não, mas pelo que presenciei aqui, já deu pra ter uma noçãozinha, é uma dondoca metida a malvada!
SAFIRA não, meu querido, eu sou má! Você não faz ideia do quanto eu sou má!
CÉSAR (A BRUNO) Garoto, vai ver seu… namorado?
BRUNO ok. Obrigado! (SAI)
CÉSAR ui, confesso que até me deu um medinho agora de ti (RI DEBOCHANDO)
SAFIRA é bom que tenha mesmo! Tu não devia ter me peitado dessa forma, garoto. Agora aguente as consequências!
CÉSAR SE APROXIMA DELA, A ENCARA
CÉSAR não me ameace, porque você não me conhece! Já vi que é má, eu também sou, mas nós temos nossas diferenças, você só late, mas não morde. Já eu, linda, eu mato! Fica ligada! (PISCA)
LOBÃO APARECE POR ALI, CHAMA CÉSAR
LOBÃO César?
CÉSAR sim?
LOBÃO vamos, já acebei aqui… algum problema aí?
CÉSAR não. Só estava dando uma informação para esta senhora. Tchau!
ELES VÃO EMBORA. SAFIRA FICA ENRAIVECIDA, SÉRIA, O OBSERVA IR EMBORA.
CORTE PARA
CENA 7. HOSPITAL. QUARTO. INTERIOR. DIA
ABRE EM CAIO AINDA MUITO ABALADO. BRUNO ENTRA
CAIO (ESPANTO) O que você está fazendo aqui?
BRUNO SE APROXIMA DELE…
BRUNO eu vim te ver, não podia te abandonar assim… eu te amo! (TOCA EM SEU ROSTO COM SUAS MÃOS, O BEIJA)
CAIO sabe aonde meu pai está indo agora? (O OLHA, TRISTE) Meu pai está indo comprar uma cadeira de rodas, ou seja, inválido. O médico já disse que eu não vou poder andar nunca mais
BRUNO então, deixa eu ser tuas pernas… vamos ficar juntos? Vamos fugir daqui?
CAIO você me ama mesmo, não é?
BRUNO quer mais prova de amor que essa, cara? Claro que eu te amo. Vamos esquecer isso tudo, e vamos viver só nós dois, longe daqui, longe de sua mãe… vamos? Só você dizer que sim, que já dou entrada numas passagens! (SEGURANDO A MÃO DELE)
CAIO eu não posso…
BRUNO por quê?
CAIO não é tão fácil quanto você pensa. Meus pais… eles… eles não sabem que eu sou gay, sempre escondi isso deles, sempre mantive uma fachada de machão…
BRUNO Caio, seus pais, eles já sabem!
CAIO como assim?
BRUNO sem querer a recepcionista me anunciou como seu namorado para eles, e a reação deles não foi muito boa, principalmente a da sua mãe. Ela é louca!
CAIO isso não podia ter acontecido! Droga! O que eu mais temia aconteceu.
BRUNO fica calmo, lindo! Eu seu que é difícil, mas… sei lá, com o tempo eles se acostumam com o fato de você ser gay
CAIO não. Eu conheço a mãe que tenho, ela vai me infernizar
BRUNO vamos enfrentar ela junto. Ela me proibiu de te ver… só que eu tomei coragem, a peitei, e estou aqui ao seu lado!
ÁTILA ADENTRA A SALA COM UMA CADEIRA DE RODAS, SE DESCULPA POR ATRAPALHAR A CONVERSA, AGE NATURALMENTE
ÁTILA perdão! Só vim trazer a cadeira, filho. Olá, rapaz!
BRUNO tudo bom? (ESTENDE A MÃO) Senhor…?
ÁTILA (CUMPRIMENTA) Átila, mas não precisa do senhor, só Átila está bom!
BRUNO ok. Bom. Eu… tenho que ir pra faculdade. Até mais, Caio.
CAIO até…
BRUNO tchau, Átila!
ÁTILA tchau!
BRUNO SAI. ÁTILA COMEÇA A FALAR COM O FILHO
ÁTILA bom, já que estamos aqui, precisamos falar…
CAIO falar sobre o quê, pai?
