CENA 1. CASA DE SAMUEL. SALA. INT. DIA
CONTINUAÇÃO DA ÚLTIMA CENA DO CAPÍTULO PRECEDENTE
SAMUEL irmãos?
PEDRO é, irmãos: você e o Lobão!
SAMUEL tá, é verdade sim, nós somos irmãos! Como que você soube disso?
PEDRO resolvi seguir à risca os seus conselhos, veadinho
SAMUEL já disse que pra você é Samuel. Que conselhos?
PEDRO eu investiguei, fui atrás do seu passado… e acabei descobrindo essa sua ligação com o Lobão. Sua mãe tinha um lance com Dário, ex-traficante do morro, com quem teve você
SAMUEL olha… tá bem informado ao meu respeito. E o fato de eu ser irmão dele, me faz de traficante também?
PEDRO não sei. Me diz você!
SAMUEL o que quer que eu diga?
PEDRO (SENTA NO SOFÁ) quero saber tudo: sua ligação com ele, sobre a Alicia, tudo, porque eu sei que você tá junto nesse esquema aí
SAMUEL eu mandei você sentar?
PEDRO (ENCARA) vem me tirar daqui?
SAMUEL olha o seu tamanho, e olha pro meu tamanho… nem guindaste te tira daí… enfim… o que de fato você quer comigo, hein? Fala logo!
PEDRO o que eu já mencionei antes. Quero saber a verdade. Toda a verdade. Do seu irmão com a Alicia, de você, é claro, que deve estar junto nesse esquema
SAMUEL (REAGE) eu? Eu tô fora disso!
PEDRO tava fazendo o que então lá no morro naquele dia?
SAMUEL eu que já disse: fui ver um amigo. as coisas do Lobo são com ele, eu não tenho nada a ver. E sobre sua amada esposa, eu sei apenas o que eu te contei naquela noite…
PEDRO e esse seu amigo por acaso é aquele do restaurante, que você beijou ontem à noite?
SAMUEL não. ele não é do Rio. É de São Paulo! E ele é meu namorado. Mais alguma coisa que você queira saber?
PEDRO por enquanto não!
SAMUEL então cê já pode ir embora!
PEDRO ok. (LEVANTA, ENCARA) Espero que não esteja me escondendo nada, porque se eu descobrir que você andou mentindo, eu e você teremos uma longa conversinha
SAMUEL é o quê? vai me torturar, é isso? olha que os tempos de ditadura já se foram, seu policial
PEDRO olha que eu nunca usei desses artifícios, mas se você quiser, a gente pode tentar usar…
SAMUEL tchau, Pedro!
PEDRO tchau, Samuca!
PEDRO SAI. SAMUEL VAI PRA COZINHA
CORTE PARA
CENA 2. MANGUEZAL. GALPÃO. INT. DIA
LOBÃO FAZENDO CONTAS NUMA MESA. ROSA ENTRA
ROSA Lobo!
LOBÃO Rosa?
ROSA preciso conversar contigo! Você tem um tempinho?
LOBÃO claro. claro! senta aqui!
ELA SENTA AO SEU LADO NA MESA
LOBÃO do que você quer falar, exatamente?
ROSA na verdade, eu vim até aqui pra te pedir um dinheiro…
LOBÃO mas o que eu mando todo mês, não está dando?
ROSA sim, está. Só que esse empréstimo que eu estou te pedindo é pra eu pagar algo que estou devendo
LOBÃO quem você tá devendo?
ROSA ninguém importante, é uma pessoa do passado
LOBÃO já entendi que você não quer dar mais detalhes. Vou respeitar o seu silêncio. De quanto cê tá precisando?
ROSA dois mil reais
LOBÃO tá. vou ali buscar a grana! Fique aqui. Já venho!
LOBÃO VAI PRO INTERIOR DO GALPÃO. VAI AO COFRE. DIGITA A SENHA. ABRE. DE DENTRO RETIRA UM MAÇO DE DINHEIRO. VOLTA PRO LUGAR DE ANTES. SE JUNTA A ROSA NOVAMENTE E A ENTREGA O DINHEIRO
LOBÃO aqui, os dois mil reais
ROSA obrigada, filho!
ROSA GUARDA O DINHEIRO NA BOLSA
LOBÃO e o Samuel, como está?
ROSA tá bem, graças a Deus!
LOBÃO que bom!
ROSA vou indo nessa, tá! beijos!
LOBÃO tá. vai lá. Se cuidem!
ROSA SAI. LOBÃO VOLTA A TRABALHAR EM SUAS CONTAS
CORTE PARA
CENA 3. APTO DE LEONARDO. COZINHA. INT. DIA
LUIZA ALI, COZINHANDO. TEMPO. ELA PÕE A MESA. TUDO BEM ORGANIZADO: TAÇAS, UM VINHO, OS TALHERES E OS PRATOS. LEONARDO ENTRA
LEO olá, meu amor! Uhm, que cheirinho bom!
LUIZA fiz um espaguete! Espero que goste. Tava aqui sem fazer nada, daí eu resolvi vir cozinhar pra gente
LEO bacana! Isso está com uma cara ótima! Podemos?
LUIZA claro! À vontade
AMBOS SENTAM À MESA. SE SERVEM. CORTE DESCONTÍNUO. ALMOÇO A MEIO. LUIZA PUXA ASSUNTO
LUIZA Leo, e seu plano?
LEO tá indo. Eu já tenho uma suspeita, uma garota, Lídia seu nome, foi namorada do Hugo. Ele a amava, porém suspeitava de sua infidelidade. Recebia mensagens anônimas de alguém tentando fazer com que ele descobrisse
LUIZA nossa, mas será que possa ter sido essa tal Lídia, que o matou?
LEO é o que eu vou descobrir, Luiza. Só que para isso, eu preciso da sua autorização
LUIZA como assim, Leo? Autorização pra quê?
LEO eu preciso seduzi-la, dá em cima dela. Fazer todo meu jogo de sedução
LUIZA faça o que tiver que ser feito. Está autorizado. Se preciso, transe com ela, mas, por favor, com preservativo
LEO ok. Obrigado por me entender
LUIZA de nada, sou sua mulher, e irei lhe apoiar em tudo, meu amor! Agora, brindemos. (ERGUE SUA TAÇA) que seu plano dê certo!
LEO e dará! Um brinde!
BRINDAM SUAS TAÇAS. CONVERSA CONTINUA FORA DE ÁUDIO
CORTE PARA
CENA 4. APTO DE HUGO. SALA. INT. DIA
LÍDIA VINDO DO QUARTO. ELA PEGA SUA BOLSA NUM CÔMODO E SAI
CORTE RÁPIDO
CENA 5. HALL DE ELEVADORES. INT. DIA
BIPE DO ELEVADOR. QUE SE ABRE. LÍDIA SAI DESTE. E VAI RUMO À SAÍDA DO CONDOMINIO COM BASTANTE PRESSA
CORTE RÁPIDO
CENA 6. CONDOMINIO. FRENTE. EXT. DIA
LÍDIA DEIXANDO O LOCAL. BUSCA ALGUM TÁXI. OLHA DE UM LADO E OUTRO, MAS NÃO ENCONTRA NENHUM SE APROXIMANDO. CARROS TRANSITAM DE UM LADO PRO OUTRO NA RUA. ELA OLHA PRA SUA FRENTE. VÊ O VULTO DE HUGO ALI DO OUTRO LADO DA RUA. LÍDIA SEQUER OLHA PROS LADOS. VAI ATRÁS DO VULTO DE HUGO. UM CARRO VEM EM SUA DIREÇÃO EM ALTA VELOCIDADE. SOM DE BUZINA ALTO E FREADA BRUSCA. LÍDIA SE ASSUSTA. DE DENTRO DO VEÍCULO, O MOTORISTA GRITA:
MOTORISTA (GRITA) sai daí, sua louca!
LÍDIA (ACENA O DEDO DO MEIO) idiota!
LÍDIA SAI DO CAMINHO. MOTORISTA SAI EM DISPARADA. LÍDIA OLHA EM DIREÇÃO ONDE VIRA HUGO E NÃO ENCONTRA MAIS NADA
LÍDIA não é possível. Eu só posso estar louca! O Hugo está morto, Lídia. Não pira!
UM TÁXI SE APROXIMA, ELA ACENA, ADENTRA E SEGUE VIAGEM
CORTE PARA
CENA 7. UNIVERSIDADE. REFEITÓRIO. INT. DIA
NATHI, SAMUEL E BRUNO CONVERSANDO. CAIO SE APROXIMA
CAIO e aí?
BRUNO (ESTRANHA) Caio?
CAIO é, eu vou ser direto: quer jantar comigo essa noite?
BRUNO (SURPRESO) quê?
CAIO você entendeu, não se faça de idiota. Que fique claro que é apenas um jantar em forma de agradecimento por você ter salvo minha vida e não um encontro
BRUNO (SEM HESITAR, ANIMADO) claro, claro. super topo!