ÁTILA sobre você filho, sobre seus gostos, sobre o Bruno, tudo
CAIO olhe, o que lhe disseram é mentira, tá, são calúnias ao meu respeito
ÁTILA Caio, chega, tá bom? Sejamos transparentes. Eu já sabia. Só estava à espera de você vir até a mim e sua mãe para conversarmos
CAIO tudo bem. Eu sei que não era o que vocês idealizaram pra mim, mas simplesmente eu sou assim, desse jeito, com desejos por homens
ÁTILA eu não nego que estou desapontado, de fato, não era isso que eu almejava pra ti, não mesmo…
CAIO sinto muito em desapontá-lo. Não era a minha intenção
ÁTILA não sinta. Só quero que saiba, que eu o amo, meu filho. Eu quero a sua felicidade. Só isso. E esse garoto, me parece ser uma boa pessoa
CAIO o Bruno, ele é mesmo!
ÁTILA seus olhos brilham quando toca no nome dele!
CAIO não sei o que realmente eu sinto, sabe, ele é bacana, legal, tal, mas sei lá…
ÁTILA você tem medo, não é? Medo da sua mãe…
CAIO ele me falou da reação dela, e confesso que sim; tenho muito medo. Nunca que ela irá aceitar um filho gay, e mais, aleijado!
ÁTILA ela não tem que aceitar nada! Viva sua vida, esqueça o resto, dela cuido eu
CAIO obrigado, pai!
ÁTILA só estou fazendo o que um bom pai, e que ama um filho faz: o apoia, o dar amor. Somente
CAIO (EMOCIONADO) Te amo, pai!
ÁTILA ah, moleque, não chora!
ÁTILA SE APROXIMA. ABRAÇA-O FORTE
CORTE PARA
CENA 8. HOSPITAL. LABORATÓRIO. INTERIOR. DIA
SANGUE DE PETRA E PEDRO SENDO COLETADO POR UM ENFERMEIRO
NATHI (PEGANDO PETRA, QUE CHORA) Pronto, pronto!
ENFER sangue coletado. Já podem ir.
PEDRO valeu, obrigado.
ENFER de nada!
PEDRO vamos!
OS DOIS SAEM DA SALA
FUSÃO COM
CENA 9. HOSPITAL. CORREDOR. INTERIOR. DIA
OS DOIS VEM CAMINHANDO. CELULAR DE PEDRO TOCA. PEDRO PEGA O CELULAR E VAI PRA UM CANTO. INSTANTES. VOLTA PRO MESMO LUGAR APÓS A LIGAÇÃO
PEDRO vou deixa-las em casa, pois tenho que resolver algo
NATHI. não precisa, nós vamos de táxi!
PEDRO. nunca. Está doida? Depois daquele sequestro, nunca que eu deixo vocês duas andarem por aí, sozinhas. Bora!
NATHI tá.
SEGUEM ANDANDO
CORTE PARA
CENA 10. APTO DE ALAN. SALA. INTERIOR. DIA
ALAN SENTADO NO SOFÁ COM O NOTEBOOK NAS PERNAS. CAMPAINHA TOCA. ALAN DEIXA O NOTEBOOK DE LADO E VAI ATENDER
ALAN entra, cara!
PEDRO (ENTRA) Já é. E aí, o que você descobriu?
ALAN (FECHA A PORTA) Pega meu notebook na mesinha.
PEDRO SENTA-SE NO SOFÁ COM O COMPUTADOR EM MÃOS, ANALISA O QUE HÁ NA TELA
PEDRO rá! Caralho, como cê descobriu isso, cara?
ALAN investiguei a fundo e achei isso aí, o Parede, é um estuprador!
PEDRO temos que desmascarar esse cara, mano, o mais rápido possível. Tanto por tráfico, como por isso aqui… acusação por estupro
ALAN é, temos. Precisamos ficar na cola dele, mais cedo ou mais tarde, ele vai vacilar, e é aí que a gente deve agir.
PEDRO vou ficar de olho nele! Agora mais que tudo, desgraçado!
ALAN (CONFIANTE) Nós vamos desmascarar esse calhorda
UMA MENSAGEM DE LÍDIA CHEGA NO CELULAR DE PEDRO QUE A VERIFICA
PEDRO (LEVANTA, VAI SAINDO) Mano, tenho que ir…
ALAN qualquer novidade, eu te mando um zap
PEDRO certo. Até mais!
PEDRO SAI. ALAN FECHA A PORTA
ALAN tchau!
CORTE PARA
CENA 11. HOSPITAL. CONSULTÓRIO. INTERIOR. DIA
LUIZA DIANTE DO MÉDICO QUE JÁ VISUALIZARA SEUS EXAMES.
MÉDICO analisamos todos os exames, Luiza, e as notícias não são nada boas!
LUIZA (AGONIADA) Fala logo, doutor. O que eu tenho?
MÉDICO é… a senhorita tem um tumor no cérebro, maligno, prestes a explodir!
LUIZA (CHOQUE) Meu Deus!
MÉDICO infelizmente ele foi encontrado em seu estágio avançado
LUIZA (VOZ EMBARGADA) Isso quer dizer que eu tenho pouco tempo de vida, é isso?
MÉDICO (FAZ QUE SIM, PENALIZADO) Sim!
LUIZA (CHORA) Eu não quero morrer!
MÉDICO sinto muito, mas não há nada que possamos fazer
LUIZA tudo bem. Eu… (LEVANTA) eu vou embora!
MÉDICO não, se acalme, não irei deixá-la sair nesse estado.
LUIZA eu tô bem, eu vou de táxi, eu preciso ir pra minha casa! obrigada!
LUIZA SAI
CORTE PARA
CENA 12. QUARTO DE HOTEL. INTERIOR. DIA
ABRE NA CHEGADA DE LUIZA. QUE VAI ENTRANDO. AOS PRANTOS. ESTÁ ABALADÍSSIMA. CHORA MUITO, INCONFORMADA. NO SOFRIMENTO DELA
CORTE PARA
CENA 13. CASA DE SAMUEL. QUARTO. INTERIOR. DIA
CLIMA DE MISTÉRIO. ROSA A TECLAR COM ALGUÉM EM EU COMPUTADOR. SAMUEL ENTRA. ELA FECHA A PÁGINA DE CHAT RAPIDAMENTE. JÁ DISFARSANDO
SAMUEL (CURIOSO) O que a senhora tanto digita aí, minha mãe?
ROSA nada, só estou aqui, nessa loja virtual, vendo algumas coisas…
SAMUEL uhm, sei…
ROSA não gostei, sabe, sabe o quê?
SAMUEL nada, só… ah deixa pra lá. Eu vou pro meu quarto. Beijo.
ROSA vai, vai mesmo!
SAMUEL SAI. ROSA LEVANTA. FECHA A PORTA DO QUARTO E VOLTAR A TECLAR. NO SUSPENSE,
CORTE PARA
CENA 14. HOSPITAL. ESTACIONAMENTO. INTERIOR. DIA
ÁTILA VEM EMPURRANDO CAIO EM SUA CADEIRA DE RODAS. VÃO INDO RUMO AO CARRO. ÁTILA DESTRAVA O VEÍCULO. ABRE A PORTA DO CARONA. AJUDA CAIO A ENTRAR. GUARDA A CADEIRA DE RODAS NO PORTA MALAS. DÁ A VOLTA. ENTRA E SEGUE VIAGEM.
CORTA PARA:
CENA 15. MANSÃO. FRENTE. EXTERIOR. DIA
ÁTILA PARANDO O CARRO EM FRENTE A CASA. DESCE. PEGA A CADEIRA DE RODAS E AJUDA CAIO A SAIR DO VEÍCULO. JUNTOS ENTRAM NA MANSÃO
CORTE PARA
CENA 16. MANSÃO. SALA. INTERIOR. DIA – FINAL DE TARDE
SAFIRA SENTADA NO SOFÁ. TOMA UM UÍQUE. TODA ELEGANTE. ÁTILA ENTRA EMPURRANDO CAIO EM SUA CADEIRA DE RODAS
SAFIRA (COM DESDÉM) Já recebeu alta, é?
ÁTILA. sim, Safira, nosso filho recebeu alta.
SAFIRA. esse nojento não vai ficar aqui!
ÁTILA. (SURPRESO) Como é?
SAFIRA. aqui esse veado não fica! Ele fez a escolha dele, não fez? Agora arque com as consequências
ÁTILA. você só pode está louca, né? (VÊ O COPO NA MÃO DELA) Aliás, bêbada!
SAFIRA. estou bem sóbria. Eu não aceito esse veado. Pronto. Fui clara!