CAIO ótimo. Às 19h00min. Restaurante Belmonte
CAIO SAI. REAÇÕES DE NATHI E SAMUEL
NATHI oi? Quê que foi isso? Ele não nos insultou, amigo
SAMUEL tô bugado, miga. Fala aí, Bruno, que história é essa de você ter o salvado?
BRUNO foi ontem, no shopping, um cara tentou empurrá-lo da escada rolante, daí eu o salvei
NATHI que lindo. Eu queria um boy assim, que nem você, migo. Pena que ele não te dá a mínima. Juro. Se você quiser; eu tô aqui à disposição
SAMUEL assanhada, ela
BRUNO nada contra você é linda, tudo mais, mas quem eu quero mesmo é o Caio. Desculpa
NATHI de boa! Sem ressentimentos! Esse não é o primeiro fora que eu levo de um cara
SAMUEL e a senhora, não vai arranjar um boy, não?
NATHI eu? Pra quê, gente? Tô muito bem solteira, obrigada!
SAMUEL uhm. tá bom
BRUNO certeza que não falta homem nessa sua horta! É só piscar que eles vêm
NATHUI Deus me livre, mas quem me dera! E você, safadinho, conta pra nós, como foi o Jantar com o Leo?
BRUNO (LEVANTA) bem, vocês ficam aí, que eu estou indo, mas depois quero saber desse Leo aí, viu. Até mais
BRUNO SAI. SAMUEL FALA DO JANTAR COM LEO
SAMUEL foi ótimo. A gente se beijou
NATHI já? Assim, no primeiro encontro?
SAMUEL qual problema? Eu posso, tá, querida. Eu só filho de Deus também, aliás, somos
NATHI mas e aí, é namoro mesmo, sério?
SAMUEL Nathi, a gente só se beijou… porque…
NATHI por quê?…
SAMUEL o idiota do seu irmão estava lá, com a Lídia, a pediu em namoro e a beijou
NATHI não acredito! meu irmão e aquela vaca? Não, não pode ser
SAMUEL pois é. você não gosta dela não?
NATHU mão vou com as fuças dela, não! Esquecendo essa demônia… espera aí. Não vai dizer que tu beijaste o Leo por ciúmes?
SAMUEL ciúmes, que ciúmes, doida? De quem?
NATHI ué, do Pedro. Está na cara…
SAMUEL ha-ha-ha. Nada a ver. Eu com ciúmes do seu irmão? Nunquinha
NATHI se você diz… fazer o quê…
CORTE PARA
CENA 8. APTO DE ALAN. SALA. INT. DIA
ABRE EM FELIPE ENCERRANDO A TERAPIA COM ALAN
FELIPE é isso! por hoje é só!
CAMPAINHA TOCA. ALAN VAI ATENDER
ALAN Pedro!
PEDRO irmão, desculpa não ter vindo antes, é que eu tive um monte de coisas pra resolver… (O ABRAÇA) Fiquei sabendo do Eric…
ALAN que isso. Vem, entra. Vamos pra sala!
PEDRO ENTRA. ALAN FECHA A PORTA. VEM LOGO ATRÁS
PEDRO e esse é quem?
ALAN esse é o Felipe, meu psicólogo, e Felipe, esse é o Pedro, meu melhor amigo, aquele que eu mencionei nas sessões…
FELIPE (ESTENDE A MÃO) prazer
PEDRO (CUMPRIMENTA) igualmente
ALAN vamos sentar?
OS TRÊS SENTAM NO SOFÁ
PEDRO e como que você está?
ALAN tô bem, melhorando, graças à ajuda do Felipe, que vem me ajudando muito a superar todos esses traumas
PEDRO que bom. Fico feliz em te ver assim, se cuidando, de verdade. É isso aí, bola pra frente e encarar a realidade da vida, meu irmão
ALAN com certeza
ALAN eu já fiquei sabendo também da Alicia… e como é que foi tudo isso pra ti?
PEDRO forte, um baque…
ALAN imagino
FELIPE (LEVANTA)nossa consulta já se encerrou, irei deixá-los a sós. Boa tarde!
ALAN te acompanho até a porta!
FELIPE por favor. Boa tarde, Pedro
PEDRO boa tarde!
ALAN ABRE A PORTA PRA FELIPE, QUE SE VAI. ALAN VOLTA PRA SALA
ALAN quer tomar alguma coisa, Pedro?
PEDRO não, obrigado! Aliás, quero te fazer uma proposta
ALAN qual?