ÁTILA. ele não vai sair dessa casa, essa casa é minha!
SAFIRA. também é minha!
CAIO. mãe, por favor…
SAFIRA. cala a boca! Não me chama de mãe, seu aleijado!
ÁTILA. isso é jeito de falar com teu filho?
SAFIRA. e quem disse que essa coisa é meu filho? (OLHA PARA CAIO E EM SEGUIDA VOLTA SEU OLHAR A ÁTILA)
CAIO. (REAGE) Quê!?
ÁTILA. cala a boca, Safira!
SAFIRA. tsc, tsc, tsc. Não, não. Ele tem que saber mesmo, eu não sou tua mãe, seu bastardo!
CAIO. que história é essa, pai?
SAFIRA. ele vai te contar do caso que ele teve com a empregada…, mas não aqui, em outro lugar, saiam!
ÁTILA. sua animal. Tu não tinhas o direito de fazer isso, sua louca! Sai daqui! Vai embora! Eu é que te quero fora daqui! Agora!
SAFIRA dessa casa eu não saio! Vou pro meu quarto. Fiquem à vontade. Conversem. (PÕE O COPO EM UMA MESINHA) Até logo mais. (SEGUE RUMO ÀS ESCADAS)
CAIO e essa história, pai, como é?
ÁTILA agora, não, filho
CAIO ok. Vou respeitar seu momento
ÁTILA obrigado!
CORTE PARA
CENA 17. CASA DE ROSA. QUARTO. INTERIOR. DIA F DE TARDE
ABRE EM ROSA A PENSAR NO FILHO QUE LHE FORA TIRADO NO PASSADO. TEMPO
CORTE PARA
CENA 18. STOCK-SHOTS. ANOITECER. EXTERIOR. NOITE
CENA 19. MANGUEZAL. EXTERIOR. NOITE
CENA 20. BARRACO DE LOBO. INTERIOR. NOITE
LOBÃO A VER TV. CÉSAR ENTRA COM UM ENVELOPE EM MÃOS
CÉSAR aí, Lobo? Aqui, saiu o resultado dos exames de DNA!
LOBÃO ah, saiu? Qual foi o resultado? Eu sou o pai?
CÉSAR ainda não abri. Trouxe pra você abrir…
CORTA PARA:
CENA 21. APART DE HUGO. SALA. INTERIOR. NOITE
PEDRO, NATHI E SAMUEL. O ÚLTIMO COM O RESULTADO DO DNA JÁ EM MÃOS
PEDRO vai, veadinho abre logo isso aí.
SAMUEL vou abrir, calma!
PEDRO aliás, o que ele tá fazendo aqui, Nathi?
NATHI veio…
SAMUEL vim porque… porque eu quero saber aí o final dessa história… ver o que vai dar… posso abrir?
PEDRO vai, abre logo, veadinho!
NATHI Pedro! Vai, amigo. Abre! Fala pra gente o resultado!
SAMUEL vou abrir! Então… vamos lá!
SAMUEL VAI ABRINDO O ENVELOPE… CLIMA DE SUSPENSE
CORTE PARA
CENA 21. BARRACO DE LOBÃO. SALA. INTERIOR. NOITE
CÉSAR JÁ RETIROU O RESULTADO DO ENVELOPE…. EXPECTATIVAS. CLIMA TENSO
CORTA RÁPIDO
CENA 22. APART DE PEDRO. SALA. INTERIOR. NOITE
ABRE EM NATHI
NATHI (ÁVIDA) fala, amigo! Qual foi o resultado?
PEDRO (ENCARA) Fala, cara!
SAMUEL VAI LENDO O QUE HÁ ESCRITO NO EXAME
CORTE RÁPIDO
CENA 23. BARRACO DE LOBÃO. SALA. INTERIOR. NOITE
ABRE DIRETO EM LOBÃO, ANSIOSO
LOBÃO. e aí, qual de nós é o pai?
CORTE RÁPIDO
CENA 24. APART DE PEDRO. SALA. INTERIOR. NOITE
ABRE EM SAMUEL
SAMUEL nenhum dos dois!
EDIÇÃO: REAÇÕES ALTERNADAS DE PEDRO E LOBÃO AO QUE OUVEM
LOBÃO quê?
PEDRO como é que é?
CORTA PARA:
FINAL DO CAPÍTULO. |