PEDRO creio que isso será bom pra ti, um trabalho, uma parceria entre nós dois. Temos que derrubar o delegado parede
ALAN super aceito. Juntos, nós conseguiremos derrubá-lo
PEDRO ótimo. Eu até já li aquele….
E CONTINUAM A FALAR FORA DE ÁUDIO
CORTE PARA
CENA 9. STOCK-SHOTS. ANOITECER. EXT. NOITE
CENA 10. APART DE PEDRO. SALA. INT. NOITE
ABRE EM NATHI À MESA, JANTANDO. PEDRO VEM DA RUA
NATHI olá, irmão
PEDRO olá. E a Petra?
NATHI dormindo
PEDRO ok. Vou tomar um banho
NATHI Pedro. Espera!
PEDRO sim?
NATHI é verdade que você e a Lídia estão namorando?
PEDRO já até imagino quem te contou. foi aquele veadinho, não foi? E sim, é verdade. Por quê? Algum problema?
NATHI sim, foi o Samuel que me contou. Há problema sim, essa garota não presta, ela é ruim. Sai dessa furada enquanto é tempo
PEDRO não era você mesmo que vivia a dizer que eu precisava encontrar alguém, me abrir para o amor, e agora que eu encontro alguém tu reclama. Sério?
NATHI era, dizia mesmo, só que esse alguém poderia ser qualquer uma, menos essa jararaca. Pronto, falei!
PEDRI isso é birra sua com ela. Vou tomar banho
PEDRO SAI PRO QUARTO. NATHI CERTA DE QUE LÍDIA NÃO PRESTA
NATHI despois não diga que eu não avisei, pois eu avisei: essa mulher não presta…
CORTE PARA
CENA 11. APART DE PEDRO. QUARTO. INT. NOITE
CORTE EM DESCONTÍNUIDADE. PEDRO VINDO DO BANHEIRO SE ENXUGANDO NUMA TOALHA. AVISTA O RETRATO DE ALICIA NO CRIADO MUDO. DE IMEDIATO, VEM EM SUA MENTE UMA TEORIA
PEDRO será? Eu preciso tirar essa história a limpo. E vai ser agora!
PEDRO VESTE UMA ROUPA QUALQUER DE SUE GUARDA ROUPA. PEGA SUA CARTEIRA E O CELULAR E SAI DO QUARTO
CORTE PARA
CENA 12. APART DE PEDRO. SALA. INT. NOITE
NATHI DERREADA NO SOFÁ VENDO SÉRIE. PEDRO VEM DO CORREDOR COM MUITA PRESSA
NATHI ei, vai aonde com tanta pressa?
PEDRO tirar uma dúvida que está aqui martelando na minha cabeça
SAI BATENDO A PORTA
NATHI eu, hein!
FECHA EM LÍDIA SEM ENTENDER
CORTE PARA
CENA 13. STOCK-SHOTS. NOTURNOS. EXT. NOITE
CLIMA DE TENSÃO
CENA 14. CASA DE SAMUEL. SALA. INT. NOITE
ROSA ABRINDO A PORTA PARA PEDRO, QUE ENTRA ATROPELANDO-A
ROSA (REAGE) ei… isso é jeito… meu Deus!
CORTE RÁPIDO
CENA 15. CASA DE SAMUEL. QUARTO. INT. NOITE
ABRE EM SAMUEL QUE ESTÁ APENAS DE CUECA. ESTÁ PRONTO PRA SE DEITAR. PEDRO ENTRA INVADINDO O LOCAL
SAMUEL (SE ENROLA NO COBERTOR) quê que é isso?
PEDRO Só vou te fazer uma pergunta e eu quero uma resposta concreta!
SAMUEL ok. Será que você pode esperar lá embaixo? Enquanto…
PEDRO a Petra, ela pode ser filha do Lobão? Fala!
SAMUEL hã? Olha só, eu…
PEDRO VAI SE APROXIMANDO
SAMUEL fica aí, vem não!
DÁ PASSOS PRA TRÁS… PEDRO SEGUE SEUS PASSOS, O ENCURRALA CONTRA A PAREDE
SAMUEL que foi? Vai me bater?
PEDRO BEM PRÓXIMO, ROSTOS COLADOS, RESPIRAÇÃO PESADA
PEDRO eu… eu…
PEDRO SEGURA O ROSTO DE SAMUEL E O BEIJA. UM BEIJO CALMO E SERENO. TEMPO NO BEIJO DOS DOIS
CORTE PARA
FINAL DO CAPÍTULO